informativo abril 2012

8
1 Fundada a 20 de janeiro de 1998 CNPJ 02.802.540 / 0001-14 INFORMATIVO DE ABRIL DE 2012 E-mail: [email protected] Blog: fespiritacrista.blogspot.com Sou como a água... Nenhuma barreira poderá represar-me e impedir que me torne um oceano. Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras no meu leito converter- me-ei em torrente, em cachoeira, e salta- rei impetuoso. Se me fecharem todas as saídas, eu me infiltrarei no subsolo. Permanecerei oculto por algum tempo mas não tardarei a reaparecer. Em breve estarei jorrando através de fon- tes cristalinas para saciar a sede dos tran- seuntes. Se me impedirem também de penetrar no subsolo, eu me transformarei em vapor, formarei nuvens e cobrirei o céu. E, chegando a hora, atrairei furacão, pro- vocarei relâmpagos, desabarei torrencial- mente, inundarei e romperei quaisquer diques e serei finalmente um grande oce- ano. Massaharu Taniguchi Reuniões abertas ao público 3ªs Feiras 19:00h - Estudo do Evangelho, Corrente, Passes e Água Fluidi- ficada. 4ªs Feiras 19:00h - Estudos Doutrinários. Ao descerem do mon- te, os discípulos pergun- taram a Jesus: ‘Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir pri- meiro?’ Jesus respon- deu: ‘Elias vem e coloca- rá tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já vei- o, mas eles não o reco- nheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Ho- mem será maltratado por eles’. Então os discí- pulos compreenderam que Jesus lhes falava de João Batista.” Mateus 17 10-13

Upload: fespiritacrista

Post on 05-Jul-2015

303 views

Category:

Spiritual


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informativo Abril 2012

1

Fundada a 20 de janeiro de 1998

CNPJ 02.802.540 / 0001-14

INFORMATIVO DE ABRIL DE 2012

E-mail: [email protected] Blog: fespiritacrista.blogspot.com

Sou como a água...

Nenhuma barreira poderá represar-me e

impedir que me torne um oceano.

Se barrarem minha passagem colocando

grandes pedras no meu leito converter-

me-ei em torrente, em cachoeira, e salta-

rei impetuoso.

Se me fecharem todas as saídas, eu me

infiltrarei no subsolo.

Permanecerei oculto por algum tempo

mas não tardarei a reaparecer.

Em breve estarei jorrando através de fon-

tes cristalinas para saciar a sede dos tran-

seuntes.

Se me impedirem também de penetrar no

subsolo, eu me transformarei em vapor,

formarei nuvens e cobrirei o céu.

E, chegando a hora, atrairei furacão, pro-

vocarei relâmpagos, desabarei torrencial-

mente, inundarei e romperei quaisquer

diques e serei finalmente um grande oce-

ano.

Massaharu Taniguchi

Reuniões abertas

ao público

3ªs Feiras

19:00h - Estudo do Evangelho,

Corrente, Passes e Água Fluidi-

ficada.

4ªs Feiras

19:00h - Estudos Doutrinários.

“Ao descerem do mon-

te, os discípulos pergun-

taram a Jesus: ‘Por que

os mestres da Lei dizem

que Elias deve vir pri-

meiro?’ Jesus respon-

deu: ‘Elias vem e coloca-

rá tudo em ordem. Ora,

eu vos digo: Elias já vei-

o, mas eles não o reco-

nheceram. Ao contrário,

fizeram com ele tudo o

que quiseram. Assim

também o Filho do Ho-

mem será maltratado

por eles’. Então os discí-

pulos compreenderam

que Jesus lhes falava de

João Batista.”

Mateus 17 10-13

Page 2: Informativo Abril 2012

2

Dia 02 - 19:00h (1ª segunda-feira) - Prece pelos Desencarnados

Dias 03, 10 e 17 (3ªs feiras) - 19:00h - Evangelização

DIA 06 - (6ª feira) - Santa Ceia

Dias 04 e 18 - (4ªs feiras) 19:00h - Consulta com CABOCLOS

Dias 11 e 25 - (4ªs feiras) 19:00h - Consulta com PRETOS-VELHOS

Dia 22 (domingo) - 17:00 - Gira Festiva

Dia 24 - (última 3ª feira) 19:00h - Palestra - “Quem tem medo da morte”

Dia 27 - (última 6ª feira) 19:00h - Descarga do Templo

Próximos eventos beneficentes 06/ 05 - Feijoada Fraterna (Salão Costa da Duloren)

08/ 07 - Festa Julina (Salão Costa da Duloren)

OGUM

Quem de nós, seres humanos, não tem como ideal a liberdade?

A liberdade de ser, de estar, de fazer, de se movimentar, de agir com

força, determinação e muita proteção?

Assim, se seu sonho de liberdade é algo a ser conquistado, saiba que

os negros africanos, aqueles que nasceram livres e foram reduzidos

à humilíssima condição de escravos, cultuavam Ogum, pois era Ele

quem dava a Força de que necessitavam para conseguir a liberdade.

Ogum é o Orixá da Guerra, o guerreiro, general destemido e estraté-

gico, é aquele que veio para ser o vencedor das grandes batalhas, o

desbravador que busca a evolução.

Ogum é o que vem primeiro, o que está sempre à frente, um líder

nato. Ele conhece e domina todos os caminhos, por isso nunca se

perde e está sempre ajudando quando corretamente evocado.

Diante disso, cultuar Ogum é vital para quem quer conseguir vencer

suas batalhas com força, coragem e determinação.

Ogum é aquele que sempre está de "ronda" para proteger os injusti-

çados, é a Lei e a Ordem.

DIA 23 DE ABRIL - DIA DE OGUM

Page 3: Informativo Abril 2012

3

O mantra OM que foi plantado na Semente de Luz , é um mantra formado por um conjunto de palavras e sons para sintonizar a pureza no coração, mente, alma e ao redor, causando assim, a verdadeira essência a ser trabalhada com as forças vindas do cosmos. A tradução e o significado consistem no receber de uma jóia da consciência divina no centro do chakra coronário. Este mantra tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet. Os tibetanos não conseguiram ento-á-lo da mesma forma, mudando sua pronuncia para: OM MANI PEME HUNG e este é o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos. Qualquer pessoa pode entoá-lo. Estando feliz ou triste, ao entoar o "Mani Mantra", uma espontâ-nea devoção surgirá em nossa mente e o grande caminho será fortemente realizado. O mantra OM MANI PÄDME HUM, é fácil de pronunciar e poderoso, pois contém a essência de todo o ensinamento. Muito tem sido escrito sobre este mantra e é impressionante que apenas seis silabas possam atrair tanto comentário importante. De acordo com Dalai Lama, o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda. O som de cada silaba é visto como tendo uma forma paralela espiritual. Fazer o som de cada silaba portanto, é alinhar a si mesmo com aquela qualidade espiritual particular e para se identifi-car com isto. Existe também um grande número de outros benefícios que resultam da repetição deste mantra, incluindo a produção do mérito e destruição do Kharma.

OM - A primeira silaba, recitá-la o abençoa para atingir a perfeição na pratica da generosidade. MA - Ajuda a aperfeiçoar a pratica da ética pura. NI - Ajuda a atingir a perfeição na pratica da tolerância e paciência. PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da perseverança. ME - Ajuda a conquistar a perfeição na pratica da concentração. HUM - Ajuda na conquista da perfeição na pratica da sabedoria.

A senda das seis perfeições é a senda de todos os budas. Cada uma das seis silabas elimina um dos venenos da consciência humana. OM - Dissolve o orgulho MA - Liberta do ciúme e da luxuria. NI - Consome a paixão e os desejos PAD - Elimina a estupidez e danos. ME - Liberta da pobreza e possessividade.

HUM - Consome a agressão e o ódio.

Quem quiser limpar o seu astral e se sintonizar com a verdadeira essência pro-vinda por este conjunto de palavras e sons, aqui está a dica.

Um dia repleto de felicidades e prósperos acontecimentos em sua vida!!!

fonte: www.grandefraternidadebranca.com.br

Page 4: Informativo Abril 2012

4

O poder da oração

Marcos Paterra

Quando se diz “o poder da oração”, temos de ter em mente seus processos e seus motivos, afinal mui-tos a usam com intenções maldosas, como desejar mal a outrem, nesse tocante vem em nossa mente a frase : “Acatemos na oração a presença da luz que nos descortina a estrada para a Vida Superior, sem prevalecer-nos dela, a fim de queixar-nos de outrem ou espancar verbalmente seja a quem seja, quando a nossa comunhão com Deus e com a Espiritualidade Superior não seja possível em lugar à parte, no silêncio do coração, conforme a recomendação de Jesus.”[1] A oração tem um poder fabuloso, e vou o tentar descrever nesse artigo, para tanto vou me embasar cientificamente em pesquisas de autores não espíritas. O Dr. Jeff Levin[2], pesquisador do National Institute for Healthcare Research, autor do Livro “Deus, Fé e Saúde”, realiza estudo científico de como fatores espirituais previnem a incidência de enfermidades em determinadas regiões e a mortalidade, e promovem a saúde e o bem-estar - estabelecendo o relaciona-mento existente entre ciência, medicina e espiritualidade. Entre vários exemplos pode-se citar que paci-entes internados em UTI coronariana por meio de estudo duplo-cego[3], aleatorizado, com dois grupos paralelos, que receberam ou não prece. Resultado: o grupo que recebeu prece (por 28 dias) obteve melhores escores de evolução na UTI coronariana do que os que não receberam; não houve diferença na duração da hospitalização entre os dois grupos. [4] “A prece é o meio que o cérebro moderno tem para se conectar com estados de consciência ancestrais poderosos"[5] Um estudo, publicado no mês de Fevereiro/2011, na revista Psychiatry Research: Neuroimaging,[6] suge-re que meditar (orar) por apenas 30 minutos por dia, durante oito semanas, pode aumentar a densidade de massa cinzenta em regiões do cérebro associada à memória, stress e empatia. Nesta mesma revista informa os “Benefícios da Meditação e Estado de Prece” : Regula o ritmo respiratório e o ritmo cardíaco; Aumenta o fluxo de sangue para as células; Reduz o nível do hormônio cortisol, principal responsável pela morte de neurônios; Permite níveis profundos de relaxamento e bem-estar; Excelente terapia para pessoas com pressão alta; Reduz muito a ansiedade e o estresse (estima-se que 50% de todas as doenças são devido ao alto nível de estresse.) Para os médiuns a oração é preciosa, ajuda a comunicação com espíritos afins. “Quando desejamos nos comunicar com os espíritos desencarnados estaremos numa determinada fre-quência psíquica para tal. Se quisermos mudá-la teremos de alterar a emoção ou o pensamento. O esta-do de oração é uma forma de mudança de ambos. A sintonia não se dá apenas por um momento e em estado de oração, mas principalmente pelo modo de ser do indivíduo, pela sua natureza íntima, pelos sentimentos e ideias de que é portador.”[7] Em uma instituição espírita temos por habito efetuar preces antes e após as reuniões sejam elas públicas ou mediúnicas, sem dogmatismos ou beatismos, apenas para ajudar outros e/ou facilitar as comunica-ções mediúnicas. “A oração, antes forma petitória ou bajulatória, ganha conotação como forma de comunicação com Deus a fim de Lhes conhecer os objetivos ou corrigir rumos pessoais. A oração é ação em favor de si e de outrem. É um poderoso antídoto às agressões psíquicas. Não há lugar para altares, oferendas ou sacrifí-cios. O único sacrifício exigido é o sacro ofício de fazer o Bem ao alcance de cada um.”[8]

Publicado em Março 2012 pelo jornal “O Clarim”

Page 5: Informativo Abril 2012

5

IMPORTÂNCIA DAS QUEDAS

Um ponto importante é que precisamos contar com as quedas, até que cresçamos espiritualmente, afinal somos como crianças aprendendo a andar, e são as quedas que fortalecem nossa vontade, e nos ensinam a ter persistência. Somos aquilo que conseguimos realizar e não aquilo que prometemos. Através das quedas aprendemos mais sobre nós mesmos e podemos aperfeiçoar o modo de evitá-las. Mas se cairmos porque nos falta vontade de acertar estaremos no caminho descendente e, de queda em queda, nos enfraqueceremos. A criança aprende a andar porque está determinada a fazê-lo. Então, não desanimemos nunca, levantemo-nos logo e sigamos em frente com tranqüilidade, sem nos martirizarmos, com conhecimento de causa, na firme de-terminação de não mais errarmos.

CONCLUSÃO A cada minuto de nossa vida, antes de iniciar qualquer ação, façamos este exercício de nos perguntarmos sempre: Isto que estou fazendo agora seria bem aceito por Deus ou pela minha consciência? Se for, o procedimento é correto; se não for devemos descontinuar imediatamente o que iríamos fazer e não pensar mais nisso. “Aquele que, todas as noites, evocasse todas as ações que praticara durante o dia e inquirisse de si mesmo o bem ou o mal que houvera feito, rogando a Deus e ao seu anjo de guarda que o esclarecessem, grande força adquiriria para se aperfeiçoar, porque, crede-me, Deus o assistiria. Dirigi, pois, a vós, mesmos perguntas, interrogai-vos sobre o que tendes feito e com que ob-jetivo procedestes em tal ou tal circunstância, sobre se fizestes alguma coisa que, feita por outrem, censuraríeis, sobre se obrastes alguma ação que não ousaríeis confessar. Perguntai ainda mais: Se aprouvesse a Deus chamar-me neste momento, teria que temer o olhar de alguém, ao entrar de novo no mundo dos Espíritos, onde nada pode ser ocultado? Examinai o que pudestes ter obrado contra Deus, depois contra o vosso próximo e, finalmente, contra vós mesmos. As respostas vos darão, ou o descanso para a vossa consciência, ou a indicação de um mal que precise ser curado.” - (SANTO AGOSTINHO in O Livro dos Espíritos , q 919a) A auto-análise permite que alinhemos as nossas ações e pensamentos na direção das correções que necessitamos realizar, para que ajustemos os nossos atos de acordo com os ensinamentos do Mestre, tanto com relação a Deus como em relação ao nos-so próximo. Através do esforço próprio e de exercícios repetidos em direção às boas causas, sedimentaremos em nós o próprio Bem. Este processo é árduo, assim neces-sitaremos de muita coragem, perseverança e determinação para o realizarmos. Deus assiste e auxilia sempre, mas precisamos fazer a nossa parte se desejamos verdadei-ramente melhorar. Invistamos em nosso interior e procuremos melhorar nosso espírito eterno, transfor-mando o que esta sociedade transitória estabeleceu como "normal" para nós. Lutemos

o bom combate e não a luta mesquinha dos materialistas. A humanidade continuará ainda por muito séculos como é agora, mas nós, que já estamos disposto às mudan-ças de atitude, que já sentimos o amor ensinado pela Doutrina Espírita, que já esta-mos conscientes da realização de nossa evolução espiritual, que já começamos a compreender as palavras de nosso grande Mestre (Jesus), podemos fazer a nossa

pequena parte vivendo a solidariedade no mais alto grau que é a caridade e realizar a transformação no íntimo de cada um, fazendo a Alquimia moderna de trans-formar chumbo em ouro.

Page 6: Informativo Abril 2012

6

Nosso Chá Fraterno de 2012 foi um sucesso!

Agradecemos a todos que compa-

receram ao nosso Chá Fraterno! .

"O nosso Chá Fraterno foi realmente um

sucesso! A sua finalidade, além de ajudar

na manutenção da casa foi também de ter-

mos um momento de confraternização e de

diversão.

Podemos dizer que neste chá, alcançamos

o nosso objetivo. Tivemos presentes no

evento, várias pessoas, que se mostraram

alegres e satisfeitas. Os nossos companhei-

ros, voluntários para o trabalho de organi-

zação, preparação e atendimento durante o

evento, estavam sorridentes, servindo a

todas as pessoas, com disposição e alegria.

Agradecemos a todos os que colaboraram

para a realização desse evento, e também,

agradecemos às pessoas que se fizeram

presentes, esperando tê-las conosco nova-

mente, no nosso próximo evento que será

realizado no dia 06 de maio."

Um grande abraço!

Page 7: Informativo Abril 2012

7

Feijoada Fraterna

No dia 06 de maio, a partir das 12 horas, não per-

ca a Feijoada Fraterna promovida pela Fraterni-

dade Espírita Cristã. O evento será realizado no

Salão Costa da Duloren. A arrecadação desta fei-

joada é importante para o desenvolvimento de

nossas atividades.

Quem puder e estiver interessado em colaborar e

participar, o convite se encontra disponível na

secretaria da FEC.

Contamos com a presença de todos !

Palestra

“Quem tem medo da morte”

Palestrante: Djalma Santos (Rádio Rio de Janeiro)

Local: Fraternidade Espírita Cristã

Data: 24 de abril (última terça-feira do mês)

Horário: 19:00hs

Entrada Franca

INFORMAÇÕES:

O irmão que se interessar em receber o nosso informativo por e-mail, envie-nos os se-

guintes dados: Nome, Ano de Nascimento, Sexo, Estado/Município e o e-mail no qual

deseja receber o informativo.

É importante saber que a FEC não é mantida por nenhum Órgão Público ou Entidade

Privada. Com isso conta apenas com a colaboração e com as doações de freqüentadores.

Quer fazer parte de nossa Fraternidade como Sócio Benemérito? É muito fácil.

Então, procure-nos na Secretaria da FEC para maiores esclarecimentos e seja bem-vindo. AGUARDAMOS SUA VISITA!

Page 8: Informativo Abril 2012

8

Caros irmãos, estamos solicitando a ajuda de todos na doação de alimentos não perecíveis, fraldas geriátricas, material de limpeza e higiene pessoal, maisena ou similar, material para curativos e pomada Hipoglóss ou similar, que serão envia-

dos ao asilo Mansão da Esperança. .“AJUDAR É UM BENEFÍCIO, MAIS PARA SI DO QUE PARA QUEM RECEBE”

NOSSOS AGRADECIMENTOS

Agradecemos a todos os nossos colaboradores a atenção dispensada, tendo a certeza

de que poderemos contar com a sua ajuda. E ao Querido Irmão Demóstenes D. Be-

zerra Júnior que no dia 27/03 nos prestigiou com sua presença, apresentando a Pa-

lestra com o tema Defumação, atabaque, tattwas, chacras (introdução)

Em especial o nosso agradecimento a Loja Maçônica Treze de Maio e ao seu Depar-

tamento Feminino “Musas”, pela colaboração na aquisição de mantimentos para com-

por a cesta básica das famílias de nossa comunidade e assistidas pela FEC.

Av. Estácio de Sá, L32 - Q17 - Pq. Novo Rio - São João de Meriti / RJ CEP: 25585-000 - Tel.: (021) 2652-4863

ATIVIDADES REALIZADAS:

ATENDIMENTO FRATERNAL

Visita dos irmãos da casa direcionada aos enfermos, impedidos de se locomove-

rem, convalescentes de cirurgias, acamados, hospitalizados ou que perderam um

ente querido recentemente, que desejarem receber uma leitura reconfortante do

Evangelho, Fluidificação da água e aplicação de passes magnéticos.

Será realizada aos finais de semana - sábados ou domingos - a partir das 15:00h, a

ser agendado na administração da casa ou pela irmã Angelina, informando nome,

endereço e telefone da residência, com um ponto de referência.

Obs: pedimos que somente sejam solicitadas visitas a pessoas que sejam simpati-

zantes do Espiritismo, para que não haja nenhum constrangimento por parte das

famílias e dos médiuns visitantes.

TRATAMENTO COMPLEMENTAR: REIKI / CROMOTERAPIA / SHIATSU

OBS: Somente com autorização da direção espiritual da FEC

CONSULTA MÉDICA (Clínica Geral)

Realizada todas às terças-feiras às 19:00h pelo Dr. Paulo Cesar

CAMPANHA DO AGASALHO

Ajude ao seu semelhante a não sentir tanto frio. Aceitamos doações de mantas,

cobertores, etc.

CAMPANHA DO QUILO

Sempre que possível, ao fazer-nos uma visita, traga 1 kg de alimento não perecível,

pois fazemos entrega de cestas básicas aos necessitados.