horizonte 2020 pme resumo

4
PORTUGUESE ENTREPRENEURS 2 de março de 2016 Criado por: Rui Garcia Horizonte 2020 Que oportunidades existem para as PME?

Upload: rui-filipe-garcia

Post on 13-Feb-2017

167 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Horizonte 2020 PME Resumo

Portuguese entrepreneurs

2 de março de 2016Criado por: Rui Garcia

Horizonte 2020

Que oportunidades existem para as PME?

Page 2: Horizonte 2020 PME Resumo

1

Horiz

onte

202

0 |

02/0

3/20

16

HORIZONTE 2020Que oportunidades existem para as PME?

Horizonte 2020 – Programa Quadro de Investigação e Inovação (H2020) é o principal instrumento para financiar a investigação e a inovação na Europa e estará em vigor entre 2014 a 2020, com um orçamento global de cerca de 79 mil milhões de euros. O H2020 apoia a investigação em áreas prioritárias e o seu principal objetivo é consolidar a liderança mundial da União Europeia nesses sectores.

Um dos objetivos nacionais do Horizonte 2020 é conseguir captar 170 milhões de euros para PME portuguesas até ao final da década. Conheça algumas das principais oportunidades para empresas no âmbito do Horizonte 2020.

 

1. Instrumento PMEOrçamento: 3 mil milhões de euros

Financiamento exclusivo para pequenas e médias empresas (individualmente ou em consórcio), sobretudo aquelas que apresentem forte potencial de internacionalização e capacidade de inovação, a partir da construção de um plano de negócios e respetiva implementação. Este instrumento está em vigor desde 1 de março de 2014 e estará continuamente aberto.

O Instrumento PME prevê acompanhamento por parte de um ‘coach’ para a gestão de inovação e internacionalização da empresa e é dividido em três fases: avaliação, estudo de viabilidade e plano de negócios (seis meses, financiamento de 50 mil euros); implementação e validação técnica da ideia (12 a 24 meses, financiamento entre 500 mil e 2,5 milhões de euros); e comercialização.

 

2. Fast Track to InnovationOrçamento: 250 milhões de euros

O Fast Track to Innovation (FTI) é um programa piloto focado nas empresas que participem no Horizonte 2020 pela primeira vez. Visa acelerar o processo de comercialização de ideias e conceitos inovadores. O FTI promove atividades de inovação próximas do mercado e as candidaturas são abertas a qualquer tipo de participantes, em consórcio (mínimo de três e máximo de cinco participantes). Pagos a 70% (até um limite de três milhões por projeto), os projetos devem ser orientados para o mercado e demonstrar o seu real potencial de implementação (até três anos). Além disso, pelo menos 60% do orçamento do projeto tem de ser alocado a parceiros industriais.

Em vigor desde 6 de Janeiro de 2015, este instrumento estará continuamente aberto, com três fases de avaliação por ano (abril, setembro e dezembro). O tempo máximo para assinatura dos contratos das propostas selecionadas é de seis meses.

 

Page 3: Horizonte 2020 PME Resumo

2

Horiz

onte

202

0 |

02/0

3/20

16

3. Projetos em Colaboração (consórcio)Orçamento: 6 mil milhões de euros

Um dos maiores apoios às empresas será dado através dos projetos em colaboração (ações de investigação e inovação e ações de inovação), com 13% do orçamento das áreas temáticas do Horizonte 2020 destinados às PME.

Os concursos para este apoio são publicados anualmente em Programas de Trabalho, aos quais os projetos devem dar resposta (ou seja, “cadernos de encargos” que traçam objetivos amplos). Como condição mínima, os consórcios devem incluir três entidades jurídicas de três países diferentes, independentes entre si. No que diz respeito ao esquema de financiamento, os projetos em colaboração podem ver os seus custos diretos cobertos até 70 ou 100%.

 

4. Acesso a Financiamento de RiscoOrçamento: 2,7 mil milhões

Estão também disponíveis oportunidades para as PME no tema Acesso a Financiamento de Risco, nomeadamente no Risk Sharing Instrument (empréstimos de baixo custo para PME inovadoras). Aqui o foco está colocado nos projetos inovadores, com financiamentos de mais de 7,5 milhões, concedidos diretamente pelo Banco Europeu de Investimento (BEI). O financiamento para PME (25 mil a 7,5 milhões de euros) é concedido através de bancos intermediários nacionais (InnoVFin SME Guarantee).