inforlava 2 julho

4

Click here to load reader

Upload: alexandre-silva

Post on 06-Jul-2015

227 views

Category:

Business


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Inforlava 2 julho

Julho, 2011

Número 2

inforlava

O mês de Julho foi o nosso primeiro mês completo de actividade. Para alguns colaboradores, a primeira vez que trabalharam lavando, dobrando e embalando roupas para hotéis. Fomos ajustando equipamentos e procedimentos. Preparando a formação que se pretende iniciar já em Agosto. A certeza dos nossos procedimentos chegou com a necessidade de colaboração com outra empresa da actividade que sofreu um grave sinistro nas suas instalações. Ficamos a saber – com a realidade da operação – que as nossas previsões estavam certas. A nossa capacidade instalada, de tratamento – lavagem, secagem e calandragem – ultrapassou várias vezes as 6 TON/dia embora recorrendo a algumas horas extra já que nem todos os equipamentos estão ainda a 100%

1 Apresentação

2 Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social tem por base as normas internacionais dos Direitos Humanos e o cumprimento da legislação nacional e europeia referente ao trabalho. Pretende garantir direitos básicos dos trabalhadores envolvidos em processos produtivos. A Responsabilidade Social deve ser percepcionada basicamente através dos seguintes itens:

A não permissão do Trabalho Infantil

A não permissão do Trabalho Forçado

Assegurar a Saúde e Segurança dos Trabalhadores

Garantia de Liberdade de Associação e de Negociação Colectiva

Não permissão de Discriminação de qualquer tipo

Não permissão de Práticas Disciplinares contrárias à lei

Horário de Trabalho máximo de acordo com a lei

Remuneração de acordo com a legislação

Sistemas de gestão que garanta o cumprimento daqueles requisitos

Índice

Apresentação

Responsabilidade Social

Qualidade versus economia

O nosso Boletim

Reclamações – o nosso PGR

Colaboradores

Renting de roupas

Colaborador do mês

Informação profissional

Mas mais importante, essa situação permitiu confirmar a excelência da equipa de colaboradores que tudo fizeram para que todos os clientes fossem atempadamente servidos. Ao que sabemos não existiram e não somos conhecedores de quaisquer situações que tenham originado reclamações. Estamos de parabéns!! Agora temos de continuar o nosso caminho de melhorar, melhorar, melhorar.

Uma última e importante nota: TODOS os colaboradores foram os

melhores colaboradores do mês pois TODOS, sem excepção, deram

o seu melhor.

A TODOS devemos o nosso reconhecimento pelo trabalho

desenvolvido.

Page 2: Inforlava 2 julho

*

A North Laundry pretende caminhar no sentido de ser reconhecida uma empresa “com” Responsabilidade Social.

Todos nós fazemos parte da empresa e todos temos responsabilidades: com os colegas, clientes, fornecedores e demais parceiros bem com com a sociedade em geral. Iremos escolher, oportunamente, um projecto social onde nos poderemos envolver por forma a promovermos uma nova cultura de Responsabilidade Social partilhada por

todos os intervenientes da North Laundry e seus parceiros

Os nossos processos de lavagem têm características próprias e provavelmente únicas no que se refere à gestão da água e dos químicos.

A programação dos equipamentos, o seu micro processamento, a construção das centrais de comando, foi um trabalho desenvolvido inteiramente em Portugal, por técnicos portugueses, com base nas informações, necessidades e prioridades indicadas pela lavandaria.

Nasceu assim um novo procedimento que gere integralmente e em todas as fases do processo de tratamento a quantidade de água em função dos kgs. reais de roupa a tratar. O mesmo se passa com os químicos.

3 Qualidade versus economia

4 O nosso Boletim

Página 2 inforlava

Temos assim economias de água e de químicos associadas a uma lavagem mais eficaz e menos agressiva.

A inexistência de vapor (referido no número anterior deste boletim) permite complementar a melhoria do processo de que o grau de brancura da roupa tratada é seguramente o resultado mais visível. A taxa de rejeição é o indicador interno mais relevante situando-se abaixo dos 3% da roupa tratada.

É ainda importante referir que sendo este procedimento executado de forma totalmente automatizada é possível, em casos de necessidade, a sua utilização em modo manual.

Como referimos no número anterior com o nosso inforlava pretendemos facilitar a divulgação de acções, de conhecimento, de informação sobre a actividade. Vamos dar início, no próximo número, à edição de Fichas do Conhecimento que pretendem dar a conhecer diversas informações sobre a actividade de lavandaria industrial. O inforlava terá certamente a participação de vários parceiros e colaboradores. Desta forma cada informação será certamente mais completa e mais abrangente contribuindo decisivamente para a melhoria final do nosso serviço. Aproveitamos para agradecer a todos os que manifestaram o seu agrado e apoio quando da recepção do primeiro número do nosso Boletim. Está interessado em contribuir para um maior conhecimento e formação? Por favor envie um mail para [email protected]. Entraremos em contacto para o ajudar e facilitar essa contribuição.

JULHO 2011

Taxa de rejeição

Lavagem: 1,8 % Acabamento: 1,2 %

Laboratório Programa

de recuperação de roupas com ferrugem

Taxa de recuperação

≥ 80%

Page 3: Inforlava 2 julho

Página 3 inforlava

A North Laundry está a ultimar um documento inovador que apresentará ao cliente, de forma clara e transparente, uma análise quantitativa e qualitativa sobre as reclamações apresentadas – quer em geral quer de forma individual.

No final de cada mês será enviada essa informação (em papel ou via mail) e a nossa equipa estará disponível para falar sobre o tema. Falar de forma tranquila e profissional, escutando o cliente e dando informação adicional.

Só ouvindo e permutando informação com todos poderemos ter um índice de reclamações que seja aceitável e dentro dos limites da problemática da produção industrial.

O nosso compromisso é ouvirmos e registarmos sua reclamação, mas queremos que se lembre de nós por a termos tratado convenientemente e por termos encontrado uma solução para a mesma.

5 PGR Plano de Gestão de Reclamações

Aniversários Alfredo Monteiro 01/Jul/1964 Parabéns!!!

Chegadas António Machado Bem vindo….

6 Colaboradores

Se o outsourcing dos serviços de lavandaria é já comum também o serviço de renting global das roupas de alojamento tem vindo a ganhar cada vez mais adeptos. Na actual situação económica de crise o renting é cada vez mais uma opção a ter em conta: ausência de investimento em roupas, ausência de custos fixos na gestão e eventual transformação de custos fixos actuais em centros de receita…(por via da ausência de lavandaria própria) No renting (como na lavandaria externa) a factura acompanha a taxa de ocupação do hotel, sem custos fixos. Desde a definição da tipologia das roupas à definição das necessidades globais do hotel este serviço facilita em muito a gestão das roupas, o controlo de custos por quarto, a diminuição de custos fixos… A questão mais relevante que se tem colocado, nestes casos, é o problema da estabilidade do serviço de lavandaria associado. Em muitos casos o verdadeiro problema coloca-se não ao nível do serviço de renting mas sim ao nível do serviço de lavandaria. O nosso projecto apresenta-se como uma “extensão normal” dos parceiros de serviço de renting que actuam já no mercado português. É condição primeira e essencial a estabilidade do serviço de lavandaria no que concerne ao cumprimento dos parâmetros de qualidade, no cumprimento dos horários ao cliente… É de resto um princípio geral da nossa empresa:

a qualidade e atenção ao cliente em primeiro lugar.

7 Renting de roupas – a nova realidade

Page 4: Inforlava 2 julho

llll

Este será um espaço a ser preenchido pelos nossos parceiros: clientes ou fornecedores.

Também aqui pretendemos algo de inovador no sentido da divulgação de informação importante na área de negócio onde nos incluímos.

O que pretendemos mais não é que partilhar informação que ajude à melhoria do serviço de lavandaria, de renting, mas também a uma melhor informação e compreensão de toda a orgânica à volta do serviço em si.

É como uma extensão da formação que vamos dar início em breve.

Mais uma vez é uma aposta na partilha do conhecimento com o objectivo final da melhoria da qualidade perceptível.

Não é um espaço publicitário mas sim um espaço de partilha de informação e conhecimento.

Ficamos a aguardar as V/ sugestões, textos e comentários

__________________________________________________

Vai poder encontrar-nos, brevemente nas redes sociais

____________________________________________________________

Imagem de Responsabilidade Social retirada di www.responsabilidadesocial.com

O colaborador do mês é uma acção da

nossa empresa que pretende evidenciar e

reconhecer o/a colaborador/a que se mostrou

mais “in” em cada mês.

A dedicação, o esforço, a criatividade,

o entusiasmo, profissionalismo, o espírito

de equipa… tudo vai contar um pouco para

esta apreciação.

O que pretendemos é criar um clima de competição e convivência saudável entre toda a equipa.

O prémio – além do Diploma – é um prémio simbólico….

Fazendo parte da Distribuição foi a ajuda preciosa nos primeiros clientes, na elaboração das guias, da abertura dos procedimentos dos clientes, artigos… Emissão de guias e facturas, registo de dados informáticos… Muitas horas diurnas, horas nocturnas…

8 Colaborador do mês JULHO 2011

9 Informação profissional / institucional

North Laundry

4510-468 Fânzeres

Telefone:

220 935 713

Correio electrónico

provisório:

[email protected]

Estamos quase na Web…

… site em construção!!

www.northlaundry.com

Este mês… MIGUEL!!! E no próximo mês???