história - iv sg

47
Questões sobre a Revolução cubana 1) (FGV/2011) A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica: A) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de se guidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba. B) A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas. C) A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano. D) A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cubano. E) A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro. 2) No século XVIII surgiram os primeiros descontentamentos com a política colonial espanhola na ilha de Cuba, principalmente com a imposição do monopólio comercial do tabaco pela metrópole a partir de 1716. A reação ao monopólio comercial se deu através de uma revolta, conhecida como: A) Revolução cubana. B) Insurreição dos Vergueiros. C) República em Armas. D) Guerra dos Dez anos. E) Revolução chilena. 3) (UFPR) A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na América Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos. Em relação à Revolução Cubana, é CORRETO afirmar que: 01. a tomada do palácio La Moneda deu início ao processo revolucionário em Cuba. 02. contou com a participação decisiva do grupo guerrilheiro de inspiração marxista chamado Sendero Luminoso. 04. no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA. 08. na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava- se fundamentalmente na produção de açúcar.

Upload: stefaniebuarque

Post on 27-Dec-2015

633 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: História - IV Sg

Questões sobre a Revolução cubana

1) (FGV/2011)  A Revolução Cubana, vitoriosa em 1959, teve como principal característica: A) A mobilização popular por meio de manifestações de massas e a organização de seguidas greves gerais que interromperam as atividades econômicas de Cuba.B) A prática do “foquismo”, com grupos armados que se dedicavam à luta armada caracterizada pela tática de guerrilhas.C) A mobilização internacional por meio de campanhas que denunciavam o desrespeito aos direitos humanos por parte do governo cubano.D) A intervenção soviética, que enviou tropas de apoio aos revolucionários e bombardeou bases do governo cubano.E) A vitória eleitoral dos revolucionários no pleito de 1958 e a gradativa implementação de medidas socializantes por Fidel Castro.

2) No século XVIII surgiram os primeiros descontentamentos com a política colonial espanhola na ilha de Cuba, principalmente com a imposição do monopólio comercial do tabaco pela metrópole a partir de 1716. A reação ao monopólio comercial se deu através de uma revolta, conhecida como:

A) Revolução cubana.B) Insurreição dos Vergueiros.C) República em Armas.D) Guerra dos Dez anos.E) Revolução chilena.

3) (UFPR) A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na

América Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos.Em relação à Revolução Cubana, é CORRETO afirmar que:

01. a tomada do palácio La Moneda deu início ao processo revolucionário em Cuba.02. contou com a participação decisiva do grupo guerrilheiro de inspiração marxista chamado Sendero Luminoso.04. no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA.08. na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produção de açúcar.16. com a vitória da Revolução, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas à reforma agrária. Em represália, os EUA suspenderam a compra do açúcar cubano, criando dificuldades econômicas e forçando Cuba a se aproximar da URSS.32. teve início em 1959 e o seu significado para a América Latina equivale ao significado que a Revolução Russa (1917) teve para a Europa e a Revolução japonesa (1949) para a Ásia.

4) (UEG - 2010) Na década de 1960, as Américas foram sacudidas por um verdadeiro furacão: a Revolução Cubana. Iniciada em 1959, devastou as estruturas políticas até então existentes. Figuras como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara tornaram-se ícones da juventude do período e foram "imitados" por jovens de todo o mundo que buscavam contestar os regimes políticos e o poder tradicional.

Tendo isso em conta, Cite duas causas que expliquem a

Page 2: História - IV Sg

Revolução Cubana.

5) Quem foi Fulgêncio Batista?

A) Mártir da luta pela Independência de Cuba, inspiração dos revolucionários cubanos.B) Pai de Fidel Castro.C) Presidente cubano apoiado pelos Estados Unidos, expulso pelos revolucionários.D) Líder da Cooperativa de Plantadores de Cana de Açúcar de Cuba.E) Abolicionista cubano.

6) Qual foi o apoio dado pela União Soviética aos revolucionários até a conquista de Havana?

a) financeirob) militarc) morald) nenhum.

7) O governo revolucionário em Cuba foi instalado em 1959. Quais foram os primeiros cargos exercidos por Fidel Castro e Che Guevara, respectivamente?

A) Primeiro Ministro de Cuba e Diretor do Instituto Nacional da Reforma Agrária.B) Ditador e chefe do exército.C) Ditador e Ministro de Cuba

D) Primeiro ministro de Cuba e chefe do exército.

8) (UFF, 1999) "A Revolução Cubana era tudo: romance, heroísmo nas montanhas, ex-líderes com a desprendida generosidade de sua juventude - os mais velhos mal tinham passado dos 30 -, um povo exultante, num paraíso turístico tropical, pulsando com os ritmos da rumba" ( HOBSBAWN, Eric. Era dos Extremos. SP, Cia das Letras, 1995, p. 427). O resultado da Revolução Cubana foi a organização de um estado comunista na América Latina, desafiando a política de domínio norte-americana. Essa nova realidade determinou o estabelecimento de relações entre Cuba e os demais países latino-americanos que tomaram caminhos e perfis diferenciados. A partir das relações entre Cuba e outros países latino-americanos analise as afirmativas: 

I. " O Brasil reatou relações diplomáticas com Cuba em 1986, estabelecendo-se um ponto de partida para vários acordos comerciais e culturais entre os dois países. II. O Movimento Sendero Luminoso, em El Salvadcr, sofreu influências profundas da Revolução Cubana. III. Influenciada pela experiência cubana, a guerrilha paraguaia da década de 70 foi liderada por Alfredo Stroessner. IV. A experiência socialista de Allende, no Chile, na década de 50, influenciou positivamente a Revolução Cubana. V. A Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua, inspirou-se,

Page 3: História - IV Sg

em parte, na experiência cubana. As afirmativas que estão corretas são as indicadas por:

A) II, IV e VB) II e IIIC) I, II e IVD) I e IIE) I e IV

9) Quais eram os slogans que resumiam as idéias revolucionárias de Fidel castro, ao atingir o poder?

a) 'Estamos vivos' e 'Não passarão!'b) 'Reforma agrária já e 'Não passarão!'c) 'Reforma agrária já e 'Viva a Revolução'd) 'Estamos vivos' e 'Viva a Revolução'

10) “(...) Fidel se beneficiou da Guerra Fria e vendeu a importância geopoIítica de Cuba à União Soviética, em troca de generosos subsídios. Cuba é muito mais importante no mundo como um símbolo. E ela é um símbolo por causa de Fidel. Sem Fidel, o regime cubano perde o símbolo da vanguarda do comunismo internacional ou, ao menos, do anti-imperialismo, especialmente do antiamericanismo. A Revolução Cubana nunca se viu como uma mudança de governo em Cuba apenas. A atuação de Ernesto Che Guevara na África e na América do Sul era parte da mística em torno dos combatentes de Sierra

Maestra. Para a América Latina, especificamente, Fidel foi o ícone das mudanças que organizações de esquerda do Continente inteiro buscavam.”

(Revista Época, fevereiro de 2008)

A saída de Fidel Castro da liderança do governo reacendeu o debate acerca da controvertida História Cubana.  A respeito do tema, considere as afirmações abaixo.

I. Cuba foi um palco importante na disputa entre os EUA e a ex-URSS, com destaque para a ‘Crise dos Mísseis’, em 1962, quando o mundo esteve à beira de um confronto nuclear.II. A Revolução Cubana inspirou movimentos de esquerda na América Latina, a partir da década de 1960, sendo adotada como modelo para os grupos guerrilheiros pró-socialistas, a exemplo da Guerrilha do Araguaia, no Brasil.III. Para superar a crise vivida por Cuba desde o fim da URSS, o país busca ampliar suas relações econômico-comerciais, sobretudo na América Latina, destacando-se sua aproximação com a Venezuela de Hugo Chávez.

Dessa forma,

A) apenas as afirmações I e II estão corretas.B) apenas as afirmações II e III estão corretas.C) apenas as afirmações I e III estão corretas.

Page 4: História - IV Sg

D) apenas a afirmação III está correta.E) todas as afirmações estão corretas.

Gabarito:

1) B  2) B  3) 08 + 16 = 24   5) C  6) A  7) A  8) E   9) B  10) E

pergunta:Atravessando montanhas e desertos, cerca de 100.000 homens concordaram em percorrer 9.600 quilômetros para estabelecer uma nova base de operações em Hunan. Durante quase dois anos de árduo percurso, morreram 80.000 homens. Os sobreviventes, porém constituíram uma força extremamente bem preparada e endurecida comandada por um chefe cuja autoridade também se tornava indiscutível. O Grande Salto para a Frente projetado em 1958 marcou esta revolução:a) Revolução Mexicana.b) Revolução Russa.c) Revolução Chinesa.d) Revolução Sul-Africana.e) Revolução Cubana.

pergunta:As Brigadas Internacionais, formadas por voluntários de vários países, inclusive do Brasil, lutando ao lado dos republicanos juntamente com anarcosindicalistas e liberais de esquerda contra o clero e oficiais fascistas apoiados pela Itália e Alemanha, confrontaram-se:a) na Guerra Civil Russa.b) na Revolução Cubana.c) na Guerra Franco-Prussiana.d) na Guerra Civil Espanhola.e) na Revolução dos Cravos, em Portugal.

pergunta:As tensões na América Central, no final dos anos 1970, podem ser exemplificadas através da:a) Revolução no Haiti de 1979, quando a Frente de Libertação Nacional, aliada às minorias negras, coloca no poder os representantes dos setores militares nacionalistas, e da Revolução Hondurenha.b) Revolução Nicaragüense de 1978, e da Guerra Civil Salvadorenha de 1980, que coloca no poder, sob a tutela da URSS, os partidários da Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional.c) Revolução Nicaragüense de 1978, que coloca a Frente Sandinista de Libertação Nacional no poder após a queda de Somoza, e da Guerra Civil Salvadorenha de 1980.d) Revolução Cubana que institucionaliza o socialismo após a derrota de Fulgêncio Batista e da Revolução Nicaragüense.e) Revolução Cubana, que promove a implantação do socialismo na América Latina através do mito Che Guevara, e da Revolução Antilhana.

pergunta:"O descontentamento com a desigualdade social crescia em todos os setores populares (...) Uma situação francamente revolucionária só se criou quando a este descontentamento generalizado se somaram dois fatos novos. Primeiro, uma grave dissensão no patriciado político motivada pelo continuísmo de Porfírio Dias (...) Segundo, e principalmente, o surgimento de duas lideranças camponesas autênticas: a de Emiliano Zapata (...) e a de Francisco Villa (...)" (Darcy Ribeiro, AS AMÉRICAS E A CIVILIZAÇÃO.) O texto refere-se àa) Revolução Sandinista.b) Revolução Cubana.c) Guerra do Pacífico.d) Guerra do Chaco.e) Revolução Mexicana.

pergunta:"A Humanidade só será feliz no dia em que o último burocrata for enforcado

Page 5: História - IV Sg

nas tripas do último capitalista." "É proibido proibir." (Grafites na Sorbonne) As frases anteriores tornaram-se símbolos de um movimento social ocorrido na segunda metade do século XX. Esse movimento foi: a) o movimento estudantil que teve como ponto máximo o "maio de 68" na França.b) a Revolução Cubana liderada por Fidel Castro. c) as lutas dos alemães na década de 80 pela reunificação de seu país. d) a Revolução Cultural Chinesa. e) a Revolução dos Cravos em Portugal que levou ao fim do regime autoritário neste país.

pergunta:A respeito da história contemporânea de Cuba, julgue os itens seguintes. (0) A chamada "crise dos mísseis cubanos" desencadeou-se quando a URSS descobriu que os EUA estavam construindo uma base para lançamento de mísseis de médio alcance naquela ilha. 

(1) Sob a liderança de Fidel Castro, a Cuba pós-revolucionária manteve viva a pluralidade política, consubstanciada pelo rico e multifacetado sistema partidário.(2) Precocemente industrializada no contexto latino-americano, Cuba não teve dificuldades em se auto-sustentar economicamente após a revolução socialista.(3) A revolução cubana liderada por Castro e Guevara funcionou como uma espécie de modelo para outros movimentos revolucionários de esquerda que se desenvolveram na América Latina nos anos 60.

pergunta:Sobre a Revolução Cubana, é correto afirmar quea) um número expressivo de padres católicos compunha as principais lideranças revolucionárias;b) o êxito da revolução só foi possível graças ao apoio econômico de diversos países da América Latina;c) o caráter socialista da revolução só foi assumido em abril de 1961, ainda que a vitória tenha acontecido em janeiro de 1959;

d) a vitória da revolução deve ser desvinculada da luta guerrilheira na Sierra Maestra;e) o principal líder da revolução, Fidel Castro, militou no Partido Comunista Cubano desde sua juventude.

pergunta:Indique a alternativa que aponta experiências concretas de projetos socialistas que chegaram ao poder na América Latina no pós-II Guerra Mundial. a) Revolução Mexicana (México) - Revolução de 64 (Brasil) - Peronismo (Argentina) b) Revolução Cubana (Cuba) - Governo Allende (Chile) - Revolução Sandinista (Nicarágua) c) Governo Allende (Chile) - Revolução de 64 (Brasil) - Movimento de Chiapas (México) d) Revolução Mexicana (México) - Revolução Cubana (Cuba) - Movimento de Chiapas (México) e) Revolução Cubana (Cuba) - Peronismo (Argentina) - Revolução Sandinista (Nicarágua)

pergunta:Sobre a Revolução Cubana é incorreto afirmar que:a) Fidel Castro comandou um ataque ao Quartel de Moncada em 1953 sendo preso e só anistiado em 1955.b) Do México, Fidel Castro organizou junto com Che Guevara uma invasão a Cuba em 1956.c) Em cuba governava o ditador Fulgênico Batista, que sem nenhum apoio dos Estados Unidos lutou contra os revolucionários cubanos.d) Fidel Castro e Che Guevara organizaram nas montanhas de Sierra Maestra um movimento guerrilheiro que cresceu rapidamente.e) Em 1959, Fidel Castro implantou um novo regime de governo em cuba: um regime socialista.

Page 6: História - IV Sg

pergunta:"A Revolução Cubana era tudo: romance, heroísmo nas montanhas, ex-líderes com a desprendida generosidade de sua juventude - os mais velhos mal tinham passado dos 30 -, um povo exultante, num paraíso turístico tropical, pulsando com os ritmos da rumba" (HOBSBAWN, Eric. "Era dos Extremos". SP, Cia das Letras, 1995, p. 427). O resultado da Revolução Cubana foi a organização de um estado comunista na América Latina, desafiando a política de domínio norte-americana. Essa nova realidade determinou o estabelecimento de relações entre Cuba e os demais países latino-americanos que tomaram caminhos e perfis diferenciados. A partir das relações entre Cuba e outros países latino-americanos analise as afirmativas: (I) O Brasil reatou relações diplomáticas com Cuba em 1986, estabelecendo-se um ponto de partida para vários acordos comerciais e culturais entre os dois países. (II) O Movimento Sendero Luminoso, em EI Salvador, sofreu influências profundas da Revolução Cubana. (III) Influenciada pela experiência cubana, a guerrilha paraguaia da década de 70 foi liderada por Alfredo Stroessner. (IV) A experiência socialista de Allende, no Chile, na década de 50, influenciou positivamente a Revolução Cubana. (V) A Frente Sandinista de Libertação Nacional, na Nicarágua, inspirou-se, em parte, na experiência cubana. As afirmativas que estão corretas são as indicadas por:a) I, III e IVb) I e Vc) II, IV e Vd) II e IVe) III e V

pergunta:Após a tomada do poder, os revolucionários cubanos encontraram muita resistência por parte da comunidade internacional. Dentre as medidas tomadas contra Cuba, pode-se assinalar corretamente:a) forças militares, formadas por mercenários e apoiadas pelo governo americano, tentaram invadir a ilha, sendo derrotadas na Baía dos Porcos.b) uma força-tarefa internacional, organizada pela ONU, invadiu a ilha e depôs o

governo corrupto de Batista.c) o bloqueio econômico contra Cuba, proposto pelos EUA à OEA, não foi implementado por conta da resistência de países como o Brasil e a Argentina.d) a URSS procurou atenuar os conflitos provocados pela Revolução Cubana, evitando apoiar econômica e militarmente o novo governo.

pergunta:O fim da 2 Guerra Mundial provocou várias alterações sociais, políticas e �econômicas, resultando no(a)a) "Crack" da bolsa de New York, explosão da 1 bomba atômica e Revolução Cubana.�b) Guerra do Golfo, fundação da sociedade das nações e reunificação alemã.c) Guerra Civil Espanhola, fundação do estado de Israel e Guerra dos Boxers.d) Guerra Fria, Independência da Índia e Revolução Chinesa.e) Revolução Mexicana, instituição do Apartheid e unificação italiana.

pergunta:Em 1961, o presidente norte-americano, John Kennedy, lançou o programa "Aliança para o Progresso", cujo objetivo eraa) aumentar o potencial militar americano, impondo-se como nação hegemônica perante os países aliados, o que reverteu em favor da industrialização de todos eles.b) diminuir a influência comunista na América, visto que já era intensa na totalidade das nações latino-americanas.c) impedir o avanço comunista, de orientação soviética, nos países aliados e fazer frente ao impacto da Revolução Cubana.d) incrementar as indústrias nacionais, possibilitando tão-somente o progresso dos países integrantes da Aliança, mesmo que fossem socialistas.e) pregar a revolução na liberdade, reconhecendo a soberania dos povos na definição

Page 7: História - IV Sg

dos seus sistemas econômico, social e político.

pergunta:"Mas, quando os legionários abusam dos seus legítimos privilégios e, sob a capa do patriotismo, utilizam a influência que têm para oprimir outras pessoas, então desrespeitam os próprios fundamentos do Governo Americano. Tais superpatriotas poderiam constituir as células capazes de transformar os Estados Unidos numa nação fascista." Charles Chaplin O texto acima faz referência a um dos momentos mais opressivos da história americana deste século, marcado pelas investigações e perseguições do movimento Macckarthista. A esse respeito, assinale a alternativa correta.a) O Macckarthismo deve ser visto como parte da política externa dos Estados Unidos. Seu objeto era conter o avanço do comunismo e a expansão da União Soviética, financiando a propaganda anti-soviética na Europa e na América Latina.b) O Macckarthismo, desenvolvido no contexto da Guerra Fria, era um conjunto de leis aprovadas pelo Congresso, que visava reforçar a segurança nacional dos Estados Unidos, proibindo as atividades comunistas em território americano.c) O Macckarthismo durou até o final dos anos 60, quando a Revolução Cubana, ao fazer a opção pelo socialismo, intensificou a histeria anticomunista nos Estados Unidos, gerando perseguição, preferencialmente, ao líderes sindicais.d) A resolução da questão racial nos Estados Unidos, no final do anos 40, com a conquista dos direitos civis pelos negros, levou os grupos conservadores a se voltarem para a luta contra as tendências políticas esquerdistas.e) O episódio da condenação e execução de Saco e Vanzetti em 1927 e do casal de físicos Ethel e Julius Rosenberg nos anos 50, assim como as acusações indiscriminadas do Macckarthismo são exemplos da perseguição às idéias esquerdistas pela tradição conservadora dos Estados Unidos.

pergunta:Ao contrário da década de noventa (marcada pelo refluxo das ideologias, pela hegemonia do neoliberalismo e do poder norte-americano), as décadas de trinta e de sessenta foram marcadas por polarizações e pela ativa simpatia internacional de progressistas e esquerdistas, em favor dosa) judeus, na Segunda Guerra Mundial, e comunistas, na Guerra da Coréia.b) armênios, na Primeira Guerra Mundial, e maoístas, na Revolução Chinesa.

c) republicanos, na Guerra Civil Espanhola, e vietcongues, na Guerra do Vietnã.d) socialistas, na República de Weimar, e guerrilheiros, na Revolução Cubana.e) bolcheviques, na Revolução Russa, e partisans, na Segunda Guerra Mundial.

pergunta:Leia o texto. "Não há esperança de que o velho modelo estatal tenha muito tempo de sobrevida. Os cubanos parecem apenas desejar que a transição não seja muito dramática e se conservem as conquistas nos campos da educação e da saúde, os dois principais cartões de visita do regime." (Luiz Zanin Oricchio. "A Ilha de Fidel. Estado de S. Paulo", 05/01/97) A Revolução Cubana de 1959 emergiu no contexto da Guerra Fria, elevando ainda mais as tensões existentes entre as superpotências a partir do alinhamento de Cuba à URSS, em 1961. No fim da década de 1980, a crise do socialismo real no Leste Europeu provocou grandes repercussões econômicas e políticas na Ilha. Com base no conhecimento histórico e no texto, pode-se afirmar que, nos últimos anos, Cuba:a) conseguiu manter suas realizações no âmbito das políticas públicas sociais.b) superou os entraves econômicos impostos pelo Bloqueio dos EUA.c) realizou as reformas democráticas que viabilizarão a transição política.d) mostrou seus melhores resultados econômicos após libertar-se da URSS.e) adotou um modelo econômico cujo princípio básico consiste na não intervenção estatal.

pergunta:No final dos anos 50, o mundo recebeu duas notícias de efeitos multiplicadores: a eleição de J. F. Kennedy para a presidência americana e a Revolução de Cuba. Esses eventos, associados ao posterior assassinato do presidente Kennedy, alteraram o curso da política externa dos Estados Unidos. Considerando os destaques do trecho acima: a) Cite o nome do evento que marcou a intensificação das tensões entre os Estados Unidos e a Cuba de Fidel Castro. b) Explique as modificações na política externa norte-americana para a América Latina, nos anos 60, provocadas pela revolução cubana.

Page 8: História - IV Sg

pergunta:Com o fim da Guerra Hispano-Americana, a condição da retirada militar americana de Cuba foi a aprovação da Emenda Platt, uma emenda à Constituição cubana que determinou as relações cubano-americanas de 1901 a 1934. a) Qual era o conteúdo da Emenda Platt? b) Qual era a política norte-americana para a América Latina que estava evidenciada na Emenda Platt? c) Como a Revolução Cubana de 1959 contestou a política norte-americana do pós-guerra para a América Latina

pergunta:Ainda que controlados e distribuídos com austeridade, há alimentos, roupas e moradia para todos. A educação e a saúde são gratuitas e o direito ao trabalho é sagrado. Permanecem na memória apenas como lição e advertência as imagens de tempos mais ásperos, quando a Revolução engatinhava e seus dirigentes buscavam substituir, em poucos meses ou anos, uma tecnologia que o capitalismo desenvolveu e explorou ao longo de décadas - e que em janeiro de 1959, ao ser derrotado, levou embora. O texto, escrito pelo jornalista Jorge Escosteguy ("São Paulo: Alfa-Omega", 1978), trata da históriaa) cubana.b) macedônica.c) moçambicana.d) nicaragüense.e) congolesa

pergunta:A "Revolução dos Cravos", ocorrida em Portugal em 1974, pôs fim ao salazarismo e ao imperialismo colonial lusitano. Analise os itens abaixo, que contêm possíveis conseqüências deste processo. I- A ocupação militar e a incorporação do Timor Leste pela Indonésia, com o aval dos Estados Unidos, a concordância da Austrália e a retirada unilateral de Portugal. II- A reforma agrária promovida pelo Movimento das Forças Armadas (MFA) que desapropriou os latifúndios da região do Algarve. III- A invasão de Angola pela África do Sul em apoio à Unita e a intervenção de tropas cubanas em defesa do governo da antiga colônia portuguesa. Quais apresentam conseqüências efetivas do processo descrito?a) Apenas I.

b) Apenas II.c) Apenas III.d) Apenas I e II.e) I, II e III.

pergunta:A Finda a II Guerra Mundial, os EUA e a URSS emergiram como superpotências antagônicas. Entre as questões e conflitos internacionais relevantes que ocorreram durante o governo de Harry S. Truman (1945-1953), destacam-se:a) Liga das Nações, política da boa vizinhança, crise dos mísseis, primavera de Praga.b) Conferência de Yalta, guerra do Vietnã, revolução argelina, Aliança para o Progresso.c) New Deal, intervenção na Guatemala, revolução cubana, armistício com a Coréia.d) cerco de Berlim pela URSS, revolução chinesa, guerra da Coréia, plano Marshall.e) Conferência de Potsdam, revolução mexicana, armistício no Vietnã, doutrina Monroe.

pergunta:Entre a Declaração Truman (1947) e o desmantelamento do regime socialista na URSS (1991), o mundo viveu sob o signo da Guerra Fria. Numa avaliação posterior, a Guerra Fria surge como uma "paz regulada", que propiciava, em última instância, o equilíbrio. Assim sendo, era positiva para as potências, pois estas não precisavam assumir um confronto direto; antes, o evitavam. Mas está claro que a Guerra Fria gerou, para os que a vivenciaram, a sensação de ameaça real e constante. Com base nessas informações, analise os desdobramentos da Revolução Cubana (1959) "no contexto da Guerra Fria."

resposta:

pergunta:A vitória da guerrilha cubana, em 1959, fortaleceu a idéia de que as forças populares são capazes de enfrentar e vencer um exército regular, assim como demonstrou que as condições para uma revolução socialista podem ser criadas por um foco de insurreição. A(s) conseqüência(s) desse tipo de revolução para a América

Page 9: História - IV Sg

Latina foi(foram)a) a ampliação das lutas guerrilheiras no campo e o êxito de várias revoluções socialistas.b) a transformação dos partidos comunistas reformistas em "centrales" da luta armada.c) o fortalecimento das democracias liberais existentes e a implantação de reformas sociais.d) o recuo dos grupos políticos conservadores, especialmente as Forças Armadas e a Igreja Católica.e) a difusão de focos guerrilheiros e a contra-reação armada de governos ditatoriais.

pergunta:"Atravessamos um dos momentos mais graves da vida do nosso povo. (...) é o sangue do povo, sem distinções de sexo ou de idade, de homens, mulheres e crianças, que corre nas ruas de nossas cidades e nos cárceres da reação e, denuncia as intenções sinistras do bando de assassinos, negocistas e traidores que hoje governa o país. É a guerra que nos bate às portas e ameaça a vida de nossos filhos e o futuro da nação. Sentimos em nossa própria carne, através do terror fascista, como avançam os imperialistas norte-americanos no caminho do crime, dos preparativos febris para a guerra, como passam eles à agressão aberta e à intervenção armada contra os povos que lutam pelo progresso e a independência nacional. E é por meio do terror fascista, procurando criar um clima de guerra civil, que o governo de traição nacional de Dutra quer levar o país à guerra e fazer de nossa juventude carne de canhão para as aventuras bestiais de Truman." PRESTES, Luís Carlos. "Manifesto". Agosto de 1950. Há cinqüenta anos, o Partido Comunista do Brasil (PCB) emitia um documento de caráter radical assinado por seu Secretário Geral. Nele o Partido manifestava toda sua apreensão em relação à situação política internacional (Guerra Fria) e seus reflexos no Brasil. Essas preocupações, segundo o documento, centravam-se, naquele momento,a) no início da Guerra da Coréia, no risco de uma conflagração nuclear e na pressão norte-americana pela participação do Brasil no conflito contra a Coréia do Norte Socialista.b) na defesa da União Soviética, enfraquecida, ao final da Segunda Guerra Mundial, e ameaçada de invasão pelos Estados Unidos da América (Plano Marshall).

c) no processo de descolonização africana a partir da perda de influência dos países imperialistas europeus e do surgimento de movimentos de independência com inspiração socialista.d) na eclosão da Revolução Cubana e no conflito gerado com os grandes latifundiários norte-americanos prejudicados com a decretação de uma reforma agrária.e) no início do envolvimento norte-americano no Vietnã e nos riscos de eclosão de uma guerra civil no Brasil após o suicídio de Getúlio Vargas.

pergunta:A Revolução Cubana (1959) tornou-se um marco na história do século XX, ao aprofundar a Guerra Fria e provocar significativos desdobramentos políticos e econômicos na América Latina, na década de 1960. Mencione dois desses desdobramentos e explique-os.

resposta:A Revolução Cubana foi um movimento armado, inicialmente, que levou à derrubada do ditador Fulgencio Batista de Cuba em 1 de janeiro de 1959 pelo Movimento 26 de Julho liderada por Fidel Castro.O termo Revolução Cubana também se refere à implantação em série de programas sociais e econômicas do novo governo, todos de foco exclusivamente de ideologia Comunista. O apoio soviético depois do movimento armado enfatizou seu caráter anti-capitalista e também antiamericano para posteriormente alinhar o país com o chamado bloco socialista. 

(Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Revolu%C3%A7%C3%A3o_Cubana)

pergunta:O movimento revolucionário que produziu, pela primeira vez na história latino-americana, a quebra da unidade do capitalismo no continente foi:a) a revolução boliviana liderada pelo ativista político Carlos Montenegro, um dos fundadores do Movimento Nacional Revolucionário (MNR).b) a revolução cubana de 1959 que, inicialmente, combatia o imperialismo norte-americano e a ditadura de Fulgêncio Batista.

Page 10: História - IV Sg

c) a Frente Farabundo Martí de 1930, que promoveu um levante de 30 mil camponeses e, após derrotar o Exército assumiu o governo em El Salvador.d) o sandinismo na Nicarágua que derrubou o governo de Somoza e tomou o poder, dando início à implantação do socialismo com amplo apoio popular.e) o governo do Presidente chileno Allende, da Unidade Popular, de duração efêmera, sendo derrubado por um Golpe Militar chefiado pelo general Pinochet.

pergunta:JC -"E as relações internacionais: tem se repetido muito, a nosso ver demais, que a Nicarágua não será uma nova Cuba... FSLN - insisto que não seremos uma nova Cuba. Estamos atentos às manobras do imperialismo que visam justificar uma intervenção militar, já que estaríamos sofrendo uma intervenção castrista. A Nicarágua não será uma nova Cuba. Dizer isto não significa que sejamos anti-castristas ou que sejamos contra a revolução cubana. Muito pelo contrário. JC - A experiência do Chile, onde a reação conseguiu se reorganizar e fazer vingar a contra-revolução não lhes preocupa ? FSLN - Diferentemente do Chile, na Nicarágua não se deu apenas um povo unido, mas se deu também um povo armado. E se nos armamos para lutar contra a ditadura, com maior motivo nos defenderemos agora." (Entrevista de Angel Barajon, representante da Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN ) na Europa ao Jornal Companheiro (JC) - 08/08/1979.) A chamada Revolução Sandinista vitoriosa há 20 anos na Nicarágua representou (junto com a Revolução Islâmica no Irã, na mesma época) um momento de fraqueza da política norte-americana em defesa de partes de "sua" área de influência, como, no caso, a América Latina, conforme a divisão do mundo estabelecida pela Guerra Fria. Isso a aproxima, ao menos parcialmente, da Revolução Cubana (1958/59) e do período do governo de Salvador Allende no Chile (1970/3). A partir da entrevista acima: a) apresente uma semelhança entre os processos revolucionários nicaragüense e cubano. b) explique a diferença explicitada por Angel Barajon entre os casos chileno e nicaragüense.

resposta:

pergunta:No ano de 1962, os EUA e a URSS estiveram à beira de um confronto militar que ameaçou o planeta com uma guerra nuclear. Sobre esta crise, é INCORRETO afirmar que elaa) ocorreu quando governavam os EUA e a URSS, respectivamente, John Kennedy e Nikita Krutschev.b) foi deflagrada com a descoberta da instalação de mísseis soviéticos em Cuba.c) terminou com a retirada dos mísseis e com o compromisso de não-invasão militar a Cuba pelos EUA.d) resultou de uma provocação dos partidários de Fulgêncio Batista exilados em Miami.e) foi conseqüência da deterioração nas relações entre os EUA e Cuba após a vitória da Revolução Cubana de 1959.

pergunta:"Estoy aqui de passagem/ Sei que adiantei/ Um dia vou morrer/ De susto, de bala ou vício/ No precipício de luzes/ Entre saudades, soluço/ Eu vou morrer de bruços/ Nos braços de uma mulher/ Mas apaixonado ainda/ Dentro dos braços da camponesa/ Guerrilheira, manequim/ Ai de mim/ Nos braços de quem me queira/ Soy loco por ti, América/ Soy loco por ti de amores." ("Soy loco por ti", América,Gilberto Gil/Capinam, 1968.) A década de 1960 foi marcada por uma intensa movimentação política e cultural na qual a participação dos jovens foi decisiva e registrada em diversos países do mundo. A esse respeito, é CORRETO afirmar: a) A contestação foi essencialmente econômica e secundariamente política e cultural, como pode ser exemplificado pela Revolução Cultural chinesa e pela revolta dos estudantes na França, em 1968, movimentos contrários a qualquer culto a personalidades.b) A vitória da Revolução Cubana não influenciou a juventude latino-americana devido ao embargo econômico e à política de isolamento sustentada pelos Estados Unidos contra o regime de Fidel Castro.

Page 11: História - IV Sg

c) A juventude estudantil brasileira manteve-se distante do processo político até o final de 1968, quando passou a organizar diversas manifestações de massas contra o regime militar.d) A América Latina tornou-se uma das únicas regiões não contaminadas pela Guerra Fria, graças ao estabelecimento de ditaduras militares e regimes nacionalistas refratários a qualquer vinculação com os Estados Unidos ou com o bloco soviético.e) Liberdade sexual, contracultura, revolução social, apologia à juventude e oposição à Guerra do Vietnã foram elementos da contestação dos anos sessenta.

pergunta:"(...) a expansão mundial do capitalismo... traz consigo a criação e a reprodução de desigualdades, carências, inquietações, tensões, antagonismos. Toda essa movimentação envolve problemas culturais, religiosos, lingüísticos e raciais, simultaneamente sociais, econômicos e políticos. Emergem xenofobias, etnocentrismos, racismos, fundamentalismos, radicalismos, ..." (Ianni, Otácvio. "A era do Globalismo". Civilização brasileira, Rio de Janeiro, 1999.) A partir do fragmento acima, podemos identificar acontecimentos que exemplificam os fatos contemporâneos: I - os atentados de 11 de setembro de 2001, as guerras na antiga Iugoslávia e os conflitos entre palestinos e israelenses. II - a guerra do Afeganistão em 2001, a Guerra das Malvinas e a Revolução Cubana. III - a Revolução Sandinista , o golpe militar no Chile e o movimento dos Skin Head. Assinale a opção verdadeira :a) somente a afirmativa I está correta.b) somente a afirmativa II está correta.c) somente a afirmativa III está correta.d) somente as afirmativas I e II estão corretas.e) todas estão corretas.

pergunta:"Julgamos propícia esta ocasião para afirmar, como um princípio que afeta os direitos e interesses dos Estados Unidos, que os continentes americanos, em virtude da condição livre e independente que adquiriram e conservam, não podem mais ser considerados, no futuro, como suscetíveis de colonização por nenhuma

potência européia [...]" (Mensagem do Presidente dos EUA James Monroe ao Congresso, 1823) A Doutrina Monroe visava a contestar uma possível intervenção e recolonização, nas Américas, pelos governos da Europa da Santa Aliança. Assinale a alternativa que identifica uma ação ou deliberação do governo americano, nos últimos dois séculos, que melhor expressa o princípio acima.a) A declaração nacionalista de Abraão Lincoln, durante a Guerra de Secessão, conclamando a reunião dos estados do Sul aos estados do Norte.b) A defesa dos 14 Pontos, proposta pelo Presidente Wilson, ao fim da Primeira Guerra Mundial, resguardando o continente americano para a influência dos EUA.c) A defesa da neutralidade do continente americano, no início da Segunda Guerra Mundial, proclamando a solidariedade continental em caso de agressão externa.d) A criação de um programa de investimentos para a América Latina, a "Aliança para o Progresso", tendo em vista a contenção do socialismo, após a Revolução Cubana.e) A convocação do Presidente Bush para os países americanos se solidarizarem com os EUA, após os ataques às "torres gêmeas", em 11 de setembro de 2001.

pergunta:Leia o texto abaixo: Estaríamos, brasileiros, ameaçando o regime se nos mostrássemos surdos aos reclamos que, de Norte a Sul, de Leste a Oeste, levantam o seu grande clamor pelas reformas de base e estrutura, sobretudo pela reforma agrária, que será o complemento da abolição do cativeiro de dezenas de milhões de brasileiros, que vegetam no interior, em revoltantes condições de miséria. (Discurso do Presidente João Goulart, Comício da Central do Brasil, 13 de março de 1964. In: SILVA, Hélio. 1964: Golpe ou Contragolpe? Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1975. p. 457.) Com base no texto acima e nos seus conhecimentos sobre os fatores que contribuíram para o Golpe Militar de 31 de março de 1964, assinale a afirmativa INCORRETA. a) O Golpe Militar tinha como causa fundamental as profundas transformações que se haviam operado na economia e na sociedade brasileiras, conhecidas como "milagre brasileiro", alterando as relações de forças entre os grupos sociais.b) O governo João Goulart aproximou-se de forças populares e nacionalistas, como a Confederação Geral dos Trabalhadores (CGT), as Ligas Camponesas e o Movimento Estudantil, mas tinha uma base de sustentação parlamentar muito frágil.c) Militares e grupos civis de direita já haviam ameaçado a legalidade democrática em três tentativas anteriores de golpe: nos eventos que levaram ao suicídio de Vargas, na

Page 12: História - IV Sg

tentativa de impedimento da posse de Juscelino Kubitschek e na crise da renúncia de Jânio Quadros.d) O programa nacionalista de João Goulart, com a regulamentação das remessas de lucros das empresas estrangeiras e as "reformas de base", especialmente a reforma agrária, trazia descontentamento aos setores conservadores do empresariado e das elites agrárias.e) A conjuntura da Guerra Fria, especialmente o momento seguinte à Revolução Cubana e à crise dos mísseis de 1962, intensificou a hostilidade dos Estados Unidos a governos nacionalistas e populistas na América Latina

pergunta:O caminho para a revolução pela longa guerra de guerrilha foi descoberto um tanto tardiamente pelos revolucionários sociais do século XX (...). A própria palavra "guerrilha" não fazia parte do vocabulário marxista até depois da Revolução Cubana de 1959. (HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.) A guerrilha foi fundamental para a vitória, em Cuba, no ano de 1959, do Movimento 26 de Julho, liderado por Fidel Castro e Che Guevara. O grupo revolucionário cubano fez a opção por essa estratégia por acreditar que:a) a adesão ao comunismo impunha a luta direta contra o poder estabelecidob) a ocupação militar norte-americana anulava outras formas de luta contra a elite políticac) a ditadura instalada no país eliminava a possibilidade de uma oposição ao regime por via legald) o nacionalismo pequeno-burguês impedia a presença das camadas populares nos partidos de oposição à ditadura

pergunta:Ao assumir a presidência dos Estados Unidos, em 1961, o candidato democrata John Fitzgerald Kennedy viu-se compelido, devido à vitória da Revolução Cubana, a reforçar o sistema pan-americano de modo a preservar a hegemonia norte-americana sobre o continente e impedir o avanço do comunismo. Com esse propósito, convocou-se a Conferência Econômica e Social de Punta del Este, em agosto de 1961, ocasião em que foram fixadas diversas diretrizes, visando ao desenvolvimento da América Latina, com a previsão de um volume de investimentos externos da ordem

de 20 bilhões de dólares, a serem desembolsados num prazo de dez anos. Esse projeto desenvolvimentista para a América Latina, gerenciado pelos E.U.A. e fruto da nova política externa implementada pelo governo Kennedy no contexto da Guerra Fria, ficou conhecido como a) Nova Fronteira.b) Aliança para o Progresso.c) Grande Estratégia.d) Política da Boa Vizinhança.e) Teoria da Contra-Insurgência.

pergunta:O filme "Diários de motocicleta" colocou em evidência a figura de Ernesto Guevara, médico argentino, líder revolucionário, na década de 1960. Ao lado do romantismo que envolve a figura de "CHE" há um processo histórico sangrento e dotado de um sentido de busca da identidade da América Latina, incluído aí o Brasil. Esse sentimento decorreu da exploração imperialista que conduziu o mundo latino-americano ao subdesenvolvimento. ("Época", 09/08/2004) A partir das referências contidas no texto, assinale a opção que reúne fatos ilustrativos da repressão aos movimentos sociais de oposição à política americana para a América Latina.a) A vitória de Pinochet no Chile, a intervenção do exército argentino no Uruguai, a morte de Che Guevara e a Revolução de 1964 no Brasil.b) A morte de Anastácio Somoza, a intervenção americana na Nicarágua, a Revolução Cubana de 1958 e a formação das FARCS na Colômbia.c) A morte de Che Guevara, a repressão política pós o golpe de 1964 no Brasil, a oposição ao governo de Salvador Allende no Chile e a invasão da Baía dos Porcos pelo exército americano.d) A ditadura militar implantada no Brasil em 1964, a Revolução Cubana de Fidel Castro e a vitória inglesa na Guerra das Malvinas.e) A vitória inglesa na Guerra das Malvinas, a Revolução Cubana de Fidel Castro, a morte de Che Guevara e a Revolução de 1964 no Brasil.

Page 13: História - IV Sg

pergunta:

O mapa demonstra a) o efeito dos mísseis soviéticos sobre o território americano, durante a Revolução Cubana que levou Fidel Castro ao poder. b) um aspecto bélico da Guerra Fria na década de 1960, que levou ao poder Fidel Castro, na denominada Revolução Cubana. c) um episódio da Guerra Fria na América Latina durante o governo Kennedy, quando os soviéticos tiveram que retirar as armas nucleares de Cuba. d) o conflito entre o capitalismo e o socialismo, militarmente representados, respectivamente, pelo Pacto de Varsóvia e pela OTAN, no episódio denominado Guerra Fria. e) a ocupação soviética e norte-americana em Cuba, através das bases militares respectivamente em Havana e Guantánamo, todas posteriormente dominadas pela Revolução Cubana.

pergunta:Após a Segunda Guerra Mundial formou-se a bipolarização mundial: socialismo versus capitalismo. A confrontação indireta entre os dois lados, com corrida armamentista, conflitos localizados e alinhamentos, marcaram o período, sob liderança

dos E.U.A. e da U.R.S.S. Era a "Guerra Fria", sobre a qual é INCORRETO afirmar que: a) na reconstrução européia, o governo norte-americano aplicou o plano Marshall e criou a O.T.A.N. Os soviéticos, por sua vez, criaram na sua área de influência ("cortina de ferro") o COMECOM e o Pacto de Varsóvia. b) a tensão leste-oeste agravou-se com a Revolução Comunista na China em 1949 e, sob liderança de Mao Tsé-tung, foi criada a República Popular da China. Com a Guerra da Coréia (1950-53), o país foi dividido em duas áreas de influência. c) em meio aos alinhamentos e tensões leste-oeste, surgiram períodos de aparente entendimento, com a diminuição do clima de confronto da Guerra Fria, como aconteceu com o período da Coexistência Pacífica do governo de Nikita Kruschev e com o período da "détente" (distensão) do governo de Richard Nixon. d) o bloco soviético pós-Stálin (a partir de 1953) ficou a cargo de Nikita Kruschev, que deu início à "reestalinização", com incentivo aberto ao centralismo governamental, ganhando forte apoio da burocracia soviética. Afastado do governo em 1964, Nikita Kruschev foi substituído por Leonid Brejnev que, frente à crise, adotou as políticas da "perestroika" (reestruturação) e da "glasnost" (transparência), introduzindo reformas econômicas e abertura política. e) diversas confrontações localizadas acabaram surgindo e colocando em perigo a paz mundial durante a Guerra Fria, a exemplo da Revolução Cubana (1959), da construção do muro de Berlim (1961) e da crise dos mísseis em Cuba (1962). Nos anos 1980, o governo do presidente norte-americano Ronald Reagan acabou lançando uma forte corrida armamentista, com o projeto "Guerra nas Estrelas", que ativou sérias dificuldades econômicas na U.R.S.S

pergunta:

Publicada em 1907, a charge representa de modo crítico as relações desiguais de poder entre Cuba e os Estados Unidos. Das afirmativas a seguir, quais apresentam acontecimentos que expressam corretamente esta relação? I - A Emenda Platt, imposta ao governo cubano em 1901, garantia aos Estados Unidos o direito de intervenção na política interna daquele país. II - Após a Revolução Cubana, em 1959, o novo governo estatizou empresas estrangeiras, o que provocou a represália dos Estados Unidos por meio de medidas como o boicote à compra do açúcar cubano. III -

Page 14: História - IV Sg

Em 1961, exilados cubanos, com o apoio da CIA, tentaram derrubar o regime castrista invadindo Cuba, no episódio conhecido como a Invasão da Baía dos Porcos. IV - O governo revolucionário cubano, a despeito das pressões norte-americanas, conseguiu manter Cuba como membro da Organização dos Estados Americanos (OEA). Estão corretas: a) Somente as afirmativas II e III. b) Somente as afirmativas I, II, III. c) Somente as afirmativas I e IV. d) Somente as afirmativas I, II e IV. e) Todas as afirmativas.

pergunta:

Em 1953, nos Estados Unidos, o jornalista Edward R. Murrow utiliza seu programa na

TV CBS - a maior rede de TV norte-americana - para denunciar a política de "caça às bruxas" do senador Joseph McCarthy. O contexto da década de 50, em que está ambientado esse episódio, que foi também tema do filme "Boa-noite e boa sorte", corresponde às alternativas a seguir, EXCETO a) formulação da Doutrina Truman e criação do Comitê de Atividades Antiamericanas para realizar a propaganda comunista em apoio à União Soviética. b) fragilização dos direitos civis e políticos nos EUA - qualquer pessoa com críticas ao capitalismo podia ser considerada um potencial inimigo do Estado e traidor da Pátria. c) Revolução Cubana em contraposição à política dos EUA de ter a América Latina sob sua influência - algo enunciado desde a Doutrina Monroe, na 1 metade do século �dezenove. d) apoio dos EUA, através da CIA, à derrubada do governo Jacob Arbenz da Guatemala - esse governo vinha atuando na defesa do interesse nacional e implementar a reforma agrária e expropriar a empresa norte-americana United Fruit Company. e) apoio dos EUA à queda do 1¡. Ministro iraniano Mohammed Mossadegh, que havia nacionalizado os campos de petróleo - o poder é assumido pelo Xá Reza Pahlevi, aliado de Washington.

Page 15: História - IV Sg

pergunta:

Após o Golpe Militar de 1964, formam-se diversos grupos de esquerda a favor da luta armada. Esses grupos, com o objetivo de "arrecadar fundos", realizam assaltos a vários bancos. Na foto, funcionários do BRADESCO fazem treinamento para enfrentar os roubos, com um instrutor do Exército, capitão Carlos Lamarca, que depois iria desertar (1969) a lutar na VPR (Vanguarda Popular Revolucionária). Sobre esse período, é possível afirmar: I. O Golpe Militar interrompeu o crescimento de lutas populares, no campo e na cidade, que colocava em risco o projeto de associação do capital nacional ao capital estrangeiro. II. A onda guerrilheira dos anos 60 foi influenciada pela vitória da Revolução Cubana e também pelas experiências

socialistas na União Soviética e China. III. O Golpe Militar instaurou uma nova ordem política, na qual as liberdades democráticas foram restringidas, e favoreceu a concentração de renda e a modernização tecnológica em diversos setores do país. IV. A luta armada dos anos 60 ganhou o apoio de operários e camponeses e levou a classe média e a burguesia a formarem milícias particulares. Estão corretas a) apenas I e II. b) apenas I, III e IV. c) apenas III e IV. d) apenas I, II e III. e) apenas II e IV.

pergunta:De um modo geral, observa-se como numa sociedade a intervenção dos

Page 16: História - IV Sg

detentores do poder no controle do tempo é um elemento essencial (...). Depositário dos acontecimentos, lugar das ocasiões místicas, o quadro temporal adquire um interesse particular para quem quer que seja, deus, herói ou chefe, que queira triunfar, reinar, fundar. JACQUES LE GOFF Adaptado de "Memória-História". Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1984. Diversas experiências políticas contemporâneas alteraram as representações do tempo histórico, na forma como são mencionadas no texto. Uma ação política que exemplifica essa intervenção no controle do tempo, e que resultou na implantação de um novo calendário, ocorreu no contexto da revolução denominada: a) Cubana b) Francesa c) Mexicana d) Americana

pergunta:A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na América Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos. Em relação à Revolução Cubana, é CORRETO afirmar que: (01) a tomada do palácio La Moneda deu início ao processo revolucionário em Cuba.(02) contou com a participação decisiva do grupo guerrilheiro de inspiração marxista chamado Sendero Luminoso. (04) no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA. (08) na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produção de açúcar. (16) com a vitória da Revolução, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas à reforma agrária. Em represália, os EUA suspenderam a compra do açúcar cubano, criando dificuldades econômicas e forçando Cuba a se aproximar da URSS. (32) teve início em 1959 e o seu significado para a América Latina equivale ao significado que a Revolução Russa (1917) teve para a Europa e a Revolução Chinesa (1949) para a Ásia.

pergunta:"A história não admite erros." (Che Guevara In: WOLF, E. R., "Las Luchas Campesinas del Siglo XX". Siglo Veintiuno Editores, p. 367). Acerca da Revolução Cubana, assinale o correto. a) Fulgêncio Batista faz um acordo com os rebeldes, propõe rendição em troca de seu exílio no exterior, enquanto as colunas assumem o comando do governo cubano. b) Após a vitória revolucionária em Cuba, Che Guevara assume o comando militar e é assassinado na tentativa de evitar uma invasão americana à ilha. c) Comandadas por Camilo Cienfuegos, Che Guevara, Fidel e Raul Castro, quatro colunas foram ocupando, uma a uma, as cidades e províncias da ilha cubana. d) A OEA (Organização dos Estados Americanos) intermediou o diálogo e o acordo de paz entre os rebeldes vencedores e os representantes do então governo Fulgêncio Batista.

pergunta:No período de 1948 a 1952, mudanças na conjuntura internacional obrigaram os EUA a alterar sua política em relação ao Japão. Essa alteração ocasionou o fim da intervenção americana no país. Assinale a alternativa que apresenta fatores que motivaram a alteração da política americana em relação ao Japão.a) A ascensão de Nikita Kruchev na URSS e a invasão da Hungria.b) O advento da Guerra Fria e a Revolução Chinesa.c) O macarthismo e a criação do Kominform.d) O surgimento da Cortina de Ferro e o conflito Tito-Stalin.e) Os conflitos da Coréia e do Vietnã.

pergunta:Atravessando montanhas e desertos, cerca de 100.000 homens concordaram em percorrer 9.600 quilômetros para estabelecer uma nova

Page 17: História - IV Sg

base de operações em Hunan. Durante quase dois anos de árduo percurso, morreram 80.000 homens. Os sobreviventes, porém constituíram uma força extremamente bem preparada e endurecida comandada por um chefe cuja autoridade também se tornava indiscutível. O Grande Salto para a Frente projetado em 1958 marcou esta revolução:a) Revolução Mexicana.b) Revolução Russa.c) Revolução Chinesa.d) Revolução Sul-Africana.e) Revolução Cubana.

pergunta:Sobre os efeitos da Segunda Guerra Mundial, tanto no plano nacional como no internacional, é possível afirmar: (01) A Organização das Nações Unidas (ONU), criada logo após o término da Segunda Guerra, tem mantido, até hoje, seu objetivo de resolver os conflitos internacionais pela via diplomática, rejeitando qualquer ação militar ou intervenção de força em países membros daquela instituição.(02) A chamada "guerra fria", fruto da desconfiança e rivalidade entre países capitalistas e socialistas, revelou a manutenção das tensões e crises entre os mesmos países que se defrontaram durante a Segunda Guerra. (04) O plano Marshall foi utilizado pelos norte-americanos como um instrumento para conter a expansão do socialismo. (08) O temor do avanço do socialismo no mundo resultou no aprofundamento da intolerância política e ideológica em países capitalistas, a exemplo dos Estados Unidos, onde a política conhecida como "macarthismo" perseguiu intelectuais, cientistas e artistas, suspeitos de ligações com grupos comunistas. (16) A participação do Brasil na Segunda Guerra, ao lado do bloco de nações aliadas, possibilitou a derrubada do Estado Novo, ao revelar a contradição entre seus fundamentos fascistas e a formação democrática de participantes daquele bloco. (32) A revolução socialista chinesa exemplifica o fortalecimento dos laços de dominação neocolonialista, pela manutenção da dependência dessa nação às diretrizes

político-econômicas estabelecidas pelo imperialismo soviético. (64) Tanto no primeiro pós-guerra quanto no segundo, as forças vitoriosas tomaram sérias medidas para a submissão da Alemanha, através, no primeiro pós-guerra, de restrições à recomposição de seu arsenal bélico e de seus efetivos militares e, no segundo pós-guerra, através da divisão do seu território. Soma ( )

pergunta:Quanto à Revolução Chinesa, podemos afirmar que: I - a partir de 1905, com a pressão do Partido Nacionalista (Kuomitang), se iniciam as tentativas de deposição da dinastia Mandchu, ao mesmo tempo em que as rivalidades no interior do partido acabam por dividir a China provocando conflitos entre republicanos e partidários da manutenção do domínio dinástico. II - os focos de resistência ao domínio dinástico, de tendência comunista, iniciam-se em Xangai após a fundação, em 1921, do Partido Comunista Chinês e acabam por provocar tensões entre os nacionalistas, chefiados por Chiang Kai Shek, e os comunistas, chefiados por Mao Tsé Tung, fato que dará início à Grande Marcha de 1934 e conduzirá à proclamação da República Popular da China em 1949. III - a partir do término da 2 Guerra Mundial, em função dos acordos firmados entre EUA e �URSS, as duas Chinas, a de Formosa e a continental, se unem sob a liderança de um colegiado que incluía comunistas e nacionalistas e que desempenhou papel importante na realização da Revolução Cultural de 1960. Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):a) Apenas Ib) Apenas I e IIc) Apenas IId) Apenas II e IIIe) Apenas III

pergunta:"A Humanidade só será feliz no dia em que o último burocrata for enforcado nas tripas do último capitalista." "É proibido proibir." (Grafites na Sorbonne) As frases anteriores tornaram-se símbolos de um movimento

Page 18: História - IV Sg

social ocorrido na segunda metade do século XX. Esse movimento foi: a) o movimento estudantil que teve como ponto máximo o "maio de 68" na França. b) a Revolução Cubana liderada por Fidel Castro. c) as lutas dos alemães na década de 80 pela reunificação de seu país. d) a Revolução Cultural Chinesa. e) a Revolução dos Cravos em Portugal que levou ao fim do regime autoritário neste país.

pergunta:Ao longo de 100 anos de cinema, muitos filmes se basearam em fatos históricos, como: "O Nome da Rosa", "Platoon", "Dr. Jivago" e "Romeu e Julieta". Indique a alternativa cuja seqüência dos momentos históricos corresponde à dos filmes:a) Final da Idade Média, Guerra do Vietnã (EUA x Vietnã), Revolução Russa, Renascimento;b) Idade Antiga, Guerra do Laos (França x Laos), Renascimento, Revolução Francesa;c) Início da Idade Média, Revolução Chinesa, Segunda Guerra Mundial, Absolutismo Real;d) Iluminismo, Guerra dos Seis Dias (Israel), Revolução Russa, Renascimento;e) Idade Moderna, Guerra da Coréia (EUA x Coréia), Ascensão de Stalin, Iluminismo.

pergunta:"... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último..." O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade,a) identifica as tensões internacionais durante a Revolução Russa.b) ilustra as relações americano-soviéticas durante a Guerra Fria.

c) caracteriza o panorama mundial durante a Guerra do Golfo Pérsico.d) revela o perigo da corrida armamentista durante a Revolução Chinesa.e) explica os movimentos pacifistas no Leste Europeu durante a Guerra do Vietnã.

pergunta:Em relação à história da China, analise as proposições a seguir: (0) A China, país com dimensões continentais, é uma das mais antigas civilizações do planeta. Desde os romanos o Ocidente já sabia da sua existência; mas foi a partir do século XIII que o comércio entre a China e o Ocidente tornou-se mais intenso. 

(1) A construção da Grande Muralha entre 215 e 210 a.C. se deveu ao avanço dos mongóis e do Império Romano contra o território chinês. (2) No início do século XX a população chinesa participou de uma guerra civil e perdeu o seu grande líder nacionalista Sun Yat-sem. Após sua morte duas lideranças políticas surgiram e estabeleceram regimes políticos contraditórios; Mao Tsé-tung, o socialista, na China continental; e Chang Kai-shek, o capitalista, na ilha de Taiwan. (3) Em 1966 Mao Tsé-tung liderou outra revolução na China - a revolução cultural - que buscava a modernização econômica conseguida nos dias atuais. (4) Em 1979 a China restabelece relações com os Estados Unidos da América do Norte; em 1980 recebe o primeiro empréstimo do FMI (Fundo Monetário Internacional) e torna-se um país capitalista com uma importante produção industrial voltada para o comércio com o Ocidente.

pergunta:O fim da 2 Guerra Mundial provocou várias alterações sociais, �políticas e econômicas, resultando no(a)a) "Crack" da bolsa de New York, explosão da 1 bomba atômica e �Revolução Cubana.b) Guerra do Golfo, fundação da sociedade das nações e reunificação alemã.

Page 19: História - IV Sg

c) Guerra Civil Espanhola, fundação do estado de Israel e Guerra dos Boxers.d) Guerra Fria, Independência da Índia e Revolução Chinesa.e) Revolução Mexicana, instituição do Apartheid e unificação italiana.]

pergunta:Ao contrário da década de noventa (marcada pelo refluxo das ideologias, pela hegemonia do neoliberalismo e do poder norte-americano), as décadas de trinta e de sessenta foram marcadas por polarizações e pela ativa simpatia internacional de progressistas e esquerdistas, em favor dosa) judeus, na Segunda Guerra Mundial, e comunistas, na Guerra da Coréia.b) armênios, na Primeira Guerra Mundial, e maoístas, na Revolução Chinesa.c) republicanos, na Guerra Civil Espanhola, e vietcongues, na Guerra do Vietnã.d) socialistas, na República de Weimar, e guerrilheiros, na Revolução Cubana.e) bolcheviques, na Revolução Russa, e partisans, na Segunda Guerra Mundial.

pergunta:Na origem do pitoresco há a guerra e a repulsa em compreender o inimigo: na verdade nossas luzes sobre a Ásia vieram, inicialmente, de missionários irritados e de soldados. Mais tarde chegaram os viajantes - comerciantes e turistas - que são militares frios: o saque se denomina shopping e as violações são praticadas honrosamente nas casas especializadas. (...) Criança, eu era vítima do pitoresco: tinham feito tudo para tornar os chineses apavorantes (...). (Adaptado de Jean-Paul Sartre, COLONIALISMO E NEOCOLONIALISMO) a) Retire do texto dois personagens da colonização européia da Ásia e da África do século XVI ao século XX e explique qual o seu papel na exploração e dominação colonial. b) Explique como a Revolução Cultural Chinesa de 1968 se posicionou frente aos valores econômicos e culturais do Ocidente.

pergunta:Quando comparada à revolução chinesa, a independência indiana adquire uma singularidade que, ainda hoje, desperta a atenção dos estudiosos. Ao contrário de uma revolução comunista, a índia adquiriu sua independência pela via pacífica. Identifique o comentário que se refere, corretamente, à política implementada por Gandhi para obter a independência.a) A política de desobediência civil, cujo exemplo foi a chamada Marcha do Sal, fundamentava-se no princípio da resistência pela violência.b) O sistema hindu, fundado na igualdade social e no sistema de castas, representou um obstáculo à independência indiana.c) Parte significativa da burguesia indiana apoiou a política de Gandhi, pois, o seu programa de defesa do produto nacional ajudava a combater a concorrência dos materiais ingleses.d) A doutrina da dignidade do trabalho defendida por Gandhi implicava a defesa intransigente de greves de cunho político.e) O principal impulso do programa de Gandhi era a proposta de reformulação da aldeia tradicional com a introdução da mecanização no campo.

pergunta:A Finda a II Guerra Mundial, os EUA e a URSS emergiram como superpotências antagônicas. Entre as questões e conflitos internacionais relevantes que ocorreram durante o governo de Harry S. Truman (1945-1953), destacam-se:a) Liga das Nações, política da boa vizinhança, crise dos mísseis, primavera de Praga.b) Conferência de Yalta, guerra do Vietnã, revolução argelina, Aliança para o Progresso.c) New Deal, intervenção na Guatemala, revolução cubana, armistício com a Coréia.d) cerco de Berlim pela URSS, revolução chinesa, guerra da Coréia, plano

Page 20: História - IV Sg

Marshall.e) Conferência de Potsdam, revolução mexicana, armistício no Vietnã, doutrina Monroe.

pergunta:A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, À EXCEÇÃO DE:a) As leis anti-semitas em vigor na Alemanha durante o período nazista.b) A censura à imprensa e aos meios de comunicação exercida pelo governo do Irã, a partir da Revolução Islâmica de 1979.c) Os princípios defendidos por Gandhi contra a dominação dos brancos na Índia dos anos de 1940.d) A política do Apartheid na África do Sul, até o início dos anos 1990.e) Os expurgos dos "reformistas" realizados pelos jovens militantes da Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural chinesa entre 1966 e 1976.

pergunta:Os problemas e desafios da sociedade atual caracterizam a existência de uma nova fase da história, sintetizada pela noção de "Nova Ordem Internacional", que tem como marcos inaugurais: a) o uso de artefatos atômicos com objetivos bélicos, a queda das ditaduras ocidentais e o encerramento da Segunda Guerra Mundial.b) a independência da antigas colônias européias, a Guerra do Vietnã e as revoluções socialistas em várias partes do mundo.c) a suspensão da Guerra da Coréia, a recuperação econômica do Japão, após a Segunda Guerra Mundial, e a Revolução Cultural Chinesa.d) o fim da supremacia econômica norte-americana, a formação dos blocos econômicos regionais e a criação do Fundo Monetário Internacional.e) a queda do Muro de Berlim, o fim oficial da União Soviética e o encerramento da Guerra Fria.

pergunta:Em 1997, ocorreu a devolução de Hong Kong pela Inglaterra ao governo chinês. A Inglaterra havia tomado aquele território da China por ocasião daa) Insurreição dos Taipingues (1845-1860), iniciada após a prisão de chineses que traficavam ópio para a Inglaterra.b) Guerra do Ópio (1839-1842), que eclodiu com a destruição, por parte do governo chinês, de cargas de ópio trazidas pelos comerciantes ingleses.c) Guerra dos Cipaios (1857-1859), devida ao rompimento do Tratado de Nanquim, pela China, que havia voltado a produzir o ópio.d) Insurreição dos Boxers (1898-1901), quando os chineses faziam de Hong Kong um centro de exportação de ópio para a Europa.e) Revolução Chinesa (1949), que se expandiu até a Índia, onde os chineses passaram a produzir o ópio para o mercado europeu.

pergunta:"Estoy aqui de passagem/ Sei que adiantei/ Um dia vou morrer/ De susto, de bala ou vício/ No precipício de luzes/ Entre saudades, soluço/ Eu vou morrer de bruços/ Nos braços de uma mulher/ Mas apaixonado ainda/ Dentro dos braços da camponesa/ Guerrilheira, manequim/ Ai de mim/ Nos braços de quem me queira/ Soy loco por ti, América/ Soy loco por ti de amores." ("Soy loco por ti", América,Gilberto Gil/Capinam, 1968.) A década de 1960 foi marcada por uma intensa movimentação política e cultural na qual a participação dos jovens foi decisiva e registrada em diversos países do mundo. A esse respeito, é CORRETO afirmar: a) A contestação foi essencialmente econômica e secundariamente política e cultural, como pode ser exemplificado pela Revolução Cultural chinesa e pela revolta dos estudantes na França, em 1968, movimentos contrários a qualquer culto a personalidades.b) A vitória da Revolução Cubana não influenciou a juventude latino-americana devido ao embargo econômico e à política de isolamento sustentada pelos Estados Unidos contra o regime de Fidel Castro.

Page 21: História - IV Sg

c) A juventude estudantil brasileira manteve-se distante do processo político até o final de 1968, quando passou a organizar diversas manifestações de massas contra o regime militar.d) A América Latina tornou-se uma das únicas regiões não contaminadas pela Guerra Fria, graças ao estabelecimento de ditaduras militares e regimes nacionalistas refratários a qualquer vinculação com os Estados Unidos ou com o bloco soviético.e) Liberdade sexual, contracultura, revolução social, apologia à juventude e oposição à Guerra do Vietnã foram elementos da contestação dos anos sessenta.

pergunta:Com o crescimento colonial, o sentimento e a experiência de auto-suficiência foram-se avolumando e as divergências com as autoridades (...) eclodiram (...) evoluindo para verdadeiros movimentos de rebelião colonial. A luta (...) representa um marco fundamental no processo de formação da sociedade capitalista burguesa, assentada nos princípios liberais e individualistas do Iluminismo. (E. Nadai, J. Neves, "História Geral - Moderna e Contemporânea".) O fragmento refere-se àa) Revolução Russa.b) Guerra do Vietnã.c) independência dos Estados Unidos.d) Revolução Chinesa.e) unificação da Itália.

pergunta:As fotos a seguir retratam dois momentos da chamada "Revolução Cultural" chinesa iniciada em 1966. A observação atenta das imagens reproduzidas e sua contextualização histórica permitem as seguintes conclusões, EXCETO:

a) Contestando a postura reacionária da direção do Partido Comunista, os manifestantes dirigiram toda sua ira contra Mao Tse Tung, tido como

corrupto e traidor. b) O discurso de regeneração do socialismo chinês foi prontamente absorvido pela população jovem, mobilizando principalmente os estudantes daquele país. c) Utilizando de forma dogmática o "Livro Vermelho", os jovens chineses assumiram uma postura radical e sectária, levando à constituição de milícias civis. d) O movimento perseguiu inúmeros intelectuais, políticos e burocratas, taxados como inimigos do povo e humilhados publicamente em manifestações de rua.

pergunta:A Revolução Chinesa de 1949 resultou de amplo processo de consolidação das forças comunistas. Leia o texto a seguir sobre a Revolução Chinesa e responda, em seguida, às questões. A fundação da República Popular da China foi proclamada em Pequim pelos comunistas vitoriosos em 1 de Outubro de 1949. Nos finais da década de 1850, após

Page 22: História - IV Sg

alguns anos de transição para governar em e através dos centros urbanos, os comunistas haviam consolidado um Novo Regime. SKOCPOL, T. "Estados e Revoluções Sociais". Análise Comparativa da França, Rússia e China. Lisboa: Editorial Presença, 1985. p.277. a) Que condições sociais e econômicas na China favoreceram a Revolução Chinesa. b) Indique uma característica do modelo econômico da China de hoje.

pergunta:Com a rendição do Japão aos aliados, em 1945, reiniciou-se a guerra civil na China. O governo dirigido por Chiang Kaishek, chefe da facção de direita conhecida como nacionalista, recebeu ajuda norte-americana mas não conseguiu deter a ofensiva político-militar dos comunistas chineses, liderados por Mao Tsentung. Os comunistas entraram em Pequim em janeiro de 1949 e, no dia 1.o. de outubro, proclamaram a República Popular da China. (Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick, "História: das cavernas ao terceiro milênio") Entre as especificidades guardadas pela revolução chinesa, vitoriosa em 1949, é possível apontar a) a ausência de um partido comunista forte e atuante, a neutralidade das potências mundiais e o apoio do exército japonês aos revolucionários. b) a ausência de um partido comunista organizado nacionalmente, o apoio decisivo de Cuba e a defesa do socialismo por meio da via parlamentar. c) a construção de uma ordem socialista associada a preceitos capitalistas, a presença de brigadas internacionais e o apoio militar da Índia. d) a presença de uma guerra de longa duração, a progressão lenta do poder local ao poder central e a decisiva participação dos camponeses. e) a manutenção da propriedade privada, a restauração da monarquia na China e a presença de tropas revolucionárias da Iugoslávia e da Albânia.

pergunta:Sobre a Ásia, após a 2 Guerra Mundial, pode-se afirmar:�  a) Ocorreu a Revolução Chinesa, oriunda fundamentalmente do operariado industrial, com a vitória dos nacionalistas frente aos comunistas, que se

refugiaram em Taiwan. b) A Índia, até então colônia francesa, obtém sua independência sob a liderança de Gandhi que, objetivando o fim da exploração colonial, consegue unir hindus e muçulmanos. c) A libertação Nacional do Vietnã acontece na luta, primeiramente contra as colonizações inglesa e norte-americana e, a partir de meados do século XX, com a vitória sobre os franceses. d) muitos países asiáticos aproveitaram-se do fortalecimento da França e da Inglaterra, durante a 2 Guerra Mundial e depois dela, para realizarem a �sua independência. e) Através da Conferência de Bandung, formou-se um bloco de países não-alinhados, liderados pelo Egito, Índia e Indonésia, que pretendiam um alternativa à bipolaridade estabelecida pela Guerra Fria.

pergunta:

Pelo documento percebe-se a) os principais pontos de resistência das tropas chinesas na Guerra Sino-Japonesa, no início do século XX. b) a trajetória dos comunistas com a adoção de táticas na guerrilha camponesa, no processo da Revolução Chinesa, que culmina em 1949. c) o caminho da ação guerrilheira contra a forte exploração econômica ocidental, principalmente de ingleses, franceses e alemães, durante a Guerra dos Boxers. d) a ação das tropas chinesas, apoiadas pelos norte-americanos, contra a invasão japonesa, durante a 2 Guerra Mundial.�  e) o movimento dos comunistas chineses contra os nacionalistas, durante a denominada Guerra do Ópio.

Page 23: História - IV Sg

 

pergunta:"Então, quase um mês depois, Rânia entregou à mãe um envelope que Yaqub enviara à loja. Era uma carta com poucas linhas. Ele não aceitou nem recusou qualquer perdão. Escreveu que o atrito entre ele e Omar era um assunto dos dois, e acrescentou: Oxalá seja resolvido com civilidade; se houver violência será uma cena bíblica ." HATOUM, Milton. "Dois irmãos". São Paulo: Cia das Letras, 2000, p. 228. "Não podemos mais invocar as barreiras nacionais, raciais ou ideológicas que nos separam. No contexto de nossa nova interdependência, a melhor forma de auto-interesse é considerar os interesses dos outros." DALAI-LAMA. "Bons Fluidos Especial". São Paulo: Ed. Abril, n. 84, 2006. Sobre intolerância e conflitos através da História Mundial, é CORRETO afirmar que: (01) judeus e muçulmanos possuem a mesma origem religiosa. O fato de possuírem um suposto antepassado em comum, Abraão, não evitou o conflito entre os dois grupos em vários momentos da história. (02) um fato que contribuiu para amenizar a disputa entre judeus e muçulmanos foi a criação do Estado de Israel, após a Segunda Guerra Mundial. Garantir um território para o povo judaico foi um elemento

facilitador para o entendimento entre os dois grupos. (04) o Hezbollah, grupo terrorista israelense, foi criado na década de 1980 e é responsável por violentos ataques aos muçulmanos. (08) a Ku Klux Klan, organização de defesa de afro-descendentes, teve grande atuação nos Estados Unidos durante a década de 1960. Foi responsável por organizar manifestações contra o racismo naquele país. (16) a Inquisição foi um mecanismo encontrado pela Igreja para sufocar todos os que desobede-cessem às suas normas. A perseguição, no entanto, não atingiu os judeus, que passaram a receber o apoio dos católicos durante a Baixa Idade Média. (32) o Dalai-Lama, que esteve no Brasil em 2006, abandonou o Tibet na década de 1950 devido à ocupação chinesa. A China perseguiu aqueles que se opunham à "Revolução Socialista" promovida por Mao Tse-tung.

pergunta:Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. "Revolução Chinesa". São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações). Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta. a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. 

Page 24: História - IV Sg

d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

pergunta:Preocupado com a imagem que o mundo terá dos chineses na Olimpíada de 2008, o governo de Pequim iniciou uma campanha "civilizatória" da população, que inclui a exigência de respeito às filas e multas para os que escarrarem na rua, um hábito tão comum quanto andar de bicicleta. O movimento implicará uma revolução cultural na capital chinesa, onde filas são furadas sem nenhum constrangimento e uma questão sobre como escarrar faz parte do teste de habilitação dos motoristas. "FOLHA DE S. PAULO", São Paulo,12 fev. 2007. p. D-4. O texto citado demonstra a ambigüidade da China, um país que pretende se inserir cada vez mais nas relações comerciais e diplomáticas mundiais, mas que ainda preserva uma cultura bastante diferenciada da ocidental. Sobre a relação da cultura chinesa com a ocidental, é INCORRETO afirmar: a) A penetração econômica ocidental na China se deu a partir do século XIX, mas contou com uma forte resistência, materializada na Guerra do Ópio e na Guerra dos Boxers, nas quais a China foi derrotada e obrigada a abrir seu comércio às potências estrangeiras. b) A grande mudança cultural na China aconteceu com a Revolução Comunista de 1949, quando o país abraçou uma ideologia ocidental, o marxismo, mas procurou conciliá-la com as concepções tradicionais chinesas. c) Após 1978, houve uma nova estruturação política e econômica na China que, no âmbito externo, foi marcada pela aproximação com a União Soviética e, no âmbito interno, pela adoção de ideologias ocidentais, tais como o cristianismo e a democracia política. d) Isolada durante milênios, a China caracteriza-se pela originalidade e durabilidade de suas formas culturais, sendo marcantes, no âmbito do pensamento, o confuncionismo e o taoísmo.

pergunta:Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou "que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas". Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia. b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana. c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético. d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético. e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.

pergunta:No decorrer do século XX, a China vivenciou diferentes experiências econômicas. Da Revolução Chinesa, de 1949, à China contemporânea, essas experiências podem ser representadas a) pela radicalização do processo de isolamento econômico. b) pela continuidade da política de valorização da economia agrária. c) pelo distanciamento dos ideais econômicos coletivistas, defendidos pelo socialismo ortodoxo.d) pela formação de blocos econômicos transnacionais, sob sua liderança. e) pelo incentivo à aproximação dos mercados orientais para fortalecer a região diante do Ocidente.

pergunta:A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na América Latina na busca por um futuro

Page 25: História - IV Sg

melhor para os povos latino-americanos. Em relação à Revolução Cubana, é CORRETO afirmar que: (01) a tomada do palácio La Moneda deu início ao processo revolucionário em Cuba. (02) contou com a participação decisiva do grupo guerrilheiro de inspiração marxista chamado Sendero Luminoso. (04) no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA. (08) na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produção de açúcar. (16) com a vitória da Revolução, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas à reforma agrária. Em represália, os EUA suspenderam a compra do açúcar cubano, criando dificuldades econômicas e forçando Cuba a se aproximar da URSS. (32) teve início em 1959 e o seu significado para a América Latina equivale ao significado que a Revolução Russa (1917) teve para a Europa e a Revolução Chinesa (1949) para a Ásia.

pergunta:No período de 1948 a 1952, mudanças na conjuntura internacional obrigaram os EUA a alterar sua política em relação ao Japão. Essa alteração ocasionou o fim da intervenção americana no país. Assinale a alternativa que apresenta fatores que motivaram a alteração da política americana em relação ao Japão.a) A ascensão de Nikita Kruchev na URSS e a invasão da Hungria.b) O advento da Guerra Fria e a Revolução Chinesa.c) O macarthismo e a criação do Kominform.d) O surgimento da Cortina de Ferro e o conflito Tito-Stalin.e) Os conflitos da Coréia e do Vietnã.

pergunta:Atravessando montanhas e desertos, cerca de 100.000 homens concordaram em percorrer 9.600 quilômetros para estabelecer uma nova base de operações em Hunan. Durante quase dois anos de árduo percurso, morreram 80.000 homens. Os sobreviventes, porém constituíram uma força extremamente bem preparada e endurecida comandada por um chefe cuja autoridade também se tornava indiscutível. O Grande Salto para a Frente projetado em 1958 marcou esta revolução:a) Revolução Mexicana.b) Revolução Russa.c) Revolução Chinesa.d) Revolução Sul-Africana.e) Revolução Cubana.

pergunta:Sobre os efeitos da Segunda Guerra Mundial, tanto no plano nacional como no internacional, é possível afirmar: (01) A Organização das Nações Unidas (ONU), criada logo após o término da Segunda Guerra, tem mantido, até hoje, seu objetivo de resolver os conflitos internacionais pela via diplomática, rejeitando qualquer ação militar ou intervenção de força em países membros daquela instituição.(02) A chamada "guerra fria", fruto da desconfiança e rivalidade entre países capitalistas e socialistas, revelou a manutenção das tensões e crises entre os mesmos países que se defrontaram durante a Segunda Guerra. (04) O plano Marshall foi utilizado pelos norte-americanos como um instrumento para conter a expansão do socialismo. (08) O temor do avanço do socialismo no mundo resultou no aprofundamento da intolerância política e ideológica em países capitalistas, a exemplo dos Estados Unidos, onde a política conhecida como "macarthismo" perseguiu intelectuais, cientistas e artistas, suspeitos de

Page 26: História - IV Sg

ligações com grupos comunistas. (16) A participação do Brasil na Segunda Guerra, ao lado do bloco de nações aliadas, possibilitou a derrubada do Estado Novo, ao revelar a contradição entre seus fundamentos fascistas e a formação democrática de participantes daquele bloco. (32) A revolução socialista chinesa exemplifica o fortalecimento dos laços de dominação neocolonialista, pela manutenção da dependência dessa nação às diretrizes político-econômicas estabelecidas pelo imperialismo soviético. (64) Tanto no primeiro pós-guerra quanto no segundo, as forças vitoriosas tomaram sérias medidas para a submissão da Alemanha, através, no primeiro pós-guerra, de restrições à recomposição de seu arsenal bélico e de seus efetivos militares e, no segundo pós-guerra, através da divisão do seu território. Soma ( )

pergunta:Quanto à Revolução Chinesa, podemos afirmar que: I - a partir de 1905, com a pressão do Partido Nacionalista (Kuomitang), se iniciam as tentativas de deposição da dinastia Mandchu, ao mesmo tempo em que as rivalidades no interior do partido acabam por dividir a China provocando conflitos entre republicanos e partidários da manutenção do domínio dinástico. II - os focos de resistência ao domínio dinástico, de tendência comunista, iniciam-se em Xangai após a fundação, em 1921, do Partido Comunista Chinês e acabam por provocar tensões entre os nacionalistas, chefiados por Chiang Kai Shek, e os comunistas, chefiados por Mao Tsé Tung, fato que dará início à Grande Marcha de 1934 e conduzirá à proclamação da República Popular da China em 1949. III - a partir do término da 2 Guerra Mundial, em função dos acordos firmados entre EUA e �URSS, as duas Chinas, a de Formosa e a continental, se unem sob a liderança de um colegiado que incluía comunistas e nacionalistas e que desempenhou papel importante na realização da Revolução Cultural de 1960. Assinale a opção que contém a(s) afirmativa(s) correta(s):a) Apenas Ib) Apenas I e IIc) Apenas IId) Apenas II e IIIe) Apenas III

pergunta:"A Humanidade só será feliz no dia em que o último burocrata for enforcado nas tripas do último capitalista." "É proibido proibir." (Grafites na Sorbonne) As frases anteriores tornaram-se símbolos de um movimento social ocorrido na segunda metade do século XX. Esse movimento foi: a) o movimento estudantil que teve como ponto máximo o "maio de 68" na França. b) a Revolução Cubana liderada por Fidel Castro. c) as lutas dos alemães na década de 80 pela reunificação de seu país. d) a Revolução Cultural Chinesa. e) a Revolução dos Cravos em Portugal que levou ao fim do regime autoritário neste país.

pergunta:Ao longo de 100 anos de cinema, muitos filmes se basearam em fatos históricos, como: "O Nome da Rosa", "Platoon", "Dr. Jivago" e "Romeu e Julieta". Indique a alternativa cuja seqüência dos momentos históricos corresponde à dos filmes:a) Final da Idade Média, Guerra do Vietnã (EUA x Vietnã), Revolução Russa, Renascimento;b) Idade Antiga, Guerra do Laos (França x Laos), Renascimento, Revolução Francesa;c) Início da Idade Média, Revolução Chinesa, Segunda Guerra Mundial, Absolutismo Real;d) Iluminismo, Guerra dos Seis Dias (Israel), Revolução Russa, Renascimento;e) Idade Moderna, Guerra da Coréia (EUA x Coréia), Ascensão de Stalin, Iluminismo.

pergunta:"... foi um período em que a guerra era improvável, mas a paz era impossível. A paz era impossível porque não havia maneira de conciliar os interesses de capitalistas e comunistas. Um sistema só poderia sobreviver à custa da destruição total do outro. E a guerra era improvável porque os dois blocos tinham acumulado tamanho poder de destruição, que se

Page 27: História - IV Sg

acontecesse um conflito generalizado seria, com certeza, o último..." O texto descreve uma problemática que, na história recente da humanidade,a) identifica as tensões internacionais durante a Revolução Russa.b) ilustra as relações americano-soviéticas durante a Guerra Fria.c) caracteriza o panorama mundial durante a Guerra do Golfo Pérsico.d) revela o perigo da corrida armamentista durante a Revolução Chinesa.e) explica os movimentos pacifistas no Leste Europeu durante a Guerra do Vietnã.

pergunta:Em relação à história da China, analise as proposições a seguir: (0) A China, país com dimensões continentais, é uma das mais antigas civilizações do planeta. Desde os romanos o Ocidente já sabia da sua existência; mas foi a partir do século XIII que o comércio entre a China e o Ocidente tornou-se mais intenso. 

(1) A construção da Grande Muralha entre 215 e 210 a.C. se deveu ao avanço dos mongóis e do Império Romano contra o território chinês. (2) No início do século XX a população chinesa participou de uma guerra civil e perdeu o seu grande líder nacionalista Sun Yat-sem. Após sua morte duas lideranças políticas surgiram e estabeleceram regimes políticos contraditórios; Mao Tsé-tung, o socialista, na China continental; e Chang Kai-shek, o capitalista, na ilha de Taiwan. (3) Em 1966 Mao Tsé-tung liderou outra revolução na China - a revolução cultural - que buscava a modernização econômica conseguida nos dias atuais. (4) Em 1979 a China restabelece relações com os Estados Unidos da América do Norte; em 1980 recebe o primeiro empréstimo do FMI (Fundo Monetário Internacional) e torna-se um país capitalista com uma importante produção industrial voltada para o comércio com o Ocidente.

pergunta:O fim da 2 Guerra Mundial provocou várias alterações sociais, �políticas e econômicas, resultando no(a)a) "Crack" da bolsa de New York, explosão da 1 bomba atômica e �Revolução Cubana.b) Guerra do Golfo, fundação da sociedade das nações e reunificação alemã.c) Guerra Civil Espanhola, fundação do estado de Israel e Guerra dos Boxers.d) Guerra Fria, Independência da Índia e Revolução Chinesa.e) Revolução Mexicana, instituição do Apartheid e unificação italiana.

pergunta:Ao contrário da década de noventa (marcada pelo refluxo das ideologias, pela hegemonia do neoliberalismo e do poder norte-americano), as décadas de trinta e de sessenta foram marcadas por polarizações e pela ativa simpatia internacional de progressistas e esquerdistas, em favor dosa) judeus, na Segunda Guerra Mundial, e comunistas, na Guerra da Coréia.b) armênios, na Primeira Guerra Mundial, e maoístas, na Revolução Chinesa.c) republicanos, na Guerra Civil Espanhola, e vietcongues, na Guerra do Vietnã.d) socialistas, na República de Weimar, e guerrilheiros, na Revolução Cubana.e) bolcheviques, na Revolução Russa, e partisans, na Segunda Guerra Mundial.

pergunta:Na origem do pitoresco há a guerra e a repulsa em compreender o inimigo: na verdade nossas luzes sobre a Ásia vieram, inicialmente, de missionários irritados e de soldados. Mais tarde chegaram os viajantes - comerciantes e turistas - que são militares frios: o saque se denomina

Page 28: História - IV Sg

shopping e as violações são praticadas honrosamente nas casas especializadas. (...) Criança, eu era vítima do pitoresco: tinham feito tudo para tornar os chineses apavorantes (...). (Adaptado de Jean-Paul Sartre, COLONIALISMO E NEOCOLONIALISMO) a) Retire do texto dois personagens da colonização européia da Ásia e da África do século XVI ao século XX e explique qual o seu papel na exploração e dominação colonial. b) Explique como a Revolução Cultural Chinesa de 1968 se posicionou frente aos valores econômicos e culturais do Ocidente.

pergunta:Quando comparada à revolução chinesa, a independência indiana adquire uma singularidade que, ainda hoje, desperta a atenção dos estudiosos. Ao contrário de uma revolução comunista, a índia adquiriu sua independência pela via pacífica. Identifique o comentário que se refere, corretamente, à política implementada por Gandhi para obter a independência.a) A política de desobediência civil, cujo exemplo foi a chamada Marcha do Sal, fundamentava-se no princípio da resistência pela violência.b) O sistema hindu, fundado na igualdade social e no sistema de castas, representou um obstáculo à independência indiana.c) Parte significativa da burguesia indiana apoiou a política de Gandhi, pois, o seu programa de defesa do produto nacional ajudava a combater a concorrência dos materiais ingleses.d) A doutrina da dignidade do trabalho defendida por Gandhi implicava a defesa intransigente de greves de cunho político.e) O principal impulso do programa de Gandhi era a proposta de reformulação da aldeia tradicional com a introdução da mecanização no campo.

pergunta:A Finda a II Guerra Mundial, os EUA e a URSS emergiram como superpotências antagônicas. Entre as questões e conflitos internacionais relevantes que ocorreram durante o governo de Harry S. Truman (1945-

1953), destacam-se:a) Liga das Nações, política da boa vizinhança, crise dos mísseis, primavera de Praga.b) Conferência de Yalta, guerra do Vietnã, revolução argelina, Aliança para o Progresso.c) New Deal, intervenção na Guatemala, revolução cubana, armistício com a Coréia.d) cerco de Berlim pela URSS, revolução chinesa, guerra da Coréia, plano Marshall.e) Conferência de Potsdam, revolução mexicana, armistício no Vietnã, doutrina Monroe.

pergunta:A intolerância racial, cultural e religiosa foi a base de discursos e ações de partidos, movimentos e governos, ao longo do século XX. São exemplos dessas práticas de intolerância, À EXCEÇÃO DE:a) As leis anti-semitas em vigor na Alemanha durante o período nazista.b) A censura à imprensa e aos meios de comunicação exercida pelo governo do Irã, a partir da Revolução Islâmica de 1979.c) Os princípios defendidos por Gandhi contra a dominação dos brancos na Índia dos anos de 1940.d) A política do Apartheid na África do Sul, até o início dos anos 1990.e) Os expurgos dos "reformistas" realizados pelos jovens militantes da Guarda Vermelha durante a Revolução Cultural chinesa entre 1966 e 1976.

pergunta:Os problemas e desafios da sociedade atual caracterizam a existência de uma nova fase da história, sintetizada pela noção de "Nova Ordem Internacional", que tem como marcos inaugurais: a) o uso de artefatos atômicos com objetivos bélicos, a queda das ditaduras ocidentais e o encerramento da Segunda Guerra Mundial.b) a independência da antigas colônias européias, a Guerra do Vietnã e as revoluções socialistas em várias partes do mundo.c) a suspensão da Guerra da Coréia, a recuperação econômica do Japão,

Page 29: História - IV Sg

após a Segunda Guerra Mundial, e a Revolução Cultural Chinesa.d) o fim da supremacia econômica norte-americana, a formação dos blocos econômicos regionais e a criação do Fundo Monetário Internacional.e) a queda do Muro de Berlim, o fim oficial da União Soviética e o encerramento da Guerra Fria.

pergunta:Em 1997, ocorreu a devolução de Hong Kong pela Inglaterra ao governo chinês. A Inglaterra havia tomado aquele território da China por ocasião daa) Insurreição dos Taipingues (1845-1860), iniciada após a prisão de chineses que traficavam ópio para a Inglaterra.b) Guerra do Ópio (1839-1842), que eclodiu com a destruição, por parte do governo chinês, de cargas de ópio trazidas pelos comerciantes ingleses.c) Guerra dos Cipaios (1857-1859), devida ao rompimento do Tratado de Nanquim, pela China, que havia voltado a produzir o ópio.d) Insurreição dos Boxers (1898-1901), quando os chineses faziam de Hong Kong um centro de exportação de ópio para a Europa.e) Revolução Chinesa (1949), que se expandiu até a Índia, onde os chineses passaram a produzir o ópio para o mercado europeu.

pergunta:"Estoy aqui de passagem/ Sei que adiantei/ Um dia vou morrer/ De susto, de bala ou vício/ No precipício de luzes/ Entre saudades, soluço/ Eu vou morrer de bruços/ Nos braços de uma mulher/ Mas apaixonado ainda/ Dentro dos braços da camponesa/ Guerrilheira, manequim/ Ai de mim/ Nos braços de quem me queira/ Soy loco por ti, América/ Soy loco por ti de amores." ("Soy loco por ti", América,Gilberto Gil/Capinam, 1968.) A década de 1960 foi marcada por uma intensa movimentação política e cultural na qual a participação dos jovens foi decisiva e registrada em diversos países do mundo. A esse respeito, é CORRETO afirmar: a) A contestação foi essencialmente econômica e secundariamente política e cultural, como pode ser exemplificado pela Revolução Cultural chinesa e pela revolta dos estudantes na França, em 1968, movimentos contrários a

qualquer culto a personalidades.b) A vitória da Revolução Cubana não influenciou a juventude latino-americana devido ao embargo econômico e à política de isolamento sustentada pelos Estados Unidos contra o regime de Fidel Castro.c) A juventude estudantil brasileira manteve-se distante do processo político até o final de 1968, quando passou a organizar diversas manifestações de massas contra o regime militar.d) A América Latina tornou-se uma das únicas regiões não contaminadas pela Guerra Fria, graças ao estabelecimento de ditaduras militares e regimes nacionalistas refratários a qualquer vinculação com os Estados Unidos ou com o bloco soviético.e) Liberdade sexual, contracultura, revolução social, apologia à juventude e oposição à Guerra do Vietnã foram elementos da contestação dos anos sessenta.

resposta:[E]

pergunta:Com o crescimento colonial, o sentimento e a experiência de auto-suficiência foram-se avolumando e as divergências com as autoridades (...) eclodiram (...) evoluindo para verdadeiros movimentos de rebelião colonial. A luta (...) representa um marco fundamental no processo de formação da sociedade capitalista burguesa, assentada nos princípios liberais e individualistas do Iluminismo. (E. Nadai, J. Neves, "História Geral - Moderna e Contemporânea".) O fragmento refere-se àa) Revolução Russa.b) Guerra do Vietnã.c) independência dos Estados Unidos.d) Revolução Chinesa.e) unificação da Itália.

Page 30: História - IV Sg

pergunta:As fotos a seguir retratam dois momentos da chamada "Revolução Cultural" chinesa iniciada em 1966. A observação atenta das imagens reproduzidas e sua contextualização histórica permitem as seguintes conclusões, EXCETO:

a) Contestando a postura reacionária da direção do Partido Comunista, os manifestantes dirigiram toda sua ira contra Mao Tse Tung, tido como corrupto e traidor. b) O discurso de regeneração do socialismo chinês foi prontamente absorvido pela população jovem, mobilizando principalmente os estudantes daquele país. c) Utilizando de forma dogmática o "Livro Vermelho", os jovens chineses assumiram uma postura radical e sectária, levando à constituição de milícias civis. d) O movimento perseguiu inúmeros intelectuais, políticos e burocratas, taxados como inimigos do povo e humilhados publicamente em manifestações de rua.

 

pergunta:A Revolução Chinesa de 1949 resultou de amplo processo de consolidação das forças comunistas. Leia o texto a seguir sobre a Revolução Chinesa e responda, em seguida, às questões. A fundação da República Popular da China foi proclamada em Pequim pelos comunistas vitoriosos em 1 de Outubro de 1949. Nos finais da década de 1850, após alguns anos de transição para governar em e através dos centros urbanos, os comunistas haviam consolidado um Novo Regime. SKOCPOL, T. "Estados e Revoluções Sociais". Análise Comparativa da França, Rússia e China. Lisboa: Editorial Presença, 1985. p.277. a) Que condições sociais e econômicas na China favoreceram a Revolução Chinesa. b) Indique uma característica do modelo econômico da China de hoje.

pergunta:Com a rendição do Japão aos aliados, em 1945, reiniciou-se a guerra civil na China. O governo dirigido por Chiang Kaishek, chefe da facção de direita conhecida como nacionalista, recebeu ajuda norte-americana mas não conseguiu deter a ofensiva político-militar dos comunistas chineses, liderados por Mao Tsentung. Os comunistas entraram em Pequim em janeiro de 1949 e, no dia 1.o. de outubro, proclamaram a República Popular da China. (Myrian Becho Mota e Patrícia Ramos Braick, "História: das cavernas ao terceiro milênio") Entre as especificidades guardadas pela revolução chinesa, vitoriosa em 1949, é possível apontar a) a ausência de um partido comunista forte e atuante, a neutralidade das potências mundiais e o apoio do exército japonês aos revolucionários. b) a ausência de um partido comunista organizado nacionalmente, o apoio decisivo de Cuba e a defesa do socialismo por meio da via parlamentar. c) a construção de uma ordem socialista associada a preceitos capitalistas, a presença de brigadas internacionais e o apoio militar da Índia. d) a presença de uma guerra de longa duração, a progressão lenta do

Page 31: História - IV Sg

poder local ao poder central e a decisiva participação dos camponeses. e) a manutenção da propriedade privada, a restauração da monarquia na China e a presença de tropas revolucionárias da Iugoslávia e da Albânia.

pergunta:Sobre a Ásia, após a 2 Guerra Mundial, pode-se afirmar:�  a) Ocorreu a Revolução Chinesa, oriunda fundamentalmente do operariado industrial, com a vitória dos nacionalistas frente aos comunistas, que se refugiaram em Taiwan. b) A Índia, até então colônia francesa, obtém sua independência sob a liderança de Gandhi que, objetivando o fim da exploração colonial, consegue unir hindus e muçulmanos. c) A libertação Nacional do Vietnã acontece na luta, primeiramente contra as colonizações inglesa e norte-americana e, a partir de meados do século XX, com a vitória sobre os franceses. d) muitos países asiáticos aproveitaram-se do fortalecimento da França e da Inglaterra, durante a 2 Guerra Mundial e depois dela, para realizarem a �sua independência. e) Através da Conferência de Bandung, formou-se um bloco de países não-alinhados, liderados pelo Egito, Índia e Indonésia, que pretendiam um alternativa à bipolaridade estabelecida pela Guerra Fria.

pergunta:

Pelo documento percebe-se a) os principais pontos de resistência das tropas chinesas na Guerra Sino-Japonesa, no início do século XX. b) a trajetória dos comunistas com a adoção de táticas na guerrilha camponesa, no processo da Revolução Chinesa, que culmina em 1949. c) o caminho da ação guerrilheira contra a forte exploração econômica ocidental, principalmente de ingleses, franceses e alemães, durante a Guerra dos Boxers. d) a ação das tropas chinesas, apoiadas pelos norte-americanos, contra a

invasão japonesa, durante a 2 Guerra Mundial.�  e) o movimento dos comunistas chineses contra os nacionalistas, durante a denominada Guerra do Ópio.

pergunta:"Então, quase um mês depois, Rânia entregou à mãe um envelope que Yaqub enviara à loja. Era uma carta com poucas linhas. Ele não aceitou nem recusou qualquer perdão. Escreveu que o atrito entre ele e Omar era um assunto dos dois, e acrescentou: Oxalá seja resolvido com civilidade; se houver violência será uma cena bíblica ." HATOUM, Milton. "Dois irmãos". São Paulo: Cia das Letras, 2000, p. 228. "Não podemos mais invocar as barreiras nacionais, raciais ou ideológicas que nos separam. No contexto de nossa nova interdependência, a melhor forma de auto-interesse é considerar os interesses dos outros." DALAI-LAMA. "Bons Fluidos Especial". São Paulo: Ed. Abril, n. 84, 2006. Sobre intolerância e conflitos através da História Mundial, é CORRETO afirmar que: (01) judeus e muçulmanos possuem a mesma origem religiosa. O fato de possuírem um suposto antepassado em comum, Abraão, não evitou o conflito entre os dois grupos em vários momentos da história. (02) um fato que contribuiu para amenizar a disputa entre judeus e

Page 32: História - IV Sg

muçulmanos foi a criação do Estado de Israel, após a Segunda Guerra Mundial. Garantir um território para o povo judaico foi um elemento facilitador para o entendimento entre os dois grupos. (04) o Hezbollah, grupo terrorista israelense, foi criado na década de 1980 e é responsável por violentos ataques aos muçulmanos. (08) a Ku Klux Klan, organização de defesa de afro-descendentes, teve grande atuação nos Estados Unidos durante a década de 1960. Foi responsável por organizar manifestações contra o racismo naquele país. (16) a Inquisição foi um mecanismo encontrado pela Igreja para sufocar todos os que desobede-cessem às suas normas. A perseguição, no entanto, não atingiu os judeus, que passaram a receber o apoio dos católicos durante a Baixa Idade Média. (32) o Dalai-Lama, que esteve no Brasil em 2006, abandonou o Tibet na década de 1950 devido à ocupação chinesa. A China perseguiu aqueles que se opunham à "Revolução Socialista" promovida por Mao Tse-tung.

pergunta:Em 4 de julho de 1776, as treze colônias que vieram inicialmente a constituir os Estados Unidos da América (EUA) declaravam sua independência e justificavam a ruptura do Pacto Colonial. Em palavras profundamente subversivas para a época, afirmavam a igualdade dos homens e apregoavam como seus direitos inalienáveis: o direito à vida, à liberdade e à busca da felicidade. Afirmavam que o poder dos governantes, aos quais cabia a defesa daqueles direitos, derivava dos governados. Esses conceitos revolucionários que ecoavam o Iluminismo foram retomados com maior vigor e amplitude treze anos mais tarde, em 1789, na França. Emília Viotti da Costa. Apresentação da coleção. In: Wladimir Pomar. "Revolução Chinesa". São Paulo: UNESP, 2003 (com adaptações). Considerando o texto acima, acerca da independência dos EUA e da Revolução Francesa, assinale a opção correta. a) A independência dos EUA e a Revolução Francesa integravam o mesmo contexto histórico, mas se baseavam em princípios e ideais opostos. b) O processo revolucionário francês identificou-se com o movimento de independência norte-americana no apoio ao absolutismo esclarecido. 

c) Tanto nos EUA quanto na França, as teses iluministas sustentavam a luta pelo reconhecimento dos direitos considerados essenciais à dignidade humana. d) Por ter sido pioneira, a Revolução Francesa exerceu forte influência no desencadeamento da independência norte-americana. e) Ao romper o Pacto Colonial, a Revolução Francesa abriu o caminho para as independências das colônias ibéricas situadas na América.

pergunta:Preocupado com a imagem que o mundo terá dos chineses na Olimpíada de 2008, o governo de Pequim iniciou uma campanha "civilizatória" da população, que inclui a exigência de respeito às filas e multas para os que escarrarem na rua, um hábito tão comum quanto andar de bicicleta. O movimento implicará uma revolução cultural na capital chinesa, onde filas são furadas sem nenhum constrangimento e uma questão sobre como escarrar faz parte do teste de habilitação dos motoristas. "FOLHA DE S. PAULO", São Paulo,12 fev. 2007. p. D-4. O texto citado demonstra a ambigüidade da China, um país que pretende se inserir cada vez mais nas relações comerciais e diplomáticas mundiais, mas que ainda preserva uma cultura bastante diferenciada da ocidental. Sobre a relação da cultura chinesa com a ocidental, é INCORRETO afirmar: a) A penetração econômica ocidental na China se deu a partir do século XIX, mas contou com uma forte resistência, materializada na Guerra do Ópio e na Guerra dos Boxers, nas quais a China foi derrotada e obrigada a abrir seu comércio às potências estrangeiras. b) A grande mudança cultural na China aconteceu com a Revolução Comunista de 1949, quando o país abraçou uma ideologia ocidental, o marxismo, mas procurou conciliá-la com as concepções tradicionais chinesas. c) Após 1978, houve uma nova estruturação política e econômica na China que, no âmbito externo, foi marcada pela aproximação com a União Soviética e, no âmbito interno, pela adoção de ideologias ocidentais, tais como o cristianismo e a democracia política. d) Isolada durante milênios, a China caracteriza-se pela originalidade e

Page 33: História - IV Sg

durabilidade de suas formas culturais, sendo marcantes, no âmbito do pensamento, o confuncionismo e o taoísmo.

pergunta:Em 12 de março de 1947, em mensagem enviada ao Congresso, o presidente norte-americano Harry Truman, declarou "que acreditava que a política dos Estados Unidos deve consistir no apoio aos povos livres que estão resistindo à subjugação por minorias armadas ou pressões externas". Esse é o ponto de partida da Doutrina Truman. Essa doutrina é reforçada em 1949, pois a) começam a Guerra do Vietnã e a revolução socialista na Mongólia. b) a Iugoslávia comanda a criação do Pacto de Varsóvia e eclode a revolução iraniana. c) ocorre a Revolução Chinesa e há o primeiro experimento nuclear bélico soviético. d) forma-se o Mercado Comum Europeu e Stalin é afastado do poder soviético. e) a União Soviética invade a Hungria e o Egito nacionaliza o canal de Suez.

pergunta:No decorrer do século XX, a China vivenciou diferentes experiências econômicas. Da Revolução Chinesa, de 1949, à China contemporânea, essas experiências podem ser representadas a) pela radicalização do processo de isolamento econômico. b) pela continuidade da política de valorização da economia agrária. c) pelo distanciamento dos ideais econômicos coletivistas, defendidos pelo socialismo ortodoxo.d) pela formação de blocos econômicos transnacionais, sob sua liderança. e) pelo incentivo à aproximação dos mercados orientais para fortalecer a região diante do Ocidente.

resposta:[C]

pergunta:A Revolução Cubana, liderada por Fidel Castro, estimulou a intelectualidade de esquerda na América Latina na busca por um futuro melhor para os povos latino-americanos. Em relação à Revolução Cubana, é CORRETO afirmar que: (01) a tomada do palácio La Moneda deu início ao processo revolucionário em Cuba. (02) contou com a participação decisiva do grupo guerrilheiro de inspiração marxista chamado Sendero Luminoso. (04) no processo da Revolução, o governo corrupto e repressivo de Fulgêncio Batista foi derrubado do poder por meio de um golpe apoiado pelos EUA. (08) na década de 1950, a economia cubana, controlada por capital norte-americano, baseava-se fundamentalmente na produção de açúcar. (16) com a vitória da Revolução, empresas foram estatizadas e as propriedades rurais submetidas à reforma agrária. Em represália, os EUA suspenderam a compra do açúcar cubano, criando dificuldades econômicas e forçando Cuba a se aproximar da URSS. (32) teve início em 1959 e o seu significado para a América Latina equivale ao significado que a Revolução Russa (1917) teve para a Europa e a Revolução Chinesa (1949) para a Ásia.