informativo atitude jovem 1ª edição

4
Jovem Atitude Dez 2008 Nº 1 1 1 Editorial Este informativo, tem o objetivo de divulgar a contracultura. Serão diversos assuntos nada convencionais, que talvez causem dor aos olhos de alguns. Nele, a população tem direito de manifestação, sem pagar absolutamente nada. Proporcionamos oportunidade de fala, respeitamos a liberdade de expressão de cada um, desde que cada pessoa se responsabilize pelo que escreva. O informativo, apesar de ter uma visão crítica da sociedade não tem dono e nem possui uma opinião que prevaleça no grupo de emissores. Respeitamos a pluralidade de idéias dos redatores e da população. Caso o leitor verifique que o jornal é muito simples, e faça alguma crítica, solicitamos o seu apoio cultural. Realmente ele foi elaborado e distribuído sem muito custo e totalmente independente, uma vez que não temos o objetivo de fazer um jornal esteticamente correto e nos padrões que alguns cidadãos estão acostumados a ler. O intuito é emitir as mensagens para os receptores, mostrando o outro lado da moeda, o que a grande mídia mascara. Portanto, traremos questionamentos, opiniões e críticas da realidade, com a finalidade de fazer com que o leitor reflita sobre os temas abordados aqui. Procuramos atender a vários públicos e não visamos lucro. Além disso, levamos através deste a cultura do underground local que não é difundida nos meios de comunicação comerciais, por exemplo, a cultura do rock n’ roll, rap, entre outros estilos e movimentos culturais que possuam conteúdo de protesto ou atitude. Se você leu até aqui e gostou, sinta-se em casa ao ler o informativo Atitude Jovem. Parabéns! Você não é um alienado. Colabore conosco sugerindo pautas, escrevendo manifestos e o que você pensa. Caso queira participar é só enviar o seu parecer para o e-mail [email protected] ou [email protected] ou ainda se conhece alguns dos redatores, basta trocar uma idéia pessoalmente. E, só para quebrar mais um paradigma, estamos recebendo cartas através do endereço: Rua Toríbio Veríssimo 1008 CEP: 98015190. E ainda para o endereço da Rádio Popular FM, Venâncio Aires 1531, segundo piso, sala 4, CEP: 98005020,Cruz Alta. Informativo Atitude Jovem: Editores: Diones Biagini e Fábio Figueiredo. Redatores e colunistas: Diones Biagini, Fábio Figueiredo e Carlos Roberto. Diagramação: Fábio Figueiredo. Duasrealidades...queagrandemídiamascara... X " Nossos pais lutaram pela liberdade. Há os que se fazem pelas suas falsidades. Livres só os pensamentos... as atitudes, as controvérsias e toda a plenitude que somente o destino pode desvendar e mudar...!" Qual das fotos oeditor escolheria para publicar no jornal? Se um deles fosse seu filho, você pagaria para colocar na capa essas realidades? Pense bem! Até que ponto você busca visibilidade? Por quê? (Fábio Figueiredo)

Upload: fabio-figueiredo

Post on 20-Jun-2015

639 views

Category:

Documents


10 download

DESCRIPTION

free mp3 free online music free online music

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Atitude Jovem 1ª edição

Jovem

Atitude

Dez 2008

Nº 1

11 Editorial

Este informativo, tem o objetivo de divulgar a contracultura. Serãodiversos assuntos nada convencionais, que talvez causem dor aos olhosde alguns. Nele, a população tem direito de manifestação, sem pagarabsolutamente nada. Proporcionamos oportunidade de fala, respeitamos aliberdade de expressão de cada um, desde que cada pessoa seresponsabilize pelo que escreva. O informativo, apesar de ter uma visãocrítica da sociedade não tem dono e nem possui uma opinião que prevaleçano grupo de emissores. Respeitamos a pluralidade de idéias dos redatorese da população.

Caso o leitor verifique que o jornal é muito simples, e faça algumacrítica, solicitamos o seu apoio cultural. Realmente ele foi elaborado edistribuído sem muito custo e totalmente independente, uma vez que nãotemos o objetivo de fazer um jornal esteticamente correto e nos padrõesque alguns cidadãos estão acostumados a ler. O intuito é emitir asmensagens para os receptores, mostrando o outro lado da moeda, o que agrande mídia mascara. Portanto, traremos questionamentos, opiniões ecríticas da realidade, com a finalidade de fazer com que o leitor reflitasobre os temas abordados aqui. Procuramos atender a vários públicos enão visamos lucro.

Além disso, levamos através deste a cultura do underground localque não é difundida nos meios de comunicação comerciais, por exemplo, acultura do rock n’ roll, rap, entre outros estilos e movimentos culturaisque possuam conteúdo de protesto ou atitude. Se você leu até aqui egostou, sinta-se em casa ao ler o informativo Atitude Jovem. Parabéns!Você não é um alienado. Colabore conosco sugerindo pautas, escrevendomanifestos e o que você pensa. Caso queira participar é só enviar o seuparecer para o e-mail [email protected] [email protected] ou ainda se conhece alguns dos redatores,basta trocar uma idéia pessoalmente. E, só para quebrar mais um paradigma,estamos recebendo cartas através do endereço: Rua Toríbio Veríssimo1008 CEP: 98015190. E ainda para o endereço da Rádio Popular FM,Venâncio Aires 1531, segundo piso, sala 4, CEP: 98005020,Cruz Alta.

Informativo Atitude Jovem: Editores: Diones Biagini e FábioFigueiredo. Redatores e colunistas: Diones Biagini, Fábio Figueiredoe Carlos Roberto. Diagramação: Fábio Figueiredo.

Duas realidades...que a grande mídia mascara...

X

" Nossos

pais

lutaram

pela

liberdade.

Há os que

se fazem

pelas suas

falsidades.

Livres só os

pensamentos...

as atitudes,

as

controvérsias

e toda a

plenitude

que

somente o

destino

pode

desvendar e

mudar...!"

Qual das fotoso e d i t o rescolheria parapublicar nojornal? Se umdeles fosseseu filho, vocêpagaria paracolocar nacapa essasreal idades?Pense bem!Até que pontovocê buscavisibilidade?Por quê?

(Fábio Figueiredo)

Page 2: Informativo Atitude Jovem 1ª edição

Falácias formais

Vejo juristas sem paixão,

representam um aborto legal;

Raposas investigam na lei do cão,

com quebra de sigilo débil-mental.

Pessoas normais ligam direto para seus psiquiatras,

ao invés de conversarem com as outras sensatas;

Candidatos inseguros perguntam o que poderiam

fazer,

esses não ligam para ninguém, só para o dinheiro.

Se o Brasil fosse um ser humano;

a corrupção seria um encosto.

Como não é, só querem seu trono;

se apoderar de almas, criar imposto.

(Decimar Biagini - Advogado e Escritor)

Atitude Jovem

Seg à Qui 22 h

Popular Fm 107.9

"Profissão do povo"

Aqui você fica sabendo qualé a realidade dos profissionais quelutam para sobreviver em nossomunicípio.

Helenita Bibiano

Há 18 anos,Helenita é vendedora

ambulante em Cruz Alta. Atualmente vende

algodão doce, mas durante a vida já vendeu

pastel, picolé, bolinhas de brinquedo, sacolé,

entre outros. Hoje, com mais de 50 anos, está

cansada do que faz, mas mesmo assim

continua na luta e sobrevive através da

profissão “O trabalho é difícil, a gente vai

lutando, tem alguns dias que ganho 5 reais

outros 10, não tem como ter uma renda fixa,

mas acredito que nem um salário consigo

obter”, ressalta Helenita.

www.radiopopularfmcruzalta.com.br

“Atitude Jovem – A contracultura da informação”

Nossa história está repletade lutas e conquistas.Assim,surgiram mitos e heróis. Desdeo descobrimento de nossapátria (esqueceram que jáhavia habitantes neste solo) atéos tempos modernos, todos osheróis que estão registradosnos livros escolares, pelomenos foi o que tentaram meenfiar garganta abaixo, tinhamuma característica em comum:“sonho de liberdade”.Está láescrito, mas confesso que nãoacredito,sou assim, a vida meensinou a ser assim ou vocêacredita mesmo que DavidCanabarro foi um herói?

Mas agora chego aos fatosde verdade. Mais um final deano esta aí, mais um Natal

chegando, e vem à minhalembrança um Natal de 1988,eu tinha seis anos, mas lembrocomo se fosse hoje e vocêdeve estar se perguntando oque tem haver mitos, heróisbrasileiros etc e tal com umNatal de 1988. Já digo, poisbrasileiro tem memória fraca.

É que no dia 22 dedezembro de 1988 foi ceifadaa vida de CHICO MENDESque, para mim, é o maior heróibrasileiro, porque veio dopovo, assim como Zumbi dosPalmares. Um homem queestava pelo menos 100 anosà frente de toda uma nação,sem temor lutou contra aburguesia "idiota" e a favor deseus camaradas seringueiros

exigindo, de uma minoria rica,dignidade e igualdade para seupovo, e nos deixando umgrande ensinamento: Devemoscuidar de nossa florestaporque ela é o único bem quepoderá salvar a humanidadede uma desgraça maior. Estáaqui registrada a minha singelahomenagem a esta figura que,como já citei, é o maior heróique nossa nação já teve e quecaiu em esquecimento por sersimplesmente do povo.

“No começo pensei queestivesse lutando para salvarseringueiras, depois penseique estava lutando para salvara Floresta Amazônica. Agora,percebo que estou lutandopela humanidade”.

(Chico Mendes).

Herói Brasileiro

2

(Artigo de Opinião: Rapper Camarão)

Dez2 0 0 8

(Reportagem: Jornalista Diones Biagini)

Page 3: Informativo Atitude Jovem 1ª edição

"Atitude Independente"

Bandas Independentes

O número de bandas independentes vem aumentando nos últimos tempos. Por isso, resta

fazermos uma reflexão. Será que ser independente transformou-se em moda? Acredito que não. Ofato é que com a chegada da internet houve uma maior divulgação do trabalho das bandasindependentes e, conseqüentemente houve uma queda nas vendas dos CDs. Isso resultou emprejuízo para as gravadoras e na migração de bandas para o cenário independente. Afinal de contasas gravadoras pagam mal e exploram demais. E aí a moçada preferiu produzir o seu som, fazer asua própria arte na capa do cd, divulgar, agendar shows, entre outros. Os músicos é quem são osseus próprios patrões, ou seja, quem sabe usufruir melhor das ferramentas convencionais e dainternet é quem vai crescer dentro do movimento. Ser independente não é tão fácil quanto parece.Não é tão maravilhoso. Requer muita garra, atitude, persistência e, principalmente humildade. Aindatem vezes que a moçada tem que tirar dinheiro dos seus próprios bolsos e trabalhar fora da áreada música para poder manter sua banda e despesas do dia-a-dia.

É claro que a palavra independente às vezes é confundida por alguns que acreditam que opessoal desse cenário não deve aceitar apoio cultural de ninguém. Os independentes não podemé deixar que alguém os explore, buscando a mudança do som para um estilo mais comercial. Daísim, na minha concepção, a banda deve procurar se encaixar em outro movimento. Em resumo, ocidadão independente é aquele cara que ama o que faz, luta com pouco apoio e consegue serreconhecido. Aí dá para tirar o chapéu. (Artigo: Jornalista Diones Biagini)

3

O Jornaleiro é tão importante quanto o Jornalista

Nação Hip HopSábado 21 h / Popular FM 107.9

Quantas vezes, ao despertarpela manhã, você foi até a frentede sua residência apanhar ojornal e ele não estavalocalizado onde deveria? Logosurge a interrogativa: O que seráque aconteceu? O jornaleironão depositou meu periódicomais uma vez... Todos estão habituados acreditar a informação dos fatoslocais, nacionais ou mundiais aojornalista. Mas talvez isso tenhauma lógica (ou não). É orepórter quem persegue asfontes de informação para entãoredigir uma notícia, nota oureportagem (e levar o fato) atéo leitor.

O que deve ficar claro aqui,não é a desvalorização à classe(da qual faço parte), mas pelocontrário, estimar uma funçãoque é pouco lembrada nestemeio de comunicação demassa: a do jornaleiro. Funçãoque não deve nada aosprofissionais da comunicaçãosejam chefe de redação, editor,redator ou até mesmo oproprietário de tal jornal que emmuitos casos não conhece aárea do jornalismo, mas está alipor um objetivo explícito:Lucrar, formando a sua opinião! Reitero mais uma vez minhainsatisfação (acreditando ser ade muitos colegas e

receptores), a respeito dos“magnatas” da comunicaçãoque detém o poder unilateraldentro da empresa e a últimapalavra quanto à matériapublicada. Em síntese, gostaria de exaltara classe dos jornaleiros , quedistribui em primeira mão ainformação do fato que só ojornalista viu. Porém retornamà minha memória para relembrá– los que, esta função, é oprincipal elo de ligação entrevocê (receptor), e asinformações (alimentadas pelojornalista), que buscamosdiariamente.(Opinião:Fábio Figueiredo)

:)

Page 4: Informativo Atitude Jovem 1ª edição

Dez2 0 0 8Um programa para ouvintes de atitude

Como interagir com o programa?

Ouvintes

de

Atitude

participam!

Telefones: (55) 3322 9245, 8412 2914, 9619 97 43

Internet:www.radiopopularfmcruzalta.com.br / [email protected]

Comunidade no Orkut: Atitude Jovem / 107.9

Cartas: Rádio Popular Fm, Av. Venâncio

Aires 1531, 2° piso sala 4 Cep: 98005-020

Se você é músico, envie seu material!

Quem é o culpado?O Papai Noel?

Porão

do Rock

Domingo 19:30 h

Popular FM 107.9

"Para quem

está cansado

de ouvir mesmice"!

As datas em geral são criadas para os seres humanos possam consumir. No Natal ainda é mais.Todos os anos, publicidades são feitas com o intuito de persuadir o povo, para que esqueça qual realmenteé o sentido da palavra Natal ou do Ano Novo. É claro que a televisão ainda coloca umas mensagens depaz e igualdade para enganar um pouco. Ah, e também não poderia me esquecer de um tal de RobertoCarlos, que os brasileiros tanto amam. Esse canta todo final de ano a mesma música Jesus Cristo, JesusCristo eu estou aqui. Nada contra Jesus, mas sim contra a hipocrisia dessa letra.

Falando nisso queria entender o porquê de tanta falsidade entre as pessoas nos finais de ano. Epor que as pessoas consomem tanto? Ganhar um presente é sempre bom, mas um abraço ou um olharsincero, realmente é melhor. Não estou pregando o fim do consumo exagerado, pois afinal de contastodos consomem, alguns demais e outros de menos. Cada pessoa escolhe o que acredita ser necessáriode acordo com sua possibilidade financeira, mas o fato que me irrita é que os que possuem muito dinheiro,só fazem doações aos carentes em determinadas datas. Posso dizer que a bondade é estipulada pelocalendário. Ah, por favor! Enfim, é bem fácil criar campanhas sociais quando convém à mídia e àburguesia neoliberal. Para eles, todo o ano é sinônimo de festas de final de ano, todo dia mesa farta,champagne, caviar e outros coisas que nunca comi, pois não tenho a mínima vontade.

O Papai Noel não tem culpa de ser o símbolo dessa palhaçada toda, mas me lembro de umamúsica que começa assim: “Papai Noel “f.d.p.” efeitos miseráveis eu quero matá-lo aquele porco capitalistapresenteia os ricos e cospe nos pobres, nós vamos seqüestrá-lo e vamos matá-lo por quê? Aqui nãoexiste Natal por quê? Presenteia os ricos e cospe nos pobres”. Isso, poderia resumir tudo. Mas não possome esquecer do Ano Novo: tanta esperança da nação para que tudo melhore. Uma coisa é certa a únicacoisa que muda de um ano para o outro são as latas de cerveja jogadas nas ruas no dia 2, o aumento dosimpostos, e da corrupção dos políticos.

Fogos, porcos, crenças, uvas, roupas brancas, para quê? Diversão é importante, sonhar é possível,mas o fato é que o a maioria da população da classe baixa vive como escravos. E quem fica feliz comisso tudo? Mais uma vez só eles? (Artigo de Opinião: Jornalista Diones Biagini)

4

O Atitude Jovem vaiao ar das 22h às 24h epossui diversos quadroscomo: O Ouvinte Detona,Manifesto Jovem, OrelhãoPopular, Comparando asMusicalidades, Barzinho doAtitude, Músicas para serecompor, viajar, amar eprotestar. Entre diversosquadros, alguns merecemmaior relevância, como oOrelhão Popular, onde osapresentadores DionesBiagini, jornalista pós-graduado, e FábioFigueiredo, acadêmico docurso de Jornalismo, ligampara os telefones públicos dacidade e o repórter Rafaeldos Santos Machado atende,intermediando uma conversacom as pessoas dacomunidade que seencontram próximos aolocal. No quadro OuvinteDetona, os ouvintes ligam

para a rádio e indicam umamúsica que não gostam epedem para osa p r e s e n t a d o r e s“detonarem”, após aexecução de uma parte damúsica com vinhetas deáudio de bombas, tiros demetralhadoras, risadasseguidas de vômitos edescarga.

O programa AtitudeJovem criou, no segundosemestre de 2007, umconcurso musical chamado“1° Acústico Estudantil –Atitude Jovem, nas ondas daPopular FM” onde duasbandas, grupos, ou artistassolo se apresentavam aovivo durante o programa eo público ouvinte decidiaquem deveria passar para apróxima fase. Esse evento,nas ondas da Popular FM,chegou a registrar o recordede 250 votos de ouvintes em

uma hora destinada àsvotações. O AcústicoEstudantil ainda teve umcaráter social, não visandoà contribuição financeira dosmúsicos participantes.Apenas foram arrecadados,junto ao ato de inscrição doAcústico, alguns quilos dealimentos que foram doadospara a comunidade carente.Uma semana, após o final doevento aconteceu uma festade premiação do Acústico,quando os músicosparticipantes do concursose apresentaram ao vivo emuma casa de festas dacidade. Passaram-se, trêsmeses e outro eventoimportante foi criado peloprograma Atitude Jovem daRádio Popular FM - o AtitudeJovem na Rua - ondediversas bandas e gruposlocais de diferentes estilosapresentaram-se no centro

da cidade. O povopode conferir oRock n Roll dabanda ArquivoOculto, o Hip Hopdos grupos 5°Elemento mc´s eExército Vermelho,além do Hardcoreda Pleura, semp a g a rabsolutamentenada, uma vezque o evento nãotirou proveitofinanceiro, e simteve o objetivo deunir as “tribos”,valorizando asdiferentes culturasdos talentos locaisdo município.

(Texto:JornalistaDiones Biagini)