humanas e natureza 1

26
SIMULADO GOSTO A 2015 Data: 29/ /2015 08 Ciências Humanas e suas tecnologias Ciências da Natureza e suas tecnologias 1. O tempo mínimo de permanência em sala é de 1h 2. Esta prova contém 90 questões de múltipla escolha, numeradas de 1 a 90, cada uma com 5 alternativas, das quais somente uma deve ser assinalada no cartão de respostas. 3. Confira os seus dados ou preencha abaixo. 4. Esta folha de respostas não será substituída. 5. Assinale as respostas, no cartão abaixo, somente com caneta esferográfica preta ou azul. 6. Mais de uma marcação anula a resposta. Nome: ______________________________________________________________ Nº Matrícula _______________ Total _________ acertos: de

Upload: equipe-muriae

Post on 22-Jul-2016

317 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

1 simulado on line

TRANSCRIPT

Page 1: Humanas e natureza 1

SIMULADO GOSTOA 2015 Data: 29 / /201508

Ciências Humanas e suas tecnologias

Ciências da Natureza e suas tecnologias

1. O tempo mínimo de permanência em sala é de 1h

2. Esta prova contém 90 questões de múltipla escolha, numeradas de 1 a 90, cada uma com 5 alternativas, das quais somente uma deve ser assinalada no cartão de respostas.

3. Confira os seus dados ou preencha abaixo.

4. Esta folha de respostas não será substituída.

5. Assinale as respostas, no cartão abaixo, somente com caneta esferográfica preta ou azul.

6. Mais de uma marcação anula a resposta.

Nome: ______________________________________________________________ Nº Matrícula _______________ Total _________ acertos: de

Page 2: Humanas e natureza 1

2

CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECONOLOGIAS

QUESTÃO 1

O Centro-Oeste brasileiro tem registrado, se-

gundo vários estudos, elevada produtividade e

rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para enten-

der tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultura

são exemplares, já que esse cultivo é implemen-

tado em alguns estados da região, como em Mato

Grosso, com base na intensa utilização de insu-

mos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máqui-

nas e implementos modernos.

(Adaptado de Bernardes, J. e Filho, O. [orgs]. Geografias da Soja: BR-163. Fronteiras em mutação. Rio de Janeiro.

Arquimedes, 2006).

Dentre as opções ao lado, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeco-nômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.

(A) Valorização das terras, utilização inten-siva de mão-de-obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.

(B) Aumento da utilização da mão-de-obra barata do migrante nordestino e preser-vação do meio físico-biótico.

(C) Ampliação de novas dinâmicas socioeco-nômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades ge-radas pela agricultura moderna.

(D) Alteração no meio físico-biótico, forte pre-sença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.

(E) Valorização das terras favoráveis à meca-nização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.

QUESTÃO 2

Leia o mapa a seguir, que representa o epicentro do tremor na costa japonesa, gerador de ondas gigantes. Conforme a legenda da imagem, pelo menos vinte países viveram horas de nervosismo, pois foram alertados da possibilidade de serem invadidos por tais ondas. Esses países alertados sobre o problema

(A) estão restritos à placa tectônica

responsável pelo tsunami. (B) fazem parte do Extremo Oriente, como é

o caso da Índia e do Paquistão. (C) localizam-se no hemisfério setentrional,

atingindo o norte europeu. (D) situam-se a oeste e ao norte do Japão,

incluindo a Rússia. (E) situam-se no litoral do Pacífico, incluindo

países latino-americanos.

QUESTÃO 3

A teoria da “tectônica de placas”, hoje mais do que comprovada empiricamente, explica fenôme-nos como vulcões, terremotos e tsunamis. Segundo essa teoria, as placas tectônicas (A) atritam entre si nas extremidades da

Terra, derretendo as calotas polares. (B) deslizam sobre o magma do interior da

Terra e chocam-se em alguns pontos da crosta.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 3: Humanas e natureza 1

3

(C) encostam uma na outra e bloqueiam seu movimento natural, causando abalos nos mares.

(D) movem-se porque flutuam debaixo dos solos dos oceanos, causando abalos no continente.

(E) movimentam-se em conjunto, desenvol-vendo abalos sísmicos coordenados e previsíveis.

QUESTÃO 4

Segundo se observa no mapa, as direções dos fluxos migratórios prevalecentes no Brasil em 1990 podem ser explicadas por fatores como

(A) a intensa mecanização do campo na

região amazônica, demandando força-de-trabalho melhor qualificada proveniente do Centro-Sul e do Nordeste.

(B) a criação de grandes zonas industriais em Manaus, Santarém, Porto Velho e Belém, somada à expansão da agropecuária mecanizada no resto do país.

(C) a implantação de pequenos e médios projetos extrativistas e ferroviários na Amazônia e a proletarização em massa de trabalhadores rurais e urbanos no Centro-Sul.

(D) o prosseguimento da reforma agrária no país e o êxodo rural dos trabalhadores dos movimentos sociais do campo para a frente pioneira urbana na Amazônia.

(E) a modernização agrícola e a expropriação camponesa no Centro-Sul e no Nordeste e as políticas de incentivo agropecuário e mineral no Centro-Oeste e na Amazônia.

QUESTÃO 5

O gráfico representa o fluxo (quantidade de água em movimento) de um rio, em três regiões distin-tas, após certo tempo de chuva. Pela comparação das três regiões, a intercepta-ção da água da chuva pela cobertura vegetal

(A) é maior no ambiente natural preservado. (B) é menor nas regiões de florestas. (C) independe da densidade e do tipo de

vegetação. (D) reduz à medida que aumenta a densidade

da vegetação. (E) torna-se maior quando aumenta o grau de

intervenção humana.

QUESTÃO 6

“O continente africano há muito tempo desafia os geólogos porque toda a sua metade meridional, a que fica ao sul, ergue-se a mais de 1.000 me-tros sobre o nível do mar. [...] Uma equipe de pesquisadores apresentou uma solução desse desafio sugerindo a existência de um esguicho de lava subterrânea empurrando o planalto africano de baixo para cima.”

(Adaptado de Revista Superinteressante. São Paulo:

Abril, novembro de 1998, p. 12).

Considerando a formação do relevo terrestre e com base no texto, a solução proposta é

(A) improvável, porque as formas do relevo terrestre não se modificam há milhões de anos.

(B) injustificável, porque os movimentos mais profundos no interior da Terra não interferem nos acidentes geográficos que aparecem na sua superfície.

(C) plausível, pois a mesma justificativa foi comprovada nas demais regiões da África.

(D) plausível, pois as formas do relevo resultam da ação de forças internas e externas, sendo importante avaliar os movimentos mais profundos no interior da Terra.

(E) pouco fundamentada, pois as forças exter-nas, como as chuvas e o vento, são as principais responsáveis pelas formas de relevo.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 4: Humanas e natureza 1

4

QUESTÃO 7

Alguns processos naturais ocorrem durante longos períodos no tempo geológico, ou seja, são processos dinâmicos contínuos. Outros ocorrem de modo brusco e descontínuo e podem tornar-se eventos catastróficos. Dois processos dinâmicos descontínuos que podem ocasionar catástrofes são (A) crescimento de recifes e inundações tor-

renciais. (B) epirogênese e compactação de sedimentos. (C) erosão de um rio meândrico e falhamentos. (D) fluxo térmico do interior da Terra e vulca-

nismo. (E) terremotos e impactos de meteoritos. QUESTÃO 8

Leia com atenção:

CIÊNCIA HOJE: E A AMAZÔNIA?

Bertha K. Becker: Porque é uma fronteira: do povoamento no Brasil, da economia-mundo e, sobretudo, porque constitui o novo. A fronteira é um espaço não plenamente estruturado, potencialmente gerador de realidades novas (...). E nos últimos 50 anos muitas novas realidades têm sido geradas na Amazônia. Uma dessas novas realidades geradas na Amazônia é (A) a complexidade e diversidade das ações

que ela vem sofrendo nessas últimas décadas, sendo que várias delas geraram fortes conflitos de terra e, também, ambientais.

(B) a multiplicidade de ações visando explorar o potencial de recursos naturais da região foram empreendidas, apesar de o potencial mineral imaginado não ter sido confirmado.

(C) o conjunto de ações visando a povoar grande parte da Amazônia, que foi uma política de grande êxito no período citado.

(D) o investimento em produção pecuária bem sucedido, do ponto de vista produtivo e do ambiental, que fez da região o maior centro produtor de carne bovina do mundo.

(E) o predomínio de ações preservacionistas (criando parques e estações ecológicas, por exemplo) que protegeram (e protegem) muito bem as formações vegetais da região.

QUESTÃO 9

O solo se forma ao longo de milhares de anos pela ação do intemperismo. Nas regiões tropicais com elevado índice pluviométrico ocorre a lavagem dos nutrientes minerais do solo, como é o caso que se apresenta nas áreas de Cerrado goiano. Em relação a esse processo, pode-se inferir que: (A) A calagem torna os solos ácidos, interfe-

rindo na produção agrícola de legumino-sas, uma vez que há perda do húmus e de microrganismos responsáveis pela aeração.

(B) A laterização do solo em regiões tropicais favorece o desenvolvimento da agrope-cuária, sobretudo da pastagem, e contri-bui para permanência dos microrganis-mos.

(C) A perda de nutrientes e o empobreci-mento do solo após vários processos de queimadas e de chuvas são conhecidos como lixiviação química, fenômeno de ocorrência frequente no Cerrado.

(D) O terraceamento contribui de maneira satisfatória para o aumento da erosão em fitofisionomias diversas do bioma Cerrado devido aos canais abertos entre os terraços.

(E) O cultivo em curvas de nível deixa o solo mais susceptível ao processo erosivo nas áreas de encostas, o que justifica a sua pouca expressivamente na área rural bra-sileira.

QUESTÃO 10

O Centro-Oeste apresentou-se como extrema-mente receptivo aos novos fenômenos da urbani-zação, já que era praticamente virgem, não pos-suindo infraestrutura de monta, nem outros inves-timentos fixos vindos do passado. Pôde, assim, receber uma infraestrutura nova, totalmente a serviço de uma economia moderna.

SANTOS, M. A Urbanização Brasileira. São Paulo: EdUSP, 2005 (adaptado).

O texto trata da ocupação de uma parcela do território brasileiro. O processo econômico dire-tamente associado a essa ocupação foi o avanço da

(A) industrialização voltada para o setor de base.

(B) economia da borracha no sul da Amazônia. (C) fronteira agropecuária que degradou parte

do cerrado. (D) exploração mineral na Chapada dos

Guimarães. (E) extrativismo na região pantaneira.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 5: Humanas e natureza 1

5

QUESTÃO 11

A Floresta Amazônica, com toda a sua imensidão, não vai estar aí para sempre. Foi preciso alcançar toda essa taxa de desmatamento de quase 20 mil quilômetros quadrados ao ano, na última década do século XX, para que uma pequena parcela de brasileiros se desse conta de que o maior patrimônio natural do país está sendo torrado.

AB’SABER, A. Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EdUSP, 1996.

Um processo econômico que tem contribuído na atualidade para acelerar o problema ambiental descrito é a

(A) ampliação do polo industrial da Zona Franca de Manaus, visando atrair empre-sas nacionais e estrangeiras.

(B) construção da rodovia Transamazônica, com o objetivo de interligar a região Norte ao restante do país.

(C) criação de áreas extrativistas do látex das seringueiras para os chamados povos da floresta.

(D) difusão do cultivo da soja com a implanta-ção de monoculturas mecanizadas.

(E) expansão do Projeto Grande Carajás, com incentivos à chegada de novas em-presas mineradoras.

QUESTÃO 12

A soja é a principal cultura agrícola do Brasil em volume e em geração de renda e ocupa hoje uma área de mais de 21 milhões de hectares. Em 2008, foram produzidas 57,2 milhões de tonela-das do grão, com valor bruto de R$ 51,5 bilhões

(Focus: Visão do Brasil – Desafios e oportunidades para a produção de soja sustentável no Brasil. www.visaobrasil.org, 04/2010).

A soja

(A) apresenta uma tendência de crescimento de produção no Brasil em médias e pe-quenas propriedades da região Sul, onde os produtores tendem a ganhar competiti-vidade com o avanço tecnológico.

(B) com o amplo desenvolvimento das culturas pelo altíssimo investimento do governo em novas e baratas tecnologias, está despontando como melhor produção agrícola da história do país.

(C) dada a dimensão da área onde é cultivada no Centro-Oeste, é considerada uma cultura que tem impacto positivo na criação intensiva de empregos agrícolas.

(D) tem como principal produtora a região Sul do Brasil, que se beneficiou com a melhoria da infraestrutura regional.

(E) tem os custos de produção para os pro-dutores do Centro-Oeste mais elevados que na região Sul, pois os centros consumidores e os portos estão a grandes distâncias.

QUESTÃO 13

Intemperismo é o nome que se dá ao conjunto de processos que modificam as rochas, frag-mentando-as (intemperismo físico) ou alterando-as (intemperismo químico). O predomínio de um tipo em relação a outro, nas diversas regiões da Terra, vai depender das temperaturas, combina-das ao volume das precipitações e do estado físico da água. Pelo mapa, nas regiões A, B e C, há predomínio, respectivamente, do intemperismo

(A) A - Físico; B - Físico; C - Químico.

(B) A - Físico; B - Químico; C - Químico.

(C) A - Químico; B - Físico; C - Físico.

(D) A- Químico; B- Físico; C - Químico.

(E) A - Químico; B - Químico; C - Físico.

QUESTÃO 14

Pensar sobre a influência da infiltração da água no solo e o escoamento superficial em topos e encostas é importante para compreender ques-tões geológicas, geomorfológicas e pedológicas. Assim, a (A) infiltração e o escoamento superficial

aceleram, respectivamente, os processos de intemperismo químico e de erosão.

(B) infiltração e o escoamento superficial retardam processos que agridem o solo, sendo preciso incentivá-los para obter sucesso no manejo.

(C) maior infiltração e o menor escoamento superficial retardam o processo de intem-perismo físico e aceleram a erosão.

(D) menor infiltração e o maior escoamento superficial aceleram o intemperismo físico e químico e retardam o processo de ero-são.

(E) menor infiltração e o menor escoamento superficial inibem a erosão e favorecem o intemperismo químico.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 6: Humanas e natureza 1

6

QUESTÃO 15

O relevo não é estático. O modelado da crosta é dinâmico e, quase sempre, esse fluxo não é percebido pelos nossos sentidos por ser muito lento. As transformações morfológicas são provo-cadas por dois tipos de forças: os agentes inter-nos ou modeladores, e os agentes externos ou esculpidores.

A seguir, observe as imagens de alguns agentes externos.

Os agentes esculpidores são responsáveis pelos processos de erosão e sedimentação e tem como representantes

(A) as águas do mar, que atingem as costas litorâneas, gerando intensa erosão nas costas altas, mas incapazes de deposi-tar sedimentos nas costas rebaixadas.

(B) as águas dos rios, cujo trabalho é ape-nas de destruição nos altos cursos, onde a velocidade das águas é maior, e apenas de deposição nos baixos cursos, onde o relevo aplainado reduz drasticamente a veloci-dade das águas.

(C) as geleiras, responsáveis pela erosão glacial, cuja dinâmica desgasta as rochas e tem sido alvo de grande preocupação, por estar rebaixando-as e levando-as à extinção.

(D) os ventos, que formam, entre outros resultados, as dunas de desertos, exem-plos de paisagens originadas do intempe-rismo e da ação deste agente, que trans-porta a poeira fina por muitos quilômetros.

(E) os ventos, como as brisas que vêm do mar e provocam a erosão eólica, responsáveis pelas paisagens das praias, exceto nas áreas de maior densidade populacional, quando o homem protege a natureza deste processo.

QUESTÃO 16

A imagem em destaque, que esteve muito presente na mídia durante o primeiro semestre de 2011, refere-se

(A) à atuação do governo japonês, que alertou

que a radiação liberada pela usina de Fukushima não era de grande preocupa-ção, pois o Césio-137 é relativamente leve, atingindo, rapidamente, o espaço sideral.

(B) à contaminação do solo e da água pela radiação, que atingiu a produção de ali-mentos e a pesca, causando prejuízo e deixando a população desprovida de ali-mentos básicos e gerando conflitos internos.

(C) à crise ambiental no reator nuclear japonês, causado por uma tsunami, reversível pelo controle da natureza pelo homem, que impera com facilidade sobre esse tipo de situação.

(D) ao desastre pelo qual o Japão passou quando uma tsunami atingiu o reator nu-clear em Fukushima, gerando mudanças no cotidiano dos japoneses, sendo que algumas perduram até os dias de hoje.

(E) aos fenômenos naturais – abalos sísmicos, vulcanismo e tufões –, que atingem o Japão, um país com alta densidade de-mográfica, causando, assim, desastres sociais e ambientais no arquipélago onde ele se localiza.

QUESTÃO 17

O Ministério da Saúde do Haiti informou que 4030 pessoas morreram até 24 de janeiro de 2011, em decorrência da epidemia de cólera. A situação se agrava, pois o país ainda busca a reconstrução depois do terremoto de 12 de janeiro de 2010, que devastou a capital, Porto Príncipe, e outras cidades importantes.

(Adaptado de http://operamundi.uol.com.br, 28/01/2011).

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 7: Humanas e natureza 1

7

As características que são responsáveis pela reparação dos efeitos das catástrofres ocorridas no Japão e no Haiti estão, respectivamente, relacionadas a

(A) centralismo estatal e recursos internacio-

nais escassos. (B) desenvolvimento tecnológico e IDH baixo. (C) disciplina da população e diversidade

étnica. (D) distribuição equilibrada de renda e crimina-

lidade elevada. (E) mão de obra qualificada e economia de

base agrícola. QUESTÃO 18

Analise o gráfico abaixo.

O gráfico apresentado acima revela s variáveis responsáveis pelo processo de formação dos solos: latitude, temperatura, pluviosidade e pro-fundidade de alteração da rocha. Pela análise desses fatores apresentados no grá-fico, quanto (A) maiores a latitude e a temperatura e menor

a pluviosidade, menos profunda é a alteração da rocha.

(B) maiores as latitudes e maiores os valores da pluviosidade e da temperatura, menos profunda é a alteração da rocha.

(C) menores a latitude e a pluviosidade e maior a temperatura, mais profundamente a rocha se altera.

(D) menores as latitudes e maiores os valores da pluviosidade e da temperatura, mais profunda é a alteração da rocha.

(E) menores as latitudes e menores os valores da pluviosidade e da temperatura, maior é a profundidade de alteração da rocha.

QUESTÃO 19

O que se depreende da história dos descenden-

tes de Chica da Silva e de João Fernandes é a

dualidade da inserção social dos descendentes

de libertos na sociedade mineradora. Se, por um

lado, a fortuna que herdaram e a importância

social do pai e dos ascendentes paternos foram

elementos facilitadores, a origem negra e escrava

da mãe constituíam empecilhos. Enquanto algu-

mas das filhas de Chica da Silva casaram na

igreja com portugueses, outras tiveram filhos

naturais, outras nunca legitimaram suas uniões ou

só encontraram refúgio no recolhimento religioso.

Já os filhos, embora todos tenham ascendido

socialmente, tiveram maiores dificuldades em se

notabilizar. Eles frequentemente tiveram que es-

conder ou camuflar a origem negra e escrava do

lado materno nos processos de investigação fa-

miliar (...).

(Júnia Ferreira Furtado. Chica da Silva e o Contratador de Diamantes - O Outro Lado do Mito. [S.l.]: Companhia das

Letras, 2009. 403– p3. – texto adaptado)

Francisca da Silva (1732 – 1796) foi escrava, viveu uma união consensual com o rico contrata-dor dos diamantes, o português João Fernandes, com quem teve uma numerosa prole. Tendo em vista os dados do texto e a ambiência social da época em que viveu Chica da Silva, observa-se que seus filhos e filhas (A) foram criados à margem do refinamento

social, uma vez que eram mulatos. (B) lograram êxito social tendo em vista que o

pai era um rico contratador português. (C) passaram, apesar de alguma ascensão, por

dificuldades de aceitação, já que eram mulatos.

(D) alcançaram postos de destaque na vida civil e religiosa, mesmo sendo mulatos.

(E) não foram prejudicados socialmente pela ascendência materna escrava.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 8: Humanas e natureza 1

8

QUESTÃO 20

A pintura é atribuída a Frans Post, que esteve no Brasil por ocasião da Invasão Holandesa (1630 – 1654). A imagem retratada pelo artista flamengo mostra um engenho pernambucano e seus escra-vos. O engenho era considerado uma importante uni-dade produtora na América escravista, inte-grando-se à dinâmica do mercantilismo europeu.

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/_Engenho_de_

Pernambuco

Nesse sentido, pode-se considerar o engenho como um (uma) (A) estância. (B) plantation. (C) latifúndio. (D) atividade extrativista. (E) hacienda. QUESTÃO 21

A figura retrata a prática de antropofagia, que é o ato de comer uma parte ou várias partes de um ser humano. Alguns povos nativos americanos praticavam a antropofagia.

O sentido etimológico original da palavra "antropófago" (do grego anthropos, "homem" e phagein, "comer") foi sendo substituído pelo seu uso comum, que designa o caso particular de canibalismo na espécie humana.

Tendo em vista que, na América portuguesa, a antropofagia fazia parte de tradições nativas, é possível concluir que essa prática foi (A) aceita pelos europeus que objetivavam

manter as tradições nativas inalteradas. (B) fundamental para garantir suprimentos

alimentares para algumas tribos tupinambás.

(C) parte de um ritual em que os nativos devoravam as qualidades dos povos inimigos, inclusive europeus.

(D) praticada somente quando algum europeu - tratado como inimigo - era capturado pela tribo.

(E) um costume dos povos nativos civilizados, não sendo observada tal prática entre os povos primitivos.

QUESTÃO 22

A seguir, trecho do Alvará de 1785, decretado por D. Maria I, soberana de Portugal entre 1777 e 1816. “Eu, a rainha, faço saber aos que este alvará virem: (...) hei por bem ordenar que todas as fábricas, manufaturas ou teares de galões, de tecidos (...); excetuando-se tão somente aqueles ditos teares em que se tecem fazendas grossas de algodão, que servem para o uso e vestuário de negros, para enfardar, para empacotar, e para outros ministérios semelhantes; todas as mais sejam extintas e abolidas por qualquer parte em que se acharem em meus domínios do Brasil (...).”

(fonte: História do Brasil, Luiz Koshiba – texto adaptado)

Os termos do Decreto da soberana D. Maria I demonstram que a Coroa lusitana (A) pretendia incentivar as manufaturas têxteis

brasileiras em função da necessidade de buscar alternativas para a crise mineratória.

(B) reconhecia a importância da industrialização para os Estados europeus, notadamente a manufatura têxtil.

(C) entendia que a produção têxtil encontraria amplo mercado no Brasil, até então, a maior colônia de Portugal.

(D) compreendia a necessidade de reforçar o exclusivo colonial a fim de que os interesses régios não fossem prejudicados.

(E) aceitava a influência do imperialismo britânico, cujo objetivo principal era a conquista do mercado de panos no Brasil.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 9: Humanas e natureza 1

9

QUESTÃO 23

O trecho seguinte faz parte do Tratado de Methuen, firmado por Portugal e Inglaterra, em 1703. I. El Rey de Portugal promete admitir para

sempre daqui em diante no Reyno de

Portugal os Panos de lã, e mais fábricas de

lanificio de Inglaterra, como era costume

até o tempo que forão proibidos pelas Leys,

não obstante qualquer condição em

contrário.

II. É estipulado que Sua Sagrada e Real

Majestade Britânica será obrigada para

sempre daqui em diante, de admitir na Grã

Bretanha os Vinhos de Portugal, de sorte

que em tempo algum (haja Paz ou Guerra

entre os Reynos de Inglaterra e de França),

não se poderá exigir de Direitos de

Alfândega nestes Vinhos (...).

III. Os Senhores Plenipotenciários prometem,

e tomam sobre si, que seus Amos acima

mencionados ratificarão este Tratado, e

que dentro do termo de dois meses se

passarão as Ratificações.

(Fonte: www.documentoshistóricos do Brasil.com.br)

Durante a Idade Moderna, foram comuns os tratados e acordos políticos comerciais entre os estados nacionais que, via de regra, procuraram atender aos interesses das partes envolvidas e evitavam conflitos entre os reinos. Nesse sentido, e tendo em vista os desdobramentos a longo prazo, verifica-se que o Tratado de Methuen (A) estimulou, de uma forma geral, as

manufaturas portuguesas, já que a indústria vinícola era o carro chefe da industrialização de Portugal.

(B) pode ser considerado como uma quebra de determinados padrões do mercantilismo europeu, entre os quais, o protecionismo.

(C) foi equilibrado e trouxe, por conseguinte, vantagens iguais para os seus signatários.

(D) encerrou as constantes guerras entre Portugal e Inglaterra, tradicionais rivais na disputa colonial.

(E) reforçou o domínio metropolitano português no Brasil que, até então, adquiriam panos diretamente da Inglaterra.

QUESTÃO 24

A figura apresenta partes de desenhos de Leonardo da Vinci (1452 – 1519), considerado como o principal representante do Renascimento Cultural europeu.

Os desenhos indicam que Leonardo da Vinci (A) representou a fusão da arte com a ciência. (B) contestou os cânones da Igreja Romana. (C) realizou obras excepcionais na arquitetura. (D) foi um iconoclasta radical. (E) desvalorizava a arte figurativa. QUESTÃO 25

O mapa apresenta as novas fronteiras do Brasil após a assinatura do Tratado de Madrid, firmado em 1750, por Portugal e Espanha. O objetivo desse tratado era definir novas fronteiras para as possessões luso-espanholas na América. Assim sendo, o Brasil ficou diferente, distante do século XV e mais próximo da realidade.

As áreas marcadas pelas setas indicam o acréscimo ocorrido no território brasileiro. Nesse sentido, o Tratado de Madrid, (A) desconsiderou as áreas ocupadas pelo

extrativismo das drogas do sertão. (B) revogou os termos do antigo Tratado de

Tordesilhas. (C) foi mais vantajoso para os interesses

espanhóis. (D) impediu a ação dos bandeirantes paulistas. (E) restringiu a área mineratória luso-espa-

nhola.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 10: Humanas e natureza 1

10

QUESTÃO 26

Em 1580 Felipe II, rei espanhol, justificou a sua legitimidade nas cortes de Tomar com esta simples afirmação:

“Portugal é meu porque o herdei, comprei e conquistei”.

O fato indicado no trecho anterior é considerado como (A) o início de um longo período de dominação

espanhola em Portugal. (B) a fusão de Portugal e Espanha, reinos

independentes que se transformaram num só.

(C) o começo de uma era de prosperidade para a economia portuguesa.

(D) a era de ouro para o, até então, pobre reino Português.

(E) o marco inicial das ações inquisitoriais em solo lusitano.

QUESTÃO 27

As primeiras cabeças de gado a chegarem no Brasil vieram das Ilhas de Cabo Verde, em 1534, para a capitania de São Vicente. Em 1550, Tomé de Sousa mandou uma caravela a Cabo Verde para trazer um novo carregamento, desta vez para Salvador. Da capital da colônia o gado dispersou-se em direção a Pernambuco e daí para o Maranhão e Piauí. Como a atividade canavieira se desenvolveu no nordeste, a atividade pecuarista também nesta região se concentrou, em terras do interior, já que a zona litorânea era reservada à cana-de-açúcar. Dessa maneira a atividade criatória cumpriu um duplo papel. (Fonte: http://www.historianet.com.br – texto adaptado)

É possível inferir que o duplo papel cumprido pela pecuária foi (A) abastecimento da Colônia e ocupação do

interior. (B) fornecimento de couro para o mercado

externo e ocupação do sertão. (C) substituição da agromanufatura e abasteci-

mento da Colônia. (D) abastecimento do mercado externo e des-

bravamento do sertão. (E) fornecimento de força motriz e abasteci-

mento do sertão. QUESTÃO 28

John Locke foi um dos principais pensadores iluministas, sendo considerado como o Pai do Liberalismo Político.

Considerando que a defesa do Estado de Direito era um elemento fundamental no ideário iluminista, qual frase de Locke sintetiza esse elemento? (A) “Nossas ações são as melhores interpretações

de nossos pensamentos”. (B) “Uma infinidade de seres inferiores ao ser

humano prova uma infinidade de seres superiores a ele”.

(C) “Onde não há lei, não há liberdade”. (D) "O prazer e a dor, e os que os produzem, o

bem e o mal, são os eixos em que assentam todas as nossas paixões”.

(E) “O homem nasce como se fosse uma "folha em branco".

QUESTÃO 29

Declaração de Independência dos Estados Unidos: "Consideramos estas verdades evidentes por si

mesmas que todos os homens são criados iguais,

que são dotados pelo Criador de certos direitos

inalienáveis, que entre estes estão a vida, a

liberdade e a busca da felicidade. Que a fim de

assegurar esses direitos, governos são instituídos

entre os homens [...]; sempre que qualquer forma

de governo se torne destrutiva de tais fins, cabe

ao povo direito de alterá-la ou aboli-la e instituir

novo governo (...).” (Fonte: http://brainly.com.br/tarefa/)

O trecho anterior, que faz parte da Declaração de Independência dos Estados Unidos, redigida por Thomas Jefferson, em 04 de julho de 1789, indica que os revolucionários norte-americanos, (A) discordavam dos ideais iluministas. (B) advogavam os fundamentos iluministas. (C) desconheciam o Iluminismo. (D) refutavam o Iluminismo. (E) combatiam os valores iluministas.

QUESTÃO 30

Em 1805, no Monte Sacro, em Roma, Simon Bolívar (1783 – 1830) proclamou que não descansaria enquanto não libertasse toda a América do domínio espanhol. O local tinha grande valor simbólico uma vez que havia sido palco do protesto dos plebeus contra os aristocratas na Roma Antiga. Ainda na Itália escalou o Vesúvio na companhia de Humboldt e do físico Louis Joseph Gay-Lussac.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 11: Humanas e natureza 1

11

Em meados de 1806, Bolívar tomou conheci-mento dos primeiros movimentos em favor da independência da Venezuela, protagonizados pelo general Francisco Miranda, decidindo que chegara a ocasião de retornar ao seu país natal. Em janeiro de 1807 foi para Charles-ton nos Estados Unidos, vindo a visitar diversas cidades naquele país, como Washington - DC, Filadélfia, Boston e Nova Iorque. As informações contidas no texto indicam que (A) a independência da América Espanhola foi

liderada pelos chapetones, grupo aristocrata que almejava romper o jugo europeu.

(B) a emancipação das colônias hispânicas não teve conexão com a Revolução Americana, já que os EUA não se interessavam pela América Latina.

(C) elementos da Antiguidade eram utilizados como referenciais no século XIX, apesar de não possuírem exatamente o mesmo sentido.

(D) Bolívar era um general da nobreza que, apesar de ter nascido na América, comandou tropas hispânicas que reprimiram os movimentos libertadores.

(E) a influência de sua permanência na Europa levou Bolívar a pretender instaurar o regime monárquico nas jovens nações latino-americanas.

QUESTÃO 31

Por seu papel na Inconfidência Mineira, Tomaz Antônio Gonzaga (1744 – 1810) foi acusado de conspiração e preso em 1789, tendo seus bens confiscados. Em 1792, a Coroa enviou Gonzaga à África, a fim de ele cumprisse a sentença de dez anos de degredo em Moçambique. O texto seguinte contém parte da defesa de Tomaz Antônio Gonzaga acerca de sua participação na Conjuração: “Que antes pelo contrário há muitos indícios que mostram que o réu não pode ter entrado em semelhante conjuração como são os seguintes que aponta: Primeiro, o de ser filho de Portugal, onde tem bens, e pai no graduado lugar de Desembargador; Segundo o estar despachado para o lugar de Desembargador da Bahia, e não ser de presumir que quisesse perder esse emprego, por coisa incerta e menos útil que se lhe pudesse oferecer (...)”.

(Fonte: Uma república entre dois mundos: Inconfidência Mineira, historiografia e temporalidade – João Pinto Furtado

Universidade Federal de Minas Gerais)

A defesa apresentada pelo inconfidente Tomaz Antônio Gonzaga indica que o inconfidente (A) assumiu a culpa pela participação na

conjura, mas pede à Coroa clemência em função do mesmo ser reinol.

(B) considerou que não trocaria um bom emprego público pela participação numa rebelião de consequências incertas.

(C) alegou que, por atuar na Bahia, não poderia ter participado de um movimento sedicioso em Minas Gerais.

(D) informou que estava em Portugal à época dos acontecimentos rebeldes ocorridos em Minas e, portanto, não poderia ter participado da Conjura.

(E) assumiu que era leal à Coroa, sem bens e sem recursos para ter participado de um levante contra sua rainha.

QUESTÃO 32

O texto seguinte trata do conceito de Monumento. “O sentido inicial do monumento é o de rememoração, para uma comunidade de indivíduos, de outras gerações de pessoas, eventos, ritos, crenças; faz o passado vibrar dentro da existência do presente, é um universal cultural cuja função é mobilizar a memória coletiva e afirmar a identidade do grupo”.

(Fonte: http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos - texto adaptado) Qual figura representa um monumento, tendo em vista o conceito anterior? (A)

Igreja de São Pedro (Curitiba-PR)

(B)

Estátua de Tiradentes (Ouro Preto-MG)

(C)

Edifício Niemeyer (Belo Horizonte-MG)

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 12: Humanas e natureza 1

12

(D)

Ponte Rio Niterói (Rio de Janeiro-RJ)

(E)

Pintura rupestre (São Raimundo Nonato-PI)

QUESTÃO 33

O diálogo apresentado na charge pode ser encontrado nos desdobramentos da Revolução Industrial na Inglaterra, nos primórdios do século XIX.

Trabalhador – Não durmo direito, não como direito, estou fraco, estou doente. Onde é que vou arranjar força de trabalho para vender? Patrão – Não precisa. Já temos alguém aqui que não dorme, não come, não fica doente e não chia no trabalho – A MÁQUINA. Nesse sentido, em qual evento a charge pode ser inserida? (A) Cartismo (B) Ludismo (C) Sindicalismo (D) Marxismo (E) Socialismo Utópico. QUESTÃO 34

Olympe de Gouges (1748 – 1793), mulher que teve participação ativa na Revolução Francesa, redigiu, em 1792, uma Declaração dos Direitos da Mulher e da Cidadã, cujo artigo 1º dizia que “A mulher nasce livre e tem os mesmos direitos do homem”.

(Fonte – USP – Biblioteca virtual dos direitos humanos – texto adaptado)

As atitudes pioneiras e seus escritos desafiaram as autoridades revolucionárias e resultaram na sua condenação à morte. Em 1793, Olympe foi guilhotinada. A história dramática de Olympe de Gouges no seio da Revolução Francesa demonstra que (A) o processo revolucionário foi marcado por

conquistas iguais para homens e mulheres. (B) a não participação das mulheres na

Revolução é a razão para a inexistência de direitos para os homens.

(C) a Revolução Francesa estava longe de representar a consolidação de direitos para ambos os gêneros.

(D) as atividades contrárias à Revolução provocaram a insatisfação dos governantes e a condenação de Olympe de Gouges.

(E) a pouca participação feminina causou a restrição dos direitos concedidos às mulheres francesas.

QUESTÃO 35

Os habitantes da América Espanhola, nascidos na Espanha e geralmente da nobreza, eram denominados de chapetones ou peninsulares. Ocupavam os melhores cargos na administração, nas tropas e no clero e representavam os interesses da Coroa nas Colônias. Nascer na Espanha representava, acima de tudo, ter prestígio superior. A realidade mostrada no trecho anterior indica que, na América Espanhola, (A) a Coroa estabelecia distinções entre os

membros da sociedade a fim de garantir condições para a governabilidade do império colonial.

(B) a Metrópole procurava impedir a miscigenação entre brancos e nativos por meio da “limpeza de sangue”.

(C) a Igreja Católica exercia um papel primordial na imposição dos valores culturais europeus na América.

(D) aos indígenas era destinado o papel de principal mão de obra compulsória nas atividades econômicas, como a mineração.

(E) as distinções sociais não prejudicavam a harmonia existente entre os chapetones, criollos, mestiços e indígenas nas colônias.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 13: Humanas e natureza 1

13

QUESTÃO 36 Autoridade máxima do Tribunal do Santo Ofício, da Igreja Católica Romana o inquisidor acumulava as funções de investigador e juiz, encerrando em suas mãos um enorme poder. Os estudos sobre o processo inquisitorial têm ressaltado que o arbítrio do juiz era muito mais amplo nesta justiça do que noutras de sua época, devido ao grande número de questões subjetivas, não resolvidas normativamente e que eram tratadas de forma ambígua pela legislação. O Tribunal do Santo Ofício sempre primou por orientar seus processos no sentido de confirmar suas suspeitas iniciais e culpabilizar o réu.

(Fonte: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext – texto adaptado)

Considerando-se a função da Inquisição, infere-se que o inquisidor (A) considerava que o indivíduo era culpado a

priori até que se provasse o contrário. (B) atuava com rigor e de forma objetiva

submetendo-se ao direito canônico. (C) respeitava as leis positivas leigas, apesar

das questões espirituais e religiosas. (D) recorria à caridade cristã como instrumento

principal para julgar as pessoas. (E) julgava somente os crimes de heresia e de

apologia da fé reformada. QUESTÃO 37 Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor conjunto de normas e naquela dotada de homens absolutamente justos, os cidadãos não devem viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios — esses tipos de vida são desprezíveis e incompatíveis com as qualidades morais —, tampouco devem ser agricultores os aspirantes à cidadania, pois o lazer é indispensável ao desenvolvimento das qualidades morais e à prática das atividades políticas”.

VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994.

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania (A) possui uma dimensão histórica que deve

ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entregues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

(B) era entendida como uma dignidade pró-pria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profunda-mente hierarquizada da sociedade.

(C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que levava todos os habitantes da pólis a participarem da vida cívica.

(D) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cidadãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

(E) vivida pelos atenienses era, de fato, restrita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os problemas da cidade.

QUESTÃO 38

A doutrina de Platão influenciou os primeiros filósofos medievais, Santo Agostinho, bispo de Hipona (354 a 430) e Boécio (480 a 524), autores de "Confissões" e "Consolação da Filosofia", respectivamente. Mas a Filosofia que predominou na Idade Média foi a: (A) Sofística (B) Epicurista (C) Escolástica (D) Existencialista (E) Fenomenológica QUESTÃO 39

“Acostuma-te à ideia de que a morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações, e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência clara de que a morte não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade. Não existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que não há nada de terrível em deixar de viver. É tolo, portanto, quem diz ter medo da morte, não porque a chegada desta lhe trará sofrimento, mas porque o aflige a própria espera.”

Epicuro, Carta sobre a felicidade [a Meneceu]. São Paulo: ed. Unesp, 2002, p. 27. In: COTRIM, G. Fundamentos da

Filosofia. SP: Saraiva, 2006, p. 97.

A leitura do texto nos permite inferir que (A) a morte é marcada pela privação das

sensações e, portanto, necessariamente má.

(B) a vida deve ser planejada em função da angústia provocada pela certeza da morte.

(C) a consciência de nossa mortalidade impede o aproveitamento pleno da vida.

(D) a busca pela imortalidade simbólica é um antídoto para a inevitabilidade da morte.

(E) a espera da morte é um sofrimento tolo para aquele que a espera.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 14: Humanas e natureza 1

14

QUESTÃO 40

Trecho 1: Anaxímenes de Mileto disse que o ar é o elemento originário de tudo o que existe, existiu e existirá, e que outras coisas provêm de sua descendência. Quando o ar se dilata, transforma-se em fogo, ao passo que os ventos são ar condensado. As nuvens formam-se a partir do ar por feltragem e, ainda mais condensadas, transformam-se em água. A água, quando mais condensada, transforma-se em terra, e quando condensada ao máximo possível, transforma- e em pedras. BURNET, J. A aurora da filosofia grega. Rio de Janeiro: PUC-

Rio, 2006 (adaptado-Enem 2012).

Na mitologia grega temos narrativas acerca de vários deuses onde encontramos a explicação para fenômenos naturais. Zeus, por exemplo, é o deus que governa sobre todos os outros deuses e exerce o controle sobre diversos domínios da natureza, em especial sobre as condições climáticas, sendo o responsável pelos raios e tempestades.

O trecho 1, sobre Anaxímenes (c.585–c.528 a.C.), nos permite afirmar que sua filosofia se difere do discurso mitológico na medida em que (A) busca estabelecer um princípio para os

fenômenos naturais a partir de seus elementos físicos, e não da vontade de divindades.

(B) faz referência a verdades científicas baseadas em experimentos, que o permitiram observar o processo de transformação de um elemento em outro.

(C) nega a existência de um princípio único para as coisas, estabelecendo a transformação como única regularidade natural.

(D) estabelece o deus do céu como divindade principal por ter em seu domínio o elemento mais poderoso, o ar.

(E) toma como verdadeiro acerca dos fenômenos naturais apenas aquilo que podemos afirmar a partir das histórias tradicionais.

QUESTÃO 41

Texto I

SÓCRATES: Aquele que jamais procura por números em nada não será ele próprio encontrado no rol dos homens famosos. [...] Se alguém separasse a arte de contar, medir e pesar de todas as outras artes, o que restaria de cada uma delas seria, por assim dizer, insignificante.

PLATÃO. Philebus (17e). in: GIANNETTI, E. O Livro das Citações. Um Breviário de Idéias Replicantes. P.115

Texto II

Para Platão, o que havia de verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das ideias formava-se em sua mente.

ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012. (Enem 2012).

A matemática desempenha um papel central na Doutrina das Ideias de Platão (427 a.C. 346 a.C.). Acerca de sua relação com o conhecimento, podemos inferir que:

(A) Podemos ter conhecimento verdadeiro apenas de objetos matemáticos, por estes serem objetos da razão e não da sensação.

(B) O conhecimento dos objetos matemáticos nos é dado através da sensação, quando observamos e contamos os objetos.

(C) O conhecimento das coisas sensíveis sempre fará referência a sua relação com os objetos da razão ou ideias, por exemplo, através da matemática.

(D) A possibilidade de erro em problemas matemáticos mostra que o conhecimento dos objetos de razão é impossível.

(E) As nossas sensações nos dão conheci-mento seguro pelo acesso ao mundo das ideias, onde podemos obter conhecimento dos objetos matemáticos.

QUESTÃO 42

Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.”

(REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)

A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado. (A) A ética, enquanto investigação racional do

agir humano. (B) A estética, enquanto estudo sobre o belo

na arte. (C) A epistemologia, como avaliação dos

procedimentos científicos.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 15: Humanas e natureza 1

15

(D) A cosmologia, como investigação acerca da origem e princípios de ordenação do mundo.

(E) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

QUESTÃO 43

"Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo

está ordenado. Os deuses disputaram entre si,

alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no

céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do

Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os

homens, o que acontece com eles? Quem são

eles?"

(VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das

Letras, 2000. p. 56.)

O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, conclui-se que: (A) A verdade do mito obedece a critérios

empíricos e científicos de comprovação (B) O conhecimento mítico segue um rigoroso

procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.

(C) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.

(D) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.

(E) A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.

QUESTÃO 44

Segundo Aristóteles, “na cidade com o melhor

conjunto de normas e naquela dotada de homens

absolutamente justos, os cidadãos não devem

viver uma vida de trabalho trivial ou de negócios

— esses tipos de vida são desprezíveis e

incompatíveis com as qualidades morais —,

tampouco devem ser agricultores os aspirantes à

cidadania, pois o lazer é indispensável ao

desenvolvimento das qualidades morais e à

prática das atividades políticas”.

(VAN ACKER, T. Grécia. A vida cotidiana na cidade-Estado. São Paulo: Atual, 1994).

O trecho, retirado da obra Política, de Aristóteles, permite compreender que a cidadania

(A) possui uma dimensão histórica que deve ser criticada, pois é condenável que os políticos de qualquer época fiquem entre-gues à ociosidade, enquanto o resto dos cidadãos tem de trabalhar.

(B) era entendida como uma dignidade pró-pria dos grupos sociais superiores, fruto de uma concepção política profunda-mente hierarquizada da sociedade.

(C) estava vinculada, na Grécia Antiga, a uma percepção política democrática, que le-vava todos os habitantes da pólis a parti-ciparem da vida cívica.

(D) tinha profundas conexões com a justiça, razão pela qual o tempo livre dos cida-dãos deveria ser dedicado às atividades vinculadas aos tribunais.

(E) vivida pelos atenienses era, de fato, res-trita àqueles que se dedicavam à política e que tinham tempo para resolver os pro-blemas da cidade.

QUESTÃO 45

No século V a.C. Atenas esteve sob o governo de Péricles, um dos grandes estrategos do mundo grego. Naquele período, Atenas vivenciou o grande florescimento das artes, ciência, filosofia e política. Segundo alguns autores, é a partir do governo de Péricles que os gregos traçaram as linhas mestras daquilo que viria a ser a política enquanto atividade (e dever) de todos os cidadãos que vivem na pólis (cidade-estado). A partir desta e outras informações sobre o governo de Péricles, assinale a alternativa correta. (A) No governo de Péricles, somente as

classes mais favorecidas tinham direito a voz nas assembleias.

(B) Somente aos sábios caberia o dever de governar a pólis grega, porque apenas eles teriam condições de “contemplar” a verdadeira ideia de justiça.

(C) Péricles propõe, como melhor regime político, a sofocracia, governo nas mãos do sábio.

(D) Péricles desenvolveu uma concepção política muito restrita, na qual o governo da pólis seria mantido somente por um pequeno número de pessoas.

(E) O governo, próprio de Atenas, recebeu, a partir de Péricles, o nome de “democracia”, porque a sua direção (poder - cratós) não está na mão de um pequeno grupo, mas sim da maioria (o demos).

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 16: Humanas e natureza 1

16

CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS

QUESTÃO 46 Boa parte da água utilizada nas mais diversas atividades humanas não retorna ao ambiente com qualidade para ser novamente consumida. O gráfico mostra alguns dados sobre esse fato, em termos dos setores de consumo.

Com base nesses dados, é possível afirmar que (A) mais da metade da água usada não é

devolvida ao ciclo hidrológico. (B) as atividades industriais são as maiores

poluidoras de água. (C) mais da metade da água restituída sem

qualidade para o consumo contém algum teor de agrotóxico ou adubo.

(D) cerca de um terço do total da água restituída sem qualidade é proveniente das atividades energéticas.

(E) o consumo doméstico, dentre as atividades humanas, é o que mais consome e repõe água com qualidade.

QUESTÃO 47 Observe o experimento na imagem.

A hipótese que o pesquisador testou ao montar o experimento acima foi a seguinte:

(A) A água de cal se torna turva em contato com o CO2.

(B) A radiação contida na glicose com 14

C é transferida para os tecidos do rato.

(C) O gás carbônico produzido pelo rato é proveniente de carbonos da glicose.

(D) A absorção intestinal de glicose marcada radiotivamente é mais eficaz que a glicose sem radiação.

(E) A glicose é a principal fonte de energia para os roedores.

QUESTÃO 48 A hemoglobina (frequentemente abreviada como Hb) é uma metaloproteína que contém ferro, presente nos glóbulos vermelhos (eritrócitos) permite o transporte de oxigênio pelo sistema circulatório. O gráfico na imagem mostra as curvas de saturação de duas proteínas que se ligam ao oxigênio (O2).

Esses dados permitem concluir que a (A) hemoglobina possui maior afinidade pelo

O2 do que a mioglobina. (B) hemoglobina atinge o ponto de saturação

nas menores pressões parciais de O2. (C) mioglobina somente se liga ao O2 nas

maiores pressões parciais deste gás. (D) mioglobina possui maior afinidade pelo O2

do que a hemoglobina. (E) mioglobina impede a absorção de O2 pela

hemoglobina. QUESTÃO 49 Os répteis são animais vertebrados que possuem o corpo com escamas. Outra característica típica desses seres vivos é o fato de sua temperatura corporal variar conforme a temperatura do ambiente em que estão. Assim, quando está frio, o corpo apresenta uma temperatura baixa e, ao esquentar, ele também se aquece.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 17: Humanas e natureza 1

17

O esquema na imagem representa um lagarto terrestre em repouso no leito seco de um riacho de deserto.

Nas condições consideradas, a temperatura do animal (A) aumenta por meio dos processos de

convecção e condução. (B) aumenta através da radiação solar direta e

da absorção de calor pela região caudal. (C) aumenta devido ao processo de condução

e da absorção pela região craniana. (D) diminui devido à perda de calor pela região

caudal e ao processo de condução. (E) diminui devido a troca de calor entre a

região craniana e a caudal. QUESTÃO 50 Mixotrofismo ou mixotrofia, em biologia, é o nome dado à qualidade do ser vivo com características autótrofas e heterótrofas. Ou seja, é capaz de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono (através de fotossíntese ou quimiossíntese), mas pode também alimentar-se de outros compostos inorgânicos ou orgânicos. Mixotróficos podem ser tanto eucariotas quanto procariotas. Algumas plantas clorofiladas, encon-tradas em solos arenosos e pobres, além de rea-lizarem fotossíntese, têm folhas modificadas que aprisionam e digerem insetos.

Essa adaptação permite que as plantas obtenham (A) CO2, derivado do metabolismo dos insetos. (B) energia, proveniente do ATP dos insetos. (C) nitrogênio, a partir das proteínas dos

insetos. (D) moléculas de quitina, precursoras da

celulose. (E) maior defesa contra os insetos.

QUESTÃO 51 Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza. Dentre suas funções podemos citar: fonte de energia, estrutura de ácidos nucleicos, estrutura de paredes celulares e interações célula-célula (ligados a proteínas /lipídeos). Um hamster correndo em uma rodinha colocada em sua gaiola respira mais rápido do que seu companheiro de gaiola que está dormindo. Isto acontece porque o hamster que está (A) correndo necessita de mais comida para

obter mais energia e manter seus organismo em movimento.

(B) correndo precisa de mais gás carbônico para fornecer energia as suas células.

(C) dormindo não está respirando sendo assim não necessita de O2.

(D) correndo necessita de mais oxigênio que atuará na degradação aeróbica da glicose.

(E) dormindo apresenta metabolismo mais alto do que o que está correndo.

QUESTÃO 52 Os médicos de uma cidade do interior do Estado de São Paulo, ao avaliarem a situação da saúde de seus habitantes, detectaram altos índices de anemia, de bócio, de cárie dentária, de osteoporose e de hemorragias constantes através de sangramentos nasais. Verificaram a ocorrência de carência de alguns íons minerais e, para suprir tais deficiências, apresentaram as propostas seguintes: Proposta I – distribuir de leite e derivados. Proposta II – adicionar flúor à água que abastece

a cidade. Proposta III – adicionar iodo ao sal consumido na

cidade, nos termos da legislação vigente.

Proposta IV – incentivar os habitantes a utilizar panelas de ferro na preparação dos alimentos.

Proposta V – incrementar o consumo de frutas e verduras.

A proposta que, pelo seu principal componente iônico, poderia reduzir, também, os altos índices de cáries dentárias, de osteoporose e de hemorragias é a de número (A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 18: Humanas e natureza 1

18

QUESTÃO 53 Associe os elementos químicos da coluna da esquerda com as funções orgânicas da coluna da direita, mostrados na imagem.

A sequência numérica correta, de cima para baixo, na coluna da direita, é: (A) 4 – 3 – 1 – 5 – 2 (B) 5 – 6 – 3 – 4 – 1 (C) 4 – 6 – 1 – 5 – 2 (D) 5 – 4 – 3 – 6 – 1 (E) 6 – 4 – 2 – 3 – 1 QUESTÃO 54 Como os critérios de classificação de seres vivos mudam, os fungos já foram classificados no reino Metáfita juntamente com as plantas. Entretanto, uma característica evidente nos permite reconhecer os motivos de os fungos serem separados em reinos distintos. Essa característica se deve ao fato de os fungos (A) serem procariontes. (B) possuírem clorofila b, diferente da clorofila

a presente nas plantas. (C) não realizarem fotossíntese. (D) se reproduzirem por esporos, diferente-

mente das plantas que o fazem por se-mentes.

(E) serem autótrofos decompositores. QUESTÃO 55

Imagens de alimentos mofados são bem comuns, mas também casacos de lã, sapatos de couro e cintos de algodão, guardados por algum tempo em armários, podem ficar mofados, pois fungos necessitam de

(A) algas simbióticas para digerir o couro, a lã e o algodão;

(B) baixa luminosidade para realizar fotossín-tese;

(C) baixa umidade para se reproduzirem; (D) substrato orgânico para o desenvolvimento

adequado. (E) matéria inorgânica para sua quimiossíntese QUESTÃO 56

Algumas características são comuns a todos os representantes do Reino Monera. Entre elas podemos destacar a (A) ausência de núcleo, presença de clorofila. (B) ausência de carioteca, capacidade de

síntese proteica. (C) Incapacidade de síntese proteica, parasitas

exclusivos. (D) presença de um só tipo de ácido nucleico,

ausência de clorofila. (E) ausência de membrana plasmática,

presença de DNA e RNA. QUESTÃO 57 As bactérias apresentam os mecanismos de transferência de genes, todos também conheci-dos como reprodução sexuada, transformação, transdução e conjugação, que aumentam a diver-sidade genética. Com relação a esses processos, é verificada a diferença entre eles pelo fato de a (A) transdução se consistir na transferência de

fragmentos de DNA diretamente de uma bactéria doadora para uma receptora.

(B) conjugação ocorrer pela transferência de fragmentos de DNA de uma bactéria para outra por meio de vírus (bacteriófagos).

(C) transformação bacteriana se der pela absorção de fragmentos de DNA que estão dispersos no ambiente, provenientes de bactérias mortas e decompostas.

(D) transdução ser um processo em que o material genético é transferido através de um canal que conecta duas bactérias denominado “pelo sexual” ou “pili”.

(E) conjugação exigir a presença de bactérias em meios diferentes.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 19: Humanas e natureza 1

19

QUESTÃO 58 A figura representa o desenho esquemático de uma célula bacteriana. Como todo ser vivo, este também se reproduz e transmite as informações genéticas à sua descendência, através do seu DNA.

A alternativa que cita os dois componentes celulares bacterianos que contêm DNA são (A) nucleoide e mesossomo. (B) parede celular e plasmídio. (C) plasmídio e nucleoide. (D) pelo sexual e ribossomo. (E) membrana plasmática e mesossomo. QUESTÃO 59 Os vírus são minúsculos "piratas" biológicos por-que invadem as células, saqueiam seus nutrien-tes e utilizam as reações químicas das mesmas para se reproduzir. Logo em seguida os descen-dentes dos invasores transmitem-se a outras cé-lulas, provocando danos devastadores. A estes danos, dá-se o nome de virose, como a raiva, a dengue hemorrágica, o sarampo, a gripe, etc. (Texto modificado do livro "PIRATAS DA CÉLULA", de Andrew

Scott.)

De acordo com o texto, é correto afirmar que (A) os vírus utilizam o seu próprio metabolismo

para destruir células, causando viroses. (B) os vírus utilizam o DNA da célula

hospedeira para produzir outros vírus. (C) os vírus não têm metabolismo próprio. (D) as viroses resultam sempre das modificações

genéticas da célula hospedeira. (E) as viroses são transcrições genéticas

induzidas pelos vírus que degeneram a cromatina na célula hospedeira.

QUESTÃO 60 A dengue continua sendo um problema de saúde pública para o Estado do Rio de Janeiro.

Assim, conhecendo-se o causador da dengue e seu vetor, podemos usar como medidas profiláti-cas a (A) vacinação em massa da população contra

a bactéria causadora dessa doença. (B) exterminação de ratos vetores do vírus

causador dessa doença. (C) eliminação dos insetos vetores da bactéria

causadora dessa doença. (D) eliminação dos insetos vetores do vírus

causador dessa doença. (E) distribuição de antibióticos contra a bactéria

causadora dessa doença. QUESTÃO 61 Certas ligas estanho-chumbo com composição específica formam um eutético simples, o que significa que uma liga com essas características se comporta como uma substância pura, com um ponto de fusão definido, no caso 183ºC. Essa é uma temperatura inferior mesmo ao ponto de fusão dos metais que compõem esta liga (o estanho puro funde a 232 ºC e o chumbo puro a 320 ºC), o que justifica sua ampla utilização na soldagem de componentes eletrônicos, em que o excesso de aquecimento deve sempre ser evitado. De acordo com as normas internacionais, os valores mínimo e máximo das densidades para essas ligas são de 8,74 g/mL e 8,82 g/mL, respectivamente. As densidades do estanho e do chumbo são 7,3 g/mL e 11,3 g/mL, respectivamente. Um lote contendo 5 amostras de solda estanho-chumbo foi analisado por um técnico, por meio da determinação de sua composição percentual em massa, cujos resultados são mostrados no quadro.

Com base no texto e na análise realizada pelo técnico, as amostras que atendem às normas internacionais são

(A) I e II. (B) I e III. (C) II e IV. (D) III e V. (E) IV e V.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 20: Humanas e natureza 1

20

QUESTÃO 62 Em visita a uma usina sucroalcooleira, um grupo de alunos pôde observar a série de processos de beneficiamento da cana-de-açúcar, entre os quais se destacam:

1. A cana chega cortada da lavoura por meio de caminhões e é despejada em mesas alimentadoras que a conduzem para as moendas. Antes de ser esmagada para a retirada do caldo açucarado, toda a cana é transportada por esteiras e passada por um eletroímã para a retirada de materiais metálicos.

2. Após se esmagar a cana, o bagaço segue para as caldeiras, que geram vapor e energia para a usina.

3. O caldo primário, resultante do esmaga-

mento, é passado por filtros e sofre trata-mento para transformar-se em açúcar refi-nado e etanol.

Com base nos destaques da observação dos alunos, quais operações físicas de separação de materiais foram realizadas nas etapas de beneficiamento da cana-de-açúcar? (A) Separação mecânica, extração,

decantação. (B) Separação magnética, combustão, filtração. (C) Separação magnética, extração, filtração. (D) Imantação, combustão, peneiração. (E) Imantação, destilação, filtração. QUESTÃO 63 As misturas efervescentes, em pó ou em comprimidos, são comuns para administração de vitamina C ou de medicamentos para azia. Essa forma farmacêutica sólida foi desenvolvida para facilitar o transporte, aumentar a estabilidade de substâncias e, quando em solução, acelerar a absorção do fármaco pelo organismo. As matérias-primas que atuam na efervescência são, em geral, o ácido tartárico ou o ácido cítrico que reagem com um sal de caráter básico, como o bicarbonato de sódio (NaHCO3), quando em contato com a água. A partir do contato da mistura efervescente com a água, ocorre uma série de reações químicas simultâneas: liberação de íons, formação de ácido e liberação do gás carbônico – gerando a efervescência. As equações a seguir representam as etapas da reação da mistura efervescente na água, em que foram omitidos os estados de agregação dos reagentes, e H3A representa o ácido cítrico.

I. NaHCO3 → Na+ + HCO3

-

II. H2CO3 ⇄ H2O + CO2

III. HCO3- + H2O ⇄ H2CO3

IV. H3A ⇄ 3H+ + A

-

A ionização, a dissociação iônica, a formação do ácido e a liberação do gás ocorrem, respectiva-mente, nas seguintes etapas: (A) IV, I, II e III (B) I, IV, III e II (C) IV, III, I e II (D) I, IV, II e III (E) IV, I, III e II QUESTÃO 64 O freon, CCl2F2, é um composto químico presente nos aerossóis, plásticos e aparelhos de refrigeração e, ao que tudo indica, é o grande responsável pela destruição da camada de ozônio que protege a Terra dos raios ultravioleta do Sol. Analisando a estrutura da molécula de CCl2F2, observa-se que a mesma (A) apresenta quatro ligações pi. (B) possui geometria trigonal plana. (C) possui somente ligações apolares. (D) representa uma substância apolar. (E) apresenta hibridação sp

3 para o carbono.

QUESTÃO 65 Cloreto de hidrogênio (HCl) e glicose (C6H12O6) são substâncias moleculares. Solução aquosa de glicose não conduz corrente elétrica, enquanto solução aquosa de cloreto de hidrogênio é condutora. Esses fenômenos podem ser explicados em razão de a (o) (A) glicose ser insolúvel em água. (B) glicose ser facilmente decomposta, ao

contrário do HCl. (C) HCl ser líquido e a C6H12O6, sólida, nas

condições ambiente. (D) HCl sofrer ionização na água, o que não

ocorre com a glicose. (E) HCl sofrer dissociação iônica e, na glicose,

acontecer ionização.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 21: Humanas e natureza 1

21

QUESTÃO 66 Os dados do quadro representado na imagem se referem às substâncias A, B, C, D e E.

Analisando-se esses dados, um estudante concluiu que:

I. Apenas as substâncias C e D são apolares e praticamente insolúveis em água.

II. A diferença na temperatura de ebulição das substâncias C e D pode ser explicada pela área de contato entre moléculas de mesma espécie.

III. O CO2 é solúvel em água devido às interações dipolo-dipolo com o solvente.

IV. A temperatura de ebulição de HF é maior que a do CO2 devido às ligações de hidrogênio.

V. O hexano é mais solúvel em água que o etanol.

Os dados fornecidos na imagem indicam que as conclusões pertinentes feitas pelo estudante foram: (A) I e III. (B) II e IV. (C) I e IV. (D) II e V. (E) III e V. QUESTÃO 67 Os subníveis mais energéticos dos elementos genéricos A, B, C, D são, respectivamente, 3d

1,

4s2, 4s

1 e 2p

4. Referindo-se a essas espécies, um

estudante fez as seguintes conclusões:

I. B e C possuem propriedades semelhantes.

II. A possui raio atômico menor que o raio de

C.

III. B se liga a D formando composto de

fórmula BD2.

IV. A e B possuem o mesmo número de

elétrons de valência.

V. C se liga a D formando um composto de

alto ponto de fusão.

As conclusões feitas pelo estudante que são apropriadas aos elementos genéricos são: (A) I e IV. (B) I, II e IV. (C) I, IV e V. (D) II, III e V. (E) II, IV e V. QUESTÃO 68

O enxofre pode se combinar com hidrogênio, cálcio, oxigênio e cobre de tal forma que

Dados: Números atômicos: H = 1; O = 8; S = 16; Ca = 20; Cu = 29. (A) a ligação entre o enxofre e o cálcio é cova-

lente apolar. (B) o composto resultante do enxofre e cobre é

molecular polar. (C) o enxofre e o oxigênio se ligam por meio de

ligação covalente polar. (D) o enxofre forma ligação predominante-

mente iônica com o hidrogênio. (E) a substância resultante do enxofre e o

hidrogênio apresenta caráter básico. QUESTÃO 69

Analise a tabela periódica ilustrada na imagem, considerando a localização dos elementos. O elemento que apresenta maior valor para a segunda energia de ionização é o

(A) I. (B) II. (C) III. (D) IV. (E) V. QUESTÃO 70

Para separar os componentes de uma solução contendo água, propanona (temperatura de ebulição = 56

oC) e cloreto de sódio, os métodos

mais adequados são

(A) decantação e filtração. (B) filtração e centrifugação. (C) centrifugação e destilação simples. (D) decantação e destilação fracionada. (E) destilação simples e destilação fracionada.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 22: Humanas e natureza 1

22

QUESTÃO 71 Dentre os compostos apresentados na imagem, qual presenta isomeria óptica?

(A) I (B) II (C) III (D) IV (E) V QUESTÃO 72 A epinefrina (adrenalina), cuja fórmula estrutural está representada na figura, é uma substância que aumenta a pressão sanguínea e força a contração cardíaca e a pulsação. É o agente químico secretado pelo organismo em momentos de tensão e pode ser administrada em casos de asma brônquica para abrir os canais dos pulmões. As funções orgânicas presentes na epinefrina são

(A) álcool, amida e fenol. (B) álcool, aldeído e amina. (C) amina, cetona e fenol. (D) álcool, amina e fenol. (E) álcool, aldeído e amida.

QUESTÃO 73 O aspartame, cuja estrutura está representada na figura, é uma substância que tem sabor doce ao paladar. Pequenas quantidades dessa substância são suficientes para causar a doçura aos alimentos preparados, já que esta é cerca de duzentas vezes mais doce do que a sacarose.

As funções orgânicas presentes na molécula desse adoçante são, apenas, (A) éter, amida, amina e cetona. (B) éter, amida, amina e ácido carboxílico. (C) aldeído, amida, amina e ácido carboxílico. (D) éster, amida, amina e cetona. (E) éster, amida, amina e ácido carboxílico. QUESTÃO 74 Um dos métodos de produção de polímeros orgânicos envolve a reação geral mostrada na imagem onde X pode ser H, grupos orgânicos alifáticos e aromáticos ou halogênios.

Dos compostos orgânicos cujas fórmulas são fornecidos nessa mesma figura podem sofrer polimerização pelo processo descrito apenas (A) I. (B) III. (C) I e II. (D) I, II e IV. (E) II, III e IV.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 23: Humanas e natureza 1

23

QUESTÃO 75 Entre os vários medicamentos disponíveis para o tratamento da disfunção erétil, um deles tem como princípio ativo o tadalafil, cuja fórmula estrutural é fornecida na imagem. A molécula de tadalafil apresenta

(A) pelo menos um heteroátomo em todos os

anéis. (B) a função éster. (C) a função aldeído. (D) a função amina primária. (E) átomo de carbono assimétrico. QUESTÃO 76

Para um teste de controle, foram introduzidos três amperímetros (A1, A2 e A3) em um trecho de um circuito, entre M e N, por onde passa uma corrente total de 14 A (indicada pelo amperímetro A4). Nesse trecho, encontram-se cinco lâmpadas, interligadas como na figura, cada uma delas com resistência invariável R.

Nessas condições, os amperímetros A1, A2 e A3 indicarão, respectivamente, correntes I1, I2 e I3 com valores aproximados de (A) I1 = 1,0 A; I2 = 2,0 A; I3 = 11 A (B) I1 = 1,5 A; I2 = 3,0 A; I3 = 9,5 A (C) I1 = 2,0 A; I2 = 4,0 A; I3 = 8,0 A (D) I1 = 5,0 A; I2 = 3,0 A; I3 = 6,0 A (E) I1 = 8,0 A; I2 = 4,0 A; I3 = 2,0 A

QUESTÃO 77 Um elétron desloca-se entre os pontos A e B, segundo as trajetórias 1, 2 e 3, representadas na figura abaixo, ao ser colocado em uma região onde existe um campo elétrico uniforme, dirigido da esquerda para direita.

Os trabalhos W1, W2 e W3, realizados pela força elétrica ao longo dos percursos 1, 2 e 3, estão relacionados por (A) W1 = W2 = W3. (B) W1 = W2 < W3. (C) W1 > W2 = W3. (D) W1 < W2 < W3. (E) W1 > W2 > W3. QUESTÃO 78

Quando estamos dentro de um carro, e cai um raio no mesmo, o que acontece é que as cargas elétricas ficam distribuídas de forma homogênea em torno da sua estrutura . Assim, dola do de dentro não há movimentação dessas cargas. Dizemos que o campo elétrico no interior do carro é nulo, tornando-se um lugar seguro. Em um experimento com uma esfera condutora carregada com uma distribuição uniforme de carga elétrica negativa, o potencial elétrico (A) será constante em todos os pontos de seu

interior. (B) será igual a zero em todos os pontos de

seu interior. (C) diminuirá em seu interior, à medida que se

afasta de seu centro. (D) aumentará em seu interior, à medida que

se afasta de seu centro. (E) irá variar com o inverso do quadrado da

distância em relação ao seu centro. QUESTÃO 79 Em seu laboratório de Eletrônica, Francisco dispõe, apenas, de três resistores, cujas resistências são 2 Ω, 3 Ω e 6 Ω. Considerando-se as combinações que se podem formar com esses três elementos, o menor e o maior valor obtidos, respectivamente, nessas associações, são, em ohms,

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 24: Humanas e natureza 1

24

(A) 1 e 9 (B) 1 e 11 (C) 2 e 9 (D) 2 e 11 (E) 2 e 36 QUESTÃO 80 Sobre o comportamento de uma esfera metálica, no ar, eletrizada positivamente, afirma-se que:

I. Em seu interior, o campo elétrico é nulo. II. Em um ponto próximo à superfície, o

campo elétrico é radial e aponta para o centro.

III. Em seu interior, o potencial elétrico é nulo. IV. À medida que se afasta de sua superfície, o

valor do potencial elétrico diminui. São verdadeiras apenas as afirmativas (A) I e II (B) I e IV (C) II e III (D) I, III e IV (E) II, III e IV QUESTÃO 81 Numa residência há um chuveiro onde se lê: 4400 watts, 127 volts. Nessa residência são usadas lâmpadas onde se lê: 100 watts, 127 volts. Em relação a esse chuveiro e a essas lâmpadas quando ligados, são feitas três afirmações: AFIRMAÇÃO 1: O consumo de energia elétrica desse chuveiro corresponde ao consumo de energia elétrica de 44 lâmpadas de 100 watts, acesas no mesmo intervalo de tempo do chuveiro. AFIRMAÇÃO 2: A resistência elétrica desse chuveiro é maior que a resistência elétrica de uma lâmpada de 100 watts. AFIRMAÇÃO 3: A corrente elétrica que passa no chuveiro é igual à corrente elétrica numa dessas lâmpadas, pois são ligados em série. Assinale a alternativa que seja verdadeira, em relação a essas três afirmações: (A) Apenas a afirmação 1 é correta. (B) Apenas a afirmação 2 é correta. (C) As afirmações são falsas. (D) As afirmações são corretas. (E) Apenas a afirmação 3 é correta.

QUESTÃO 82 Em cada um dos três quartos de uma residência, há uma lâmpada. As lâmpadas de dois quartos estão acesas. Acendendo-se a lâmpada do terceiro quarto, é correto afirmar que (A) a corrente elétrica total diminuirá. (B) a corrente elétrica total não sofrerá

alteração. (C) a corrente elétrica em cada uma das outras

lâmpadas diminuirá. (D) a corrente elétrica em cada uma das outras

lâmpadas aumentará. (E) a corrente elétrica em cada uma das outras

lâmpadas não sofrerá alteração. QUESTÃO 83 Em decorrência de fortes chuvas, uma cidade do interior paulista ficou isolada. Um avião sobrevoou a cidade, com velocidade horizontal constante, largando 4 pacotes de alimentos, em intervalos de tempos iguais. No caso ideal, em que A RESIS-TÊNCIA DO AR PODE SER DESPREZADA, a figura que MELHOR poderia representar as posi-ções aproximadas do avião e dos pacotes, em um mesmo instante, é (A) (B) (C) (D) (E)

(A)

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08

Page 25: Humanas e natureza 1

25

QUESTÃO 84 Pai e filho combinaram um passeio no feriado da semana santa para uma cidadezinha que fica a 210 km da casa deles. Porém, o pai, muito atarefado, pediu ao filho que saísse antes e que ele o alcançaria dentro de duas horas. Assim, o pai solicitou ao filho que lhe telefonasse, quando chegasse a uma cidadezinha distante 20 km da casa deles, para que ele pudesse sair e, a partir dessa cidade, que o filho mantivesse velocidade constante de 70 km/h. Recebido o telefonema do filho, o pai partiu logo de casa com velocidade constante de 90 km/h. Pode-se concluir que (A) O pai alcança o filho, porém gasta mais de

2 h para alcançá-lo. (B) O pai alcança o filho e gasta menos 2 h

para alcançá-lo. (C) O pai alcança o filho em 2 h como foi

combinado. (D) O pai não alcança filho antes do destino

final. (E) O pai alcança o filho em 1h30. QUESTÃO 85 As engrenagens são usadas em milhares de dispositivos mecânicos. Elas realizam várias tarefas importantes, mas a mais importante é que elas fornecem uma redução na transmissão em equipamentos motorizados. E isso é essencial porque, frequentemente, um pequeno motor girando muito rapidamente consegue fornecer energia suficiente para um dispositivo, mas não consegue dar o torque necessário para produzir rotação. Por exemplo, uma chave de fenda elétrica tem uma redução de transmissão muito grande, porque precisa de muito torque para girar os parafusos, mas o motor só produz quantidade de torque pequena e velocidade alta. Com a redução de transmissão, a velocidade de saída pode ser diminuída e o torque, aumentado.

A figura 2 representa as engrenagens da caixa de marchas de um veículo, para uma determinada marcha.

Para uma situação em que a frequência no eixo de saída é de 90 rpm, com esse arranjo de engrenagens, podemos afirmar que, na entrada, a frequência será de

(A) 810 rpm. (B) 540 rpm. (C) 270 rpm. (D) 90 rpm. (E) 10 rpm. QUESTÃO 86

Um barquinho ,descendo um rio cuja velocidade da correnteza em relação à margem é de 2,0 m/s, gasta 5,0 min para sair da cidade A e ir até a cidade B. Sabendo que o motor do barco lhe imprime uma velocidade de 4,0 m/s, o tempo gasto pelo barco para voltar da cidade B à cidade A é de (considere a correnteza constante) (A) 10 min. (B) 5,0 min. (C) 12 min. (D) 15 min. (E) 18 min. QUESTÃO 87

Considere duas pessoas, A e B, situadas sobre a superfície da Terra, estando A no Equador e B em um paralelo no hemisfério Norte (veja a figura deste problema). Você sabe que essas pessoas estão girando, juntamente com a Terra em seu movimento de rotação.

Turma Pré Med/ENEM Muriaé Simulado On Line 29/08

Page 26: Humanas e natureza 1

26

Considerando essa situação, é correto afirmar que

(A) a período de rotação de A é maior do que o de B.

(B) a velocidade angular de A é maior que a de B. (C) o raio da trajetória de A é igual ao raio da

trajetória de B. (D) a velocidade linear de A é maior do que a

de B. (E) a aceleração centrípeta de A é igual a do B. QUESTÃO 88 Um veículo fura um bloqueio policial, colocado no Km 9,0 de uma rodovia, a uma velocidade média de 20 m/s. Quando a viatura da Polícia arrancou para perseguição, o motorista infrator já havia percorrido 500 m. O carro policial parte e atinge 30 m/s em um tempo que pode ser desprezado.

Considerando que, durante todo o evento, o veículo do infrator e o carro policial mantiveram a velocidade constante, qual o tempo gasto pela viatura para alcançar o motorista infrator? (A) 30s. (B) 50s. (C) 500s. (D) 950s. (E) 1000s. QUESTÃO 89 A figura mostra um homem em um campo de golfe no momento em que ele, com uma tacada, atira uma bola.

Com relação a essa situação, pode-se afirmar que (A) A componente horizontal da velocidade da

pedra é maior no ponto mais alto. (B) A velocidade da pedra é a mesma em

qualquer ponto da trajetória. (C) A componente horizontal da velocidade

varia uniformemente. (D) A componente vertical da velocidade possui

valor constante. (E) A aceleração da pedra tem o mesmo valor

em todos os pontos da trajetória por ela descrita.

QUESTÃO 90

O jamaicano Usain Bolt conseguiu, neste domingo, a medalha de ouro dos 100 metros, nos Jogos Olímpicos de Londres. O atleta partiu mal, mas recuperou durante a corrida e conseguiu percorrer a distância em 9,63 segundos.

O também jamaicano Yohan Blake, detentor do título mundial, conquistou a medalha de prata, com 9,75 segundos, e o norte-americano Justin Gatlin foi terceiro, com 9,79.

O anterior recorde olímpico pertencia a Bolt, com 9,69 segundos, em Pequim2008.

"Quando da corrida anterior [meias-finais], disse a mim próprio que sim, que iria fazê-lo [vencer a prova]", afirmou o "homem mais veloz do mundo", que estabeleceu um novo recorde olímpico na distância, com 9,63 segundos.

Usain Bolt disse, em declarações à televisão britânica BBC, que "não queria voltar a fazer uma falsa partida", tal como aconteceu nos Mundiais de 2011, em Daegu, na Coreia do Sul.

"Senti-me algo repousado nos blocos [de partida], pois este não foi o melhor arranque da minha carreira", revelou, a propósito da corrida que venceu.

(http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=2706025) A notícia acima foi publicada em agosto de 2012, quando Bolt já era reconhecido como um fenômeno. Em provas de 100m rasos, o desempenho típico de um corredor padrão é representado pelo gráfico na imagem.

Baseado no gráfico, informe: em que intervalo de tempo a aceleração do corredor foi maior? (A) Entre 0 e 1 segundo. (B) Entre 1 e 2 segundos. (C) Entre 2 e 3 segundos. (D) Entre 5 e 6 segundos. (E) Entre 12 e 15 segundos.

Turma Pré Med/ENEM MuriaéSimulado On Line 29/08