informativo 05 setembro 2015

1

Upload: funap-df

Post on 23-Jul-2016

216 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Informativo FUNAP, setembro de 2015.

TRANSCRIPT

SET/15

“Ressocializar não é sonhar, é fazer”.Francisca Aires - Diretora Executiva da FUNAP

Funap participa do “Administração em Ação"

de SobradinhoFundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Fu-nap/DF), vinculada a Secretaria de justiça e Cidadania (Sejus) participa do "Administração em Ação" de Sobradinho, para a comemoração do Dia de São Francisco de Assis.

O evento acontecerá no próximo sábado (3), de 9h ás 13h, na avenida São Francisco, Grande Colorado.

Bolas, bandeiras, cadeiras, chur-rasqueiras, entre outros produtos, serão expostos e comercializados no stand montado na Funap.

"Estamos tendo a oportunidade de participar de mais uma ação. De pode mostrar a comunidade os produtos que são feitos com trabalho e suor dos nossos reeducandos. É Funap em prol da cidadania, educação e trabalho", conclui a diretora execu-ttiva, Francisca Aires.

Você Sabia?

A Funap lançou no início de setembro, a Cartilha do Empodera-mento Social dos Reeducandos do DF – Juntos Pela Ressocialização Da Pessoa Presa.

O material é direcionado a empresas públicas e privadas inter-essadas na contratação de reedu-candos, mas que desconhecem os procedimentos e os benefícios desse tipo de mão de obra, e está disponível no site institucional da fundação (funap.df.gov.br) e na página ocial do Facebook, para leitura e download.

Funap celebra 28 anos com lançamento de cartilha institucional

Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso - FUNAP/DFSIA Trecho 02 Lotes 1835/1845 - CEP: 71200-020

Telefone: 3233-8523 / 3233-6964 | 2015 Governo do Distrito Federal

A Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso (Funap) nalizou na sexta-feira (4) a semana de atividades que comemoraram os 28 anos da entidade. No encerramento, no Salão Athos Bulcão do Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, foram expostos produtos confeccionados pelos internos nas ocinas prossionali-zantes. São bolas, bolsas, mesas, cadeiras e até fogões e churrasquei-ras — tudo feito com material doado ou reciclado.

Em quatro dias de programação, o público pôde conhecer o trabalho da fundação, vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania. A semana de comemorações também serviu para aproximar famili-ares de detentos da instituição.A diretora-executiva da Funap, Francisca Aires de Lima Leite, acredita que o incentivo ao trabalho e ao estudo é fundamental para ter uma sociedade melhor. "Precisamos proporcionar condições para que o interno tenha uma boa ressocialização para enfrentar a vida fora de uma unidade prisional. O acesso à educação, à cultura e ao ensino prossionalizante contribui signicativamente para isso."

AA colaboradora do governo Márcia Rollemberg, esposa do gover-nador Rodrigo Rollemberg, esteve presente na solenidade desta sexta e participou de um ciclo de palestras sobre ressocialização. O secretário de Justiça e Cidadania, João Carlos Souto, e o deputado distrital Raimundo Ribeiro (PSDB) também assistiram à cerimônia de encerramento.

Atividades socioeducativas

A Funap é uma instituição pública que desenvolve atividades psi-cossociais e socioeducativas para a ressocialização da pessoa presa, por meio da educação, do trabalho e da cidadania. A entidade trabalha para recuperar sentenciados dos regimes semiaberto e aberto, reeducando-os para a convivência em sociedade.

Semana de aniversário da Funap é encerrada com

palestras sobre ressocializaçãoA Fundação de Amparo ao Tra-balhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), realizou entre os dias 15 e 17 de setembro a 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro em Florianópolis/SC. A exexposição será a primeira mostra da instituição fora do DF. A mostra tem o objetivo de motivar os sentenciados a continuarem se apri-morando nos segmentos de marce-naria, costura e serigraa, disponibilizadas em ocinas do Complexo Penitenciário da Papuda. Entre os produtos expostos e comercializados estão mesas, cadeiras, chur-rasqueiras, sofás, bolsas e outros objetos confeccionados pelos internos. “O objetivo é divulgar o trabalho deles para a população. O acompanhamento dos apenados após a saída da prisão é uma das nossas preocupações. A gente quer mostrar a capacidade e a criativi-dade que eles têm”, explica a diretora executiva da Instituição, Francisca Aires. A diretora salienta, ainda, a importân-cia de divulgar os produtos fabricados pelos reeducandos para a sociedade conhecer o trabalho desenvolvidos pelos internos, no processo de resso-cialização. “É um grande privilégio levar os produtos fabricados pelas ocinas da Fundação para fora do DF. Sempre acreditei que a Funap pode ir além do que imaginamos. Este é o nosso trabalho em prol da ressocial-ização, que é poder mostrar os produtos fabricados pelos reeducan-dos do Complexo Penitenciário”, ressalta Francisca Aires.

Funap leva exposição de produtos de reeducando à capital catarinense

Os reeducandos da Fundação de Amparo ao Trabalhador Preso do Distrito Federal (Funap/DF), vinculada à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), em parceria com a Subsecretaria do Sistema Peni-tenciário (SESIPE), participou da “5º Semana do Lago Limpo” que foi realizado no Lago Paranoá, que foi cenário de uma série de ações voltadas para sua limpeza e preservação.

A ação é realizada pela Agência de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), que como nos eventos anteriores, tem como foco o envolvimento da população brasiliense em torno da necessidade da conservação dos nossos recursos hídricos através de programações educativas, culturais, esportivas e de cunho social.

EEntre os dias 15 e 18, oitenta reeducandos com o apoio do SESI, zeram a limpeza dos pontos mais críticos das margens do Lago. Ano passado a ação foi responsável pelo recolhimento de 6,4 toneladas de lixo das margens do Lago Paranoá.

Reeducandos da Funap participam da 5ª edição da Semana do Lago Limpo