informativo setembro 2010

8
Presença Salesiana Informativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio de Joinville/SC - Setembro/2010 | Ano 1 | Nº 03 Dízimo, gesto de comunhão fraterna Pág. 4 Anunciai a Palavra! "Como membro do Corpo de Jesus, devemos manter-nos estreitamente unidos a Ele, mas em concreto, isto é, no crer e no agir" (Dom Bosco)

Upload: murilo-reinert

Post on 22-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Formação e informação

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo setembro 2010

Presença SalesianaInformativo do Centro Educacional Dom Bosco e da Paróquia Santo Antônio de Joinville/SC - Setembro/2010 | Ano 1 | Nº 03

Dízimo, gesto de comunhão fraterna Pág. 4

Anunciai a Palavra!"Como membro do Corpo de Jesus, devemos manter-nos estreitamente unidos a Ele, mas em concreto, isto é, no crer e no agir" (Dom Bosco)

Page 2: Informativo setembro 2010

2 Presença Salesiana | Setembro/2010

Presença de todos

A Bíblia contém a Palavra de Deus revelada, cuja fina-lidade não é afirmar coisas, mas ligar as pessoas a Deus, em um relacionamento que pressupõem as atitudes de abertura e de partilha.

Das experiências de Deus do povo judeu e dos primeiros cristãos brotaram os textos da Sagrada Escritura! A leitura orante da Palavra permite que façamos a mesma experiência descrita nos livros sagrados, mas de modo pessoal e atual.

É o que acontece com o dí-zimo que da Bíblia aprende-mos a vivenciá-lo como sinal de gratidão ao Criador, expres-são prática da fé, cooperação nas obras de Deus!

O dízimo é o reconhecimen-to de que tudo o que temos vem de Deus e nos leva a imi-tar a generosidade do Criador (dimensão religiosa), nos torna irmãos corresponsáveis com todos (social) e nos educa para a comunidade (missionária).

É como diz a história de um ancião que cuidava de suas plantas com todo o carinho. Um jovem aproximou-se dele:

- O que o senhor está plantando?

- É uma jabuticabeira.- E quanto tempo ela demo-

ra a dar frutos?- Pelo menos uns 15 anos!- O senhor espera colher

dessas frutas?- Não creio que viverei tanto

tempo assim, pois já estou no fim de minha jornada!

- Então que vantagem o senhor leva plantando esta árvore?

- Nenhuma! Exceto a de sa-ber que ninguém colheria jabu-ticabas, se todos pensassem como você!

Experiência Salesiana

A Palavra de Deus

e o dízimo: ontem e hoje

Edito

rial

Mês da Palavra de Deus e do dízimo

Em agosto, meditamos sobre a nossa Missão e Vocação, nos seus diversos chamados específicos. Neste mês da Bíblia, enfatizamos a Sagrada Escritu-ra em todas as ações da Paróquia Santo Antônio.

Setembro é o período em que somos convidados a refletir melhor sobre o verdadeiro manual da vida. É o livro que contém os pilares da vida cristã. Nele encontramos os verdadeiros subsídios de como de-vemos pautar a nossa existência.

Pe. Gilson escreve nesta edição sobre a Palavra de Deus e sua missão de levar-nos a um relacio-namento com o Senhor e a aplicabilidade dela no dízimo e em tantas outras atividades da vida. Nesta edição, destacam-se, a partir dessa dinâmica, as várias realizações pastorais, tais como missões, retiros, reuniões, atividades culturais, testemunhos, matérias com conteúdos de formação. .

Convidamos você leitor a pensar sobre a impor-tância da partilha. O Presença Salesiana traz ma-térias que refletem sobre esta dimensão. Ressalta-mos que é o dízimo que mantém esta publicação, abrangendo sua dimensão social e missionária.

Neste mês, também dedicado ao dízimo, pedi-mos sua fidelidade e que, motivado a ser um mis-sionário da Palavra de Deus, convide outras pesso-as a fazer esta experiência de gratuidade.

Pe. Gilson Marcos da Silva, SDB

Oficina Academia é tetracampeã no Festival de Dança de Joinville

Jair José Donadel - Missionário do Dízimo

Missionários do dízimoEspaço para que você dê a sua opinião.

O trabalho do missionário do dízimo nas comuni-dades vem crescendo. Cada vez mais pessoas assu-mem esta missão, pois o missionário é um agente a serviço de Jesus para a construção do seu Reino.

O serviço prestado pelo missionário contribui para que o dizimista receba as graças e bênçãos, confor-me a Palavra de Deus apresentada em Malaquias 3,8-11: “Fazei a experiência - diz o Senhor dos exérci-tos - e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário”.

Outro aspecto importante são as visitas as casas. Lá, explicamos o que é, para que serve e por que ser dizimista. A pessoa que oferta o dízimo deve enten-der que ele é um ato de amor e fé.

Espontâneo

O Grupo de Dança da academia Corpo Livre, parceiro da Pa-

róquia Santo Antônio, obteve o primeiro lugar no 28º Festival de Dança

de Joinville. Com a core-ografia “Parintins, magia amazônica”, disputada

na categoria Senior, o grupo foi tetracampeão em 2010 na modalidade Danças Populares.

Segundo a coreógra-fa Liliana Vieira Köhn, a dança retrata a sim-plicidade do caboclo nordestino que invade o solo do índio nativo, remetendo a corredo-res lúdicos do real e do imaginário.

A Academia Corpo Livre está localizada à rua Dona Francisca, 2922, no bairro Sagua-çú. Entre as atividades oferecidas estão: mus-culação, ginástica, body pump, body step, power jump e jazz.

Errata- Na primeira edição, a Festa do Padroeiro é realizada há 49 anos, e não 35, como publicado na página 4.- Na edição anterior, nº 2, a excelente foto publicada na página 2 do núcleo de dança da Compania de Artes Dom Bosco é de Juliano Francener.- Na contra-capa da edição anterior, onde lê-se Dom Pio de Freitas, na realidade é Monsenhor Sebastião Scarzzello, na legenda da segunda foto.

Page 3: Informativo setembro 2010

3Presença Salesiana | Setembro/2010

Presença da juventudeEventos

Dois grupos de jo-vens da paróquia que pertencem a Articula-ção da Juventude Sa-lesiana realizaram re-tiros espirituais no mês de agosto.

O Grupo São Do-mingos Sávio (SDS) abordou o tema "Ser jovem SDS é ser mis-são: Jovem, eu te digo, levanta-te e anuncia" (cf. Lc 7,14). O evento reuniu 72 participantes no Noviciado Dehonia-no Nossa Senhora de Fátima, em Jaraguá do

Sul, nos dias 31 de ju-lho e 1 de agosto.

Os pregadores do Ministério Jovem da RCC da Diocese mi-nistraram as palestras. A animação ficou por conta do grupo musical Línguas de Fogo. Mais de 20 pessoas ajuda-ram na organização do encontro. Pe. Gil-son Marcos da Silva, SDB, esteve presente nos dois dias, atendeu confissões e orientou os jovens.

Outro encontro do

mês foi o 16º Retiro do Movimento de Jo-vens Encontristas, com cerca de 40 jovens. O encontro aconteceu na casa de retiro Monse-nhor Scarzello, no bair-ro Vila Nova, em Join-ville. O tema central “O Bom Pastor” foi pro-posto e ministrado por um grupo de 17 pales-trantes. Os membros do Movimento de Ca-sais Encontristas aju-daram na organização do evento, realizado de 20 a 22 de agosto.

De 14 a 18 de julho, 150 missionários dos três estados do sul participaram da segunda edição do projeto Missão Jovem. Os jovens fizeram uma experiência de missão, espe-cialmente, através do anúncio da Palavra e da evangelização nas casas. Confira alguns testemunhos:

Passamos por obstáculos, como a chuva, o frio, o

“não” nos portões. Mas, unidos, alcançamos o objetivo: a evange-lização. Mostramos porque temos mais

de 1.000 razões para viver! Esses momentos

jamais serão esquecidos. Que venham outras missões!

Aline Fistarol

Fiquei muito feliz em par-ticipar desta experiência

tão bonita com a ju-ventude na Diocese de Joinville. É muito lindo e animador ver um grande grupo de

jovens empenhados em anunciar o Evange-

lho, testemunhar a fé em Jesus Cristo e exercer o seu protagonismo juvenil. A Igreja precisa cada vez mais de jovens apaixonados pela vida e pelo Senhor da vida!

Diácono Sérgio de Souza, SDB

Foram os melhores dias deste ano. Nunca vou

esquecer as pessoas e os gestos simples, como um sorriso, um muito obrigado! Foi uma bela experiência

de vida em Deus e em comunidade. Eu saí de

casa pensando em ajudar. Voltei transformada e com o coração preen-chido de paz e alegria.

Indianara Laurentino

Foi uma experiência incrível, na qual pude conhecer e

conviver com realidades diferentes. Meu objetivo nas Missões era levar a Palavra de Deus às pessoas e, assim, in-

centivar crianças, jovens e adultos a também evan-

gelizar. Depois de quatro dias vi que aprendi mais do que ensinei. Isso ficará marcado para sempre em minha vida.

Bruna Fischer dos SantosPres

ença

da J

uven

tude

O Aspirantado São João Bosco e a Equipe Salesiana de Animação Vocacional (ESAV) de Rio do Sul realizam, anualmente, missas para animar outros jovens no despertar da sua vocação. Neste ano, eles estão contando um pouco da vida de Dom Bosco e com esta partilha procuram ajudar adolescentes e jovens em sua busca vocacional.

Os jovens aspirantes (seminaristas) salesianos, juntamente com os leigos da ESAV, percorrem as regiões, onde existem trabalhos dos Centros Salesianos e paróquias da diocese local.

No primeiro semestre, já ocorreram Missas em Itajaí e Rio do Sul. A partir de agosto, estarão em Campos Novos, Massaranduba, Rio do Campo. Em Joinville, as datas marcadas são 4 e 5 de setembro.

Grupos da AJS realizam encontrosMais de 120 jovens se reúnem em retiros no mês de agosto

Missas que despertam vocaçõesParticipantes do retiro organizado pelo Grupo de Jovens São Domingos Sávio

Page 4: Informativo setembro 2010

4 Presença Salesiana | Setembro/2010

Presença de comunhão

Missionários da paróquia evangelizam dizimistas

A Diocese de Joinville tem inovado na arrecada-ção do dízimo desde 2007 com a ajuda dos Grupos Bíblicos de Reflexão. An-tigamente, para ofertar o dízimo era comum as pes-soas deslocarem-se até a secretaria paroquial ou entregar para um respon-sável na comunidade. Os tempos mudaram e agora missionários vão ao en-contro dos dizimistas.

“A iniciativa de per-guntar após a Celebração Eucarística nos setores, quem poderia entregar os envelopes do dízimo na sua rua deu certo”, conta Milton Klein, coordenador paroquial da Pastoral do Dízimo. De setembro a de-zembro de 2007, já havia missionários nos três pri-meiros setores. No ano se-guinte, os seis setores dos Grupos Bíblicos já funcio-navam pelo novo proces-so. Cerca de 60 pessoas assumiram o trabalho que também é de evangelizar cada casa visitada.O pro-cesso é simples.Os missio-nários fazem a distribuição de envelopes nominais nas

ruas de seu bairro. O segundo final de se-

mana do mês é dedicado ao dízimo. No ofertório das celebrações, é feita uma oração e o dizimista leva diante do altar sua oferta no envelope que recebeu dos missionários. Estes são abertos durante a se-mana e um recibo é emitido para o dizimista.

No último sábado do mês, o missionário rece-be do celebrante da Santa Missa uma bênção de envio para a missão de arrecada-ção. A partir daí ele terá 15 dias para fazer a entrega do envelope nas casas em que é responsável.

“Muitos continuam en-tregando na secretaria da Igreja, o que não é correto,

pois a oferta deve ser le-vada para o lugar do culto (cf. Dt 12,11-28)”, esclare-ce Milton. “Mas sabemos que existem ruas onde não temos missionários. Alguns talvez acreditem que trazer na secretaria é mais seguro”.

Apesar disso, o proces-so evoluiu muito. Aproxi-madamente, 50% entre-gam o dízimo no altar e os outros 50% na secretaria paroquial ou com respon-sáveis pela pastoral na co-munidade. O coordenador da Pastoral afirma que, do início do processo até sua implantação total nos se-tores, o valor arrecadado cresceu 27%. De 2008 a 2009, o crescimento foi de 11%, mesmo percentual

Muito mais que arrecadar recursos, a Pastoral do Dízimo é evangelização e expressão de gratidão

As crianças que ofertam por amorO dízimo das crianças foi implantado no fim do ano pas-

sado. O pároco Padre Gilson Marcos da Silva, SDB, explicou aos pais dos catequizandos que elas poderiam ofertar par-te da sua mesada ou, por exemplo, o valor de um sorvete. A pequena ação despertaria nos pequeninos a vontade de ser um dizimista quando adulto. Os catequistas assumiram, então, o papel de missionários, evangelizando ao devolver os envelopes infantis para o catequizando. A oferta gratui-ta, espontânea e simples é entregue na Missa própria das crianças, realizada no segundo domingo do mês, às 9h.

Milton Klein

Pastoral do Dízimo

O dízimo é uma prescrição bíblica, na qual o fiel dispõe-se a colaborar, em um gesto de retribuição, re-conhecimento e gratidão por todo dom e bem recebido. Também é devolução a Deus, através da comunidade, de uma parcela de rendimentos em forma de ação de graças. Ele atrai as graças e bênçãos do Alto, conforme o ditado: “Quem reconhece e agradece se engrandece e enriquece” (A. Ortigara).

O dízimo não é pagamento das coisas sagradas, não é imposto, taxa ou campanha financeira, nem esmola, so-bra ou favor, mas gesto livre, doação espontânea, genero-sidade, desapego, partilha, solidariedade e gratuidade.

Três finalidades do dízimo:- Dimensão Religiosa: Para pagamentos das des-

pesas de salários dos funcionários, gastos com os veí-culos, água, energia, velas, livros, som etc.

- Dimensão Missionária: Auxílio às vocações sa-cerdotais, aos seminários e seminaristas, missões di-versas, Mitra etc.

- Dimensão Social: Auxílio aos mais necessitados, cestas básicas, doações ao Dom Bosco e às nossas capelas etc.

de 2010 em comparação ao ano anterior.

O crescimento do nú-mero de pessoas evange-lizadas também é grande. De acordo com Milton,

“vários são os testemu-nhos encontrados pelos dizimistas, nas visitas. A necessidade do dízimo não é enriquecer, mas evangelizar”.

Dízimo, experiência de gratuidade

Alguns textos bíblicos sobre o dízimo: Deuterônomio 12,11-28 e 16,17; Malaquias 3,8-10; Provérbios 11,24-26; II Coríntios 9,7; Atos 2,44; Lucas 21,1-4; Mateus 10,8-10.

Page 5: Informativo setembro 2010

5Presença Salesiana | Setembro/2010

Presença da Família Salesiana

A Família Salesiana de Joinville re-novou seus compromissos de fraterni-dade, no dia 16 de agosto, durante a Missa em comemoração aos 195 anos de nascimento do fundador da Con-gregação Salesiana São João Bosco.

Os Salesianos de Dom Bosco, jun-tamente com a Associação de Maria Auxiliadora e os Salesianos Coope-radores, animaram a celebração. A Santa Missa foi presidida pelo páro-co e diretor da presença salesiana em Joinville, Padre Gilson Marcos da Silva, SDB, concelebrada pelos padres Tercílio Nardelli, SDB, Lino Satler, SDB, e Andréas Tonon, SDB. Também estavam presentes na cele-bração o Ir. Aroldo Martins Filho, SDB e o ecônomo inspetorial Pe. Renato dos Santos, SDB.

As irmãs Joanita da Rocha Pereira e Maria Plebani representaram a Con-gregação Salesiana Filhas de Maria Auxiliadora. Estavam presentes, Va-lentim Casagrande e esposa e Erondi-na, que integram a Associação de Ma-ria Auxiliadora (ADMA) de Guaruva.

Em celebração solene, a memó-ria do santo fundador foi recordada. Todo o seu viver e a sua obra foram reassumidos como ideal de vida du-rante a renovação dos compromissos de fraternidade.

Após a Missa, a família salesiana participou de um coquetel no Centro Educacional Dom Bosco.

à luz da PalavraRenovação dos compromissos de fraternidade

Família Salesiana

O Centro di Cultura Italiana e a Paróquia Santo Antônio organizaram uma Missa em língua italiana. Os fiéis acompa-nharam, em italiano, os cantos, orações, leituras e homilia. A missa aconteceu no domingo da solenidade da Assunção de Nossa Senhora e dia comemorativo da vocação a vida religiosa consagrada, em 15 de agosto.

Os cantos e leituras foram feitas por educadores e edu-candos do Centro di Cultura Italiana. A Missa foi presidida pelo pároco Pe. Gilson Marcos da Silva, SDB.

Mesmo que parte dos presentes fosse ligada ao estudo da língua italiana, outros participaram da celebração pela emo-ção de reviver a língua que falavam nos tempos de infância.

A próxima Missa está prevista para o início do mês de dezembro.

Santa Missa é celebrada em língua italiana

14 anos dos Grupos Bíblicos de ReflexãoOitenta grupos que se reúnem para rezar, refletir e partilhar a Bíblia

Evangelizar. Este é o obje-tivo principal dos Grupos Bí-blicos de Reflexão (GBR), de acordo com a coordenadora paroquial, Marilda Braunn. “Formamos pessoas cons-cientes com a comunidade e a sociedade. A união dos gru-pos forma a rede de comuni-dades, é sangue novo na pa-róquia”, acrescenta ela.

Na paróquia, atualmente, são 80 grupos, distribuídos nas quatro comunidades. Marilda diz que dos grupos saem lideranças que assu-mem tarefas, ministérios, trabalhos pastorais e até vocações. “Através deles, a Igreja vai ao encontro dos afastados. Muitos voltam ao catolicismo graças ao grupo. A ação é missionária.”

No dia 29 de junho, aconte-ceu a celebração dos 14 anos

da pastoral na paróquia. Cada coordenador trouxe a imagem do padroeiro de sua comunida-de e os animadores levaram o nome de seus grupos ao altar. O celebrante foi o pároco Pe. Gilson Marcos da Silva, SDB e concelebraram, além dos padres Lino e Tonon, o primei-ro pároco Pe.Tercilio Nardelli, SDB. Após a Santa Missa, um bolo de 14 metros foi partilha-do entre os presentes.

“Foram muitos desafios, encontros, concentrações, missas, formações e, espe-

cialmente, muitas famílias evangelizadas”, resume Ma-rilda falando destes anos de vida nos grupos.

No dia 12 de setembro, os membros participam da segunda edição da Concen-tração Interdiocesana dos Grupos Bíblicos de Reflexão, em Blumenau. O tema, abor-dado em unidade com toda a Regional Sul 4, é “A missão dos discípulos missionários à Luz da Palavra de Deus”. E o lema, ”Ai de mim se não evangelizar” (I Cor 9,16).

Mês vocacional é comemorado com macarronada

Coordenadores nas comunidades:- Nossa Senhora Aparecida: Vilma Schneider, Orlando Lozasini e Viviane Huhn Mundi- Nossa Senhora de Fátima: Elizeu Ogrodovski e Renato Ellmer - Cristo Bom Pastor: Roseli Lopes de Assis e Nadir S. Bogo- Matriz Santo Antônio: Elenir Maria e Ivan Reeck Coordenação paroquial: José Carlos e Mari Braunn e Vilson e Vilma Schatzmam.

Coordenadores dos Grupos Bíblicos de Reflexão das comunidades e paroquial

Palavras de Pe. Gilson ao final da reflexão do dia:“Che la vivenza del Battesimo accenda nei nostri cuori

il desiderio di arriavare al Signore, sia per la nostra vita sia per la nostra dedizione alla cultura italiana, insegnata con maestria e imparata con giòia nel Centro di Cultura Italiana, visto che a quelli che credono il Signore realizzerà tutto ciò che ha promesso! Che la Madonna Assunta ai Cieli cammini con noi”!

O Serviço de Animação Vocacional da Comunidade Nossa Senhora Aparecida promoveu uma maneira di-ferente de celebrar o mês das vocações: a Noite da Macarronada.

A Macarronada Vocacio-nal foi idealizada pelo SAV e, em seguida, apresentada ao Conselho de Pastoral Pa-roquial (CPP), onde a idéia foi aprovada e assumida por toda a paróquia.

O evento aconteceu no dia 7 de agosto e teve excelente participação. O valor arreca-dado será destinado ao Se-minário de Rio do Sul.

Page 6: Informativo setembro 2010

6 Presença Salesiana | Setembro/2010

Presença da salesianidade

CEDB completa 10 anosEducação

Educadores, educandos e colaboradores comemoram em agosto o aniversário do Centro Educacional

O último dia 9 de agos-to foi especial no Centro Educacional Dom Bos-co (CEDB). A instituição completou 10 anos de uma caminhada madura e consciente de seu traba-

lho com os jovens.Desde sua fundação,

a estrutura está maior e o ambiente, mais alegre. O Centro está repleto de educandos, que já somam 510, destes, 230 já estão com contratos de primeiro

Notas Curtas

Magnus Petry emprego.São nove educadores

e 14 colaboradores de apoio, que animados por seis missionários salesia-nos, motivam e realizam a missão de educar e evan-gelizar a juventude.

Comprometidos e en-volvidos na implemen-tação do processo de iniciação à vida cristã, catequistas das quatro comunidades e da pa-róquia universitária São Francisco de Assis parti-cipam de sete encontros para estudos sobre a ini-ciação à vida cristã.

A iniciativa é da Pasto-ral da Catequese da Pa-róquia Santo Antônio. O subsídio a ser estudado é “Iniciação à Vida Cristã – um processo de inspi-ração catecumenal – nº 97” da CNBB. São rea-

lizados dois encontros em agosto, três em setembro e dois em outubro.

O tema é um dos des-dobramentos do Diretório Nacional de Catequese, da 5ª Conferência de Apa-recida e da Semana Bra-sileira de Catequese. A Igreja do Brasil reconhe-ce, nestes documentos, a necessidade de descobrir novas formas na trans-missão da fé. Apontam a iniciação cristã como um itinerário processual e per-manente, capaz de confi-gurar a identidade cristã e de formar adultos na fé.

Assessorados pelo Ir. Aroldo Martins Filho, os encontros de estudo favo-recerão a compreensão, a vivência e a partilha da catequese de inspiração catecumenal que deve nortear a ação catequéti-ca. A reflexão iluminará o caminho que deve ser tri-lhado pela paróquia, atra-vés da apresentação de um referencial metodoló-gico para implementação do projeto nas dioceses, que exige a participa-ção de todos, de modo especial da comunidade catequizadora.

Catequese prepara estudos sobre a iniciação cristã

Cia. de Artes no Festival de Dança de Joinville

Centro Educacional oferece novo curso

Os jovens da Cia. de Artes Dom Bosco assis-tiram de camarote à 28ª edição do Festival de Dança de Joinvile. O grupo do núcleo de dança foi o vencedor do concurso cultural realizado pela Fundação Cultural em ocasião do Dia Mundial da Dança, comemorado dia 29 de abril. Os membros da compania ganharam o camarote para assistir à apresentação da Noite dos Campeões, no Centre-ventos Cau Hansen.

O vídeo “Quem gosta de dançar, dança em todo lugar” foi o mais votado pelos internautas e mem-bros da compania. Para assistir ao vídeo da Cia. de Artes, pesquise no site do Youtube (www.youtube.com) as palavras: dança dom bosco.mpg

Neste segundo semestre, 90 educandos do Centro Educacional Dom Bosco iniciaram as ati-vidades do novo curso de Serviços Administra-tivos. O curso já foi validado no Ministério do Trabalho e Emprego.

O objetivo é formar adolescentes para sua inserção nas empresas, através do programa Jovem Aprendiz. Para participar do programa, os educandos devem cursar o ensino médio e ter acima de 14 anos.

Page 7: Informativo setembro 2010

7Presença Salesiana | Setembro/2010

Presença no mundo

MCE reinaugura sede O sonho de Dom Bosco

Salesianidade Paróquia

Notas Curtas

Fachada da São Francisco de Assis, comunidade desmembrada da Paróquia Santo Antônio

Participe da Missa do Trabalho e do Trabalhador, todo dia 19, na data da memória mensal de São José, às 19h, na Matriz.

Nas terças-feiras, a memória de Santo Antônio é ce-lebrada com a tradicional Missa na Matriz, às 19h, com bênção e distribuição dos “pãezinhos”.

Mais informações sobre as celebrações, procure a secretaria paroquial em horário de expediente ou no telefone (47) 3435-3229.

Com apenas cinco anos de idade, Dom Bosco pensou que estava no mundo só para reunir jo-vens e ensiná-los o catecismo. Mais tarde, aos nove, um sonho lhe revelou um pouco da gran-deza de sua missão. Ensinar os jovens, “não com pancadas, mas com mansidão e caridade”, foi o que o misterioso personagem do sonho recomen-dou ao ver o pequeno João rebater blasfêmias de garotos com palavras e socos.

A sugestão, levada em frente por Dom Bosco du-rante a sua trajetória de vida, é

a essência da pedagogia sa-lesiana, baseada no “amor, razão e religião”. Esse tri-nômio foi desenvolvido por ele na sua criação mais original, o Sistema Pre-ventivo. Nele, São João Bosco define o amor no

processo educativo como a grande motivação do educa-

dor. “Ele não ama para educar, educa porque ama”.

Fonte: Rede Salesiana Brasil

Após um processo de reconstrução e reforma, a Sede do Movimento de Casais Encontristas (MCE) da paróquia foi reinaugura-da no dia 6 de agosto.

Em fevereiro deste ano, o lugar teve as estruturas abaladas pelos fortes ven-tos que atingiram a cidade de Joinville. Uma parte da cobertura foi arrancada pelo vendaval. Todo o es-paço físico foi remodelado, as salas, readaptadas; a cobertura, refeita e as pa-

redes ficaram mais altas. A estrutura do telhado foi fei-ta em metal e termotelhas.

A entrega da sede ofi-cialmente à comunidade aconteceu em uma solene cerimônia de inauguração. O pároco Pe. Gilson Mar-cos da Silva, SDB, des-cerrou a placa inaugural e abençoou as dependên-cias do local.

O auditório principal recebeu o nome de João Vianei Duarte em home-nagem a um dos fundado-

res do Encontro de Casais com Cristo em Joinville.

Os coordenadores pa-roquiais, Pedro Paulo e Aurea Bet, agradeceram a toda a comunidade e a equipe de coordenação do MCE. Ainda reconhe-ceram o apoio e ajuda do Pe. Gilson na reconstru-ção do espaço que está disponível para o uso das pastorais e atividades da paróquia. Após o ato sole-ne, os presentes participa-ram de um coquetel.

A comunidade São Francisco de Assis, que pertencia à Paróquia Santo Antônio, foi eleva-da à paróquia universitária no dia 25 de julho. Ela é a primeira, entre as 44 paróquias, de ca-ráter universitário da Diocese.

Na Celebração Eucarística presidida pelo bispo Dom Irineu Roque Scherer, Padre Ivanor Macieski tomou posse como pároco e foi rece-bido pelas crianças da comunidade com rosas. A Missa foi concelebrada ainda pelos padres Ivam Macieski, Ilmo Dick, Fred Jorge da Silva, Dúlcio Antônio Araújo, Vilnei Carlos Pcheidt e pelo Diácono José Silva. A presença das lide-ranças, amigos e familiares da Santo Antônio e da nova Paróquia Universitária marcaram este importante momento.

A Paróquia Universitária São Francisco de Assis possui uma história de 28 anos de tra-balhos. Localizada no bairro Saguaçú, ofere-ce um espaço esportivo, salão de eventos e várias salas que compõem as atividades de evangelização da Igreja.

Nasce a primeira paróquia universitária da Diocese

O local teve as estruturas abaladas pelos fortes ventos em fevereiro deste ano

Page 8: Informativo setembro 2010

8 Presença Salesiana | Setembro/2010

49 anos de históriaAção de graças

Paróquia é rica em pastorais, grupos, movimentos e atividades evangelizadorasA Paróquia Santo Antônio foi fundada em 15 de

agosto de 1961. Desde sua fundação tem o espírito empreendedor e dinâmico de seus fundadores. Atual-mente, a riqueza de atividades evangelizadoras e ex-pressões religiosas impressionam os visitantes.

Os conselhos de Pastoral e as comissões de finan-ças das comunidades foram implantados em 1994. Es-tes conselhos e comissões têm a função de unir, no mesmo trabalho de evangelização, diversas pastorais e movimentos. Entre elas, a Catequese, Pastorais So-ciais, Liturgia, Grupo de Mães, da Terceira Idade, Pas-toral do Dízimo, Movimentos de Casais Encontristas, Renovação Carismática Católica, Apostolado da Ora-ção, Mãe Peregrina, entre outras.

A juventudeVivenciando a Espiritualidade Juvenil Salesiana,

herdada de São João Bosco, a Paróquia faz da “paixão pela Vida e pelo Senhor da Vida” o motor propulsor de todas as suas atividades, especialmente no trabalho com a juventude. Existem sete grupos de jovens or-ganizados, são eles: a Articulação da Juventude Sale-siana (AJS), São Domingos Sávio (SDS), AJS Melodia Juvenil, Grupo de Jovens Dom Bosco (GJDB), Grupo de Jovens Nossa Senhora Aparecida (GJNSA), Jovens Mergulhadores de Cristo Senhor (JMC’S), Jovens Nas-cidos para Cristo (JONAC) e Movimento de Jovens En-contristas (MJE). Além dos grupos, o Centro Educa-cional Dom Bosco atende, gratuitamente, mais de 600 crianças, adolescentes e jovens.

Família SalesianaOs grupos da Família Salesiana contribuem de uma

forma especial à Paróquia, organizados em: a Asso-ciação de Maria Auxiliadora (ADMA), os Salesianos Cooperadores (SSCC), os Salesianos de Dom Bosco (SDB), União dos Ex-Alunos de Dom Bosco (UEDB) e, em Guaruva, as religiosas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

Celebrações especiaisNo dia 24 de cada mês, é celebrada a Santa Missa

com consagração das famílias a Nossa Senhora Auxi-liadora. No mês de maio, acontece também a Procis-são Mariana que em 2011 terá sua oitava edição.

É celebrado, ainda, em todo dia 19, a Missa do Tra-balho e do Trabalhador, na data da memória mensal de São José. No terceiro sábado do mês, ocorre a Missa com casais. Nas terças-feiras, a memória de Santo An-tônio é celebrada com a tradicional Missa com bênção e distribuição dos “pãezinhos”.

Presença salesianaAtualmente, os paroquianos e educandos do Cen-

tro Educacional Dom Bosco continuam a ser animados pastoralmente pelos Salesianos de Dom Bosco. Entre os religiosos e sacerdotes, estão o Ir. Aroldo Martins Filho e os padres Andreas Tonon, Lino Satler (há 29 anos em Joinville), Tercílio Nardelli (fundador da Pre-sença Salesiana na Diocese). Os seminaristas Jean Davi Frainer e Magnus Petry ajudam a animar as ativi-dades. O pároco e o diretor da Presença Salesiana é Pe. Gilson Marcos da Silva.

1- Retiro de coordenações da paróquia no primeiro semestre deste ano.

2- Membros da Associação de Maria Auxiliadora (ADMA) na missa em honra à Nossa Senhora Auxilia-dora.

3- Um dos momentos paroquiais mais emocionantes, a Missão Jovem 2010 levou mais de 150 missio-nários às ruas para evangelizar.

4- Nem mesmo a chuva conseguiu desanimar os jovens missionários.

5- Missa com consagração das famílias a Nossa Senhora Auxiliadora, todo dia 24, na matriz.

6- Salesianos de Dom Bosco que atuam na Paróquia: Padre Andreas Tonon, Pe. Lino Satler, Seminarista Magnus Petry, Pe. Tercilio Nardelli, o pároco Pe. Gilson Marcos da Silva e Ir. Aroldo Martins Filho.

1

3

4

2

5

6