idosos no mercado de trabalho

13
Idosos no Mercado de Trabalho. Aluna: Viviane Alves Mundim Prof:Miriam Borba Curso: Técnico de Enfermagem Saúde do Idoso

Upload: viviannymundim

Post on 19-Dec-2014

2.458 views

Category:

Health & Medicine


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Idosos no mercado de trabalho

Idosos no Mercado de Trabalho.

Aluna: Viviane Alves MundimProf:Miriam BorbaCurso: Técnico de EnfermagemSaúde do Idoso

Page 2: Idosos no mercado de trabalho

Trabalhar a conceituação de idoso nos remete essencialmente a duas diferenciações basilares: velhice e envelhecimento, processo que se inicia ao nascimento, fenômeno inflexível que apresenta características diferenciadas de acordo com a cultura, com o tempo e o espaço; já a velhice é a última fase do ciclo vital do ser. Segundo a Organização das Nações Unidas – ONU considera-se idoso, nos países desenvolvidos, pessoa com idade de 65 anos e para os países em desenvolvimento 60 anos, apreciando ainda dimensões biológica, cronológica, psicológica, existencial, cultural, econômica, política, social, entre outras para se definir a categoria.

Page 3: Idosos no mercado de trabalho

O “ser idoso” deveria significar a continuação da luta por direitos civis. O idoso pode contribuir com suas experiências diversificadas e adquiridas em anos de vivência e de trabalho. Indivíduos saudáveis na dita terceira idade ainda podem exercer atividades profissionais, por apresentarem capacidade física e intelectual e por possuírem conhecimentos e experiências acumuladas.

Page 4: Idosos no mercado de trabalho

O mercado de trabalho, entretanto, mostra-se preconceituoso, receoso, limitando a ocupação de determinados cargos obrigando o idoso a conviver com o problema de recolocação e inserção no mercado que valoriza o jovem e discrimina o “velho”, ao considerá-lo como um trabalhador que já se tornou improdutivo e obsoleto, coagindo muitos destes sujeitos aposentados ou apenas desempregados a esquadrinhar formas alternativas de complementação de renda.

Page 5: Idosos no mercado de trabalho

Todos dizem que o avanço da idade é um fator que pesa na hora da busca de uma colocação profissional. Pessoas que são demitidas após os 40 anos costumam relatar encontrarem dificuldades na busca por uma nova vaga no mercado de trabalho.Alguns motivos levam os idosos a não largarem seus empregos após a aposentadoria ou a buscarem outro trabalho após aposentados, dois deles merecem destaque: a busca de complementação da renda e o desejo de se sentir socialmente produtivo e ativo

Page 6: Idosos no mercado de trabalho

Muitos idosos necessitam complementar seu salário, pois o valor da aposentadoria normalmente costuma ser menor que o valor que o indivíduo recebia enquanto trabalhava, especialmente para os profissionais que recebiam comissões ou costumavam fazer horas-extra.Já outros sentem a aposentadoria como um peso, um sinal do avanço da idade, que caracteriza o final de uma vida produtiva economicamente e o início de uma vida improdutiva. Alguns acostumaram tanto a trabalhar que não conseguem se imaginar sem o seu trabalho, não pensam em nenhuma forma de ocupação do tempo livre a não ser o trabalho.

Page 7: Idosos no mercado de trabalho

Em ambos os casos, se o idoso sente vontade de trabalhar, tem saúde para isso ou realmente existe essa necessidade de complementação da renda, vale a pena retornar ao mercado de trabalho. Interessante observar que geralmente estes idosos que trabalham não apresentam sintomas de demência.

Page 8: Idosos no mercado de trabalho

A opinião da família sobre a aposentadoria também pode ser um fator que pesa na hora de decidir parar de trabalhar ou não. Alguns desejam que o idoso fique em casa, principalmente quando outros membros da família trabalham e precisam de alguém para cuidar da casa, dos netos, fazer serviço de banco, dentre outras atividades preferencialmente desempenhadas por quem não trabalham fora.).

Page 9: Idosos no mercado de trabalho

Por outro lado, também existem familiares que não querem ter em casa um aposentado que fica a toa o dia todo, implica com todo mundo e atrapalha o serviço da casa(palavras da esposa de um aposentado que não se acostumou com essa nova rotina do marido em casa o dia todo.

Page 10: Idosos no mercado de trabalho

A aposentadoria é um direito merecido de todo trabalhador, porém, independente dos anos de trabalho, cabe ao próprio indivíduo decidir quando é hora de parar e, neste caso, decidir o que fazer para ocupar o tempo livre. Uma coisa é certa: a aposentadoria não pode piorar a qualidade de vida do idoso, pelo contrário!

Page 11: Idosos no mercado de trabalho

Por isso, é extremamente necessário a implementação de projetos e campanhas que ensinem o cidadão de todas as idades e classes sociais a respeitarem e tomarem consciência de que o idoso, é um cidadão que demanda atenção específica em alguns aspectos, mas está vivo e apto para o trabalho. Podendo apresentar ou não alguns limites, para determinadas profissões. Vale lembrar, que o jovem também tem as suas aptidões e dificuldades. Portanto, a juventude não é um passaporte para que o jovem exerça todas as funções. Afinal, ele também tem os seus limites, medos e frustrações.

Page 12: Idosos no mercado de trabalho

Por fim, precisamos entender que o idoso deve ter a opção. Deve poder escolher entre continuar trabalhando ou parar de trabalhar. É preciso pensar no idoso enquanto sujeito ativo que se inclui de forma ajustada na sociedade em que vive.

Page 13: Idosos no mercado de trabalho

Qual seria a sua idade se você não soubesse quantos anos você tem?