hrsp.org.br edição 23 - dezembro de 2017 hospital...

2
Edição 23 - Dezembro de 2017 HOSPITAL REGIONAL DO SUDESTE DO PARÁ MARABÁ-PA Mais de 150 atendimentos foram ofertados aos índios da aldeia Sororó, em São Geraldo do Araguaia (PA), pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP). A ação foi realizada no dia 6/12, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Secretaria de Educação de Marabá (Semed). Foram disponibilizados consultas, avaliação nutricional, aferição de pressão, teste de glicemia e orientações em saúde. A programação foi uma das “50 Ações do Bem” promovidas pela Pró-Saúde em comemoração aos seus 50 anos. Em Marabá, esta foi a segunda “Ação do Bem”. A primeira ocorreu em outubro e consistiu em um workshop sobre saúde do idoso. Hospital participa de projeto do Ministério da Saúde O neurocirurgião Sandro Cavalcan- te defendeu o trabalho de conclu- são em uma especialização oferta- da pelo Hospital Sírio Libanês (SP). A pesquisa abordou o serviço de Neuro-Oncologia no Pará. RÁPIDAS O Hospital Regional de Marabá é uma das 120 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas pelo Mi- nistério da Saúde para integrar o projeto “Me- lhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A ini- ciativa tem como obje- tivo implantar melhores prácas para a redução de Pneumonia Associada à Venlação Mecânica (PAV), Infecção Primária da Corrente Sanguínea (IPVC) e Infecção do Trato Urinário (ITU) em Unida- des de Terapia Intensiva. O projeto foi apresen- tado aos gestores no dia 21/12, pelo grupo que ficará à frente das ações na unidade. Os colabora- dores serão orientados pelo Hospital Moinhos de Vento, com apoio técnico do Instute for Healthca- re Improvement. A meta é reduzir em 50% essas in- fecções em até três anos. Em alusão ao Dia V, que mobiliza voluntários da Vale em dezem- bro, a mineradora e o Instuto Sorriso Legal ofereceram um café da manhã para os colabo- radores do hospital no dia 16/12. Colaboradores foram homenage- ados, neste mês, pela passagem do dia da profissão. Raimundo Gomes foi presgiado no Dia do Jardineiro, 15/12, e Giovani Viana, no Dia do Mecânico, 20/12. Aldeia Sororó é beneficiada em “Ação do Bem” hrsp.org.br Boletim

Upload: vudung

Post on 14-Feb-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: hrsp.org.br Edição 23 - Dezembro de 2017 HOSPITAL …hrsp.org.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/12_2017_HRSP... · Não foi só um convite de boca. ... Passar o Natal longe

Edição 23 - Dezembro de 2017

HOSPITAL REGIONAL DO SUDESTE DO PARÁ MARABÁ-PA

Mais de 150 atendimentos foram ofertados aos índios da aldeia Sororó, em São Geraldo do Araguaia (PA), pelo Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP). A ação foi realizada no dia 6/12, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e a Secretaria de Educação de Marabá (Semed). Foram disponibilizados consultas, avaliação nutricional, aferição de pressão, teste de glicemia e orientações em saúde.

A programação foi uma das “50 Ações do Bem” promovidas pela Pró-Saúde em comemoração aos seus 50 anos. Em Marabá, esta foi a segunda “Ação do Bem”. A primeira ocorreu em outubro e consistiu em um workshop sobre saúde do idoso.

Hospital participa de projeto do Ministério da Saúde

O neurocirurgião Sandro Cavalcan-te defendeu o trabalho de conclu-são em uma especialização oferta-

da pelo Hospital Sírio Libanês (SP). A pesquisa abordou o serviço de Neuro-Oncologia no Pará.

RÁPIDAS

O Hospital Regional de Marabá é uma das 120 unidades do Sistema Único de Saúde (SUS) selecionadas pelo Mi-nistério da Saúde para integrar o projeto “Me-lhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil”. A ini-ciativa tem como obje-tivo implantar melhores práticas para a redução de Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica (PAV), Infecção Primária

da Corrente Sanguínea (IPVC) e Infecção do Trato Urinário (ITU) em Unida-des de Terapia Intensiva.

O projeto foi apresen-tado aos gestores no dia 21/12, pelo grupo que ficará à frente das ações na unidade. Os colabora-dores serão orientados pelo Hospital Moinhos de Vento, com apoio técnico do Institute for Healthca-re Improvement. A meta é reduzir em 50% essas in-fecções em até três anos.

Em alusão ao Dia V, que mobiliza voluntários da Vale em dezem-bro, a mineradora e o Instituto

Sorriso Legal ofereceram um café da manhã para os colabo-radores do hospital no dia 16/12.

Colaboradores foram homenage-ados, neste mês, pela passagem do dia da profissão. Raimundo

Gomes foi prestigiado no Dia do Jardineiro, 15/12, e Giovani Viana, no Dia do Mecânico, 20/12.

Aldeia Sororó é beneficiada em “Ação do Bem”

hrsp.org.brBoletim

Page 2: hrsp.org.br Edição 23 - Dezembro de 2017 HOSPITAL …hrsp.org.br/wp-content/uploads/sites/13/2018/02/12_2017_HRSP... · Não foi só um convite de boca. ... Passar o Natal longe

O Boletim do Hospital Regional do Sudeste do Pará (HRSP) é produzido pela Coordenadoria Regional de Comunicação (PA). Envie sua opinião ou sugestão de pauta para: [email protected]

•2

De 18 a 22/12, o HRSP realizou a 32ª Campanha de Doa-ção de Sangue. Foi nessa ocasião que o secretário Felipe Sousa Reis, de 23 anos, decidiu participar de uma rede de solidariedade que se expande a cada ano. Ele foi uma das mais de 60 pessoas que compareceram ao posto de cole-ta montado na unidade.”Na correria do dia a dia, a gente não tira tempo pra fazer a nossa parte. Mas agora recebi o convite de uma amiga, que explicou todos os benefícios da doação. Não foi só um convite de boca. Se eu estiver bem de saúde, daqui a três meses vou doar novamente. Quero ser um doador fiel”, afirmou o voluntário.

A campanha contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, da clínica Pronto Baby e da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará - Hemopa Marabá.

Passar o Natal longe de casa não é tarefa fácil. Por isso, o Hospital Regional de Marabá promoveu uma progra-mação especial para alegrar pacientes e acompanhantes que estavam na unidade nesse período. Eles receberam a visita do Papai Noel, trocaram mensagens de otimismo, participaram de sessões especiais de cinema e musicote-rapia e, ainda, da apresentação de uma cantata natalina. Tudo feito com o apoio de grupos que integram o Progra-ma Nacional de Voluntariado da Pró-Saúde em Marabá.

A dona de casa Maria Bethânia Nascimento ficou en-cantada com a disposição dos voluntários. ‘’Achei maravi-lhoso e novo tudo isso. É bom porque ajuda a gente a se distrair e a esquecer, por um momento, a nossa situação aqui’’, comentou a paciente. Na enfermaria da frente, Valdilene Carvalho se emocionou quando o grupo can-tou músicas natalinas para a mãe dela, dona Raimunda, que está internada na unidade há quase um mês.

Papai Noel, cantata e cinema são atrações natalinas

Campanha incentiva doação de sangue em Marabá

Câmara homenageia profissionais da Pró-Saúde

O diretor-geral do HRSP, Valdemir Girato, e o cirurgião or-topedista Flávio Rezende receberam o título de “Cidadão Marabaense”, considerado a maior honraria do município e concedido a pessoas que, reconhecidamente, contri-buem para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população local. A comenda foi entregue pela Câmara Municipal no dia 14/12, em uma sessão solene que homenageou 21 pessoas que vieram de fora e, atual-mente, moram em Marabá.

Para Valdemir Girato, o título “representa muito para mim, que vim de outro Estado. Marabá é a cidade onde vivo com minha família há cinco anos e onde posso con-tribuir, a partir do meu trabalho, para a melhoria da vida das pessoas”.