informática educativa

19
Informática Informática Educativa Educativa

Upload: freiredg

Post on 21-Nov-2014

6.190 views

Category:

Design


4 download

DESCRIPTION

A

TRANSCRIPT

Page 1: InformáTica Educativa

Informática EducativaInformática Educativa

Page 2: InformáTica Educativa

O termo "Informática na Educação" significa O termo "Informática na Educação" significa a inserção do computador no processo de a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor da educação. Para tanto, o professor da disciplina curricular deve ter conhecimento disciplina curricular deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador. usam o computador.

José A. ValenteJosé A. ValenteNIED-UNICAMP e CED-PUCSPNIED-UNICAMP e CED-PUCSP  

Page 3: InformáTica Educativa

Educação MatemáticaEducação Matemática

Presenciar a matemática nas vidas.Presenciar a matemática nas vidas. Introduzir no currículo escolar.Introduzir no currículo escolar.

Page 4: InformáTica Educativa

TendênciaTendência

Traçar uma nova forma de ensino, Traçar uma nova forma de ensino, utilizando-se do computador como utilizando-se do computador como ferramenta de ensino.ferramenta de ensino.

Expor o aluno ao computador para a Expor o aluno ao computador para a familiarização do mesmo em sala de aula.familiarização do mesmo em sala de aula.

Basear-se em programas como métodos de Basear-se em programas como métodos de aulas.aulas.

Melhorar o ensino, beneficiando-se das Melhorar o ensino, beneficiando-se das propriedades do computador.propriedades do computador.

Page 5: InformáTica Educativa

Discursar sobre a educação matemática, Discursar sobre a educação matemática, uma contraposição em relação ao modelo uma contraposição em relação ao modelo tradicional de ensino-aprendizagem.tradicional de ensino-aprendizagem.

Despertar a avidez pelo conhecimento e Despertar a avidez pelo conhecimento e criatividade.criatividade.

Realizar atividades de maneira dinâmica Realizar atividades de maneira dinâmica interagindo diretamente com o aluno.interagindo diretamente com o aluno.

Ampliar as formas de conceder uma aula Ampliar as formas de conceder uma aula utilizando vídeos, programas utilizando vídeos, programas matemáticos, entre outros utensílios matemáticos, entre outros utensílios através do computador.através do computador.

Objetivos e metasObjetivos e metas

Page 6: InformáTica Educativa

Competências e Habilidades do Competências e Habilidades do futuro professor do séc.XXIfuturo professor do séc.XXI Traçar um novo perfil de ensino para o Traçar um novo perfil de ensino para o

professor utilizando novos métodos.professor utilizando novos métodos.

Dominar a informática, pelo professor para Dominar a informática, pelo professor para transmitir conhecimentos pela mesma.transmitir conhecimentos pela mesma.

Interagir com o aluno na produção e Interagir com o aluno na produção e crítica de novos conhecimentos.crítica de novos conhecimentos.

Page 7: InformáTica Educativa

Informática Educativa como Informática Educativa como alternativa metodológicaalternativa metodológica

Informatizar a metodologia de ensino-Informatizar a metodologia de ensino-aprendizagem, melhorando o desempenho.aprendizagem, melhorando o desempenho.

Facilitar na busca de conhecimentos, Facilitar na busca de conhecimentos, espalhado no mundo inteiro, utilizando espalhado no mundo inteiro, utilizando apenas o computador.apenas o computador.

Page 9: InformáTica Educativa

AtividadeAtividade

Público Alvo: Alunos de 6ª série do Ensino Público Alvo: Alunos de 6ª série do Ensino Fundamental.Fundamental.

Conteúdo: Equação do Segundo Grau.Conteúdo: Equação do Segundo Grau.

Objetivo: Agilizar a forma de obter Objetivo: Agilizar a forma de obter resultados.resultados.

Page 10: InformáTica Educativa

Procedimentos Metodológicos: Utilizar-se Procedimentos Metodológicos: Utilizar-se do programa para resolução seguida de um do programa para resolução seguida de um questionário de como ele achou os valores.questionário de como ele achou os valores.

Recursos Metodológicos: Computador, Data Recursos Metodológicos: Computador, Data Show, Quadro Sintético, Pincel, Apagador.Show, Quadro Sintético, Pincel, Apagador.

Avaliação: Desempenho na interação com o Avaliação: Desempenho na interação com o computador seguida da escrita.computador seguida da escrita.

Page 11: InformáTica Educativa

Transcrição da atividadeTranscrição da atividade

Utilizando o programa MatMaker 2.1, Utilizando o programa MatMaker 2.1, determine as raízes do x da função determine as raízes do x da função x² - 3x + 2 = 0.x² - 3x + 2 = 0.

Também há como resolver a questão por Também há como resolver a questão por outros programas como Equação do 2º outros programas como Equação do 2º Grau, Raízes, entre outros.Grau, Raízes, entre outros.

Page 12: InformáTica Educativa

Como realizar a atividadeComo realizar a atividade

Utilizar um computador com o programa já Utilizar um computador com o programa já instalado.instalado.

Abrir o executável do programa MatMaker.Abrir o executável do programa MatMaker. Clicar em Álgebra (circulado no canto Clicar em Álgebra (circulado no canto

superior esquerdo do próximo slide).superior esquerdo do próximo slide). Clicar em Equações do Segundo Grau Clicar em Equações do Segundo Grau

(circulado a direita no próximo slide).(circulado a direita no próximo slide). Adicionar os valores de a, b e c.Adicionar os valores de a, b e c. Clicar em calcular.Clicar em calcular.

Page 13: InformáTica Educativa
Page 14: InformáTica Educativa

Solucionar vários problemas matemáticos Solucionar vários problemas matemáticos como análise combinatória, matrizes, como análise combinatória, matrizes, progressões aritméticas e geométricas, progressões aritméticas e geométricas, equações de segundo grau, juros equações de segundo grau, juros compostos, máximo divisor comum (MDC), compostos, máximo divisor comum (MDC), geometria analítica, teorema de Pitágoras, geometria analítica, teorema de Pitágoras, funções trigonométricas, soma dos ângulos funções trigonométricas, soma dos ângulos internos de um polígono, número de internos de um polígono, número de diagonais de um polígono, entre outros de diagonais de um polígono, entre outros de física e química de uma forma rápida e física e química de uma forma rápida e prática.prática.

Page 15: InformáTica Educativa

Pontos Positivos sobre a Informática Pontos Positivos sobre a Informática EducativaEducativa Uma forma mais ágil de atingir o Uma forma mais ágil de atingir o

conhecimento.conhecimento. Instigar o aluno a vasculhar o mundo virtual. Instigar o aluno a vasculhar o mundo virtual.

Descobrir e aprender cada vez mais.Descobrir e aprender cada vez mais. Modificar as aulas utilizando o recurso do Modificar as aulas utilizando o recurso do

computador.computador. Com a ajuda de softwares, os alunos Com a ajuda de softwares, os alunos

descobrem sozinhos seus próprios erros.descobrem sozinhos seus próprios erros.

Page 16: InformáTica Educativa

Devido a algumas escolas sofrerem de uma Devido a algumas escolas sofrerem de uma certa carência, dificilmente os alunos desta certa carência, dificilmente os alunos desta instituição terão contato com uma instituição terão contato com uma aprendizagem sobre informática.aprendizagem sobre informática.

Apesar de a informática educacional ter Apesar de a informática educacional ter ótimas funcionalidades, estas podem ótimas funcionalidades, estas podem acabar tirando o enfoque do professor-acabar tirando o enfoque do professor-aluno, tornando-o deste modo apenas um aluno, tornando-o deste modo apenas um “professor virtual”, diminuindo as próprias “professor virtual”, diminuindo as próprias funções qualitativas de um professor.funções qualitativas de um professor.

Pontos Negativos sobre a Pontos Negativos sobre a Informática EducativaInformática Educativa

Page 17: InformáTica Educativa

Dificuldades de alguns alunos na utilização Dificuldades de alguns alunos na utilização dos aplicativos computacionais.dos aplicativos computacionais.

Utilizar a informática como meio de Utilizar a informática como meio de divertimento, e não para conhecimentos divertimento, e não para conhecimentos maiores.maiores.

Page 18: InformáTica Educativa

PressupostosPressupostos

Devido a tecnologia estar sendo atualizada Devido a tecnologia estar sendo atualizada diariamente, os sistemas operacionais diariamente, os sistemas operacionais utilizados nos computadores facilitarão cada utilizados nos computadores facilitarão cada vez mais seus meios de ensinamento-vez mais seus meios de ensinamento-aprendizagem entre o professor e o aluno, aprendizagem entre o professor e o aluno, enfocando e estimulando as aulas enfocando e estimulando as aulas dinâmicas sobre informática educativa.dinâmicas sobre informática educativa.

Page 19: InformáTica Educativa

Tornar-se-á ao passar dos anos mais Tornar-se-á ao passar dos anos mais presente a informática educativa nas presente a informática educativa nas escolas, devido a necessidade que se escolas, devido a necessidade que se passa atualmente sobre a informatização e passa atualmente sobre a informatização e compreensão dos recursos utilizados dentro compreensão dos recursos utilizados dentro de uma sistema operacional de empresas.de uma sistema operacional de empresas.