impacto das ações do pibid

2
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU – FURB PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – Pibid SUBPROJETO – ARTES/MÚSICA PROFESSOR COORDENADOR: MELITA BONA PROFESSOR SUPERVISOR: ESTABELECIMENTO: Carlos Techintin BOLSISTAS ID: Lucas/Cristian/Francisco DISCIPLINA: Música/Artes Visuais. PERÍODO: 1/2015 SÉRIE: 4°Ano FAIXA ETÁRIA:10 NÚMERO DE ALUNOS: 30 DATA: 28/05/15 HORÁRIO: 07h30 ás 08h15 Impacto das ações do Pibid Para os bolsistas Pudemos fazer experiências relacionadas a conteúdo e a maneira de passa-lo, e desta forma compreender quais as melhores formas de se ensinar música em sala de aula. Percebemos que os alunos estavam interessados no conteúdo apresentado, e receberam muito bem as atividades propostas. Para nós a experiência de ensinar foi engrandecedora, utilizamos nosso conhecimento adquirido na universidade e unimos a teoria à prática. Sendo assim, o impacto para nós foi positivo e enriquecedor. Para os alunos Percebemos a mudança no modo como os alunos ouvem música. Acreditamos que, a partir das ações do subprojeto de música do Pibid, essas crianças passarão a procurar outros significados na música que antes não percebiam, seja na questão do instrumento que está sendo tocado, timbre, altura e outras propriedades do som. Abriu-se também o leque de conhecimento musical dos discentes, que foram expostos a diversos estilos musicais. Em geral, mostraram- se muito entusiasmados e participativos, o que dá uma ideia de carência de conhecimento e experiências nesta área, a música. Para a escola

Upload: cristian-morais

Post on 16-Dec-2015

215 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Este é um artigo científico que trata sobre as questões da obrigatoriedade do ensino musical na rede pública de educação. Neste artigo, a autora aborda a falta de preocupação por parte das entidades governamentais com relação ao ensino de música, e da falta de união entre os profissionais que atuam na área das artes. Ela diz que não há empenho a favor de mudanças na atual situação, e que, para mudar de verdade, todos os profissionais da área de educação musical devem mostrar força perante o governo.

TRANSCRIPT

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU FURB

PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAO A DOCNCIA Pibid

SUBPROJETO ARTES/MSICA

PROFESSOR COORDENADOR: MELITA BONA

PROFESSOR SUPERVISOR:ESTABELECIMENTO: Carlos TechintinBOLSISTAS ID: Lucas/Cristian/FranciscoDISCIPLINA: Msica/Artes Visuais.PERODO: 1/2015

SRIE: 4Ano

FAIXA ETRIA:10NMERO DE ALUNOS: 30DATA: 28/05/15HORRIO: 07h30 s 08h15Impacto das aes do Pibid

Para os bolsistas

Pudemos fazer experincias relacionadas a contedo e a maneira de passa-lo, e desta forma compreender quais as melhores formas de se ensinar msica em sala de aula. Percebemos que os alunos estavam interessados no contedo apresentado, e receberam muito bem as atividades propostas. Para ns a experincia de ensinar foi engrandecedora, utilizamos nosso conhecimento adquirido na universidade e unimos a teoria prtica. Sendo assim, o impacto para ns foi positivo e enriquecedor.

Para os alunos

Percebemos a mudana no modo como os alunos ouvem msica. Acreditamos que, a partir das aes do subprojeto de msica do Pibid, essas crianas passaro a procurar outros significados na msica que antes no percebiam, seja na questo do instrumento que est sendo tocado, timbre, altura e outras propriedades do som. Abriu-se tambm o leque de conhecimento musical dos discentes, que foram expostos a diversos estilos musicais. Em geral, mostraram-se muito entusiasmados e participativos, o que d uma ideia de carncia de conhecimento e experincias nesta rea, a msica.

Para a escola

A Escola de Educao Bsica Carlos Techentin no possui uma boa acstica, de forma que estvamos um tanto preocupados antes do incio das atividades. No entanto, pudemos realizar as atividades sem maiores complicaes. O impacto na parte educacional se deu mais pela conscientizao a respeito do espao fsico, e na, de certa forma, capacitao de todas as pessoas envolvidas no ambiente escolar da Carlos Techentin, sejam alunos ou corpo docente.