história pinto pintão

13

Upload: joaquina-rafael-barbosa

Post on 20-Jul-2015

3.112 views

Category:

Sports


1 download

TRANSCRIPT

Era uma vez um pinto graúdo que bicava no chão àprocura de grão de milho, de trigo ou de centeio. Estava aficar desesperado, porque não encontrava grão para

comer.

Foi então que encontrou uma saca de moedas de ouro. Como era um pinto honesto decidiu levar as moedas de ouro ao rei e receber uma recompensa.

O pinto pintão pôs-se a caminho do palácio real. Opalácio ficava longe e o caminho era difícil. Passou porum rio e pediu-lhe para arredar dali. Como o rio nãoarredou dali. O pinto pintão bebeu a água do rio.

No caminho, passou por uma raposa, uma coruja e um lobo,que queriam fazer-lhe frente. O pinto pintão disse, primeiroà raposa, para arredar dali. A raposa não ligou e o pintopintão não esteve com meias medidas. Abriu o bico e - zás! -engoliu a raposa. O mesmo aconteceu à coruja e ao lobo.

Quando chegou à porta do palácio, o pinto pintão entregou ao rei a saca com as moedas de ouro. O rei em vez de o recompensar, mandou os guardas prenderem-no na capoeira.

Mas o pinto pintão não esteve com meiasmedidas. Abriu o bico e saiu de lá a raposa ecomeu as galinhas.

Zangado o rei mandou prendê-lo na cavalariça. O pinto pintão abriu o bico e de lá saiu o lobo que comeu os cavalos.

Então o rei, mandou prender o pinto pintão num pote com azeite. O pinto abriu o bico e saiu a coruja que bebeu o azeite.

Então o rei, sem saber o que mais havia de fazer, mandouque aquecessem o forno e metessem o pinto lá dentro.Desta vez, o pinto pintão, que não era de meias medidas,botou cá para fora o rio, que apagou o forno.

Já estava o palácio quase a afundar-se quando,finalmente, o rei ordenou, que dessem a saca dasmoedas de ouro ao pinto pintão.

Com as moedas de ouro o pinto pintão comprou sacos de milho, centeio, trigo e encheu a despensa.