informação ecumênica “a teologia era estudada em escolas

8
cei Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas profissionais para prega- dores, onde os teólogos se achavam separados dos demais mem- bros das suas comunidades, assim como os gregos (cultos) dos bárbaros (incultos). O preparo de teólogos nos seminários está chegando ao fim. Só as escolas de teologia medíocres ainda não estão integradas nas universidades ou relacionadas com elas” . Leia o documento sobre a Teologia Cristã e os seus Problemas de Hoje — neste número. O monumento aos reformadores em Genebra. “Igreja reformada é aquela que está sempre se reformando”.

Upload: others

Post on 27-Oct-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

ceiInformação Ecumênica

“A teologia era estudada em escolas profissionais para prega­dores, onde os teólogos se achavam separados dos demais mem­bros das suas comunidades, assim como os gregos (cultos) dos bárbaros (incultos). O preparo de teólogos nos seminários está chegando ao fim. Só as escolas de teologia medíocres ainda não estão integradas nas universidades ou relacionadas com elas” .

Leia o documento sobre a Teologia Cristã e os seus Problemas de Hoje — neste número.

O monumento aos reformadores em Genebra. “Igreja reformada é aquela que está sempre se reformando”.

Page 2: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

T & P Outubro. Mês da Reforma. Lembrança do informação dia 31, quando Martinho Lutero afixou, na ecumênica Basílica de Wittenberg, as suas 95 teses. Foi

a Reforma do século XVI. Este outubro marca também o 10.° aniversário de outra reforma, a do sé­culo X X , quando no dia 11 de outubro de 1962, João XXIII instalava o Concílio Vaticano II, como que “abrin­do janelas para que novas luzes penetrassem na Igreja”.

Talvez, como decorrência desses pensamentos refor­madores, o assunto predominante ficou sendo a teologia e os seminários onde são formados os “profissionais eclesiásticos”. O documento trata exatamente da Teo­logia Cristã e os problemas de hoje que ela tem de enfrentar. Noticias mostram como se debatem em crises contínuas os seminários confessionais, resultado de re­flexões e a datações a novo contexto sócio — cultural — político — tecnológico.

Jesus Cristo é assunto. Vêmo-lo em peças teatrais, em canções da juventude e em novas biografias que se escrevem. Está- sendo controvertido mesmo dentro da Igreja. Continua cumprindo a sua profecia, “quando eu for levantado da terra, todos atrairei a m im ...” Da última vez, Bíblia Hoje abriu o título “A Vida de Jesus Cristo” com artigo de um pastor presbiteriano. Outro aspecto da vida de Jesus aparece hoje, extraído do ex­celente livro do padre José Comblin — “Jesus de Nazaré”, editado por Vozes.

Tempc e Presença continua. Procura ser cada vez mais o informativo que leva seus leitores a pensar seria­mente nas responsabilidades cristãs no mundo que ai está. Você receberá em breve, formulário oferecendo- lhe vantagens para fazer logo sua assinatura 73. Até lá!

C A R T A S— Estou lhe enviando notícia

que considero de importância para ser publicada no CEI : tra­ta-se da fusão da Igreja Con- gregacional e Presbiteriana, que terá lugar na “ Westiminster Abbey” , no dia 5-10-72. ■ Estou em Londres e estarei em Gene­bra no dia 3-11. Abraços do amigo

Celso Franco Pastor Batista

— É algo verdadeiramente pre­cioso o que tenho no CEI e, agora, ainda por cima, o rece­beremos com o Suplemento, cujos títulos são apaixonam tes.'

Atenciosamente,Padre Jaime Machado

Juiz de Fora, MG

— Tenho seguido de perto a evolução do CEI desde seu nas­cimento e é motivo de grande gozo para mim o haver com­provado seu constante cresci­mento, que agora se consolida em uma nova etapa — consti­tuindo-se em forma legal e de­finitiva na Editora Tempo e Presença... Minhas sinceras feli­citações.

Luís E, Odell Montevidéu, Uruguai

— Pela presente, a título de colaboração, pois talvez já seja do conhecimento dos Irmãos, remeto cópia do importante arti­go publicado pelo“ Jornal cio Bra­sil“ , a respeito da declaração da Assembléia Ordinária da Regio­nal Sul-1 da Conferência Nacio-

TEMPO E " ü f PRESENÇA

CEI — Informação Ecumênica

Outubro 72 N.° 71

Diretor :Domício Pereira de Mattos

Assinatura anual: Cr$ 15,00Remessa em cheque pagável no Rio, para Tempo e Presença

Editora Ltda.Caixa Postal 16.082-ZC-01 — 20.000 — Rio de Janeiro, CB

Registrado de acordo com a Lei de Imprensa.

Impresso nas Oficinas da Princeps Gráfica e Editora Lida.

nal cios Bispos do Brasil. Real­mente, trata-se de uma decla­ração portadora da mais sincera autenticidade, do meu ponto de vista. Esse é o papel cívico que a Igreja deve desempenhar: conscientizar o povo e alertar as autoridades governamentais pa­ra atitudes qtié desrespeitam a pessoa humana. Essa não é a principal finalidade da Igreja, porém, quando realizada, deve ser feita com imparcialidade e a bem da verdade! Afinal, ci­vismo não é só participar de festividades e ficar cm posição de sentido ao toque do hino nacional!

João Marcos Soren Rio de Janeiro, GB

j— Contem com nossa ajuda, não só de orações pelo bom êxi­to do Boletim, mas também pelo que podemos fazer em divulgá- la.

Irmã Ângela OSB Belo Horizonte, MG

2 OUTUBRO 72 - CEI

Page 3: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

PROBLEMAS ATUAIS DA TEOLOGIA CRISTA

No documento que distribuimos com este número, Moltmann preconiza que o preparo de teólogos nos se­minários está chegando ao fim. Diz que onde os semi­nários (faculdades de teologia) não estiverem integrados nas universidades estão se esvaziando. Os católicos estão compreendendo melhor a afirmação do teólogo protes­tante. A C .N .B .B . vai promover em Petrópolis um En­contro Nacional de Formadores de Seminários Maiores (cie 23 a 28 de outubro) destinado a refletir sobre minis­térios, avaliar a necessidade da Filosofia e a possibilidade de complementá-la ou substituí-la parcialmente, anali­sar o conteúdo do curso teológico, discutir as perspectivas de formação pastoral e as principais interrogações dos responsáveis pela formação e experiências em anda­mento, seu significado, valor e expectativas e, ainda, es­tudar as tendências do Seminário Maior num futuro próximo.

INTERCÂMBIO DEESTUDANTES DE TEOLOGIA

Dois seminários bem diferen­tes quanto a tradição e a loca­lização acabam de fazer experi­ência muito proveitosa com in­tercâmbio de estudante. Trata-se da Faculdade de Teologia Me­todista de Rudge Ramos, a área mais industrializada do país, no ABC paulista, que funciona no conjunto de outras escolas supe­riores, com professores de tra­dição americana e francesa ; e a Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Lute­rana de São Leopoldo, cidade pequena da periferia de Porto Alegre e de tradição germânica. Ademar Fetter, de São Leopol­do, o primeiro a fazer a experi­ência em Rudge Ramos, acon­selha que pelo menos dois alunos de cada seminário façam o in­tercâmbio, cada ano, para veri­ficarem como vale a pena “ co­nhecer um outro tipo de filosofia de vida, cultura, categorias de pensamento. . . ”

SEMANA DE REFLEXÃO TEOLÓGICA

Em São Leopoldo, na Facul­dade de Teologia Cristo Rei, vai realizar-se, de 26 a 29 de ou­tubro a V Semana de Reflexão Teológica a fim de analisar o tema geral “ Missão da Igreja —- seus condicionamentos, desafios e perspectivas.

VIDA CRISTÃ E PARTICIPAÇÃO SOCIAL

D. Cândido Padim, bispo de Bauru, SP, falando no V Se­minário de Reflexões Teológicas, realizado em São Leopoldo dis­se que “ a vida cristã não pode se reduzir a objetivos puramente espirituais e que todos os cris­tãos têm que ter uma posição crítica para verificar se a si­tuação brasileira corresponde às exigências essenciais do huma­nismo que o cristianismo apre­senta” .

CENTRO IDE ESTUDOS TEOLÓGICOS DE VITÓRIA

Este centro que tem como diretor o pastor presbiteriano, Dr. Claude Labrunie, realizou no pri­meiro semestre de 72 in­tenso programa de cursos, destacando-se o que foi realizado em conjunto com a Universidade Fe­deral do Espírito Santo, sobre o tema: “A Tecno­logia, Odisséia, do Ho­mem”, pelo Prof. Michel Bergmann, da Comunida­de de Taizé. Receberam diploma do curso 150 par­ticipantes, inclusive diver­sos professores da Univer­sidade.

No segundo semestre o CET busca maior relacio­namento com o Instituto de Pastoral da Arquidio­cese de Vitória para, em conjunto com a Universi­dade local, atingir mais de 400 alunos através de es­tudos especiais.

PROF. ALCEU DE AMOROSO LIMA

“SER CRISTÃO HOJE”.

Patrocinado pelo Centro de Ecumenismo do Rio de Janeiro, o conhecido escritor católico Prof. Alceu de Amoroso Lima (Tristão de Ataíde). pronunciará no dia 24 de novembro no auditório da Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro, uma conferência intitulada “Ser cristão — hoje”.

rVTTTU TTOTDrA »70 r*TTT

Page 4: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

PROFESSORES DE TEOLOGIA ANALISAM A PEÇA ESTUDOS TEOLÓGICOSTEATRAL "JESUS CRISTO SUPERSTAR” ECUMÊNICOS

“A ASTE Informa” que no dia 19 de agosto de 72 reuniram-se pela segunda vez professores de institui­ções de ensino teológico da área de São Paulo. A reunião fez-se no Seminário Teológico da Igreja Episcopal do Brasil em Santo Amaro. O tema do estudo foi a peça teatral Jesus Cristo Superstar, ora em exibição no Teatro Aquarius de São Paulo. A peça foi tomada como via para a compreensão do fenômeno religioso no Brasil.

Constatou-se inicialmente que a . repercussão popular da peça foi bem menor do que Hair. Veio acompanhada de muita pro­paganda contrária. Os jornais condicionaram muita gente con­tra ela. A peça demonstrou cla­morosa falta de cultura bíblica da população — quase ninguém sabia exatamente do que se tra­tava. Ela mostrou claramente que os brasileiros (incluindo al­gumas altas autoridades eclesi­ásticas católicas) estão acostu­mados a contemplar a figura de Jesus Cristo através das inter-

PAPA ENVIA MENSAGEM AOS VIETCONGS

Monsenhor Egano Righi Lam- bertino foi portador de mensa­gem de Paulo VI. Não revelou o conteúdo da mensagem, dizen­do apenas que foi para expressar a sua preocupação pelo prosse­guimento' da guerra no Viename. O governo revolucionário res­pondeu ao Papa e agradeceu o “ interesse pelo problema vietna­mita e empenho na solução do conflito” .

ROMA NÄO ADMITE DIVÓRCIO

Em discurso dirigido ao Pre­sidente da Itália, Giovanni Leo­ne, o Papa Paulo VI pediu que a Itália dê o exemplo e anule a lei do divórcio, “no interesse da família e das boas relações com a Santa Sé” .

pretaçÕes teológicas de Nicéia e Calcedônia, demonstrando certa dificuldade para compreender o Itylestre na sua natureza plena­mente humana. Todos os que estudam a História do Pensa­mento Cristão com certa acui­dade sabem que tanto em Nicéia como em Calcedônia a cristologiá dominante foi a da escola Ale­xandrina, acostumada às visões de um Jesus doceta. O grupo de professores teceu algumas considerações sobre as imagens de Jesus presentes na alma bra­sileira e, muito especialmente, na música popular atual. Notou-se que a imagem de Jesus, em ge­ral, fica como que incrustrada no Santo. E o santo, no caso, seria Roberto Carlos. A maio­ria dos participantes considerou a peça muito mais positiva do que negativa. Alguns acharam mesmo que ela tem força evan­gelizadora.

Representantes das Igrejas Metodista, Episcopal, Luterana e Católica Romana estão pro­gramando a criação de um Ins­tituto Superior de Estudos Teo­lógicos em Porto Alegre. O pri­meiro encontro se deu na Facul­dade de Teologia Cristo' Rei, em São Leopoldo. As Igrejas aci­ma participarão do Instituto em caráter ecumênico. A criação definitiva ficou para futuro pró­ximo, parecendo melhor ao gru­po que os primeiros passos de­vam ficar na área do conheci­mento mútuo e da realização de seminários interconfessionais, em período de férias, devotados à reflexão ecumênica.

MUDANÇAS NOS SISTEMÁS DE ELEIÇÃO PAPAL

Paulo VI está modificando e reformando totalmente o sistema de conclave, pelo qual são elei­tos os Papas desde 1179. Fala-se ainda que o Papa pretende fazer diversas em seu Pontificado, achando alguns que, na reforma, além dos cardeais participem do processo de escolha dos Papas, os bispos e, talvez, alguns leigos.

ENGAJAMENTO SOCIAL DO CRISTÃO,EDUCAÇÃO E CELEBRAÇÃO DA FÉ

Realizou-se nos dias 19 e 20 de setembro a II As­sembléia Geral Ordinária do Sinodo do Povo de Deus, na Arquidiocese de Porto Alegre. Os 160 Delegados (Sa­cerdotes, Religiosos e Leigos), estudaram e aprovaram os textos referentes aos 2 primeiros grandes temas do Sí­nodo. a saber: 1) Engajamento Social do Cristão; 2) Educação e Celebração da Fé. Ambos os Documentos constam de 3 partes: Descrição da Realidade — Princí­pios Teológicos — Proposições Práticas.

Num documento aprovado afirma faltar “uma viva consciência que deveria existir em todos os cristãos e o dever de se interessar pela vida política do país”.

4 O T T T T T R R O 79 - CTT.T

Page 5: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

C N B B. APROVA DOCUMENTO DA CONSULTA ECUMÊNICA DE SALVADOR

Em sua reunião de setembro a C .N .B .B . aprovou a declaração final da Consulta Ecumênica de Salvador, autorizando a sua publicação no órgãos oficial daquele organismo. Isto significa que a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil vai participar oficialmente na Co­missão Ecumênica do Serviço que se pretende criar com a participação das Igrejas-membros do Conselho Mun­dial de Igrejas.

WALL STREET JOURNAL COMENTA POLÍTICA ECONÔMICA

New York (J .B . 22/8) — em relatório reservado, sobre as conquistas econômicas do Brasil, o jornal acima, de Nova York, diz que o Governo Brasileiro manteve num nível baixo os rea­justamentos salariais. Com o pas­sar do tempo, os trabalhadores cada vez podem comprar menos com o que ganham. Acrescenta- se a isso o fato de que o cres­cimento demográfico da popula­ção mais pobre é tão rápido que, mesmo com o treinamento arte- sanal desta camada, o número dos cada vez mais pobres cresce ao invés de diminuir.

O “ Wall Street Journal” afir­ma que a política brasileira ten­de a intensificar o abismo social do país, acrescentando1 que a no­va ênfase na produção agrícola é “ evidentemente crucial para os pobres e para os ricos também” .

ESTRUTURAS DESUMANAS

BRASILEIROS EM MEDELLIN

De 16 de julho até 19 de agos­to, por iniciativa do CELAM, realizou-se, em Medellin, “ En­contro de Reflexão” para Pro­motores e Responsáveis pela Pastoral Litúrgica. O Brasil foi representado por Dom Ro­meu Alberti e Cônego Amaro Cavalcanti de Albuquerque, am­bos da Comissão Nacional de Liturgia.

É PIOR DO QUE A DROGA

COEMAR OFERECE BOLSAS ATRAVÉS DO C .E .T .

As siglas acima especificam “ Commission on Ecumenical Mis­sion and Relations” da Igreja Presbiteriana dos EUA e Cen­tro de Estudos Teológicos de V i­tória. Visando um ministério “que faz tendas” o CET está encaminhando bacharéias de teo­logia, através de bolsas que lhe foram oferecidas pela COEMAR, para que estes jovens se licen­ciem em filosofia, habilitando-se assim profissionalmente para ser­virem melhor na comunidade.

PAPA ACUSADO DE COMUNISTA.. .

A notícia abaixo pode bem mostrar os exageros a que pode chegar um anti-comunisnio in­consequente e doentio.

Noticiaram os jornais esta se­mana que a Liga Mundial Anti­comunista, reunida, no México, censurou Paulo VI por “propa­gar material comunista e ateu” . E acusou o Santo Padre de “ trair não só os princípios da cristandade, como também os di­reitos dos povos de todo o mun­do” . E perguntamos: Que ma­terial é este? Os documentos e pregações exigindo justiça para com todos? É possível. Porque estamos acostumados a ler e ou­vir afirmações semelhantes.

“ Na Venezuela, as drogas não constituem nenhum problema, pois são simplesmente o sintoma de algo mais profundo” , foi o que afir­mou um sacerdote durante um seminário realizado nesta capital. Para ele, o grande problema do país é o “pavor da juventude ante o futuro da nossa sociedade e ante as estruturas vigentes” , que fazem . com que 50% dos venezuelanos sejam filhos ilegítimos. (CIC)

IGREJA LUTERANA RESOLVE NÃO PARTICIPAR DA NOVA COMISSÃO ECUMÊNICA DE SERVIÇO

Segundo declarações do Pastor Karl Gottschald, Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana, o Conselho Diretor de sua denominação decidiu pela não criação da comissão ecumênica de serviço. Segundo se recorda, a referida igreja ajudou a patrocinar a Consulta Ecumênica de Salvador, a qual recomendou “a criação de uma comissão no Nordeste, em nivel ecumênico in­cluindo a C .N .B .B ., para elaboração, implementação e avaliação de projetos atuais e futuros no Pais” (ver do­cumento do CEI, setembro de 72).

n T T T T T R R n 79 - C R T

Page 6: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

JORNAL OFICIAL PRESBITERIANO ELOGIA DOM HELDER CÂMARA

Há 33 ancs atrás, o jornal “O Purirano” (hoje Brasil Presbiteriano), na primeira página de sua edição de 10 de março de 1939. sob o título “Padie Imparcial”, conta de um padre que havia dado testemunho púbhco a favor de missionários protestantes. Negava que os missionários fossem mercenários e ciue, muito pelo contrário, a gran­diosidade e a verdade da piedade de suas vidas devia ser um exemplo.

Citou homens como Carey, Liningstone e Hudson Taylor e mostrou grande familiaridade com a obra de Andrew Murray

SÃO SETE DENOMINAÇÕES PRESBITERIANAS AGORA NO BRASIL

Com a fundação a 21 de abril de 1972 da Igreja Presbiteriana Independente Renovada do- Bra­sil (sede em Arapongas PR ), são sete as denominações presbite­rianas no Brasil. As demais, por ordem cronológica de fun­dação: Igrejas Presbiteriana do Brasil, Presbiteriana Indepen­dente do Brasil, Presbiteriana Conservadora, Presbiteriana Fun- damentalista, Cristã Presbiteria­na, e Presbitério de São- Paulo. O último nome não é propria­mente de mais uma “denomina­ção” , é do segundo concílio pres­biteriano organizado no Brasil, a 13 de janeiro- de 1872, ainda no tempo dos pioneiros. Por razões que não vem ao caso, o Presbitério de São Paulo está hoje desligado da Igreja Presbi­teriana do- Brasil.

OS CATÓLICOS FAZEM CAMPANHA DO DÍZIMO

No “L ’Osservatore Romano” lemos:

O Dízimo é mandamento da Igreja. Por meio dele, glorifica­mos a Deus e mostramos amor para com nosso-s irmãos pequeni­nos. A caridade existe para ser cultivada. Façamos a caridade ao próximo através do Dízimo.

e Griffith Thomas e concluiu in­sistindo com os professores ca- tó.lico-s e catequistas para que lessem e ensinassem mais a Bí­blia. O nome era citado no edi­torial presbiteriano : tratava-sedò Padre Helder Câmara e, na­quele tempo, quando ainda era muito grande a pressão òficial católica romana contra os pro­testantes . . .

c o n s u l t a b il a t e r a lSERÁ REALIZADA EM FEVEREIRO DE 73

Uma consulta bilateral entre a Igreja Presbiteriana do Brasil e a “ Presbyterian Church in tlie U .S .” (Junta 'de Nashville) será realizada no Brasil em fe­vereiro de 1973. O encontro visa discutir assuntos relaciona­dos com o trabalho dos missio­nários norte-americanos da Mis­são Presbiteriana no Brasil (sede em Campinas, SP).

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ ATACADAS POR JORNAL SOVIÉTICO

O Pravda de Bratislava, jor­nal do Partido Comunista, ata­cou violentamente as “ Testemu­nhas de Jeová” declarando que “ aqueles que neles acreditam, no tocante à indiferença política na atual, luta ideológica, se enganam redondamente” . Explicou que as Testemunhas de Jeová recusam- se a votar, prestar honras à ban­deira, fazer o serviço militar, usar armas, dizendo que não fa­zem parte do mundo humano, mas formam um grupo terreno de organização teocrática univer­sal. (CIC)

CARDEAL CONDENA “CASAMENTO POR EXPERIÊNCIA”

“ Não se pode nem pensar, dentro da ética cristã, em “ ca­samento por experiência” nem relações “ pré-nupciais” , declarou o Cardeal Renard, arcebispo de Lyon e presidente da Comissão Episcopal da Família. “ Tanto um como- o outro, continua o Cardeal, não podem ser conside­rados como casamento. No fun­do, o “ casamento por experiência e a reíação pré-nupcial partem de uma concepção egoísta devida” . (CIC)

PRESEilTERIANOS SAEM E PENTECOSTAIS ENTRAM NA ASSOCIAÇÃO DOS SEMINÁRIOS

Ater/dendo reSolução do Supremo Concilio a direção do Semfnário* Teológico Presbiteriano cie Campinas deci­diu desligar-se da Associação de Seminários Teológicos Evangélicos (ASTE). Embora fizesse reiterados pedidos de explicação para essa atitude a ASTE não recebeu ne­nhuma palavra: :

Enquanto isso o Seminário Teológico Pentecostal da Confederação Pentecostal do Brasil tornava-se no mais novo membro da Associação de Seminários Evangélicos, admitido que foi a 15 de setembro último O Seminário Pentecostal tem sua sede em S. Paulo, à Avenida Prestes Maia, 241 è é, também, entre os seminários brasileiros, o que tem o maior número de alunos: 500!

6 nimmpn vo nw r

Page 7: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

G E N T E

# Dom Francisco Borja do Amaral, há 28 anos bispo

diocesano de Taubaté, SP, co­memorou a 15 do corrente o seu jubileu de ouro sacerdotal. Foi ordenado em 1922.

# David Wilkerson, pastor pen- tecostal que se tornou conhe­

cido pela sua atividade missio­nária entre jovens delinquentes e viciados em drogas, está visi­tando o Brasil neste mês de ou­tubro : 22 e 23 em Brasília ; 24 em Belo Horizonte; 26 a 28 no Rio de Janeiro.

# Aharon Sapsezian, está no Brasil, desde 19 de setem­

bro, o rev. Aharon Sapsezian, Diretor Associado do Fundo de Educação Teológica. Estará en­trando em contato não apenas com a Comissão Executiva da ASTE mas também com pessoas e instituições relacionadas com o Fundo que ele dirige em Lon­dres.

% Albert Snyder, membro da Comissão Executiva da

ASTE o prof. Albert Snyder, acaba de regressar dos Estados Unidos onde esteve durante seis meses em viagem de estudos. O prof. Snyder já reassumiu suas funções na Faculdade de Teolo­gia da Igreja Metodista Livre do Brasil e na Comissão Executiva da ASTE.

# Eduardo Pereira de Maga­lhães Gouvêa e Aury Amélia

' de Queiroz, sãos os novos presidente e secretária executiva do Departamento de Educação Básica de Adultos (D E B A ), único departamento que subsiste na velha Confederação Evangé­lica do Brasil. Até 64 a C .E .B . tinha na sua composição os de­partamentos de Ação Social, Imi­gração e Colonização, de Igreja e Sociedade, de Estudos, e o do Trabalho da Mocidade. . .

V A R I A S

O Freiras reclamam os seus direitos trabalhis­

tas, afirmando que “dig- nus est operarius mercéde sua”, mas o Tribunal Su­perior do Trabalho jul­gou-as “careeedora de ação”, isto é, votou pela nâo caracterização da re­lação empregaticia..d Pronto-socorro não áténdé a

' quem fede e mendigo morre no centro ;de Nilópolis;.; Apesar cios apelos insistentes da popu­lação e mesmo da polícia a aten- dente> “ repetindo ordens supe­riores” (? !) dizia : “ nã.o reco- lliemos porque fedem muitò e já estamos cheios deles” ! '

O Elevado número de dioceses dos Estados

Unidos já faz o casamento de católicos divorciados, dando-lhas inclusive a co­munhão. Fontes católicas informam que “isso vem

O David Gomes, pastor batista, é o novo presidente da So­

ciedade Bíblica do Brasil, cargo anteriormente ocupado pelo Rev. Benjamin Morais.

O Jorge Bertolaso Stela — re­cebemos da Academia Pau­

lista de Educação, convite para a sessão solene que se realizou a 17 de outubro, para posse na cadeira n.° 27 do Rev. Jorge Bertolaso Stela.

0 O Bispo metodista Santa Umberto Barbieri, da A r­

gentina, esteve no Brasil a con­vite das Igrejas Metodistas do Brás, SP, e Cascadura, GB, pâra a réalização de séries de pregações especiais. O Bispo Barbieri, autor de vários livros teológicos, .ex-vice-presidente do CMI, durante sua estada no Rio, pronunciou uma conferência sob o patrocínio1 do Çentro de Ecumenismo do Rio de Janeiro.

ocorrendo há algum tem­po, mas não teve multa divulgação, para evitar possíveis repreensões do Vaticano”.

• PAULO VI diz a Heath que a paz voltará à Irlanda,

em resposta ao apelo que lhe fez o Primeiro-Ministro britâ­nico para que o Papa prossiga sua • obra em favor do fim da violência na Irlanda do Norte.

• CNBB acolhe com re­servas, notícia de que

Igreja nos EUA recebe di­vorciados. Sobre casais impossibilitados de legiti­mar sua união, D. Ivo Lorscheiter, secretário ge­ral da CNBB, disse que “eles vivem. em. situação objetivamente irregular — embora, mesmo privados dos sacramentos, possam ser amparados e salvos por D e u s ...” Se Deus cs salva, por que a Igreja os repele?. . ,

• O Vaticano acaba de proibir o uso do no­

vo catecismo experimental preparado por clois bispos do Clero da Holanda. A ordem para ser atendida “imediatamente”, partiu do Caideal John Wright, ex-bispo de Fittsburgh, que agora dirige a Con­gregação do Clero e do Cardeal iugoslavo, Franjo Sper, dirigente da Con­gregação da Doutrina da Fé. Veja, na última pá­gina, o debate Vaticano x Igreja da Holanda.

• Dia 28 de outubro haverá grande concentração de evan­

gélicos no Maracanãzinho para ouvir o pregador pentecostal Da­vid Wilkerson, autor do livro “A Cruz e o Punhal” e que tem feito trabalho entre jovens vi­ciados em droga.

OUTUBRO 72 - CEI 7

Page 8: Informação Ecumênica “A teologia era estudada em escolas

CEI — informação ecumênicaCaixa Postal 16.082 — ZC-01 — GB.Rio de Janeiro, outubro de 1072

UM DEBATE QUE SE REN O VASERÁ POSSÍVEL A INTERCOMUNHÃO ENTRE OS CRISTÃOS?

A nova ofensiva da Igreja da Holanda — um catecismo dedicado às crianças e baseado no famoso texto de 1965 — se­gue-se a um período em que o Vaticano parecia estar vencendo no seu esforço de reduzir a rebeldia de Alfrink e suas ove­lhas.

A pressão de Roma aumentara há pouco mais de um ano com a nomea­ção de um bispo conservador — Adrianus Simonis — para a diocese de Roterdã. Veio depois a nomeação de um ultra- conservador — Johannes Gijsen — para a sede episcopal de Roermond. Um mês atrás, seguiu-se o terceiro golpe: o Vati­cano forçou a hierarquia holandesa a cancelar um concilio pastoral marcado para outubro, repetição do que se reali­zou entre 1968 e 1970, e em que houve, entre outras coisas, votações favoráveis ao cancelamento do celibato sacerdotal. O argumento do Vaticano é de que o concílio estava excessivamente infiltrado de leigos e de líderes progressistas.

A tensão entre as hierarquias de Roma e da Holanda parecia ter-se aliviado no início de 1970, quando o Vaticano con­cordou em que o catecismo Holandês fosse adotado livremente. A concordân­cia do Vaticano condicionava-se à pu­blicação, com o catecismo, de um suple­mento que completava e corrigia o texto original, correções que tinham sido aca­tadas pelos autores do catecismo. “A Santa Sé”, disse um porta-voz do Vati­cano, “considera encerrado o debate so­bre a referida obra.”

Mas o debate acaba de ser reaberto, com o catecismo infantil que se baseia no de 1965. Os pontos controvertidos, naquele ano, referiam-se à Eucaristia, à virgindade de Maria e à autoridade pa­pal, além de detalhes como a existência dos anjos.

“Perguntam-nos se com a nossa po­sição não estamos fazendo concessões ao mundo moderno, para prendê-lo dentro do catolicismo”, declarou na época um dos autores do catecismo, o reverendo Mulders. “A resposta é não. Não fize­mos e não pretendemos fazer conces­sões. Acontece que as velhas fórmulas usadas pela Igreja podem ensinar, mas

não penetram na alma do homem mo­derno. Exprimem-se com uma lingua­gem que afirma, substancialmente, a verdade, mas que deixou de ser compre­ensível. Um exemplo: o batismo. De que vale dizer que o batismo, como sacra­mento, é isto ou aquilo e que sem o ba­tismo a criança vai para o limbo? Já expus em outra época minhas dúvidas sobre a questão do limbo. Por isso, no Novo Catecismo, falei em nascimento em lugar de batismo. Outro exemplo: a transubstanciação na eucaristia. Ainda hoje obrigam as crianças a aprender a palavra e guardá-la na cabeça. Mas que significa? Quem, se não um teólogo, po­de explicar o sentido deste termo mis­terioso? Falamos de maneira diferente, mas isso não significa negar a transubs­tanciação.”

A EUCARISTIAEste é o grande problema que terá que

enfrentar o movimento ecumênico con­temporâneo, quando se começar a falar na inter-comunhão entre os diversos ra­mos do cristianismo. Já se fala em acor­do de Católicos e Anglicanos sobre a Eucaristia. Como. pois, compreender a discordância dentro da própria Igreja Católica?

O desacordo entre católicos e protes­tantes repousa, em primeiro lugar, na maneira de compreender a presença de Cristo na eucaristia e, em segundo lugar, na descrição da oferenda. A comissão afirma que estudando com nova boa vontade o significado da eucaristia, che­gou a uma fórmula capaz de satisfazer a ambos os lados. Os autores do rela­tório insistem em que falam de presença real: o corpo e o sangue de Cristo estão realmente presentes e são realmente da­dos, independente da crença dos indiví­duos. Parece estar aqui uma enorme concessão dos anglicanos. Mas uma nota no relatório indica a existência de uma concessão não menor dos católicos. Diz que a transubstanciação, na teologia ca­tólica contemporânea, deve ser encarada como a afirmação da presença de Cristo, sem a pretenção de explicar como se opera a presença.