inclusão digital conceitos e contextos

26
INCLUSÃO DIGITAL: CONCEITOS E CONTEXTOS NO BRASIL

Upload: raid-junior

Post on 06-Jun-2015

211 views

Category:

Education


6 download

DESCRIPTION

Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina Cultura e Inclusão Digital do Curso de Pós-Graduação Lato Senso Tecnologias da Informação e comunicação, sobre o tema conceitos e contextos do processo de Inclusão Digital no Brasil

TRANSCRIPT

Page 1: Inclusão digital   conceitos e contextos

INCLUSÃO DIGITAL: CONCEITOS E

CONTEXTOS NO BRASIL

Page 2: Inclusão digital   conceitos e contextos

INCLUSÃO DIGITAL

CONCEITOS E CONTEXTOS

ELANO LIMA, MARIA DAS GRAÇAS,MARIA GERUSIA E RAID JUNIOR

BRASILEIA-AC, EM 20 DE MAIO DE 2014

Page 3: Inclusão digital   conceitos e contextos

INCLUSÃO DIGITAL

Inclusão digital é o processo de democratização do acesso às TIC´s, Tecnologias da Informação e Comunicação, de forma a permitir a inserção de todos na Sociedade da Informação.

Page 4: Inclusão digital   conceitos e contextos

INCLUSÃO DIGITAL

Sociedade da Informação refere-se ao modo de desenvolvimento social e econômico em que a aquisição, armazenamento, processamento, valorização, transmissão, distribuição e disseminação de informação conducente à criação de conhecimento e à satisfação das necessidades dos cidadãos e das empresas, desempenham um papel central na atividade econômica, na criação de riqueza, na definição da qualidade de vida dos cidadãos e das suas práticas culturais. (TAKAHASHI, 2000)

Page 5: Inclusão digital   conceitos e contextos

INCLUSÃO DIGITAL

Analisando o crescimento da informatização dos serviços oferecidos à sociedade atual, cada vez mais se busca a necessidade da inclusão digital dos cidadãos nesse modo de vida.

Page 6: Inclusão digital   conceitos e contextos

A inclusão digital, para acontecer, precisa de três instrumentos básicos, que são: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas, pois não basta apenas o cidadão possuir um simples computador conectado à internet para que ele seja considerado um incluído digital. Ele precisa saber o que fazer com essas ferramentas.

INCLUSÃO DIGITAL

Page 7: Inclusão digital   conceitos e contextos

Dessa forma, toda a sociedade pode ter acesso a informações disponíveis na Internet, e assim produzir e disseminar conhecimento. A inclusão digital insere-se no movimento maior de inclusão social, um dos grandes objetivos compartilhados por diversos governos ao redor do mundo nas últimas décadas.

INCLUSÃO DIGITAL

Page 8: Inclusão digital   conceitos e contextos

O Brasil tem investido em diversos programas de inclusão digital com perfil de social, desde a década de 1990, com um histórico de avanços e desafios que segue a dinâmica evolutiva da tecnologia conforme a sua capacidade.

A seguir veremos alguns exemplos de iniciativas de inclusão digital no Brasil, esboçando um paralelo com a capacidade evolutiva das máquinas no decorrer do tempo.

INCLUSÃO DIGITAL

Page 9: Inclusão digital   conceitos e contextos

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Década de 90 - Desenvolvimento de iniciativas de ONG’s e conexões de acesso a internet do tipo discada (velocidade de 56kps);

Fonte: Corrêa, R.A. A construção social dos programas públicos de inclusão digital. Brasília, 2007.

Fonte: Imagens da Internet

Page 10: Inclusão digital   conceitos e contextos

1997 – Criação do Proinfo - Programa Nacional de Informática na Educação, através da portaria nº 522, visando a promoção do uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio.

1997 – Primeiro imposto de renda entregue pela internet.

Fonte: <http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo>

Fonte: <http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h199.htm>

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: Imagens da Internet

Page 11: Inclusão digital   conceitos e contextos

2000 – Produção do livro verde no Brasil;

2000— Programa GESAC – Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão que atua preferencialmente em municípios do interior e em 2007 registrava 3.600 pontos de presença em 2.210 municípios do Brasil.

2000 – Lançamento do computador Pentium 4 pela Intel;

Fonte: Corrêa, R.A. A construção social dos programas públicos de inclusão digital. Brasília, 2007.

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: Imagens da Internet

Page 12: Inclusão digital   conceitos e contextos

2001 – Acontece o primeiro Seminário de Inclusão Digital, que reunia representantes de ONG’s, técnicos e especialistas para discutir inclusão digital no país, como relata Corrêa, R.A, 2007

2001 – Microsoft lança o Windows XP;

A Aplle anuncia o Ipod e outros “players”de mp3

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm.

Fonte: Imagens da Internet

Page 13: Inclusão digital   conceitos e contextos

2002 – Governo brasileiro começa a incentivar o software livre como forma de inclusão social e início do Wi-Fi, quando o site TV Terra atingiu mais de 3 milhões de visitantes por mês.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm.

Fonte: Imagens da Internet

Page 14: Inclusão digital   conceitos e contextos

Segundo Corrêa, R.A, 2007, o Programa Centros Vocacionais Tecnológicos o Ministério da Ciência e Tecnologia instalou desde o ano 2003, cerca de 153 CVTs direcionados para capacitação tecnológica da população levando em consideração a vocação regional de inserção do projeto.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Page 15: Inclusão digital   conceitos e contextos

O programa SERPRO de Inclusão Digital - PSID foi Implantado em 2003 como uma das ações amparadas pela política de Responsabilidade Social e Cidadania da Empresa, em sintonia com o Programa Brasileiro de Inclusão Digital do Governo Federal que busca promover a inclusão digital e social das comunidades excluídas do universo das Tecnologias da Comunicação e Informação – TIC, como expõe a matéria disponível em: <http://www4.serpro.gov.br/inclusao/oprograma>. Acessada em: 19 de maio de 2014

Telecentro AMUNAM – Associação das Mulheres de Nazaré da Mata - PE

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: Imagens da Internet

Page 16: Inclusão digital   conceitos e contextos

De acordo com dados da Agência Brasil, 2008, o Programa Quiosque do Cidadão, desenvolvido pelo Ministério da Integração Nacional desde 2003 atendeu 130 comunidades carentes dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia, atingindo cerca de 200 mil pessoas, principalmente estudantes. Para a instalação dos quiosques levava-se em conta fatores como baixos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) e de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Page 17: Inclusão digital   conceitos e contextos

Em 2004, o Governo Federal criou o Programa Brasileiro de Inclusão Digital – PBID que mais tarde se transformaria no Programa Casa Brasil, como explica Corrêa, R.A, 2007 que atualmente leva às comunidades localizadas em áreas de baixo índice de desenvolvimento humano computadores e conectividade, priorizando ações em tecnologias livres aliadas à cultura, arte, entretenimento, articulação comunitária e participação popular, como descrito no sítio < http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/inclusao-digital/casa-brasil>

2004 – Destaca-se o uso de webcams e o Brasil lidera em inscrição no site de relacionamentos, orkut.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: Imagens da Internet

Page 18: Inclusão digital   conceitos e contextos

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

De acordo com Corrêa, R.A, 2007, O Programa Maré – Telecentros da Pesca implantou telecentros em comunidades de pescadores fornecendo equipamento e conexão via GESAC, tendo 5 unidades já funcionando e outras 15 em implantação.

Page 19: Inclusão digital   conceitos e contextos

Em 2005 foi lançado Programa Computador para Todos (PC conectados) com o objetivo de promover a inclusão digital mediante a aquisição em condições facilitadas de soluções de informática constituídas de computadores, programas de computador (software) neles instalados e de suporte e assistência técnica necessários ao seu funcionamento, observadas as definições, especificações e características técnicas mínimas estabelecidas em ato do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, como encontra-se descrito no website da Casa civil.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Page 20: Inclusão digital   conceitos e contextos

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm.

2005 – foi apresentado ao governo brasileiro o projeto  Um Laptop por Criança - OLPC que visava a criação de um notebook barato (com preço em torno de US$100,00) cujo objetivo era difundir o conhecimento e novas tecnologias para todas as crianças do planeta.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: Imagens da Internet

Page 21: Inclusão digital   conceitos e contextos

Já em 2007, mediante a criação do decreto n° 6.300, o ProInfo passou a ser Programa Nacional de Tecnologia Educacional, tendo como principal objetivo promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação nas redes públicas de educação básica.

No campo da indústria de tecnologias em 2007, acontece o lançamento do celular Nokia 1100, do iPhone, um tipo de smartphone desenvolvido pela "Apple", com funções de iPod e câmera digital que oferecia serviços de internet com conexão sem fio ( Wi-Fi local ): e-mail, mensagens de texto, navegador internet, visual voicemail. A interação com o usuário era feita por meio de uma tela sensível ao toque (touchpad)

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm.

Fonte: Imagens da Internet

Page 22: Inclusão digital   conceitos e contextos

Em 2008 foi lançado o Programa Banda Larga nas Escolas – (PBLE) pelo governo federal, por meio do Decreto 6424 que autoriza a instalação de infraestrutura de rede para suporte a conexão à internet em todos os municípios brasileiros e recomenda a conexão de todas as escolas públicas urbanas, como esclarece a matéria divulgada em: <

http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-programa-banda-larga-nas-escolas-pble>

2008 –  a liberação das terminações de endereços dos sites, permitindo opções além das tradicionais como .com ou .org e em 2009, Lançamento da impressora a Laser.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h200.htm.

Fon

te:

Imag

ens

da I

nter

net

Page 23: Inclusão digital   conceitos e contextos

Em 2008 o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) criou o projeto Territórios Digitais, com o objetivo de oferecer gratuitamente o acesso à informática e internet para populações rurais, por meio da implantação de Casas Digitais nos Territórios da Cidadania. As casas são escolhidas pela própria comunidade e tornam-se ponto de acesso comunitário gratuito de assentados e assentadas, agricultores e agricultoras familiares, comunidades ribeirinhas, indígenas e quilombolas.

Fonte: http://comunidades.mda.gov.br/dotlrn/clubs/territriosdigitais/one-community?page_num=0.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Page 24: Inclusão digital   conceitos e contextos

Entre os anos de 2010 e 2013 foi desenvolvido o Programa Nacional de Apoio à Inclusão Digital nas Comunidades – Telecentros.BR apoiando a implantação de novos telecentros públicos e comunitários e o fortalecimento dos que já estão em funcionamento em todo o território brasileiro, disponibilizando equipamentos de informática, mobiliário e complementos, serviços de conexão à internet e

formação para monitores, como descreve o manual de montagem de telecentro, 2013. Disponível em:<file:///C:/Users/Pessoal/Downloads/cartilha-de-montagem-de-telecentro-v2013.pdf>

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Foi desenvolvido também o Prouca – Programa um computador por aluno que auxilia estados e municípios na compra de equipamentos com sistema operacional específico para estudantes no ambiente escolar utilizando recursos próprios ou financiamento do BNDES. Visa promover a inclusão digital pedagógica e o desenvolvimento dos processos de ensino e aprendizagem de alunos e professores das escolas públicas, com uso dos laptops educacionais, como encontra-se anunciado em máteria disponível em: <http://www.fnde.gov.br/programas/programa-nacional-de-tecnologia-educacional-proinfo/proinfo-programa-um-computador-por-aluno-prouca>

Page 25: Inclusão digital   conceitos e contextos

Enquanto isso, em 2010, Steve Jobs anunciou o "IPad", nos E.U.A, com modelos 3G que permitem a navegação na internet, verificação de mensagens de correio eletrônico, compartilhamento de imagens, exibição de vídeos, execução de músicas, jogos e livros.

HISTÓRICO DA INCLUSÃO DIGITAL NO BRASIL

Fonte: http://www.ufpa.br/dicas/net1/int-h201.htm.

Fonte: Imagens da Internet

Page 26: Inclusão digital   conceitos e contextos

Referências bibliográficasAgência Brasil. Centro-Oeste ganha novas unidades do Programa Quiosque do Cidadão. Disponível em:

http://memoria.ebc.com.br/agenciabrasil/noticia/2008-01-12/centro-oeste-ganha-novas-unidades-do-programa-quiosque-do-cidadao. Acesso em: 19.mai.2014

Brasil. Decreto n 5.542, de 20 de setembro de 2005. Disponível em:<http://www.casacivil.gov.br/atos/destaque/pc_conectado> . Acesso em 19.mai.2014.

Corrêa, R.A. A construção social dos programas públicos de inclusão digital. Brasília, 2007.