iad 136_estÁtica das construÇÕes_2012.2.pdf

2
Pag. 1 Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES COMPONENTE CURRICULAR CÓDIGO NOME IAD136 ESTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES CARGA HORÁRIA MÓDULO SEMESTRE VIGENTE T P E TOTAL T P E 68 0 0 68 40 0 0 2006.2 EMENTA Morfologia das Estruturas. Ações atuantes nas Estruturas. Carregamento de pavimentos (ações verticais). Ação do vento nas estruturas. Estabilidade Global das Estruturas. Estudo das cargas móveis: linhas de Influência e envoltórias de esforços solicitantes. Verificação da estabilidade de muros de arrimo. OBJETIVOS Apresentar os elementos estruturais básicos, cargas atuantes e suas combinações em função dos códigos (normas) de projeto. Mostrar os diagramas de corpo livre, equações de equilíbrio estático para os sistemas estruturais básicos. Abordar os métodos de análise da estabilidade global de estruturas. Ensinar os conceitos básicos para o estudo do comportamento de estruturas submetidas às cargas móveis e os métodos para o dimensionamento de muros de arrimo segundo os critérios da estabilidade estrutural. METODOLOGIA A dinâmica das aulas será desenvolvida em aulas expositivas com utilização de quadro negro e de recursos audiovisuais. Exercícios de fixação do conteúdo apresentado. A avaliação se processa por meio de provas escritas, da resolução de listas de exercício (resolvidos em classe e extraclasse), participação e freqüência. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO Unidade 1- Processo de Projeto 1.1 Relação da análise estrutural com o projeto; 1.2 Elementos estruturais básicos; 1.3 Sistema estrutural estável; 1.4 Análise por computador; 1.5 Cargas atuantes: permanentes, sobrecargas, vento, sismo, outras cargas e combinações de cargas. Unidade 2 – Estabilidade Global das Estruturas 2.1 Tipos de análise estrutural; 2.2 Instabilidade e efeitos de 2ª ordem: conceitos fundamentais e classificação das estruturas, parâmetro de instabilidade e , análise de estruturas de nós fixos e móveis e análise de elementos isolados. Unidade 3 - Ação do Vento nas Estruturas 3.1 Determinação das forças estáticas devidas ao vento: definições, coeficientes de pressão, coeficientes de forma, coeficientes de força; 3.2 Velocidade característica do vento: velocidade básica do vento, fator topográfico (S1), rugosidade do terreno, dimensões da edificação e altura sobre o terreno (Fator S2), fator estatístico (S3), mudança de rugosidade do terreno; 3.3 Coeficientes aerodinâmicos para edificações correntes: coeficientes de pressão e de forma, externos, coeficientes de pressão interna, coeficientes de arrasto, coeficientes de atrito; 3.4 Coeficientes de forças para barras prismáticas e reticulados: Barras prismáticas, barras prismáticas de faces planas, barras prismáticas de seção

Upload: pedro-vieira

Post on 05-Aug-2015

238 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

Uploaded from Google Docs

TRANSCRIPT

Page 1: IAD 136_ESTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES_2012.2.pdf

Pag. 1 Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

U N I V E R S I D A D E F E D E R A L D A B A H I A SUPERINTENDÊNCIA ACADÊMICA SECRETARIA GERAL DOS CURSOS

PROGRAMA DE COMPONENTES CURRICULARES

COMPONENTE CURRICULAR

CÓDIGO N O M E

IAD136 ESTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES

CARGA HORÁRIA MÓDULO SEMESTRE VIGENTE

T P E TOTAL T P E

68 0 0 68 40 0 0 2006.2

EMENTA

Morfologia das Estruturas. Ações atuantes nas Estruturas. Carregamento de pavimentos (ações verticais). Ação do vento nas estruturas. Estabilidade Global das Estruturas. Estudo das cargas móveis: linhas de Influência e envoltórias de esforços solicitantes. Verificação da estabilidade de muros de arrimo.

OBJETIVOS

Apresentar os elementos estruturais básicos, cargas atuantes e suas combinações em função dos códigos (normas) de projeto. Mostrar os diagramas de corpo livre, equações de equilíbrio estático para os sistemas estruturais básicos. Abordar os métodos de análise da estabilidade global de estruturas. Ensinar os conceitos básicos para o estudo do comportamento de estruturas submetidas às cargas móveis e os métodos para o dimensionamento de muros de arrimo segundo os critérios da estabilidade estrutural.

METODOLOGIA

A dinâmica das aulas será desenvolvida em aulas expositivas com utilização de quadro negro e de recursos audiovisuais. Exercícios de fixação do conteúdo apresentado. A avaliação se processa por meio de provas escritas, da resolução de listas de exercício (resolvidos em classe e extraclasse), participação e freqüência.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Unidade 1- Processo de Projeto

1.1 Relação da análise estrutural com o projeto; 1.2 Elementos estruturais básicos; 1.3 Sistema estrutural estável; 1.4 Análise por computador; 1.5 Cargas atuantes: permanentes, sobrecargas, vento, sismo, outras cargas e combinações de cargas.

Unidade 2 – Estabilidade Global das Estruturas

2.1 Tipos de análise estrutural; 2.2 Instabilidade e efeitos de 2ª ordem: conceitos fundamentais e classificação das estruturas, parâmetro de instabilidade e , análise de estruturas de nós fixos e móveis e análise de elementos isolados.

Unidade 3 - Ação do Vento nas Estruturas

3.1 Determinação das forças estáticas devidas ao vento: definições, coeficientes de pressão, coeficientes de forma, coeficientes de força; 3.2 Velocidade característica do vento: velocidade básica do vento, fator topográfico (S1), rugosidade do terreno, dimensões da edificação e altura sobre o terreno (Fator S2), fator estatístico (S3), mudança de rugosidade do terreno; 3.3 Coeficientes aerodinâmicos para edificações correntes: coeficientes de pressão e de forma, externos, coeficientes de pressão interna, coeficientes de arrasto, coeficientes de atrito; 3.4 Coeficientes de forças para barras prismáticas e reticulados: Barras prismáticas, barras prismáticas de faces planas, barras prismáticas de seção

Page 2: IAD 136_ESTÁTICA DAS CONSTRUÇÕES_2012.2.pdf

Pag. 2 Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável

circular, torres reticuladas; 3.5 Coeficientes de forças para muros, placas e coberturas isoladas. 3.6 Efeitos dinâmicos devidos à turbulência atmosférica: determinação da resposta dinâmica na direção do vento, método simplificado, modelo discreto.

Unidade 4 – Cargas Móveis para Estruturas Determinadas

4.1 Linhas de influência: construção de uma, princípio de Müller-Breslau; 4.2 Trem tipo; 4.3 Formulário de linhas de influência de vigas isostáticas.

Unidade 5 – Estabilidade de Muros de Arrimo.

5.1 Considerações preliminares: empuxos de terra, teoria de Coulomb, determinação do empuxo; 5.2 Tipos de murro de arrimo: muros de gravidade e muros de concreto armado; 5.3 Condições de equilíbrio: estático, elástico e tensão máxima; 5.4 Verificações da estabilidade: muros de gravidade e concreto armado.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Leet, Kenneth; Uang, Chia -Ming; Gi lbert , Anne M., Fundamentos da Anál ise Est rutura l , McGraw-Hil l , São Paulo, 2009.

Moliterno, Antonio; Caderno de Muros de Arrimo, 2a Edição, Edgard Blucher, São Paulo, 1994.

Marchetti, Osvaldemar; Muros de Arrimo, 1ª edição, Blucher, São Paulo, 2007.

Soriano, Humberto Lima; Estática das Estruturas, 2a Edição, Ciência Moderna, Rio de Janeiro, 2010.

Complementar

ABNT; NBR 6123 - Forças Devidas ao Vento em Edificações, Rio de Janeiro, 1988.

ABNT; NBR 6118 - Projeto de Estruturas de Concreto - Procedimento, Rio de Janeiro, 2007.

Blessmann, Joaquim; Ação do Vento em Telhados, 2a Edição, UFGRS, Rio Grande do Sul, 2009.

Craig, Robert F.; Mecânica dos Solos, 7a Edição, LTC, Rio de Janeiro, 2007.

Marchetti, Osvaldemar; Muros de Arrimo, 1ª edição, Blucher, São Paulo, 2007.

McCormac, Jack C.; Análise Estrutural Usando Métodos Clássicos e Métodos Matriciais, LTC, 4a Edição, 2009.

Martha, Luiz Fernando ; Anál ise de Est ruturas: conce itos e métodos básicos , Campus, Rio de Janeiro , 2010.

Assinatura e Carimbo do Coordenador da Coord. Geral dos Núcleos Acadêmicos

Programa aprovado em reunião plenária do dia ____/____/____

Assinatura e Carimbo do Coordenador do Curso Programa aprovado em reunião plenária do dia ____/____/____