icms sp simulado 1 (p3) - pré-edital · a respeito do itcmd, assinale a opção correta. a) o...

33
ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me... 1 de 33 20/01/2017 11:03

Upload: lekien

Post on 10-Nov-2018

225 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

1 de 33 20/01/2017 11:03

Page 2: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Olá, caro aluno.

Com muita alegria damos prosseguimento à nova fase no Exponencial Concursos, disponibilizando uma série desimulados online para nossos alunos se prepararem cada vez melhor.

Nossos simulados são 100% revisados por professores de nossos cursos, buscando equilibrar o nível de cobrançaao que é esperado para cada concurso.

Os alunos do Coaching Exponencial possuem acesso gratuito aos comentários de cada questão deste simulado. Paraconhecer mais sobre o Coaching Exponencial, visite:

http://www.exponencialconcursos.com.br/coaching/

E não deixe de estudar pelos cursos do Exponencial, 100% focados e esquematizados, para um APRENDIZADORÁPIDO E EFICAZ:

http://www.exponencialconcursos.com.br/concurso/icms-sp

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

2 de 33 20/01/2017 11:03

Page 3: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Direito Tributário

http://goo.gl/agX41u1. FUNDATEC - SEFAZ-RS /Auditor Fiscal da Receita Estadual/2014

Na solidariedade tributária:

a) Há pluralidade de sujeitos passivos em razão de determinação de lei ou de interesse no fatogerador.b) A isenção ou remissão, quando concedida pessoalmente a um dos obrigados, exonera a todos.c) Há beneficio de ordem conforme previsão de lei.d) O pagamento realizado por um não é aproveitado pelos demais.e) Há a exclusão da sujeição e a consequente exoneração da obrigação de um perante os demaismediante o estabelecimento de convenção particular.

http://goo.gl/6eMsYg2. FGV - SEFAZ-MS /ICMS MS 2006/2006

Em se tratando de sucessão de uma pessoa jurídica por outra, relativamente a tributos devidos poraquela, pode-se afirmar que:

a) o adquirente responderá integralmente pelos tributos, mesmo se o alienante prosseguir naexploração da atividade comercial.b) no caso de aquisição de estabelecimento comercial, com continuidade da respectiva exploração, oadquirente responde pelos tributos devidos.c) no caso de aquisição de fundo de comércio, com continuidade da exploração, o adquirenteresponde apenas pelos impostos, afastando a exigência das multas.d) o adquirente só responderá pelos tributos incidentes na produção.e) não ocorre substituição porque o alienante permanece com a obrigação tributária.

http://goo.gl/lBa6uB3. FGV - SEFAZ-RJ /Fiscal de Rendas/2009

A Constituição Federal de 1988 atribui competência tributária aos entes da Federação. Com relação àUnião, é correto afirmar que:

a) encontra-se autorizada a tributar a renda de obrigações da dívida pública dos Estados, DistritoFederal e Municípios.b) tem competência para instituir isenções de tributos cuja competência foi constitucionalmenteassegurada aos Estados, Distrito Federal e Municípios.c) pode estabelecer tributo não uniforme no território nacional.d) pode estabelecer, por meio de lei complementar, outros tributos além dos expressamentemencionados na Constituição Federal, desde que não sejam cumulativos e não tenham fato geradorou base de cálculo próprios dos discriminados constitucionalmente.e) não tem competência, em Território Federal, sobre impostos estaduais.

http://goo.gl/PVMD6v4. FGV - SEFAZ-MS /ICMS MS 2006/2006

Nos casos de impossibilidade de exigência do cumprimento da obrigação principal pelo contribuinte,responde solidariamente com este nos atos em que intervierem ou pelas omissões de que foremresponsáveis:

a) o sócio, no caso de liquidação de sociedade de pessoas, em relação aos tributos devidos pelaliquidada.b) o sucessor a qualquer título pelos tributos devidos pelo de cujus, até a data da partilha, sendosua responsabilidade limitada ao montante do seu quinhão.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

3 de 33 20/01/2017 11:03

Page 4: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

c) o adquirente pelos tributos relativos aos bens adquiridos.d) o espólio, pelos tributos devidos pelo de cujus, até a data de abertura da sucessão.e) o remitente, pelos tributos relativos aos bens remidos.

http://goo.gl/JzwdyM5. ESAF - Receita Federal /Auditor Fiscal da Receita Federal/2009

Considerando a publicação de norma, em 15 de dezembro de 2009, visando à majoração de tributo,sem disposição expressa sobre a data de vigência, aponte a opção correta.

a) Tratando-se de imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza, poderá ser editada leiordinária, produzindo efeitos financeiros a partir de 1 o de janeiro de 2010.b) Tratando-se de imposto sobre produtos industrializados, poderá ser expedido decretopresidencial, produzindo efeitos financeiros a partir de sua publicação.c) Tratando-se de imposto sobre a propriedade territorial rural, poderá ser editada medidaprovisória, produzindo efeitos financeiros noventa dias após a sua publicação.d) Tratando-se de imposto sobre importação, poderá ser expedido decreto presidencial, produzindoefeitos financeiros noventa dias após a sua publicação.e) Tratando-se de contribuição social, poderá ser editada medida provisória, produzindo efeitosfinanceiros a partir de 1 o de janeiro de 2011, caso não tenha sido convertida em lei no mesmoexercício financeiro em que tenha sido publicada.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/AeEcdB6. FCC - AL-PB /Procurador/2013

Considere as seguintes afirmações:

I. A falta de emissão de nota fiscal em operações isentas de venda de mercadorias não é suficientepara que esta obrigação acessória se transforme em obrigação principal com relação à penalidadepecuniária.

II. A concessão de tutela antecipada em ação judicial ou de parcelamento suspendem a exigibilidadede crédito tributário e são causas de dispensa do cumprimento das obrigações acessóriascorrespondentes à obrigação principal cujo crédito seja suspenso.

III. Lei específica deve tratar das formas e condições para a concessão de parcelamento.

Está correto o que se afirma APENAS ema) II e III.b) II.c) III.d) I e III.e) I.

http://goo.gl/rGEfoU7. FCC - PGE-BA /Analista de Procuradoria - Área de Apoio Jurídico/2013

A ação para cobrança do crédito tributário

a) decai em 5 anos, contados da constituição definitiva do crédito.b) decai em 5 anos, contados do primeiro dia do exercício financeiro seguinte ao que deveria terocorrido o lançamento.c) prescreve em 5 anos, contados da ocorrência do fato gerador.d) prescreve em 5 anos, contados da constituição definitiva do crédito.e) decai em 5 anos, contados do lançamento.

http://goo.gl/tjyQzJ8. CESPE - TJ-BA /Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção/2013

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

4 de 33 20/01/2017 11:03

Page 5: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

A respeito do ITCMD, assinale a opção correta.a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo.b) A competência para a instituição do ITCMD é dos municípios, dos estados e do DF.c) A competência para a instituição do ITCMD é dos municípios e do DF.d) O STF decidiu pela constitucionalidade da alíquota progressiva do ITCMD, o qual é consideradotributo real.e) As alíquotas máximas do ITCMD são fixadas pelas assembleias legislativas dos estados.

http://goo.gl/xD3iEf9. PGE-GO - PGE-GO /Procurador do Estado/2013

Acerca da administração tributária, está CORRETA a seguinte proposição:a) As fazendas públicas dos estados prestar-se-ão assistência mútua para a fiscalização dos tributosrespectivos e a permuta de informações, na forma estabelecida, em caráter geral ou específico, porlei ou convênio.b) A expedição de certidão positiva com efeito de negativa (CPEN) não se realizará quando dapendência de débitos tributários em cobrança executiva, independentemente de penhora oususpensão de exigibilidade.c) Em respeito ao sigilo fiscal do contribuinte, é vedada a divulgação de informação relativa ainscrições na Dívida Ativa da Fazenda Pública.d) A autoridade administrativa tributária encontra-se autorizada a proceder à interdição deestabelecimento comercial, quando da inadimplência contumaz do contribuinte.e) As entidades imunes não se submetem ao poder de fiscalização das administrações tributárias.

http://goo.gl/WdLXOK10. CESPE - TCE-ES /Analista Administrativo - Direito/2013

Considere que a secretaria de fazenda estadual tenha aceito o requerimento de compensação decrédito tributário feito pelo contribuinte, que apresentou precatórios, após o pagamento de 10% dototal da dívida, como exigido para início do procedimento de compensação. Com base nessa situaçãohipotética, assinale a opção correta.a) O parcelamento do crédito tributário tem efeito distinto do pedido de compensação, pois acarretaa suspensão do crédito tributário.b) O parcelamento do crédito tributário tem a mesma natureza da compensação do créditotributário por meio de precatórios.c) O pedido de compensação feito com o pagamento de 10% da dívida gera suspensão do créditotributário.d) A compensação tem natureza de exclusão do crédito tributário e é realizada na ordemcronológica de pagamento do precatório.e) O pedido de compensação tem a mesma natureza da moratória.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/T0cO7w11. FCC - SEFAZ-RJ /Auditor Fiscal da Receita Estadual/2014

Para efeito de cobrança do imposto e definição do estabelecimento responsável, considera-se local daoperação.a) aquele em que ocorreu a saída da mercadoria do estabelecimento, quando flagrada em situaçãofiscal irregular em seu transporte.b) quanto a bem importado do exterior, o do domicílio do adquirente, exceto quando não forcontribuinte habitual do imposto.c) aquele de onde o ouro tenha sido extraído, em relação à operação em que passe a serconsiderado como ativo financeiro ou instrumento cambial.d) aquele em que seja realizada a apreensão, no caso de arrematação de mercadoria ou bemimportado do exterior e apreendido.e) quanto à mercadoria importada do exterior o do estabelecimento destinatário da mercadoria oubem, quando a importação, promovida por outro estabelecimento, ainda que situado em outraunidade da Federação, esteja previamente vinculada ao objetivo de destiná-lo àquele.

http://goo.gl/Bbik6312. FCC - TRF - 3ª REGIÃO /Técnico Judiciário - Área Administrativa/2014

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

5 de 33 20/01/2017 11:03

Page 6: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Sobre Execução Fiscal, o Código Tributário Nacional estabelece:

I. O juiz deverá determinar a indisponibilidade dos bens e direitos do executado, até o limite dovalor total exigível, se o devedor não pagar nem apresentar bens à penhora no prazo legal.II. A determinação judicial para tornarem indisponíveis os bens do executado deve ser comunicadaao Ministério Público e ao Tribunal de Contas para as providências cabíveis contra o devedor.III. Se o devedor reservar bens ou rendas suficientes para o total pagamento da dívida inscrita, nãoserá considerada fraudulenta a alienação ou oneração de seus bens ou rendas.

Está correto o que se afirma APENAS em :a) I e III.b) I.c) II.d) III.e) II e III.

http://goo.gl/RNG3hP13. CESPE - TJ-DFT /Titular de Serviços de Notas e de Registros/2014

O imposto de transmissãoa) tem lançamento do tipo misto, por declaração ou, em determinadas hipóteses, de ofício.b) é imposto progressivo.c) incide sempre sobre a transmissão de bens incorporados ao patrimônio da pessoa jurídicad) incide sobre hipoteca.e) não incide sobre bens imóveis por acessão física.

http://goo.gl/WEpF5V14. ESAF - Receita Federal /Auditor Fiscal da Receita Federal/2014

A Lei Complementar n. 123/2006 prevê tratamento tributário diferenciado para Microempresas eEmpresas de Pequeno Porte, que consiste em um regime especial unifcado de arrecadação detributos e contribuições devidos por estas entidades, denominado Simples Nacional. Sobre este, éincorreto afrmar que:a) para fns do Simples Nacional, considera-se receita bruta o produto da venda de bens e serviçosnas operações de conta própria, o preço dos serviços prestados e o resultado nas operações emconta alheia, excluídas as vendas canceladas e os descontos incondicionais concedidos.b) o Simples Nacional implica o recolhimento mensal, mediante documento único de arrecadação, deum conjunto de tributos e contribuições. Todavia, mesmo em relação a algum destes tributos econtribuições, há situações em que o recolhimento dar-se-á à parte do Simples Nacional.c) na determinação dos valores a serem lançados de ofício para cada tributo, após a exclusão doSimples Nacional, devem ser deduzidos eventuais recolhimentos da mesma natureza efetuadosnessa sistemática, observando-se os percentuais previstos em lei sobre o montante pago de formaunifcada.d) alteração recente na legislação tributária permitiu o parcelamento de débitos do SimplesNacional.e) para efeito do Simples Nacional, e enquadramento da sociedade empresária na condição deMicroempresa ou Empresa de Pequeno Porte, deve-se considerar a receita de cada estabelecimentoindividualmente, e não o somatório destes.

http://goo.gl/mw4xA715. VUNESP - DESENVOLVESP /Advogado/2014

É causa que suspende a exigibilidade do crédito tributário:a) a decisão administrativa irreformável, assim entendida a definitiva na órbita administrativa, quenão mais possa ser objeto de ação anulatória.b) a dação em pagamento em bens imóveis, na forma e condições estabelecidas em lei.c) a conversão do depósito em renda.d) o depósito do seu montante integral.e) o pagamento antecipado e a homologação do lançamento.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/2Aixhf

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

6 de 33 20/01/2017 11:03

Page 7: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

16. FGV - Prefeitura de Recife - PE /Auditor do Tesouro Municipal/2014

Com referência à fiscalização tributária, assinale a afirmativa correta.a) A autoridade administrativa pode requisitar força pública durante atividade fiscalizadora, mesmoque não tenha ocorrido fato definido em lei como crime.b) O contribuinte deve conservar os livros e registros obrigatórios e facultativos da escrituraçãocomercial e fiscal durante o prazo decadencial, para constituir o crédito tributário.c) A autoridade administrativa pode examinar integralmente quaisquer livros, arquivos e registrosdos contribuintes.d) O termo de fiscalização integra o lançamento fiscal e constitui a data inaugural do prazodecadencial para a constituição do crédito fiscal.e) Apenas a lei stricto sensu poderá autorizar permuta de informações e assistência recíproca entreas fazendas públicas.

http://goo.gl/uPSnRH17. FGV - PGM - Niterói /Procurador do Município, 3ª Categoria (P3)/2014

O Presidente da República celebra Tratado Internacional pelo qual ficam desonerados de tributos, emtodos os países que assinaram o Tratado, os serviços de engenharia civil. Determinado Municípiobrasileiro continua a fazer incidir regularmente o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS)sobre os serviços de engenharia consistentes em obras de construção civil realizados em seuterritório, por empresa estabelecida em Município vizinho.

Para tanto, sustenta que:I. a isenção objeto do Tratado Internacional não lhe é oponível, pois a Constituição da Repúblicaveda as chamadas isenções heterônomas; eII. embora a empresa realizadora das obras de construção civil esteja estabelecida em Municípiodiverso, a competência para a cobrança, no caso, é do Município onde a obra é realizada.

Sobre a hipótese apresentada, assinale a afirmativa correta.a) Estão corretos ambos os argumentos do Município, que, por isso, pode validamente exigir o ISS.b) Está correto apenas o primeiro argumento, mas não o segundo, razão pela qual o Município nãopode validamente exigir o ISS.c) Está correto apenas o primeiro argumento, mas não o segundo, o que não impede o Município devalidamente exigir o ISS.d) Está correto apenas o segundo argumento do Município, mas não o primeiro, suficiente para queo Município não possa validamente exigir o ISS.e) Estão errados ambos os argumentos do Município, que, por isso, não pode validamente exigir oISS.

http://goo.gl/ZEZV3f18. CESPE - TJ-DFT /Juiz de Direito Substituto/2014

A administração tributária do DF procedeu à análise dos livros fiscais e registros contábeis dasociedade empresária WYZ Ltda., em diligência de fiscalização realizada entre os dias 1.º/5/2014 e10/5/2014, com notificação à contribuinte, em 1.º/5/2014, acerca do início da ação fiscal, tendoverificado o que se segue.Durante os meses de janeiro a junho de 2010, a contribuinte declarou em guia específica asoperações de circulação de mercadoria, mas não recolhera ao DF qualquer valor referente ao ICMS.Durante os meses de julho a dezembro de 2010, a contribuinte declarou, em guia específica, asoperações de circulação de mercadoria, mas recolhera parcialmente o montante devido de ICMS aoDF. Durante os meses de janeiro a dezembro de 2011, a contribuinte não declarou nem recolheu oICMS devido pela realização das operações de circulação de mercadorias.Durante o período de fiscalização que se iniciou em 1.º/5/2014, a administração tributária do DFverificou que não fora declarada nem recolhida nenhuma obrigação tributária de ICMS no ano de2014, razão por que notificou a contribuinte, solicitando esclarecimentos adicionais.

Considerando os dados acima apresentados, assinale a opção correta com base no CTN e najurisprudência do STJ.a) As diversas obrigações em apreço têm, em comum, o início e o fim do prazo decadencial: inícioem 1.º/5/2014 e término em 30/4/2019.b) Para evitar a decadência dos diretos referentes às obrigações tributárias geradas entre os mesesde janeiro a junho de 2010, o fisco do DF deve lançar o tributo até 31/12/2014, data após a qualcomeçará a correr o prazo de prescrição.c) Com relação às obrigações tributárias referentes aos meses de julho a dezembro de 2010, o

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

7 de 33 20/01/2017 11:03

Page 8: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

lançamento tributário de ofício é prescindível porque o crédito já foi constituído pelo contribuinte.d) No que se refere às obrigações tributárias referentes aos meses de janeiro a dezembro de 2011, ofisco deve efetuar o lançamento dentro do prazo decadencial de cinco anos, que se iniciou no dia daocorrência de cada fato gerador de obrigação fiscal não recolhida.e) No caso das obrigações tributárias de ICMS referentes aos meses de janeiro a maio de 2014, ofisco do DF deve efetuar o lançamento tributário de todas as obrigações em aberto até 31/12/2019,para evitar a decadência do direito.

http://goo.gl/x1Z6s319. FGV - Prefeitura de Cuiabá - MT /Auditor Fiscal Tributário da Receita Municipal/2014

As opções a seguir apresentam princípios expressamente albergados na Constituição da Repúblicaaprovada em 1988, à exceção de uma. Assinale-a.a) Princípio da Legalidadeb) Princípio da Isonomiac) Princípio da Irretroatividaded) Princípio da Anterioridadee) Princípio da Anualidade

http://goo.gl/3nlscn20. VUNESP - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP /Auditor Fiscal Tributário Municipal/2014

Do produto da arrecadação dos impostos sobre renda e proventos de qualquer natureza e sobreprodutos industrializados, a União entregará ao Fundo de Participação dos Municípios o percentual dea) 30%b) 27,5%c) 25 %d) 22,5%e) 21%

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)Legislação Tributária Estadual (LTE)

http://goo.gl/VfrBpw21. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas/2009

Numa fábrica de camisas, localizada no bairro do Brás, em São Paulo-SP, ocorreram os seguinteseventos no mês de junho de 2009:

I. Em 15/06/09, recebeu em devolução, por empresa capixaba, um lote de camisas no valor de R$10.000,00. Na saída, o remetente capixaba emitiu Nota Fiscal com o mesmo valor pelo qual haviarecebido as mercadorias, porém destacou imposto alterando a alíquota de 7% para 12% pelo fato deestar remetendo as mercadorias para São Paulo.

II. Em 19/06/09, recebeu máquina adquirida para utilizar na produção, com ICMS destacado novalor de R$ 14.400,00.

III. Em 24/06/09, recebeu mesa, cadeiras, estantes, quadros e outros objetos de decoração, tudodestinado à sala de reuniões da diretoria. O ICMS destacado em Nota Fiscal foi de R$ 2.400,00.

Considere que, em junho de 2009, as operações de saídas de mercadorias da empresa foramintegralmente tributadas pelo ICMS, e que não há redução da base de cálculo em nenhuma dessasoperações.

Em relação aos eventos I, II e III, o valor do crédito fiscal que poderá ser escriturado em junho de2009 é:

a) R$ 850,00b) R$ 1.000,00c) R$ 1.300,00d) R$ 1.350,00

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

8 de 33 20/01/2017 11:03

Page 9: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

e) R$ 1.450,00

http://goo.gl/65nEq822. FUNDATEC - SEFAZ-RS /Agente Fiscal do Tesouro do Estado/2009

A redução de base de cálculo na operação de saída de mercadoria integrante da cesta básica dealimentos:

a) Está condicionada ao estorno proporcional dos créditos fiscais relativos a entrada noestabelecimento.b) Está condicionada a não apropriação ou ao estorno do crédito fiscal que exceder ao resultante daaplicação do percentual de 7% (sete por cento).c) Não está condicionada, podendo o crédito ser aproveitado integralmente.d) Está condicionada a prova de regularidade fiscal do contribuinte.e) Não está condicionada ao estorno proporcional dos créditos fiscais relativos a entrada noestabelecimento advinda de outro Estado.

http://goo.gl/oa4gsR23. FCC - SEFAZ-SP /ICMS SP 2003/2003

Embora as operações com determinada mercadoria estejam sujeitas à substituição tributária comretenção antecipada do ICMS, existem situações em que este método de tributação não deve seraplicado. O Regulamento do ICMS elenca uma série de situações em que o estabelecimento, emtese, responsável pela retenção, não deve fazer a retenção, mas aplicar as regras comuns dalegislação. A retenção deverá ser efetuada pelo estabelecimento paulista, eleito como substituto, aoEstado de São Paulo, quando promover a saída de mercadoria, sujeita ao regime de substituiçãotributária, para:

a) outro estabelecimento do mesmo titular, localizado em outro Estado.b) outro estabelecimento do mesmo titular, varejista, localizado neste Estado.c) estabelecimento industrial, que vai utilizar a mercadoria como insumo em processo industrial.d) estabelecimento atacadista, quando a saída subsequente for isenta.e) estabelecimento industrial, que fabrica mercadoria da mesma espécie e seja responsável por retero imposto das operações subsequentes.

http://goo.gl/hW6cSb24. ESAF - SET-RN /ICMS RN 2005/2005

Considerando a legislação do ICMS, assinale os enunciados abaixo com F para falso e com V paraverdadeiro e, a seguir, assinale a opção que indica a seqüência correta.

( ) Para fins de substituição tributária, a base de cálculo, em relação às operações ou prestaçõesantecedentes, é o valor da operação ou prestação praticado pelo contribuinte substituído.

( ) Nos casos de mercadoria cujo preço final a consumidor seja fixado por órgão públicocompetente, a base de cálculo do ICMS, para fins de substituição tributária, é o preço fixado peloórgão.

( ) Existindo preço final a consumidor sugerido pelo fabricante, a base de cálculo do ICMS para finsde substituição tributária, será o preço sugerido ou o valor da saída do substituto acrescido demargem de 15%, o que for maior.

a) V, V, Fb) F, F, Fc) V, F, Vd) V, F, Fe) F, V, V

http://goo.gl/O2x2mz25. ESAF - SEAD-PA /ICMS PA 2002/2002

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

9 de 33 20/01/2017 11:03

Page 10: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

O estabelecimento X, situado no Pará, engarrafador de água mineral, deu saída a 2.000 unidades deágua mineral (embalagem não retornável, capacidade 500 ml), para estabelecimento contribuinte deICMS também situado no Pará, para fins de comercialização. O preço de venda foi de R$ 0,50 aunidade, o frete e o seguro cobrados do destinatário foram de, respectivamente, R$ 70,00 e R$30,00. Não houve incidência de IPI na operação. O preço final de venda a consumidor sugerido pelofabricante (assim entendido o engarrafador) é de R$ 1,00 a unidade. Considerando a situaçãodescrita, e tendo em vista as normas do Regulamento do ICMS, assinale a opção que contém umaassertiva verdadeira.

Alíquota interna: 17%

a) O valor do imposto a ser recolhido por X por substituição tributária é de R$ 153,00.b) O valor do imposto a ser recolhido por X por substituição tributária é de R$ 340,00.c) O valor do imposto a ser recolhido por X por substituição tributária é de R$ 170,00.d) A operação descrita não se submete ao recolhimento do imposto pelo regime de substituiçãotributária.e) É assegurado a X, como contribuinte substituto, o direito à restituição do imposto recolhido porforça da substituição, correspondente a fato gerador presumido que não se realizar.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/lTRKLQ26. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas/2009

Com base nos ditames da legislação paulista, diferimento do ICMS é:

a) uma espécie de suspensão do pagamento do imposto. Nele, ocorre a postergação do momento dolançamento do ICMS, mas não se altera a pessoa responsável pelo seu pagamento. Não se trata debenefício fiscal, portanto prescinde de autorização por convênio do CONFAZ.b) uma medida adotada pelo fisco para facilitar o controle da arrecadação e fiscalização dopagamento do imposto. Nele, ocorre a isenção do imposto em determinadas etapas iniciais dacirculação da mercadoria, postergando a incidência do ICMS. Portanto, faz-se necessária autorizaçãomediante convênio do CONFAZ.c) a transferência da responsabilidade tributária do ICMS para um contribuinte que participe de umaetapa subsequente da circulação da mercadoria. Não caracteriza benefício fiscal, não necessitando,portanto, de convênio do CONFAZ para sua instituição.d) um benefício fiscal que necessita de autorização, mediante convênio do CONFAZ, para sualegitimação. No diferimento, ocorre uma postergação do momento do pagamento do ICMS,transferindo-se a responsabilidade para um substituto tributário.e) usado pelos Estados para facilitar o controle e a arrecadação do ICMS. Nele, o momento dolançamento do imposto é postergado, mas não é alterada a responsabilidade pelo pagamento.Trata-se de benefício fiscal que depende de autorização mediante convênio do CONFAZ.

http://goo.gl/7mY8fb27. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas/2009

A loja HELP Comércio de Materiais para Construção Ltda., situada na cidade de Socorro-SP, adquiriuum lote de tintas e vernizes por R$ 20.000,00, mais IPI de R$ 3.000,00, diretamente de fabricante,situado na cidade de São Bernardo do Campo-SP. O frete, no valor de R$ 1.000,00, está incluso nopreço da aquisição. Considere que tais mercadorias estão sujeitas à substituição tributária, comretenção antecipada do ICMS, que o índice de valor adicionado (IVA-ST) é de 35%, que ambas asalíquotas internas de SP e de MG são de 18% e que não há isenção nem redução de base de cálculonas operações.

Caso todo o lote de tintas e vernizes seja utilizado pela própria loja HELP, na reforma de suasinstalações, é correto afirmar que esse contribuinte:

a) não deverá emitir nota fiscal, pois não ocorre fato gerador, terá direito ao ressarcimento do ICMS

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

10 de 33 20/01/2017 11:03

Page 11: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

retido antecipadamente a favor do Estado de São Paulo e poderá se creditar do imposto próprio dafábrica de São Bernardo do Campo.b) deverá emitir nota fiscal com destaque do imposto próprio e se debitar em conta gráfica, porémterá direito ao ressarcimento do ICMS retido antecipadamente a favor do Estado de São Paulo epoderá se creditar do imposto próprio da fábrica de São Bernardo do Campo-SP, pois a substituiçãotributária consiste numa presunção juris tantum.c) deverá emitir nota fiscal, sem destaque do imposto, pois a substituição tributária consiste numapresunção juris et de jure, no entanto, poderá aproveitar o crédito fiscal calculado pela aplicação daalíquota de 18% sobre o valor da aquisição do lote de tintas e vernizes.d) deverá emitir nota fiscal sem destaque do imposto, no entanto, poderá aproveitar o crédito fiscalreferente a diferença entre o imposto total recolhido pela fábrica de São Bernardo do Campo-SP e ocalculado pela aplicação da alíquota de 18% sobre o valor da aquisição do lote de tintas e vernizes.e) não deverá emitir nota fiscal, pois não ocorre fato gerador, terá direito ao ressarcimento do ICMSretido antecipadamente a favor do Estado de São Paulo, mas não poderá se creditar do impostopróprio da fábrica de São Bernardo do Campo-SP.

http://goo.gl/cpjZAD28. FCC - SEFAZ-SP /ICMS SP 2006/2006

Considere o texto seguinte:

"A restituição assegurada pelo ...... restringe-se apenas às hipóteses de não vir a ocorrer o fatogerador presumido, não havendo que se falar em tributo pago a maior ou a menor por parte docontribuinte substituído, porquanto o sistema da substituição tributária progressiva é adotado paraprodutos cujos preços de revenda final são previamente fixados ou tabelados, sendo, por isso,apenas eventuais as hipóteses de excesso de tributação. Salientou-se, por fim, que a admissão dapossibilidade de restituição implicaria o retorno do regime de apurações mensais do imposto, o queinviabilizaria o próprio instituto da substituição tributária progressiva." (STF − Pleno − Adin no1.851/AL).

A regra jurídica a qual o texto se refere e a complementa corretamente é:

a) inciso XI do § 2º do artigo 155 da Constituição Federal de 1988: O ICMS atenderá ao seguinte:"XI − não compreenderá, em sua base de cálculo, o montante do imposto sobre produtosindustrializados, quando a operação, realizada entre contribuintes e relativa a produto destinado àindustrialização ou à comercialização, configura fato gerador dos dois impostos."b) § 7º do artigo 150 da Constituição Federal de 1988: "A lei poderá atribuir a sujeito passivo deobrigação tributária a condição de responsável pelo pagamento de imposto ou contribuição, cujo fatogerador deva ocorrer posteriormente, assegurada a imediata e preferencial restituição da quantiapaga, caso não se realize o fato gerador presumido."c) artigo 136 do Código Tributário Nacional: "Salvo disposição de lei em contrário, a responsabilidadepor infrações da legislação tributária independe da intenção do agente ou do responsável e daefetividade, natureza e extensão dos efeitos do ato."d) parágrafo único do artigo 142 do Código Tributário Nacional: "A atividade administrativa delançamento é vinculada e obrigatória, sob pena de responsabilidade funcional."e) § 2º do artigo 147 do Código Tributário Nacional: "Os erros contidos na declaração e apuráveispelo seu exame serão retificados de ofício pela autoridade administrativa a que competir a revisãodaquela."

http://goo.gl/Z7uEoJ29. FCC - SEFAZ-SP /ICMS SP 2006/2006

Fabricante de bebidas submetido ao regime de sujeição passiva por substituição com retençãoantecipada do imposto, estabelecido em S. Paulo, foi objeto de fiscalização, tendo o AFR verificado,em relação ao ICMS, que o fabricante:

I. efetuou a retenção do imposto devido por substituição tributária em uma de suas vendas aatacadista de São Paulo, incluindo na base de cálculo da substituição o valor do frete pago peladestinatária (sua venda foi FOB), pois entendeu que o valor do frete era componente do preço devarejo, que era de seu conhecimento o valor;

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

11 de 33 20/01/2017 11:03

Page 12: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

II. não reteve o imposto em uma venda de refrigerantes que fez a um fabricante de sorvetesestabelecido no Estado, também submetido ao regime da substituição tributária com retenção doimposto, que tinha entre as suas atividades a revenda de refrigerantes;

III. transferiu a uma filial atacadista, de sua propriedade, bebida sem a retenção do imposto devidopor substituição tributária;

IV. efetuou, sem a retenção do imposto, venda de refrigerantes a estabelecimento enquadrado comoempresa de pequeno porte no regime tributário simplificado previsto na Lei paulista nº 10.086, de1998.

Com base na disciplina legal que rege o regime da sujeição passiva por substituição com retençãoantecipada do imposto, especialmente em relação à base de cálculo e às hipóteses de aplicação ounão do regime, o AFR corretamente impugnou APENAS os procedimentos:

a) I e IIb) I, II e IIIc) II, III e IVd) II e IVe) III e IV

http://goo.gl/dKVZsI30. FCC - SEFAZ-SP /ICMS SP 2006/2006

Cada texto abaixo identifica um instituto tributário utilizado pela legislação paulista relativa ao ICMS,a saber: responsabilidade tributária; substituição tributária com retenção antecipada do imposto;diferimento e suspensão.

I. Na saída promovida por produtor situado em território paulista com destino a comerciante,industrial, cooperativa ou qualquer outro comerciante, exceto produtor, o imposto será arrecadado epago pelo destinatário deste Estado.

II. Na saída de fumo ou seus sucedâneos manufaturados com destino a estabelecimento localizadoem território paulista, fica atribuída a responsabilidade pelo pagamento do imposto incidente nasoperações subseqüentes a estabelecimento fabricante localizado neste Estado.

III. O lançamento do imposto incidente na saída, para o território do Estado, de mercadoria remetidapara demonstração deve ser efetivado no momento em que ocorrer a transmissão de suapropriedade.

IV. O representante, o mandatário, o comissário e o gestor de negócio, em relação à operação ouprestação feita por seu intermédio.

I, II, III e IV referem-se, respectivamente, a:

a) suspensão, diferimento, retenção antecipada do imposto e responsabilidade tributária.b) diferimento, retenção antecipada do imposto, suspensão e responsabilidade tributária.c) diferimento, retenção antecipada do imposto, responsabilidade tributária e suspensão.d) diferimento, suspensão, retenção antecipada do imposto e responsabilidade tributária.e) suspensão, retenção antecipada do imposto, diferimento e responsabilidade tributária.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/bpE3gr31. FCC - SEFAZ-SP /ICMS SP 2006/2006

Analise as seguintes afirmações sobre o instituto da substituição tributária:

I. O instituto da substituição tributária, da qual são modalidades o diferimento e a sujeição passivapor substituição com retenção do imposto, é instrumento de política fiscal dos Estados. Tanto o

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

12 de 33 20/01/2017 11:03

Page 13: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

diferimento, que se refere às operações antecedentes, como a substituição com retenção antecipadado imposto, que se refere às operações subsequentes, prestam-se, unicamente, para facilitar afiscalização de contribuintes que pertencem a segmentos de atividade econômica com pequenonúmero de fabricantes, grande número de atacadistas e um número ainda maior de varejistas.

II. A substituição tributária com retenção antecipada do imposto, segundo o artigo 6º da LeiComplementar nº 87, de 1996, deve ser criada por Lei estadual, hipótese em que ela se aplica,desde logo, tanto em relação às operações internas como em relação às operações interestaduais.

III. O fundamento legal de validade da substituição tributária, com retenção antecipada do imposto,é a Lei Complementar nº 87, de 1996, que contém o comando para que o Estado possa designar umcontribuinte responsável pelo pagamento do imposto cujo fato gerador ainda nem aconteceu.

IV. Na omissão da Lei estadual que cria a substituição tributária com retenção antecipada doimposto, deve-se entender que está assegurado ao contribuinte substituído o direito à restituição dovalor do imposto pago, por força da substituição tributária, correspondente ao fato geradorpresumido que não se realizou.

Está correto o que se afirma APENAS em

a) Ib) I e IIc) IIId) III e IVe) IV

http://goo.gl/k2WeYG32. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas/2009

A empresa paulista Y realizou as seguintes operações sujeitas à tributação do ICMS:

- Comprou da empresa paulista A mercadorias no valor de R$ 2.000,00, em operação tributada, e asrevendeu por R$ 4.000,00 para consumidor final paulista.

- Comprou do produtor paulista B mercadorias no valor de R$ 4.000,00, em operação diferida, e asrevendeu por R$ 8.000,00 para consumidor final mineiro, não-contribuinte do ICMS.

- Comprou do produtor paulista C mercadorias no valor de R$ 4.000,00, em operação diferida, asquais se perderam em virtude de uma enchente.

Considerando as operações acima, e uma alíquota uniforme de 18%, o débito total do ICMS a serlançado pela empresa paulista Y no livro próprio é

a) R$ 2.880,00.b) R$ 3.240,00.c) R$ 2.400,00.d) R$ 2.160,00.e) R$ 2.520,00.

http://goo.gl/X2uFiP33. Exponencial Concursos - Exponencial Concursos /Questões Inéditas - N. Superior/2016

(INÉDITA – Prof. Humberto Martins – 2016 - ICMS /SP)

Assinale, dentre as alternativas abaixo, aquela que indica corretamente um contribuinte da TFSD:

a) pessoa jurídica sujeita ao poder de polícia pela Secretaria de Saúde do município de Atibaia-SPb) pessoa natural que requeira serviço público específico ou divisível da Secretaria da Fazenda doEstado de São Pauloc) pessoa natural que requeira passaporte a Polícia Federal.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

13 de 33 20/01/2017 11:03

Page 14: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

d) pessoa natural que utilize serviços de exame psicotécnico para habilitação.e) o agente público que prestar o serviço ou praticar o ato decorrente da atividade do poder depolícia.

http://goo.gl/V4fV4a34. ESAF - PGFN /PFN 2006/2006

Tendo em conta o que dispõe a CRFB/1988, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) afalsa, assinalando ao final a opção correspondente.

( ) Território Federal pode instituir taxa.

( ) O Distrito Federal pode instituir os impostos estaduais, municipais, taxas e contribuição demelhoria.

( ) Uma norma geral poderá, a pretexto de definir tratamento diferenciado e favorecido para asmicro e pequenas empresas, instituir regime único de arrecadação de impostos e contribuições dosentes federados.

( ) A planta de valores dos imóveis, para efeitos de cobrança do Imposto Sobre VeículosAutomotores − IPVA no exercício seguinte, deve ser publicada antes de 90 dias de findo o exercíciofinanceiro em curso.

a) V, V, F, Vb) F, V, V, Fc) F, V, F, Vd) V, F, V, Ve) V, F, V, F

http://goo.gl/OoHDaK35. FGV - SEFAZ-RJ /Fiscal de Rendas/2009

Sociedade empresarial localizada no Estado do Rio de Janeiro, com atividade de indústria, realizou,no mês de novembro de 2008, as operações abaixo descritas.

I Aquisição de matéria-prima (provinda do Estado do Espírito Santo): R$ 100.000,00II Aquisição de um bem destinado ao ativo permanente (vendedor localizado no Estado do Rio deJaneiro): R$ 10.000,00III Aquisição de bens de consumo (vendedor localizado no Estado do Rio de Janeiro): R$ 5.000,00IV Aquisição de embalagem (no Estado do Rio de Janeiro), confeccionada por encomenda e comidentificação do encomendante, mediante composição gráfica: R$ 1.000,00V Venda de produtos destinados a comerciantes localizados em Fortaleza/CE:R$ 80.000,00 VI Venda de produtos destinados à Prefeitura Municipal de Florianópolis/SC: R$60.000,00VII Transferência de produtos fabricados para estabelecimento da própria sociedade empresarial,localizado no Estado do Rio de Janeiro: R$ 50.000,00 (equivalente ao preço médio praticado nasvendas a outros contribuintes)VIII Integração ao ativo permanente de mercadoria produzida pela própria sociedade empresária:R$ 4.000,00IX Exportação para o exterior de produtos fabricados: R$ 100.000,00X Valor do ICMS creditado na aquisição das matériasprimas e produtos intermediários utilizados nafabricação das mercadorias integradas ao ativo permanente (VIII): R$ 400,00 e, nas destinadas àexportação (IX): R$ 7.000,00

Observações:1. Nas operações internas, aplicou-se a alíquota normal básica do imposto, além de não se haverconsiderado o adicional ao Fundo de Combate à Pobreza e às desigualdades Sociais.2. Não se cogitou da questão relativa à integração, ou não, do IPI à base de cálculo do ICMS.3. Nenhuma regra de isenção alcança as operações (entradas e saídas).4. Computou-se o valor de R$ 5.500,00 como saldo credor do imposto relativo ao confronto doperíodo de outubro de 2008.

Ao final daquele período, a referida sociedade empresarial efetivou o confronto entre créditos e

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

14 de 33 20/01/2017 11:03

Page 15: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

débitos do ICMS, no qual apurou o saldo indicado em uma das alternativas que se seguem.Assinale-a.a) saldo credor de R$ 317,50b) saldo devedor de R$ 8.082,50c) saldo devedor de R$ 6.320,00d) saldo credor de R$ 1.200,00e) saldo devedor de R$ 4.337,50

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/zcnhul36. FGV - SEAD-AP /Fiscal da Receita Estadual/2010

Certo contribuinte lançou a crédito o ICMS relativo a determinada mercadoria entrada noestabelecimento e, posteriormente, efetivou seu estorno integral. Dentre as alternativas a seguirapenas uma não justifica adequadamente o procedimento do contribuinte.Assinale-a.a) A mercadoria integrou processo de industrialização, sendo isenta a saída do produto deleresultante.b) A respectiva nota fiscal tinha sido emitida mais de cinco anos antes da apropriação do créditonela destacado.c) A mercadoria veio a deteriorar-se.d) A posterior operação de venda gozou de redução da base de cálculo do imposto.e) O respectivo documento fiscal deparou-se inidôneo, por não ser o exigido para a operação.

http://goo.gl/Yl0hA337. FCC - SEFIN-RO /Auditor Fiscal de Tributos Estaduais/2010

NÃO dão direito de crédito do ICMSa) o recebimento de serviços de comunicação, utilizados pelo estabelecimento ao qual tenham sidoprestados, na execução de serviços da mesma natureza.b) o recebimento de serviços de comunicação, utilizados pelo estabelecimento, quando suautilização resultar em operação de saída ou prestação para o exterior, na proporção desta sobre assaídas ou prestações totais.c) as mercadorias destinadas ao uso ou consumo do estabelecimento, no exercício de 2010.d) a entrada de energia elétrica no estabelecimento, quando for objeto de operação de saída deenergia elétrica.e) a entrada de energia elétrica no estabelecimento, quando for consumida no processo deindustrialização.

http://goo.gl/oFv04t38. FCC - SEFIN-RO /Auditor Fiscal de Tributos Estaduais/2010

A respeito da compensação do ICMS, é correto afirmar:a) Os créditos decorrentes de entrada de mercadorias no estabelecimento destinadas ao ativopermanente deverão ser feitos à razão de um sessenta avos por mês, devendo a primeira fração serapropriada no mês em que ocorrer a entrada no estabelecimento.b) Não dão direito a crédito as entradas de mercadorias ou utilização de serviços resultantes deoperações ou prestações que se refiram a mercadorias ou serviços alheios à atividade doestabelecimeto.c) O imposto é não cumulativo, compensando-se o que for devido em cada operação relativa àcirculação de mercadorias ou prestação de serviços de transporte interestadual e intermunicipal e decomunicação com o montante pago nas operações anteriores ao mesmo ou a outro Estado.d) É vedado o crédito relativo a mercadoria entrada no estabelecimento ou prestação de serviços aele feita para integração ou consumo em processo de industrialização ou produção rural, quando asaída do produto resultante for tributada pelo imposto, exceto se se tratar de saída para o exterior.e) É permitido o crédito relativo a mercadoria entrada no estabelecimento ou prestação de serviçosa ele feita para comercialização ou prestação de serviço, quando a saída ou a prestação subsequenteestiverem isentas do imposto, exceto se se tratar de saída para o exterior.

http://goo.gl/YRoAAV39. FGV - SEFAZ-RJ /Fiscal de Rendas/2010

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

15 de 33 20/01/2017 11:03

Page 16: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Com relação à apuração e pagamento do ICMS, analise as afirmativas a seguir.I. Débito de imposto não se confunde com imposto devido.II. Adicionam-se aos débitos os estornos de créditos e o saldo credor apurado no período anterior.III. Os créditos do período são constituídos pelos valores do imposto relativo às operações de quedecorrerem as entradas de mercadorias no estabelecimento.

Assinale:a) se apenas a afirmativa I estiver correta.b) se apenas a afirmativa II estiver correta.c) se apenas a afirmativa III estiver correta.d) se apenas as afirmativas I e III estiverem corretas.e) se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.

http://goo.gl/PW2N7x40. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária/2013

Instruções: Para responder à questão, considere as informações a seguir.

Durante trabalho fiscal na empresa Lucro Fácil Ltda., sediada em Marília-SP, o Fisco Paulista identificou a entradano estabelecimento de diversas mercadorias para revenda, cuja aquisição fora lastreada em notas fiscais declaradasinidôneas. Em abril de 2012, o AFR Rodrigo lavrou o devido auto de infração, em meio eletrônico, com valor total dodébito fiscal de R$ 100.000,00. Notificado regularmente da autuação, o contribuinte apresentou defesa, transmitindo-aeletronicamente, segundo as regras atinentes à informatização do processo administrativo tributário (Título III da Leinº 13.457/2009). Seguiu-se a manifestação fiscal do órgão autuante e, posteriormente, o julgamento da defesa. Areferida decisão considerou procedente na íntegra a autuação. A intimação da decisão, informando ao contribuinte apossibilidade de interposição de recurso, fora publicada no Diário Eletrônico do Estado de São Paulo em 23/11/2012,uma sexta-feira (dia útil).

Valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo - UFESP em 2012: R$ 18,44

Considerando as informações, é correto afirmar que

a) o autuado, por problemas de conexão à internet em seu estabelecimento no último dia do prazolegal, ficou impedido de interpor eletronicamente o recurso adequado, motivo pelo qual pode fazê-lotempestivamente até o dia útil seguinte.b) a interposição do recurso adequado pelo contribuinte, por meio eletrônico, deveria ser realizadaaté às 18 horas do último dia do prazo legal, horário que se encerrou o expediente na repartiçãofiscal a que está vinculado.c) o autuado, para a realização dos atos processuais, teve que acessar o sistema eletrônico daSecretaria da Fazenda utilizando computador credenciado, certificado digital e assinatura eletrônica.d) o autuado pode se desfazer dos originais dos documentos digitalizados e apresentados comoprova, juntamente com sua peça de defesa, após a publicação da intimação ocorrida em23/11/2012.e) o teor da referida intimação encontrava-se disponível no Diário Eletrônico desde o dia22/11/2012 (quinta-feira, dia útil), gerando efeitos jurídicos apenas a partir da data de publicação enão dependendo, para tanto, de publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/xmxVRn41. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária/2013

Quando em um estabelecimento se realizam determinadas operações de entrada e saída demercadorias, pode ocorrer que o valor dos créditos supere o valor dos débitos, resultando naformação de saldo credor de ICMS. Em algumas situações, a legislação considera que houve ageração de crédito acumulado; em outras situações houve simplesmente a formação de saldo credor,não passível de ser apropriado e utilizado como crédito acumulado. É uma hipótese passível de gerarcrédito acumulado o recebimento de mercadoria proveniente de

a) fornecedor paulista, para ser revendida, e subsequente saída para consumidor pessoa naturallocalizada no Distrito Federal.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

16 de 33 20/01/2017 11:03

Page 17: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

b) fornecedor baiano, para ser revendida, e subsequente saída para cliente paranaense.c) fabricante paulista, com retenção antecipada do imposto, para ser revendida, e subsequentesaída para varejista paulista.d) fornecedor mineiro, com retenção antecipada do imposto, para ser revendida, e subsequentesaída para consumidor final paulista.e) fornecedor paulista, para ser utilizada no processo produtivo, e subsequente saída do produtoresultante com destino a cliente localizado no exterior.

http://goo.gl/17SzA342. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária/2013

O ICMS é um imposto que tem como uma de suas características a não cumulatividade. Destaforma, e respeitando certas regras e condições, o valor do imposto pago em operações anteriorespode ser utilizado para pagar, mediante compensação, o valor do imposto devido, em determinadoperíodo. Considere as seguintes operações de uma indústria:- Recebimento de matéria-prima, de fornecedor paranaense, para ser utilizada como insumo: valorda compra R$ 200,00, mais frete no valor de R$ 30,00.- Recebimento de material de embalagem, de fornecedor paulista, para embalar o produto fabricado:valor da compra R$ 50,00, valor do frete incluído no preço.- Recebimento de combustível, de fornecedor paulista, para utilização no processo produtivo: valorda compra R$ 40,00, valor do frete incluído no preço.- Recebimento de material de escritório, de fornecedor mineiro, para uso no departamento depessoal: valor de compra R$ 15,00, mais frete no valor de R$ 5,00.- Recebimento de energia elétrica, de fornecedor paulista, para utilização no processo produtivo:valor da conta de energia R$ 20,00.

Atendidas as regras e condições, o valor que poderá ser creditado relativamente às operaçõeselencadas é

a) R$ 61,20.b) R$ 47,40.c) R$ 51,00.d) R$ 43,80.e) R$ 40,20.

http://goo.gl/3dpcWU43. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária/2013

Restaurante Pastel de Vento Ltda., localizado em Mogi das Cruzes-SP, foi autuado pelo Fisco Paulistapor desempenhar suas atividades sem a devida inscrição no Cadastro de Contribuintes do ICMS,bem como pela falta de pagamento do imposto, apurada pelo período de 2 anos em que estasituação irregular se verificou. Na data da lavratura do auto de infração, o total do débito fiscallançado pelo Fisco somava R$ 50.000,00.Em sua defesa, o contribuinte apontou incorreção no cálculo da multa e dos juros, argumento aceitopelo órgão de julgamento, que acabou por reduzir o débito fiscal para R$ 18.000,00.

(Dado: Valor da Unidade Fiscal do Estado de São Paulo - UFESP em 2012: R$ 18,44)

Contra esta decisão, devidamente publicada no Diário Eletrônico, cabe recurso :

a) de ofício e recurso voluntário, que serão julgados em conjunto,sendo que o próximo ato processual a ser praticado compete à Representação Fiscal.b) de ofício e recurso voluntário, que serão julgados nesta ordem,sendo que o próximo ato processual a ser praticado compete ao contribuinte.c) voluntário, apenas, que será julgado pelo Delegado Tributário de Julgamento,sendo que o próximo ato processual a ser praticado compete ao contribuinte.d) voluntário e recurso ordinário, que serão julgados por autoridades distintas,sendo que o próximo ato processual a ser praticado compete à Representação Fiscal.e) de ofício, apenas, que será julgado pelo Delegado Tributário de Julgamento,sendo que o próximo ato processual a ser praticado compete à Representação Fiscal.

http://goo.gl/enYWy844. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas - Gestão Tributária/2013

Conforme a legislação vigente, a entrada de energia elétrica no estabelecimento de contribuinte do

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

17 de 33 20/01/2017 11:03

Page 18: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

ICMS pode ensejar, em algumas situações específicas, o direito de crédito do ICMS, desde queatendidos os requisitos previstos na legislação. NÃO enseja o direito de crédito de ICMS orecebimento de energia.

a) objeto de saída em operação interna, sujeita ao ICMS.b) utilizada em processo de refrigeração, em estabelecimento varejista, que vende produtosresfriados sujeitos ao ICMS.c) utilizada em processo industrial, para fabricar mercadoria cuja saída é sujeita ao ICMS.d) utilizada em processo de produção rural de fruta (irrigação) destinada à exportação.e) utilizada em usina de reciclagem, que transforma resíduos (lixo) em matéria-prima, para aprodução de papel e de plástico.

http://goo.gl/ORpLdq45. FUNDATEC - SEFAZ-RS /Auditor Fiscal da Receita Estadual/2014

Em relação ao crédito fiscal de ICMS, assinale a alternativa incorreta.a) O sujeito passivo deverá efetuar o estorno do Imposto de que se tiver creditado sempre que oserviço tomado ou a mercadoria entrada no estabelecimento for integrada ou consumida emprocesso de produção industrial ou agropecuária, quando a saída do produto resultante não fortributada ou estiver isenta do Imposto.b) Não se estornam créditos fiscais relativos às mercadorias que entram no estabelecimento paraintegração ou consumo em processo de produção de mercadorias industrializadas, inclusivesemielaboradas, destinadas ao exterior.c) Para fins de compensação, é assegurado ao sujeito passivo o direito de creditar-se do Impostoanteriormente cobrado e destacado na 1ª via do documento fiscal, em operações de que tenharesultado a entrada de energia elétrica no estabelecimento, apenas quando for consumida noprocesso de industrialização.d) O sujeito passivo deverá efetuar o estorno do Imposto de que se tiver creditado sempre que oserviço tomado, ou a mercadoria que entrou no estabelecimento, vier a ser utilizada em fim alheio àatividade do estabelecimento.e) Não se estornam créditos fiscais relativos às mercadorias e serviços que venham a ser objeto deoperações ou prestações destinadas ao exterior ou de operações com papel destinado à impressão delivros, jornais e periódicos.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)Contabilidade Geral

http://goo.gl/RnbAql46. FCC - TCE-SP /Auditor do Tribunal de Contas/2013

Em relação aos fatores que podem ocasionar variações nos componentes patrimoniais, ativos epassivos, após serem integrados ao Patrimônio, considere as afirmativas a seguir:

I. Atualização Monetária: os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem serreconhecidos nos registros contábeis por meio do ajustamento da expressão formal dos valores doscomponentes patrimoniais.

II. Valor Justo: os ativos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa, os quaisteriam de ser pagos se esses ativos ou ativos equivalentes fossem adquiridos na data ou no períododas demonstrações contábeis.

III. Custo Corrente: os passivos são reconhecidos pelos valores em caixa ou equivalentes de caixa,não descontados, que seriam necessários para liquidar a obrigação na data ou no período dasdemonstrações contábeis.

IV. Valor Presente: os ativos são mantidos pelo valor presente, descontado do fluxo futuro deentrada líquida de caixa que se espera seja gerado pelo item no curso normal das operações de umaentidade.

Está correto o que se afirma em

a) I, II e III, apenas.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

18 de 33 20/01/2017 11:03

Page 19: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

b) II e III, apenas.c) I, III e IV, apenas.d) II e IV, apenas.e) I, II, III e IV.

http://goo.gl/Ljdeph47. CESPE - SEFAZ-ES /Auditor Fiscal da Receita Estadual/2013

Em relação às operações de arrendamento mercantil, assinale a opção correta.a) O ativo arrendado na modalidade operacional não passa por teste de impairment.b) Nas operações de arrendamento mercantil operacional ou financeiro, a arrendatária contabiliza obem e as prestações.c) No arrendamento mercantil financeiro, ocorre a transferência, para o arrendatário, dos riscos ebenefícios da operação.d) No leasing financeiro, o bem objeto da transação deve ser comprado pelo arrendatário ao final daoperação, pelo valor de mercado ou valor justo do bem.e) Os bens objeto das operações de arrendamento não sofrem depreciação na arrendatária, porqueesses não são de sua propriedade

http://goo.gl/sng3La48. FCC - TRT - 13ª Região (PB) /Analista Judiciário - Contabilidade/2014

Um ativo intangível adquirido com vida útil indefinida (por exemplo, Direito Autoral), é mensuradoinicialmente peloa) custo, devendo ser amortizado ao longo da vida útil e estando sujeito ao teste derecuperabilidade de custo (“impairment”) anualmente e sempre que existirem indícios de que o ativointangível possa ter perdido valor.b) custo, não devendo ser amortizado ao longo da vida útil, mas estando sujeito ao teste derecuperabilidade de custo (“impairment”) anualmente e sempre que existirem indícios de que o ativointangível possa ter perdido valor.c) valor justo, devendo ser amortizado ao longo da vida útil e estando sujeito ao teste derecuperabilidade de custo (“impairment”) anualmente e sempre que existirem indícios de que o ativointangível possa ter perdido valor.d) valor justo, não devendo ser amortizado ao longo da vida útil e não estando sujeito ao teste derecuperabilidade de custo (“impairment”).e) custo, não devendo ser amortizado ao longo da vida útil e não estando sujeito ao teste derecuperabilidade de custo (“impairment”).

http://goo.gl/ljwNnt49. FCC - CNMP /Analista do CNMP - Contabilidade/2015

Durante o ano de 2014 a Cia. 1001 Noites realizou as seguintes aplicações financeiras:

Em 31/12/2014, a empresa não havia resgatado nenhuma das aplicações financeiras e eramconhecidas as seguintes informações sobre estas aplicações:

A Cia. 1001 Noites evidenciou, no Balanço Patrimonial de 31/12/2014, o seguinte valor total para asaplicações financeiras, em reais, desconsiderando-se os centavos,a) 125.500,00.b) 124.123,00.c) 125.323,00.d) 124.300,00.e) 120.000,00.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

19 de 33 20/01/2017 11:03

Page 20: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

http://goo.gl/yWNqqM50. FGV - DPE-MT /Contador/2015

Um estaleiro constrói navios por períodos de longo prazo. Em janeiro de 2013 ele assinou umcontrato para construção de um navio no valor total de R$ 800.000,00. Para a obra são estimadosR$ 500.000,00 de custos totais.

No ano de 2013 a empresa incorreu em R$ 80.000,00 de custos. Considerando apenas esses fatos,assinale o valor do resultado bruto na Demonstração do Resultado do Exercício da empresa, em31/12/2013.a) -R$ 80.000,00.b) R$ 30.000,00.c) R$ 48.000,00.d) R$ 300.000,00.e) R$ 720.000,00.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/aDX8kF51. FGV - TJ-BA /Analista Judiciário - Contabilidade/2015

Considere as informações a seguir, relativas à Cia Novo Tempo:

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

20 de 33 20/01/2017 11:03

Page 21: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Informações adicionais:a) o aumento de capital foi efetivado em dinheiro;b) as despesas financeiras foram pagas no exercício;c) as despesas com seguros referem-se às apropriações de despesas pagas antecipadamente.

O Fluxo de Caixa Líquido das Atividades de Financiamento da Cia Novo Tempo (Quadro I), noexercício de 20x2, foi de:a) 2.200,00;b) 2.600,00;c) 3.600,00;d) 3.800,00;e) 3.400,00.

http://goo.gl/qrAHUn52. FGV - DPE-RO /Analista da Defensoria Pública - Analista Contábil/2015

A empresa de softwares Marcosoft S.A. adquiriu, pelo valor de $ 7.600.000,00, todos os sistemasdesenvolvidos por sua concorrente Sopa Ltda. O valor justo dos sistemas é de $ 6.100.000,00. Nasdemonstrações financeiras da Sopa era possível identificar que o custo para desenvolver os sistemascorrespondia ao valor líquido de $ 3.000.000,00.

Considerando as informações acima, a Marcosoft deve classificar essa aquisição da seguinte forma:a) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como goodwill;b) $ 3.000.000,00 como intangível e $ 4.600.000,00 como goodwill;c) $ 6.100.000,00 como investimento e $ 1.500.000,00 como despesa;d) $ 3.000.000,00 como investimento e $ 4.600.000,00 como intangível;e) $ 7.600.000,00 como intangível.

http://goo.gl/FodXDY53. FCC - TCE-CE /Analista de Controle Externo-Auditoria Governamental/2015

A empresa Produtos Conscientes S.A. trabalha na comercialização de produtos naturais e apresentoua seguinte demonstração do seu resultado referente ao ano de 2014, com os valores expressos emreais:

Receita Líquida de Vendas .................................................................................. 580.000,00

(−) Custo das Mercadorias Vendidas .........................................................................(340.000,00)

(=) Lucro Bruto ........................................................................................................... 240.000,00

(−) Despesas operacionais

Depreciação ........................................................................................................ (30.000,00)

Salários ............................................................................................................... (20.000,00)

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

21 de 33 20/01/2017 11:03

Page 22: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

(=) Lucro antes do IR e CSLL ................................................................................... 190.000,00

(−) IR e CSLL ............................................................................................................ (42.000,00)

(=) Lucro Líquido ........................................................................................................ 148.000,00

Sabe-se que, quando da aquisição dos produtos que foram vendidos em 2014, estavam incluídos nopreço de compra tributos recuperáveis no valor de R$ 35.000,00. O valor dos tributos incidentessobre as vendas do ano foi R$ 120.000,00. Com base nestas informações, o Valor Adicionado aDistribuir gerado pela Produtos Conscientes S.A. no ano de 2014 foi, em reais,

a) 295.000,00. b) 205.000.00. c) 240.000,00. d) 210.000,00. e) 360.000,00.

http://goo.gl/1siATh54. FCC - TRT - 3ª Região (MG) /Analista Judiciário - Contabilidade/2015

Em 31/12/X1, a contabilidade da Cia. Montanhas Rochosas faltava realizar os registros contábeis,quando necessários, referentes às seguintes transações ocorridas em dezembro de X1:

− A empresa contratou uma aplicação financeira, em 01/12/X1, no valor de R$ 100.000,00 com taxade juros contratuais de 2% ao mês. No final de dezembro, o valor justo da aplicação financeira eraR$ 103.000,00 e a empresa a classificava como mantida até o vencimento. Nenhuma alteração haviasido reconhecida no valor desta aplicação financeira no mês de dezembro de X1.− A empresa realizou o teste de impairment de um ativo intangível com vida útil indefinida em31/12/X1. Nesta data, o valor contábil era R$ 30.000,00, o valor justo líquido de despesa de vendaR$ 29.000,00 e o valor em uso R$ 31.000,00.− A empresa recebeu dividendos de uma empresa controlada no montante de R$ 2.500,00.− A empresa pagou antecipadamente, em 31/12/X1, uma assinatura de jornal por um período deseis meses no valor de R$ 900,00.

Com base nestas informações, houve um aumento no lucro referente a dezembro de X1, em reais,dea) 2.100,00b) 3.000,00c) 1.000,00d) 4.500,00e) 2.000,00

http://goo.gl/Fn9sT955. FGV - TCM-SP /Agente de Fiscalização - Ciências Contábeis/2015

No exercício de 20x4, a Cia. Norte apurou perdas de R$12.000,00 por redução ao valor recuperávelde um ativo imobilizado, cujo custo de aquisição foi de R$80.000,00 e estava 40% depreciado.

Os lançamentos contábeis da Cia. Norte ao final do exercício de 20x4 relativos à redução doimobilizado ao seu valor recuperável são os seguintes:

a)

D – Perda por desvalorização (resultado do exercício) – R$12.000,00

C – Perdas estimadas por valor não recuperável (redutora do Ativo) – R$12.000,00;

b)

D – Perdas estimadas por valor não recuperável (redutora do Ativo) – R$12.000,00

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

22 de 33 20/01/2017 11:03

Page 23: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

C – Perda por desvalorização (resultado do exercício) – R$12.000,00;

c)

D – Perdas estimadas por valor não recuperável (redutora do Ativo) – R$36.000,00

C – Perda por desvalorização (resultado do exercício) – R$36.000,00;

d)

D – Perdas estimadas por valor não recuperável (redutora do Ativo) – R$20.000,00

C – Depreciação acumulada – R$8.000,00

C – Perda por desvalorização (resultado do exercício) – R$12.000,00;

e)

D – Perda por desvalorização (resultado do exercício) – R$ 44.000,00

C – Depreciação acumulada – R$32.000,00

C – Perdas estimadas por valor não recuperável (redutora do Ativo) – R$12.000,00.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/ehv1JN56. FGV - TCM-SP /Agente de Fiscalização - Engenharia Civil/2015

Uma empresa realizou e registrou as seguintes atividades,durante o exercício de 2014:

• Recebimento pela prestação de serviços, à vista; $ 300.000

• Recebimento de empréstimos obtidos, via emissão de debêntures de longo prazo; $ 75.000

• Pagamento à vista de fornecedores, referente ao suprimento de matérias-primas; $ 25.000

• Recebimento de equipamentos de informática em doação; $ 5.000

• Pagamento, no ato da compra, pela aquisição de terreno para construção da nova

sede da empresa; $200.000

• Recebimento de dividendos pela participação acionária em outra empresa; $ 1.500

• Pagamento de bem do imobilizado,adquirido a prazo; $ 2.500

• Recebimento de rendimentos de aplicações financeiras, que geraram ativos

classificados como equivalentes de caixa; $ 2.000

• Pagamento de juros sobre o capital próprio; $ 1.300

• Aquisição de veículo, via contrato de alienação fiduciária; $ 40.000

• Pagamento de duas parcelas do principal do empréstimo, obtido em

exercício anterior; $7.500

• Pagamento de imposto municipal sobre os serviços prestados pela empresa. $ 15.000

Ao final do exercício de 2014, a Demonstração dos Fluxos de Caixa – DFC, pelo método direto, da

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

23 de 33 20/01/2017 11:03

Page 24: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

empresa evidenciou como efeito das transações ocorridas no exercício:a) um resultado positivo das atividades de financiamento, no valor de R$ 63.700;b) um resultado positivo das atividades operacionais, no valor de R$260.000;c) um resultado negativo das atividades de investimento, no valor de R$193.500;d) uma geração líquida de caixa positiva, no valor de R$132.200;e) uma geração líquida de caixa negativa, no valor de R$ 87.200.

http://goo.gl/JuPYMx57. IBFC - SAEB-BA /Técnico de Registro de Comércio/2015

Considere as disposições da Lei Federal n° 6.404 de 15 de dezembro de 1976 e assinalea alternativa correta sobre a responsabilidade dos primeiros administradoresda companhiaa) Os primeiros administradores não são responsáveis perante a companhia pelos prejuízos causadospela demora no cumprimento das formalidades complementares à sua constituição.b) A companhia não responde pelos atos ou operações praticados pelos primeiros administradoresantes de cumpridas as formalidades de constituição, mas a assembleia-geral poderá deliberaremcontrário.c) Os primeiros administradores são solidariamente responsáveis perante terceiros e não perante acompanhia pelos prejuízos causados pela demora no cumprimento das formalidades complementaresà sua constituição.d) A companhia responde pelos atos ou operações praticados pelos primeiros administradores antesde cumpridas as formalidades de constituição, não podendo a assembleia-geral deliberar emcontrário.e) A companhia é responsável perante os primeiros administradores pelos prejuízos causados pelademora no cumprimento das formalidades complementares à sua constituição.

http://goo.gl/KPKmY458. MSGás - MSGás /Analista Contábil/2015

A partir da estrutura da Demonstração do Resultado do Exercício e das informações apresentadas aseguir, calcule o valor do Resultado Bruto.

Assinale a alternativa correta:

a) R$ 84.000b) R$ 108.000c) R$ 156.000d) R$ 42.600

http://goo.gl/96Bysp59. MSGás - MSGás /Técnico Administrativo I/2015

Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os doPASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação dasmutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. Pressupõe o emprego de certo grau deprecaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza,no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejamsubestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação doscomponentes patrimoniais. Esta afirmativa refere-se ao: a) Princípio da Competência. b) Princípio do Registro Pelo Valor Original. c) Princípio da Atualização Monetária. d) Princípio da Prudência.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

24 de 33 20/01/2017 11:03

Page 25: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

http://goo.gl/zrYwML60. IESES - TRE-MA /Analista Judiciário - Contabilidade/2015

Com relação à Contabilidade Financeira ou Geral, analise as sentenças abaixo e assinale a alternativacorreta.a) A Contabilidade Financeira refere-se a recursos financeiros, obrigações e atividades da entidadelegal. Sua informação é destinada, a priori, ao público externo à entidade, e busca orientarinvestidores e credores ao decidirem onde alocar seus recursos. Muitos outros usuários se utilizamdas informações geradas pela Contabilidade Financeira, tais como os executivos e empregados daempresa, os acionistas, os fornecedores e outros externos a empresa.b) A Contabilidade Financeira abrange as informações a serem fornecidas aos gestores da entidade,isto é, às pessoas internas à organização responsáveis por dirigir e controlar suas operações. Nãoestá vinculada aos Princípios Contábeis e também não se condiciona às disposições legais.c) A adoção e elaboração da Contabilidade Financeira pelas empresas é obrigatória por lei. Seuprincipal objetivo é fornecer informações úteis e tempestivas para relações tributárias. Está vinculadaa legislação tributária, porém não está vinculada aos Princípios Contábeis.d) A Contabilidade Financeira é uma ciência social, porém também pode ser considerada como umaciência matemática, pois se utiliza de métodos quantitativos para mensurar monetariamente osdados econômicos das entidades.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)Contabilidade de Custos

http://goo.gl/Xxozsp61. FCC - DNOCS /Contador/2010

A Cia. Beta, fabricante de caixas, produziu 20.000 unidadesno mês de início de suas atividades. Durante o período, foramvendidas 16.000 unidades ao preço de R$ 30,00 cada uma.Os custos e despesas da companhia, no referido mês, foram:

Custos e despesas variáveis, por unidade:

Custos e despesas fixos totais do mês:

A companhia estima que os custos fixos não se alterematé o nível máximo de produção de 50.000 unidades.

A margem de contribuição unitária, no sistema de custeio variável, em R$, é igual aa) 10,00.b) 14,00.c) 13,00.d) 28,00.e) 22,00.

http://goo.gl/l2Wu7962. FCC - SEFAZ-RJ /Auditor Fiscal da Receita Estadual/2014

A empresa Industrial produz um único produto e para produzir integralmente 1.000 unidades deste produto incorreunos seguintes gastos durante o mês de junho de 2013:

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

25 de 33 20/01/2017 11:03

Page 26: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Custos fixos: R$ 21.000,00/mês Custos variáveis: Matéria-prima: R$ 9,00/unidade Mão de obra direta: R$ 4,00/unidade Despesas fixas: R$ 5.000,00/mês Despesas variáveis: R$ 2,00/unidadeComissões sobre venda: 10% do preço de venda

Informações adicionais: Preço de venda: R$ 100,00/unidade Impostos sobre a venda: 10% da receita de vendas Quantidade vendida: 700 unidades

Caso a empresa Industrial adotasse o Custeio Variável, o custo unitário da produção do período teriasido

a) R$ 35,00.b) R$ 25,00.c) R$ 23,00.d) R$ 15,00.e) R$ 13,00.

http://goo.gl/AEEVVo63. FCC - SEFAZ-RJ /Auditor Fiscal da Receita Estadual/2014

A empresa Industrial produz um único produto e para produzir integralmente 1.000 unidades deste produto incorreunos seguintes gastos durante o mês de junho de 2013:

Custos fixos: R$ 21.000,00/mês Custos variáveis: Matéria-prima: R$ 9,00/unidade Mão de obra direta: R$ 4,00/unidade Despesas fixas: R$ 5.000,00/mês Despesas variáveis: R$ 2,00/unidadeComissões sobre venda: 10% do preço de venda

Informações adicionais: Preço de venda: R$ 100,00/unidade Impostos sobre a venda: 10% da receita de vendas Quantidade vendida: 700 unidades

Sabendo que a empresa Industrial utiliza o Custeio por Absorção, o custo unitário da produção doperíodo foi

a) R$ 51,00.b) R$ 13,00.c) R$ 15,00d) R$ 34,00.e) R$ 41,00.

http://goo.gl/LXWXXf64. FCC - SEFAZ-PE /Auditor Fiscal do Tesouro Estadual/2014

A Cia. Especializada S.A. produz os produtos, A, B e C utilizando um único departamento. Aoanalisar o processo produtivo no mês de julho de 2014, a Cia. obteve as seguintes informações:

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

26 de 33 20/01/2017 11:03

Page 27: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

A Cia. Especializada S.A. utiliza o custeio por absorção e os custos indiretos totais, incorridos no mêsde julho de 2014, foram de R$ 2.800.000,00, os quais são alocados aos produtos em função daquantidade de horas da mão de obra direta utilizada no período. Sabendo que não havia estoquesiniciais e finais de produtos em processo, os custos unitários de produção dos produtos A, B e C, nomês de julho de 2014, foram, respectivamente, em reais,a) 100,00; 200,00; 300,00.b) 860,00; 860,00; 960,00.c) 300,00; 300,00; 400,00.d) 922,00; 922,00; 1.022,00.e) 1.000,00; 650,00; 1.100,00.

http://goo.gl/SVG7cb65. VUNESP - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP /Auditor Fiscal Tributário Municipal/2014

É correto afirmar quea) no processo de produção conjunta, o valor das vendas dos subprodutos é mais importante que ados coprodutosb) o equivalente de produção é uma forma de atribuição de custos unitários de produção a bensfabricados na sistemática da produção por processo.c) a departamentalização dos custos é um método que deve ser evitado, pois não permite ocontrole e o rateio de forma mais adequada dos custos indiretos de fabricação.d) o pressuposto do sistema de custeio ABC é o atribuir mais custos indiretos de fabricação aosprodutos que são mais representativos no faturamento total da empresa.e) a margem de contribuição unitária, no sistema de custeio variável, consiste na diferença entre opreço do produto e os custos fixos unitários de produção.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

http://goo.gl/YmLy4466. VUNESP - Prefeitura de São José do Rio Preto - SP /Auditor Fiscal Tributário Municipal/2014

Determinado material direto foi adquirido por uma companhia industrial para utilização em seuprocesso de fabricação. A aquisição foi feita a prazo, mas a companhia, por problemas financeiros,somente pagou o referido material dois meses após o vencimento da duplicata. O custo dessematerial deve ser computado no custo de produção da companhia no mês dea) sua requisição pelo departamento de produção da companhia.b) sua aquisiçãoc) seu pagamento ao fornecedor.d) vencimento da duplicata, apesar de ter sido paga posteriormente.e) venda dos produtos cujo custo de produção integrou.

http://goo.gl/wbipd067. FCC - TCM-GO /Auditor de Controle Externo - Contábil/2015

A empresa Beta produz um único tipo de capa para celulares, cujo preço bruto de venda por unidadeé R$ 100,00, e objetiva obter um lucro operacional de 20% sobre a receita bruta de vendas. Ostributos sobre vendas são 18%, os custos variáveis unitários R$ 22,00, as despesas variáveisunitárias R$ 10,00 e os custos e despesas fixos mensais somam R$ 300.000,00. A receita bruta devendas no ponto de equilíbrio contábil mensal, em reais, éa) 300.000,00.b) 1.000.000,00c) 600.000,00.d) 500.000,00.e) 492.000,00.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

27 de 33 20/01/2017 11:03

Page 28: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

http://goo.gl/00CekM68. FCC - SEFAZ-PI /Auditor Fiscal da Fazenda Estadual/2015

Instruções: Para responder à questão, considere as informações, a seguir, da empresa CanastraLtda. que são referentes ao mês de novembro de 2014:

Itens Queijo Prato Queijo Minas Empresa Quantidade produzida (em Kg) 10.000 15.000 Quantidade vendida (em Kg) 9.000 13.000 Preço de venda bruto (por Kg) R$ 20,00 R$ 15,00 Matéria Prima (por Kg produzido) R$ 9,00 R$ 8,00 Comissões sobre o preço bruto de vendas 10% 10% Tributos sobre vendas 12% 12% Custos Fixos Indiretos (por mês) R$50.000,00 Despesas Fixas Indiretas (por mês) R$27.500,00

No início do mês de novembro de 2014, não havia estoques iniciais de produtos acabados e emelaboração e, no final deste mês, não havia estoques de produtos em elaboração. Nos casosnecessários a empresa utiliza como critério de rateio a quantidade produzida.

Os valores dos estoques finais de queijo prato e de queijo minas em 30/11/2014, pelo método decusteio por absorção são, respectivamente, em reais,a) 10.100,00 e 18.200,00.b) 13.000,00 e 23.000,00.c) 12.100,00 e 22.200,00.d) 11.000,00 e 20.000,00.e) 9.000,00 e 16.000,00.

http://goo.gl/Tt3brx69. IESES - IFC-SC /Administração/2015

Os custos, considerados quantias mensuráveis, devem ser do conhecimento dos administradores e,portanto, passíveis de serem controlados. Um eficiente controle de custos possibilita aoadministrador:

I. Conhecer a rentabilidade da organização.

II. Reduzir os custos controláveis.

III. Determinar a taxa de marcação ideal.

IV. Tomar decisões com maior segurança.

Sobre as assertivas, pode-se afirmar:

a) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.b) Apenas as assertivas I e III estão corretas.c) Apenas as assertivas II e IV estão corretas.d) Apenas a assertiva I está correta.

http://goo.gl/8CFIcG70. FGV - TCM-SP /Agente de Fiscalização - Administração/2015

A tabela abaixo apresenta a projeção de resultados para o mês de maio de 2015 da XYZ, empresaque produz e comercializa bolos para festas infantis.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

28 de 33 20/01/2017 11:03

Page 29: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Essa projeção foi baseada nos seguintes parâmetros:- preço de venda por bolo: R$50,00.- venda projetada em unidades: 80 bolos.- custo do material para a produção de um bolo (3Kg de material a R$3 por Kg): R$9,00.- mão de obra direta por bolo (0,5 h a R$10,00/hora): R$5,00.Ao término de maio, a contabilidade registrou as seguintes informações para o período:- produção e venda em unidades: 75 bolos.- material consumido: 250 Kg, com valor total de R$750,00.- mão de obra direta empregada: 40 horas, ao custo total de R$400,00.- custo fixo: R$1.510,00.Tendo em vista os valores orçados e os valores reais apurados, é correto afirmar que as variações depreço e de eficiência dos materiais foram, respectivamente:a) R$10,00 e -R$5,00;b) zero e -R$75,00;c) R$75,00 e zero;d) R$10,00 e zero;e) R$75,00 e -R$5,00.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)Banco de Dados

http://goo.gl/E6QSox71. FCC - SEFAZ-SP /Agente Fiscal de Rendas - Tecnologia da Informação/2013

No modelo entidade-relacionamento, a participação de um conjunto de entidades E em um conjuntode relacionamentos R é chamada total, se

a) todas as entidades de E tiverem participação em no máximo um relacionamento de R.b) todas as entidades de E tiverem participação em pelo menos um relacionamento de R.c) o conjunto de entidades E tiver pelo menos dois atributos.d) o conjunto de entidades E tiver no máximo dez atributos.e) todas as entidades de E tiverem participação em pelo menos dois relacionamentos de R.

http://goo.gl/lr5DGN72. VUNESP - DCTA /Tecnologista Pleno - Computação/2013

Considere a seguinte definição de uma das formas normais, utilizadas no projeto de bancos dedados:

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

29 de 33 20/01/2017 11:03

Page 30: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

“Uma tabela está nessa forma normal se, e somente se, cada determinante é uma chave candidata”.

Essa definição corresponde àa) primeira forma normal.b) segunda forma normal.c) terceira forma normal.d) quarta forma normal.e) forma normal de Boyce-Codd.

Gestão de Projetos

http://goo.gl/15lkVn73. CESPE - MME /Assistente Administrativo/2013

Em relação às características e aos objetivos de projetos, assinale a opção correta.

a) Cada projeto cria produto, serviço ou resultado único.b) Na definição do projeto, estabelece-se o objetivo principal, relacionado à consecução dedeterminada(s) meta(s) e cuja execução pode ser indefinida no tempo.c) No projeto, a data de início é flexível; o importante é a obtenção de seus objetivos.d) Nenhum projeto deve ser encerrado sem que seus objetivos tenham sido alcançados porcompleto.e) A flexibilidade quanto aos fins a serem atingidos com a execução de um projeto contribui com oprocesso de tomada de decisão.

http://goo.gl/G4hGLq74. FCC - TRT - 9ª REGIÃO (PR) /Analista Judiciário - Área Administrativa/2013

A gestão de projetos na Administração pública contemporânea, especialmente a partir dos anos1990, apresenta como característica distintivaa) a necessidade de prestação de contas formais aos órgãos superiores.b) o envolvimento ativo de stakeholders na realização dos projetos.c) a exigência de alcançar resultados além das metas propostas.d) o uso de metodologias quantitativas na avaliação de resultados.e) a forte participação popular na definição das metas e resultados.

Governança de TI

http://goo.gl/HO8mu775. FCC - TRT - 5ª Região (BA) /Analista Judiciário - Tecnologia da Informação/2013

A questão seguinte, deve se respondida considerando-se a atualização realizada na ITIL v3 em2011.

Considere os seguintes acordos firmados em uma organização que utiliza a ITIL v3:

1. Acordo entre o provedor de serviço de TI interno e o departamento de compras para obterhardware dentro de um prazo acordado.2. Acordo entre a Central de Serviço e um grupo de suporte interno para fornecer resolução deincidente dentro de um prazo acordado.3. Acordo legal entre o provedor de serviço de TI e um terceiro, para que o terceiro provenha bensou serviços que suportem a entrega de um serviço de TI para o cliente.

Sobre os acordos firmados é correto afirmar que:a) 1 e 2 referem-se a Acordos de Nível Operacional e 3 a Contrato de Apoio.b) 1, 2 e 3 referem-se a Acordos de Nível Operacional.c) 1, 2 e 3 referem-se, respectivamente, a Acordo de Nível Operacional, Contrato de Apoio e Acordode Nível de Serviço.d) 1 refere-se a Acordo de Nível de Serviço, 2 refere-se a Contrato de Apoio e 3 refere-se a Acordode Nível Operacional.e) 1, 2 e 3 referem-se a Contratos de Apoio.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

30 de 33 20/01/2017 11:03

Page 31: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)Modelagem de Processos de Negócio (BPM)

http://goo.gl/KRBggo76. FCC - AL-PE /Analista Legislativo - Sistemas/2014

De acordo com a notação BPMN, podem ser identificados no diagrama:

I. círculos

II. retângulos com cantos arredondados

III. losango

IV. setas

V. retângulos com nomes escritos na vertical à esquerda

que correspondem, correta e respectivamente, a:a) estados - eventos - decisões - fluxos de mensagens - processosb) eventos - processos - gateway - workflows - poolsc) eventos - atividades - gateway - fluxos de sequência - poolsd) triggers - processos - conexões - workflows - atividadese) estados - workflows - decisões - fluxos de mensagens - atividades

Noções de Informática

http://goo.gl/7zGRvA77. FCC - MPE-CE /Analista Ministerial - Direito/2013

Ao perceber que seu computador estava com problemas para se conectar a outros computadores e àinternet, Paula ligou para uma empresa de suporte e foi atendida por um técnico em informática. Otécnico solicitou a ela que realizasse as seguintes tarefas no Windows 7:

- Verificar se o computador está conectado à rede ou à internet.- Verificar o tipo de conexão e o nível de acesso do computador a outros computadores e dispositivosna rede.

Para realizar essas tarefas, Paula deve entrar no Painel de Controle do Windows, clicar na opçãoRede e internet e, em seguida, na opçãoa) Configurações de Rede.b) Central de Rede e Compartilhamento.c) Rede Doméstica.d) Definir Opções de Compartilhamento.e) Diagnóstico da Rede

Programação

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

31 de 33 20/01/2017 11:03

Page 32: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

http://goo.gl/DP6tRx78. FCC - TRT - 15ª Região /Analista Judiciário - Tecnologia da Informação/2013

Considere as orientações:

Para iniciar e parar o ...... como processo utilizando o prompt de comandos (console ou shell) dosistema operacional:

1. defina as variáveis de ambiente JAVA_HOME e CATALINA_HOME, para apontar o diretórioprincipal da instalação do Java e do ......, respectivamente. O recomendado é criar o script[Windows] setenv.bat ou [Unix] setenv.sh dentro de CATALINA_HOME/bin, com estasconfigurações;

2. vá para o diretório bin do ......:- [Windows] cd %CATALINA_HOME%in- [Unix] cd $CATALINA_HOME/bin

3. execute o script desejado:- Iniciar: [Windows] startup.bat ou catalina start [Unix] startup.sh ou catalina.sh start- Parar: [Windows] shutdown.bat ou catalina stop [Unix] shutdown.sh ou catalina.sh stop

As lacunas das orientações acima referem-se aoa) Framework EJB.b) Servidor de aplicação JBoss.c) Framework Hibernate.d) Servidor de aplicação Tomcat.e) Framework Java EE.

Redes de Computadores

http://goo.gl/BaXpLr79. FCC - TRT - 22ª Região (PI) /Analista Judiciário - Tecnologia da Informação/2010

Considerando o âmbito de Wi-Fi, o WPA foi criado como um remendo do protocolo WEPa) para tentar corrigir o problema do vetor de inicialização longo.b) para tentar corrigir o problema do vetor de inicialização curto.c) para uso em intranets com alcance não superior a quinhentos metros.d) porque o WEP não podia ser utilizado em redes sem fio com mais de cinco roteadores.e) porque o WEP não podia ser usado em redes com mais de cinquenta estações.

Segurança da Informação

http://goo.gl/p6PSbU80. FCC - TRT - 9ª REGIÃO (PR) /Técnico Judiciário - Segurança/2013

Convém que sejam utilizados perímetros de segurança (barreiras tais como paredes, portões deentrada controlados por cartão ou balcões de recepção com recepcionistas) para proteger as áreasque contenham informações e instalações de processamento da informação. Convém que sejamlevadas em consideração e implementadas as seguintes diretrizes para perímetros de segurançafísica, quando apropriado:

I. os perímetros de segurança devem ser claramente definidos e a localização e capacidade deresistência de cada perímetro devem depender dos requisitos de segurança dos ativos existentes nointerior do perímetro, e dos resultados da análi- se/avaliação de riscos.

II. os perímetros de um edifício ou de um local que contenha instalações de processamento dainformação devem ser fisicamente sólidos (ou seja, o perímetro não deve ter brechas nem pontosonde poderia ocorrer facilmente uma invasão).

III. seja implantada uma área de recepção, ou outro meio para controlar o acesso físico ao local ouao edifício; o acesso aos locais ou edifícios deve ficar restrito somente ao pessoal autorizado.

IV. devem ser construídas barreiras físicas, onde aplicável, para impedir o acesso físico nãoautorizado e a contaminação do meio ambiente.

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

32 de 33 20/01/2017 11:03

Page 33: ICMS SP Simulado 1 (P3) - Pré-edital · A respeito do ITCMD, assinale a opção correta. a) O ITCMD é considerado um tributo pessoal e, portanto, pode ser progressivo. b) A competência

Está correto o que se afirma ema) II, III e IV, apenas.b) I, II e III, apenas.c) II e III, apenas.d) I, II, III e IV.e) I e IV, apenas.

Direitos autorais reservados (Lei 9610/98). Proibida a reprodução, venda ou compartilhamento deste arquivo. Usoindividual

Cópia registrada para CARLOS ALEXANDRE PEREIRA (CPF:0)

https://www.exponencialconcursos.com.br/questoes/main/imprimir_me...

33 de 33 20/01/2017 11:03