info contesp · publicação aos clientes da contesp ® contabilidade no estado de são paulo ......

4
® ® Info CONTESP Publicação aos clientes da Contesp ® Contabilidade no Estado de São Paulo ® Ano 11 • nº 62 • Nov/Dez 2013 Nesta edição Info Contesp ® : • Outra tributação em 2014? / 13º. salário...............1 • Intervalos para fumar / CT-e transportes.............1 • Documentos para IRPF / Férias coletivas................2 • Simples Nacional: agende / Improbidade..............2 • Erros e sonegação / Ameaças digitais..................3 • Entenda a Comunicação / Tabela tributação...........4 Em Contas em Revista (Out/Nov 2013): • Sped: energia / Sped, problema em comum...3 e 5 • EFD Contribuições / IR Dividendos e Lucros.....8 e 9 • Com crédito na praça (MPEs)............................10 • EPI: é obrigação fiscalizar (Gestão de Pessoal)....... 12 • É golpe! (ataques e golpes virtuais).................. 14 • Sped: como é vista e entendida essa obrigação...16 Contábil Avalie as três modalidades, veja vantagens de cada uma e consulte-nos o quanto antes. Os três regimes, Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples, têm um tipo de ganho para cada espécie de empresa. A escolha não será fácil. Até o Simples, que unifica e facilita o pagamento de impostos, pode não ser o modelo ideal para as pequenas e médias empresas. Faça um estudo de como foi o seu último ano fiscal e baseie-se nas projeções futuras para definir a melhor tributação para 2014. Lembre-se de que a legislação não permitirá alterar o regime dentro do mesmo exercício. Perfil da empresa, valores de faturamento e folha de pagamento são fatores determinantes para montar esse estudo e obter a forma mais econômica de pagar tributo. Veja tabela comparativa na pg. 4: O Setor Contábil da Contesp ® estará à disposição para esclarecer suas dúvidas. Não deixe para a última hora, marque um horário conosco até no máximo 13/12/2013. Seria melhor outra tributação em 2014? A Contesp ® agradece aos clientes e amigos por mais este ano de confiança e deseja a todos um 2014 de realizações e de importantes conquistas. Neste final de ano, não teremos expediente: - 13/12 a partir das 12h – Confraternização - A partir de 23/12 estará fechada, retomando dia 02/01 Boas Festas Simples Lucro Presumido Lucro Real Sobre o 13º salário A 1ª. parcela do 13º. salário deve ser paga até dia 29/11 e a 2ª parcela até 20/12. O cliente pergunta responde Contesp ® a Fiscal Pergunta: Mesmo que o conteúdo seja menor que 40%, devo preencher e transmitir a Ficha de Conteúdo de Importação (FCI)? Resposta: Sim, a FCI deverá ser transmitida. Pessoal Pergunta: As empresas devem conce- der intervalos para os empregados fumarem? Resposta: Não há determinação legal nesse sentido. Há legislação apenas para os intervalos para repouso ou alimentação, os quais, para as jornadas acima de 4 até 6 horas, correspondem a 15 minutos e, para jornadas superiores a 6 horas, no mínimo, 1 hora. Salvo acordo cole- tivo dispondo em contrário, o intervalo não poderá ultrapassar duas horas. Fonte: Cenofisco 12 3 9 6 ®

Upload: vodat

Post on 09-Nov-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Info CONTESP · Publicação aos clientes da Contesp ® Contabilidade no Estado de São Paulo ... como senhas e acessos aos sites de e-commerce, entre outros. Os riscos mais comuns:

®

® Info CONTESPPublicação aos clientes da Contesp® Contabilidade no Estado de São Paulo

®

Ano 11 • nº 62 • Nov/Dez 2013

Nesta edição Info Contesp®:• Outra tributação em 2014? / 13º. salário...............1

• Intervalos para fumar / CT-e transportes.............1• Documentos para IRPF / Férias coletivas................2

• Simples Nacional: agende / Improbidade..............2• Erros e sonegação / Ameaças digitais..................3

• Entenda a Comunicação / Tabela tributação...........4

Em Contas em Revista (Out/Nov 2013):• Sped: energia / Sped, problema em comum...3 e 5

• EFD Contribuições / IR Dividendos e Lucros.....8 e 9• Com crédito na praça (MPEs)............................10

• EPI: é obrigação fiscalizar (Gestão de Pessoal)....... 12• É golpe! (ataques e golpes virtuais).................. 14

• Sped: como é vista e entendida essa obrigação...16

Contábil

Avalie as três modalidades, veja vantagens de cada uma e consulte-nos o quanto antes.

Os três regimes, Lucro Real, Lucro Presumido e o Simples, têm um tipo de ganho para cada espécie de empresa. A escolha não será fácil. Até o Simples, que unifica e facilita o pagamento de impostos, pode não ser o modelo ideal para as pequenas e médias empresas.

Faça um estudo de como foi o seu último ano fiscal e baseie-se nas projeções futuras para definir a melhor tributação para 2014. Lembre-se de que a legislação não permitirá alterar o regime dentro do mesmo exercício.

Perfil da empresa, valores de faturamento e folha de pagamento são fatores determinantes para montar esse estudo e obter a forma mais econômica de pagar tributo.

Veja tabela comparativa na pg. 4:

O Setor Contábil da Contesp® estará à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Não deixe para a última hora, marque um horário conosco até no máximo 13/12/2013.

Seria melhor outra tributação em 2014? A Contesp® agradece aos clientes e amigos

por mais este ano de confiança e deseja a todos um 2014 de realizações

e de importantes conquistas.

Neste final de ano, não teremos expediente:- 13/12 a partir das 12h – Confraternização

- A partir de 23/12 estará fechada, retomando dia 02/01

Boas Festas

Simples

Lucro Presumido

Lucro Real

Sobre o 13º salárioA 1ª. parcela do 13º. salário deve ser paga até

dia 29/11 e a 2ª parcela até 20/12.

O cliente perguntaresponde Contesp®a

Fiscal

Pergunta: Mesmo que o conteúdo seja menor que 40%, devo preencher e transmitir a Ficha de Conteúdo de Importação (FCI)?

Resposta: Sim, a FCI deverá ser transmitida.

Pessoal

Pergunta: As empresas devem conce-der intervalos para os empregados fumarem?

Resposta: Não há determinação legal nesse sentido. Há legislação apenas para os intervalos para repouso ou alimentação, os quais, para as jornadas acima de 4 até 6 horas, correspondem a 15 minutos e, para jornadas superiores a 6 horas, no mínimo, 1 hora. Salvo acordo cole-tivo dispondo em contrário, o intervalo não poderá ultrapassar duas horas. Fonte: Cenofisco

12

39

6

®

Page 2: Info CONTESP · Publicação aos clientes da Contesp ® Contabilidade no Estado de São Paulo ... como senhas e acessos aos sites de e-commerce, entre outros. Os riscos mais comuns:

Legalização

Para elaboração do IRPF 2014 solicitamos:

Administração

Simples NacionalO cliente pergunta

responde Contesp®a

Pessoal

Pergunta: Quando é caracterizado o ato de improbidade?

Resposta: A improbidade representa a deso-nestidade e o mau-caráter de uma pessoa. O ato de improbidade será caracterizado, por exemplo, quando ocorrer furto ou roubo de materiais da em-presa, adulteração ou falsificação de documentos,

Como podem ser concedidas férias coletivas numa empresa?

Podem ser concedidas a todos os funcionários, a determinados estabelecimentos, ou somente a certos setores da empresa, para serem gozadas em dois períodos anuais, nenhum deles inferior a 10 dias.

E quanto aos procedimentos?A empresa deverá comunicar o

órgão local do Ministério do Trabalho

procurando obter proveito próprio ou de outrem, apropriação indébita de importância da empresa, apresentação de atestado médico falso com a fi-nalidade de justificar a falta ao serviço.

Fonte: Cenofisco

Pessoal

Aspectos das férias coletivase Emprego, com antecedência de 15 dias, enviando cópia da comunicação aos respectivos sindicatos, além de afixar cópia de aviso nos locais de trabalho.

E quanto aos funcionários que ainda não alcança-ram 12 meses?

Suas férias serão computadas proporcionalmente. Ao término das férias, iniciar-se-á a contagem de novo período aquisitivo.

É possível o pagamento do abono de férias? No caso de férias coletivas, o abono de férias deverá

ser objeto de acordo entre o empregador e o sindicato da categoria. Fonte: http://portal.mte.gov.br/ouvidoria/

Se sua empresa pretende optar pelo Simples Na-cional em 2014, a Receita Federal orienta que agende seu ingresso desde já. Essa iniciativa vai facilitar o tra-balho de pesquisa de eventual pendência que impeça essa alteração.

O agendamento estará disponibilizado entre o primeiro dia útil de novembro e o penúltimo dia útil de dezembro. Se não houver pendências ou qualquer outro procedimento adicional, o seu pedido será agendado e no dia 01/01/2014 seu registro da opção será gerado com o respectivo termo de deferimento. Fonte: Receita Federal

• Informe de Rendimentos da pessoa física assalariada e das empresas das quais participa como sócio, de pessoas físicas que lhe tenham fornecido o Informe. Faça constar no Informe de Rendimentos a Distribuição Automá-tica de Lucros, de acordo com a sua participação no capital social da empresa. Para as empresas em que a Contesp é responsável pela Contabilidade, não há necessidade de nos fornecer os Informes.

• Aposentados: enviar o Informe de Rendimentos do INSS referente ao ano-base.• Extratos Bancários ou Informes de Rendimentos Bancários de todas as Contas Correntes de sua titula-

ridade, constando o saldo final da conta em 31.12.2013, bem como os Informes de Rendimentos Bancários de todas as Aplicações Financeiras realizadas por você. Caso não tenha recebido, obtenha via internet.

• Quem recebeu créditos ou prêmios do programa Nota Fiscal Paulista, imprimir o extrato via internet. Os documentos ficarão em nosso poder e guarda.

2

Page 3: Info CONTESP · Publicação aos clientes da Contesp ® Contabilidade no Estado de São Paulo ... como senhas e acessos aos sites de e-commerce, entre outros. Os riscos mais comuns:

A Receita Federal e as Fazendas Estaduais ini-ciaram ações fiscais conjuntas para identificar erros, omissões e outros eventos que possam acarretar pagamento a menor ou sonegação fiscal dos contri-buintes enquadrados no Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas microempresas e empresas de pequeno porte - Simples Nacional.

A Contesp já recebeu notificações referentes a 2010 e comunicou os clientes sobre as divergências detectadas entre os valores constantes da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) e os contidos nos sistemas informatizados da Receita Federal e das Fa-zendas Estaduais, com base na diferença entre:

Valores recebidos de vendas no cartão de crédito x Valores declarados em DASN.

Sobre as diferenças apuradas e confirmadas, o contribuinte poderá realizar AUTORREGULARIZA-ÇÃO, enviando a DASN retificadora e recolhendo ou parcelando os valores devidos. Após a AUTORREGU-LARIZAÇÃO, NÃO é preciso comparecer NEM enviar

cópias de documentos à Secretaria da Receita Federal ou à Secretaria da Fazenda Estadual para comprovar o ajuste das divergências.

Persistindo as divergências, o contribuinte estará sujeito à abertura de procedimento fiscal, a partir do qual qualquer valor não declarado e não recolhido será exigido com multa mínima de 75% sobre o valor dos tributos devidos, além dos juros de mora equivalentes à taxa Selic.

Fonte: Site do Simples Nacional

Contábil

Smartphones e tablets – ameaças virtuais

Em 2012 cresceu 58% o total de ataques por malwa-res a dispositivos móveis. É o que afirma relatório de segurança da Symantec. Dentre essas ameaças, 32% tinha o objetivo de roubar dados pessoais dos usuários, tais como endereço de e-mail e agenda de telefones.

Os dispositivos móveis são verdadeiras extensões dos usuários, contendo dados sigilosos de grande va-lor, como senhas e acessos aos sites de e-commerce, entre outros. Os riscos mais comuns: roubo de infor-mações pessoais, remoção de arquivos, corrupção do sistema operacional, redução do desempenho do dispositivo e do tempo de vida da bateria, perdas fi-nanceiras por meio de serviços com acesso à internet, ligações para serviços pagos ou compra não autorizada de aplicativos.

Para prevenir, o professor de Sistemas de Informa-ção Luciano Freire recomenda:

1. Ative as configurações de segurança disponíveis em seu celular.

2. Mantenha o software do seu smartphone ou tablet sempre atualizado.

3. Não instale aplicativos de fontes desconhecidas.

4. Somente utilize o aplicativo de home banking disponibilizado pelo seu banco.

5. Desabilite funcionalidades como acesso a re-des sem fio e bluetooth quando não usar esses recursos.

6. Instale um aplicativo de segurança, como um anti-vírus, em seu smartphone ou tablet. Isso permitirá uma segurança adicional contra os ataques mais comuns.

Simples Nacional: erros e sonegação em alerta

Segurança

Aspectos das férias coletivas

3

Page 4: Info CONTESP · Publicação aos clientes da Contesp ® Contabilidade no Estado de São Paulo ... como senhas e acessos aos sites de e-commerce, entre outros. Os riscos mais comuns:

Expediente: O Informativo CONtESP® é destinado aos clientes da Contesp® Contabilidade no Estado de São Paulo

• Av. Monteiro Lobato, 6.006 / 6.020 – Jardim Cumbica – Guarulhos, SP – CEP 07180-000 • tel. (11) 2413.3333 • www.contesp.com.br • Contato: [email protected] • Direção: Carlos Augusto da Silva

• Projeto, edição e artes: Terra Comunicação – tel. 5561.7566

E associada a:CRCSP

A Contesp® Contabilidade

é inscrita no:

Gestão

As interações que acontecem dentro da empresa com os colaboradores e, fora dela, com os clientes, comunidade e mídia, precisam de mensagens claras, eficientes e inteligentes. Comunicação não é somente o que é dito, mas principalmente o que é compreendido.

De acordo com Eduardo Zugaib, da revista Fenacon, entre falar e ser compreendido há uma distância muito grande, que precisa ser continuamente verificada, cor-rigida e aperfeiçoada. O escritor afirma que, onde falta comunicação, sobra espaço para a imaginação e esta, infelizmente, nem sempre será empreendida de forma construtiva.

Quando ocorre alguma falha na comunicação, a maior responsabilidade é de quem emitiu a mensagem. Sempre que a mensagem não for compreendida, cabe

Comunicação para que todos entendam

ao emissor encontrar um novo meio ou forma para poder al-cançar o que deseja, “mesmo que já tenha dito mil vezes a mesma coisa”.

Quando não há comuni-cação à altura da necessida-de no ambiente empresarial, ficam fragilizadas importantes competências na gestão de pessoas e na condução de processos: da liderança ao relacionamento em equipe, da visão estratégica ao aten-dimento ao cliente.

SIMPLES LUCRO PRESUMIDO LUCRO REAL

Até R$ 3,6 milhões por ano Até R$ 78 milhões no ano anterior Todas as empresas

As alíquotas são fixas e de-pendem do faturamento do setor. O percentual máximo é de 16,85% sobre a receita

Os 15% de IRPJ + 10% do adi-cional que exceder a 20.000,00 sobre um lucro prédefinido de 8% da receita para a indústria e a maior parte do comércio e de 32% para a maioria dos serviços. A CSLL* de 9% incide sobre 12% da receita da indústria e do comércio e sobre 32% nos serviços

O IRPJ de 15% + 10% do adicio-nal do que exceder a 20.000,00 sobre o lucro e a CSLL de 9% são cobrados sobre o lucro realmente apurado. Apenas as instituições financeiras pagam 15% de CSLL

Microempresas (faturamento até R$ 360 mil ao ano) e pequenas em-presas (faturamento de R$ 360 mil a R$ 3,6 milhões ao ano)

Para empresas com margem líquida real superior à presumida pela legislação fiscal (8% da receita para a indústria e a maior parte do comércio e de 32% para a maioria dos serviços)

Para empresas que possuem uma margem líquida real inferior à presumida pela legislação fiscal

O Simples Nacional é um regime unificado de cobrança e arrecadação de tributos (IR, contribuição social e previdenciária, PIS/Pasep, Cofins, IPI, ICMS e ISS)

A alíquota do PIS é de 0,65%, e a da Cofins, de 3% sobre a receita. Mas nenhum crédito pode ser descontado

A legislação é mais complexa. As alíquotas do PIS (1,65%) e da Cofins (7,6%) sobre a receita são maiores que no lucro presumido

Outros benefícios ou isenções fiscais municipais ou estaduais não são possíveis no Simples

Se a margem real de lucro for inferior aos percentuais prédefinidos, a empresa pagará mais imposto pelo sistema de lucro presumido

É possível descontar créditos referentes a despesas relacionadas ao processo produtivo, entre outras, o que pode representar ganhos

*Contribuição Social sobre o Lucro Líquido Fontes: Miguel Silva & Yamashita Advogados e Mattos Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados

Atenção

Principais regras

Para quem serve

Cálculo de impostos

Nível de faturamento

(Continuação da capa)