informativo da - acasargs

11
Informativo da Ano 1 – Nº 1 – Vol. 1 Janeiro a Abril de 2020 MANCHETE Projeto do novo Santuário de N. Sra. de Caravaggio, Canela,RS. CAMINHOS DE CARAVAGGIO O destaque é para o novo templo do Santuário de N. Sra de Caravaggio, em Canela, RS. Ele conterá doze arcos, representando os 12 Apóstolos. A cúpula lembra a Catedral de Caravaggio, na Itália, com estilo arquitetônico neoclássico e contará com um mirante proporcionando uma vista panorâmica de 360 graus. Este será mais um dos belos monumentos a enfeitar o “Caminhos de Caravaggio”, que conecta este templo com o Santuário de Caravaggio, em Farroupilha. O roteiro de quase 200 km favorecerá cumprir os requerimentos para obter a Compostela em Santiago de Compostela. (continua na p. 3) Catedral de Santiago, Fachada da Pz. del Obradoiro. Wikimedia Commons. Conteúdo Editorial Agenda Caminho Eterno Caminhos de Caravaggio Contos & “Causos” Dicas & Experiências O Caminho como Escola Espaço da Criatividade Símbolos do Caminho Informações Finais 2 3 3 3 4 6 8 9 10 11

Upload: others

Post on 08-Jun-2022

3 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo da - ACASARGS

Informativo da

Ano 1 – Nº 1 – Vol. 1 Janeiro a Abril de 2020

MANCHETE

Projeto do novo Santuário de N. Sra. de Caravaggio, Canela,RS.

CAMINHOS DE CARAVAGGIO

O destaque é para o novo templo do Santuário de N.Sra de Caravaggio, em Canela, RS. Ele conterá dozearcos, representando os 12 Apóstolos. A cúpulalembra a Catedral de Caravaggio, na Itália, com estiloarquitetônico neoclássico e contará com um miranteproporcionando uma vista panorâmica de 360 graus.Este será mais um dos belos monumentos a enfeitaro “Caminhos de Caravaggio”, que conecta estetemplo com o Santuário de Caravaggio, emFarroupilha. O roteiro de quase 200 km favorecerácumprir os requerimentos para obter a Compostelaem Santiago de Compostela. (continua na p. 3)

Catedral de Santiago, Fachada da Pz. del Obradoiro. Wikimedia Commons.

Conteúdo EditorialAgendaCaminho Eterno Caminhos de CaravaggioContos & “Causos”Dicas & ExperiênciasO Caminho como EscolaEspaço da CriatividadeSímbolos do CaminhoInformações Finais

2 3 3 3 4 6 8 9

10 11

Page 2: Informativo da - ACASARGS

EDITORIAL

Estamos em um momento onde fomossurpreendidos pela pandemia o que fez comque nossos planos para esse ano tivessem queser postergados, redefinidos, recriados e,alguns, até mesmo suspensos. Em meio atantas apreensões e preocupações, decidimosseguir as orientações dos técnicos da área dasaúde e os apontamentos da ciência, cuidando-nos e, assim, ajudando a cuidar dos outros.

Assim sendo, as caminhadas que já estavamprevistas, a partir do mês de abril, como nossaparticipação na caminhada de São Vendelino, oIV Caminho de Porto Alegre, Caminhada deBom Princípio e Caminhada de Imigrante, bemcomo nossas reuniões mensais presenciais,foram suspensas. Agora vivemos em umperíodo em que o bom senso se faz necessárioe por isso estamos acompanhandoatentamente os acontecimentos para vermos, apartir de quando e de que forma, será possívele seguro voltarmos com nossas atividades.

Também estamos atentos aos desdobramentose retomada de atividades no Caminho deSantiago de Compostela, compartilhando em

nossos canais de informação e contato, asnotícias de fontes oficiais da Espanha ePortugal: página no facebook acasargsperegrinos e no site https://acasargs.com.br.

Enquanto isso, a criatividade e a saudade detudo e de todos nos fez buscar alternativaspara nos aproximarmos, mesmo quevirtualmente. Assim, estamos participando devárias lives que abordam o tema Caminho deSantiago, Caminhos do Brasil, caminhadas eestamos retomando a realização de nossasreuniões através de plataformas digitais. Dessaforma, podemos nos ver, trocar experiências einformações. Também estamos utilizando omomento de “Ócio criativo” para, com o apoiode colaboradores, organizarmos e lançarmos oINFORMATIVO DA ACASARGS.

Assim queridos amigos peregrinos ecaminhantes, seguimos caminhando e nosconectando, certos de que isso, como tudo navida, também vai passar. Poderemos entãovoltar a nos encontrar e nos abraçar ainda commais força e emoção do que já fizemos emmomentos anteriores.

Por hora, abraços à distância, mas cheios demuita energia e carinho.

(M.E.A.)

“É bom ter um fim de caminho para se direcionar; mas, é a jornada que importa no final”. Ernest Hemingway

EXPEDIENTE

Informativo da ACASARGS

Órgão de divulgação da Associação dos Amigos do Caminho de Santiago de Compostela do Estado do Rio Grande do Sul.

Periodicidade: Quadrimestral

Os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião da diretoria ou dos associados da ACASARGS.

Endereço: [email protected]

Conselho Editorial do Boletim

Editor: Ribas Antônio VidalCo-Editor 1: Maria Ester AdamiCo-Editor 2: Maria do Carmo FajardoAdriana ReisGilberto Adami

Jornalista Responsável: Hélio Araújo,Registro Profissional: JP23826RJ

Todas matérias desta obra sãoLicenciadas pelo:

Creative Commons: CC-BY-SA

Diretoria da ACASARGS

Presidente: Adriana ReisVice Presidente: Gilberto Adami1ª Secretária: Maria Ester Adami2ª Secretária: Rosane Bairros1º Tesoureiro: João Carlos Cortes

Publicações neste Boletim são exclusivos para os associados da ACASARGS ou convidados.

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 2

Page 3: Informativo da - ACASARGS

(Continuação da capa)

CAMINHOS DE CARAVAGGIO

O “Caminhos de Caravaggio” é uma rota deperegrinação que unifica os dois Santuáriosde Caravaggio, o de Canela e o deFarroupilha. O trajeto é de aproximadamente200 km e abrange cinco municípios: Canela,Gramado, Nova Petrópolis, Caxias do Sul eFarroupilha.

Ele pode ser percorrido nas duas direções,conforme as indicações de setas nas coreslaranja e azul. Ao longo do percurso operegrino desfruta de belas paisagensnaturais e plantações de videiras. No final dacaminhada, o peregrino tem momentosemocionantes ao receber uma medalhinha eter a oportunidade de acionar o Sino doPeregrino.

O certificado de conclusão do “Caminhos deCaravaggio” pode ser utilizado como umcomplemento ao Caminho de Santiago deCompostela.

Normalmente há necessidade de percorrer aomenos 100 km na Galícia para receber acompostela (certificado de conclusão doCaminho de Santiago de Compostela). Mas arota conhecida como Caminho Inglês a partir de“La Coruña” possui somente 75 km, os quaispodem ser complementados com o certificadodo caminho gaúcho.

Mais informações em:[email protected].

(R.A.V.)

Monumento aos peregrinos localizado na Serra del Perdón. Wikimedia Commons.

AGENDA DA ACASARGS

Prezados amigos, caminhantes e peregrinos,

Diversas mudanças foram impostas à sociedadepelo surto da COVID-19. A mensagem doEscritório de Peregrinos de Santiago deCompostela foi: “O Caminho pode esperar”.

Os encontros pessoais foram substituídostemporariamente pelo encontro virtual.Acompanhe as nossas páginas:

Página da Internet:https://acasargs.com.br/

Página no Facebookhttps://www.facebook.com/acasargs

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 3

Page 4: Informativo da - ACASARGS

CONTOS E “CAUSOS” DO CAMINHO DE SANTIAGO

O CEBREIRO E O LIVRO DE ESTERAutor: Gilberto Adami

Minha história sobre esta linda experiência de vida pelosCaminhos de Santiago de Compostela se passa na etapa22 do meu caminho realizado no ano de 2009.

Nesta etapa, eu comecei em Trabadelo com destino aTriacastela. Um dia muito difícil, pois o trajeto completoseria de 38,6 kms. Segundo relatos de peregrinos, eusabia que para chegar ao Cebreiro teria um dos grandesdesafios do Caminho, pois este percurso alcança aaltitude de 1293 m, apresenta trechos bastante estreitos,íngremes, cheios de pedras e coberto por densa floresta.Mas, é uma etapa muito bela, com muito nevoeiro ecercada de mistério e misticismo. Para mim até que foitranquilo, pois estava bem preparado para este tipo desituação e a expectativa de que seria um dia difícil, tornoua aventura mais surpreendente.

O Cebreiro fica na província de Galícia e é um doslugares mais emblemáticos do Caminho de Santiago,pela peculiaridade da aldeia, de seu santuário e de suabeleza única. Possui inúmeras construções de pedracobertas com palha (chamadas pallozas), além da linda ehistórica igreja de “Santa Maria La Real”, do século IX. Opassado e o presente se misturam e nos mostram aperegrinação a Santiago como um exemplo de respeitopela história e tradições.

Em 23 de maio de 2009, após já ter percorrido 638 km doCaminho, cheguei ao Cebreiro. Cansado, com muitasaudade de casa, dos meus filhos, amigos, familiares eda minha querida esposa, amiga, companheira,referência e principalmente apoiadora deste sonhoplanejado durante três anos. Estamos juntos já há 42anos. Durante nossa convivência sempre decidimos efizemos as coisas juntos, mas lembro muito bem dequando a convidei para fazer o caminho comigo e aresposta foi:“... este sonho e desafio é teu, então vá queestarei aqui torcendo por ti e de alguma forma‘caminhando’ contigo” (emoção). Foi a primeira vez queficamos longe um do outro por tanto tempo e, confesso, asaudade era muito grande. A Ester viveu o caminho juntocomigo, pois eu enviava, sempre que possível, e-mailspara contar cada dia do meu caminho. Na ocasião opteipor não levar celular. Minha proposta foi de viver oCaminho sem muita tecnologia.

Ao chegar ao Cebreiro entrei na Igreja de Santa Mariapara agradecer por eu estar bem e por tudo estarcorrendo bem. Meu sonho estava se realizando de formaplena. Fiquei um bom tempo sentado ao fundo da igreja,próximo a entrada, em silêncio, numa profunda viagempara dentro de mim mesmo. Passaram pela minha menteos presentes que o Caminho da vida me deu e desabeiem um choro de saudades, alegria e gratidão.

Após este momento único e intenso, decidi seguir o meucaminho, pois ainda tinha um longo percurso pela frente.Mas, algo muito inusitado aconteceu. Não conseguia sairdaquele lugar, algo me prendia. Foi quando olhei paraminha esquerda e visualizei um pequeno nichoreservado, com uma linda pia batismal, um cálice e umaBíblia. Um espaço que me convidou a ficar ali quieto, emsilêncio para descobrir o que talvez estivesse reservadopara mim. Após um instante, levantei e me dirigi até aBíblia que estava aberta. Parece que algo meimpulsionava a me aproximar para ler alguma passagemque lá estivesse.

Para minha surpresa, quando chequei diante da Bíblia,quase não acreditei no que estava vendo. Não sei se porcoincidência (não acredito em coincidências), a Bíbliaestava aberta no Livro de Esther. Aí, não teve como mesegurar, a emoção tomou conta de mim e o meu coraçãotransbordou.

No ano de 2015 tive o privilégio de ser convidado apercorrer o “Caminho de Santiago de Compostela deEster”. Por outra obra do destino; em 2015, como em2009, o Cebreiro também não foi o nosso ponto deparada, mas somente um local de passagem na etapadaquele dia. Ester estava com muita expectativa deencontrar a igreja aberta e poder ver a Bíblia e comcuriosidade de ver em qual página estaria aberta dessavez. Infelizmente a igreja estava fechada o que me levoua dizer: “é uma provocação para voltarmos e ficarmosaqui como ponto de hospedagem do nosso próximocaminho”. Sem dúvida, voltamos!

Um momento realmente inesquecível, de renovação denossa caminhada de vida juntos, prova de uma sinergiaque transcende a distância e de um grande aprendizadode que é possível, sim, termos relações que possamdurar para sempre. Basta ter fé, como sinônimo deACREDITAR que podemos ser felizes juntos.

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 4

Page 5: Informativo da - ACASARGS

A PASTORA DE BERCIANOSAutor: Magnus Casara

Seguidamente ao longo do Caminho deSantiago cruzamos com pastores de ovelhas.

Ao chegar próximo da pequena localidade deBercianos, logo depois de Sahagún, medeparo com uma velha pastora e seu rebanho.Peço para tirar uma foto e ela prontamente fazpose. Em seguida, falou: - “Se cada peregrino me tivesse pagado ‘unapeseta’ por foto tirada de meu rebanho, seriamilionária e não mais uma pastora. A questãoé que nunca recebi uma dessas fotos.”

Surpreso e ainda emocionado por essaspalavras, tiro meu bloco e lápis da mochila efalei:- “Escreva seu nome e endereço que euprometo lhe enviar essa foto.”

Ela olhou para as minhas mãos e perguntou-me:- “Você vai mesmo me mandar essa foto?”

- “Promessa de peregrino.” - devolvo de bate-pronto.

Com um largo sorriso de poucos dentes, mefala ainda incrédula:- “Não sei ler e escrever.”

Com um nó na garganta, lhe digo: - “Então basta me ditar que eu escrevo.”

Ela olhou firme e docemente em meus olhos ediz:- “Se realmente vai me mandar essa foto,basta escrever "La Pastora" e o nome dopovoado. Aqui todos me conhecem.”

Uma das primeiras providências que fiz aovoltar ao Brasil foi revelar a foto em papeltamanho grande, escrever no verso que tinharecebido a maior lição de humildade de minhavida, e e enderecei o envelope com:

"La PastoraBercianos del Real Camiño Francés24325 – España".

Despreocupado em saber se a Pastora iriareceber a carta e, mesmo se recebendo, seráque iria saber ler, postei no Correio com asensação de promessa de peregrino cumprida.

Catedral de León. Creative Commons. Vieiras do Caminho de Santiago.

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 5

Page 6: Informativo da - ACASARGS

DICAS & EXPERIÊNCIAS

PEREGRINA E HOSPITALEIRA DE CORAÇÃOAutora: Maria do Carmo Fajardo

Em setembro de 2019 comemorei 20 anos deCaminho de Santiago. Iniciei meu primeirocaminho em 03/09/1999 em Roncesvalles. A partirdaí se estabeleceu um ciclo: trabalhar 11 mesespor ano para caminhar 1 mês sobre o Caminho, tala sensação de bem-estar físico e emocional queme proporcionava.

Em 2002 a experiência como hospitaleira meconduziu a descoberta de habilidades que tinha edesconhecia. Permanecer 16 dias sozinha comohospitaleira em Bercianos del Real Camiño, numalbergue paroquial que oferecia janta e café damanhã aos peregrinos, foi uma vivência que por sisó merece um livro. Quando terminou meuperíodo sabia que ia voltar a ser hospitaleira masquando estivesse aposentada. E isso seconcretizou em 2019.

De todos esses caminhos nunca tinha caminhadono inverno, experiência que planejei para 2020.Iniciei em Porto o caminho Português. Em14/03/2020, quando cheguei a fronteira entrePortugal e Espanha, o Caminho de Santiago foifechado devido a Covid 19. Atravessei a pontesobre o rio Minho ao meio dia e entrei em Tui.Uma cidade deserta me esperava com aspecto deabandonada. A minha impressão de peregrina eraque todos haviam partido. Com muita dificuldadeconsegui pegar um ônibus para ir até Vigo e de láoutro ônibus para Santiago de Compostela, ondecheguei ao anoitecer.

Iniciei meu isolamento social junto com todo povoEspanhol. O único sinal daquela cidade calorosaque conhecemos ocorria às 20h, quando osmoradores iam para as janelas ou sacadasaplaudir, por vários minutos, os trabalhadores dasaúde, por sua dedicação ao bem-estar de todos.

Minha passagem de volta ao Brasil era para 30/03.Mas, dia 18/03, meu filho me enviou outrapassagem para tentar voltar antes, diante doanúncio de fechamento das fronteirasinternacionais por tempo indeterminado. Assim dia19/03 bem cedinho peguei um trem na estação,quase fantasma, de Santiago de Compostela.Éramos pouquíssimos passageiros e fomosdistribuídos um ou dois por vagão. Ao chegar àestação de Chamartin, em Madri, eu troquei poroutro trem cercanias, também vazio, para chegarao aeroporto de Barajas.

Consegui um lugar para embarcar para São Paulograças ao fato de que o Brasil não tinha, ainda,fechado seus aeroportos aos voos vindos daEuropa.

Quando aterrissamos fomos lembrados pelocomandante que estávamos vindo de uma área detransmissão comunitária da Covid 19 e que todosos passageiros deviam fazer quarentenaobrigatória por 14 dias.

Isso tudo me parecia mais um filme do querealidade.

Catedral de Santiago de Compostela. Creative Commons.

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 6

Page 7: Informativo da - ACASARGS

Via Láctea. © NASA, Wikimedia Commons.

CAMINHO ESTRELADOAutora: Ana Beatriz Sanseverino

Pensar, falar e escrever sobre o Caminho deSantiago de Compostela é ter a oportunidade deestar de volta ao “Caminho Estrelado”, o que ésempre uma verdadeira emoção.

Até minha primeira peregrinação, ano de 2003 ,a partir de Le Puy/ França, caminho francês earagonês, era impossível imaginar que algotocaria tão profundamente e, para sempre, aminha alma.

Em toda e qualquer estrada que ando sinto oespírito, o cheiro, o som do Caminho e, então,logo vem a vontade de voltar a percorrê-lo maisuma vez.

Retornei em 2018, desta vez andando peloCaminho Central Português. Senti um chamadomuito forte e, entre lágrimas, tomei a decisão. Elá estava eu com a amiga e companheira:mochila; e as minhas bases e seguranças:minhas botas.

Compartilhar alimentos e emoções; conhecerpessoas que, na maioria das vezes, tem omesmo propósito e que poderão marcar parasempre tua vida. Acima de tudo, é poder estarjunto ao apóstolo, o que é, sem dúvida, umagrande benção.

Também fiz o curso para hospitaleiro voluntárioem 2019 e optei por servir no mesmo semestre.Era para mim uma retribuição a Santiago.Quando fui designada para ser hospitaleira emGranón fiquei muito emocionada, pois foi umadas melhores acolhidas que tive. E eles nemtem sello físico, somente o do coração.

Foi uma experiência de entrega, doação,humildade em prol daquele que um dia eu fui, esou, um peregrino. Cada dia uma emoção, boaou ruim, que te fazem acreditar em algosuperior. Meu maior respeito aos hospitaleiros.

Depois de duas semanas, concluiu-se a minhamissão em Grañón. A partir daí, fui fazer meuCaminho e, desta vez, comecei o percurso apartir de Astorga. Lembranças, reencontros,novas experiências que temperaramdivinamente meus passos.Tolerância, determinação, respeito aos meuslimites, uma palavra de ânimo que me deramsuporte para superar eventuais dificuldadespara chegar ao meu objetivo.Sentimentos e vivências não se explicam, sãosingulares. Cada peregrino desfruta as suaspróprias experiências. A sabedoria consiste emestar receptivo para perceber as dádivas que oCaminho te oferece. Ultreya et suseya.

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 7

Page 8: Informativo da - ACASARGS

O CAMINHO DE SANTIAGO COMO ESCOLA ...… DE FILOSOFIA

ESPIRITUALIDADE OU RELIGIOSIDADE?Autor: Toni Parnaso

O Caminho de Santiago de Compostela é umaoportunidade para desenvolver as virtudes,começando pela TOLERÂNCIA. A rota atualcomeçou a ser desenvolvida no século X comoroteiro de peregrinação católica. A partir de1984, o sacerdote de Cebreiro, Elias ValiñaSampedro, começou a sinalizar a rota com asfamosas setas amarelas e, assim, começou arevigorar o Caminho como rota deperegrinação à Santiago de Compostela.

Atualmente, todavia, esta não é apenas umarota de peregrinação religiosa. De fato, em2019, somente 39% pessoas receberam aCompostela por motivo exclusivamentereligioso, enquanto os demais concluíram oCaminho por motivos culturais (11%) ou misto(50%).

No Caminho vivencia-se um dos significadosdo terceiro Mandamento: não usar o nome deDeus em vão. Ou seja, no Caminho não seutiliza o nome de Deus para discriminar aspessoas por sua crença religiosa e nem pelassuas aspirações políticas, condiçõeseconômicas/sociais ou convicções culturais.Um dos grandes méritos do Caminho é aoportunidade de aumentar a espiritualidadedas pessoas.

“Espiritualidade está relacionada com asmelhores qualidades humanas, destacando-se:amor, compaixão, alegria, capacidade de perdoare busca da harmonia entre as pessoas. Enfim,essas qualidades trazem a felicidade individual ecoletiva. Estas qualidades humanas independemda fé religiosa”, conforme o Dalai Lama no livro“Uma ética para o novo milênio”.

Qualquer caminhada de longo percurso propicialongos períodos de introspeção. É umaoportunidade de estabelecer uma conversainterior para buscar quais daquelas qualidadeshumanas precisam ser aprimoradaspessoalmente.

Religião propicia rituais, orações, envolvimentocomunitário e, também, oportunidade decrescimento espiritual. Mas, convém destacarque o desenvolvimento daquelas qualidadeshumanas exige dedicação, não basta orar eseguir um ritual. “Fé sem ação é vã” (Tiago 2:17).

Tanto o caminhante como o religioso tem doispercursos a trilhar: o físico e o espiritual. Opercurso físico é a estrada. O caminho espiritualvai além do ritual e da oração. A espiritualidadese alcança quando se dedica e se conscientizaem atender o bem-estar dos outros. São doistipos de caminhos, mas a escolha é de cadaindivíduo. O Caminho é de todos!

Los Menhires, Parque de la Torre de Hercules, La Coruña. Creative Commons.

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 8

Page 9: Informativo da - ACASARGS

ESPAÇO DA CRIATIVIDADE

… MÚSICA

CHANT DES PÈLERINS DE COMPOSTELLEAutor: Jean Claude Bénazet

Tous les matins nous prenons le chemin, Tous les matins nous allons plus loin. Jour après jour, la route nous appelle, C’est la voie de Compostelle. Ultreïa ! Ultreïa ! E suseia, Deus adjuva nos !

Chemin de terre et chemin de Foi, Voie millénaire de l’Europe, La voie lactée de Charlemagne, C’est le chemin de tous les jacquets.Ultreïa ! Ultreïa ! E suseia, Deus adjuva nos !

Et tout là-bas au bout du continent, Messire Jacques nous attend, Depuis toujours son sourire fixe, Le soleil qui meurt au Finistère. Ultreïa ! Ultreïa ! E suseia, Deus adjuva nos !

Vídeo do autor:https://www.youtube.com/watch?v=Rtny1-EawRQ

TraduçãoCANÇÃO DOS PEREGRINOS DE COMPOSTELA

Todas as manhãs pegamos a estrada,Toda manhã vamos mais longe.Dia após dia, a estrada nos chama,Este é o caminho de Compostela.Ultreia! Ultreia! E suseia, Deus nos ajude!

Estrada de terra e caminho da fé,Caminho do Milênio da Europa,Via Láctea de Carlos Magno,Este é o caminho de todos os gamões.Ultreia! Ultreia! E suseia, Deus nos ajude! E por todo o lado no fim do continente,O Senhor Jacques nos espera,Seu sorriso fixo sempre foiO sol moribundo em Finisterra.Ultreia! Ultreia! E suseia, Deus nos ajude!

Vídeo Multilíngue:https://www.youtube.com/watch?v=rRi8mFSDsJw

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 9

Page 10: Informativo da - ACASARGS

SÍMBOLOS DO CAMINHO

CRUZ DE SANTIAGO

Como todo símbolo, a Cruz de Santiago podeser interpretada de diversas formas e, a seguir,estão apenas alguns de seus significados.Iniciando-se pelo formato da cruz, o qual é umantigo símbolo esotérico, muito anterior aocristianismo. A cruz representaria as possíveisdimensões de progresso da consciênciahumana, desde seu aspecto moral e ético (barrahorizontal) até o crescimento espiritual (barravertical). Para os iniciados no Caminho deSantiago, o cumprimento “Ultreya” e a resposta“Suseya” são as lembranças dessas dimensõeshorizontal e vertical, respectivamente, docrescimento da consciência humana.

A cruz possui coloração vermelho-escuro querepresentariam o guerreiro e, também, força,coragem, advertência, perigo, martírio,juventude, beleza e emoção. Essa cor indicasentimentos, as vezes, contraditórios entre oguerreiro e o monge. Portanto, dependerá domomento emocional ou do grau de percepçãodo iniciado para captar o significado quando osímbolo é apreciado.

A Cruz de Santiago tem quatro extremidades,onde a superior tem o símbolo da espada (umdos naipes do baralho). Esotericamente, aespada representa a vontade do espírito.Também indica o poder, a justiça, a autoridade ea busca do conhecimento. Pode representar odestruidor da maldade ou da ignorância ou,ainda, o construtor, por manter a paz e a justiça.Para o iniciado, a espada representa a batalhapara despertar a espiritualidade ou a santidadeinterior.

Na outra extremidade do eixo vertical está aponta. Refere-se aos monges da Ordem deSantiago, encarregados de proteger osperegrinos na sua jornada, carregavam a cruzcom este formato para poderem inseri-la no solono momento de oração. A ponta seria umindicativo de mudança contínua?

Cada extremidade da barra horizontal da Cruzde Santiago termina com a Flor de Liz. As trêspétalas representariam a fé, a sabedoria e ocavalheirismo. A Flor de Liz também representaa pureza, a beleza e a renovação espiritual.Para os católicos, ela representa a SantíssimaTrindade ou a Virgem Maria ou o Anjo Gabriel.No cotidiano moderno, a Flor de Liz é o símbolodo escotismo, do exército e da literatura(pedagogia); pois está associada ao poder, àlealdade, à honra e à sabedoria.

Que outros significados a Cruz de Santiagoapresentam para ti?

(R.A.V.)

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 10

Page 11: Informativo da - ACASARGS

INFORMAÇÕES FINAIS

DOAÇÃO DE FOTOGRAFIAS Solicitamos que fotos digitais sejam enviadas ao e.mail [email protected]. Aquelas fotos selecionadas pelo Conselho Editorial serão utilizadas no Informativo da ACASARGS.Há obrigatoriedade de que as fotos sejam livres de direitos autorais. Aceitam-se exclusivamente fotos do Caminho de Santiago de Compostela ou do Caminho deCaravaggio. Não serão selecionadas imagens contendo pessoas (estas podem ir na página do Facebook).

MATÉRIAS PARA O PRÓXIMO NÚMERO Textos com conteúdos pertinentes a este informativo podem ser enviados até 24/julho/2020.Eles podem ser enviados ao e.mail: [email protected]. Dimensões: textos com 300 a 500 palavras.A submissão a este informativo indica que cada autor mantém os seus direitos autorais e queconcorda com a Licença do Creative Commons (ver abaixo).

PÁGINA DA ACASARGS NA INTERNET

https://acasargs.com.br/

Consulte a página da internet para saber sobre os próximos eventos, novidades, informações,instruções e dicas sobre os preparativos para fazer o Caminho de Santiago de Compostela.

PÁGINA DA ACASARGS NO FACEBOOK

https://www.facebook.com/acasargs

Consulte a página no Facebook para curtir as Lives e outras notícias.

Também é possível apreciar as fotos dos peregrinos que estão percorrendo o Caminho de Santiagode Compostela e, também, enviar uma mensagem de apoio às experiências e “aventuras” dosmesmos.

Os que estão no Caminho podem postar suas fotos e experiências “ao vivo”.

DIREITOS AUTORAIS E LICENCIAMENTO DESTA OBRATodas as matérias desta obra são de propriedade intelectuais de seus respectivos autores e estão sob a Licença de:

Creative Commons. CC BY-SA - Atribuição-CompartilhaIgualhttps://br.creativecommons.org/licencas/

____________________________________________ Informativo da ACASARGS - 11