holandeses no brasil colÔnia - wordpress.com · 2020. 11. 17. · 6 holandeses no brasil colÔnia...

7
VELHOGENERAL.COM.BR HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA 1 22/11/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: HISTÓRIA HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA Por Francisco Teixeira de Carvalho Neto* Mapa raro celebrando a conquista da Capitania de Pernambuco pela Companhia Holandesa das Índias Ocidentais em fevereiro de 1630 (Domínio Público/Wikimedia Commons). O extenso e rico litoral do Brasil Colônia encorajou aventuras de diversos países e a Holanda não foi diferente, atuando em vários locais incluindo a Amazônia, Pernambuco, Bahia e o Espírito Santo. Em todos os casos, obtiveram êxito temporário até serem finalmente vencidos pelas lutas patrióticas dos luso-brasileiros e pela falência da Companhia das Índias Ocidentais, financiadora dessas operações. A situação da Europa, em 1492, fervilhava entre disputas territoriais e religiosas, levando à uma grande movimentação de pessoas de diferentes credos e ocupações. Como destaque, observa-se a perseguição aos judeus na região. O motivo dessa diáspora devia-se à Inquisição que estava em franca atividade. Cerca de oitocentos mil judeus foram expulsos da Espanha por questões religiosas. Estes se deslocaram para Portugal, que após passarem um tempo sendo expulsos emigraram para os Países Baixos e a Inglaterra. Em 1549, quatrocentos mil mouros abandonam a Espanha pelo mesmo motivo que os Judeus. A diferença é que eram ligados às atividades agropecuárias e artes mecânicas, atividades que consistiam em comércio em geral tais como joalherias, lojas e serviços bancários. Aparentemente essa iniciativa dos reinos espanhóis criou uma situação negativa para o próprio país, já que a mesma entrou em decadência econômica. Os recursos financeiros foram sendo transferidos de mãos, geralmente retornando às mãos dos financistas judeus, já em terras inglesas ou nos Países Baixos.

Upload: others

Post on 07-Mar-2021

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

VELHOGENERAL.COM.BR HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA 1

22/11/2020 | VELHOGENERAL.COM.BR | CATEGORIA: HISTÓRIA

HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA PorFranciscoTeixeiradeCarvalhoNeto*

MapararocelebrandoaconquistadaCapitaniadePernambucopelaCompanhiaHolandesadasÍndiasOcidentaisemfevereirode1630(DomínioPúblico/WikimediaCommons).

OextensoericolitoraldoBrasilColôniaencorajouaventurasdediversospaíseseaHolandanãofoidiferente,atuandoemvárioslocaisincluindoaAmazônia,Pernambuco,BahiaeoEspíritoSanto.Emtodososcasos,obtiveramêxitotemporárioatéseremfinalmentevencidospelaslutaspatrióticasdosluso-brasileirosepelafalênciada

CompanhiadasÍndiasOcidentais,financiadoradessasoperações.

AsituaçãodaEuropa,em1492,fervilhavaentredisputasterritoriaisereligiosas,levando à uma grande movimentação de pessoas de diferentes credos eocupações. Como destaque, observa-se a perseguição aos judeus na região. Omotivodessadiásporadevia-seàInquisiçãoqueestavaemfrancaatividade.

CercadeoitocentosmiljudeusforamexpulsosdaEspanhaporquestõesreligiosas.EstessedeslocaramparaPortugal,queapóspassaremumtemposendoexpulsosemigraram para os Países Baixos e a Inglaterra. Em 1549, quatrocentos milmourosabandonamaEspanhapelomesmomotivoqueosJudeus.Adiferençaéqueeramligadosàsatividadesagropecuáriaseartesmecânicas,atividadesqueconsistiamemcomércioemgeraltaiscomojoalherias,lojaseserviçosbancários.

Aparentementeessainiciativadosreinosespanhóiscriouumasituaçãonegativaparaoprópriopaís,jáqueamesmaentrouemdecadênciaeconômica.Osrecursosfinanceiros foramsendo transferidosdemãos,geralmente retornandoàsmãosdosfinancistasjudeus,jáemterrasinglesasounosPaísesBaixos.

Page 2: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

2 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR

ComassucessõesreaisosPaísesBaixosterminaramsobogovernodeFelipeII.Aomesmotempo,aReformadeLuteroéabsorvidanonortedaEuropa,emespecialnaHolanda.Felipe IIprocuroucombateressanovadoutrina (consideradaumaameaça ao catolicismo), culminando numa guerra que resultaria em muitasmortesemambososlados.

Paracombaterosrebeldesprotestantesfoiorganizadaumaforçatarefadevintemil homens, liderada pelo Duque de Alba, com a finalidade de restabelecer aordem. Isso foi conseguido por meio de execuções e exílio de vários líderesinsurretos. Um desses líderes, William Orange, reuniu adeptos e invadiu oterritório,cujoapoiopopularfoicrucialparaosucesso,jáqueapopulaçãoestavasob o regime do Duque de Alba, cuja política fiscal era pesada. Depois de umperíodo intenso de lutas, as diversas regiões se uniram e, sob o comando deWilliamOrange,conseguiramaindependênciaem1581.

Em1588aInglaterraprestouapoioaonovopaíseaEspanhaassinouumtratadode paz (a “Trégua de Doze Anos”), estabelecendo a República Batava. Com areforma religiosa, o protestantismo calvinista passa a sermajoritário na novanação. O calvinismo, como doutrina religiosa (além das questões espirituais emorais),prezapelavalorizaçãodosresultadosdotrabalho(sejaemlucros,sejaemresultadosmateriaisemgeral).

Destemodo, o país avança através de umanova classe dominante comercial efinanceira,comfortesinteressesultramarinos.Logo,aHolandaseorganizaeseestabelececomoumanaçãocominteressesmultinacionais.Osistemabancárioseestabeleceem1609comacriaçãodoBancodeAmsterdã.Asgrandescampanhasde navegação não teriam sido realizadas sem o financiamento do dinheiroholandês.

Em 1580, a coroa espanhola e portuguesa, liderada por Felipe II, decreta umbloqueio aos navios holandeses em todos os portos na Península Ibérica. Obloqueioincluíaoarrestodenaviosecarga.Comisso,aHolandafoiobrigadaaprocurarmatérias-primasemoutroslugaresnomundo.

Assim,em1602,foicriadaaCompanhiadasÍndiasOrientais,comaqualexploravacomercialmenteoExtremoOrientefazendofrenteaomonopólio luso-espanhol.Usando o know-how adquirido em apenas 10 anos, obteve grandes lucros. Osarmadoresholandesespassaramaproduzirnumerososnaviosparaatenderasdemandas comerciais da própria Holanda. Já havia em Amsterdã uma intensaatividadeeconômica,queincluíaumaBolsadeValores.

OBrasilsurgecomofontederiquezas,dentreasquaisdestaca-seoaçúcar,nessaépocamercadoriamuito valiosa, e os olhos holandeses se voltam para o país,especialmenteonordestebrasileiroearegiãodePernambuco,poloprodutordeaçúcar.AssimoterritóriodoBrasilsetornaobjetodeinvasãoporembarcaçõesholandesasesofreváriastentativasdedomíniosobreosluso-brasileirosdaépoca.

O bloqueio português dá início a uma guerra comercial e à criação de outracompanhia holandesa de comércio, a Companhia das Índias Ocidentais. SeuobjetivoprimárioeraovolumedeaçúcartransacionadoentreoBrasilColôniae

Page 3: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

VELHOGENERAL.COM.BR HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA 3

Portugal.Duascapitaniasprogrediam,PernambucoeSãoVicente.Aprimeira,porsuaproximidadecomaEuropa,setornoualvopreferencial.

Assim,asprincipaisinvasõesholandesasaoBrasilocorreramemduasocasiões:Salvador,naBahia,de1624a1625,eemPernambuco,queperduroude1630a1654.AinvasãodePernambucopodeserseparadaemtrêsfases:

• 1ªFase:Desembarque,conquistaeprimeiroscombates(1630a1637);

• 2ªFase:PeríodoNassoviano(1637a1644);

• 3ªFase: InsurreiçãoPernambucana(1645a1654),queculminoucomaexpulsãodosinvasores(mercenáriosdeváriasnacionalidadesaserviçodaCompanhiadasÍndiasOcidentais).

Dessafase,temososprimeirosresultadosdacriaçãodanaçãobrasileira,comamisturadastrêsraças(branco,negroe índio).Esseamalgamaresultounaquiloquenostornamoscomonação.Aocupação,noPeríodoNassoviano(MauríciodeNassau),trouxeumgrandedesenvolvimentoàregião,quepodeserobservadoatéosdiasdehoje.

HOLANDESES NA AMAZÔNIA Noiníciodosanos1600,umaexpediçãoholandesaoriundadessaregiãopartiudoportodeVlissingenemumpequenoevelozveleirochamadoGoudenHaan(GalodeOuro),comdestinoaoRioAmazonas.Ocomandante,PieterAdrienszon,tinhaamissãodesubirorioomáximopossívelparaestabelecerrelaçõescomerciaiscomosmoradoreslocais,embuscadeouroepedraspreciosas.

Obtiveramajudados índios,edepoisdealgunsmesesoutrosnavioschegaram,dandoinícioaumacolonizaçãoholandesaeàconstruçãodoFortedoMorrodaVelha Pobre. No entanto, espiões relataram os fatos à coroa portuguesa,ressaltando a grande desenvoltura dos invasores com os nativos. Em 1623 osholandesessãoexpulsos,oGoudenHaanélevadoàterraeincendiadoeoforteédestruído.

HOLANDESES NO ESPÍRITO SANTO Partedoprojetodacoroaportuguesaparaaocupaçãodoterritóriobrasileiro,aCapitaniadoEspíritoSantonãoobteveodestaqueeconômicoesperado,masaindaassimfoialvodeataquesdosholandeses.

Em 12 de março de 1625, os holandeses atacaram a região de Vitória sob ocomandodoalmirantePietHeyn,consideradoumhomemdepequenaestatura,porémmuitocapaz.SuaforçaatracounolocalquehojeéaPraçaOitodeSetembro(FIGURA1).

Page 4: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

4 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR

FIGURA1:localondeapequenaforçaholandesainvasoraatracou,em1625(Foto:acervodoautor,2020).

Dali,oalmiranteseguiucom84soldadose166marinheiros.UsavaofardamentodaCompanhiadasÍndiasOcidentais.Suamissãoeraconquistaresaquearavila

Page 5: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

VELHOGENERAL.COM.BR HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA 5

emnomedogovernoholandês.Olocalérazoavelmenteprotegidoporsuaprópriatopografia,sendoumailhacircundadaporumapequenacadeiadequatromontesnadireçãosudeste-sul.Osetornoroeste-norte-nordesteécompostoporumaáreademanguesqueterminaemumapraia,hojedenominadacomoPraiadeCamburi.Logonaentrada,aosul,osmontessão:MorrodoMoreno,MorrodoConventodaPenha,MorrodaatualEscoladeAprendizesdeMarinheiroseMorrodeJaburuna.

Maisparadentrodessabaíatemoso“MorrodoPenedo”(FIGURA2),umapedraquedelimitaoatualcomplexodoPortodeVitória,aoladodeVilaVelha.Partemaisestreita daBaía deVitória, omorro servia comooutropontodedefesa contrainvasões.ÀsuafrenteháoFortedeSãoJoão.Apósainvasão,asdefesasdoforteforamreforçadascommaispeçasdeartilharia.

FIGURA2:MorrodoPenedo(Fonte:acervodoautor,2020).

Ailhatemterrenoacidentadoeoconjuntodeedificaçõesimportantessesituanapartealta,queéchamadade“CidadeAlta”.Nopontodeacessoàpartealta,umajovemde20anosdeorigemluso-espanholachamadaMariaOrtizorganizouummovimentobemsucedidoderesistênciaaosinvasores.

Quandoainvasãofoidetectada,ossinosdaigrejatocaramconvocandotodosparaaluta.Soldadosecivislutampararechaçarosinvasores.ComaajudadoscaciquesJapi-AçueGatoGrande,osholandesessãoobrigadosarecuar.

Apassagemeraestreita,oquefacilitouacontençãodaforçainvasora,queseviuatacada por água fervente, pedras, pedaços de madeira e o que quer que osmoradorestivessemnasmãos.Aaçãoganhoutemposuficienteparaquereforçoschegassem ao local, sob o comando de Salvador Correia de Sá, e salvassem acidade.Comorecuodosinvasores,aregiãovoltouànormalidade.

Destemodo,ainvasãoholandesafoidesarticuladaeocomandantePietHeynfoiexpulso da Baía de Vitória. A rua onde ocorreu a resistência hoje se chama“EscadariaMariaOrtiz”(FIGURA3)emhomenagemàquelajovemheroínaquesedestacounaorganizaçãodocombate.

Page 6: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR

FIGURA3:EscadariaMariaOrtiz,antigoLargodoPelourinho(Foto:acervodoautor,2020).

Quinzeanosdepois,osholandesesvoltamàregiãoedessavez,sobocomandodocoronelCoen,tentamsubiromonteondeselocalizaoatualConventodaPenha.Contaalendaqueessaforçafoirepelidaporumgrandeexércitoquedesceudamontanhaeque,assustada,fugiu.Em1653,comaajudadeumtraidorportuguês,piratasholandesesretornamaolocal,saqueiamelevamtodooacervodotemploreligioso,incluindoasfigurasreligiosas,obrasdearteeescravos.

Duzentosanosdepois,osholandesesretornamaoEspíritoSanto,dessaveznãopararoubaresaquear,masparatentarconstruirumanovavida.Há,aindahoje,umquadro pintado nesse conventomostrando essa passagem (ROOS; ESHUIS,2008).

CONSIDERAÇÕES FINAIS Oque tornouoBrasil Colônia tão cobiçado?Oque levoupotênciasda época aatravessarooceanoeviratéaquiparasaquear?Comquaistecnologiasdaépocaforamcapazesdechegaraolitoralbrasileiroe,apartirdaí,avançarsobrealgumasdas cidadesmais importantes?Commaisde7.000quilômetros,onosso litoralrepresentaaindahojeumdesafioparaqualquerforçainvasora,enãoeradiferentenoséculoXVII.

Comtecnologialimitadaemtermosdemobilidadeecomunicação,observa-seque,mesmo assim, era possível fazer movimentações bastante precisas utilizandoembarcaçõesàvela.Oinvasortambémcontavacomarmasdefogoque,seporumlado,tinhampoucaprecisãoalongasdistâncias,poroutrosuacargaofensivaerasuficienteparacausarsériosdanosaoinimigo.

A Baía de Vitória já contava com alguns meios de defesa, entre elas umafortificação no lado sul (onde hoje se encontra o 38º Batalhão de Infantaria).Adentrandoabaía,noladodailha,encontra-seoutrafortificação,chamadaFortedeSãoJoão.Omotivoparamanterasdefesasdeumaregiãosemmuitosatrativospode estar relacionado com a possibilidade de acessar asMinas Gerais e seusminériosepedraspreciosas.

Page 7: HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA - WordPress.com · 2020. 11. 17. · 6 HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA VELHOGENERAL.COM.BR FIGURA 3: Escadaria Maria Ortiz, antigo Largo do Pelourinho

VELHOGENERAL.COM.BR HOLANDESES NO BRASIL COLÔNIA 7

Desta forma, conclui-se que, mesmo sendo quase irrelevante em termoseconômicos,aentãoCapitaniadoEspíritoSantofoicapazdeatrairaatençãodoscorsários holandeses com a finalidade de gerar lucros para a Companhia dasÍndiasOcidentais.

O sentimento patriótico da jovemMaria Ortiz, somado ao senso de dever dosmilitaresedepartedapopulaçãocivil,gerouesseepisódiopoucoconhecidodanossahistória,queensinaimportantesliçõesparaosdiasatuais:

a. emborapoucoimportantenocontextogeraldahistóriadoBrasilColonial,o interesse de outro povo europeu denota aspectos importantes que aregião possuía, sendo um provável polo produtor de açúcar e outrosprodutosagrícolas;

b. mesmonãotendorecursosmateriaispararechaçarumainvasãoemuitomenos treinamentomilitar, um grupo de civis foi capaz de repelir umaforçainvasoraatéachegadadeumaforçamilitarprofissional;

c. esse episódio serve para ilustrar que já havia senso de patriotismo etambémumadisputareligiosa(catolicismoeprotestantismo);

d. osentimentodebrasilidade(responsávelporcriarumúnicopovo,oriundode um amálgama de raças) se fortalece e perdura até a expulsão dosholandesesem1654.

Ficaumapergunta:teriasidooeventodoEspíritoSantoumainspiraçãoparaqueosluso-brasileirosdaregiãodoRecifetambémtivessemforçamoralpararesistirelutarnosGuararapes?

REFERÊNCIAS BITTENCOURT,ArmandodeSennaetal.HistóriaMilitarBrasileiraI:doperíodocolonialaomonárquico.Palhoça:UnisulVirtual,2009.

ROOS,Ton;ESHUIS,Margje.Oscapixabasholandeses:umahistóriaholandesanoBrasil.Barneveld:KoninklijkeBDUUitgevers,2008.

*FranciscoTeixeira de CarvalhoNeto é piloto de helicópteros com32 anos de experiência emaviaçãooffshore.Bacharel emCiênciasAeronáuticaspelaUNISUL (Universidadedo Sul de SantaCatarina),possui,entreoutros,oscursos“VietnamWar”(UniversalClassIACTProvider),“WorldWarI–AviationComestoAge”(UniversityofBirmingham),“FromWorldWarIItoWhiteHeat:theRAFattheColdWar”(RoyalHolloway,UniversityofLondon).Estácursandopós-graduaçãoemHistóriaMilitarpelaUNISUL.