Índice en de fr es pt - alfalaval.com · definições de expressões desenhos do permutador de...

24
Índice Português 3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas PT EN DE FR ES PT IT SV DA FI NL RU PL NO HU SK CS SL LV LT ET EL BG RO ZH BG Índice Descrição ............................................................................................ 5 Componentes principais ........................................................................ 5 Placa de identificação ............................................................................ 6 Funcionamento ...................................................................................... 7 Secções múltiplas .................................................................................. 8 Passagem múltipla ................................................................................. 9 Identificação do lado da placa ............................................................... 9 Instalação .......................................................................................... 10 Antes da instalação .............................................................................. 10 Requisitos ............................................................................................ 11 Içamento .............................................................................................. 12 Elevação .............................................................................................. 13 Montagem dos suportes ...................................................................... 14 Funcionamento ................................................................................. 15 Ativação ............................................................................................... 15 Unidade em funcionamento ................................................................. 16 Desativação ......................................................................................... 16 Manutenção....................................................................................... 17 Limpeza – Lado destinado ao produto ................................................. 17 Limpeza – Lado não destinado ao produto .......................................... 19 Abertura e fecho .................................................................................. 20 Substituição das juntas ........................................................................ 24 Como contactar a Alfa Laval Os pormenores sobre contactos são permanentemente atualizados no nosso site. Queira visitar www.alfalaval.com e entrar em contacto com o seu representante local da Alfa Laval. Instruções originais © COPYRIGHT Alfa Laval Lund AB, 2012

Upload: duongdang

Post on 03-Dec-2018

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Índice Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Índice

Descrição ............................................................................................ 5Componentes principais ........................................................................ 5Placa de identificação ............................................................................ 6Funcionamento ...................................................................................... 7Secções múltiplas .................................................................................. 8Passagem múltipla ................................................................................. 9Identificação do lado da placa ............................................................... 9

Instalação .......................................................................................... 10Antes da instalação .............................................................................. 10Requisitos ............................................................................................ 11Içamento .............................................................................................. 12Elevação .............................................................................................. 13Montagem dos suportes ...................................................................... 14

Funcionamento................................................................................. 15Ativação ............................................................................................... 15Unidade em funcionamento ................................................................. 16Desativação ......................................................................................... 16

Manutenção....................................................................................... 17Limpeza – Lado destinado ao produto ................................................. 17Limpeza – Lado não destinado ao produto .......................................... 19Abertura e fecho .................................................................................. 20Substituição das juntas ........................................................................ 24

Como contactar a Alfa LavalOs pormenores sobre contactos são permanentemente atualizados no nosso site.

Queira visitar www.alfalaval.com e entrar em contacto com o seu representante local da Alfa Laval.

Instruções originais

© COPYRIGHT Alfa Laval Lund AB, 2012

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas PT

Page 2: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Prefácio

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

PrefácioO presente manual fornece informações sobre a ins-talação, a operação e a manutenção do permutador de calor de placas.

Considerações sobre a segurança

A utilização e a manutenção do permutador de calor de placas obedecerão às instruções da Alfa Laval constantes do presente manual. O manuseamento incorreto do permutador de calor de placas poderá ter consequências graves, incluindo danos pessoais e/ou materiais. A Alfa Laval não assumirá qualquer responsabilidade por danos ou ferimentos resultan-tes do incumprimento das instruções do presente manual.

O permutador de calor de placas deve ser utilizado de acordo com a configuração do material, os tipos de agentes, as temperaturas e a pressão especifica-dos para o permutador de calor de placas específico.

O presente manual abrange os seguintes modelos:

• Clip 3• Front 6• Front 8• Front 10• Front 15

Definições de expressões

Desenhos do permutador de calor de placas

Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são os desenhos fornecidos com o permutador aquando da entrega.

Condições de garantia

Normalmente, as condições de garantia são incluí-das no contrato de compra e venda assinado, antes da encomenda do permutador de calor de placas for-necido. Em alternativa, as condições de garantia são incluídas na documentação da oferta ou é feita refe-rência ao documento, especificando as condições válidas. Se ocorrerem avarias durante o prazo de ga-rantia especificado, aconselhe-se sempre junto do seu representante local da Alfa Laval.

Comunique a data de colocação em funcionamento do permutador de calor de placas ao representante local da Alfa Laval.

Aconselhamento

Consulte sempre o seu representante local da Alfa Laval para obter aconselhamento relativamente a

• Dimensões da pilha de placas nova, se quiser modificar o número de placas

• Escolha do material das juntas, se as condições de pressão e temperatura de funcionamento se alterarem de forma permanente ou se for processado outro agente no permutador de calor de placas.

Aviso!AVISO indica uma situação de perigo potencial que, se não for evitada, poderá resultar em morte ou ferimen-tos graves.

Atenção!CUIDADO indica uma situação de perigo potencial que, se não for evitada, pode resultar em ferimentos leves ou médios.

Nota!NOTA indica uma situação de perigo potencial que, se não for evitada, pode resultar em danos materiais.

Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 3: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Prefácio Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Armazenamento do permutador de calor de placas

Salvo acordo em contrário, a Alfa Laval fornece o permutador de calor de placas pronto a ser colocado em serviço à chegada. No entanto, deve manter o permutador de calor de placas na embalagem até à instalação.

No caso de armazenamento durante períodos mais longos (um mês ou mais), devem ser tomadas algu-mas precauções para evitar danos desnecessários no permutador de calor de placas.

Se tiver qualquer dúvida em relação ao armazena-mento do permutador de calor de placas, consulte um representante da Alfa Laval.

Armazenamento na embalagem

Se souber qual é o tipo de armazenamento a que o permutador será sujeito após entrega, informe a Alfa Laval quando realizar a encomenda do permutador de calor de placas, para garantir que o mesmo é de-vidamente preparado para armazenamento antes de ser embalado.

Armazenamento no interior• Proceda ao armazenamento num local com uma

temperatura entre 15 e 20 °C e uma humidade de cerca de 70 %. Relativamente ao armazena-mento no exterior, consulte “Armazenamento no exterior” nesta página.

• Para evitar danos nas juntas, no mesmo local não devem existir, de forma alguma, equipamen-tos que produzam ozono, por exemplo, motores elétricos ou equipamento de soldadura.

• Para evitar danos nas juntas, não armazene áci-dos ou solventes orgânicos no mesmo local e evite exposição solar direta, radiação intensa de calor ou radiação ultravioleta.

• Os parafusos de aperto devem ser bem cobertos com uma fina camada de massa.

Armazenamento no exteriorSe o permutador de calor de placas tiver de ser ar-mazenado no exterior, devem ser seguidas todas as precauções indicadas na secção “Armazenamento no interior” nesta página. A proteção contra o clima é também muito importante.

O permutador de calor de placas armazenado deve ser sujeito a um controlo visual de três em três me-ses. O controlo inclui:

• Massa lubrificante dos parafusos de aperto• Tampas metálicas dos orifícios• Proteção da pilha de placas e das juntas

Colocação fora de serviçoSe, por qualquer motivo, o permutador de calor de placas for desativado e colocado fora de serviço por um período longo, siga as recomendações indicadas na secção anterior “Armazenamento no interior” nes-ta página. No entanto, antes de proceder ao armaze-namento, deve realizar os seguintes procedimentos.

• Verificar a medição da pilha de placas (medida entre a estrutura e as placas de pressão, dimensão A).

• Drenar ambos os lados do agente do permutador de calor de placas.

• Dependendo do agente, o permutador de calor de placas deve ser lavado e secado.

• A ligação deve ser tapada, se o sistema de tuba-gem não estiver ligado. Utilize uma tampa de plástico ou de contraplacado para tapar a ligação.

• Cubra a pilha de placas com película de plástico não transparente.

Instalação após um longo período de arma-zenamentoCaso o permutador de calor de placas tenha estado fora de serviço durante um período muito longo (supe-rior a um ano), o risco de fugas aquando da ativação aumenta. Para evitar este problema, recomenda-se que deixe repousar a borracha da junta, permitindo-lhe recuperar a maior parte da sua elasticidade.

1. Se o permutador de calor de placas não estiver na devida posição, siga as instruções “Instala-ção” na página 10.

2. Tome nota da medição entre a estrutura e as pla-cas de pressão (dimensão A).

3. Retire os pés fixados à placa de pressão.4. Desaperte os parafusos de aperto. Siga as instru-

ções “Abertura” na página 20. Abra o permutador de calor de placas até a medida corresponder a 1,25 A.

5. Deixe o permutador de calor de placas repousar entre 24 e 48 horas, quanto mais tempo melhor, para permitir que as juntas relaxem.

6. Aperte novamente de acordo com as instruções das secções “Fecho” na página 23 ou “Teste de pressão após a manutenção” na página 24.

7. A Alfa Laval recomenda a realização de um teste hidráulico. A admissão do agente, normalmente água, deve ser feita de forma intervalada para evitar sujeitar o permutador a choques repentinos. É reco-mendável testar até à pressão de projeto, consulte o desenho do permutador de calor de placas.

Nota!A Alfa Laval e os respetivos representantes reservam-se o direito de inspecionar o equipamento e/ou local de armazenamento, sempre que necessário, até à data de expiração do prazo de garantia estipulado no contrato. A inspeção está sujeita a um aviso prévio de 10 dias antes da respetiva realização.

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas PT

Page 4: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Prefácio

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Conformidade ambiental

A Alfa Laval esforça-se por levar a cabo as suas ope-rações de uma forma o mais limpa e eficiente possível e por tomar em consideração os aspetos ambientais nas fases de desenvolvimento, conceção, fabrico, manutenção e comercialização dos seus produtos.

DesembalagemO material da embalagem é composto por madeira, plásticos, caixas de cartão e, em alguns casos, cintas metálicas.

• As caixas de madeira e cartão podem ser reutili-zadas, recicladas ou aproveitadas para produção de energia.

• Os plásticos devem ser reciclados ou incinerados numa incineradora autorizada.

• As cintas metálicas devem ser enviadas para reciclagem.

Manutenção• Todas as peças metálicas devem ser enviadas

para reciclagem.• O óleo e todas as peças de desgaste não metáli-

cas têm de ser tratadas de acordo com os regula-mentos locais.

DesmantelamentoQuando a sua utilização chegar ao fim, o equipa-mento deve ser reciclado de acordo com os regula-mentos locais aplicáveis. Além do equipamento propriamente dito, têm também de ser tomados em consideração os eventuais resíduos perigosos do lí-quido de processamento e tratados de uma forma adequada. Em caso de dúvida ou na ausência de re-gulamentos locais, contacte a empresa de vendas local da Alfa Laval.

Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 5: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Descrição Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Descrição

Componentes principais

Definição

Placa de chassis

Furo e ligações

Coluna de apoio

Barra de suporte

Barra de guia

Placa de pressão

Cantos e placas de ligação

Parafusos de aperto

Secção (Pilha de placas)Pé

Proteção do parafuso Tubos de plástico que protegem as roscas dos parafusos de aperto.

Barra de suporte Suporta a pilha de placas, as placas de ligação e a placa de pressão.

Cantos e placas de ligação

Placa utilizada para separar dois ou mais serviços num permutador de calor de placas. A pilha de placas que executa esse serviço é designada por secção.

Secção Ao utilizar placas de ligação, o permutador de calor de placas irá conter várias secções (pilhas de placas).

Pé Pés ajustáveis.

Placa de chassis Placa fixa com uma série de furos para a ligação do sistema de tubagem. As barras de suporte e de guia estão fixadas à placa de chassis.

Barra de guia Mantém as extremidades inferiores das placas de canal, das placas de ligação e da placa de pressão alinhadas.

Pilha de placasO calor é transferido de um agente para o outro através das placas. A pilha de placas é composta por placas de canal, placas terminais, juntas e, nalguns casos, placas de transição.A medida da pilha de placas é a dimensão A, isto é, a medição entre a estrutura e as placas de pressão. Consulte o desenho do permutador de calor de placas.

Furos e ligações

Os furos na placa de chassis permitem a entrada ou a saída do agente no permutador de calor de placas. O permutador de calor de placas pode ser equipado com diferentes tipos de ligações como, por exemplo, através de flange. Para obter detalhes, consulte os desenhos do permutador de calor de placas.Equipados com acessórios sanitários, que permitem o acesso dos agentes ao permutador de calor de placas.Abertura de entrada ou saída na placa de canal; a maioria das placas possui quatro orifícios.

Placa de pressão Placa móvel que pode possuir uma série de furos para a ligação do sistema de tubagem.

Chapas de proteção Cobrem a pilha de placas e oferecem proteção contra fugas de fluidos quentes ou agressivos e relativamente à pilha de placas quente.

Coluna de apoio Suporta as barras de suporte e de guia.

Parafusos de aperto Comprimem a pilha de placas entre a estrutura e as placas de pressão.

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -5PT

Page 6: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Descrição

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Placa de identificação

O tipo de unidade, o número e o ano de fabrico en-contram-se na placa de identificação. São também fornecidos detalhes do recipiente sob pressão, de acordo com o código de recipiente sob pressão apli-cável. A placa de identificação está fixada na placa da chassis (mais comum) ou na placa de pressão.

A pressão de projeto mecânico e a temperatura de projeto mecânico, conforme fornecidas na placa de identificação, constituem os valores relativamente aos quais o permutador de calor de placas é aprova-do, de acordo com o código de recipiente sob pres-são em questão. As juntas foram selecionadas para suportar, durante o respetivo período de vida útil, a temperatura de funcionamento, que poderá ser ex-cedida pela temperatura de projeto mecânico. Se as temperaturas de funcionamento, conforme especifi-cadas no desenho de montagem, foram excedidas, o fornecedor deve ser consultado.

1. Espaço para o logótipo.2. Espaço livre.3. Site para assistência.4. Desenho de possíveis localizações de ligações.

Localização da etiqueta 3A para unidades 3A.5. Espaço para a marca de aprovação.6. Aviso, consulte o manual.7. Data do teste de pressão.8. Temperaturas máximas de funcionamento.9. Pressão de teste.10. Temperaturas de funcionamento máximas permitidas.11. Pressões de funcionamento máximas permitidas.12. Volume decisivo ou volume para cada fluido.13. Localizações das ligações para cada fluido.14. Grupo de fluidos decisivos.15. Ano de fabrico.16. Número de série.17. Tipo.18. Nome do fabricante.

Aviso!As pressões e temperaturas de projeto mecânico para cada unidade estão indicadas na placa de identificação. Estes valores não devem ser excedidos.

Service

Year

Test press. PT

Fluid group

Inlet Outlet

Design press. PS

Design temp. TS

Volume V

Manufacturer

Serial No.

Type

Max. op. temp.

Test pressure date

WARNING

1

2

3

45

6

789

101112131415161718

-6 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 7: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Descrição Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Funcionamento

O permutador de calor de placas é composto por uma pilha de placas metálicas corrugadas com furos para a entrada e a saída dos dois fluidos separados. A transferência de calor entre os dois fluidos proces-sa-se através das placas.

A pilha de placas é montada entre uma placa de chassis e uma placa de pressão, e comprimida pelos parafusos de aperto. As placas são montadas com uma junta de vedação, que também dirige os agen-tes para canais alternados. A corrugação da placa facilita a turbulência do fluido e mantém as placas sob pressão diferencial.

Princípio de disposição da pilha de placas

Placa de chassis

Placa de pressão

Juntas viradas para a placa de pressão

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -7PT

Page 8: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Descrição

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Secções múltiplas

Um permutador de calor de placas de secções múlti-plas pode ser configurado através de placas de liga-ção. Um exemplo de configuração de secções múltiplas acontece quando um agente necessita de ser aquecido numa fase e arrefecido na fase seguinte.

Cada uma das placas de ligação pode ser configura-da selecionando diferentes tipos de ligações de can-to, como cantos únicos ou duplos, passagens ou tampões.

Exemplo de uma configuração de secções múltiplas.

Pla

ca te

rmin

al II

Pla

ca te

rmin

al I

Pla

cas

de c

anal

Entrada darefrigeraçãoSaída doproduto

Saíd

a do

prod

uto

Ret

orno

do

prod

uto

Produto

Saída doaquecimento

Entr

ada

doaq

ueci

men

toSa

ída

dare

frig

eraç

ão

Pla

ca te

rmin

al I

Pla

ca te

rmin

al II

Pla

cas

de c

anal

-8 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 9: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Descrição Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Passagem múltipla

As secções de passagem múltipla podem ser cria-das utilizando placas giratórias, com uma, duas ou três portas sem furo. O objetivo principal é o de mu-dar a direção do fluxo de um ou de ambos os fluidos.

Em algumas unidades, é necessária uma placa divi-sória para suportar as portas sem furo nas placas gi-ratórias. É também necessário adicionar uma placa

de transição ao conjunto, de forma a evitar que o agente entre em contacto com a placa divisória ou de pressão.

A passagem múltipla pode ser utilizada, por exemplo, em processos que necessitem de períodos de aque-cimento mais longos, caso o agente requeira um aquecimento mais lento.

Exemplo de uma configuração de passagem múltipla.

Identificação do lado da placa

O lado A da placa é identificado pela letra A ou pelo nome do modelo (em alguns casos, ambos), grava-dos na parte superior da placa (consulte a figura).

Pla

ca g

irató

ria

Pla

cas

de c

anal

Entradade frioSaídade calor

Entradade calor

Saídade frio

Pla

ca te

rmin

al I

Pla

ca te

rmin

al II

Pla

cas

de c

anal

Marca de identificação gravada

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -9PT

Page 10: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Instalação

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Instalação

Antes da instalação

Considerações antes da instalação• Antes de ligar qualquer tubagem, verifique se foram

lavados todos os corpos estranhos do sistema de tubagem que vai ser ligado ao permutador de calor de placas.

• Antes da ativação, verifique se todos os parafusos de aperto estão firmemente apertados e se pilha de placas possui as medições corretas (consulte o desenho do permutador de calor de placas).

• Ao ligar o sistema de tubagem, certifique-se de que os tubos não exercem pressão ou tensão sobre o permutador de calor de placas.

• Para evitar choque hidráulico, o chamado golpe de aríete, não use válvulas de fecho rápido.

• Em instalações automatizadas, a paragem e o arranque das bombas e o funcionamento das válvulas devem ser programados de forma a que a amplitude e frequência resultantes da variação de pressão sejam o mais baixas possíveis.

• Se for esperada uma variação de pressão, instale amortecedores eficazes.

• Certifique-se de que não permanece ar no interior do permutador de calor de placas.

• Devem ser instaladas válvulas de segurança que satisfaçam os regulamentos referentes a recipientes sob pressão em vigor.

• Recomendamos o uso de chapas de proteção para cobrir a pilha de placas. Proteja-se contra a fuga de fluidos quentes ou agressivos e relativa-mente à pilha de placas quente.

• Para cada modelo, as pressões e temperaturas de projeto estão indicadas na chapa de identifi-cação. Estes valores não devem ser excedidos.

-10 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 11: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Instalação Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Requisitos

EspaçoO espaço livre mínimo para remover e instalar as pla-cas. Consulte o desenho fornecido com o permutador de calor de placas.

Fundação Instale sobre um suporte plano que dê apoio suficiente ao chassis.

CotoveloPara simplificar a remoção do permutador de calor de placas, deve montar-se um cotovelo na ligação da placa de pressão, virado para cima ou para o lado, com outra flange localizada fora do contorno do per-mutador de calor de placas, mas na sua proximidade imediata.

Válvula de cortePara poder abrir o permutador de calor de placas, devem ser montadas válvulas de corte em todas as ligações.

Placa de pressãoTem de ser deslocada em caso de abertura do per-mutador de calor de placas. Por esse motivo, não devem existir tubos fixos instalados no interior da zona sombreada. Utilize, por exemplo, uma pequena dobra virada para o lado.

Ligação de tuboEvite utilizar força excessiva nas ligações de tubos.

Monte os tubos de forma a que não seja transferida qualquer tensão para o permutador de calor. Não são permitidas cargas nos bocais.

Os tubos ligados à placa de pressão e às placas de ligação têm de estar a ±1% de distância da ligação à placa de chassis (consulte o desenho de montagem do permutador de calor de placas).

Normas 3A aplicáveisAssim que a unidade estiver posicionada e os pés devidamente ajustados, é da responsabilidade do utilizador final vedar os pés em redor com silicone ou calços, de forma a cumprir a norma 3A.

Nota!Desmonte os tubos da placa de pressão e da(s) placa(s) de ligação, de forma a que estas possam mover-se livremente ao longo da barra de suporte.

Atenção!A rotação das ligações pode danificar as juntas da placa terminal e causar fugas.

Não devem ser efetuadas instalações na zona atrás da placa de pressão.

Fundação

Espaço

Placa de pressão

Norma 3A

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -11PT

Page 12: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Instalação

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Içamento

Devem ser usadas cintas para içar o permutador de calor de placas. Coloque as cintas da forma indicada na figura.

Centro de gravidadeO centro de gravidade está indicado nas partes late-rais da caixa. O centro de gravidade real encontra-se diretamente abaixo desta indicação. Posicione o gan-cho de elevação na vertical, em linha com a indicação do centro de gravidade.

Centro de gravidade

Gancho de elevação

Aviso!Nunca ice pelas ligações ou pelos pernos em sua volta.

-12 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 13: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Instalação Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Elevação

Estas instruções são válidas para a elevação do per-mutador de calor de placas após ter sido entregue pela Alfa Laval. Utilize exclusivamente uma cinta aprovada para o peso do permutador. Siga o princípio das instruções que se seguem.

1 Coloque dois barrotes de madeira no piso.

2 Ice o permutador de calor de placas da palete, usando, p. ex., cintas.

3 Coloque o permutador de calor de placas sobre os barrotes de madeira.

4 Coloque as cintas em volta de um parafuso, de cada um dos lados.

5 Ice o permutador de calor de placas dos barrotes de madeira.

6 Baixe o permutador de calor de placas para uma posição horizontal e coloque-o no chão.

Atenção!As cintas devem ter um comprimento suficiente para permitir rodar o permutador de calor de placas sem obstruções. Tenha em especial consideração o espaço necessário para a coluna de apoio.

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -13PT

Page 14: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Instalação

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Montagem dos suportes

Alguns modelos do permutador de calor de placas são fornecidos sem os suportes montados. Siga as instruções que se seguem.

1 Aquando da entrega, as placas de cober-tura estão fixadas à placa de chassis e à coluna de apoio nas mesmas posições onde os suportes deverão ser montados.

2 Remova os parafusos, as anilhas e as por-cas e retire as placas de cobertura.

3 Utilize os mesmos parafusos, anilhas e por-cas para montar os suportes no permuta-dor de calor de placas, de acordo com a figura.

4 Para as 15 unidades à frente, devem ser montadas duas barras estabilizadoras, de acordo com a imagem.

Quatro parafusos e anilhas

Dois parafusos, porcas e quatro anilhas

Parafusos e anilhas para montar as barrasestabilizadoras

-14 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 15: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Funcionamento Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Funcionamento

Ativação

Durante a ativação, verifique se não existem fugas vi-síveis na pilha de placas, nas válvulas ou no sistema de tubagem.

As bombas centrífugas têm de ser iniciadas com as válvulas fechadas e estas têm de ser operadas da forma mais cuidadosa possível.

Não deixe esvaziar temporariamente as bombas do lado da aspiração.

1 Antes da ativação, verifique se todos os parafusos de aperto estão firmemente apertados e se a dimensão A está correta (consulte o desenho do permutador de calor de placas).

2 Verifique se a válvula entre a bomba e a unidade de controlo do caudal do sistema está fechada, de forma a evitar um choque hidráulico.

3 Se existir uma válvula de ventilação instalada à saída, ela deve estar totalmente aberta.

4 Aumente o caudal lentamente.

5 Abra a purga de ar e faça a bomba arrancar.

6 Abra a válvula lentamente.

7 Quando tiver saído todo o ar, feche a purga de ar.

8 Repita os passos 1 a 7 para o segundo agente.

Nota!Se o sistema tiver mais do que uma bomba, informe-se sobre qual ativar em primeiro lugar.

Nota!As afinações de caudal devem ser feitas lentamente para evitar o risco de choque hidráulico (o chamado golpe de aríete).O golpe de aríete é um pico de pressão de pouca duração que pode ocorrer durante a ativação ou a desativação de um sistema, provocando uma onda de propagação de líquido ao longo do tubo, à velocidade do som. Este fenó-meno pode danificar seriamente o equipamento.

Nota!Evite variações súbitas da temperatura no permutador de calor de placas. No caso de temperaturas do agente superiores a 100°C, aumente lentamente a temperatura, de preferência ao longo de um período mínimo de uma hora.

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -15PT

Page 16: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Funcionamento

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Unidade em funcionamento

As afinações do caudal devem ser feitas lentamente para evitar variações súbitas e extremas da tempe-ratura e da pressão no sistema.

Durante a operação, verifique se as temperaturas e pressões dos agentes estão dentro dos limites indi-cados no desenho do permutador de calor de placas e na chapa de identificação.

Desativação

1 Feche lentamente a válvula que controla o caudal da bomba que vai desligar.

2 Quando a válvula estiver fechada, desligue a bomba.

3 Repita os passos 1 a 2 para o outro lado, para o segundo agente. Prossiga com ambos os lados de cada secção.

4 Se o permutador de calor de placas ficar desligado durante alguns dias ou por um período mais longo, deve ser drenado. Também deve ser feita a drenagem se o processo for desligado e a temperatura ambiente for inferior à temperatura de con-gelação dos agentes. Recomenda-se igual-mente a lavagem e secagem das placas e ligações do permutador de calor de placas, dependendo dos agentes processados.

Nota!Se o sistema tiver mais do que uma bomba, informe-se sobre qual desligar em primeiro lugar.

-16 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 17: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Manutenção Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

ManutençãoPara manter o permutador de calor de placas em boas condições, é necessária uma manutenção regular do componente. Recomendamos que registe todas as manutenções do permutador de calor de placas.

As placas precisam de ser limpas regularmente. A fre-quência depende de vários fatores, tais como os tipos de agentes e a temperatura. Podem ser utilizados vá-rios métodos de limpeza (consulte a secção “Limpeza – Lado destinado ao produto” na página 17, “Limpeza – Lado não destinado ao produto” na página 19) ou efetuado um recondicionamento num centro de assis-tência da Alfa Laval.

Após um longo período de utilização, pode ser neces-sário substituir as juntas do permutador de calor de pla-cas. Consulte “Substituição das juntas” na página 24.

Outros trabalhos de manutenção que devem se reali-zados regularmente:

• Mantenha as barras de suporte e de guia limpas com óleo de parafina.

• Mantenha os parafusos de aperto limpos.• As superfícies de aço inoxidável das placas de

chassis, da placa de pressão e das placas de ligação foram polidas.Proceda à limpeza com um pano humedecido em óleo de parafina. Não desengordure a superfície!

• Lubrifique as roscas dos parafusos de aperto com uma massa lubrificante EP (pressão extrema). Por exemplo, utilize Gleitmo 800 ou equivalente.Lubrifique as rodas de suspensão da placa de pressão e das placas de ligação.

Limpeza – Lado destinado ao produto

Imediatamente após um ciclo de produção, o lado destinado ao produto é normalmente limpo através da circulação de ácido e/ou lixívia, como uma se-quência integrada no ciclo de produção.

A esterilização é efetuada imediatamente antes do início do ciclo de produção seguinte. Consulte “Este-rilização” na página 17.

CaudaisO caudal durante a limpeza do lado destinado ao produto deve ser sempre, pelo menos, idêntico ao

caudal de produção. Poderá ser necessário um au-mento do caudal em alguns casos como, por exem-plo, na esterilização de leite e no processamento de líquidos viscosos ou que contenham partículas.

Limites recomendados para soluções de limpeza

• 5% de volume de AlfaCaus a 70 °C, no máximo.• 0,5% de peso de solução ácida a 70 °C, no máximo.

EsterilizaçãoOs métodos de esterilização que se seguem são re-comendações. As instruções de esterilização podem também ser incluídas na documentação do sistema completo fornecido com o permutador de calor de placas.

Nota!Após a primeira execução de teste do produto, o per-mutador de calor de placas deve ser limpo de acordo com um programa de limpeza aplicável ao produto em questão. Em seguida, o permutador de calor de placas deve ser aberto (consulte a secção “Abertura” na página 20) e as superfícies das placas cuidadosa-mente inspecionadas. Os resultados de limpeza devem ser verificados em intervalos regulares.

Aviso!Utilize equipamento de proteção adequado, tais como botas de proteção, luvas de proteção e proteção ocular, quando trabalhar com agentes de limpeza.

Aviso!Líquidos de limpeza corrosivos. Podem causar ferimentos graves na pele e nos olhos!

Método Instruções

Por aqueci-mento

Faça circular água a 90 °C até manter todas as partes do sistema à tempera-tura necessária durante, pelo menos, dez minutos.

Quimica-mente por hipoclorito

Antes de introduzir a solução de hipoclo-rito, certifique-se de que o equipamento está limpo, arrefeceu e não contém depósitos e quaisquer resíduos de ácido.

Gradualmente, adicione 100 cm3 de solução de hipoclorito, contendo, no máximo, 150 g/I de cloro ativo em 100 I de água circulante, a uma temperatura máxima de 20 °C.Trate durante cinco minutos a 15 minu-tos, no máximo. Enxague bem após a esterilização.

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -17PT

Page 18: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Manutenção

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Programas de limpeza típicosConsulte o seu representante local da Alfa Laval para obter aconselhamento sobre programas de limpeza adequados.

Normas 3A aplicáveisQuando utilizado num sistema de processamento para esterilização, o sistema incluirá uma desativa-ção automática se a pressão do produto se tornar in-ferior à atmosférica e não será reiniciado sem uma nova esterilização (consulte o parágrafo D10.3). Posteriormente, a placa de informações indicará que o permutador de calor de placas “está” concebido para esterilização a vapor.

Produtos ricos em proteínas Refrigeradores Pasteurizadores e

outros aquecedores

Diariamente Semanalmente DiariamenteLavagem 5 min. Lavagem 5 min. Lavagem 5 min.

Lixívia 20 min. Ácido 15 min. Ácido 15 min.

Lavagem 10 min. Lavagem 5 min. Lavagem 5 min.

Paragem Lixívia 20 min. Lixívia 20 min.

Esterilização 10 min. Lavagem 10 min. Lavagem 5 min.a

a. A necessidade de um ciclo de ácido adicional, para remover a incrustação de carbonato de cálcio, depende do produto. Em muitos casos, é possível efetuar a limpeza com intervalos consideravelmente mais longos. Por vezes, é eliminar por completo a limpeza com ácido.

Paragem Ácido 15 min.a

Esterilização Lavagem 10 min.

Paragem

Produtos pobres em proteínasElevado conteúdo de componentes insolúveis, como néctar ou sumo de tomate

Diariamente SemanalmenteLavagem 10 min. Lavagem 10 min.

Lixívia 30 min. Lixívia 30 min.

Lavagem 10 min. Lavagem 5 min.a

Paragem Ácido 15 min.a

Esterilização 10 min. Lavagem 10 min.

Paragem

Esterilização 10 min.

Produtos pobres em proteínasBaixo conteúdo de componentes insolúveis, como cerveja e vinho

Diariamentea Semanalmente

Lavagem 5 min. Lavagem 5 min.

Lixívia 15 min. Lixívia 15 min.

Lavagem 10 min. Lavagem 5 min.a

Paragem Ácido 15 min.a

Esterilização 10 min. Lavagem 10 min.

Paragem

Esterilização 10 min.

a. Em alguns casos, quando o risco de crescimento de micro-organismos é baixo, é possível eliminar a lim-peza diária e substituí-la pelo seguinte procedimento: Lavagem 20 min. – Paragem – Esterilização 20 min.

-18 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 19: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Manutenção Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Limpeza – Lado não destinado ao produto

O equipamento de limpeza no local (CIP) permite limpar o permutador de calor de placas sem o abrir. O objetivo da limpeza CIP é o seguinte:

• Limpeza e remoção dos depósitos de calcário

• Passivação das superfícies limpas para reduzir a propensão à corrosão

• Neutralização dos líquidos de limpeza antes da drenagem.

Siga as instruções do equipamento CIP.

Equipamento CIPContacte o representante de vendas da Alfa Laval para saber o tamanho do equipamento CIP.

Líquidos de limpeza

Se não for possível realizar a CIP, a limpeza tem de ser feita manualmente. Consulte a secção “Limpeza manual de unidades abertas” na página 22.

Cloro como inibidor de crescimentoO cloro, vulgarmente utilizado como inibidor de cres-cimento em sistemas de águas de refrigeração, re-duz a resistência à corrosão de aços inoxidáveis (incluindo altas ligas, como a Liga 254).

O cloro enfraquece a camada de proteção destes aços, tornando-os mais suscetíveis a ataques de corrosão do que o normal. Esta situação tem a ver com o tempo de exposição e a concentração.

Nos casos em que não seja possível evitar a cloração de equipamentos não constituídos por titânio, deve consultar o representante local.

Não deve ser utilizada água com iões com mais de 300 ppm CI na preparação de soluções de limpeza.

Aviso!Utilize equipamento de proteção adequado, tais como botas de proteção, luvas de proteção e proteção ocular, quando trabalhar com agentes de limpeza.

Aviso!Líquidos de limpeza corrosivos. Podem causar ferimentos graves na pele e nos olhos!

Líquidos Descrição

AlfaCaus Um produto fortemente alcalino (cáustico) para remover tinta, massa, óleo e depósitos orgâni-cos.

AlfaPhos Um líquido de limpeza ácido para remover óxi-dos metálicos, ferrugem, calcário e outros depósitos inorgânicos. Contém um inibidor de repassivação

AlfaNeutra Um líquido fortemente alcalino para a neutrali-zação de AlfaPhos antes da drenagem.

Alfa P-Neutra Para a neutralização de Alfa P-Scale.

Alfa P-Scale Um produto de limpeza em pó ácido para a remoção de depósitos de carbonatos primários e outros depósitos inorgânicos.

AlfaDescalent Um agente de limpeza ácido, não perigoso, destinado a remover depósitos inorgânicos.

AlfaDegreaser Um agente de limpeza não perigoso, destinado a remover óleo, massa lubrificante ou depósitos de cera. Também previne a formação de espuma quando se utiliza Alpacon, o produto para remo-ção dos depósitos de calcário.

AlfaAdd AlfaAdd é um produto de limpeza neutro e revi-talizador destinado a utilizar com o AlfaPhos, AlfaCaus e Alfa P-Scale. 0,5 a 1 vol% é adicio-nado à solução de limpeza diluída total para pro-porcionar melhores resultados de limpeza em superfícies oleosas e gordurosas e na presença de crescimento orgânico. O AlfaAdd também reduz os efeitos de espuma.

Nota!O titânio não é afetado pelo cloro.

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -19PT

Page 20: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Manutenção

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Abertura e fecho

Abertura

1 Desative o permutador de calor de placas.

2 Feche as válvulas e isole o permutador de calor de placas do resto do sistema.

3 Efetue a drenagem do permutador de calor de placas.

4 Remova as chapas de proteção, se existirem.

5 Desmonte os tubos da placa de pressão e da(s) placa(s) de ligação de forma a que estas possam mover-se livremente ao longo da barra de suporte.

6 Inspecione as superfícies de deslizamento da barra de suporte, limpe-as e lubrifique-as.

7 Marque a pilha por fora com uma linha diagonal.

8 Meça e aponte a dimensão A.

9 Desaperte e remova os parafusos, conforme mostrado nas figuras que se seguem.

Nota!Antes de abrir o permutador de calor de placas, verifique as condições de garantia. Em caso de dúvida, contacte o representante de vendas da Alfa Laval. Consulte “Condições de garantia” na página 2.

Aviso!Se o permutador de calor de placas estiver quente, deixe-o arrefecer a aprox. 40 C (104 F).

Aviso!Se necessário, utilize equipamento de proteção ade-quado, tais como botas de proteção, luvas de proteção e proteção ocular, dependendo do tipo de agente utili-zado no permutador de calor de placas.

Nota!Escove as roscas dos parafusos de aperto com uma escova de arame e, de seguida, lubrifique as roscas antes de as afrouxar.

Remova os parafusos

-20 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 21: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Manutenção Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

10 Utilize os restantes quatro parafusos, equipados com chumaceiras, para abrir o permutador de calor de placas. Durante o procedimento de abertura, mantenha as placas de chassis e de pressão sempre paralelas. A obliquidade da placa de pressão durante a abertura não deverá exceder 10 mm (2 voltas por parafuso) ao nível da largura e 25 mm (5 voltas por parafuso) na vertical

Desaperte os quatro parafusos de modo uni-forme pela ordem numerada, 1-2-3-4. Conti-nue de forma alternada até todas as forças de reação da pilha de placas desaparecerem. Em seguida, remova os parafusos.

11 Abra a pilha de placas, permitindo que a placa de pressão deslize ao longo da barra de suporte.

Se quiser numerar as placas, faça-o antes de as remover.

Se a limpeza for feita só com água, ou seja, sem agente de limpeza, as placas não pre-cisam de ser removidas.

Aviso!Use sempre luvas de proteção ao manusear placas e chapas de proteção para não ferir as mãos em arestas vivas.

Nota!As placas devem ser numeradas, faça-o antes de as remover.

Aviso!A pilha de placas pode ainda conter uma pequena quantidade residual de líquido após a drenagem. Dependendo do tipo de produto e do tipo de instalação, pode ser necessário tomar providências especiais, p. ex., utilizar uma caixa de drenagem, para evitar feri-mentos no pessoal e danos no equipamento.

Retire as placas

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -21PT

Page 22: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Manutenção

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Limpeza manual de unidades abertas

Depósitos que podem ser removidos com água e escovaNão é necessário retirar as placas do permutador durante a limpeza.

1 Comece a limpeza quando a superfície de aquecimento ainda estiver húmida e as pla-cas estiverem penduradas na estrutura.

2 Retire os depósitos com uma escova macia e água corrente.

3 Enxague com uma mangueira de água de alta pressão.

Depósitos que não podem ser removidos com água e escovaÉ preciso remover as placas do permutador de calor de placas durante a limpeza. Para obter os agentes de limpeza disponíveis, consulte a secção “Líquidos de limpeza” na página 19.

1 Escove com agente de limpeza.

2 Enxague imediatamente com água.

Atenção!Nunca use ácido clorídrico em placas de aço inoxidá-vel. Não deve ser usada água com mais de 330 ppm Cl na preparação de soluções de limpeza. É muito impor-tante que as barras de suporte e colunas de apoio de alumínio sejam protegidas contra os produtos químicos.

Nota!Tenha cuidado para não danificar a junta durante a limpeza manual.

Aviso!Se necessário, utilize equipamento de proteção ade-quado. Tenha em conta os riscos associados, por exemplo, a partículas soltas e o tipo de agente utilizado no permutador de calor de placas.

Aviso!Utilize equipamento de proteção adequado, tais como botas de proteção, luvas de proteção e proteção ocular, quando trabalhar com agentes de limpeza.

Aviso!Líquidos de limpeza corrosivos. Podem causar ferimentos graves na pele e nos olhos!

Nota!A exposição prolongada aos agentes de limpeza pode danificar a cola da junta.

-22 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT

Page 23: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Manutenção Português

N

E

R

S

T

T

V

A

I

L

U

L

O

U

K

S

L

V

T

T

L

G

O

H

G

E

D

F

E

P

I

S

D

F

N

R

P

N

H

S

C

S

L

L

E

E

B

R

Z

B

Fecho

1 Verifique se todas as juntas estão correta-mente posicionadas nas ranhuras. Para além disso, verifique se o dispositivo de suspensão não está danificado.

2 Escove as zonas roscadas dos parafusos com uma escova de arame, para limpar. Lubrifique as zonas roscadas com uma fina camada de massa, p. ex. Gleitmo 800 ou equivalente.

3 Enfie as placas viradas alternadamente para um lado e para o outro e com as juntas vira-das para a placa de chassis ou placa de pressão, tal como especificado na lista de posicionamento das placas. Utilize a linha marcada feita aquando da abertura do per-mutador de calor de placas (consulte o passo 7 da secção “Abertura” na página 20).

4 Aperte a pilha de placas. Posicione os quatro parafusos de acordo com a figura que se segue.

Aperte os quatro parafusos (1-2-3-4) até de-tetar a força de reação da pilha de placas. Certifique-se de que as placas de chassis e de pressão estão paralelas durante o proce-dimento de fecho.

5 Aperte os quatro parafusos de modo uniforme pela ordem numerada, 1-2-3-4. Continue de forma alternada até atingir a dimensão A.

6 Se a pilha de placas tiver sido marcada no exterior, verifique o seguinte (consulte o passo 7 da secção “Abertura”).

Se as placas estiverem corretamente mon-tadas (A/B/A/B, etc.), as extremidades for-mam um padrão em “favo de mel” (consulte a figura abaixo).

7 Monte os restantes parafusos e verifique a medida A em ambos os lados, nas partes superior e inferior.

8 Monte as chapas de proteção (se fornecidas).

9 Ligue os tubos.

10 Se o permutador de calor de placas não ficar vedado quando a medida A for atingida, poderá ser aplicado um aperto adicional até A - 0,5%.

Nota!Pode verificar se a junta fica mal posicionada pelo facto de ela sair da respetiva ranhura ou ficar posicionada fora da ranhura.

1

42

3

1

42

3

3490007327 rev. 03-2017 Permutador de calor de placas -23PT

Page 24: Índice EN DE FR ES PT - alfalaval.com · Definições de expressões Desenhos do permutador de calor de placas Os desenhos do permutador de calor de placas indi-cados no manual são

Português Manutenção

EN

DE

FR

ES

PT

IT

SV

DA

FI

NL

RU

PL

NO

HU

SK

CS

SL

LV

LT

ET

EL

BG

RO

ZH

BG

Teste de pressão após a manutenção

Antes do início da produção, sempre que tenham sido retiradas, instaladas ou substituídas placas ou juntas, recomenda-se vivamente a realização de um teste de pressão para confirmar a função de veda-ção interna e externa do permutador de calor de pla-cas. Durante este teste, tem de ser testado um lado do agente de cada vez, estando o outro lado aberto à pressão ambiente. Todas as seções do mesmo lado devem ser testadas ao mesmo tempo.

A duração recomendada para o teste são 10 minutos para cada agente.

Aconselhe-se junto do escritório/representante local do fornecedor sobre o procedimento do teste de pressão.

Substituição das juntas

Os procedimentos que se seguem dizem respeito às juntas intermédias, circulares e terminais.

Encaixe

1 Abra o permutador de calor de placas, consulte “Abertura” na página 20.

2 Retire a junta utilizada com a placa ainda pendurada na estrutura.

3 Certifique-se de que todas as superfícies vedantes estão secas, limpas e livres de matérias estranhas, tais como gordura, massa ou afins.

4 Verifique a junta e retire os resíduos de bor-racha antes de a fixar.

5 Prenda a junta de encaixe na placa. Enfie as patilhas da junta por baixo do canto da placa.

6 Repita o procedimento até que todas as placas, em que é necessário substituir as juntas, fiquem prontas.Feche o permutador de calor de placas de acordo com “Fecho” na página 23.

Atenção!O teste de pressão deve ser realizado com uma pres-são igual à pressão operacional da unidade em causa, mas nunca com valores acima da pressão de projeto, indicada na chapa de identificação.

Nota!No caso do Front 8-WS e do Front 15, para que as jun-tas vedem corretamente, é necessário tomar medidas adicionais, além das instruções abaixo. Entre em con-tato com o representante da Alfa Laval para receber orientações.

Nota!Antes de retirar as juntas velhas, verifique como estão fixas.

Nota!Antes de abrir o permutador de calor de placas, verifique as condições de garantia. Em caso de dúvida, contacte o representante de vendas da Alfa Laval. Consulte “Condições de garantia” na página 2.

Nota!Especialmente no que toca à junta da placa terminal!

Nota!Verifique se as duas linguetas da junta ficaram na posição correta.

-24 Permutador de calor de placas 3490007327 rev. 03-2017PT