impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

7
E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI Impacto das Usinas Hidrelétricas no meio ambiente

Upload: maria-teresa-iannaco-grego

Post on 29-Jul-2015

96 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

E.E.PROFº LUIZ GONZAGA RIGHINI

Impacto das Usinas Hidrelétricas no meio ambiente

Page 2: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

Como funciona uma hidrelétrica

As usinas hidrelétricas (ou hidroelétricas) são sistemas que transformam a energia contida na correnteza dos rios, em energia cinética que irá movimentar uma turbina e, esta um gerador que, por fim, irá gerar energia elétrica.A construção da usinas hidrelétricas se dá sempre em locais onde podem ser aproveitados os desníveis naturais dos cursos dos rios e deve-se ter uma vazão mínima para garantir aprodutividade. De acordo com o potencial de geração de energia podemos classificar as hidrelétricas em: PCH’s, ou Pequenas Centrais Hidrelétricas, que operam em uma faixa de geração de 1 a 30 MW e com um reservatório de área inferior a 3km²; e GCH’s, ou Grandes Centrais Hidrelétricas, que operam com potências acima de 30MW.

Page 3: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

Usinas Hidrelétricas Brasileiras

USINA HIDRELÉTRICA DE BOA ESPERANÇA

USINA HIDRELÉTRICA DO TUCURUÍ

Page 4: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

Impacto Ambiental

A barragem de Itaipu, uma área de 1500 km2 de florestas e terras agriculturáveis foi inundada. A cachoeira de Sete Quedas, uma das mais fascinantes formações naturais do planeta, desapareceu. Semanas antes do preenchimento do reservatório, foi realizada uma operação de salvamento dos animais selvagens. Equipes de voluntários conseguiram capturar mais de 4500 bichos, entre macacos, lagartos, porcos-espinhos, roedores, aranhas, tartarugas e diversas espécies. Esses animais foram levados para as regiões vizinhas protegidas da água.

As usinas hidrelétricas costumam provocar um outro tipo de impacto ambiental: as represas artificiais formadas pelas barragens dos rios ocasionam a expulsão de algumas cidades, povoados e florestas, e até a perda de solos cultiváveis e de material arqueológico, de riquezas pré-históricas que podem existir no sub-solo da área alagada.Em 1977, com a conclusão da represa de Sobradinho, a 40 km de Juazeiro (BA), formou-se no rio São Francisco com lago artificial com área de 4.214 km2 e capacidade para 37,5 bilhões de metros cúbicos de água (maior que Itaipu, no Paraná). Essa represa (que submergiu quatro cidades - Casa Nova, Sento Sé, Remanso e Pilão Arcado - e dezenas de vilarejos) tendo onze hidrelétricas, com potência total de 13.000 MW.

Page 5: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

Elas podem afetar áreas protegidas!

As usinas hidrelétricas também podem impactar o ambiente. Segundo a análise socioambiental do plano, dos 71 projetos previstos no documento, três são considerados de "impacto extremamente significativo": Estreito, que está em construção no rio Tocantins (entre Tocantins e Maranhão); Belo Monte, no rio Xingu (Pará), e Marabá, também no rio Tocantins (Pará).Desses 71 projetos, 11 interferem diretamente sobre unidades de conservação --áreas importantes ambientalmente como parques nacionais ou estações ecológicas, entre outras. E o plano prevê crescimento do aproveitamento do potencial hidrelétrico da bacia amazônica, onde devem ser feitos 15 empreendimentos.

O impacto social das hidrelétricas também não pode ser ignorado: segundo a análise socioambiental, 89.815 mil pessoas devem ser afetadas por 54 projetos de hidrelétricas --26.274 pessoas na área urbana e 63.541 pessoas na área rural.Porém, segundo o Ministério de Minas e Energia, a implantação das hidrelétricas ter benefícios para o país, como a abertura de 171.670 postos de trabalho nas diversas regiões do Brasil, considerando somente empregos diretos criados pela construção das usinas.

Page 6: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

Bibliografia

pt.wikipedia.org/

Page 7: Impacto das usinas hidrelétricas no ambiente 2 a

COMPONENTES

Gabriel Henrique de Souza Silvério N.18 Isaias Camargo N 23 Caio Silva Fernandes N. 11 Guilherme Gabriel Souza N. 19 Gabriel Henrique S . Silvério

Série: 2º A