*imagens meramente ilustrativas* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

23
*IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS*

Upload: phungnhu

Post on 01-Apr-2018

219 views

Category:

Documents


4 download

TRANSCRIPT

Page 1: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

*IM

AG

EN

S M

ER

AM

EN

TE

IL

US

TR

AT

IVA

S*

Page 2: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

As opiniões retratadas neste livro têm como único objetivo informar e educar sobre uma melhor gestão de seu tratamento para Diabetes.

Este Livro Digital está disponível baseando-se no completo entendimento de que ele não oferece nenhum tipo de prescrição médica e de que não tem intenção nenhuma de substituir orientações de seu médico ou diagnósticos de profissionais da área de saúde.

O autor se exime completamente de qualquer responsabilidade sobre o uso, direto ou indireto de qualquer informação contida neste livro.

Diante desta formalidade, há a necessidade de se cobrir os aspectos legais sobre os quais este livro está publicado.

IMPORTANTE

Page 3: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

3

Não deixe para depois o que você pode fazer agora!Imagine que você está sentindo uma dor terrível, daquelas que incomodam e não te deixa fazer nada, de tão insuportável que ela é....

O sinal de alerta será ligado e você vai parar e procurar algum medicamento ou ajuda médica, para acabar com este incomodo, não é mesmo?

Com o diabetes a coisa é diferente, diabetes não tem dor, por que esta é uma doença silenciosa, sem sintomas...você vai deixando sempre para depois...”semana que vem eu vou ao médico...ah, mês que vem tá bom”...e assim o tempo vai passando e você não faz o controle adequado, deixando seu tratamento sempre para depois.

Quando se tem o diagnóstico de diabetes, é fundamental que o sinal de alerta seja ligado o mais urgente possível, para que você possa usufruir de uma vida plena e saudável, sem as complicações impostas pelo diabetes descontrolado, tais como:

Perda da visão; Infarto; AVC; Insuficiência renal; Doença nos nervos (neuropatia); Disfunção erétil;

Page 4: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

4

Resolvi escrever este e-book, pois nestes 10 anos de caminhada somente atendendo pessoas com diabetes e seus cuidadores, vi que muitas destas dúvidas passaram batido na consulta médica, chegando até ao farmacêutico, pois este é o profissional da saúde mais visitado pelas pessoas que tem diabetes. Neste e-book, eu respondo as dúvidas mais frequentes de meus clientes e seguidores, pois é a forma que encontrei para melhorar a qualidade de vida das pessoas que tem diabetes.

Boa leitura!Monica LenziFarmacêutica | Educadora em DiabetesCRF-MG 8408

Page 5: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

5

1- Que tipo de Diabetes eu tenho?

Existem vários tipos de diabetes, sendo os mais importantes: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2.

O Diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, ou seja, o organismo não reconhece mais as células Beta do pâncreas. Estas células são responsáveis pela secreção de insulina, hormônio responsável pelo transporte da glicose que se encontra na corrente sanguínea, para dentro das células. Uma vez as células beta foram destruídas, não tem mais retorno. As injeções de insulina são obrigatórias diariamente.

Os sintomas são bem pronunciados, ou seja, muita sede, urina em excesso, muita fome, perda de peso intensa em pouco tempo e muito cansaço.

Aproximadamente 10% dos diabéticos são do tipo 1.

Normalmente acontece com crianças, adolescentes e jovens adultos.

Diabetes tipo 2 o pâncreas ainda produz insulina em baixa quantidade ou uma insulina que não consegue desempenhar seu papel de forma correta (resistência à insulina).

Esta é uma doença silenciosa e seus sintomas são pouco pronunciados. Além dos sintomas citados acima, podemos destacar piora na visão, hipertensão arterial, infecções freqüentes, impotência sexual.

O tratamento para Diabetes tipo 2 se inicia com dieta alimentar, atividade física e medicação oral, podendo chegar ao uso de aplicações de insulina.

A grande maioria dos diabéticos são do tipo 2 (90%).

Esta é uma condição muito comum nos adultos, mas que vem acontecendo muito com crianças e adolescentes que apresentam sobrepeso e obesidade.

Page 6: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

6

2 – Tem a diabetes que engorda e a diabetes que emagrece?

Todo o carboidrato que ingerimos é transformado em glicose (açúcar) por nosso organismo. Esta glicose é usada como energia para que nosso corpo possa funcionar. Mas para que isso aconteça, a glicose tem que ser transportada para dentro das células pela insulina. Quando a pessoa tem diabetes e está com muito açúcar no sangue e não tem a insulina para controlar ela começa a perder este açúcar através da urina. Os músculos que não estão recebendo a glicose começam a usar a gordura como fonte de energia e a pessoa começa a emagrecer.

Este sintoma de emagrecimento pode ocorrer tanto no Diabetes tipo 1 quanto no tipo 2.

Um dos sintomas do Diabetes tipo 1 é a perda de peso repentina. Isso acontece devido a queima das células de gordura para gerar energia para que nosso corpo continue funcionando, já que a falta de produção de insulina, impossibilita o transporte da glicose da corrente sanguínea para dentro das células.

No Diabetes tipo 2 temos o processo instalado devido aos maus hábitos alimentares, sedentarismo, tabagismo e excesso de peso.

A gordura acumulada na região abdominal dificulta a ação da insulina secretada pelo pâncreas, fazendo com que a glicose não seja toda aproveitada. Desta maneira temos altos níveis de glicose no sangue. O nome deste processo é Resistência Insulínica.

Page 7: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

7

3 – Como eu tenho Diabetes se nunca gostei de doce?

Quando pensamos em Diabetes pensamos logo em açúcar, mas ter diabetes não quer dizer que você “pisou na bola” ou está sendo “castigado” porque comeu muitos doces. Este tipo de pensamento faz com que muitas pessoas com Diabetes sejam vistas com preconceito, como se tivessem feito algo errado e convivem com esta culpa por anos ou se sentem injustiçadas pois faziam tudo certo.

Vamos esclarecer as coisas?

Diabetes está relacionada com a capacidade de seu organismo em aproveitar a glicose no sangue como energia. E a insulina faz com que esta glicose possa atravessar seus vasos sanguíneos e chegar ao cérebro, músculos e todas as células do seu corpo. A glicose é resultado da transformação dos carboidratos que ingerimos em nossas refeições. Os mais comuns são: arroz, batata, massas em geral, mandioca, pão e açúcares.

Diabetes pode ser hereditária ou adquirida ao longo da vida. Alguns maus hábitos podem acelerar o processo como: má alimentação, consumo excessivo de carboidratos, obesidade, sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool.

Bons hábitos podem evitar ou pelo menos atrasar o aparecimento do diabetes por isso invista em uma alimentação equilibrada, evite excesso de carboidratos, inclusive de doces, movimente-se! Pratique exercícios físicos. Fique longe do cigarro e do excesso de álcool. Procure o equilíbrio emocional e saboreie a vida!

Page 8: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

8

4 – Insulina engorda?

Existem vários fatores que fazem as pessoas acreditarem que a insulina é “culpada” pelo seu ganho de peso.

Quando os níveis de glicose no sangue se encontram elevados, o excesso de glicose é eliminado pela urina, o que dá a sensação de perda de peso, devido ao volume de líquidos que também foi eliminado, podendo levar a desidratação do indivíduo. O uso das injeções de insulina para controlar os níveis de glicose, que estavam elevados leva a retenção de líquidos inicialmente, para compensar a desidratação, dando a sensação de que rapidamente houve ganho de uma grande quantidade de peso. As pessoas associam esta sensação ao uso da insulina, mas o que realmente está acontecendo é que o uso da insulina apenas permite que o corpo tenha um melhor aproveitamento dos alimentos, mantendo um balanço hídrico adequado.

Uma vez que o indivíduo inicia a terapia com insulina a tendência é de que os níveis de glicose comecem a se normalizar, pois a insulina circulante vai transportar a glicose para dentro das células, permitindo seu uso como energia. Desta maneira a glicose permanece menos tempo na corrente sanguínea e não é eliminada pela urina, levando ao ganho de peso.

Glicemia elevada aumenta a fome das pessoas, que tendem a comer uma quantidade maior que sua real necessidade de alimentos. Ao iniciar a terapia com insulina, normalmente, as pessoas continuam a comer a mesma quantidade e como a insulina circulante é suficiente para processar toda glicose resultante do metabolismo dos alimentos, há um aumento das reservas de glicose corporal, levando a um aumento de peso.

Page 9: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

9

5 – Diabetes causa cegueira?

Um material anormal advindo da hiperglicemia é depositado nas paredes dos vasos sanguíneos da retina que é a região conhecida como “fundo de olho” causando estreitamento e às vezes bloqueio do vaso sanguíneo, além de enfraquecimento da sua parede – o que ocasiona deformidades conhecidas como micro aneurismas. Estes micro aneurismas frequentemente rompem ou extravasam sangue causando hemorragia e infiltração de gordura na retina. Existem duas formas de retinopatia diabética: exsudativa e proliferativa. Em ambos os casos, a retinopatia pode levar a uma perda parcial ou total da visão.

Um controle rigoroso dos níveis de glicose no sangue pode prevenir o surgimento da retinopatia e evitar que você perca a visão após anos de diabetes descontrolada.

Page 10: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

10

6 – Qual o valor máximo de glicemia que eu posso chegar?

Esta pergunta é fundamental. No dia a dia percebo que muitos pacientes não sabem para onde estão indo, quais as metas do seu tratamento e isso gera angústia, é como caminhar na escuridão. Uma pessoa que não tem diabetes tem uma variação de glicemia de 70 até no máximo 140 mg/dl. Na pessoa com Diabetes os valores máximos de glicemia aceitáveis variam conforme a idade e as complicações já instaladas. A SBD - Sociedade Brasileira de Diabetes estabeleceu as seguintes metas descritas no quadros abaixo:

Para idosos os valores são maiores para evitar as crises de hipoglicemias, mais frequentes nessa idade.

Idoso em crise de hipoglicemia pode ter quedas que levam a fraturas graves, podendo levar a óbito.

Para crianças e adolescentes os valores também diferem, na infância é importante evitar a hipoglicemia severa devido ao desenvolvimento cerebral e na adolescência devido aos hormônios às vezes é difícil controlar a glicemia e por isso as metas são mais flexíveis.

Glicemia Jejum

70 a 130 mg/dl

Até 150 mg/dl

<160 mg/dl

Até 180 mg/dl

<6,5%

<8,0%

Adultos

Idosos

Glicemia Pós-Refeição

HbA1c

Page 11: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

11

Nas tabelas abaixo temos as metas para crianças e adolescentes:

Se você não está dentro da meta proposta procure um profissional que possa lhe ajudar, pois pode ser a dieta, medicação insuficiente, medicação em excesso, sedentarismo, infecções, alterações hormonais, estresse e outras tantas coisas que alteram a glicemia.

“Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo”Sócrates

Pré-Prandial Pós-PrandialIdade

100 a 150 mg/dl

90 a 180 mg/dl

90 a 130 mg/dl

110 a 200 mg/dl

100 a 180 mg/dl

90 a 150 mg/dl

>7,5%<8,5%

<8%

<7,5%

Menos de 6 Anos

De 6 a 12Anos

De 13 a 19Anos

HbA1c

Page 12: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

12

7 – Porque eu sinto tremores, suor frio e vontade de comer doce quando fico muito tempo sem comer?

Não existe uma definição clara de valor para hipoglicemia. No entanto, há certo consenso na literatura de que valores entre 60 e 70mg/dl indicam um risco de hipoglicemia grave. Em crianças pode-se observar deterioração aguda da função cerebral em valores inferiores a 60 mg/dl (SBD, 2014).

Segundo Souto e Rosado (2010) os sinais e sintomas de hipoglicemia são: Fome excessiva

Dificuldade para raciocinar Sensação de fraqueza Cansaço extremo Sudorese exagerada Sonolência Visão dupla Tremores Perda de consciência Coma

Em caso de glicemia inferior a 60 mg/dl ingerir:

1 colher de sopa rasa de açúcar diluída em 150ml de água OU 1 copo pequeno de refrigerante (200ml) OU 1 copo de suco de laranja (200ml)

Page 13: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

13

8 - Metformina causa doença nos rins?

O cloridrato de Metformina ou simplesmente Metformina é o medicamento mais usado para o controle do diabetes tipo 2.

Sua ação se baseia em 3 mecanismos diferentes: Redução da absorção da glicose pelos intestinos; Redução da liberação da glicose armazenada no fígado Aumento da sensibilidade das células a ação da insulina produzida pelo pâncreas, desta maneira a glicose circulante no sangue é mais absorvida.

Quando se tem diabetes por muitos anos e não se controla os níveis de glicose no sangue, os rins podem ser danificados, levando ao que se chama de Nefropatia Diabética, ou seja, os rins perdem a sua capacidade de filtrar o sangue.

Pessoas que têm diabetes por muito tempo e já apresentam danos nos rins, não devem fazer uso de Metformina, assim como pessoas com doenças hepáticas graves, também não devem fazer uso.

Page 14: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

14

9 – Qual chá eu posso usar para ajudar a controlar o Diabetes?

Para se tratar o diabetes devemos observar os 5 pilares essenciais para um bom controle glicêmico:

1. Alimentação balanceada;2. Atividade física regular;3. Medicação prescrita pelo seu médico;4. Medições de glicemia capilar5. Educação em Diabetes (conhecimento)

Os chás muitas vezes nos ajudam, para tratar certas doenças, aquelas que tem cura, mas diabetes não tem cura, tem controle e o uso de chás faz com que as pessoas abandonem o tratamento proposto pelo médico, e como o diabetes é uma doença silenciosa, quando você perceber que seus níveis de glicose estão descontrolados, algum órgão pode já estar comprometido. É assim que surgem as complicações!

O tratamento do diabetes é individualizado, o que serve para o seu amigo, pode não servir para você. Não abandone seu tratamento devido a promessas milagrosas de cura e reversão. Fique alerta e não perca o controle.

Page 15: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

15

10 – É possível deixar de usar a insulina?

Esta é uma pergunta polêmica, mas a resposta vai te surpreender.

Antes de respondê-la, vou fazer algumas considerações. Os 2 principais tipos de diabetes são tipo 1 e tipo 2. Pessoas que têm diabetes tipo 1, tem que fazer uso diário das injeções de insulina para conseguir controlar seus níveis de glicose no sangue.

Pessoas com diabetes tipo 2, tem o tratamento com medicações orais, mas também podem ter que fazer uso de insulina um dia, algumas pelo resto da vida e outras por um período somente. Então a resposta para esta polêmica pergunta é: SIM, algumas pessoas com diabetes do tipo 2 podem usar insulina por um certo período somente, podendo deixar de usar após conseguir um controle adequado.

Como isso é possível?

Pessoas que têm diabetes do tipo 2 tem uma grande resistência à insulina, ou seja, a insulina produzida pelo seu pâncreas não desempenha o seu papel adequadamente, normalmente, estas pessoas têm sobrepeso ou são obesas. A perda de peso diminui a resistência à insulina, fazendo com que a quantidade de insulina necessária para controlar os níveis de glicose no sangue também se reduza.

Um outro detalhe que não posso deixar de mencionar é que a glicose em excesso no sangue é tóxica para as células que produzem insulina, destruindo-as. Muitas vezes quando uma pessoa com diabetes tipo 2 está com muito descontrole glicêmico, o uso de insulina passa a ser necessário até se conseguir um controle melhor, desta maneira se ocorre a preservação das células beta do pâncreas, responsáveis pela produção de insulina.

Pense bem, quando seu médico prescreve o uso de insulina, não é o fim do mundo, é uma atitude para melhorar sua saúde e te dar qualidade de vida.

Page 16: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

16

11 – O que eu posso comer tendo Diabetes?

Esta é a maior dúvida de quem tem diabetes ou de quem cuida de quem tem. Devemos nos lembrar que não existem alimentos proibidos, o que importa não é o alimento, mas a quantidade que vai ser ingerida, pois alguns alimentos impactam mais nos níveis de glicose no sangue e outros menos. Este impacto também vai variar de pessoa para pessoa, pois somos diferentes uns dos outros.

A melhor maneira para descobrir o que você deve ou não comer é fazendo o teste de glicemia capilar (ponta de dedo) antes de ingerir o alimento e 2 horas após a sua ingestão. Desta maneira você vai conseguir perceber como este alimento específico vai impactar na sua glicemia.

Lembre-se somos diferentes uns dos outros, nosso metabolismo é diferente, por isso algumas pessoas podem se fartar com um certo alimento que você não pode.

12 – Qual a diferença entre diet e light?

Conforme a legislação da ANVISA que regulamenta os rótulos dos alimentos para um produto ser denominado diet ele precisa ter a isenção de algum ingrediente devido a uma dieta específica, por exemplo, isenção de sal ou sódio, isenção de açúcar ou colesterol. No caso de produtos para pessoas com diabetes os produtos diet possuem isenção de açúcares.

Para um produto ser denominado light é preciso ter pelo menos a redução de 25% ou mais de algum componente, como por exemplo, gordura, açúcar, calorias, sal, etc. Nem sempre possuem diminuição na quantidade de açúcar.

Page 17: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

17

13 – Porque os produtos diets são mais doces que os similares feitos com açúcar?

A maioria dos produtos diet são adoçados com adoçantes, os adoçantes possuem poder de adoçar de 43 a 400 vezes mais que a sacarose e por isso utilizamos uma quantidade menor. A doçura do adoçante não é igual a sacarose e por isso passa a impressão de estar mais doce.

14 – Posso comer produtos diet à vontade?

Produtos diet que possuem isenção de açúcar podem possuir grande quantidade de farinhas que também são carboidratos, é o caso dos biscoitos diet e por isso devem ser consumidos com cautela.

15 – Posso comer mel?

O mel possui carga glicêmica (poder de aumentar a glicemia) tão grande quanto o açúcar e por isso não deve ser usado como substituição ao açúcar.

16 – Qual a diferença entre o pão branco e o pão integral?

A diferença entre o pão branco e o pão integral são as fibras. Os pães integrais são feitos com farinhas e grãos com maior quantidade de fibras que formam uma barreira na absorção da glicose e causam menor impacto na glicemia.

Para se ter certeza que o pão que você está comprando é realmente integral, na lista de ingredientes do produto a farinha de trigo integral deve ser o primeiro deles, pois o ingrediente de maior quantidade deve aparecer primeiro.

Page 18: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

18

17 – Posso comer beterraba?

100g de beterraba cozida possuem 5g de carboidrato enquanto 100g de pão integral possuem em torno de 40g, na verdade a proibição do consumo de beterraba e cenoura não faz sentido, são ótimos alimentos com baixa quantidade de carboidratos, ricos em fibras, vitaminas e minerais.

18 - Posso comer ovo frito?

Gorduras não aumentam a glicemia, portanto se você não possui obesidade ou alterações no colesterol não há porque viver aterrorizado por pequenas quantidades de gorduras. Mas o consumo excessivo deve ser evitado.

19 – Posso tomar bebida alcoólica?

As bebidas alcoólicas contêm uma grande quantidade de carboidratos, por isso, em primeiro lugar eles vão elevar os seus níveis de açúcar no sangue. Mas com o passar do tempo, cerca de 12 horas após a ingestão de bebidas alcoólicas, o seu açúcar no sangue pode cair. Se você vai beber, é melhor fazê-lo com comida, e verificar o seu açúcar no sangue. A Associação Americana de Diabetes (ADA) recomenda não mais do que um drinque por dia para mulheres e 2 drinques para os homens. Uma taca de vinho, uma lata de cerveja, ou 1 dose de bebidas alcoólicas destiladas, como vodca ou whisky corresponde a uma dose.

Page 19: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

19

20 – Nervosismo aumenta o diabetes?

O stress pode fazer com que você tenha uma elevação de seus níveis de glicose no sangue. Isso ocorre porque em momentos de stress nosso corpo aumenta os níveis de hormônios, entre eles o Cortisol, que tem ação Hiperglicemiante, ou seja, tem o poder de aumentar os níveis de glicose no sangue.

A liberação hormonal é parte da resposta de luta ou fuga do nosso corpo nos momentos de stress, sua função é prepará-lo para agir no primeiro sinal de problema. O cortisol e outros hormônios liberam uma onda de energia na forma de glicose (açúcar), que o corpo pode usar para lutar ou fugir.

Essa onda de glicose não é problema se a resposta à insulina do seu corpo está funcionando corretamente. Mas para as pessoas com diabetes, temos um aumento da glicose no sangue, porque seu organismo não tem capacidade de transportar a glicose de forma tão eficiente para dentro das células, levando a um acúmulo de açúcar no sangue.

Além desta reação devido aos hormônios liberados nos momentos de stress, temos mais algumas formas de aumentar ainda mais os níveis de glicose no sangue.

As pessoas que estão sob stress podem recorrer à comida como forma de liberação deste stress, fazendo escolhas erradas de alimentos no momento da refeição, certamente podem causar uma elevação significante do açúcar no sangue.

O stress também pode fazer você negligenciar sua saúde. Quando a sua atenção está focada em um mau trabalho ou casamento problemático, você tem menos energia para pensar em tomar a sua insulina ou comer refeições saudáveis.

A condição crônica como o diabetes pode lançá-lo em um ciclo interminável. Você fica estressado e seu nível de açúcar no sangue sobe, reforçando ainda mais o descontrole da glicemia.

Page 20: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

20

21 – Posso tomar café?

Tomar café pode aumentar a sua glicose no sangue, mesmo o café preto adoçado com adoçante. Isto ocorre graças à cafeína presente no café. Da mesma forma, chá preto, chá verde, e bebidas energéticas podem dificultar o controle de açúcar no sangue quando se tem diabetes.

Mas lembre-se cada pessoa reage de uma forma diferente, diante do que se come ou se bebe, por isso é melhor você controlar suas próprias reações aos alimentos e atividades. Ironicamente, outros compostos no café podem ajudar a prevenir diabetes tipo 2 em pessoas saudáveis.

22 – Usar insulina e outros remédios para Diabetes aumenta à fome?

O que aumenta a fome é o descontrole dos níveis de glicose no sangue, hiper ou hipoglicemia.

Quando seu organismo não está utilizando devidamente a glicose no sangue como energia (hiperglicemia) ou por ter baixos níveis de glicose no sangue (hipoglicemia) seu cérebro entende que você está sem energia porque não se alimentou, desta maneira ele ativa o sinal da fome, para que você se alimente fornecendo a energia necessária para o seu corpo.

É simples assim, seu corpo precisa de energia (glicose) e quando ele não tem, ele ativa o sinal da fome.

Page 21: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

21

23 - Se eu tomar bebida alcoólica eu devo aplicar insulina e tomar os remédios?

A medicação para diabetes deve ser tomada ou aplicada diariamente conforme seu médico prescreveu a interrupção da mesma deve ser discutida com seu médico.

A associação de bebidas alcóolicas e medicação para controle do diabetes aumenta o risco de crises de hipoglicemia, desta maneira você deve ficar atento e ao sentir algum sintoma relacionado a hipoglicemia.

Faça o teste de glicemia capilar (ponta de dedo) para confirmar os sintomas e suspender a ingestão de bebidas alcóolicas, fazendo as correções necessárias.

Ao fazer uso de bebida alcóolica, não o faça em jejum!

24 – Quando eu acordo com hipoglicemia eu devo aplicar as insulinas da mesma forma?

A resposta é sim, você deve se alimentar para fazer a correção de sua glicêmia, mas deve também aplicar a insulina basal, pois o alimento ingerido vai ser transformado em glicose, elevando assim sua taxa de açúcar no sangue com o passar do tempo, é aí que a insulina basal vai agir, e não deixar que após uma crise de hipoglicemia, você tenha uma crise de hiperglicemia.

Page 22: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

22

25 - Você gostaria de Descobrir os Segredos do Tratamento do Diabetes?

Imagine Você ter Acesso aos Pilares do Tratamento do Diabetes, o Passo a Passo em um Sistema Simples e de Fácil aplicação feito Especialmente para Você e Não ter que se preocupar mais com todas as Restrições do Diabetes que tanto atrapalham o seu dia-a-dia.

Você pode sim Viver uma Vida cheia de Saúde e Vitalidade, com muito mais Energia e disposição. Basta ter o conhecimento correto sobre Diabetes.

Pensando nisso, a Educadora em Diabetes Mônica Lenzi, desenvolveu o Livro Digital Desvendando os Segredos do Diabetes, onde você encontrará o Melhor conteúdo para que você possa Conhecer as principais Técnicas e Ferramentas para o Controle do Diabetes. Ajudando Você a ter uma nova visão do que é Necessário para ter Saúde e Viver bem com Diabetes.

Clique Agora no Botão Abaixo e Descubra os Segredos do Tratamento do Diabetes

Page 23: *IMAGENS MERAMENTE ILUSTRATIVAS* - … · 100 a 180 mg/dl 90 a 150 mg/dl >7,5%

23

É ilegal copiar, roubar ou distribuir este livro ou parte dele. Vender esse livro ou compartilhá-lo digitalmente sem autorização do autor é um crime. É ilegal contribuir para este crime. Qualquer violação deste Copyright será punida com a extensão

máxima permitida por Lei.

© 2016 Mônica Amaral Lenzi - Todos direitos reservados.