infinitivo pessoal - teoria e exercícios

3
Infinitivo Pessoal Tema: Verbos no Infinitivo Pessoal TEORIA GRAMATICAL: O infinitivo pessoal deriva do infinitivo impessoal, formado pelo radical, a vogal temática e o sufixo -r . A diferença reside no facto de que o infinitivo impessoal não se flexiona. Já o infinitivo pessoal flexiona-se, com desinências para a 2ª pessoa do singular e para as três pessoas do plural: Infinitivo Pessoal verbo calar eu calar tu calares ele/ela calar nós calarmos vocês/eles/elas calarem - es -mos - em Vamos tentar declinar um verbo da segunda conjugação, como o verbo "interromper", e um verbo da terceira conjugação, como "intervir"? O infinitivo não flexionado usa-se: quando não se refere a nenhum sujeito, isto é, quando é impessoal; Ex: Falar é fácil. quando tem valor imperativo, ordenando algo; Ex: Parar ao sinal vermelho! como complemento nominal de adjectivos, substantivos ou verbos, quando seguido da preposição "de", especialmente com os adjectivos "bom", "fácil", "possível", etc.; Ex: Este exercício é fácil de fazer. em locuções verbais antecedido da preposição "a", com o sentido de gerúndio. Ex: Ele está a andar a cavalo. O infinitivo pessoal usa-se quando: o sujeito é expresso por uma pessoa e depois expressões impessoais; Ex: O facto de estarmos doentes não nos impede de trabalhar. É possível… É importante… É necessário…

Upload: ana-ester-rodrigues

Post on 04-Jul-2015

5.525 views

Category:

Documents


12 download

TRANSCRIPT

Page 1: Infinitivo Pessoal - teoria e exercícios

Infinitivo Pessoal

Tema: Verbos no Infinitivo Pessoal

TEORIA GRAMATICAL:

O infinitivo pessoal deriva do infinitivo impessoal, formado pelo radical, a vogal temática e o sufixo -r .

A diferença reside no facto de que o infinitivo impessoal não se flexiona. Já o infinitivo pessoal flexiona-

se, com desinências para a 2ª pessoa do singular e para as três pessoas do plural:

Infinitivo Pessoalverbo calar

eu calartu calaresele/ela calarnós calarmosvocês/eles/elas calarem

- es

-mos- em

Vamos tentar declinar um verbo da segunda conjugação, como o verbo "interromper", e um verbo da terceira

conjugação, como "intervir"?

O infinitivo não flexionado usa-se:

quando não se refere a nenhum sujeito, isto é, quando é impessoal;Ex: Falar é fácil.

quando tem valor imperativo, ordenando algo;

Ex: Parar ao sinal vermelho!

como complemento nominal de adjectivos, substantivos ou verbos, quando seguido da preposição "de", especialmente com os adjectivos "bom", "fácil", "possível", etc.;Ex: Este exercício é fácil de fazer.

em locuções verbais antecedido da preposição "a", com o sentido de gerúndio.Ex: Ele está a andar a cavalo.

O infinitivo pessoal usa-se quando:

o sujeito é expresso por uma pessoa e depois expressões impessoais;Ex: O facto de estarmos doentes não nos impede de trabalhar.É possível…É importante…É necessário…

usamos as seguintes preposições ou locuções prepositivas: ao, para, por, até, sem, antes de, depois de, no caso de, apesar de…Ex: No caso de precisarem de ajuda, podem contar comigo.

Page 2: Infinitivo Pessoal - teoria e exercícios

Completa o texto, utilizando o infinitivo pessoal:

Estes são alguns conselhos que um amigo lhe podia dar antes de ir visitar o Porto, deve, portanto usar o pronome tu ou você. Utilize os verbos da caixa, pode ter de recorrer ao mesmo verbo mais do que uma vez.

Apesar de já __________________ um pouco de português, é conveniente___________________um pouco mais antes de________________. É melhor___________________roupa quente, no caso de__________________no Inverno. Se ficas durante muito tempo, é conveniente________________________um passe para os transportes públicos. Tens de ir ao Magestic, para___________________um café. Para _____________________para a tua família, é preferível _________________um cartão telefónico, que podes comprar nos Correios. No caso de _____________________ no Verão, é possível _________________à praia. É imprescindível ___________________ as Caves de Vinho do Porto.

falar estudar vir trazer comprar beber chegar telefonar usar ir visitar