hoje macau 25 jul 2013 #2900

20
PUB • POLÍTICA DE VISTOS China cria medidas mais severas PÁGINA 8 CAMPEONATO DA BOLINHA Sporting vai jogar na Primeira Divisão ÚLTIMA AFINAL, ONDE ESTAVA AO MAN LONG NO 25 DE ABRIL? PÁGINA 2 LA SCALA AGÊNCIA COMERCIAL PICO 28721006 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QUINTA-FEIRA 25 DE JULHO DE 2013 • ANO XII • Nº 2900 PUB MOP$10 PUB Ter para ler A candidata e vice-presidente da Associação Geral das Mu- lheres entende que não devem ser recrutados enfermeiros por- tgueses porque não conhecem a língua. É que, afirma, não conseguiriam, entre outras li- mitações, dar apoio psicológico. PÁGINA 5 Wong Kit Cheng critica recrutamento de enfermeiros portugueses Risco de vida CONCESSÕES E SUBCONCESSÕES Francis Tam põe tudo em pratos limpos PÁGINA 3 TERMINAL MARÍTIMO Quanto custa? Logo se vê... PÁGINA 6

Upload: jornal-hoje-macau

Post on 21-Mar-2016

232 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Edição do jornal Hoje Macau N.º 2900 de 25 de Julho de 2013.

TRANSCRIPT

Page 1: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

PUB

• POLÍTICA DE VISTOS

China cria medidas mais severas

PÁGINA 8

CAMPEONATO DA BOLINHA

Sporting vai jogarna Primeira Divisão

ÚLTIMA

AFINAL, ONDE ESTAVA AO MAN LONG NO 25 DE ABRIL? PÁGINA 2LA SCALA

AGÊNCIA COMERCIAL PICO • 28721006 DIRECTOR CARLOS MORAIS JOSÉ • QU INTA-FE IRA 25 DE JULHO DE 20 13 • ANO X I I • Nº 2900

PUB

MOP$10

PUB

Ter para ler

A candidata e vice-presidente da Associação Geral das Mu-lheres entende que não devem ser recrutados enfermeiros por-tgueses porque não conhecem a língua. É que, afirma, não conseguiriam, entre outras li-mitações, dar apoio psicológico.

PÁGINA 5

Wong Kit Cheng critica recrutamento de enfermeiros portugueses

Risco de vida

CONCESSÕES E SUBCONCESSÕES

Francis Tam põe tudo em pratos limpos

PÁGINA 3

TERMINAL MARÍTIMO

Quanto custa?Logo se vê...

PÁGINA 6

Page 2: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

contrapôs a teoria, mostrando uma outra reserva em que o restaurante só marcou a mesa no nome de quem fez a reserva. Além disso, contestou ainda o facto de um dos nomes, o de Kevin Lau, ter sido apagado da reserva. “Então, apaga-se um dos nomes, porque, como o senhor disse, não tem nada a ver com o assunto. E na sua experiência em casos de corrupção, acha que seria normal chamar alguém para conversar sobre actos ilícitos?” Lei Tong Leong assegura que Kevin Lau não ficou o jantar todo, apenas no início, apesar de admitir que foi isso que ouviu do empregado do restaurante e de não ter nada para o comprovar.

Kevin Lau é um nome que tem surgido ao longo do processo como sendo funcionário de Steven Lo e responsável pela empresa Eastern Base, de Joseph Lau, que alegadamente terá feito o depósito de 20 milhões de patacas numa das empresas das lhas Virgens Britânicas controladas por Ao Man Long, a Ecoline.

CREDÍVEIS OU NÃO?É a este encontro entre Ao e os dois empresários de Hong Kong que o CCAC junta registos da fronteira, para dizer que Lo, Lau e Kevin Lau chegaram a Macau propositadamente para se encon-trarem com Ao Man Long. Mas a defesa apresentou também registos das fronteiras que indicam que o ex-secretário não estava cá, desde

Neto Valente começou por perguntar a Lei Tong Leong se os registos da PSP seriam credíveis e, após a testemunha dizer que “são dos mais credível que há”, o advogado mostrou documentos relacionados com Maio e Junho sobre entradas e saídas de Macau de Ao Man Long. “De 25 de Maio a 25 de Junho Ao Man Long não estava no território, de acordo com estes registos.” A testemunha emendou o que tinha dito antes. “Nós temos mais registos do que vocês, ele poderia usar entradas especiais [por ser secretário]”, disse Lei, sendo imediatamente contrariado por Neto Valente. “Eu

2

A Polícia de Segurança Pública (PSP) pode ter cometido erros de re-gisto de entradas e saídas de Macau. A conclusão é tirada pela defesa e acusação do julgamento La Scala, que se contradiz entre o facto de alguns dados mostrarem que Ao Man Long estaria no território para um jantar com Joseph Lau e Steven Lo e outros mostrarem que o ex--secretário afinal não estava cá. Quando o MP contraditou, dizendo que o Secretário assinara despachos com a data desse período, a defesa ripostou que isso não quer dizer nada.

O ESSENCIAL

hoje macau quinta-feira 25.7.2013POLÍTICA

JOANA [email protected]

O S registos de entradas e saídas do território da Polícia de Segu-rança Pública (PSP)

deixaram ontem muitas dúvidas em mais uma sessão do julgamento do chamado Caso La Scala. É que, enquanto Lei Tong Leong - Chefe de Departamento de Investigação do Comissariado contra a Corrupção (CCAC) - utilizou documentos para garantir que Joseph Lau, Steven Lo e Kevin Lau, alegado funcionário de Lo, se encontraram para jantar no dia 22 de Junho de 2005 com Ao Man Long, a defesa apresenta registos das autoridades que dizem que o ex-secretário para as Obras Públicas e Transportes não estava sequer em Macau.

Durante todo o dia, no Tribunal Judicial de Base (TJB), Lei Tong Leong continuou a prestar decla-rações como testemunha arrolada pela acusação. O investigador do CCAC quis mostrar que Ao se tinha encontrado com os dois principais arguidos do processo – os empre-sários de Hong Kong responsáveis pela Chinese Estates Holdings e da Moon Ocean, empresas do La Sca-la – depois da consulta por convite feita para a obtenção dos cinco ter-renos em frente ao aeroporto e antes da abertura das propostas. “O papel da reserva [do restaurante] tinha o nome de todos os participantes, não só o nome de quem fez a reserva”, justificou Lei ao ser inquirido sobre como sabia da participação de todos os homens.

Jorge Neto Valente, um dos advogados de defesa de Steven Lo,

LA SCALA REGISTOS CONTRADITÓRIOS SOBRE PRESENÇA DE AO MAN LONG EM MACAU AGITAM AUDIÊNCIA

Onde estava Ao? O dia passou a discutir-se se Ao Man Long estava ou não em Macau para um jantar com os arguidos. No fim, as dúvidas recaíram sobre a competência das autoridades policiais

sei que podem passar sem ficar na fila, mas alguém há-de lá ir para entregar os papéis.”

Lei acrescentou ainda que “a PSP não tem registos perfeitos e que, a 5 de Fevereiro de 2005 se registaram duas saídas e nenhuma entrada”. A contradição face ao que tinha dito anteriormente levou a defesa de Lo ao ataque. “Quer dizer, quanto perguntámos sobre os registos da PSP, disse que era fiável, agora quando é para tratar da defesa já não são fiáveis, acredito que Ao não foi o único [a entrar e sair de Macau sem se saber]”, atirou Neto Valente, que apresentava os registos da PSP presentes nos autos.

Também o Ministério Público (MP) admitiu que os registos “têm defeitos” e que “há pessoas que vão e vêm da China e não se registam”.

A testemunha do CCAC admi-tiu que não tinha, para já, dados para provar que o ex-secretário estava em Macau, “por enquanto”, da mesma forma que o procurador--adjunto do MP disse que “para a

semana, iria tentar demonstrar que estava”. Ainda assim, o procurador assegura que “recolheu dados [no intervalo de almoço] que mostram que Ao Man Long participou em diversos eventos em Macau [no período de Maio a Junho], tendo até assinado despachos”. Rui Sousa, da defesa de Lo, descarta que a assinatura tenha obrigato-riamente sido feita nesse período. “Não significa que tenha assinado os despachos no dia em que estes foram publicados”.

Sem se saber ao certo o que acon-teceu, a decisão foi de que o tribunal iria enviar um ofício às autoridades para se perceber o que aconteceu.

Na sessão de ontem, foi ainda discutida a questão dos contratos entre as empresas de Lau e Lo, que o CCAC tenta provar que foram feitos para que fossem cometidos actos ilícitos, como é o de corrup-ção a Ao, de que os dois homens vão acusados, mas que a defesa diz ser normal existirem. O julgamento continua segunda-feira.

PSP TODOS TÊM DE SE REGISTARO HM contactou os serviços de migração e a PSP, para tentar perceber se é possível a existência de canais especiais para membros do Governo e se alguma vez houve erros de registo do género dos ontem anunciados. O porta-voz do organismo limitou-se a explicar que “normalmente, todas as pessoas, incluindo secretários e membros do Governo, têm de se registar quando entram ou saem de Macau”, mas descartou mais informações sobre os canais especiais e erros de registo para outro dia.

A testemunha emendou o que tinha dito antes. “Nós temos mais registos do que vocês, ele poderia usar entradas especiais [por ser secretário]”, disse Lei, sendo imediatamente contrariado por Neto Valente. “Eu sei que podem passar sem ficar na fila, mas alguém há-de lá ir para entregar os papéis”

Ao Man Long

Page 3: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

TIAG

O AL

CÂNT

ARA

TIAG

O AL

CÂNT

ARA

3 políticahoje macau quinta-feira 25.7.2013

Francis Tam decidiu ontem tornar públicos os contratos com entre as concessionárias e as subconcessionárias. O Governante disse que a decisão serve para que o público conheça as diferenças entre os dois acordos

RITA MARQUES [email protected]

A discussão sobre a ilega-lidade dos contratos de subconcessão previs-tos pela Administração

em 2002 veio novamente ao de cima com as críticas apontadas na terça-feira pela Associação Novo Macau. Um dos principais visados nas queixas endereçadas aos orga-nismos de investigação criminal - CCAC e Ministério Público - foi Francis Tam, além do ex-Chefe do Executivo Edmund Ho.

CECÍLIA L [email protected]

OS Serviços de Administração e Função Públi-

ca (SAFP) publicaram ontem os resultados do sorteio que determina a ordem das candidaturas nos boletins de voto no sufrágio directo para as próximas eleições. A lista que vai surgir em primei-ro lugar é a Nova União para o Desenvolvimento de Macau, liderada pela actual deputada Angela Leong. O seu mandatário, Ambrose So, disse “estar contente com o resultado” e agradeceu aos respon-

Candidatos estarão a receber dinheiro dos EUATam Chi Keung, professor da Universidade de Ciência e Tecnologia (MUST) disse ao canal chinês da TDM que as mais recentes declarações da comissária adjunta do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China na RAEM são sinal de “sensibilidade excessiva por parte do Governo chinês”. O analista considera que o conceito de intervenção estrangeira “varia de pessoa para pessoa” e que “a razão pela qual a China está tão sensível a este tema talvez tenha a ver com o facto das empresas de jogo norte-americanas coleccionarem dados negativos sobre questões polémicas de Macau”. Tam apontou que estas empresas querem ter o seu representante na Assembleia Legislativa (AL) para terem “mais benefícios”. “É um fenómeno muito normal na sociedade democrática”. O professor disse ainda que há candidatos, de entre 20 grupos candidatos às legislativas, que recebem apoio financeiro de empresas norte-americanas, mas que, por forma a lidar com a possível resistência de Pequim, preferem “não dizer ao público”. - Z.X.

CONTRATOS COM AS SUBCONCESSIONÁRIAS FORAM ONTEM PUBLICADOS NA PÁGINA DA DICJ

Jogo às claras

PUBLICADA ORDEM DOS CANDIDATOS NOS BOLETINS DE VOTO

Angela à cabeça do barco eleitoral

Tam reiterou que o Governo se pauta pelo princípio de abertura e transparência, sem nenhuns compromissos à margem do contrato e da legislação, ou seja, sem nada escondido, nem acordos secretos

Ontem, o secretário para a Eco-nomia e Finanças, em conferência de imprensa convocada com os jornalistas chineses, garantiu que os contratos iriam ser tornados públicos no próprio dia na página oficial da Direcção de Inspecção e Coordenação de Jogos (DICJ), mas não mencionou sobre a sua publicação no Boletim Oficial.

Francis Tam justificou a deci-são. “Em circunstâncias normais, se o Governo não está envolvido como um dos signatários nós re-velaríamos informações ao público mas para que todos percebam melhor as diferenças entre uma concessão e uma subconcessão, incluindo as relações e as obriga-ções das subconcessionárias para com o Governo, vamos revelar mais informações sobre a maté-ria. São matérias que têm de ser sempre aprovadas pelo Governo”, defendeu.

O HM encontrou de facto no portal online da DICJ os contratos celebrados entre as três concessio-nárias (SJM, S.A., Wynn Resorts (Macau), S.A., Galaxy Casino, S.A.) e as três subconcessionárias (Venetian Macau, S.A., MGM Grand Paradise, S.A., Melco Cro-wn (Macau), S.A.). No “contrato de subconcessão para a exploração de jogos de fortuna ou de azar ou outros jogos em casino na região administrativa especial de Macau”, entre a Galaxy e o Venetian, o principal acordo debaixo de fogo da associação, é garantido que a

“Galaxy Casino S.A. foi autori-zada, nos termos do artigo um da cláusula septuagésima quinta do contrato de concessão celebrado de concessão celebrado entre a RAEM e a concessionária”, de acordo com estabelecido em Junho de 2002 entre o Governo e a opera-dora e alterado posteriormente em 19 de Dezembro desse ano.

O contrato entre as duas em-

presas de jogo foi o único contrato entre as concessionárias e sub-concessionárias celebrado nesse mesmo dia e ano.

Sobre a carta enviada ao Banco Nova Scotia, em Maio de 2006, pela Secretaria de Tam, onde se-gundo ANM se explicita que “há seis concessionárias de jogo autó-nomas em Macau”, o responsável garante que a missiva explica

apenas a descrição, repetição e esclarecimento do Governo sobre as políticas de jogo, afiançando ainda que não existe qualquer acordo secreto ou situação de com-promisso, segundo o Gabinete de Comunicação Social. E dá conta ainda de que Tam reiterou que o Governo se pauta pelo princípio de abertura e transparência, sem nenhuns compromissos à margem do contrato e da legislação, ou seja, sem nada escondido, nem acordos secretos.

De acordo com declarações veiculadas pela Ou Min Tin Toi, o governante refere ainda que “não existe segredo do Governo sobre as concessões”. E, explicou ainda, em 2015 é tempo para discutir se serão mantidas as licenças de jogo.

sáveis pelo sorteio. Em segundo lugar surge a Liberais da Nova Macau, liderada por Jason Chao. Já em terceiro surge a Associação do Activis-

mo para a Democracia. A lista Cuidados para Macau, de Kuan Vai Lam, vai ficar em último lugar nos boletins.

Em dia de sorteio,

houve dois grupos que apresentaram queixas para a Comissão dos As-suntos Eleitorais. Quatro candidatos da lista Ac-ções Inovadoras (que fica em 18º lugar no boletim de voto) disseram ter sido incomodados nas suas ac-tividades por Lei Kin Ion, candidato de outro grupo. Foi, assim, exigido à comissão para “limitar o comportamento irracio-nal dos candidatos”.

PERÍODO DE CAMPANHA CONFUSOMuitas outras queixas se fizeram ouvir em dia de selecção dos lugares nos boletins. O deputado José

Pereira Coutinho disse ao HM que não compreende qual o período concre-to para a realização da campanha eleitoral. “Já pedimos para termos uma reunião com a comissão. Considero que depois do sorteio já poderíamos fazer a campanha, caso contrário o tempo vai ser desperdiçado.”

Segundo a lei eleito-ral, o período de campa-nha será de 31 de Agosto a 13 de Setembro, apenas duas semanas antes do dia da votação, a 15 de Se-tembro. Recorde-se que Agnes Lam também já se queixou do período tardio e curto da campanha.

Francis Tam

Angela Leong

Page 4: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

TIAG

O AL

CÂNT

ARA

4 política hoje macau quinta-feira 25.7.2013

Faz-se público que, por despachos de Sua Excelência, o Chefe do Executivo e do Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura, respectivamente, de 19 de Abril de 2013 e 12 de Julho de 2013, se encontra aberto o Concurso Público para “Fornecimento de Medicamentos e Outros Produtos Farmacêuticos para a Convenção das Farmácias”, cujo Programa do Concurso e o Caderno de Encargos se encontram à disposição dos interessados desde o dia 24 de Julho de 2013, todos os dias úteis, das 9,00 às 13,00 horas e das 14,30 às 17,30 horas, na Divisão de Aprovisionamento e Economato destes Serviços, sita na Rua Nova à Guia, n.º 335, Edifício da Administração dos Serviços de Saúde, 1.º andar, onde serão prestados esclarecimentos relativos ao concurso, estando os interessados sujeitos ao pagamento de $77,00 (setenta e sete patacas), a título de custo das respectivas fotocópias ou ainda mediante a transferência gratuita de ficheiros pela internet no website dos S.S. (www.ssm.gov.mo).

As propostas serão entregues na Secção de Expediente Geral destes Serviços, situada no r/c do Centro Hospitalar Conde de São Januário e o respectivo prazo de entrega termina às 17,45 horas do dia 22 de Agosto de 2013. O acto público deste concurso terá lugar no dia 23 de Agosto de 2013, pelas 10,00 horas, na sala do “Museu” situada junto ao C.H.C.S.J. A admissão a concurso depende da prestação de uma caução provisória no valor de $100.000,00 (cem mil patacas) a favor dos Serviços de Saúde, mediante depósito, em numerário ou em cheque, na Secção de Tesouraria destes Serviços ou através da Garantia Bancária/Seguro-Caução de valor equivalente. Serviços de Saúde aos 19 de Julho de 2013

O Director dos Serviços,Lei Chin Ion

AVISOCONCURSO PÚBLICO N.º 16/P/2013

A Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, em representação da entidade adjudicante, faz público que, por Despacho do Secretário para a Economia e Finanças de 19 de Julho de 2013 e nos termos do artigo 13.º do Decreto-Lei n.º 63/85/M, de 6 de Julho, se encontra aberto o concurso público para a “Prestação de serviços de segurança à Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais”.1. Entidade adjudicante: Secretário para a Economia e Finanças.2. Serviço por onde corre o processo do concurso: Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais.3. Duração da prestação de serviços: 1 de Dezembro de 2013 a 30 de Novembro de 2015, um período de dois anos.4. Condições gerais dos concorrentes: Podem participar no concurso, pessoas singulares ou colectivas que comprovem ser

titulares de licença válida para a exploração da actividade de segurança privada, nos termos da Lei n.º 4/2007, de 9 de Julho.5. Local, data e horário para consulta do processo do concurso e obtenção da cópia do processo.

• Local: Divisão Administrativa e Financeira da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, sita na Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, nºs 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 2º andar.

• Data: a partir da data da publicação deste anúncio no Boletim Oficial da Região Administrativa Especial de Macau até à data e hora marcadas para o acto público do concurso.

• Horário: Dias úteis (2ª a 6ª feira, das 9:00 às 13:00 horas; 2ª a 5ª feira das 14:30 horas às 17:45 horas; 6ª feira das 14:30 horas às 17:30 horas).

• Custo de aquisição de cópia do processo do concurso: MOP 100,00 (cem patacas).• Os interessados no concurso também podem descarregar (download) gratuitamente o programa do concurso e

o caderno de encargos na página electrónica da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais (http://www.dsal.gov.mo/link/concurso_publico/p.htm).

6. Local, prazo e hora para a apresentação das propostas:• Local: Divisão Administrativa e Financeira da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, sita na

Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, nºs 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 2º andar.• Prazo e hora: 22 de Agosto de 2013 (5ª feira), até às 17:30 horas (não serão aceites propostas entregues fora

do prazo).7. Caução provisória: MOP 100 000,00 (cem mil patacas), que pode ser prestada por garantia bancária ou depósito em

numerário em nome da Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais da Região Administrativa Especial de Macau.8. Local, data e hora do acto público do concurso:

• Local: Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, sita na Avenida do Dr. Francisco Vieira Machado, nºs 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 2º andar, sala de formação 2F-12.

• Data e hora: 23 de Agosto de 2013 (6ª feira), pelas 10:00 horas.Nota: Os concorrentes ou os seus representantes presentes no acto público do concurso que pretendam reclamar e/ou esclarecer dúvidas eventualmente surgidas nos documentos apresentados, deverão mostrar documentos que atestem o seu estatuto.

9. Sessão de esclarecimento e visita às instalações: A sessão de esclarecimento destinada aos concorrentes terá lugar no dia 30 de Julho de 2013, pelas 9:30 horas, na Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais, sita na Avenida Dr. Francisco Vieira Machado, nºs 221-279, Edifício “Advance Plaza”, 2º andar, sala de formação 2F-12. Após esta sessão será feita uma visita às instalações a que se destina a prestação de serviços deste concurso.19 de Julho de 2013.

O Director,Wong Chi Hong

AnúncioConcurso público nº 01/DSAL/2013

Prestação de serviços de segurança à Direcção dos Serviços para os Assuntos Laborais

PUB

PUB

ANDREIA SOFIA [email protected]

C HEGOU ao fim o longo período le-gislativo que visa a revisão da Lei de

Terras, em vigor há 30 anos. Os deputados reuniram ontem com o Executivo, naquele que foi o último debate da análise na especialidade. Segundo Kwan Tsui Hang, deputada que presidente à comissão encarre-gue do diploma, só falta esperar pelas últimas formalidades.

Lo Ioi Weng continuano antigo posto de Paulina SantosO cargo de presidente do conselho de administração da Sociedade para o Desenvolvimento dos Parques Industriais de Macau vai continuar a ser desempenhado por Lo Ioi Weng no prazo de um ano, a contar a partir do próximo dia 1 de Setembro. A decisão foi publicada ontem em Boletim Oficial (BO) e foi decretada pelo secretário para a Economia e Finanças, Francis Tam. Recorde-se que este cargo era ocupado, até ao ano passado, por Paulina Alves dos Santos, cuja saída foi determinada por uma exoneração de serviço. Na altura, a advogada disse que as razões para a sua exoneração estavam ligadas ao polémico caso das campas, algo que Francis Tam sempre negou.

PARECER JURÍDICO SERÁ ASSINADO NO INICIO DE AGOSTO

Debate sobre Lei de Terras chegou ao fimOs deputados terminaram ontem a análise na especialidade da proposta de Lei de Terras. Agora é esperar pela apresentação do texto final por parte do Executivo, algo que deverá acontecer no inicio da próxima semana

“A comissão já concluiu o debate sobre a proposta de lei e o Governo vai, no inicio da próxima semana, facultar o texto formal à comissão. O parecer ainda está a ser redigido, e vamos tentar que no inicio do próximo mês seja assinado.”

Ao longo destes últi-mos meses, foram vários os assuntos polémicos em torno desta lei, tal como as mudanças de finalidade nas concessões dos terre-nos ou o não cumprimento

dos prazos para o desen-volvimento de projectos. Mas segundo Kwan Tsui Hang, os entraves foram ultrapassados.

“A meu ver, as questões mais importantes têm a ver com o reforço da gestão dos solos, bem como reforçar o grau de transparência no procedimento de concessão.

Esses problemas consegui-ram ser resolvidos.”

Recorde-se que a trans-parência nos processos promete ficar garantida com a nova lei, que obriga o Governo a publicar em Boletim Oficial (BO) dados mais pormenorizados das concessões dos terrenos.

“Na nova lei os artigos obrigam o Governo, aquan-do da apresentação de uma concessão gratuita, alteração da finalidade do terreno ou transmissão, a responder a um regime de publicitação. Isso permite à população saber se há esse tipo de pedidos, constando os elementos do requerente (do terreno), por forma a permitir uma discus-são na sociedade. Só depois de se ouvirem as opiniões é que o Governo vai decidir”, explicou Kwan Tsui Hang.

DIVERGÊNCIAS PENDENTESNo encontro de ontem houve ainda espaço para a

discussão de alguns artigos, nomeadamente o que diz respeito aos terrenos dispo-níveis. Segundo a deputada, o Executivo não cedeu dados sobre os actuais terrenos, mas forneceu “um critério”.

“Na lei diz que os terrenos que não têm registos feitos no cartório, que não fazem parte do domínio público, que são anteriores ao período da transferência, ou cujo re-

conhecimento não foi feito, esses terrenos podem ser disponibilizados.”

Contudo, houve divergên-cias. “Sete membros concor-dam com esta opção do Go-verno, mas houve deputados que não concordam com esta solução. Entendem que outros meios para o reconhecimento (dos terrenos) devem estar no âmbito da lei”, explicou Kwan Tsui Hang.

Page 5: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

HOJE

MAC

AU

5hoje macau quinta-feira 25.7.2013 SOCIEDADE

ZHOU [email protected]

O protocolo da coope-ração entre Portugal e Macau que visa fa-cilitar a contratação de

enfermeiros portugueses sugerido pelo Governo português, pode, no entender da Admnistração, aliviar a escassez de profissionais nas instituições de saúde bem como oferecer uma boa saída para a crise de emprego em Portugal. Contudo, na opinião de Wong Kit Cheng, a vice-presidente da Associação Geral das Mulheres de Macau e nú-mero dois da lista de Ho Ion Sang, a União Promotora para o Progresso, introduzir enfermeiros portugueses é “inadequado” e “perigoso”.

A candidata às eleições le-gislativas reconhece a grande procura de enfermeiros no mer-cado, enumerando como causas o envelhecimento da população e o número crescente de instituições de saúde nos últimos anos. Toda-via, Wong não apoia a introdução de enfermeiros portugueses.

“Servir os doentes é a principal

função dos enfermeiros e a comu-nicação é muito importante para dar conselhos de saúde e preen-cher documentos. Para assegurar a qualidade de comunicação, os enfermeiros necessitam de conhe-cimentos em chinês, tanto orais como escritos”, explicou Wong ao jornal Ou Mun.

Wong disse ainda que com-preende a ideia de contratar profissionais vindos de Portugal, uma vez que o português é língua oficial no território, no entanto, “a maioria dos residentes de Macau só fala chinês, pelo qual haverá um obstáculo linguístico durante o serviço, uma barreira que é intransponível.”

Wong referiu ainda que a di-ferença de cultura é outra razão que sustenta a sua opinião. “Hoje em dia, a enfermagem já é muito profissionalizada, que abrange não só cuidar de saúde dos doentes mas também dar apoios psicoló-gico e verbal”, por isso, duvida que enfermeiros portugueses não consigam oferecer bons serviços na referida área.

A vice-presidente da Associa-ção Geral das Mulheres de Macau insiste ainda que o protocolo pode «causar problemas mais graves do que a escassez de profissionais» e «pôr em risco a vida dos cida-dãos», sugerindo que o Governo considere mais as reais necessida-des da população em vez de pensar apenas em preencher vagas.

O S três doentes que fugiram da ala psiqui-átrica do Hospital São

Januário eram de internamento voluntário, pelo que não teriam de estar nas zonas de isolamento do estabelecimento hospitalar. Os doentes que fugiram há uns dias e reapareceram na sexta--feira da semana, dizem agora os Serviços de Saúde de Macau (SSM), que os doentes não têm um estado de saúde grave. O hos-pital desmente os rumores que davam conta de que a detecção rápida da sua ausência estivesse

UM funcionário público conseguiu 93 dias de faltas justificadas, entre Janeiro e Abril, mediante a

obtenção de atestados médicos ao ter fingido encontrar-se doente. O caso foi ontem encaminhado ao Ministério Público anuncia o Comissariado contra a Corrupção.

O suspeito é acusado do crime de burla, já que nas várias consultas ex-ternas aproveitou-se alegadamente da sua história clínica de doença na coluna vertebral para simular o agravamento contínuo da sua doença.

Na investigação levada a cabo pelo CCAC, foi detectado que o arguido começou em 2010 a ir a consultas mé-dicas num hospital, alegando problemas na coluna vertebral, pedindo que fosse transferido para o serviço interno nos dois anos seguintes. No entanto, segun-do o resultado da inspecção efectuada pela Junta de Saúde do Centro Hospita-lar Conde de São Januário, a doença de que sofria o arguido não era tão grave

que o impedisse de prestar serviços de estafeta. “A partir de Janeiro de 2013, o arguido começou a aproveitar-se da doença da coluna vertebral de que sofria já há algum tempo para enganar, dolosamente, um médico ortopedista do hospital, simulando perante o mes-mo que tinha dores insuportáveis na coluna e nas costas”, explica o CCAC. De Janeiro a Abril de 2013, o arguido prestou apenas 9 dias de serviço. Du-rante o período de faltas por doença, o arguido fez deslocações diárias entre o interior da China e Macau bem como, nalguns casos, conduzindo o seu veículo automóvel efectuou viagens de longa distância no interior da China, acom-panhado de amigos. Apurou-se ainda que, durante aqueles períodos de faltas, efectuou viagens de lazer e turismo em países do Sudeste da Ásia.

O arguido confessou ter praticado dolosamente os actos para a obtenção dos atestados médicos, utilizando, para esse efeito, meios fraudulentos.

S. JANUÁRIO TRÊS DOENTES QUE FUGIRAM SÃO VOLUNTÁRIOS

Sem chip e com artimanhasATESTADOS FUNCIONÁRIO SUSPEITO DE FINGIR

Doente muito saudável

Macau não vai beneficiar com o recrutamento de enfermeiros de Portugal. A ideia é defendida por Wong Kit Cheng, candidata às eleições legislativas, que não vê como poderão ser úteis profissionais que não saibam contactar com a maioria dos pacientes na sua língua materna, o chinês, nem tampouco partilhem da mesma cultura

WONG KIT CHENG ACHA INADEQUADO TRAZER ENFERMEIROS DE PORTUGAL

“Podem pôr em risco a vida dos cidadãos”

associada à colocação de chips no corpo dos pacientes.

Os Serviços de Saúde sa-lientam que estes três doentes regressaram por sua iniciativa ao domicilio, e dois concorda-ram submeter-se de novo ao internamento voluntário e um tratou das formalidades de alta e passou a ser seguido por tra-tamento ambulatório, por isso “usufruem dos direitos idên-ticos aos de outros cidadãos e mediante o cumprimento das formalidades têm o direito a ter alta”. Os três doentes

regressaram a casa, por sua iniciativa, mas dois já concor-daram submeter-se de novo ao internamento voluntário. O outro pediu alta e passou a ser seguido por meio de tratamento ambulatório.

Um dos doentes, adiantam ainda os SSM, domina os pro-cedimentos de operacionalida-de dos aparelhos electrónicos e foi este que ajudou dois doentes a saíram do hospital sem autorização, através da via de saída do piso de inter-namento, depois de destruir os equipamentos electrónicos.

O Serviço de Psiquiatria do Centro Hospitalar Conde de São Januário, referem os SSM, reuniu com os serviços relacionados a fim de proceder à revisão quanto ao incidente, evitando a ocorrência de casos idênticos no futuro. -R.M.R.

“Hoje em dia, a enfermagem já é muito profissionalizada, que abrange não só cuidar de saúde dos doentes mas também dar apoios psicológico e verbal”

Wong Kit Cheng, vice-presidente da

Associação Geral das Mulheres

Page 6: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

Depois de ter sido chumba-do este ano um projecto de lei, desta vez será o governo quem avança com legisla-ção que protege a bichara-da. A ANIMA desconhece o conteúdo da lei.

O ESSENCIAL

hoje macau quinta-feira 25.7.20136 sociedade

RITA MARQUES [email protected]

O Terminal Marítimo de Passageiros do Porto Exterior esta-rá reestruturado em

Agosto de 2014, segundo estima-tivas do Governo, que garante à

ANDREIA SOFIA SILVA*[email protected]

A questão da protecção dos animais poderá ganhar novos contornos depois

do chumbo de um projecto de lei na Assembleia Legislativa (AL) e de uma manifestação sobre o assunto. Isto porque o Governo deverá entregar aos deputados um projecto de lei sobre a protecção animal em Outubro deste ano.

“Segundo várias fontes ligadas ao Governo a AL irá receber em Outubro um projecto de lei que nós não conhecemos e para o qual

O terminal marítimo do porto exterior estará renovado no prazo de um ano. As obras foram adjudicadas a uma empresa local no valor de 87 milhões de patacas e a DSSOPT garante que haverá uma entidade fiscalizadora a assegurar que não haverá derrapagens, ainda assim admite um aumento dos custos em 10%

TERMINAL MARÍTIMO DO PORTO EXTERIOR ESTARÁ RENOVADO ATÉ AGOSTO DE 2014

Remodelação sem custos certos

data o alargamento da zona este e oeste, nomeadamente, as alas das agências de viagem, bilheteiras e passadeiras rolantes para baga-gens, em cerca de 1000 metros quadrados. A obra foi adjudicada a uma empresa local, a Companhia de Fomento Predial Sam Yau, Lda, em Junho, escolhida de entre outras

13 propostas, com um orçamento previsto em 87 milhões de patacas. No entanto, o Executivo admite já que poderá haver uma ligeira revisão em alta em oito milhões e 700 mil patacas.

“Desde a sua planificação até à execução da obra eventu-almente haverá alguma dispari-

dade. Existem algumas situações imprevistas e por isso poderá ter uma diferença de 10% mas não vai haver um reforço maior que isso”, indicou Loi Seong San, chefe de divisão de conserva-ção e reparação da DSSOPT. O também engenheiro civil salvaguardou, no entanto, que o eventual “acréscimo de insta-lações e trabalhos” na obra que arranca já segunda-feira não irá implicar “numa derrapagem”.

Ainda assim, depois de ques-tionado pelos jornalistas ontem no Terminal do Porto Exterior, Loi afiançou que vai haver uma empresa responsável pela fisca-lização da empreitada. “Teremos uma entidade fiscalizadora para realizar a fiscalização de toda a obra e garantir que o custo da obra seja cumprido de acordo com o orçamento e assegurar o controlo de qualidade”, frisou o responsável da DSSOPT . “Em termos de matérias de constru-ção a utilizar, iremos também ter uma empresa que vai fazer a realização de testes e ensaios pelo que acreditamos que não haja grandes derrapagens em termos de orçamento.” A ideia é evitar que aconteça o mesmo que no Terminal Marítimo da Taipa, que irá custar cinco vezes mais do que o valor inicial indicado (583 milhões de patacas), passando a ser orçamentado em pelo menos três milhões de patacas.

MODERNIZAÇÕESNo início do ano passado, a di-rectora da Direcção dos Serviços de Assuntos Marítimos e de Água (DSAMA), Susana Wong, falava num investimento em cerca de 50 milhões de patacas. No entanto, em

Abril deste ano, foram aceites pro-postas cujos orçamentos variavam entre os 77 e os 104 milhões de pa-tacas. Ontem, na apresentação do projecto, o chefe do departamento de gestão portuária da DSAMA garantiu que o “orçamento inicial previsto” sempre foi de “90 mi-lhões de patacas”.

Na mesma altura, Wong, que definia como prioritária a reno-vação das salas de partidas e che-gadas e a recolha de bagagens, deu conta de que o terminal de Macau iria manter-se a médio--prazo por mais cinco anos, além de 2015, data em que Governo previa relocalizar a estação ma-rítima. Agora chega a certeza de que funcionará permanentemen-te, em paralelo, com o da Taipa, uma vez obtido consenso social por meio de consulta pública.

A obra, divida em cinco fases, ocupa uma área de 11200 metros quadrados e vai arrancar na pró-xima semana já com a ampliação dos espaços dos átrios das che-gadas e das partidas, no piso um e dois. Depois irá proceder-se à instalação de tapetes rolantes e haverá um total de 19 balcões de check-in para voos do aeroporto de Hong Kong. O fim de parques de estacionamento também ajudará à ampliação. No decorrer da obra, as bilheteiras vão deslocar-se para um corredor à esquerda de quem entra no piso 2, das partidas e estarão posteriormente mais concentra-das. O projecto de remodelação está a cargo da empresa PAL Ásia Consultores, Ltd, que também projectou o edifício do terminal. O executivo prevê que a 5ª e última fase da obra estará concluída nos primeiros quinze dias de Agosto de 2014.

GOVERNO AVANÇA COM LEI DOS ANIMAIS EM OUTUBRO

ANIMA às escuras

MARFIM APANHADA VALE MULTA DE CINCO MIL

Billy Chan mostrou-se ainda preocupado sobre a necessidade de reforçar a legislação sobre o contrabando de animais em extinção, depois de ter sido aplicada uma multa de cinco mil patacas no caso de contrabando de marfim coberto de chocolate. Chan lembrou que em Hong Kong o contrabando de marfim é considerado crime, podendo originar uma pena de prisão até dois anos e uma multa de cinco milhões de dólares de Hong Kong. Contudo, em Macau o valor mais elevado da multa é de apenas alguns milhares, algo que “tem pouco efeito para impedir o crime”.

não fomos chamados a intervir. A única coisa que fizemos foi uma proposta para a criação de um regulamento administrativo”, disse Albano Martins, presidente da Sociedade Protectora dos Animais (ANIMA), ao HM. A informação foi avançada ao canal chinês da TDM pelo vice--presidente, Billy Chan.

Albano Martins frisa que nada mais sabe sobre o assunto. “Sabemos que o Governo está a tratar disso”, disse o também economista, que não tem dú-vidas que não quer ver uma lei semelhante ao passado. “Se for

o projecto de lei de 2008 é para esquecer. Aquilo é lixo e é mais para limpar o nome do Instituto para os Assuntos Cívicos e Mu-nicipais (IACM).”

Em Junho, numa resposta a uma interpelação do deputado Ng Kuok Cheong, o IACM ga-rantiu que este diploma iria entrar em processo legislativo “após a análise”, não tendo dado datas concretas.

Raymond Tam, que na altura desempenhava funções como presidente do organismo, garan-tiu que estavam a ser planeadas “sanções, como multas ou limites à criação de animais”. - *com Z.X.

Page 7: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

7 sociedadehoje macau quinta-feira 25.7.2013

ANDREIA SOFIA [email protected]

U M despacho publicado ontem em Boletim Ofi-cial (BO) e assinado pelo secretário para as Obras

Públicas e Transportes, Lau Si Io, determina a renovação do contrato de concessão de um terreno à Asso-ciação de Beneficência do Hospital Kiang Wu. O deputado Fong Chi Keong, que preside à associação, ganha assim o direito de construir, na Rua do Teatro e no prazo de 24 meses, um edifício de seis andares destinado para habitação e comér-cio. Enquanto que o espaço para habitação terá mais de 1300 m2, os espaços comerciais atingem quase 400 m2.

“É revista a concessão, por arrendamento, do terreno situado na Península de Macau, junto à Rua do Teatro, para ser aprovei-tado para a construção de um edifício de seis pisos, em regime de propriedade horizontal, des-tinado a habitação e comércio”, pode ler-se.

Nos detalhes do processo, também publicados em BO, de-termina-se que a associação ligada ao hospital privado “é titular do direito resultante da concessão (...) que se rege pelo contrato titulado

Empresário local acusa ZhuhaiA empresa de elevadores de Zhuhai Sanyo, detida

por um empresário de Macau, acusou a Direcção de Supervisão de Qualidade e Técnica (DSQT) de Zhuhai, de nunca ter reagido aos pedidos de ope-ração da empresa e pede, por isso, a revogação de uma multa passada pelo organismo em 50 mil yuans devido a sanções administrativas. O caso foi entre-gue a tribunal de Ziangzhou da terça-feira passada. Agência noticiosa Xinhua, citada pela Ou Mun Tin Toi, avança que a empresa queria instalar três eleva-dores de carga numa empresa de Zhuhai, em Agosto passado, tendo para tal pedido várias vezes à DSQT para ver os materiais usados e fazer a supervisão e inspecção da obra. O organismo, por sua vez, segundo a empresa, nunca apareceu. Passados 108 dias, os elevadores foram fechados e a empresa multada este ano, em Março. A DSQT negou qualquer isenção de operacionalidade no projecto em causa mas refere ter apenas cinco pessoas a fazer a inspecção de 12 mil elevadores em Zhuhai.

Encontradas obras ilegais no Hellene Garden

2000patacas é o que a Associação de

Beneficência do Kiang Wu tem de

pagar de renda pelo terreno

Três anos depois de ter sido assinado o contrato de concessão entre Executivo e a associação presidida pelo deputado Fong Chi Keong, o terreno situado na Rua do Teatro pode agora ser desenvolvido para habitação e comércio

GOVERNO RENOVA CONTRATO CELEBRADO EM 2010

Casas e lojas para o Kiang Wu

pelo despacho do secretário de 28 de Abril de 2010”.

A partir desta data, a associa-ção tem um prazo de 24 meses para desenvolver o terreno, tendo de pagar ao Governo a respectiva renda pela sua utilização, valor que não chega às duas mil patacas (seis patacas por metro quadrado de terreno concedido, segundo o BO).

Apesar desta associação ser dirigida por uma figura do meio político, não foi Fong Chi Keong quem assinou o contrato, mas sim Ho Va Tim, “na qualidade de vice-presidente da direcção e em representação” da associação.

FINALIDADE ALTERADAO processo entre a associação de Fong Chi Keong já dura há três anos, desde que foi assinado o respectivo contrato, em 2010. Contudo, muitas mudanças acon-teceram nesse período, nomeada-mente a mudança de finalidade do terreno para a que agora se verifica. “A 31 de Agosto de 2012 a concessionária solicitou

autorização para a modificação do aproveitamento do terreno e a consequente revisão do contrato de concessão”, pode ler-se em

AS Obras Públicas levaram a cabo na passada terça-feira

uma demolição de uma construção ilegal localizada no edifício habita-cional Hellene Garden, localizado em Hac-Sá, Coloane, aponta um comunicado oficial. O responsável pelo projecto terá “construído um terraço sobre a fracção habitacio-nal uma construção clandestina de cobertura de zinco, uma parede de alvenaria com tijolos e caixilhos de alumínio”, cujo objectivo era “ocu-par parte da área comum do terraço para uso próprio”. O problema, segundo as Obras Públicas, é que essa mesma construção pôs em causa “a segurança contra incêndios, bem como danificou a camada de imper-meabilização do edifício, lesando os

interesses dos demais moradores e menosprezando a legislação”. Algo que, para o organismo, representa um “comportamento bastante egoísta”. A DSSOPT terá emitido o embargo da obra, que nunca foi respeitado pelo proprietário. No mesmo comu-nicado o Governo frisa que “nunca será abalada a sua determinação no combate contra as obras ilegais, que por sua vez serão tratadas segundo a ordem de prioridade”, por isso, os “cidadãos nunca devem pensar que poderão escapar aos olhos da lei”. As Obras Públicas confirmam ainda o lançamento, no primeiro trimestre, do Plano de Apoio Financeiro para a Demolição Voluntária de Edifica-ções Ilegais e as Instruções para a Demolição de Obras Ilegais.

BO. Contudo, o objectivo habi-tacional e comercial do prédio já tinha sido revelado em 2007, aquando da apresentação do plano

inicial de arquitectura, que só se-ria aprovado em 2008. A decisão final sobre esse ponto só seria decretada no início deste ano, depois da Comissão de Terras ter emitido um parecer favorável à associação, em Abril último.

Segundo as informações pre-sentes nos anexos, a obra só não avançou em 2010 porque houve necessidade de mudanças técnicas no terreno, o que obrigou à altera-ção dos planos de arquitectura. O pedido de finalidade só chegaria depois.

“Não obstante a DSSOPT ter emitido, a 25 de Junho a licença da obra, não foi possível autorizar o seu inicio por se ter verificado, após a demolição dos prédios existentes, uma diferença entre os limites de terreno e os assinalados na planta cadastral.”

Tal facto originou a mudança da dimensão do terreno de uma área de 317 m2 para 312 m2. Como consequência, a associação do Kiang Wu não terá que pagar ao Governo qualquer valor adicional pelo terreno.

TERMINAL MARÍTIMO DO PORTO EXTERIOR ESTARÁ RENOVADO ATÉ AGOSTO DE 2014

Remodelação sem custos certos

Page 8: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

8

A China vai exercer um maior controlo sobre os cida-dãs estrangeiros com vistos de residência. Por exemplo, estes vão ter mais dificulda-des para se deslocarem no país e vão ser aumentadas as multas para quem violar as novas leis. Por outro lado, a cidade de Cantão vai permi-tir a turistas sem vistos uma permanência de três dias.

O ESSENCIAL

hoje macau quinta-feira 25.7.2013CHINA

A S autoridades chinesas revelaram nesta terça-feira detalhes sobre a nova po-lítica de vistos que o país

aplicará aos estrangeiros a partir de 1de Setembro, que endurece as condições para a sua concessão e aumenta os pressupostos a partir dos quais um cidadão de outro país pode ser considerado “imigrante ilegal”.

Segundo a agência oficial “Xi-nhua”, será considerado imigrante ilegal “qualquer estrangeiro que se mudar para qualquer área fora daquela em que sua estadia está restrita”, além dos visitantes cujo visto expirou antes da sua partida.

A informação não estabelece qual será a punição dos “imi-grantes ilegais”, embora notícias anteriores mencionassem multas de até 500 yuan por cada dia de residência clandestina, detenções até 15 dias e mesmo deportações nos casos mais graves.

Os regulamentos, aprovadas em Junho do ano passado, implan-tam a criação de um visto especial para estrangeiros que viajam para a China para visitar parentes (antes era outorgado um visto de turismo). Também haverá um novo visto para “talentos”, que poderia ser o de maior duração (até cinco anos), e com o qual a China procura atrair trabalhadores altamente especializados em campos científicos ou o tecnológicos.

O Exército de Libertação Po-pular chinês desenvolveu um

jogo para a Internet em que uma das missões consiste em defender as ilhas Diaoyu - alvo de disputa entre Pequim e Tóquio - dos “in-vasores” japoneses, informou a agência oficial Xinhua.

O jogo, com o título “Missão de Honra”, conta a história do soldado Quanjun, o qual integra o primeiro porta-aviões chinês, o “Liaoning”, e luta junto dos com-panheiros contra os japoneses.

Outras missões incluem tare-fas de assistência a vítimas de um sismo, explicou Gu Kai um dos criadores do jogo, manifestando o desejo de que a história seja pos-teriormente adaptada ao cinema.

Na realidade, o jogo constitui

uma versão melhorada de uma criada há dois anos, mas que não estava disponível na rede e que já tinha sido usada por soldados do exército chinês, indica a agência Efe.

As ilhas Diaoyu, são contro-ladas, de facto, por Tóquio, ainda que a China assegure que se en-contram sob a sua soberania, dado que foram ocupadas ilegalmente pelo histórico rival na guerra que ambos travaram.

Apesar de o conflito ter estado sempre latente, acabaria por recru-descer no ano passado, depois de Tóquio ter decidido nacionalizar os ilhotes, fazendo com que desde então sejam constantes as incursões de patrulhas chinesas em águas em torno da zona alvo da disputa.

O vice-presidente da China, Li Yuanchao, vai visitar a Coreia do Norte para assis-

tir, no próximo sábado, à cerimónia do 60.º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53), revelou ontem a agência estatal norte-coreana KCNA. Num despacho, a KCNA indica que uma delegação da China liderada por Li Yuanchao irá efectuar uma visita oficial à Coreia do Norte, mas não são facultados mais detalhes.

Li Yuanchao viaja a convite da Coreia do Norte, numa visita que irá decorrer entre os dias 25 e 28 deste mês, confirmou o porta-voz dos Negócios Estrangeiros chinês, Hong Lei. Nomeado vice-presi-

dente em Março, Li Yuanchao será o mais alto funcionário da China a visitar a Coreia do Norte desde que Kim Jong-un assumiu o poder, em Dezembro de 2011.

Especialistas sul-coreanos consideram provável uma reunião entre Li Yuanchao e Kim Jong-un, mas não foi divulgada, até ao mo-mento, qualquer informação oficial nesse sentido.

A notícia da visita chega depois de, em Maio, a Coreia do Norte ter enviado a Pequim o seu emissário especial Choe Ryong-hae, uma das mais altas figuras do regime, com o aparente objectivo de estabelecer pontes com o seu histórico aliado depois de uma fase de arrefecimen-

to das relações bilaterais. A Coreia do Norte celebra, este sábado, o 60º aniversário do armistício que pôs fim à Guerra da Coreia (1950-53), prevendo-se a realização de inúme-ros eventos e também de um grande desfile militar.

Na guerra, foi crucial a inter-venção da China, o país que mais soldados enviou para o conflito – aproximadamente 1,3 milhões – ao lado da Coreia do Norte, o seu parceiro comunista, e frente à aliança militar formada pela Coreia do Sul, Estados Unidos e outros 15 países da ONU.

A Coreia do Norte celebra o aniversário do armistício como o “Dia da Vitória”.

CHINA ENDURECE POLÍTICA DE VISTOS. CANTÃO FACILITA VISITA DE TURISTAS

Uma no cravo, outra na ferraduraEnquanto o Governo Central restringe os movimentos dos estrangeiros, a cidade de Cantão facilita a permanência de turistas em trânsito

As novas leis, cujo conteúdo ainda não foi totalmente divulga-do, causaram certo alarme entre a comunidade estrangeira residente na China. Teme-se que o país asi-ático reduza a emissão de vistos de “visita de negócios”, utilizados pela maioria de estrangeiros como professores de línguas, empresá-rios autónomos e outros grupos que não podem aceder a vistos com trâmites mais complexos como o de “trabalho”.

O número de estrangeiros que visitam a China aumentou a um ritmo do 10% anual desde 2000, e actualmente já se aproxima do de países com grande tradição turísti-ca como a Espanha. O ano passado os dois países “empataram” com

57,7 milhões de visitantes, segundo os números da Organização Mun-dial do Turismo.

CANTÃO AUTORIZA ESTADIASSEM VISTO A TURISTAS EM TRÂNSITOCantão vai autorizar, a partir de Agosto, estadias de 72 horas isen-tas de visto aos turistas em trânsito, depois de Pequim e de Xangai terem lançado a mesma política, informou ontem a imprensa local.

De acordo com o jornal China Daily, turistas de 45 países que desembarquem a partir de 1 de Agosto no aeroporto internacional de Baiyun, em Cantão, mas tenham como destino final um terceiro país e bilhete de avião para o mesmo, poderão permanecer três dias em qualquer área da província de Guangdong sem visto.

Portugal está incluído na lista dos 45 países, informou à Lusa um porta--voz do Departamento de Assuntos Externos do governo da Província de Guandong. Os turistas que estiverem a regressar ao seu país de origem não beneficiam desta política, nem os que chegarem à região de autocarro,

comboio ou barco de Hong Kong ou Macau.

Esta política de isenção de vistos já está em vigor em Pequim e Xangai desde o início do ano, abrange 31 países europeus, seis asiáticos e seis no continente americano, e inclui Espanha, França, Alemanha, Reino Unido, Rússia, Estados Unidos, Ca-nadá, Austrália, Nova Zelândia, Japão, Coreia do Sul, Brasil e Argentina.

A vice-governadora de Guang-dong, Zhao Yufang, disse na terça--feira, segundo o China Daily de ontem, que Cantão espera, assim, receber mais turistas internacionais e garantiu que a província continu-ará a simplificar os procedimentos de entradas e saídas da região.

CIMENTAR CANTÃOCOMO DESTINO TURÍSTICO“A política de isenção de vistos vai cimentar a posição de Cantão como uma das mais importantes cidades da China, um “hub” de aviação internacional e como des-tino turístico mundial”, defendeu.

O director-geral do aeroporto de Cantão prevê que a infra-estru-

tura receba este ano um milhão de passageiros em trânsito e mais de 1,5 milhões em 2015.

Outras cidades chinesas deverão implementar a mesma política de isenção de vistos, segundo o China Daily.

O jornal refere que o Conselho de Estado chinês já aprovou a adopção da mesma medida em Chengdu e Tianjin aguarda ainda autorização.

Uma responsável da Adminis-tração de Turismo de Xangai, Chao Xiaohui, disse que a isenção de vistos para passageiros em trânsito, im-plementada em Janeiro, beneficiou 5.700 visitantes no primeiro semestre do ano, a maioria proveniente dos Estados Unidos e Austrália.

Pequim implementou também em Janeiro a isenção de vistos para turistas em trânsito de 45 países e as autoridades locais de turismo dizem esperar que a cidade receba, ao abrigo desta política, cerca de dois milhões de visitantes este ano.

Shenzhen, na província de Guangdong, foi a primeira cidade chinesa a implementar a política de isenção de vistos para estadias de curta duração de turistas estran-geiros em trânsito, através de Hong Kong, em 1994.

A China recebeu 12,8 milhões de turistas estrangeiros no primeiro semestre do ano, menos 5% do que no período homólogo de 2012, segundo dados oficiais.

Na terça-feira, as autoridades chinesas deram a conhecer detalhes de uma nova política de vistos para estrangeiros, em vigor a partir de 01 de Setembro, que endurece as condições para a concessão de vistos e aumenta o tipo de casos em que um residente de outro país pode ser considerado como imigrante ilegal.

Também foi apresentado um novo visto para “talentos”, com uma duração máxima de cinco anos, com o qual a China pretende atrair quadros qualificados em áre-as como a científica e a tecnológica.

Exército chinês desenvolve jogo ‘online’ que tem Japão como inimigo

PYONGYANG LI YUANCHAO NO ANIVERSÁRIO DO FIM DA GUERRA DA COREIA

Um dia chamado Vitória

Page 9: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

9

As fortes chuvas que se seguiram ao terramoto criam o perigo de des-lizamentos de terras. A maior parte dos mortos são crianças e idosos que não conseguiram fugir a tempo de edifícios que ruíram. O Governo central está a enviar ajuda mas as autoridades locais dizem não ser ainda suficiente. As aldeias foram mais afectadas que as cidades por causa da qualidade de construção das casas, muitas delas em adobe.

O ESSENCIAL

chinahoje macau quinta-feira 25.7.2013

A S equipas de salvamento continuam com as suas tarefas de atendimento médico e mudança de

gente sem abrigo na área afectada pelo terramoto de 6,6 graus de mag-nitude na escala Ritcher, que deixou pelo menos 94 mortos na província de Gansu, perante a ameaça de fortes chuvas que podem piorar a situação.

Os esforços centram-se na eva-cuação de 226.700 pessoas afectadas pelo terramoto para locais seguros, segundo autoridades locais.

As primeiras investigações falam de 52 mil casas totalmente destruídas e 240 mil casas com graves danos na estrutura, um pe-rigo potencial para os moradores da zona perante as previsões de chuva nos dois próximos dias.

De facto, a região afectada, uma zona rural e muito montanhosa, já sofreu severas inundações nas últi-mas semanas que, se continuarem, poderão provocar deslizamentos de terras que seriam letais para a população já muito castigada pelo terramoto.

As autoridades locais anuncia-ram ontem a morte de cinco pessoas por causa do terremoto, cujos efeitos foram sentidos com maior intensi-dade em Minxian e Zhangxian, por isso o número de falecidos atingiu 94 e o de feridos já supera mil, faltando contabilizar uma pessoa que continua desaparecida. As ví-timas são maioritariamente idosos

Noroeste Onze mortos e meio milhãode afectados por fortes chuvas

Explosão em padariacausa duas mortes em Pequim

China reforçaguarda costeiraUma nova guarda costeira chinesa, mais poderosa do que a anterior, começou a operar, informou a imprensa estatal. A nova guarda costeira chinesa terá as atribuições dos actuais guarda-costeiros, bem como a função de vigilância marítima, de polícia de pesca e de serviço de alfândega na luta contra o contrabando marítimo. A nova guarda costeira contará com 16 mil homens. A China tem divergências marítimas com vários países, como Japão, Vietname e Filipinas.

Acidente 16mortos e 10 feridos Pelo menos 16 pessoas morreram e outras dez ficaram feridas num acidente de trânsito no sudeste da China, informaram nesta quarta-feira as autoridades locais através da agência de notícias Xinhua. De acordo com a fonte, o acidente ocorreu na comarca de Nanfeng, em Jiangxi, quando um veículo se voltou numa uma estrada secundária. Entre os 28 passageiros - 24 eram mulheres -, 15 morreram no local do acidente, enquanto a outra vítima terá morrido a caminho de um centro hospitalar. A maioria dos passageiros eram agricultores da cidade de Taihe, em Nanfeng, e volatavam a casa depois terem exercido um trabalho temporário na província Fujian, explicou o governo local. A causa do acidente continua sob investigação, destacou a agência Xinhua. A China é o país do mundo com maior número de acidentes nas suas estradas, onde 70 mil mortes em acidentes de trânsito são registadas a cada ano, principalmente pela falta de educação cívica dos motoristas e do mau estado de algumas estradas.

Swatch prevêaumento de OmegasO maior fabricante de relógios do mundo, Swatch Group, disse que espera um crescimento mais rápido de vendas e melhores margens no segundo semestre, à medida que sua marca Omega volta a crescer na China. No primeiro semestre do ano, foram registadas quedas de dois dígitos nas exportações para a China e Hong Kong, que absorveram um quarto dos relógios que deixaram a Suíça entre Janeiro e Junho. “A Omega voltou fortemente na China continental, não está a crescer a um ritmo de dois dígitos, mas está numa trajectória de crescimento de novo”, disse o presidente Nick Hayek na terça-feira. As vendas de relógios caros na China têm sido afectadas pela decisão do governo de coibir a prática de presentear autoridades e líderes empresariais para facilitar os negócios. A francesa Hermes disse na semana passada que também tinha sido afectada por esta tendência.

ONZE pessoas morreram e outras 23 ficaram feri-

das devido às fortes chuvas registadas nos últimos sete dias na província de Shaanxi, no noroeste da China, que já afectaram mais de meio mi-lhão de pessoas, informaram ontem as autoridades locais. De acordo com a agência oficial chinesa Xinhua, o tem-poral afectou mais de 569.100

pessoas e causou prejuízos estimados em cerca de 2 mil milhões de patacas, de acordo com investigações prelimina-res. O departamento de mete-orologia da província indicou que Shaanxi deve ser atingida por um novo temporal a partir desta quinta-feira. No início do mês, várias inundações e tufões na China resultaram em mais de 200 mortos e 350

desaparecidos. A maioria dos desastres naturais ocorrem na parte sul do país, zona que anualmente sofre, principal-mente nos meses de verão, com as inundações e catás-trofes naturais relacionadas, as quais resultaram, em 2010, em 4.000 vítimas mortais, o balanço mais trágico em uma década, de acordo com dados oficiais.

DUAS pessoas morreram e quatro ficaram gravemente feridas devido a uma explo-

são de gás numa padaria, ocorrida na manhã desta quarta-feira, no centro de Pequim. O acidente aconteceu às 7:30, na padaria Fênix Dourada, no distrito de Dongcheng, e fez um total de 21 feridos. As autoridades apontam o derramamento de dois tanques de gás lique-feito, como a provável causa do incidente. Os feridos foram enviados para o hospital, duas das vítimas não conseguiram, contudo, sobreviver aos ferimentos.

TERRAMOTO CHINA TENTA EVITAR QUE CHUVA PIORE SITUAÇÃO

Centenas de milhares evacuadosAs chuvas intensas pioram substancialmente a situação e criam riscos de deslizamentos de terras, sobretudo nas zonas montanhosas

52 000casas foram destruídas e muitas

outras encontram-se em risco de

cair. São precisas, segundo as

autoridades 14 mil tendas para

albergar os sem abrigo

e crianças que não conseguiram escapar das suas casas quando os imóveis vieram abaixo.

Zhu Xueqiao, uma mulher que vive na cidade de Majiagou, perdeu três dos seus netos, que dormiam quando ocorreu o terramoto, às 7h45 locais. “Os adultos da família estavam no pátio e não consegui-ram salvá-los”, relatou a mulher ao jornal “China Daily”.

O epicentro do terramoto ocorreu na cidade de Dingxi, com quase 2,7 milhões de habitantes, a 20 quilómetros de profundidade. No entanto, a maioria das mortes ocorreu nas aldeias rurais locali-zadas ao sul da cidade, onde as construções são menos resistentes.

Segundo o director do Gabinete Sismológico de Gansu, Wang Lanmin, a maioria das casas que ficaram destruídas eram de adobe,

por isso que não “resistiram a um terramoto com essas característi-cas”. De facto, um dos habitantes do município de Meichuan, um dos mais afectados pelo terramoto, ma-nifestou à agência oficial Xinhua que “todas as casas de adobe de seu povoado caíram”.

No entanto, várias casas que foram reconstruídas após um forte deslizamentos de terra em Maio do ano passado, que deixou 57 mortos na mesma comarca de Minxian, “sofreram danos muito menores”, afirmou Wang.

Após o ocorrido, Wang pediu às autoridades para acelerar a construção de casas à prova de terramotos na província, uma zona de 20 milhões de pessoas, maiori-tariamente rural.

O Governo chinês enviou na terça-feira para a zona 10 mil tendas

de campanha e 30 mil lençóis, pro-visões que, segundo o vice-prefeito da cidade de Dingxi, “não são su-ficientes para atender os milhares de desabrigados”. Neste sentido, o responsável afirmou que são neces-sárias 14 mil tendas de campanha e 24 mil lençóis adicionais, além de comida, água potável, remédios e geradores eléctricos para enviar às zonas mais afectadas.

Nesta ocasião, e ao contrário do mortífero terramoto de Sichuan em 2008 - com mais de 90 mil mortos -, não foram registadas vítimas em escolas da zona devido às férias de verão. No entanto, 78 escolas sofreram danos de diversas gravidades, por isso que o Depar-tamento de Educação provincial enviou funcionários para analisar o estado dos centros.

Page 10: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

PUB

hoje macau quinta-feira 25.7.2013

GOVERNO CHINÊS PROÍBE CONSTRUÇÃO DE NOVAS SEDES OFICIAIS ATÉ 2017

Medida para travar a corrupçãoA comunicação con-

junta do Conselho de Estado (gover-no central) e do

Partido Comunista Chinês (PCC) determina que, até 2017, as autoridades camará-rias e provinciais não possam construir novas sedes, numa decisão que põe em prática a advertência feita por Xi, no início do mandato, de que se-ria necessária austeridade nas despesas públicas.

A decisão, que afirma estar “em conformidade com a campanha de austeridade” chinesa, também proíbe novas estruturas oficiais, como centros de formação de responsáveis ou hotéis para funcionários estatais, como os que existem em Pequim e em outras grandes cidades do país.

Serão autorizadas obras de remodelação ou restauração

O Presidente chinês, Xi Jinping, proibiu na terça-feira a construção de novas sedes governamentais durante cinco anos, noticiou ontem a agência oficial espanhola EFE

10 china

Page 11: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

PUB

11 chinahoje macau quinta-feira 25.7.2013

UM dos critérios de se-lecção de novos traba-lhadores das empresas

chinesas é o signo do Zodíaco da astrologia ocidental, pre-ferindo contratar licenciados que são Gémeos, Peixes ou Aquário, noticiaram jornais chineses.

De acordo com o diário Bandao Morning News, da província de Liaoning (norte), existem alguns preconceitos contra os licenciados do sig-no Virgem ou Balança, que alguns empregadores dizem ser “conflituosos” ou “os pri-meiros a abandonar o barco”.

Um licenciado chinês dis-se ao mesmo jornal que não foi escolhido para trabalhar numa agência de viagens, apesar de

reunir todas as qualificações necessárias, por não ter o “signo adequado”.

“Procuramos Gémeos ou Aquários”, de acordo com a oferta de trabalho à qual concorreu, de acordo com o diário, citado pela agência noticiosa espanhola EFE.

O South China Morning Post, jornal publicado em Hong Kong (sul), disse que os empregadores, especialmente aqueles que respeitam o “feng shui” (técnica oriental de har-monização dos espaços), dão atenção ao signo do Zodíaco chinês dos candidatos para tomar uma decisão.

“Mas, em Hong Kong, raramente os empregadores se preocupam com os sig-

nos ocidentais”, de acordo com um técnico de relações públicas, sublinhando que o horóscopo chinês (em que o signo é determinado pelo ano de nascimento) é a principal preocupação.

Nos últimos anos, a as-trologia ocidental tornou-se muito popular na China, onde muitas páginas “online” e jornais oferecem horóscopos e conselhos.

A tendência deu origem a vários “peritos em astrolo-gia ocidental”, sublinhou o jornal de Hong Kong, dando como exemplo blogues que registam milhares de segui-dores chineses à procura de conselhos astrológicos para um futuro melhor.

GOVERNO CHINÊS PROÍBE CONSTRUÇÃO DE NOVAS SEDES OFICIAIS ATÉ 2017

Medida para travar a corrupção

A comunicação social chinesa denunciou, em Dezembro, a construção pelo governo de Jinan, capital da província costeira oriental de Shandong, de uma nova sede de 370.000 metros quadrados, o que a tornou no segundo maior edifício oficial do mundo, atrás do Pentágono norte-americano

SIGNO “OCIDENTAL” CRITÉRIO DE SELECÇÃO PARA EMPRESAS

Copiar o pior dos outros

de antigas instalações, mas o Governo central vai fiscalizar rigorosamente estes projectos e só vai aprovar aqueles que sirvam para reforçar a segu-rança ou recuperar funcionali-dades, proibindo “obras caras e desnecessárias”.

As autoridades proíbem a colaboração a todos os níveis de Governo com empresas de construção com projectos

imobiliários, ou qualquer tipo de doações ou patrocínios que envolvam firmas do sector.

A directiva estatal denun-cia a construção, nos últimos anos, de algumas sedes de governos locais ilegalmente e com grandes orçamentos, “o que prejudicou a imagem do PCC e do governo, aumento a veemência do descontenta-mento público”.

Nos últimos meses, a construção de edifícios ex-cessivamente grandes ou luxuosos para governos locais foi muito criticada pela opi-nião pública. Algumas destas construções imitam estruturas famosas como o Capitólio de Washington ou o Palácio do Povo em Pequim.

A comunicação social chinesa denunciou, em De-zembro, a construção pelo governo de Jinan, capital da província costeira oriental de Shandong, de uma nova sede de 370.000 metros quadrados, o que a tornou no segundo maior edifício oficial do mundo, atrás do Pentágono norte-americano.

O edifício, com 40 eleva-dores e 45.000 terminais tele-fónicos, custou 640 milhões de dólares.

Xi Jinping, secretário do PCC desde Novembro de 2012 e Presidente chinês desde Março, prometeu a aplicação de medidas de austeridade. No final do ano passado, foram proibidos os grandes banquetes oficiais e outros actos considerados “extravagantes”.

Page 12: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

12 publicidade hoje macau quinta-feira 25.7.2013

Page 13: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

13 publicidadehoje macau quinta-feira 25.7.2013

Page 14: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

14 publicidade hoje macau quinta-feira 25.7.2013

Page 15: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

15hoje macau quinta-feira 25.7.2013 CULTURA

O Centro Cultural de Macau vai apresentar no palco do Gran-

de Auditório, em Setembro, dois espectáculos de da nova ópera cantonense, “Concerto para Amantes e Borboletas”. A peça é a primeira de uma série de guiões escritos re-centemente para este género artístico e nela destacam-se as interpretações de Koi Ming Fai e Ng Mei Ying, as estrelas das companhias

NA fachada do n.º 7 da Rue des Grands Augustins uma placa discreta denun-cia a singularidade do lugar: “Pablo

Picasso viveu neste edifício entre 1936 e 1955. Aqui pintou Guernica, em 1937.” Por baixo, a indicação de que o escritor francês Honoré de Balzac (1799-1850) situa ali a acção de um dos seus contos, A Obra-Prima Ignorada. É um daqueles palacetes carrega-dos de histórias e de personagens que fazem parte da memória dos séculos e de uma certa maneira de ver Paris como cidade de boémia e de artistas, onde acontecem coisas especiais.

Bastaria Guernica, uma das pinturas mais icónicas de sempre, ter nascido naquele velho prédio que agora é objecto de polémica para que valesse a pena inscrevê-lo nos roteiros da cidade.

Segundo uma ordem do tribunal a que os jornais Le Monde, Libération e El País fazem referência, a associação que nos úl-timos dez anos tem garantido a integridade

do atelier do pintor de Málaga, sem pagar qualquer tipo de renda, tem até sexta-feira para o deixar vago.

A decisão judicial vem na sequência de um processo entreposto pela proprietária, a Câmara dos Oficiais de Justiça de Paris (funcionários dos tribunais encarregues de, por exemplo, executar penhoras) contra a referida organização privada de divulgação artística, o Comité Nacional para a Educação Artística (CNEA).

Segundo o diário francês Libération, a acção para expulsar a associação do atelier foi entreposta num tribunal parisiense em Junho e a resposta foi pronta.

Há rumores de que, depois de vendido, o edifício será transformado num hotel de luxo. “Ainda há que avaliar”, disse Casabona ao diário francês Libération a 20 de Junho, sem adiantar nomes: “Encontrámos um potencial interessado no imóvel, prestigiado”, acrescentou, “e que é herdeiro directo da família Picasso”. Esperam--se novidades nos próximos dias.

O juiz chileno Mario Carroza ordenou esta terça-feira ao Serviço de Medicina Legal a realização de testes de ADN

para confirmar se os restos mortais exumados em Abril correspondem mesmo a Pablo Neruda.

A ordem insere-se no âmbito na investiga-ção para apurar as causas da morte do poeta, no sentido de esclarecer se Neruda morreu de cancro ou se foi assassinado durante a ditadura de Augusto Pinochet. Esta investigação teve início em 2011 após a denúncia de homicídio feita pelo Partido Comunista, depois de o an-tigo motorista de Neruda ter dito que o poeta tinha sido envenenado com uma injecção letal quando estava internado na Clínica de Santa Maria, em Santiago do Chile.

Mario Carroza, encarregado da instrução do processo, explicou aos jornalistas que

a ordem, dirigida ao Serviço de Medicina Legal, para a realização de peritagens, visa determinar, de forma científica, a identidade dos ossos. A decisão foi tomada a pedido do advogado dos queixosos, Eduardo Contreras.

O corpo que se acredita ser de Neruda foi exumado, a 8 de Abril, do túmulo onde se encontrava desde 1992, junto à sepultura de Matilde Urrutia, a terceira mulher, frente ao mar, na Ilha Negra, no litoral chileno, a cerca de 120 quilómetros de Santiago.

O juiz indicou que a diligência será rea-lizada de forma paralela aos resultados dos exames toxicológicos que se esperam que cheguem de Espanha e dos Estados Unidos.

“Estamos a oficiar o Serviço de Medicina Legal para identificar os seus restos com familiares mais próximos”, clarificou. “Se o

ADN não coincidir com o dos seus familiares, estaremos em condições de o confirmar, com amostras dos seus pais, que se encontram no sul do país”, acrescentou Carroza.

Os resultados dos primeiros exames, em Maio, indicavam que o escritor tinha um cancro da próstata em estado avançado e com metástases. Segundo a versão oficial da sua morte, esta teria sido causada pelo avanço do cancro.

Pablo Neruda, que era militante do Partido Comunista e foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1971, morreu apenas 12 dias após o golpe militar que, em 1973, depôs o Presidente Salvador Allende, de quem era amigo, e que levou ao poder Augusto Pi-nochet, que instaurou uma ditadura até 1990. Tinha 69 anos.

Macao Fashion Festival regressa em OutubroÀ semelhança das edições anteriores, o empreendimento City of Dreams, da operadora de jogo Melco Crown Entertainment, vai patrocinar a edição 2013 do Macao Fashion Week, que vai decorrer entre os dias 17 a 20 de Outubro. O evento é organizado pelo Centro de Produtividade e Transferência de Tecnologia de Macau (CPTTM) e pelo Instituto de Promoção para o Comércio e Investimento (IPIM), e promete trazer estilistas de Pequim, Guangzhou, Taipei, Hong Kong e Coreia do Sul, sem esquecer os designers locais. Segundo um comunicado, Akiko Takahashi, coordenador da área dos recursos humanos da Melco Crown, agradeceu o convite feito pela CPTTM que visa criar “uma oportunidade de contribuir para a industria de moda local”. Em Outubro serão avançadas mais informações sobre o evento.

NOVA ÓPERA CANTONENSE ESTREIA EM SETEMBRO NO CCM

Amantes, borboletas e fragâncias sedutorasMing Chee Sing e Prime Splendour, informa o co-municado de imprensa da organização. Amplamente aclamada em Hong Kong e no interior do continente chi-nês, a ópera conta a história de amor entre Shinnyo, um príncipe que atrai borboletas quando declama poesia e Xiang Ning, filha de um alto quadro político que, quando se apaixona, emana uma sedutora fragrância. Conce-bido pelo consagrado antigo

PICASSO VOLTA A SER EXPULSO DO SEU ESTÚDIO DE PARIS

Projecto para hotel de luxo

realizador de cinema Li Kui Ming, este trabalho foi des-crito como uma peça pioneira e um marco na reinvenção da ópera cantonense, acrescenta a nota de imprensa.

“Concerto para Amantes e Borboletas” sobe ao palco do Centro Cultural de Macau nos dias 21 e 22 de Setembro, pelas19 horas. Os bilhetes para os dois espectáculos estarão disponíveis nos locais habituais a partir de 28 de Julho.

JUIZ CHILENO PEDE ANÁLISE DE ADN PARA CONFIRMAR RESTOS MORTAIS DE NERUDA

Afastar incertezas sobre morte do poeta

Page 16: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

16 hoje macau quinta-feira 25.7.2013DESPORTO

JOANA [email protected]

Z OU Shiming aprendeu técnicas diferentes para defrontar Jesus Ortega, o oponente que vai fazer o

campeão olímpico chinês subir ao ringue para o seu segundo combate profissional. Ao HM, Zou diz que acredita ter melhorado a sua perfor-mance e promete novas técnicas.

“Depois da primeira experiên-cia [no Fists of Gold I] e, no treino nos EUA, concentramo-nos espe-cialmente em treinar a distância e a velocidade”, começou por dizer Zou Shiming ao HM. “Será o mais apropriado para uma luta profissio-nal e eu espero que consiga mostrar o quanto melhorei a todos.”

O pugilista chinês que, em Abril, venceu na estreia como lu-tador profissional em Macau, vai subir novamente ao ringue a 27 de Julho para enfrentar Jesus Ortega, do México, num combate que será de apenas seis rounds. Zou, que é campeão olímpico de boxe

BOXE ZOU SHIMING COM TREINOS ESPECÍFICOS PARA DEFRONTAR ORTEGA

“Vou mostrar o quanto melhorei”

O ‘Fists of Gold II’ é já no próximo sábado e traz ainda a Macau Juan Estrada e Milan Melindo – que se defrontam pelo título de campeão mundial de peso-mosca pela World Boxing Organization (WBO) e World Boxing Association (WBA) – e Evgeny Gradovich contra Mauricio Muñoz, que combatem pelo título mundial de peso-pluma da International Boxing Federation (IBF).Mas há uma estreia no território. O pugilista de Hong Kong, Rex ‘The Wonder Kid’ Tso, sobe ao ringue na categoria de super peso-mosca, num frente-a-frente com o tailandês Rusalee Samor. Tso é considerado como o 17º melhor lutador do mundo pela World Boxing Counsil. Já Samor é antigo campeão de peso-mosca da IBF.Ainda sem calçar as luvas, mas a assistir na bancada estará nada mais, nada menos que Manny ‘Pacman’ Pacquiao. O lutador filipino – oito vezes campeão do mundo em diferentes divisões – chega para assistir aos combates.

Pacquiao, recorde-se, vai combater em Setembro no território, e os bilhetes estão à venda a partir de dia 29 às 10 horas da manhã. Os preços destes rondam as 880 patacas até quase às dez mil patacas, enquanto que, para o combate de sábado, estão à venda desde as das 80 patacas às 1680 patacas. Organizado em cooperação com a Top Rank – a promotora de boxe norte-americana –, o cartaz integra ainda nomes como Andy Ruiz, Jr, do México, e Joe Hanks, dos EUA, bem como o filipino Genesis Servania, que combate contra o japonês Konosuke Tomiyama. Da Austrália vem Paul Fleming e da Tailândia Chaiyong Sithsaithong, a par do já conhecido Dave Peñalosa, das Filipinas, e de Ngaotawan Sithsaithong, da Tailândia.Esta segunda edição do ‘Fists of Gold’ terá novamente o ex- campeão de pesos-pesados George Foreman como apresentador, ao lado de Tim Ryan e Larry Merchant – ícones da televisão norte-americana.

trolar a distância e a técnica de bater de diferentes ângulos.”

Ao HM, o chinês de 32 anos garante estar preparado. “Posso dizer que estou pronto e o mais importante é continuar a mostrar a minha força.”

Para o público de Macau, Zou deixa uma mensagem especial: “Olá a todos, eu sou Zou Shiming e tenho muito prazer vê-los a todos novamente em Macau. Gostaria de agradecer o vosso apoio e vou ten-tar o meu melhor e mostrar a toda a gente que andei a aprender nos últimos meses dentro do ringue.”

por duas vezes, já tinha treinado com Freddie Roach e continua a preparar-se com aquele que é considerado um dos melhores treinadores do mundo. “Continuo sob os treinos de Freddie Roach e temo-nos focado especialmente em treinos de manutenção e na

velocidade. Desta forma, temos a parte da capacidade [do corpo] e da força.”

A velocidade é, acima de tudo, o que Zou teve mais em conta nos últimos meses de treino. O HM questionou o lutador sobre algum truque especial para defrontar

Ortega – que tem cinco vitórias, três por KO, e uma derrota – e Zou não esconde as habilidades em que mais teve de se concentrar para conseguir derrotar o oponente, de apenas 19 anos. “Depois de dois meses de treinos à porta fechada, tivemos especial atenção em con-

BILHETES PARA PACQUIAO VS RIOS

Page 17: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

hoje macau quinta-feira 25.7.2013 FUTILIDADES 17

C I N E M A Cineteatro[ T E L E ] V I S Ã O

Pu Yi

TDM13:00 TDM News - Repetição13:30 Telejornal + 360° (Diferido)14:40 RTPi DIRECTO18:10 Cougar Town - Sr.218:30 Caminho das Índias (Repetição) 19:30 Vingança20:30 Telejornal21:00 TDM Talk Show21:30 Castle Sr.422:10 Caminho das Índias 23:00 TDM News23:30 Herman 201300:30 Telejornal (Repetição)01:00 RTPi DIRECTO

RTPi 8214:00 Telejornal Madeira14:35 Poplusa15:30 Moda Portugal 16:00 Bom Dia Portugal17:00 AntiCrise17:25 Portugal Aqui Tão Perto18:20 O Teu Olhar (Telenovela)19:10 Segredo de Justiça20:00 Jornal da Tarde 21:15 O Preço Certo22:10 A Hora de Baco22:35 Verão Total

30 - FOX Sports13:00 Global Football 2012/1313:30 The Football Review 2012-201314:00 Blenheim Triathlon15:00 MLB Regular Season 2013 New York Yankees vs. Texas Rangers18:00 Tour De Taiwan 2013 Highlights18:30 (Delay) Baseball Tonight International 201319:30 (LIVE) FOX SPORTS Central20:00 Total Rugby20:30 Issf Shooting World Cup 201321:00 X Games Barcelona 201322:00 (LIVE) Senior Open Championship 2013 Day 1

31 - STAR Sports13:00 Mobil 1 The Grid 201313:30 Asian Festival Of Speed 201314:00 Accu-Stats One-Pocket Invitational 201317:30 Asian Festival Of Speed 201318:00 Wonderful Wimbledon Djokovic V Del Potro19:00 Mobil 1 The Grid 201319:30 MotoGP World Championship 2013 - Main Races US Grand Prix21:00 2 Wheels21:30 (LIVE) Score Tonight 201322:00 Inside Grand Prix 201322:30 2 Wheels23:00 500 Great Goals

40 - FOX Movies12:20 L!Fe Happens14:00 The Twilight Saga15:55 Safe17:35 Magic Mike19:25 Underworld: Rise Of The Lycans21:00 Abraham Lincoln: Vampire Hunter22:45 Legion00:25 True Justice

41 - HBO11:45 Like Crazy13:15 One Day15:05 Horrid Henry The Movie16:40 A Thousand Words18:15 Dolphin Tale 20:10 Abduction22:00 Enemy Of The State00:15 Cinderella Man

42 - Cinemax11:30 Sphere14:00 White Water Summer16:00 The 3 Worlds Of Gulliver17:40 Superman: Doomsday19:00 48 Hrs.20:35 Terminal Invasion22:00 Straw Dogs (2011)23:45 Curb Your Enthusiasm 00:45 Resident Evil: Damnation

À VENDA NA LIVRARIA PORTUGUESA

RUA DE S. DOMINGOS 16-18 • TEL: +853 28566442 | 28515915 • FAX: +853 28378014 • [email protected]

TEMPO POSSIBILIDADE DE TROVOADAS MIN 25 MAX 30 HUM 75-98% • EURO 10.5 BAHT 0.2 YUAN 1.2

POR MIM

FALO

O dinheiro,aqui, é tudo

[ ]

SALA 1DORAEMON THE MOVIE: NOBITA IN THE SECRET GADGET MUSEUM [A](FALADO EM CANTONÊS)14.00, 17.45

MONSTERS UNIVERSITY [A](FALADO EM CANTONÊS)Um filme de: Dan Scanlon15.50

THE WOLVERINE [C]Um filme de: James Mangoldcom: Hugh Jackman19.45, 22.00

SALA 2 PACIFIC RIM [B]

Um filme de: Guillermo del ToroCom: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi, Charlie Day14.30, 19.00

THE WOLVERINE [3D] [C]Um filme de: James Mangoldcom: Hugh Jackman16.45

PACIFIC RIM [3D] [B]Um filme de: Guillermo del ToroCom: Charlie Hunnam, Idris Elba, Rinko Kikuchi,Charlie Day21.45

SALA 3TURBO [A](FALADO EM CANTONÊS)

Um filme de: David Soren14.15, 16.00, 19.30

DESPICABLE ME 2 [A](FALADO EM CANTONÊS)Um filme de: Chris Renaud,Pierre Coffin17.45

MONSTERSUNIVERSITY [3D] [A](FALADO EM CANTONÊS)Um filme de: Dan Scanlon21.15

THE WOLVERINE [C]Um filme de: James Mangoldcom: Hugh Jackman23.15

Eu vivo neste jornal e tenho uma vida de rei. Não trabalho e por isso não ganho salário, e também não dou muitos gastos aos meus tios. Mas se eu trabalhasse não iria fazer como a maioria dos meus amigos aqui em Macau: só trabalham pelo dinheiro que podem ganhar. Hoje pus-me a pensar nisto porque saiu um estudo feito pelos senhores operários sobre as condições de trabalho dos mais jovens. Parece que a maioria só escolhe um emprego pelo salário que pode receber. O que é que importa escolher uma área profissional, trabalhar por prazer? Isso não mete comida no prato.Macau tem excesso de pessoas práticas, ou com pouca visão? Isto será sempre discutível, mas este estudo espelha bem a sociedade em que estamos cada vez mais inseridos na China moderna: o dinheiro impera e não há nada a fazer. É preocupante ver como as ambições académicas ficam em quinto plano em prol de um trabalho nos casinos. O pior é que não há saída e a maioria segue a mesma via. Depois mudam de emprego várias vezes porque, como não estudam, não têm experiência profissional e as qualificações necessárias e não passam da mesma linha de conforto. Esta linha de conforto é perigosa. Mas também é muito aborrecida. É triste ver uma sociedade cheia de dinheiro e com tão poucas ideias. Uma seca, é o que eu vos digo.

M A C A U [ S Ã ] A S S A D ONOTÍCIAS FRESCAS Foto Facebook

• Sendo Mangucira uma conhecida terra do Brasil, assim ficámos a saber que por ali existem sarilhos. Ná! Dizem os mais cépticos. Pois bem quem não quiser ler os jornais encontra as últimas sobre Mangucira nas escadas de um prédio próximo de si.

A VIDA PASSOU POR AQUI • Luís FranciscoQue relação poderá existir entre um motorista de táxi à beira da reforma, um toxicodependente que rouba carteiras, um arquitecto com mão leve, uma solteirona apostada em fazer o bem ou uma rapariga que disse aos pais que andava na faculdade e, afinal, vive à custa de um homem casado? Numa história com uma construção extremamente original, em que desfilam figuras muito diferentes, mas todas inesquecíveis, A Vida Passou por Aqui é uma espécie de confirmação da teoria do efeito borboleta: porque, na teia que é a vida, sempre que alguém puxa um fio, mesmo sem se dar conta, acaba por embaraçar, mais do que gostaria, as vidas alheias…

JONAS SAVIMBI – NO LADO ERRADO DA HISTÓRIA • Emídio FernandoBiografia de Savimbi no momento em que se assinalam dez anos da sua morte. «Jonas Malheiro Savimbi, aos 32 anos, atingia a sua grande e almejada glória ao ser eleito, por unanimidade e aclamação, presidente de uma nova organização política, precisamente na mesma região onde viria a ser abatido 36 anos depois. Mais tarde, assumia que a ideia, de criar um novo movimento, nascera em Champaix, uma vila na Suíça, em conversas com Tony da Costa Fernandes e cujos estatutos começaram a ser redigidos por ambos.»

Page 18: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

PUB

18 hoje macau quinta-feira 25.7.2013OPINIÃO

MÁRIO DE CARVALHO

V AMOS lá gastar alguma cera com esta criatura. Mais uma concessão ao efémero. Começo por estranhar a benevolência relativa com que ela tem sido tratada. Como se um instinto nato de harmonia obrigasse a atenuar a fla-grância do mau gosto. Um

querido amigo meu, a certo desabafo, sugeriu que o meu desprezo era «emocional». Havia aqui uma sugestão de parcialidade política. Devo defender-me disso. Na verdade, até aprecio e respeito algumas pessoas que se di-zem amigas do doutor Portas. E verifico que ele tem esta particularidade estranhíssima: todos os seus amigos são melhores que ele.

Recordo os tempos muito catitinhas de «O Independente», cheios de peripécias e partes gagas. Costuma evocar-se – e com razão – o rasgo inovador e dinâmico do jornal. Pouca referência se faz – e sem razão – ao lastro de frioleira e alarvidade que lhe pesava como chumbo.

Portas esteve por então envolvido numa campanhazinha muito marota e fraldiqueira contra a «meia branca». Estas coisinhas davam-lhe muito prazer. Em dada altura

Execração de Paulo Portas

ce); já o vi a ajoelhar, numa capela, com os dois joelhos, numa compunção beata; já o vi a bramir, numa cena movimentada, contra «os ciganos do rendimento mínimo»: já o vi em festarolas de aldeia, ou em obscenas rondas de lares de idosos, ou a debitar banalidades de dentadura a rebrilhar. Já o vi a dizer (e a fazer) trinta por uma linha.

E já o vi a disparatar abertamente, quando, evitando o russo «troika» (alguém o convenceu de que a atrelagem russa era uma palavra «soviética»…) optou por «triunvirato», solução histórica tradicional-mente catastrófica. Apesar de tudo, sempre é melhor que a ridícula revogação da decisão «irrevogável».

Esperava-se que ocupasse a Adminis-tração Interna, depois de a direita ter feito histérica algazarra (ora obnubilada…) sobre a segurança. Não. Foi para os Negócios Es-trangeiros, para se descomprometer e fazer de conta (sempre o fingimento, o obsessivo, doentio, fingimento) que era alheio às me-xerufadas da famulagem financeira. A seu tempo ressurgiria em atitude messiânica, como resgatador dos infelizes. Sempre o calculozinho. Contas furadas.

Deixou uma nota de subserviência a manchar a diplomacia portuguesa com o caso Snowden. Em tempo de crise política interna, a situação foi minimizada, ninguém estava a espreitar. Mas as consequências para os interesses de Portugal (já não falo nos princípios) serão lastimáveis. Creio que

Freitas do Amaral nunca se prestaria a esse papel. Mas há gente na direita que considera natural a farronca para com os mais fracos e servilismo rasteiro para com os mais fortes. Paulo Portas não a desmentiu, neste zigueza-gue da sua carreira, que se espera abreviada.

Ao longo de quase vinte anos, houve a universidade Moderna, as deslealdades para com dirigentes políticos afins, a fotocópia de toneladas de documentos da República Portuguesa, a questão dos submarinos. Por estes interstícios, o doutor Portas tem des-lizado como enguia em sargaço. Com uma certa complacência, é preciso dizê-lo, da comunicação social.

Agora aí o temos, repescado para o governo em circunstâncias equívocas. A existência deste homem tem sido, aliás, amalgamada de equívocos. Dir-se-ia que não é capaz de viver de outra maneira. Há nele uma vertiginosa atracção pelo Mal. Para usar a velha comparação americana da venda do automóvel usado, creio que se o doutor Portas tivesse um carro em bom estado para vender, não deixaria de o avariar, por puro fascínio do ludíbrio.

E sobre a personagem, fiquemos por aqui. Seria fácil (demasiado fácil) usar uma fotografia ilustrativa das milhentas disponí-veis na NET. Mas prefiro deixar-vos com o Narciso de Caravaggio que também vem a propósito. Para ser franco, preferia ter tido a oportunidade de dizer algum bem, em vez de execrar.

CARA

VAGG

IO. N

ARCI

SOdedicou-se à política (em revogação do desdém pedante antes manifestado) e é hoje – com Jardim e Cavaco – um dos políticos de mais longo exercício. Ainda tenho nos ouvidos os gritinhos de «ó Margarida», «ó Margarida!» com que ele pontuou uma entrevista qualquer, dada a uma jornalista que viria a ter um fim infeliz.

Toda a sua vida pública (e provavelmente a outra) é feita em permanente pose. Tem atitudes; olhares longamente estudados; máscaras de sisudez de Estado; esgares trabalhadíssimos; soslaios de palco amador; sorrelfas; sorrisinhos desdenhosos; trejeiti-nhos manhosos; «boquinhas e olhinhos»; meneios de cabeça; artifícios retóricos como o de perguntar repetidamente «sabe que…?». Às vezes tenta o furor tribunício, mas a voz não lhe dá para tanto; experimenta a pose imperial, mas é pequenote mesmo para Na-poleão. Ainda é um homem novo. Quando for mais velho lembrará uma deprimente figura de actor que aparece na «Roma» de Federico Fellini.

Talvez a exposição pública da política exija um certo histrionismo. Mas então, que se seja bom actor. E não se deixe no ar esta grande vontade de pedir a devolução da entrada.

Já o vi a exaltar a «lavoura» em vezos saudosistas (menos insinceros do que pare-

Page 19: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

19 opinião

Propriedade Fábrica de Notícias, Lda Director Carlos Morais José Editor Gonçalo Lobo Pinheiro Redacção Andreia Sofia Silva; Cecilia Lin; Joana de Freitas; José C. Mendes; Rita Marques Ramos; Zhou Xuefei [estagiária] Colaboradores Amélia Vieira; Ana Cristina Alves; António Falcão; António Graça de Abreu; Fernando Eloy; Hugo Pinto; José Simões Morais; Marco Carvalho; Maria João Belchior (Pequim); Michel Reis; Rui Cascais; Sérgio Fonseca; Tiago Quadros Colunistas Arnaldo Gonçalves; Correia Marques; David Chan; Fernando Vinhais Guedes; Helder Fernando; Isabel Castro; Jorge Rodrigues Simão; Leocardo; Paul Chan Wai Chi Cartoonista Steph Grafismo Catarina Lau; Paulo Borges Ilustração Rui Rasquinho Agências Lusa; Xinhua Fotografia António Falcão, Gonçalo Lobo Pinheiro; Tiago Alcântara; Lusa; GCS; Xinhua Secretária de redacção e Publicidade Madalena da Silva ([email protected]) Assistente de marketing Vincent Vong Impressão Tipografia Welfare Morada Calçada de Santo Agostinho, n.º 19, Centro Comercial Nam Yue, 6.º andar A, Macau Telefone 28752401 Fax 28752405 e-mail [email protected] Sítio www.hojemacau.com.mo

bairro do or ienteLEOCARDO

RicaRdo Pinhotwitter.com/ricardo

Incríveis as pós-graduações em assuntos que são parte do plano curricular de base. Depois dum curso feito nos copos, vem a formação.

disse-me um passarinho...

hoje macau quinta-feira 25.7.2013

ANDANDO a pé por Macau encontramos cartazes publi-citários dos vários serviços públicos, alguns deles verda-deiras pérolas, merecedores de um olhar mais atento. Um exemplo disso é um pan-fleto do Governo de Macau apelando à participação nas eleições do próximo dia 15

de Setembro, um tal “Dia de Eleição” (sic), onde é importante cumprir o dever cívico de modo a “votar nos nossos representan-tes”. Votar nestes é um pouco como chover no molhado, uma vez que já são “nossos representantes”. Ficaria melhor “eleger os nossos representantes”, mas se calhar estou a ser demasiado preciosista, pois percebe-se na mesma. Mais agressiva é a mensagem do Gabinete de Combate à Droga do Governo de Macau, com um poster onde se lê “Não pense que consegue escapar se cometer crimes de droga”, lembrando ainda que “Todos os postos fronteiriços/Ninguém escapa às malhas da justiça”. Deveras intimidador, e quem avisa, amigo é. Mas apesar da imagem tentacular e implacável das autoridades no combate ao tráfico e consumo de substâncias ilícitas que se tenta passar, a eficácia real é aquilo que se sabe. Muitos são os que vão entrando pelos buracos da malha, e dizer que “nin-guém escapa” vai um bem além do exagero.

Mas falando de vícios, além da droga temos ainda o jogo compulsivo. Grossa com-paração, pensarão alguns, mas as semelhanças são tão evidentes que apenas por obra e graça do politicamente correcto não saltam à vista de todos e convidam a um debate sério sobre o assunto. As drogas ditas duras provocam no seu consumidor dependência física, que obriga a que as consuma assiduamente, escravizando-o e tornando-o improdutivo, atirando-o para a marginalidade e obrigando-o a roubar para alimentar o vício. O jogador compulsivo recorre ao mesmo tipo de ex-pedientes, e mesmo que esta dependência não se manifeste na forma de uma dolorosa ressaca, o jogador é muitas vezes levado a repetir a prática quase inconscientemente, muitas vezes com a mesma frequência com que um heroinómano se injecta. Ambos têm a consciência que as suas acções prejudicam a si e aos seus, e que estão afundados numa lama imunda de que não é fácil sair. A grande

Crime, dizem eles

diferença é na despesa; enquanto que a um to-xicodependente não é humanamente possível ultrapassar uma despesa fixa, um jogador não conhece limites. Não há droga conhecida que leve o seu infeliz dependente a gastar 50 mil patacas numa hora, que é muitas vezes o valor de uma simples aposta numa mesa de jogo. Os toxicodependentes causam o sofrimento de familiares e amigos, e a censura da sociedade. Os jogadores compulsivos também. Qual é a diferença, realmente?

O mundo da droga está populado por indivíduos sem escrúpulos que obtêm lucro com a miséria alheia. O jogo também. De um lado temos os traficantes, os “mensageiros da morte”. Do outro temos os agiotas, frios e calculistas a quem pouco importa que as vidas e as famílias que destroem. A droga provoca danos irreparáveis para a saúde, um facto. Ficar horas a fio fechado num casino, tantas vezes exposto ao fumo, inebriado pelo néon

pelo tilintar das máquinas, alienado do tempo e do espaço, não é propriamente o mesmo que um passeio nos verdejantes trilhos de Coloa-ne. A droga é um crime, a sua venda, posse e consumo são punidos com penas de prisão. O jogo não só não é um crime, como nem chega a ser ilegal, e é visto como a trave-mestra da economia. É promovido, encorajado, e está ao acesso de qualquer cidadão maior de 21 anos que não exerça cargos públicos ou não esteja interditado. Mesmo para estes últimos estar impedido de frequentar um antro de jogo é uma opção muito mais atraente do que uma temporada atrás das grades, como acontece com os pobres diabos que têm o azar de cair “nas malhas da justiça” que servem o combate à droga.

Mas isto é Macau, meus amigos. A droga mata, destrói e corrompe a juventude. O jogo leva a economia ao colo, paga as contas, engorda o erário público e cria milhares de

postos de trabalho. Quando as autoridades interceptam um traficante e o levam ao Mi-nistério Público cumprem o seu dever, da mesma forma que um “croupier” assiste a um apostador perder tudo o que tem e ainda contrair dívidas que provavelmente nunca vai conseguir pagar. Qual destes profissionais dorme melhor à noite, ou tem a disposição de partilhar com a familiares e amigos os seus méritos profissionais? O combate à dependên-cia de estupefacientes é feito por profissionais esforçados e competentes, conta com a ajuda de voluntários e privados que participam de boa vontade em actividades de sensibilização e consciencialização dos para as vantagens de uma vida saudável, sem drogas. O jogo compulsivo é abordado mais timidamente; existe uma “hotline”, dois ou três carolas que tratam do problema, e ocasionalmente é tratado na imprensa com pouco mais que uma nota de rodapé. Lá existir existe, mas é pouco.

Existe uma confusão que impede que se encontre a fronteira entre o mal e o crime, entre o imoral e o ilegal, entre a mera censura e o rigoroso castigo. O homicídio, por exemplo, pode custar uma vida humana, a da vítima, e a liberdade ao seu autor. A moldura penal do homicídio depende de factores diversos como a premeditação, o método utilizado e a coope-ração com as autoridades, mas a privação da liberdade é um desfecho inevitável. No caso da corrupção, que praticado nas altas esferas e círculos de influência pode significar a ruína de empresas, levar à pobreza de centenas de famílias e provocar o desinteresse da parte de investidores por falta de confiança no sistema, é ainda vista de uma forma muito branda, muito “na desportiva”. Em Macau isto é tão evidente que nem é necessário levantar o tapete para encontrar a sujidade, e com a excepção de um certo ex-secretário e os seus “amigalhaços” arrastados pelo “tsunami” que provocou, impunidade é a palavra de ordem. Homicídio: crime de sangue, muito mau. Corrupção: crime de colarinho branco, portanto… crime? Calma lá, essa é uma palavra forte. Um palavrão. Haja contenção, que não se trata de morte de homem… pelo menos de modo flagrante e directo, com tiros e facadas, crianças a chorar baba e ranho e vizinhos a ligar para a polícia. O que é um crime afinal? Não nos compete definir o que não são contas do nosso rosário. Os senhores que apanham os bandidos é que sabem.

BAGL

IONE

, JUD

ITH

Page 20: Hoje Macau 25 JUL 2013 #2900

cartoonpor Stephff

FUGA NO IRAQUE

hoje macau quinta-feira 25.7.2013

WONG Tong, comentador televisivo, disse-se alvo de escutas telefónicas

pela Polícia de Segurança Pú-blica (PSP). Ontem, o Gabinete do Secretário para a Segurança, que acusa a denúncia feita pelo residente às autoridades policiais, desmente que as mesmas tenham realizado estes procedimentos.

“A polícia nunca tinha efectua-do escutas contra aquele cidadão”, começa por garantir o organismo tutelado por Cheong Kuok Va. “Este Gabinete lamenta a acusa-ção infundada contra a polícia”, diz ainda.

Ademais, adianta, que até as

escutas para fins de investigação criminal precisam da autorização de órgãos judiciais, pelo que escutas ilegais são sujeitas a sanção penal.

Segundo a imprensa de Hong Kong, o comentador Wong Tong disse que foi alvo de escutas há 13 anos no seu telemóvel por parte da PSP e, avançou ainda, que os aparelhos telefónicos dos seus familiares também são escutados. Ao jornal The Sun disse que em Macau pelo menos cinco unida-des, incluindo departamentos do Governo, têm sistema de escuta, que são aplicados a comentadores, deputados e jornalistas de vasta experiência. Wong explicou que

com o desenvolvimento técnico, as escutas já são possíveis até em mensagens de telemóvel, incomo-dando a operação dos aparelhos.

Ao mesmo periódico, o de-putado Au Kam San também se disse alvo de escutas pela PSP durante um longo período, bem como Chan Meng Kam, que pediu em 2007 esclarecimentos ao Governo sobre escutas ilegais, depois de nas eleições legislativas de 2005 o número três da sua lista foi alvo de escutas pelo Governo, tendo acabado por se comprovar o seu envolvimento em casos de corrupção no decorrer do período eleitoral. - C.L. e R.M.R.

Moçambique muda chefias militares O ministro da Defesa de Moçambique, Filipe Nyusi, exonerou seis oficiais superiores do Estado-Maior General, nomeando outros tantos para os mesmos cargos, com uma exortação ao exército para estar em “prontidão combativa”. As mexidas anunciadas seguem-se à recente exoneração pelo chefe de Estado moçambicano, Armando Guebuza, de Paulino Macaringue do cargo de Chefe do Estado Maior General e a indicação de Arlindo Chongo para o lugar. O ministro da Defesa de Moçambique mexeu na Inspecção Geral das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) e direcções de Finanças, Operações, Informação e Recursos Humanos. Justificando as alterações no topo do Estado Maior-General das FADM, Filipe Nyusi defendeu o imperativo de o exército moçambicano manter-se em “prontidão combativa” face ao risco de eclosão de conflitos. As mexidas no exército moçambicano acontecem numa altura em que o país vive uma situação de tensão político-militar entre o Governo e a Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), devido a divergências em torno da lei eleitoral moçambicana.

Passagem de Machete pelo BPN foi omitida Novo ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, a passagem de Rui Machete, de 73 anos, pelo Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios, a proprietária do Banco Português de Negócios (BPN), entre 2007 a 2009, foi omitida das «notas biográficas dos novos ministros» entregues pelo gabinete do primeiro-ministro. Além da passagem pelo Conselho Superior da Sociedade Lusa de Negócios, outro passado de Machete é «ignorado» pelo Governo, concretamente pelo Conselho Consultivo do Banco Privado Português (BPP), banco falido com vários processos em tribunal.

Israel Maioria votaria «sim» a acordo de paz Mais da metade dos israelitas estão dispostos a apoiar um acordo de paz com os palestinianos se houvesse um referendo, segundo uma pesquisa publicada esta quarta-feira pelo jornal Haaretz. Cerca de 55% dos israelitas apoiariam um acordo assinado pelo primeiro-ministro, Benjamin Netanyahu, 25% manifestar-se-iam contra e 20% mostraram-se indecisos, segundo a pesquisa. Entre os 55% que votariam por um acordo de paz, 39% diriam «sim» a qualquer acordo e 16% aprovariam provavelmente este plano, indicou a pesquisa realizada pelo instituto Dialog a partir de uma pesquisa feita com 511 pessoas. No último domingo, Netanyahu reafirmou que qualquer acordo assinado com os palestinianos será submetido a um referendo.

Índia Detida directora de escola A diretora da escola indiana onde na passada semana 23 crianças morreram depois de terem ingerido comida contaminada com pesticidas foi ontem detida, informou a polícia local. “A diretora entregou-se (…) e foi detida para interrogatório”, disse Sujeet Kumar, chefe da polícia do distrito de Saran, no estado de Bihar. “Precisamos de falar com ela antes de formular as acusações”, acrescentou. As 23 crianças, com idades entre os quatro e os 12 anos, morreram a 16 de julho, depois de terem comido lentilhas, batatas e arroz do almoço gratuito diário na escola. A investigação ordenada pelo governo concluiu que a directora do colégio de Masrakh, na cidade indiana de Gandaman, obrigou os alunos a almoçarem, mesmo depois de se terem queixado do aspecto e do cheiro da comida. A investigação esclarece ainda que a diretora se negou a socorrer as crianças quando estas começaram a sentir-se mal.

Vagner Love no Shandong LunengChegou ao fim mais uma passagem de Vagner Love no CSKA de Moscovo. Na noite desta terça-feira, o Shandong Luneng, da China, anunciou no seu site oficial que chegou a um acordo com o avançado brasileiro. Segundo a notícia, a negociação vinha a ser trabalhada há três meses, com sigilo de ambas as partes. Vagner será mais um brasileiro a jogar na equipa, que já contou com Obina em seu elenco. Love teve três passagens pelo CSKA, onde venceu três campeonatos russos, seis taças da Rússia, quatro supertaças da Rússia e uma Taça Uefa, contra o Sporting, em Alvalade, o título mais importante da história do clube.

Meus Deus, Mick Jagger faz 70 anos! Mick Jagger, o carismático vocalista do grupo rock inglês Rolling Stones, considerado uma das mais importantes figuras do rock, celebra 70 anos na sexta-feira. O aniversário do músico é assinalado dias depois de os Rolling Stones terem fechado, em Hyde Park, Londres, uma série de concertos em torno dos 50 anos da banda. Nascido em Inglaterra, a 26 de Julho de 1943, numa família de classe média, Michael Philip Jagger sempre quis cantar, desistindo do curso de Economia, quando decidiu formar uma banda, juntamente com Keith Richards. Apesar de o ter conhecido na infância, Mick Jagger só voltaria a falar com Keith Richards na adolescência, quando se cruzou com ele numa estação de comboios e lhe mostrou uns discos de blues que trazia debaixo do braço.

GABINETE DE SEGURANÇA NEGA ESCUTAS TELEFÓNICAS

Nada contra a lei, tudo pela lei

DEPOIS da Casa de Por-tugal, o Sporting Clube de Macau. Os leões vão

estrear-se já no início de Agosto na alta roda do futebol da RAEM, ainda que no futebol de sete. Depois de terem conquistado o Campeonato de Futebol da II Divisão e de terem alcançado a subida ao principal escalão do desporto-rei, os leões viram um golpe de sorte abrir-lhes as portas da primeira divisão da “Bolinha”.

Os dirigentes da Associação de Futebol de Macau confirma-ram ao início da noite de ontem a desistência do Wing Kei e ende-reçaram ao Sporting um convite para disputar a competição. Os di-rigentes da colectividade verde e branca não perderam tempo e ins-creveram de imediato a equipa no principal Campeonato de Futebol de Sete, ainda que a participação na “Bolinha” – seja no primeiro, seja no segundo escalão – não

seja para os leões uma prioridade: “Posso confirmar que o Sporting procedeu esta quarta-feira à ins-crição da equipa no Campeonato da I Divisão da “Bolinha”, mas a participação na prova não irá pressupor uma mudança daquilo que era a filosofia do clube em relação à competição”, adianta João Maria Pegado. “Mesmo na segunda divisão, a “Bolinha” não seria uma prioridade para o Sporting e não é por disputarmos o Campeonato da I Divisão que vamos olhar para a prova com outros olhos. Vamos dar o nosso melhor, procurar responder da melhor forma à intensidade de jogo que é característica da prova, mas não temos como propósito atacar os lugares de topo”, sus-tenta o jovem técnico leonino.

O Sporting vai apresentar-se com um plantel constituído por catorze jogadores, o máximo permitido. Dos catorze inscritos

treze representaram os leões na última edição do Campeonato de Futebol de onze e a vaga restante é ocupada por um guarda-redes que conhece bem os cantos à casa, depois de ter representado o Spor-ting nos escalões secundários.

Os leões vão estar entre os grandes da categoria, ao lado de duas outras formações de matriz portuguesa, a Casa do FC Porto e a Casa de Portugal. A formação orientada por Pelé foi convidada a participar no principal escalão da variante de sete depois do Kuan Tai, de João Rosa, ter aberto mão da participação na prova. As incrições para os Campeonatos de Futebol da I e da II Divisões da “Bolinha” encerram ao fim da tarde de hoje. O sorteio para a pro-va decorre amanhã por volta das dezoito horas e trinta minutos, na sede da Associação de Futebol de Macau, no campo da Universidade de Ciência e Tecnologia. - M.C.

BOLINHA DESISTÊNCIA DO WING KEI COLOCA LEÕES NA I DIVISÃO

Sporting entre os grandes