historia informatica

11
Informática e História da Informática

Upload: thata-vaz

Post on 11-Aug-2015

20 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Historia informatica

Informática e História da Informática

Page 2: Historia informatica

Histórico

Blaise Pascal - Filósofo e matemático francês, inventou em 1642 a primeira máquina automática de cálculo: a Pascalina.

A máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtração e o resultado era mostrado numa sequência de janelinhas.

Gottfried Wilhelm Von Leibniz.

Em 1672 - A primeira máquina que efetuava facilmente subtração, multiplicação e divisão, além de raiz quadrada foi construída.

Recebeu o nome de calculadora universal e era um aperfeiçoamento da Pascalina.

Page 3: Historia informatica

Charles Babbage, no ano de 1822.

Idealizou a Máquina das Diferenças, um dispositivo mecânico baseado em rodas dentadas que poderia computar e imprimir extensas tabelas científicas.

Porém, esta máquina nunca chegou a ser construída devido às limitações tecnológicas da época.

Em 1833, projetou a Máquina Analítica, que de certa forma era semelhante aos computadores atuais, pois dispunha de programa, memória, unidade de controlo e periféricos de saída.

Page 4: Historia informatica

Em 1951 foi construído o primeiro computador destinado ao uso comercial, o UNIVAC-I (Universal Automatic Computer).

No ano seguinte foram construídos os computadores MANIAC-I (Mathematical Analyser Numerator, Integrator and Computer), MANIAC-II, UNICAC-II (sendo este último com memórias de núcleos de ferrite).

Page 5: Historia informatica

De acordo com a evolução, dividiu-se os computadores em gerações:

1ª Geração de Computadores (1940 - 1952): É constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares. Utilizavam como linguagem de programação a linguagem de máquina e a forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.

2ª Geração de Computadores (1952 - 1964): Tem como marco inicial o surgimento dos Transístores. As máquinas diminuíram muito em tamanho e suas aplicações passam além da científica e militar a administrativa e gerencial. Surgem as primeiras linguagens de programação. Além do surgimento dos núcleos de ferrite, fitas e tambores magnéticos passam a ser usados como memória.

3ª Geração de Computadores (1964 - 1971): Tem como marco inicial o surgimento dos Circuitos Integrados. Grande evolução dos Sistemas Operacionais, surgimento da multiprogramação, real time e modo interativo. A memória agora é feita de semicondutores e discos magnéticos.

Page 6: Historia informatica

4ª Geração de Computadores (1971 - 1981): Tem como marco inicial o surgimento do Microprocessador, que possibilitou a grande redução no tamanho dos computadores. Surgem muitas linguagens de alto-nível e nasce a teleinformática (transmissão de dados entre computadores através de rede).

5ª Geração de Computadores (1981 até a atualidade): Surgimento do VLSI. Inteligência artificial, altíssima velocidade de processamento, alto grau de interatividade.

A partir de 1975, com a disseminação dos circuitos integrados, a tecnologia do computador sofreu uma verdadeira revolução. Graças ao chip de silício, o computador, antes com dimensão de uma sala, diminuiu muito de tamanho e de custo.

Abriu-se caminho para uma indústria que viria a explorar o computador como um verdadeiro bem de consumo. O crescimento assombroso da indústria dos computadores pessoais conta uma história de magia técnica, visão utópica e visão comercial.

Page 7: Historia informatica

Lançamento dos Computadores 1976 -Steve Wozniak e Steve Jobs lançam o computador Apple. No ano

seguinte, o Apple II é lançado.

Projeto inicial o computador Apple I.

Embora fosse um projeto bastante avançado para a época, ele foi recusado pela Atari e pela HP, que não enxergavam um futuro para os computadores pessoais.

Apple II, lançado em 1977.

Lançado em 1984, Macintosh - A marca registrada da Apple para seus computadores.

PowerBook G3 – 1998 - Da família dos G3s da Apple; o primeiro notebook com processador PowerPC G3. Foi popularmente conhecido na série Sex and the city no qual a principal personagem usava-o.

iMac – 1998 - Um computador que constituía da sua torre com o monitor acoplados num só periférico. desde o primeiro modelo deste computador ele ja a possuia um design arrojado, com cores fortes de alto contraste e diversos atributos novos, com o intuito de atrair o público jovem e popularizar a marca.

APPLE

Page 8: Historia informatica

iBook – 1999 - Notebook da Apple criado seguindo as mesmas características do iMac, com varias cores fortes e atributos novos.

Mac OS X – 2001 - Sistema operacional destinado aos computadores Macintosh. Tornou-se o ambiente baseado em Unix mais vendido até hoje (em número de computadores vendidos).

MacBook – 2006 - Foi o notebook sucessor do ibook. Esta máquina possui melhoramentos significativos como tela larga e já com os processadores Intel Core 2 Duo que melhoraram a confiabilidade, velocidade e, principalmente, o consumo de energia em relação ao antecessor iBook.

MacBook Air – 2010 - Apresentado em 20 de Outubro, é a próxima geração de notebooks da Apple. Ele possui, em seu ponto mais largo, 0.68 pol, e no mais estreito, 0,11 pol. Isso se deve à ausência de um Disco Rígido óptico, uma vez que usa memórias flash como unidade de armazenamento, mesmas memórias utilizadas em iPhones e iPads. Ele possui carcaça inteiriça de alumínio (Unibody), assim como seus irmãos mais velhos.

APPLE

Page 9: Historia informatica

1985 - Lançamento do microprocessador Intel 386, que possuía 275 mil transistores, um chip de 32 bits e podia rodar vários programas ao mesmo tempo.

1989 - Lançamento do microprocessador Intel 486, que além da maior velocidade de processamento não trouxe nenhuma grande inovação.

1993 - Introdução do primeiro processador Pentium, considerado revolucionário, pois permitia que o computador incorporasse mais facilmente som e imagem, tendo capacidade de executar 100 milhões de instruções por segundo. A nomeação dos microprocessadores INTEL por números (286, 386, 486) começou a ser usada por empresas concorrentes. Para evitar isso a INTEL designou seu novo microprocessador, que deveria ser o 80586, por PENTIUM, que em latim significa 5, em referência a 80586.

1999 - O Pentium III chegou ao mercado para otimizar a experiência de navegação na Internet, aumentando a qualidade de áudio, vídeo e navegação 3D.

2006 - Lançamento do Intel Core Duo, um processador da nova geração desenvolvido utilizando a tecnologia Napa, sendo composto por dois processadores em um só chip de silício. Este processador, considerado o sucessor do Pentium 4, possui um grande desempenho em jogos e aplicações populares. A chegada do Core 2 significou a substituição da marca Pentium, que estava sendo usada pela desde1993.

Lançamento dos Computadores INTEL

Page 10: Historia informatica

Fundada em 1975 por Bill Gates (que 2 anos depois deixaria Harvard) e Paul Allen (que havia deixado a universidade de Washington), dois amigos de escola, a Microsoft (fusão das palavras Microcomputer e Software) revolucionaria o mundo da computação.

Em 1980, a IBM escolheu a Microsoft para fornecedora do sistema operativo do seu IBM PC, iniciando assim uma parceria.

A Microsoft chamou a este sistema operativo MS-Dos (Microsoft Disk Operating System). Foram lançados quatro versões do MS-Dos. A primeira em 1980; a segunda em 1983, a terceira em 1984 e a quarta versão em 1988.

Em 1987, a Microsoft lançou então a versão 2.0 do Windows. Três anos depois lançou o Windows 3.0, que rodava aplicações DOS em modo virtual, portanto melhor que o OS/2 1.3

Lançamento dos Computadores MICROSOFT

Page 11: Historia informatica

A partir daí, as versões posteriores do Windows (Windows 3.1- maio de 1992, Windows 3.11 - março de 1993, Windows NT 3.1 - julho de 1993, Windows 95 - 24 de agosto de 1995, Windows NT 4.0 - agosto de 1996, Windows 98 e NT 5.0.

Maio de 1998, Windows 2000 - agosto de 2000), sendo de destacar o lançamento do Windows95, confirmaram a supremacia da Microsoft no campo dos sistemas operativos, para computadores pessoais.

A Microsoft foi surpreendida com a repentina explosão da Internet, na qual não apostava.

Os produtos, de maior destaque, da Microsoft são os sistemas operativos, Windows95/98, Windows NT, as linguagens de programação Visual C++ e Visual Basic e o Office (engloba aplicações como o Access, Word, Excel e Powerpoint).

MICROSOFT