impresso venha brilharcom a gente o sol...

8
IMPRESSO Venha brilhar com a gente em 2018! O Sol Nascente Mensário Espírita Adeso ao Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ Visite e compartilhe a nossa página na web: www.osolnascente.com.br Estude KARDEC Ano 48 Rio de Janeiro (RJ), Dezembro de 2017 N 0 585 Siga JESUS Um Natal de Paz e um Ano Novo promissor para todos nós. Nós nos preocupamos com muitas enfermidades, lutas e lutas são travadas contra doenças que trazem grandes sofrimentos. No entanto, mais do que todas as enfermidades, o desânimo tem levado criaturas e criaturas desencarnarem prematuramente, ou se anularem na sociedade, ou superlotarem casas de repouso psiquiátrico. O desânimo vai se instalando lentamente, com sugestões negativas, aquelas sugestões que sempre acolhemos, de que não vale a pena lutar; a falta de motivação, a nossa incapacidade, e essas sugestões vai se instalando na alma. E começa um processo devorador. Devorador de energias; devorador de possibilidades evolutivas. Se existe um inimigo que devemos lutar contra ele, com toda nossa força, é o desânimo. O desânimo que surge, muitas vezes, disfarçado de várias formas, que não identificamos na deserção do trabalho, na deserção dos deveres, nas pseudo-enfermidades. É preciso, realmente, que o homem combata dentro dele, toda e qualquer forma inicial de desânimo, para não ser prisioneiro, por toda uma encarnação, da incapacidade, da inatividade e da enfermidade da alma. Que Jesus nos ampare! Bezerra de Menezes. (Mensagem recebida pela médium Shyrlene Soares Campos). Lutar contra o desânimo ODILON OLIVEIRA Juiz Federal Neste mês, reproduzimos a en- trevista do juiz concedida a opera- dora UOL. O magistrado vive sob escolta da Polícia Federal há 19 anos, depois de condenar uma sé- rie de traficantes. ENTREVISTA - página 4 Todas as grandes cidades do país deveriam adotar essa forma de lidar com seus irmãos que erra- ram e estão querendo ter uma nova chance na vida. As APACs em atividade seria a solução para cuidar dos casos de presos de menor periculosidade. A VOZ DO PRESIDIÁRIO página 5 FRANCISCO VALDOMIRO LORENZ Poliglota e filósofo, dedicado cultor do Esperanto e incansável colaborador da FEB. MEMÓRIA ESPÍRITA página 6 COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali- nha foi criada por uma cozinheira da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, para agradar ao filho do casal que adora- va coxa de galinha. TRATAMENTO NA ALIMENTAÇÃO página 3 ENCONTRO ESPÍRITA- ESPERANTISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO A XXIV edição está com inscrições abertas. Será realizada no dia 3 de dezembro. Participe junto com a sua Casa Espírita. ESPERANTO EM MARCHA página 8

Upload: others

Post on 25-Aug-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

IMPR

ESSO Venha brilhar

com a genteem 2018!

O Sol NascenteMensário Espírita Adeso ao Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro - CEERJ

Visite e compartilhe a nossa página na web: www.osolnascente.com.br

Estude KARDEC Ano 48 Rio de Janeiro (RJ), Dezembro de 2017 N0 585 Siga JESUS

Um Natal de Paze um Ano Novopromissor para

todos nós.

Nós nos preocupamos com muitas enfermidades, lutas e lutassão travadas contra doenças que trazem grandes sofrimentos. Noentanto, mais do que todas as enfermidades, o desânimo temlevado criaturas e criaturas desencarnarem prematuramente, ouse anularem na sociedade, ou superlotarem casas de repousopsiquiátrico.

O desânimo vai se instalando lentamente, com sugestõesnegativas, aquelas sugestões que sempre acolhemos, de que nãovale a pena lutar; a falta de motivação, a nossa incapacidade, eessas sugestões vai se instalando na alma. E começa um processodevorador. Devorador de energias; devorador de possibilidadesevolutivas.

Se existe um inimigo que devemos lutar contra ele, com todanossa força, é o desânimo. O desânimo que surge, muitas vezes,disfarçado de várias formas, que não identificamos na deserção dotrabalho, na deserção dos deveres, nas pseudo-enfermidades.

É preciso, realmente, que o homem combata dentro dele, todae qualquer forma inicial de desânimo, para não ser prisioneiro, portoda uma encarnação, da incapacidade, da inatividade e daenfermidade da alma. Que Jesus nos ampare! Bezerra de Menezes.(Mensagem recebida pela médium Shyrlene Soares Campos).

Lutar contra o desânimo

ODILON OLIVEIRAJuiz Federal

Neste mês, reproduzimos a en-trevista do juiz concedida a opera-dora UOL. O magistrado vive sobescolta da Polícia Federal há 19anos, depois de condenar uma sé-rie de traficantes.

ENTREVISTA - página 4

Todas as grandes cidades dopaís deveriam adotar essa formade lidar com seus irmãos que erra-ram e estão querendo ter umanova chance na vida.

As APACs em atividade seria asolução para cuidar dos casos depresos de menor periculosidade.

A VOZ DO PRESIDIÁRIO página 5

FRANCISCOVALDOMIROLORENZ

Poliglota e filósofo,dedicado cultor doEsperanto e incansávelcolaborador da FEB.

MEMÓRIA ESPÍRITApágina 6

COXINHA DE GALINHAA história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por uma cozinheira daPrincesa Isabel e do Conde D’Eu, paraagradar ao filho do casal que adora-va coxa de galinha. TRATAMENTO NA ALIMENTAÇÃO página 3

ENCONTRO ESPÍRITA-ESPERANTISTA DOESTADO DO RIODE JANEIROA XXIV edição está com inscriçõesabertas. Será realizada no dia 3 dedezembro. Participe junto com a suaCasa Espírita. ESPERANTO EM MARCHA página 8

Page 2: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

WM CORRETORASEGURO DE AUTOMÓVEIS Wilson Pires

Descontos especiais de 15%para leitores de O SOL NASCENTE

Telefones(21) 2136-6336(21) 3905-6240(21) 9206-1371

EDITORIAL Dezembro de 2017 2“Amai-vos uns aos outros como vos amei”. - JESUS, modelo espiritual.

ESTUDANDO OEVANGELHO

A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

Capítulo VBem-aventurados os aflitos

O Sol Nascente

Meus amigos.

Neste Natal, não quero o Papai Noel das promoções comerciais, dasceias pantagruélicas, dos presentes caros embrulhados em afetos raros.Quero o Menino nascido esperança em um pasto de Belém, e Maria acantar que os abastados serão despedidos de mãos vazias e os pobres,saciados de bens.

Não quero Papai Noel do celofane brilhante das cestas de produtosimportados e das garrafas nas quais os néscios afogam tristezasrotuladas de alegrias. Quero o Menino palestino em busca de uma terraonde nascer e viver, o Menino judeu arauto da paz aos homens emulheres de boa vontade, o Menino poupado da estupidez das guerras.

Neste Natal, dispenso afagos protocolares e sorrisos sob medida,sentimentos retóricos e emoções que encobrem a aridez do coração.Quero o amor sem dor, a oração só louvor, a fé comungada com saborde justiça. Não quero presentes dos ausentes, a litúrgica reverência àsmercadorias, a romaria pagã aos templos consumistas. Quero o pãona boca da criança faminta, o acolhimento aos refugiados da paz aosespíritos atribulados, o gozo de contemplar o invisível.

Neste Natal, não quero troca de produtos entre mãos que não seabrem em solidariedade, compaixão e carinho despudorado. Quero oMenino solto no mais íntimo de mim, mesmo a semear ternura emtodos os canteiros em que as pedras sufocam as flores, Quero o silêncioindevassável do mistério, o canto harmônico da natureza, a mão quese estende para que o outro se erga, a amizade de amigos abençoadospela cumplicidade perene.

Neste Natal, não me interessam as oscilações dos índices financeiros,as promessas viciadas dos políticos, cartões impressos a granel, cheiosde coloridos e vazios de originalidade. Quero as evocações mais ternas:o cheiro do café coado pela avó, o som do sino da matriz, o rádio Philcoexalando sabonete Eucalol, enquanto a babá me via brincar no quintal.

Neste Natal, não aceitarei os brindes de mãos que não se tocam,nem irei às ceias dos que se devoram. Não comerei do bolo queempanturra corações e mentes, nem deixarei que a aurora do Meninome surpreenda empanzinado de sono. Serei na noite feliz guiado pelaestrela dos magos, dançarei aleluias entre as sendas da Via Láctea e,pela manhã, injetarei poesia em cada raio de sol para que todosacordem inebriados como se fossem borboletas livres do casulo. (FreiBetto).

Feliz Natal! E boa leitura.

Item 6 (continuação)

Que dizer, enfim, dessas crianças que morrem em tenraidade e da vida só conheceram sofrimentos? Problemasque ainda nenhuma filosofia pôde resolver anomalia quenenhuma religião pôde justificar e que seria a negação dabondade, da justiça e da providência de Deus, na hipótesede a alma ser criada ao mesmo tempo que o corpo e deestar a sua sorte fixada irrevogavelmente após apermanência de alguns instantes na Terra. Que fizeramessas almas, que acabam de sair das mãos do Criador, parasofrerem tantas misérias neste mundo e para mereceremno futuro uma recompensa ou uma punição qualquer, jáque não puderam praticar nem o bem, nem o mal?

Todavia, em virtude do axioma segundo o qual todoefeito tem uma causa, tais misérias são efeitos que devemter uma causa e, desde que se admita um Deus justo, essacausa também deve ser justa. Ora, como a causa sempreprecede o efeito, se a causa não se encontrar na vida atual,há de ser anterior a essa vida, isto é, deve estar numaexistência precedente. Por outro lado, não podendo Deuspunir alguém pelo bem que fez, nem pelo mal que não fez,se somos punidos, é que fizemos o mal; se não fizemosesse mal na vida presente, é que o fizemos em outra. Éuma alternativa a que ninguém pode escapar e em que alógica decide de que lado está a justiça de Deus.

O homem, portanto, nem sempre é punido, ou punidocompletamente, na sua existência atual; mas não escapajamais as consequências de suas faltas. A prosperidade domau é apenas momentânea; se ele não expiar hoje, expiaráamanhã, ao passo que aquele que sofre está expiando oseu passado. O infortúnio quem à primeira vista pareceimerecido tem sua razão de ser; e aquele que sofre podesempre dizer: “Perdoai-me Senhor, porque pequei”.

(Continua no próximo número)

A gazetaO SOL NASCENTEdeseja aos seus leitores,anunciantes e colaboradores umbom Natal e um Ano Novo pleno dePaz, Saúde e Prosperidade Espiritual.

Page 3: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

KÁTIA GARUZIartesanato

Contato Comercial: (21) 9 7950-7281

A magia doEVA 3D em peçasdiferenciadas e ocharme do MDFem técnicasencantadoras, com50% de sinal.

O Sol Nascente A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

TRATAMENTO NA ALIMENTAÇÃO 3

Casa do Idoso, Creche Casulo, ProjetoEnxoval de Bebê, Escola da Família,

Insclusão Digital para Adolescente, CrecheChico Xavier, Núcleo de Reflexão Espírita.

Telefone: (21) 3156-5142 I E-Mail: [email protected]

Sede da Instituição:Estrada Santa Veridiana,936, Santa Cruz - RJ.

Doação Financeira:Banco Bradesco, Agência0502-5, conta corrente no

086389-0.

Dezembro de 2017“Para os ricos, a pobreza dos outros é karma” - Sirk

Direito do Consumidor,Juizado Especial, Cível e Criminal.

Direito da Família, Divórcio e Alimentos.

Júlio Cezar C. FerrazAdvogado - OAB I RJ 69.907

Rua Jequitinhonha, 411-B, Realengo, RJ.Telefone (21) 9 9748-0950 (Ligar antes para agendar)

[email protected] I [email protected]

Associação Jurídica da Zona Oeste

COXINHA DE GALINHARicardo de Rotterdam

A história diz que a coxinha de galinha foi criada por uma cozi-nheira da Princesa Isabel e do Conde D’Eu, para agradar ao filho docasal que adorava coxa de galinha. O tempo passou, o salgado sepopularizou e hoje faz parte do cotidiano dos brasileiro, principal-mente em festinhas de aniversário em família. Mas, há alguns anos,a iguaria ganhou status e virou um negócio rentável, com apresen-tação em tamanhos variados e novos recheios, além de tradicionalfrango desfiado.

Uma das redes pioneiras foi a Zé Coxinha, criada a partir de umnegócio de família em 2011, em Vila Velha, no Espírito Santo. Negó-cio começou numa loja pequena, que exigiu investimento de R$ 60mil, e hoje são 66 lojas - seis próprias e 60 franqueadas, espalhadaspor quatro estados, além das unidades capixabas: Bahia, MinasGerais e Rio de Janeiro, que negociam milhões de unidades do sal-gado por mês.

A iguaria começou a ser produzida com 6 gramas. Mas, com amudança de estratégia dos negócios, passou a pesar 15 gramas. Aporção com 15 unidades é vendida a R$ 3; e com oito a R$ 1,50. Ofaturamento bruto ultrapassa R$ 500 mil.

“Nós fabricamos apenas a coxinha de frango tradicional. A pro-dução é centralizada e distribuída por nossa frota própria de cami-nhões frigoríficos”, informa Victor Fornaciari, membro da famíliaque controla o negócio.

Há pouco mais de dois anos, as ruas brasileiras ganharam o pri-meiro food truck especializado em coxinhas. A Só Coxinha chegoucom a proposta de unir o mais popular salgado do Brasil com anovidade dos restaurantes sobre todas. Porções de coxinhas de va-riados sabores são comercializados dentro de uma Kombi itinerante.

“Apesar da crise que vem afetando todo mundo, as vendas estãosendo recuperadas pois nosso produto é muito bem aceito”, avaliaum dos sócios da empresa.

Fonte: jornal O Globo.

O SOLNASCENTE

ASSINE. ANUNCIE. RECOMENDE.

Assinatura anual: R$ 30,00. Anúncio: R$ 30,00.Informações:

[email protected](21) 9 7409-9627

LENDO E APRENDENDO

ÁGUA NA LUAA quantidade de água disponível na Lua seria muito superiorao que se sabia até agora, revela um estudo publicado narevista científica “Nature Geosciense”. A descoberta facilitaráa colonização do satélite e seu uso como base para reabaste-cimento de foguetes em voos interplanetários.Quem viver, verá!

O PODER DA FÉ“A fé suporta tudo com serenidade, é invencível; a fé vence otempo, ocasiões, situações e nunca desanima. A fé toda almailumina. Resguarda-te na fé e serás forte, senão poderoso”. José José NogueiraAGRADECIMENTOAgradeça tudo que está em sua vida neste momento; inclusi-ve a dor. Nossa compreensão do Universo ainda é muitopequena para julgar o que quer que seja da nossa vida”. Anônimo

Page 4: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

VANDO & SIMONESALGADINHOS DELICIOSOS E ESPECIAIS PARA SUA FESTA

O cento (congelado) custa apenas R$ 10,00 retirado naRua Geraldo Cavalcanti, 122, Água Branca, Bangu, RJ.

Na compra de mil salgadinhos - pagamento em dinheiro,o cliente recebe desconto de 5% direto da fábrica,

localizada na Estrada General Afonso de Carvalho, 99.999,Bangu, próximo da Avenida Brasil.

O Sol Nascente A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

ENTREVISTA 4

Contato Comercial(21) 3331-2373 I (21) 3251-7360

Dezembro de 2017“Dar sem interesse é virtude. Com interesse, é vileza” - Eduardo Girão

Nesta edição, reproduzimos a entrevista do juiz federal ODILON OLIVEIRA concedida a operadora UOL. O magis-trado viveu grande parte de sua carreira ameaçado por traficantes e criminosos. Lavrador aos 17 anos, foi promo-

tor de Justiça antes de atuar em Ponta Porã (MS), na divisa com o Paraguai. Também foi corregedor do presídiofederal de Campo Grande (MS). Vive sob escola da Polícia Federal há 19 anos, depois de condenar uma série de

traficantes. Sempre está acompanhado por três policiais federais e protegido com colete à prova de balas.

Negociando para ser candidato pelo PDT-MSpara o cargo ainda indefinido, o juiz Odilon temuma fórmula para conter as rebeliõesprisionais: estimular o empresariado a atuar naressocialização dos detentos, dando vantagema quem contratar presos em suas firmas.

“Se todo mundo vira as costas, (o bandido)vai fazer o quê”?. Vai roubar novamente, vaitraficar, e assim por diante, afirma o magistra-do.

Para ele, o problema da violência no Estadodo Rio de Janeiro Passa pela contenção do trá-fico de drogas nas fronteiras do país e há quemanter as UPPs (Unidades de Polícia Pacifica-dora). Ele é contra a legalização da maconha,como fez o Uruguai, porque entende que issovai aumentar o consumo e ampliar o contra-bando de drogas.

Na entrevista a seguir, ele elogia magistra-dos que têm o perfil “linha dura”, como SérgioMoro na Operação Lava Jato.

SN - O que o senhor acha que está aconte-cendo no Rio de Janeiro? Quais as causas e so-luções?

Odilon Oliveira - Primeiro tem que manteras UPPs. O Rio é um problema crônico, só quea solução não está no Rio, é paliativo: tem queter ações sociais e o Estado tem que se fazerpresente. A engrenagem da criminalidade sãodrogas e armas.

Se você cortar suprimentos na fronteira, vaireduzir a criminalidade urbana em 30% em todoo território nacional. Drogas e armas são res-ponsáveis por quase metade da violência urba-na do Brasil. E elas vêm da fronteira.

SN - O senhor é favorável às mudanças noregime prisional?

Odilon Oliveira - O sistema prisional tem queser destruído. Ele é a última fase que compõeo Estado repressor. Se ele não funcionar ade-quadamente, toda a luta do Estado repressor

fica perdida.O sistema penal começa no Congresso Naci-

onal, que faz as leis, depois passa pelas políti-cas, pelo Ministério Público, pelo Judiciário, aívem o sistema penal. E atualmente não funcio-na.

O sistema prisional está material e moral-mente podre. Quem manda nas prisões esta-duais é o crime organizado.

SN - Como controlar rebeliões como as queocorreram no início do ano no Norte e no Nor-deste?

Odilon Oliveira - Existem várias maneiras dese curar isso. Primeiro, a prevenção. As famíli-as brasileiras estão muito desamparadas peloEstado. Tem que haver prevenção. O remédiofundamental. O saneamento básico, isso temque haver.

Para consertar as prisões, tem que ter estru-tura que oferça segurança. Nas prisões federais,não entra nada lá, absolutamente.

Eu fui corregedor do presídio federal deMato Grosso do Sul durante quatro anos. Alinão entra nada.

Nas prisões estaduais, muitas vezes, infeliz-mente, a própria estrutura facilita, ou dificultaa administração. Não tem como você evitar queentre. É muito difícil de conter.

MENSAGEM de agradecimento

Encerramos mais um ano conscientes dodever bem cumprido, divulgando a Doutri-na dos Espíritos com a simplicidade e aexcelência que ela merece.

Se cometemos algum deslize na informa-ção prestada, retratamo-nos prontamentebuscando a generosa compreensão dosleitores mais exigentes.

Esperamos continuar merecendo amesma confiança e credibilidade nopróximo ano (2018), com o apoio dosanunciantes e colaboradores, diretos eindiretos.

O SOL NASCENTE brilha mais forte emais abrangente ainda porque contatambém com o apoio de Dirigentes deCasas Espíritas, que nos reconhecem comomeio de comunicação social espírita éticoe responsável por tudo aquilo que divulgaem nome da veneranda doutrina.

A nossa sincera gratidão a todos. E quetenhamos um Natal de paz. Que o AnoNovo venha com novos desafios paraestimular a nossa espiritualização.

WILSON LONGOBUCCO,editor responsável.

Page 5: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

Demóstenes A. D. CruzAdvogado - 32 anos no ramo

Causas Trabalhistas, Empresariais, Cíveis e Pequenas Causas.

Av. Presidente Vargas, 1733, Sala 905, Centro,Rio de Janeiro, CEP 20210-030.

Telefone: (21) 2252-3055 Fax: (21) 2242-7021

Endereço Eletrônico: [email protected]

AlessandraGomes Brasil

Dentista atuando em endodontia,peridontia, cirurgia, prótese

e estética.

Atende adultos e crianças.Orçamento gratuitoàs sextas-feiras.

Rua Otávio de Farias, 81, Sala 204,Recreio dos Bandeirantes, RJ.

Telefone: (21) 2437-6793

O Sol Nascente A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

A VOZ DO PRESIDIÁRIO 5“Perdoa sempre aos outros. Nunca a ti mesmo” - Siro Dezembro de 2017

Éramos três agentes religiosas que visitávamos o presídiofeminino de Niterói (RJ), hoje Casa do Albergado Cel. FranciscoSpargoli Rocha, onde tínhamos liberdade do coordenador daequipe para ouvirmos as detentas que quisessem participar eas consolarmos sob a luz da doutrina espírita. Não levávamosnenhum estudo pronto.

Tentávamos levantar o estado de ânimo e a autoestima delas.Havia uma interna de apelido “baiana”.

Por estar sempre brigando com suas companheiras, eramandada frequentemente para o isolamento, e tinha sua penaaumentada.

Uma das agentes religiosas sugeriu que escrevessem umapequena peça de teatro baseada em suas experiências de vidae encenassem na semana do Dia das Mães. Demos o suporte,elas se animaram e assim foi feito. As fotografias que pudemostirar geraram o maior “frisson”. O comportamento começou ase modificar consideravelmente.

A baiana, que dizia ter perdido o companheiro na chacina daCandelária e deixara um filho pequenininho sendo cuidado porum familiar, começou a estudar por apostilas e a fazer algunstrabalhos de manicure e cabeleireira lá dentro mesmo. Suaaparência melhorava a cada semana bem como o seucomportamento de agressividade.

Contou-nos uma vez que ouvira os agentes penitenciáriosdizerem que ela “devia estar preparando alguma”, diante damodificação de postura. Sua pena “venceu” e saiu do presídio.Tempos depois, nos mandou um retorno muito feliz.

Havia resgatado o filhinho, e outro que vivia na Bahia, estavacom trabalho fixo em um restaurante, tinha um bomcompanheiro e não desistiria de estudar. Iria ser uma advogada!Ficamos radiantes de alegria porque pudemos acompanhar esseprogresso, levando conosco a consoladora Doutrina Espírita.

(Marize Castilho é antiga colaboradora do Departamento deAssistência ao Interno Penal, do Grupo Espírita LeôncioAlbuquerque, Niterói), RJ).

Dando a volta por cimaMarize Castilho

HUMANIZAÇÃO DAS PRISÕES

O bem não vende jornal.Enquanto a imprensa sómostra a violência queacontece em nossa sociedade,esquece-se propositadamentede divulgar iniciativas queincitam ao bem e a recuperação de seres que erraram eestão com o intuito de reaver suas atitudes.

Em Minas Gerais existe a APAC (Associação de Proteçãoe Assistência aos Condenados), que é uma entidade civilde direito privado, com personalidade jurídica própria,dedicada à recuperação e reintegração social doscondenados a penas privativas de liberdade.

Tem como principal meta promover a humanização dasprisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena.Seu propósito é evitar a reincidência no crime e ofereceralternativas para o condenado se recuperar.

A grande diferença da APAC para um presídio comum éseu método de trabalho. É uma forma de valorização

humana, vinculada àevangelização, paraoferecer ao condenadocondições de recuperar-se.

Sua evangelizaçãonão é da forma sectaris-ta que estamos acostu-mados a presenciar;trata-se dos ensina-

mentos que Jesus ensinou e que temos acesso noEvangelho com grande ênfase na moral que mudam formasde encarar a sociedade a vida.

Todas as grandes cidades deveriam adotar essa formade lidar com o seus irmãos que erraram e estão querendoter uma nova chance na vida.

Um Natal de Paz para os Apenados do Brasil, seus familiarese todos os agentes espíritas evangelizadores prisionais.

Page 6: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

PAPELARIACHARME DOCASTELOLTDA.

Um mundode novidades

para você etoda a sua

família!

Artigos dePapelaria em

Geral.Avenida Nilo Peçanha, 38 F, Castelo, Centro, RJ.Telefones: (21) 2240-0882 I (21) 2220-6721

Telefone(21) 3386-1400Internetwww.radioriodejaneiro.am.brColabore. Ligue agora!(21) 2478-1400(21) 2461-1400

Estrada do Dendê, 659, Ilha do Governador,Rio de Janeiro, RJ, CEP 21920-000.

A EMISSORA DA FRATERNIDADE

O Sol Nascente A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

MEMÓRIA ESPÍRITA 6“Ser grande é ser incompreendido” - Oscar Wilde Dezembro de 2017

24 de dezembro de 1872 – Nascia nesta data na Boemia, perto de Tchaslav, naTcheco-Eslováquia, Francisco Valdomiro Lorenz. Fez do Brasil (1891) a sua pátriaterrena, aqui adquirindo e vivendo utilíssima existência a serviço do Bem. Foipoliglota e filósofo, dedicado cultor do Esperanto e incansável colaborador daFederação Espírita Brasileira. Publicou diversas obras em que destacamos“Diverskobora Sukedeto”, Vocoj de Poetaj el la Spirita Mondo”, “Esperanto semMestre” e, ainda “A Voz do antigo Egito”, “Contos e Apólogos”, “Chamas de ódioe a luz do puro amor” (Vida de João Huss), “O Filho de Zanoni”. Ao nosso amigo,vibrações de Paz com Jesus. ( PAULO GOULART )

Fonte: Central Espírita de Pesquisas e Informações.

FRANCISCOVALDOMIROLORENZ

INSTITUIÇÕES ANIVERSARIANTES

82 Anos – Centro Espírita Jorge Menezes, Rua Ariramba, 64 –Realengo (RJ). Dia 15 de dezembro, às 19h30. Expositor: PauloGoulart. Tema livre.

72 Anos – Grupo Espírita Luz e Fraternidade, Rua Eugênio Paiva,79 – Senador Camará (RJ). Dia 16 de dezembro, às 17h. Tema:“O Cristão diante da crise”. Expositor: Márcio Pontes.

23 Anos – Abrigo Doce Morada. Estrada Santa Veridiana, 936A, Santa Cruz (RJ). Dia 17 de dezembro, às 15h. Tema: “OVerdadeiro Natal de Jesus”. Expositor: Carlos Magno. Haveráatividades diversas e música ao vivo.

PALESTRA MENSAL - Será no dia 14 de dezembro, às 20h.Palestra Mensal no Grupo Espírita Amadeu Ferreti, RuaPotiraguá, 290 – Santa Rita – Campo Grande (RJ). Tema: “Asmulheres do Evangelho”. Expositor: Marcelo Pacheco.

PALESTRA MENSAL - “Igualdade de direitos do homem e damulher” será o tema abordado pelo confrade NatanaelGomes, no dia 02 de dezembro, às 17h, no Grupo EspíritaAmor e Caridade João Batista, Estrada do Engenho, 439 –Bangu (RJ).

PALESTRA NO HOSPITAL - O Abrigo Doce Morada estápromovendo palestras espíritas, todos os sábados, das18h30 às 19h30, no Centro Médico Cemeru, Estrada doCabuçu, 96 (próximo a rodoviária), Campo Grande (RJ).

PALESTRA MENSAL - Será no dia 07 de dezembro, às 09h30.Palestra Mensal na Associação Divulgadora do Livro Espírita,Estrada do Realengo, 984 – Padre Miguel (RJ). Tema: “Aqueleque se eleva será rebaixado”. Expositor: Wilson Longobucco.

PALESTRA MENSAL - Será no dia 14 de dezembro, às 19h,Palestra Mensal no Grupo de Divulgação Espírita EmilDario Franback, Rua Manoel de Rezende, 259 – PadreMiguel (RJ). (Ponto Chick). Tema: “Quem é a família deJesus”? Expositor: Manoel Messias.

REUNIÃO ESPECIAL

Será no dia 22 de dezembro, às 20h, Reunião Especialno Grupo Espírita Amor e Caridade João Batista,Estrada do Engenho, 439- Bangu (RJ). Tema: “Anaturalidade do Bem”. Expositoras: Eunice Borges eAna Abílio.

ABRIGO DE IDOSOS

Visite e colabore com o Abrigo de Idosos “Lar deOtávio”, que é mantido pela Associação Cristã EspíritaBeneficente, Praça Taquarana, 65, Cosmos (RJ).Contato pelo telefone (21) 3108-5023. ou pelo [email protected].

PALESTRAS ESPÍRITASPARA VOCÊ E SUAFAMÍLIA

FIQUE POR DENTRO

Page 7: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

Dr. HumbertoGaze NetoAdvogado de Causas

Cíveis e Criminais.

Av. Cônego Vasconcelos, 82/309, Bangu, Rio de Janeiro.Telefones: (21) 2404-1553 I (21) 3331-0178

Consultora de Desenvolvimento Organizacional, Membro do InstitutoBrasileiro de Hipnose, Membro da Sociedade Íbero Americana de

Hipnose Condicionativa e Membro do Centro de Estudos emTanatologia (Terapia do Luto).

VERA LÚCIACRP 05 / 7510 I Psicóloga e Hipnoterapeuta

Telefones: (21) 4104-3878 I (21) 9425-3525Site: www.psicologagavera.com.br

O Sol NascenteMOVIMENTO ESPÍRITA

A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

7“Um hoje vale por dois amanhãs” - Franklin Dezembro de 2017

Casa doLivro EspíritaChico Xavier

Livros espíritas, CDs eDVDs com descontospromocionais de 40%,60% e 80%. Preço decusto!

Telefones e Contatos(21) 3332-5859 I (21) 3333-5857

www.vitrineespirita.com.brwww.adlelivro.com.br I [email protected]

O SOL NASCENTEQue venha 2018!

ESTUDO DOUTRINÁRIO NA ABENA

A Associação Beneficente Espírita Nazareno, RuaSolon Botelho, 480, Campo Grande, RJ, dará prosse-guimento neste mês de dezembro ao estudo de OLivro dos Espíritos, conforme roteiro abaixo:

Dia 03 - Tema: “Considerações Sobre a Pluralidadedas Existências. Pergunta 222. Expositor: RobertoQuaresma.

Dia 10 - Confraternização. Dinamizador: WilsonLongobucco.

Observação - As reuniões são sempre aos domin-gos, às 10 horas.

Desejamos aos nossos leitores,anunciantes e colaboradores, umNatal alegre e pacífico; com votos deum Ano Novo repleto de sonhos erealizações pessoais e espirituais.

A Ação Cristã Vicente Moretti,Rua Maravilha, 308, Bangu, RJ,promoverá no dia 10 de dezem-bro, às 12 horas, almoço benefi-cente com o seguinte cardápio:sobrecoxa, molho à campanha,arroz, feijão, saladas, com opçãovegetariana.

Haverá música ao vivo, bazar edeliciosas sobremesas. Contribui-ção de R$ 15,00. Contato pelo te-lefone (21) 2401-9533.

ALMOÇO BENEFICENTE

BPC / LOASAtenção idoso e pessoa com deficiência, não perca o BPC / LOAS.

Faça ou atualize seu cadastro único (CadiÚnico) para manter o bene-fício de Assistência Social. Idoso: até dezembro de 2017. Pessoa comdeficiência: até dezembro de 2018.

Quem não estiver cadastrado terá o benefício cancelado.Procure o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais

próximo de sua residência, o órgão de Assistência Social do seu mu-nicípio ou o posto de cadastro do CadiÚnico. A ligação é gratuita:0800 707 2003.

SEMINÁRIO

O Grupo Espírita Seareiros da BoaNova, Rua Espanha, 178, Jardim Eu-ropa, em Sorocaba, SP, realizará nodia 14 de dezembro, às 20 horas, se-minário com a expositora VaniaMugnato de Vasconcellos.

Tema central: “Ame sem Cultuaro Sofrimento”. A entrada é franca.

Divulgue a nossa gazetaem sua Casa Espírita.E compartilhe nosso site:www.osolnascente.com.br

DIRIGENTEESPÍRITA

Cultuemos em nossas açõesa Paz que Jesus recomendou.FELIZ NATAL - BOM ANO NOVO

NESTE NATAL, divida um pouco desua mesa farta com o menino Jesus.Ele anda por aí...

Page 8: IMPRESSO Venha brilharcom a gente O Sol Nascenteosolnascente.com.br/wp-content/uploads/2017/12/jornal-o...COXINHA DE GALINHA A história diz que a coxinha de gali-nha foi criada por

O Sol Nascente A gazeta espírita mais antiga do Brasil. Assine, recomende e anuncie.

ESPERANTO EM MARCHA 8“Em Moral e em Arte, dizer é nada, fazer é tudo” - Renan Dezembro de 2017

O SOL NASCENTEGazeta Espírita fundada em 31 de marçode 1969 I Ano 48 I Dezembro de 2017

K K E

FUNDADOR E EDITOR RESPONSÁVELWilson Longobucco I [email protected]

CONSELHO DE REDAÇÃOPaulo Roberto, Daniela Longobucco e

Andrea Emília de Barros.

CORRESPONDÊNCIARua Antônio alves Pires, 370, bairro Jabour,

Rio de Janeiro, RJ, CEP 21833-020.

TELEFONES DA REDAÇÃO(21) 2404-1791 / (21) 9 7409-9627

JORNALISTA RESPONSÁVELDaniela Longobucco

DRT - RJ 32607

COOPERATIVA CULTURAL DOS ESPERANTISTAS

Curso Grátis

Avenida 13 de Maio, 47, Sala 208, Centro, Rio de Janeiro.Telefone: (21) 2544-4314 I Telefax: (21) 2220-7486

www.kke.org.br I [email protected]

As matérias veiculadasneste mensário são de

inteira responsabilidadedos seus autores. Esta

gazeta e os seusanunciantes não

respondem por eles.

EXPE

DIEN

TE

OBITUÁRIO I

Faleceu no dia 31 de agosto do ano em curso, a esperantista Elmado Nascimento, de 86 anos. Jornalista de profissão entrou para aCooperativa Cultural dos Esperantistas em 1965, de lá não maissaindo. Ensinou o Esperanto durante décadas. No começo dos anos90, publicou o livro infantil “O poneizinho mágico”, que ganhouversão em Esperanto, intitulada “La Magia Cevaleto”. Em 2003organizou a edição da coletânea “Ne nur idealistoj sed ankauinstruistoj”, contendo ensaios e artigos de professores do idioma.Elma do Nascimento tinha também dotes musicais. Cantava e tocavapiano, chegando a lançar o CD “Mi kantas Esperante”, em 2013, sobo pseudônimo Elma Flora.

OBITUÁRIO II

Faleceu na madrugada de nove de agosto deste ano, o ProfessorFloriano Negreiros de Vasconcellos Pessoa, de 83 anos. Osepultamento aconteceu no dia seguinte, no Cemitério do Caju, nazona portuária do Estado do Rio de Janeiro. O professor Florianonasceu em 11 de junho de 1934. Profissionalmente trabalhou comoengenheiro químico. Seu primeiro contato com o Esperanto deu-seem 1953. Aprendeu-o autodidaticamente, por meio do livro“Esperanto sem Mestre”, de Francisco Valdomiro Lorenz. Em 1965,diplomou-se professor da matéria, pela Liga Brasileira de Esperanto.Nesse período, apresentou cursos da língua pelas ondas da RádioRoquette Pinto. A partir daí, notabilizou-se como um dos maisabalizados mestres do idioma auxiliar neutro no Brasil.

O professor Floriano foi sócio vitalício e membro da comissão deensino da Liga Brasileira de Esperanto; foi também delegado daAssociação Universal de Esperanto. Palestrou em vários congressosbrasileiros do idioma. Sua pena foi fecunda: assinou inúmerosartigos , resenhas, ensaios e traduções para a imprensaespecializada.

FESTA DO ZAMENHOF

A Cooperativa CulturalEsperantista, Avenida 13 demaio, 47 – sobreloja 208 –Centro (RJ), promoverá no dia15 de dezembro, das 17h às19h, reunião comemorativado aniversário de Luiz LázaroZamenhof. Palestrante: Giva-nildo Ramos Costa. Apre-sentação musical com a cantora Neide Barros.

24O ENCONTRO ESPÍRITA-ESPERANTISTA DOESTADO DO RIO DE JANEIRO

A Editora Lorenz publicou o livro “Chão dePássaros”. A obra, de autoria da professora epoetiza mineira Maria Nazaré Laroca, apresentapoesias em português e esperanto. Todo conteúdoé bilíngue. O título em esperanto é “Birda Grundo”.

A autora é professora aposentada da UniversidadeFederal de Juiz de Fora (MG) e membro daAcademia Juiz-forana de Letras. De acordo com acrítica especializada, trata-se de um “cativante livrode poemas, um hino à poeticidade”.

Cada comprador receberá um brinde. Encomendaspelo telefone: (21) 2450-4768, ou pelo correioeletrônico [email protected].

Será realizado no dia 03 de dezembro, de 8h às 16h30, nasdependências do Grêmio de Propaganda Espírita Luz e Amor,Rua Silva Cardoso, 673, em Bangu, RJ, com o tema central “OEspiritismo, o Esperanto e a Globalização”. Palestrantes convi-dados: Paulo Sergio Viana e Álvaro Motta.

Confira as Oficinas dentro da programação:- Esperanto para o Público, com Evandro Caboclo.- A Comunicação Mediúnica e o Esperanto, com Azuil

Vasconcellos.- A Divulgação do Espiritismo e do Esperanto através do meio

de Comunicação, com Givanildo Ramos Costa.Desdobramento da programação: momento de arte, com

música, poesia e outras atrações artísticas. Haverá ainda umareunião com o Serviço de Comunicação Social Espírita do CEERJe com os representantes dos Conselhos Espíritas do Estado doRio de Janeiro.

Inscrições: (21) 9 7413-9372 (WhatsApp).

LAN

ÇAM

ENTO