humanistas

7

Upload: bernardo-matos

Post on 25-Jun-2015

1.846 views

Category:

Travel


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Humanistas
Page 2: Humanistas

O que era os HumanistasPerigosPrincipais Humanistas Humanista Português

Page 3: Humanistas

Humanistas termo difundido no séc. XV, indicava um conjunto de indivíduos que se esforçava para modificar e renovar o padrão tradicional de estudos das Universidades medievais, que eram dominados pela cultura da Igreja, e voltados para as três carreiras tradicionais: direito, medicina e teologia. Esse sistema tradicional, transmitia uma concepção estática, hierárquica e dogmática da sociedade, preservando a ordem feudal. Com as drásticas transformações históricas que dissolveram as condições de existência do feudalismo, as novas circunstâncias impuseram aos homens a necessidade de alterar suas atitudes com relação a seu destino, à sociedade, à natureza.

Page 4: Humanistas

Um dos principais perigos dos Humanistas eram as constantes perseguições.

Sofriam perseguições e riscos iminentes. Dante e Maquiavel foram exilados; Campanella e Galileu, presos e torturados; Thomas Morus foi decapitado por ordem de Henrique VIII; Giordano Bruno, Etiene Doler e Miguel de Servet, condenados à fogueira. Este foi o destino de alguns famosos humanistas. Sua situação nunca foi completamente segura. As vezes obtinham sucesso, e outras vezes pagavam com a vida. Maquiavel dizia: a ninguém ele (o humanista) estima, ainda que o vejais fazer-se de servo a quem traja um manto melhor que o dele. Para muitos, esse desejo de independência significou a morte.

Page 5: Humanistas

Humanistas

Vida Obras

Dante Nasceu em Itália,Florença em 1265

“A Divina Comédia”

Luís Camões Nasceu em Portugal, Lisboa em 1580

“ Os Lusíadas”

Galileu Nasceu em Itália , Florença em 1564

“ Teoria Heliocêntrica”

Nicolau Maquiavel Nasceu em Itália, Florença em 1469

“ O Príncipe”

William Shakespeare

Nasceu em Inglaterra em 1564

“ Romeu e Julieta”

Page 6: Humanistas

Luís Vaz de Camões nasceu em Lisboa em 1580. Aparentemente nasceu em Lisboa, de uma família da pequena nobreza. Sobre a sua infância tudo é suposição mas, ainda jovem, terá recebido uma sólida educação nos moldes clássicos. Frequentou a corte de D. João III, iniciou a sua carreira como poeta. Diz-se que, por conta de um amor frustrado, se auto-exilou em África, alistado como militar, onde perdeu um olho em batalha. Partiu para o Oriente passando lá vários anos, enfrentou uma série de contrariedades, foi preso várias vezes, combateu bravamente ao lado das forças portuguesas e escreveu a sua obra mais conhecida, a aventura nacionalista Os Lusíadas. De volta à pátria, publicou Os Lusíadas e recebeu uma pequena pensão do rei D. Sebastião pelos serviços prestados à Coroa, mas nos seus anos finais parece ter enfrentado dificuldades para sobreviver.

Page 7: Humanistas

Bernardo Manuel Espírito Santo da Silva Matos Nº6

João Rui Vidal Saraiva Ribeiro PeixotoNº15