igreja evangélica menonita de curitiba...coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento...

18
59 o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012 1 IGREJA EVANGÉLICA MENONITA DE CURITIBA Rua Cristiano Strobel, 1667 Boqueirão Curitiba-PR Fone: (41) 3277-1562 e-mail: [email protected] site: www.iemc.org.br ” Ouça o Israel, o Senhor, o nosso Deus, O Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.” Mc.12:29-31 No mês de maio estudamos como igreja durante 40 dias o livro “40 dias vivendo o credo de Jesus”. Tem sido um grande desafio para a Igreja, o corpo de Cristo, ser luz e sal aqui na terra e viver a diferença, praticando o amor de Deus. Evangelizar faz parte disso. Praticamos isso em especial com dois projetos missionários. Projeto Finados no dia 2 de novembro de 2011 onde foram distribuídos no cemitério Boqueirão quase 8.000 mil mensageiros e para quem queria um copo de água para refletir que Jesus é a fonte de água viva. Final de janeiro de 2012 realizamos o Projeto Verão em Imbituva. com a Obra Missionária Mensagem da Paz, envolvendo 50 voluntários da nossa igreja em atividades com crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens e casais da comunidade de Imbituva. Para o Natal o coral, pandeiros, banda, escola bíblica dominical, grupo de teatro e outros ensaiaram o programa “o propósito de Natal”. No dia 8 de julho de 2012 houve o licenciamento como pastor de Matheus Negri e sua esposa Juliana. Foram batizados no dia 5 de agosto de 2012 sete pessoas. Segue os relatórios das atividades dos ministérios da igreja durante o período de novembro/2010 a agosto/2011. Batizadas em 05 de 08 de 2012 Edna Porto Fatel Neves, Jessica Dayane Thiessen Rogalsky, Johann Wiens, Joyce Thiessen, Lucas Zandoná Hamm, Marília Lucinéia Carneiro e Tiago Strafit Novaski . Transferidos em 18/11/2011: Carlos Roberto Will Transferidos em 04/12/2011: Mirian Monteiro Ruth Monteiro Falecimento em 16/03/2011: Valdemiro Winter 13/03/2012

Upload: others

Post on 27-Feb-2021

6 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

1

IGREJA EVANGÉLICA MENONITA DE CURITIBA Rua Cristiano Strobel, 1667 – Boqueirão – Curitiba-PR

Fone: (41) 3277-1562 e-mail: [email protected] site: www.iemc.org.br

” Ouça o Israel, o Senhor, o nosso Deus, O Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu

próximo como a si mesmo.” Mc.12:29-31

No mês de maio estudamos como igreja durante 40 dias o livro “40 dias vivendo o credo de Jesus”. Tem sido um grande desafio para a Igreja, o corpo de Cristo, ser luz e sal aqui na terra e viver a diferença, praticando o amor de Deus. Evangelizar faz parte disso. Praticamos isso em especial com dois projetos missionários. Projeto Finados no dia 2 de novembro de 2011 onde foram distribuídos no cemitério Boqueirão quase 8.000 mil mensageiros e para quem queria um copo de água para refletir que Jesus é a fonte de água viva. Final de janeiro de 2012 realizamos o Projeto Verão em Imbituva. com a Obra Missionária

Mensagem da Paz, envolvendo 50 voluntários da nossa igreja em atividades com crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens e casais da comunidade de Imbituva. Para o Natal o coral, pandeiros, banda, escola bíblica dominical, grupo de teatro e outros ensaiaram o programa “o propósito de Natal”.

No dia 8 de julho de 2012 houve o licenciamento como pastor de Matheus Negri e sua esposa Juliana. Foram batizados no dia 5 de agosto de 2012 sete pessoas. Segue os relatórios das atividades dos ministérios da igreja durante o período de novembro/2010 a agosto/2011.

Batizadas em 05 de 08 de 2012

Edna Porto Fatel Neves, Jessica Dayane Thiessen Rogalsky, Johann Wiens, Joyce Thiessen, Lucas Zandoná Hamm, Marília Lucinéia Carneiro e Tiago Strafit Novaski . Transferidos em 18/11/2011: Carlos Roberto Will

Transferidos em 04/12/2011: Mirian Monteiro Ruth Monteiro

Falecimento em 16/03/2011: Valdemiro Winter 13/03/2012

Page 2: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

2

DADOS ESTATÍSTICOS

Nº de Membros em Setembro de 2011 =310

Nº de Membros admitidos Nº de Membros desligados

Por batismo: 07 Por transferência: 03

Por óbito: 01 Por transferência: 03

Nº de membros em Setembro de 2012 = 316

Conselho Pastoral

Pr. João Winter – Pastor dirigente

Pr. Henrique Ens

Pr. Viktor Unger

Pra Anna Schroeder

Pr. João Rainer Buhr

Pr. Matheus Negri

Victor Kroeger

Diáconos: Kurt e Ruth Peters

Jakob e Frida Martens

Peter e Margarete Rogslsky

Egon e Renate Heinrichs

Conselho da Liderança da Igreja

Os líderes de cada departamento e

representantes da igreja.

Conselho Administrativo

Presidente: Egon Hamm

Vice: Walter Koop

Secretário: Sidony S. Piva

2º Secretário: Eneri Ana Wiens

Tesoureiro: Renato Hamm

2º Tesoureiro: Fernando Hamm

Diretor de Patrimônio: Albert Neudorf

Conselho Fiscal

Efetivos: Egon Warkentin

Voldemar Klassen

Baldur Nikkel

Suplentes: Luis Carlos Warkentin

Heinz Peters

Johny Winter

LÍDERES DOS Escola Dominical: Adolescentes (Grupo ATOS): Jovens (Comando Jovem) Rapazes Dirigentes Dirigentes de Corais: Ministro de Louvor: Pequenos Grupos: Ministério de Oração: Grupo Feminino Martina: Grupo Feminino Priscila: Grupo Feminino Ana: Grupo Feminino Semear: Grupo Círculo da Amizade: Grupo Vida: Grupo de Homens: Recepção: Bazar: Entrega de cartões de aniversário: Capelania Escolar: Capelania Hospitalar:

DEPARTAMENTOS DA IGREJA Heidegrid Koop Matheus e Juliana N./ Heinz P. / Karin Reinke / Renato e Lisméia B./ André R./ Douglas L Marcelo e Kelly Goossen / Matheus e Juliana Negri William Nikkel / Maurício Klassen Marga Klassen, Waldemar Fast, Albert Neudorf Tania Mara Buhr/ /Cristiane Fast / Keila Nunes André Rothenberger Pr. João Rainer Buhr Theodoro e Ketty Rogalsky Bárbara Buhr e Selma Wall Regina Kroeger e Renate K.B. Heinrichs Gertrud Nikkel, Helga Winter, Agatha Reinke Ingrid F. Winter Helga Winter Pr. João e Helga Winter / Gertrud e Walter Nikkel Pr. Henrique E. Rogalsky / Walter Koop Andréia Hamm Hari e Conny Kroker Regina Kroeger / Ingrid Koop Winter Pr. João Rainer Buhr Pr. Henrique Ewaldo Rogalsky

REPRESENTANTES

AIMB:

AMAS:

Bibel Pflug:

Fund.Ed.Menonita:

LAR BETESDA:

SEB:

DA IGREJA:

Egon Hamm, Walter Koop, Pr. João Winter.

Rudolf Hamm, Aldolino Seibel, Hans Erich Wiens, Guilherme S. Machado, Henrique Warkentin, Kurt Peters (como representante Pastoral).

Brunhilde Peters e Hildegard Neufeld

Heide Koop, Victor Kroeger, Egon Hamm. Rudolf Hamm, Eneri Ana Wiens, Marcos Hamm, Theodoro Rogalsky, Sieghard Nikkel, Renate K.B. Heinrichs.

Heinz Gerhard Klassen, Luis Carlos Warkentin, Henrique Winter.

Lorivald Laubenstein e como capelão Pr. Henrique Ewaldo Rogalsky

Lista de Delegados (17) para o 58º Congresso/2011

Pr. João Winter, Pr. João Rainer Buhr, Pr. Henrique E. Rogalsky, Matheus Negri, Walter Koop, Egon Hamm, Renato Hamm, Hans E. Wiens, Rudolf Hamm, Albert Neudorf, Harri Kroker, Marcelo Goossen, Renato Boldt, Kurt Peters, Bárbara Buhr, Victor Kroeger, Sidony Piva. Suplentes: Guilherme Machado, Aldolino Seibel, Sieghard Nikkel, Heinz Peters, Ingrid Koop Winter, João Buhr, Conny Kroker, Theodoro Rogalsky, André Rothenberger, , Marcos Hamm, Johny Winter, Regina Kroeger.

Page 3: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

3

Grupo Martina

Vós porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos;

porque a vossa obra terá uma recompensa¨

2 Cron. 15:7

Este versículo é o tema deste ano. O Grupo Feminino Martina é o grupo formado pelas senhoras mais

idosas da igreja. Mas, mesmo

idade avançada, as mãos não descansam, mas, são usadas para produzir lindos trabalhos que são no

bazar do Domingo Missionário. Com a venda destes, continuamos trazendo frutos para o Senhor.

É um grupo que ora bastante, intercedendo umas pelas outras, pelos doentes e enlutados e pelos

diversos ministérios da nossa igreja.

Neste ano fizemos um piquenique numa tarde ensolarada; e também fomos visitar a creche da AMAS

em Porto Amazonas.

É um grupo participativo e unido pelo amor em Cristo. Que Deus continue abençoando este grupo com

alegria, amor e união. Portanto: ¨Vós porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a

vossa obra terá uma recompensa¨. 2. Cron. 15:7.

Barbara Buhr.

Page 4: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

4

GRUPO FEMININO SEMEAR – IEMC Grupo formado por mulheres que tem o desejo de serem SEMEADORAS de DEUS, semeando a Palavra do Senhor no seu viver. Os encontros são quinzenais nas quartas-feiras às 20h00 no salão da Igreja para ter comunhão, compartilhando nossas lutas e vitórias sempre buscando respostas em Deus, na Sua Palavra. Acreditamos que a Palavra de Deus deve ser colocada em prática para que possamos fazer a diferença onde vivemos e trabalhamos: isso é dar fruto pois a semente é a Palavra de Deus de acordo com a Parábola do Semeador (Mt 13: 1-9; Mc 4: 1-9; e Lc 8: 4-8). Portanto sempre pedimos ao nosso Deus que nosso coração seja terra boa, onde a semente possa brotar e dar bons frutos, na família, no trabalho e com os amigos. Estamos felizes em perceber que nossas filhas se motivaram também a estudar a Palavra de Deus e então criaram o grupo “SEMENTINHA” que no mesmo horário se reúnem em outra sala sob a direção da Camila Schroeder Piva (mais velha do grupo), decoram versículos e fazem algumas atividades de acordo com o tema trabalhado. Os temas são selecionados do livro “Cadernos Bíblicos” – Atividades do Novo Testamento. Este ano estamos estudando o livro “Preocupação - um hábito que pode ser quebrado” de Elizabeth George que trata sobre nossas ansiedades e medos em relação às finanças, filhos, responsabilidades. Como filhas de Deus, somos encorajadas a enfrentar nossos medos e preocupações com coragem e paciência, obedecendo as ordens de Jesus desenvolvendo nossa relação e confiança em Cristo. “E nenhum de vocês pode encompridar a sua vida, por mais que se preocupe com isso”. Mateus 6.27 Não é só semear, é também regar, cultivar para então colher e isso quer dizer: testemunhar e perseverar até o fim, sabendo que venceremos pelo Espírito Santo. Sejamos semeadoras do Senhor colaborando com nossos dons para edificação do reino de Deus!

Grupo Semear (aguardar foto)

Page 5: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

5

Relatório Juniores 2012 Começamos este ano com alguns poucos participantes, mas na medida em que as semanas se passavam o

grupo ia aumentando. Uma pena que alguns que vinham freqüentemente deixaram de vir, porém, por

outro lado nos alegramos por outros tantos que nunca vieram agora estão começando a vir e com uma

boa regularidade.

Continuamos com as nossas olimpíadas em suas diversas modalidades, algo que queremos fazer todo ano

pela boa aceitação do grupo. Os rapazes se divertem, pois foge um pouco do habitual futebol, onde nem

todos preferem.

Em alguns estudos, tentamos focar um pouco mais sobre o significado de Jesus para as nossas vidas, o

que Ele foi e o que é para nós, e o que podemos hoje receber graças a Seu feito. Alguns ficam dispersos,

outros confusos pelo tema, outros acanhados em perguntar, mas tentaremos esclarecer essas dúvidas no

decorrer dos nossos estudos. Maurício Klassen

Page 6: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

6

Ministério do louvor O ministério do louvor da igreja é um grupo

com adultos, jovens e adolescentes do culto em português. Os ensaios são normalmente realizados nas sextas e sábados, podendo

haver mudanças nas datas e horários. Durante os ensaios podemos compartilhar sobre a nossa semana, nos conhecer, orar

juntos e nos alegrar na presença de Deus. As músicas são escolhidas, variando de domingo

á domingo, e ensaiadas pelos instrumentistas e vocalistas engrandecendo o nome do nosso Pai. A equipe tem em torno de 35

participantes e tem muitos dons, podendo ter uma escala diferenciada nos domingos, com pessoas diferentes cantando, tocando e

ministrando o louvor. Com as músicas podemos chegar mais perto de Deus, o agradecer e com as nossas vidas, impactar

outras. “Por isso, por meio de Jesus Cristo, ofereçamos sempre louvor a Deus. Esse

louvor é o sacrifício que apresentamos, a oferta que é dada por lábios que confessam a sua fé nele.” Hebreus 13:15

André Rothenberger e Equipe

Page 7: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

7

Projeto Missionário no Jardim Carmem

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor,

sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor”

1 Coríntios 15:58

Entre os dias 08 e 10 de junho de 2012 a Igreja Evangélica Menonita de Curitiba esteve em missão

em São José dos Pinhais, na Igreja Evangélica Menonita Jardim Carmem.

As atividades foram iniciadas com um encontro para casais no dia 08 no período da noite, que

contou com a presença de 11 casais que puderam ouvir um pouco mais sobre o amor de Cristo e terem

momentos de comunhão acompanhados por um saboroso buffet de sopas feito com muito carinho e

dedicação.

No dia 09, cerca de 30 pessoas da IEMC foram para o Jardim Carmem, havíamos programado

atividades para crianças e artesanato para mulheres, o tempo não estava ajudando muito, pois havia

muito frio e possibilidade de chuva. Nós estimávamos pelo menos umas 50 crianças para as atividades,

mas ao chegarmos em São José nos deparamos com uma situação inusitada: poucas crianças estavam ali

presentes e as mulheres para o curso de artesanato também não haviam chegado. Mas, como o pouco

com Deus é muito, se apenas uma criança estivesse ali presente já teria valido a pena. Na maior parte da

tarde de sábado trabalhamos com 6 crianças, o tema do Projeto para esta atividades era Jesus o

Verdadeiro Herói, decidimos continuar com o que havia sido programado e glorificar a Deus com as

atividades: o louvor foi realizado, o teatro foi apresentado, o versículo foi memorizado, as histórias

bíblicas foram contadas, o lanche foi servido, e as brincadeiras foram realizadas. Em quanto alguns

ficaram brincando e conversando com as crianças, os demais participantes do Projeto foram andar pelo

bairro para distribuir mensageiros e convidar para o culto da noite e para a atividade com crianças

prevista para o próximo dia.

Não entendemos os caminhos de Deus, mas nós estávamos dispostos a trabalhar e levar o amor de

Cristo para o próximo, com este trabalho direcionado para poucas crianças nós pudemos perceber que

não importa a quantidade de pessoas que foram alcançadas, não precisamos nos preocupar com números,

o que realmente importa é com QUEM nós falamos, para QUEM transmitimos a Palavra e demonstramos

o verdadeiro amor cristão, isto se resume na foto ao final deste relatório: marca-páginas que foram

entregues ao final das atividades. O trabalho realizado para Deus e com Ele nunca é em vão, cremos que

impactamos não só a vida destas crianças, que também marcaram a vida de cada um que trabalhou no

projeto, mas também tentamos demostrar o amor de Cristo para os adolescentes e jovens que vieram para

Page 8: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

8

o culto de sábado de noite, bem como para as crianças que voltaram nas atividades do domingo

(juntamente com algumas crianças que não tinham participado no sábado, em um total de 10) onde

também fizemos a programação que havia sido planejada. Para encerrar as atividades, ainda participamos

do culto de domingo à noite com o pessoal do Jardim Carmem, em um momento de adoração e

comunhão.

Queremos agradecer a todos que ajudaram para realização deste projeto, demonstrando um especial

carinho e amor para ajudar, como na preparação dos bolos para o lanche das crianças, na confecção e

distribuição dos materiais de divulgação, no desenvolvimento das brincadeiras com as crianças, na

cozinha, em oração e todos os que foram até o Jardim Carmem para trabalhar e espalhar a semente da

Palavra de Deus que temos certeza que irá gerar frutos muito bons. Sem pessoas para trabalhar na obra,

não haveria projeto missionário.

Louvamos e

agradecemos à Deus por

esta oportunidade de

evangelismo e serviço. Que

possamos sempre fazer a

vontade Dele.

Em nome de toda

equipe, muito obrigado à

todos,

Guilherme S Machado

Page 9: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

9

Grupo ATOS

Adolescentes Tementes e Obedientes ao Senhor

“Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido”. Lucas 19.10

Nossas atividades começam na viagem missionária de nossa igreja, que neste ano foi

novamente para Imbituva. Em fevereiro começamos as atividades próprias do grupo no “ATOS

Aventura”. Fomos para o monte do Anhangava. Lá passamos por uma grande aventura com a

ajuda de nosso guia Mauro. No topo pudemos louvar ao nosso Deus pelas maravilhas de sua

criação e conversar sobre o texto bíblico de Sl 24.3,4 “Quem pode subir ao mote santo do

Senhro?”, ali fomos desafiados a ter as nossas mão limpas e o coração puro.

Tivemos um primeiro semestre cheio de atividades. O pastor Flávio, da Comunidade

Rocha Viva, contou como foi sua viagem para Israel. Nesta noite os adolescentes da Igreja

Evangélica Menonita de São José dos Pinhais estiveram presentes junto com seus pastores

Fernando e Jennifer Hiebert. Em São José também participamos de uma EBF organizada pelo

Guilherme Machado.

No dia da evangelização mundial pudemos compartilhar do evangelho de nosso Senhor

na Praça Menonita. Neste dia várias igrejas estavam presentes, e andamos de skate, jogamos

vôlei e futebol com moradores de nosso bairro. Também pintamos o projeto da AMAS Letras

Douradas. Estivemos no Pequeno Cotolengo, lá conhecemos crianças, adolescentes, jovens e

adultos que sofrem de alguma deficiência múltipla e são abandonadas pela família. Pudemos

demonstrar amor por elas e pensar sobre nossa condição.

Estamos nos preparando este ano para participar do Acampamento Jovens

Comprometidos do Palavra da Vida em Atibaia. Para isso estamos preparando pregações,

vídeo, teatro e pantomimas. Mas tínhamos uma grande dificuldade: o valor do ônibus para

Atibaia. Então com a graça de Deus e ajuda de nossa comunidade nos dia 22 de julho no

licenciamento ao pastorado do Matheus fizemos um almoço para todos. Neste almoço

atingimos mais do que nossas expectativas. Foi um dia muito especial onde mães ajudaram na

cozinha, pais no caixa e os filhos na organização das mesa s.

Page 10: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

10

Estamos muito felizes pelos batismos do Johann Wiens, Lucas Hamm, Tiago Strafit

Novaski, Jessica Thiessen e Joyce Thiessen. Estes batismos nos motivam a continuar firmes

em Jesus. Estamos com o projeto de evangelismo para o Parque São Lourenço, local de

grande concentração de adolescentes que infelizmente estão distantes de Deus, mas pedimos

a nosso Senhor Jesus que nos capacite a demonstrar seu amos para eles neste segundo

semestre.

Douglas Laubenstein, Heinz Peters, Juliana Negri, Lis e Renato Boldt, Matheus Negri.

Page 11: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

11

RELATÓRIO DA ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL 2012

Filho do homem fique em pé, pois eu vou falar com você (Ez 2.1).

Aprendemos, por meio desta passagem, sobre a objetividade de Deus. Ao ser convocado

para sua tarefa, o profeta Ezequiel foi logo esclarecido sobre a maneira como o Senhor deseja se

relacionar conosco. Quando encontramos Deus, não o fazemos por entretenimento ou distração,

mas por obediência à sua vontade e para recebermos dele as instruções para o trabalho que

devemos executar. Todo aquele que quer andar com Deus deve desejar servi-lo, ou seja, dispor-se

integralmente à missão de proclamar ao mundo o seu amor. Sendo assim, ao estarmos com Deus

somos motivados ao compromisso e, com disposição, devemos nos colocar em pé, atentos, prontos

e dispostos a ouvir o que o Senhor tem a nos dizer.

Os objetivos da Escola Bíblica Dominical são: transmitir a Palavra de Deus para as

crianças participantes da igreja; incentivá-los a assumir a vida cristã em todo momento; saber

manusear a Bíblia; e dominar os versículos chaves para que possam defender o que acreditam ser

sua certeza de fé em Jesus Cristo.

No ano de 2012 o grupo docente teve algumas alterações, porém o grupo tem

amadurecido e temos desfrutado boas experiências. Os professores são: Anayris Lopes, Bianca

Neudorf, Eneri Ana Wiens, Gabriel R. Vargas, Guilherme Machado, Heidegrid S. Koop,

Johanna Rogalsky, Jhonas Santos, Juliane Buhr, Lisméia Boldt, Luciano Froese, Marina

Klassen, Marjorie Laubenstein, Marta Machado, Stéfani S. Hamm, Thiago Boldt e Viviane

K. de Oliveira. Na grande maioria são adolescentes e jovens que se dispuseram a servir a Deus

através do ensino. Temos uma sala no berçário (0 a 2 anos), maternal (3 a 4 anos), pré-escolar (5

e 6 anos), escolar 1 (7 a 9 anos) e escolar 2 (10 a 12 anos). Formamos equipes de revezamento e

o desafio é manter a unidade no grupo. Temos tido em torno de 30 crianças participando nas 5

salas.

Reunimo-nos uma vez por trimestre para compartilhar e discutir sobre como enfrentar

situações diversas em sala e formas criativas de tornar o ambiente da EBD acolhedor e atraente.

Participamos da apresentação do material da CLC LifeWay na IEMAV e do treinamento dirigido

ao ministério infantil com Emy Goebel, de Presidente Getúlio – SC, também na IEMAV. A

palestrante nos animou a sermos dinâmicos e criativos! Precisamos aprender a dialogar com as

crianças e amá-las com firmeza, com limites bem definidos e claros. Além disso, Emy nos instruiu

a avaliar tudo que fazemos, pois segundo ela: QUEM AMA, AVALIA!

Page 12: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

12

Grupo ANA Grupo VIDA Círculo de Amizade

Tudo começou com o Grupo ANA. Algumas pessoas sentiram a necessidade de convidar as mulheres

vizinhas para evangelizá-las. Mas como fazer? Então surgiu a idéia de convidá-las para um lanche na

casa da Gertrudes. Mas antes do lanche, cantar algumas músicas, fazer uma devocional, ver se alguma

delas tinha um pedido de oração e aí sim viria o esperado lanche.

Muitas pessoas passaram por ali, ouviram a respeito de Cristo e algumas O aceitaram como seu Senhor e

Salvador pessoal. Depois de um certo tempo muitas esposas acharam que seus maridos também

precisavam ouvir a mensagem de Jesus Cristo. Foi então que de uma maneira parecida surgiu o Grupo

Vida. Ele não é exclusivamente para casais, mas para todos que se interessam por este tipo de reunião.

Alguns anos se passaram e a idéia de fazer as reuniões no salão da Igreja foi amadurecendo. Será que as

pessoas, tanto do Grupo VIDA como do Grupo ANA, estariam dispostas a freqüentar o grupo nas

dependências da Igreja?

Oramos e pedimos a orientação do Espírito Santo e no momento adequado transferimos as reuniões para

o salão da igreja

No Grupo ANA a média é de 18 mulheres com idade superior aos 45 anos, com a exceção de uma moça

de uns vinte e poucos anos, que traz a mãe e participa do Grupo. Elas vem do bairro Barreirinha e para

vir de ônibus a mãe precisa de 2 horas, isto quando a filha trabalha e não pode trazê-la.

Neste ano tivemos uma experiência muito bacana. Programamos uma visita no dia das mães, a um lar de

idosos. Estávamos com quase tudo pronto e houve um contratempo no lar e fomos impedidas de ir.Uma

das senhoras então sugeriu que fôssemos visitar um outro lar de idosos. “Vou ligar para o lar onde está a

minha sogra e vamos lá então”. Para surpresa nossa deu tudo certo e lá fomos nós. Perguntamos quantas

pessoas moravam ali e levamos lanchinho

embalado para cada um deles. Chegando lá

fomos muito bem recebidas. Cantamos com eles,

falamos de Cristo e do seu amor por eles,

oramos e entregamos o lanche. A encarregada

falou que deveríamos voltar outras vezes, mas

que da próxima vez o lanche seria junto conosco,

pois eles também queriam oferecer algo para

nós. Alguns dias depois a sogra desta senhora

faleceu. No dia da visita ela estava tão alegre,

cantou junto, somente movendo os lábios, mas

Deus estava ali. Como é bom quando colocamos

tudo na mão de Deus e ele nos usa. Nem sempre

como planejamos, mas como Ele quer.

Louvamos a Deus por isso.

No Grupo VIDA a média é de 20 pessoas. A

média de idade das pessoas é de mais ou menos

50 anos. Cantamos, o que eles gostam muito,

oramos e nestas últimas reuniões temos assistido

a algumas palestras sobre a família. Mensagens

curtas de uns 15 minutos, com temas variados

ligados à família. Depois falamos sobre o que

ouvimos. No final temos comunhão de oração

onde os pedidos são mencionados. Neste ano

inovamos um pouco e colocamos o nome de cada

participante num papel, se é casal no mesmo

papel, sorteamos e cada um tem a oportunidade

Page 13: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

13

de orar por aquele cujo nome pegou. Inicialmente por dois meses. É uma experiência nova e vamos ver

como funciona.

Como Grupo VIDA já fomos ao Lar Betesda fazer o culto no domingo. Cantamos algumas músicas

como Grupo e também algumas com os moradores do lar e um dos participantes do Grupo fez a

devocional. Depois fomos tomar um café na casa de um dos casais. Pudemos perceber como isto

fortaleceu o Grupo.

O Grupo Círculo da Amizade surgiu alguns

anos mais tarde. Ele é um grupo bem menor.

Todas as pessoas do Grupo ANA são

convidadas, mas só umas seis estão

comparecendo. Estamos nos encontrando

principalmente para fortalecer e crescer na fé.

Estudamos a Palavra de Deus, falamos sobre

os nossos problemas diários, oramos juntas e

também oramos por pessoas que estão

doentes ou com problemas sérios. A

comunhão tem sido muito boa e a confiança

tem crescido já que são praticamente sempre

as mesmas pessoas. Umas conhecendo melhor

as outras e vendo que no fundo todas nós

temos dificuldades numa ou noutra área.

Como é bom poder contar com a oração de

uma amiga, um ombro para se apoiar.

Helga Winter

Page 14: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

14

Relatório do Grupo Priscila

Estamos nos reunindo quinzenalmente nas quartas-

feiras. Somos um grupo de 26 mulheres inscritas e

nas reuniões comparecem em torno de doze

mulheres. Cada dois meses temos feito um

encontro nas terças-feiras à noite para que as

mulheres que trabalham fora possam também

participar.

Estamos crescendo na Palavra de Deus, estudando

uma apostila com estudos contínuos com diversos

temas. Cada uma pode se preparar em casa e aprofundar o conteúdo, respondendo as perguntas. No

grupo é completado o tema com a troca das respostas de cada uma.

Não nos preocupamos só conosco. Vamos relatar algumas das atividades que o grupo tem feito para a

comunidade.

No dia 13 de novembro de 2011 realizamos o almoço

da AMAS no Esporte Clube Olímpico por ocasião do

bazar natalino da AMAS e um outro almoço em prol

deles no dia 10 de março de 2012. Numa tarde em

junho fizemos no grupo bolachas para AMAS para

serem vendidas na loja. Para a páscoa foram feitos

mais de 500 pacotes de doces para as creches da

AMAS. O grupo tem também um apadrinhamento

com uma menina.

Quando o dia da criança se aproxima, realizamos uma

visita na creche do Xaxim, Letra Dourado, para levar uma

mensagem para as crianças e bolo gostoso de lanche.

Na semana da páscoa realizamos uma programação de

páscoa no Lar Betesda e levamos desta forma a

mensagem

da cruz e a

alegria da ressurreição para eles.

Um outro evento alegre foi a visita na Lapa. No dia 11 de

abril o grupo feminino da Igreja Irmãos Menonita de lá nos

convidou e tivemos uma comunhão muito abençoada.

No dia 17 de junho de 2012 realizamos um almoço no Dia

de Missões. Para o encerramento do primeiro semestre

fizemos a noite de caneca com troca obrigatória dela

quando uma pedia. Foi uma experiência interessante.

No início de agosto convidamos Keila Rempel para nos

falar sobre o trabalho na “Asas de Socorro” de Manaus

onde trabalha junto com Marcio como missionários.

Em tudo queremos honrar e agradecer a Deus por tudo que tem feito e continuar servindo a Ele com

alegria.

Regina Kroeger, Renate K.B.Heinrichs

Page 15: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

15

Bazar de Usados

“Em tudo o que fiz mostrei-lhes que mediante trabalho árduo devemos ajudar os fracos”,

lembrando as palavras do próprio Senhor Jesus, que disse também: “ Há maior felicidade em dar do que

em receber.” At 20:35

Neste ano de 2012 tivemos 3 bazares, vendendo coisas e roupas próprias para cada estação.

Recebemos doações constantemente e acredito que doar já está começando a fazer parte dos costumes da

Igreja e até da comunidade. Isso é muito bom, não só pelo desapego das coisas, como também pela

reciclagem e pelo bem do planeta.

Ajudamos lugares de necessidades como por ex. para um centro de recuperação de dependentes

químicos e serventes de obras. O que diferencia o nosso bazar dos outros são os nossos “kits” que o

pessoal adora, compra até para dar de presente. A roupa é sempre limpa e remendada.

Deus sempre nos manda pessoas voluntárias para ajudar e assim vamos trabalhando, fazendo o nosso

melhor. É uma alegria muito grande ver tudo bonito, mesmo sendo usados. No dia do bazar adolescentes

até pessoas de idade estão ajudando no atendimento, na cobrança e na reposição. É um agitogostoso.

Estamos na Igreja todas as 3as e 5as feiras das 14:00 as 17:00 hs. O nosso trabalho vai até a entrega do

dinheiro para o tesoureiro após o bazar. Este dinheiro irá para algum projeto missionário, mas elaborá-lo

não é a nossa tarefa.

Harry e Cony Kroker

Page 16: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

16

MINISTÉRIO DE PANDEIROS

“Louvem o Eterno com pandeiros e danças! Louvem com harpas e flautas!” Salmos 150:4

O Ministério de Pandeiros da Igreja Evangélica Menonita de Curitiba teve início em setembro

de 2011. O Ministério consiste em apresentar coreografias utilizando o pandeiro com fitas. Os

pandeiros são uma boa ferramenta para atrair pessoas a louvar a Deus e a ouvir o evangelho

por meio de seus diferentes movimentos e musicalidade. Incialmente era apenas um grupo

com 8 integrantes (meninas adolescentes e jovens). Em 2012 um novo grupo teve início

(meninas entre 5 e 10 anos). Esse grupo tem 6 integrantes. Os dois grupos se apresentam em

programações especiais e também tocam nos momentos de louvor nos cultos.

Stefanie S. Hamm

Page 17: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

17

Ministério Longboard e Skate André Rothenberger e Matheus Negri

O ministério de Longboard e Skate é realizado nas quartas e sextas-feiras á tarde e aos sábados para

as meninas praticantes. O projeto é novo, mas os participantes já são muitos e aumentam a cada semana. Nas quartas as pessoas que andam de

skate se reúnem, na sexta é a vez do s que andam de longboard e as meninas se encontram aos sábados. Nesse tempo os skatistas e

longboardistas se reúnem para praticar manobras, andar, se divertir, ver os amigos e ter um tempo com Deus. Como o esporte é muito praticado entre

os jovens e adolescentes, o ministério vem chamando muitos de fora que ás vezes nem

tinham ouvido a palavra de Deus e que a cada semana podem conhecê-la melhor. O ministério começou esse ano e já vem impactando vidas e

trazendo os adolescentes e jovens para a igreja, como no grupo ATOS onde alguns deles já frequentam. O objetivo maior é semear a palavra,

e cremos que podemos fazer isso nos divertindo e andando de skate e longboard. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o

evangelho a toda criatura.” Marcos 16:15

Page 18: Igreja Evangélica Menonita de Curitiba...Coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: Ame o seu próximo como a si mesmo.”

59o Congresso da AIMB 20 e 27 de Outubro de 2012

18