informativo acin edição 94

8
Ano 09 - Edição Nº 94 ACIN DISCUTE AÇÕES E PROJETOS DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS Candidatos a prefeito também serão convidados a apresentar propostas aos empresários.

Upload: acin-associacao-empresarial-de-navegantes

Post on 30-Mar-2016

216 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Informações empresariais de Navegantes SC.

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Acin edição 94

Ano 09 - Edição Nº 94

ACIN DISCUTE AÇÕES E PROJETOSDAS SECRETARIAS MUNICIPAIS

Candidatos a prefeito também serão convidados a apresentar propostas aos empresários.

Page 2: Informativo Acin edição 94

Segurança pública não pode ser tratada apenas como medidas de vigilância e repressiva, mas como um sistema integrado e otimizado envolvendo instrumentos de preven-ção, coação, justiça, defesa dos direitos, saúde e social. O processo de segurança pública se inicia pela prevenção e finda na reparação do dano.

A segurança pública enquanto atividade desenvolvida pelo Estado é responsável por empreender ações de repressão e oferecer estímulos ativos para que os cidadãos possam conviver, trabalhar, produzir e se divertir, protegendo-os dos riscos a que estão expostos.

As soluções para a segurança públi-ca devem passar pelo fortalecimen-to da capacidade do Estado em gerir

a violência, e também pela capaci-dade das instituições públicas com a sociedade civil e com a produção acadêmica mais relevante à área.

Em síntese, os novos gestores da segurança pública (não apenas policiais, promotores, juízes e buro-cratas da administração pública) de-vem enfrentar desafios sobre o tema entre as causas dessa deficiência estão: o aumento do crime, insegu-rança, impunidade.

O Estado deve tomar medidas sérias e rígidas de combate à crimi-nalidade e à preservação da segu-rança nacional, adotando novas soluções tanto no quadro jurídico e institucional como no operacional que estejam à altura da sofisticação da criminalidade.

Alexandre Pedro DiasVice-presidente da Acin

Assuntos Comunitários ede Segurança

para

...SEGURANÇA PÚBLICA...

Av. João Gaya, 1271 - Navegantes CEP:88375-000 | Fone: 47 3342-8943

Page 3: Informativo Acin edição 94

Preocupados com os casos de assaltos e arrombamentos ocorridos recentemente no comércio de Navegantes, os empresários liga-dos a Acin , através do presidente da entidade, Francisco Carlos Gervásio, promoveram uma ampla discussão com o comandante do 25º BPM, Major José Carlos Bernardes e com o secretário de Segurança e Defesa Social de Navegantes, Joab Bezerra Duarte Filho.

A reunião ocorreu na terça-feira (10/07) na sede da entidade e contou com a presença expressiva da classe empresarial, que cobrou mais empenho das autoridades policiais na prevenção e nas elucidações dos crimes, bem como na realização de uma força-tarefa nos principais Bairros do município.

Na oportunidade, o comandante do 25º BPM informou que, por enquanto, não está previsto o aumento no efetivo do Batalhão, mas garantiu a realização de um policiamento ostensivo no comércio da cidade. Bernardes in

formou também que com a instalação das

câmeras de monitoramento a PM terá mais condições de garantir a segurança do município.

Inicialmente serão instaladas seis câmeras na cidade e segundo o Major, a previsão é de que o sistema de monitoramento esteja em funcionamento a partir de agosto. “Já estamos com quase tudo pronto, agora nos resta à conclusão da sala de monitoramento no Batalhão”, informou.

Durante o debate os empresários recebe-ram, do comando da PM, um relatório de ocorrências que compara os casos registrados no primeiro semestre de 2011 com os registros do mesmo período deste ano. Os números mostram uma redução nos crimes mais violentos, como homicídio e roubo, mas, em contra partida, apresentam um crescimento significativo nos furtos a residências.

Estatísticas...

ACIN DEBATE COM AUTORIDADES DO MUNICÍPIO

SEGURANÇA PÚBLICA

Ocorrências... 2011 2012

Furtos a estabelecimentos comerciais 24 23

Furtos a residências 103 144

Roubos ou assaltos a residências 12 09

Roubos ou assaltos a comércios 37 22

Homicídios 13 06

Fonte: Serviço de Inteligência do 25º BPM

1º Semestre

Durante a reunião os empresários cobraram mais ação da PM

Page 4: Informativo Acin edição 94

A Associação Empresarial de Navegantes (Acin), através do presidente, Francisco Carlos Gervásio, vem ao longo dos últimos dois meses promovendo debates com secretários e res-ponsáveis pela gestão das principais Secre-tarias da atual Administração Municipal de Navegantes.

A ideia, segundo o presidente da entidade, é aproveitar o ano eleitoral para conhecer melhor o trabalho que vem sendo feito em cada Secretaria, bem como levar as sugestões do empresariado ao poder público municipal. Os debates são realizados sempre as terças-feiras, às 19h30min, na sede da entidade, durante as tradicionais reuniões semanais.

Os associados e diretores da Acin aprovaram a iniciativa e a cada encontro a participação é mais significativa. “Essa é uma oportunidade que temos de ouvir os secretários sobre os trabalhos realizados e os projetos para o futuro. Nesses debates temos também a oportunidade de apresentar nossas ideias e cobrar novas ações que vem de encontro aos in-

teresses da classe empresarial do município. Penso que é fundamental que tenhamos essas conversas, pois desta forma mantemos uma participação ativa da Acin no desenvolvimento e nas questões do município” enfatizou Francisco Carlos Gervásio.

De acordo com o líder empresarial os deba-tes continuarão sendo realizados na Acin. Até mesmo os atuais candidatos serão chamados para que apresentem seus planos de governo aos empresários. “Só desta forma poderemos avaliar a intenção de cada candidato e com isso votar com consciência nas eleições deste ano”, finalizou Francisco.

Já estiveram na Acin os responsáveis pelas seguintes Secretarias: Saneamento Básico, Sandra Demétrio Santiago, Saúde, Leonardo Vianna, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, João Paulo Serpa e Paulo Mafra, Desen-volvimento Econômico, Antonio Carmona, Assistência Social, Regina Célia Corrêa, Fundação Cultural, Marcos Venicio Montagna, Segurança e Defesa do Cidadão, Joab Bezerra

Duarte Filho e Major José Carlos Bernardes, comandante do 25° BPM, Obras, Wilson Parizotto, Governo, Carlos Eduardo Muller, Turismo, Sérgio Schultz.

ACIN DISCUTE DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS

AÇÕES E PROJETOS

O objetivoé levar ideiase sugestõesao poderpúblico

municipal, bem como

acompanharo trabalhorealizado.

Secretária de Assistência Social, Regina Corrêa, durante reunião com os empresários

Célia

Page 5: Informativo Acin edição 94

05 - Informativo Acin

MARGEM DO VALOR AGREGADO DOS SERÁ REAVALIADA NO ESTADO

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

tado positivo. De acordo com dados da Secretaria da Fazenda de SC, atualmente o Estado conta com 8.206 empresas atuando no ramo de materiais de construção. Para que a pesquisa atinja todos os estabelecimentos foram criadas sub-regiões. Sete grupos de produtos serão pesquisados, Vidros, Plásticos e Borrachas, Cerâmicos, Metais, Vergalhões e Barras, Madeiras e outros.

O presidente da Fecomac SC, Jorge Rechia Guarezi, pretende mobilizar as Acomacs e seus associados no suporte a pesquisa. “Essa é uma iniciativa inédita e fundamental para o futuro do setor. Nossa diretoria está, desde já, engajada nesse projeto que certamente vai trazer resultados positivos ao comércio varejista de material de construção”, finalizou Guarezi.

Os técnicos pretendem definir a MVA analisando a mé-dia no preço de venda à vista no estabelecimento de varejo, mais frete, seguro e demais despesas cobradas do adquirente, bem como identificando o preço de venda à vista do fabricante ou importador, mais o IPI, frete, seguro e demais despesas do destinatário. Após o estudo os dados serão encaminhados para análise da Secretaria da Fazenda.

As lojas de Navegantes e região também serão convidadas a participar da pesquisa. Aqui os trabalhos serão coordenados pela Acomac Litoral - Associação dos Comerciantes de Materiais de Construção do Litoral Norte de SC, que tem como presidente o empresário, Vinicio Bortolatto. Segundo Vinicio, esse é um pleito antigo da classe e que agora será posto em prática através da parceria firmada com a Secretaria de Estado da Fazenda.

Em reunião na sede da Federação das Associações dos Comerciantes de Mate-riais de Construção de Santa Catarina (Fecomac SC) realizada na quinta-feira (26) os empresários ligados a entidade conheceram a metodologia da pesqui-sa, que será realizada através de uma parceria entre Fecomac, Fecomércio e Secretaria da Fazenda.

O objetivo é estabelecer a Margem de

Valor Agregado (MVA) justa no cálculo da Substituição Tributária dos produtos de Materiais de Construção em todo o Estado.

O projeto foi apresentado pelo geren-te da Divisão de Planejamento da Fe-comércio SC, Renato da Silva Barcellos. Na oportunidade ele enfatizou a impor-tância da participação dos lojistas do setor para que a pesquisa tenha um re-

Uma pesquisa feita por entidades do setor vai auxiliar a Secretaria da Fazenda a definir as novas alíquotas.

DO 25º BPM

ACIN ENTREGA DE ASSOCIADOS AO

COMANDO

CONTRIBUIÇÃO

O presidente da Acin, Francisco Carlos Gerásio, a vice-presidenta, Ana Maria Feiler Rescaroli e o tesoureiro, Joel Jo- ão Francisco, representaram os associados da entidade e repassaram ao comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar de Navegantes, major José Carlos Bernardes, um cheque refe rente as colaborações dos empresários para PM.

Os recursos foram arrecadados de forma voluntária e vão servir para custear parte da obra de ampliação do Batalhão.

Na oportunidade o comandante, José Carlos Bernardes, falou da importância dessa parceria e agradeceu os empre- sários pela iniciativa. A entrega foi realizada na sede da Acin na tarde do dia 1º de agosto.

Diretoria da Fecomac SC reunidaem Florianópolis

Jean Carlos Caetano, 2° Tenente da PM, Joel João Francisco, tesoureiro da Acin, Ana Maria Feiler Rescaroli, vice-presidenta da Acin, major, José Carlos Bernardes, comandante do 25° Batalhão de Polícia Militar e Francisco Carlos Gervásio, presidente da Acin.

Page 6: Informativo Acin edição 94

www.acin.com.br

Acesse:

ENCONTRO DE NEGÓCIOS REÚNEEMPRESÁRIOS DE NAVEGANTES E REGIÃO

Através de uma parceria entre a Cooperativa de Crédito dos Empresários da Foz do Rio Itajaí (Credifoz) Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e Associação Empresarial de Navegantes (Acin), foi realizado, pela 1ª vez na cidade, um Encontro de Negócios.

O evento, que teve como sede o Colégio e Faculdade Sinergia, reuniu dezenas de em-presários na quinta-feira (26). O Encontro de Negócios teve como objetivo principal a troca de informações e experiências entre empresas e profissionais. Cada participante teve um tempo específico para apresentar seu produto ou serviço.

A ideia foi concebida para servir como um instrumento de estímulo e fomentação de negócios vindo a atender uma necessidade de integração empresarial entre os diversos segmentos da indústria, comércio e serviços do nosso município.

Na oportunidade a Acin, através da secretária Executiva, Karina C. Novaes Estácio Batista, e da consultora e agente comercial da entidade, Janaina Stahlschimidt, apresentou todos os seus produtos, serviços e ações que oferece aos seus associados.

A entidade dispôs de dez minutos e de acordo com as representantes, o conteúdo apresentado chamou a atenção dos participantes. “Foi muito produtivo, tivemos a oportunidade de divulgar

ainda mais a nossa entidade e com isso forta-lecer o relacionamento com a classe empre-sarial do município. Tivemos muito êxito nesta primeira edição, graças à aceitação da classe empresarial, e isso é fundamental para o fortalecimento do setor. Todos os envolvidos no projeto estão de parabéns”, finalizou Karina.

O presidente da Acin, Francisco Carlos Ger-vásio, foi representado pelo vice-presidente para Assuntos de Núcleos Setoriais da Entidade, João Goedert Gonçalves. João também para-benizou a iniciativa e incentivou a realização de mais eventos dessa natureza.

Os participantes acompanharamatentamente a apresentação da Acin

Page 7: Informativo Acin edição 94

AV. PREF. CIRINO ADOLFO (BEIRA MAR) Nº 1391 CENTRO - NAVEGANTES - SC - FONE: (47) 3342-8282 - 3319-5002

Centro Integrado à Saúde

FACISC É VENCEDORA DO PRÊMIO 2012 DA ADVBEMPRESA CIDADÃ

Facisc é uma das quinze empresas e instituições catarinenses que vão receber da ADVB/SC (Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil em Santa Catarina) o Prêmio Empresa Cidadã 2012. Além da Federação, BAESA (Energética Barra Grande), Celulose Irani, Dudalina, Eletrosul, Enercan (Campos Novos Ener-gia), Escola de Inglês Teddy Bear, Malwee Malhas, Portobello, Portonave, RBS TV, SESI/SC, Terminal Portuário Santa Cata-rina, Unimed Grande Florianópolis e WOA Empreendimentos Imobiliários são os outros vencedores da edição 2012 da premiação, a décima quarta consecutiva. Os projetos estão relacionados às áreas de Preservação Ambiental, Participação Co-munitária e Desenvolvimento Cultural (ve-ja relação completa dos cases abaixo).

Para o presidente da Facisc, Alaor Tissot, o reconhecimento da ADVB é resultado do planejamento da Federação nos últimos que está focado em uma das suas diretrizes na Responsabilidade Social e Empresarial. "O Projeto IR demonstra a preocupação do empresariado em fazer a sua parte para mudar a realidade da nossa sociedade, e neste caso das crianças e adolescentes, já que o projeto está focado na destinação de recursos para o Fundo da Infância e Ado-lescência (FIA)", explica.

“Já está claro que o desenvolvimento sustentável, pautado pela preservação ambiental e inclusão social, é o caminho para sobrevivência das gerações futuras. As empresas entenderam seu importante papel nesse cenário e têm, cada vez mais, se empenhado em criar projetos e iniciativas nesse sentido.

Como reconhecimento, a ADVB/SC pre-mia esses exemplos positivos”, diz Juarez Beltrão, presidente da entidade.Todos os cases inscritos foram avaliados, entre os dias 30 de junho e 14 de julho, por uma comissão julgadora formada por membros da Escola Superior de Propaganda e Marketing da região Sul (ESPM-Sul), com base na relevância social e comunitária da

iniciativa; originalidade e correção das estratégias; eficácia na execução do trabalho; e resultados obtidos, com rela-ção ao grau de benefício social e comu-nitário alcançado pelo projeto. Foram cinco jurados: Iara Silva da Silva e Liliane Antunes Rohde, na categoria Preservação Ambiental; Cláudia Paes Borba e Ana Damico, na categoria Participação Comu-nitária; e Cláudia Barbisan na categoria Desenvolvimento Ambiental. A entrega da premiação será realizada no dia 16 de agosto, em evento na Pousada Rural do SESC, na cidade de Lages.

O projeto criado pela FACISC visa articular junto aos associados a mobili-zação de recursos por meio da isenção fiscal no Imposto de Renda, concedida pelo Governo (valor obrigatoriamente pago). Através da Lei 8.069/1990, que institui o Estatuto da Criança e da Adolescência (ECA), é possível que pessoas físicas e jurídicas destinem parte de seu imposto de renda para os Fundos da Infância e Adolescência (FIA).

Os recursos arrecadados são controla-dos pelos Conselhos Municipais ou Esta-duais dos Direitos da Criança e do Ado-lescente. Esses conselhos fazem o repasse para programas executados por Entidades Sociais Cadastradas.

Mais informações: http://www.facisc.org.br/responsabilidade/projetos-sociais

Projeto IR

Page 8: Informativo Acin edição 94

Av. Beiramar. Rótula Aeroporto

Novo ponto Avenida Beira-Mar, Rótula de Acessoao Aeroporto e Centro. Com intenso tráfego de veículos e redução de velocidade obrigatória.

Ponto exclusivo!

08 - Informativo Acin

REGISTRO DE DE SERVIÇOS ENTRA EM VIGORIMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO

O País terá como monitorar tudo o que exporta e importa no setor de serviços com a entrada em vigor, na quarta-feira (01/08), do Sistema Integrado de Comér-cio Exterior de Serviços, Intangíveis e de Outras Operações Que Produzam Varia-ção no Patrimônio (Siscoserv). Por meio do novo sistema, o governo vai exigir o registro das importações e exportações de serviços.

Segundo a Receita Federal, o novo sistema vai permitir um maior controle das operações que não eram computadas antes e, em função desse novo conjunto de informações, a sonegação de imposto pode ser combatida mais facilmente. Além disso, propiciará maior controle de dados sobre transações com o exterior.

O registro vale para pessoas físicas e jurídicas.

Na prática, serviços de contratação ou empréstimo de serviços, como consul-toria, obras de construção civil, remes-sas, cursos e até turismo, terão que ser notificados pelo Siscoserv.

O registro vale para pessoas físicas e jurídicas. No caso de pessoas físicas, só precisam ser notificadas operações acima de US$ 20 mil. Também ficam isentas do registro empresas integrantes do Simples e microempreendedores individuais (MEI). O sistema será operado conjun-tamente pela Receita e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

A implementação do serviço será feita de forma gradativa. A partir do dia da implantação, o sistema passou a exigir o

registro das operações de construção civil, remessa e manutenção. Outros seto-res vão entrar no sistema, de forma escalonada, até abril do ano que vem.

De acordo com dados da Receita, historicamente, a conta de serviços do Brasil com o exterior é deficitária. No ano passado, o saldo ficou negativo em US$ 35 bilhões. Fonte: Economia SC