história e cultura das artes

40
História e Cultura das Artes Arquitectura Grega Feito por: Célia nº 6 César nº 7 Domingos nº 8 Filipe nº9 Hugo nº 10

Upload: domingos-ferreira

Post on 17-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Arquitectura Grega Feito por: Célia nº 6 César nº 7 Domingos nº 8 Filipe nº9 Hugo nº 10  O Templo de Partenon  A Arquitectura e as Ordens  Templo da Atena Niké Conclusão Templo de Partenon Templo de Partenon

TRANSCRIPT

Page 1: História e Cultura das Artes

História e Cultura das Artes

Arquitectura Grega

Feito por:Célia nº 6César nº 7Domingos nº 8Filipe nº9Hugo nº 10

Page 2: História e Cultura das Artes

Temas:

O Templo de PartenonTemplo da Atena NikéOs Nomes das Ordens

A Arquitectura e as Ordens

Conclusão

Page 3: História e Cultura das Artes

Templo de PartenonTemplo de Partenon

Page 4: História e Cultura das Artes

• O Partenon foi um templo da deusa grega Atena, construído no século V a.C. na acrópole de Atenas.

• Suas esculturas decorativas são consideradas um dos pontos altos da arte grega.

• O seu nome significa "casa da virgem" e foi dedicado a Athena Pallas, deusa dos atributos guerreiros e da sabedoria, guardiã e protectora da cidade-estado Atenas.

Page 5: História e Cultura das Artes

• Esta construção assinala o apogeu da arquitectura grega, sendo o edifício mais carismático e esbelto e o maior templo da Grécia Antiga, e demorou 11 anos (447-436 a.C.).

• Os artistas que se destacaram na sua construção e decoração foram o escultor Fídias e os arquitectos Íctino e Calícrates.

• É um templo dórico, cujas colunas são geometricamente muito simples, em forma de almofada. Tem colunas a toda a volta, assenta sobre uma plataforma com três degraus e possuía uma rampa de acesso.

Page 6: História e Cultura das Artes

• O seu corpo central é dividido em três espaços: o Pronaos, o naos ou Cella, que continha a estátua criselefantina (feita em ouro e marfim) de 12 metros de altura, da deusa Atena Parteno, executada por Fídias, e o Opistódomos onde se encontrava guardado o tesoura da "Liga de Delos", que estava a cargo de Atenas. O Pronaos e o Opistódomos abrem-se sobre um pórtico interno com seis colunas.

Page 7: História e Cultura das Artes

• A cobertura do templo era feita por um telhado de duas águas, que formava os frontões triangulares que eram preenchidos por relevos. Era decorado com cores vivas tais como o vermelho, o azul e o dourado e foi construído em mármore branca que com o tempo adquiria um suave tom dourado.

Page 8: História e Cultura das Artes

• A decoração esculpida encontra-se nos frisos e nos frontões: no friso exterior estão representadas quatro lendas bélicas - na fachada meridional, a luta dos Centauros contra os Lápitas, na fachada ocidental a luta dos gregos contra as Amazonas, na fachada setentrional a tomada de Tróia e na fachada oriental a luta dos Deuses contra Gigantes;

Page 9: História e Cultura das Artes

• No frontão este está representado o nascimento de Atena, saindo da cabeça de seu pai, Zeus, e no frontão oeste, a disputa da Ática por Atena e Poseídon.

• No friso interior, ao longo da parte superior das paredes exteriores da cella, situa-se o friso jónico contínuo da Procissão das Grandes Panateneias

Page 10: História e Cultura das Artes

Toda a estrutura do templo do Pártenon pode ser lida de uma maneira significativa: o povo eram as colunas; o conjunto dos pórticos de entrada,, funcionavam como orgãos do tear, que era o símbolo de todos os lares gregos e por último, o engrossamento das colunas sugerem visualmente as velas de um barco insufladas pelo vento, que simbolizam o poder bélico e económico de Atenas.

TEMAS

Page 11: História e Cultura das Artes

Templo da Atena Niké

Page 12: História e Cultura das Artes

• O templo de Atena Niké (que significa vitória sem asas) é um hino á deusa Niké e à feminilidade que a ordem jónica representa.

• Foi construído entre 432 e 420 a.C., o templo ergue-se no muro oriental da muralha da acrópole de Atenas e seguiu o plano do arquitecto Calícrates.

Page 13: História e Cultura das Artes

• O templo era rodeado por uma balaustrada (espécie de varanda), mais tardia que o templo, que tinha como objectivo proteger os peregrinos do precipício a que se elevava o templo.

• É um templo de dimensões reduzidas, localizado á direita da entrada da acrópole e enquadrado obliquamente em relação ao Propileus (entrada monumental para a acrópole).

Page 14: História e Cultura das Artes

• Construído em mármore pantélico, é um templo jónico anfipróstilo, pois possui quatro colunas nas fachadas principal e posterior, que se destaca pela extrema simplicidade.

• Devido ao reduzido espaço para a sua construção, o templo continha apenas uma pequena cella, sem opistódomos.

Page 15: História e Cultura das Artes

• O friso é uma faixa contínua onde aparecem representados os deuses do Olimpo, sentados ou de pé, seguindo atentamente as batalhas entre Gregos e Persas. A balaustrada do templo era decorada com uma série de vitórias aladas.

• Nos frontões a decoração possuía uma temática diferente: a Este, a dos gigantes, e a Oeste, a das amazonas.

• Um dos seus mais famosos relevos é a "Niké desapertando a Sandália".

Page 16: História e Cultura das Artes

• Estas figurações não são apenas corpos estruturais envolvidos em vestuário, mas sim formas moldadas por drapeados flutuantes e transparentes, que fazem sobressair uma sensualidade subtil, que anuncia a arte do séc. IV a.C.

TEMAS

Page 17: História e Cultura das Artes

A Arquitectura

• Os edifícios em que melhor se manifesta a perfeição da arquitectura grega é nos templos, mas é preciso não esquecer que os gregos também construíram teatros e estádios.

• Antes de mais, convém saber que havia edifícios de dois estilos ou ordens: ordem dórica e ordem jónica o que fazia com que, do exterior, parecessem muito diferentes.

Page 18: História e Cultura das Artes
Page 19: História e Cultura das Artes

• A planta dos edifícios era geométrica – normalmente rectangular – e as colunas (estilo, em grego) eram o elemento base da construção. Normalmente rodeavam o edifício, formando o peristilo (isto é: com colunas à volta). Sobre elas assentavam as traves que sustentavam o telhado de duas águas. Nos dois extremos, o espaço triangular formado pelos vértices do telhado e das traves é o frontão

Page 20: História e Cultura das Artes

O que mais sobressai na arquitectura grega é:

a ordem (a que cada edifício pertence); a harmonia das suas proporções: os edifícios não são

excessivamente grandes; são construídos à dimensão humana;

o equilíbrio do conjunto apesar da natureza geométrica da planta;

a delicadeza da decoração: presente no canelado das colunas, no adorno dos capitéis, nos relevos dos frisos e do frontão, assim como na utilização de cores garridas que dão luz, brilho e alegria ao conjunto.

Page 21: História e Cultura das Artes

• O conceito de ordem está ligado a um sistema de proporções que harmonizava as partes do edifício em relação ao todo. Era aplicado ao traçado da coluna determinando as proporções das suas partes constituintes: base, fuste e capitel e á relação entre a sua espessura e a sua altura totais. A coluna é o elemento que melhor define as características de cada ordem, de tal forma que diâmetro médio do seu fuste determina o modulo métrico segundo o qual se construía todo o sistema proporcional do edifício.

TEMAS

Page 22: História e Cultura das Artes

AS ORDENS

Page 23: História e Cultura das Artes

• A ordem jónica nasceu no século 6 a.c. , na jónia, e desenvolveu-se sobretudo nas costas da Ásia Menor e nas ilhas do mar egeu . Esta ordem difere da ordem dórica nas proporções de todos os seus elementos e na decoração mais abundante da coluna e do entablamento.

• A coluna possui uma base individual , um fuste com caneluras semicilíndricas, sem arestas vivas e em maior numero que o da coluna dórica , e também mais longo e delgado, e um capitel com ábaco simples e equino em forma de volutas enroladas em espiral.

Page 24: História e Cultura das Artes

Ordem Jónica

Page 25: História e Cultura das Artes

• A ordem coríntia apareceu apenas no final do século 5 a. c.. e é uma derivação da ordem jónica, resultando do seu enriquecimento decorativo. As principais diferenças estão na coluna que possui uma base mais trabalhada , um fuste mais delgado e um capitel em forma de sino invertido , que era repleto de decoração esculpida , formada por duas filas de folhas de acanto, coroadas por volutas jónicas .O entablamento e o frontão eram sobrecarregados de refinados preciosismos decorativos.

Page 26: História e Cultura das Artes

Ordem Coríntio

Page 27: História e Cultura das Artes

• Ordem dórica é a mais antiga. Possui formas geométricas, com quase total ausência de decoração. Possui um aspecto maciço e pesado, atribuindo-se-lhe um carácter masculino e sóbrio, ligado ao espírito guerreiro dos dórios. A coluna é robusta e possui fuste com caneluras em aresta viva e capitel formado por ábaco e equino, ou coxim, muito simples ou geométrico. O frontão triangular coroa o edifício. Os arquitectos gregos procuraram, em tudo o que construiram, uma ilusória sensação de simplicidade.

Page 28: História e Cultura das Artes

Ordem Dórica

TEMAS

Page 29: História e Cultura das Artes

Fontes:• FONTE: LIVRO HISTORIA E CULTURA DAS ARTES 10ºANO

AUTORES: ANALIDIA PINTO/FERNANDA MEIRELES/MANUELA CERNADAS CAMBOTAS PORTO EDITORA

• www.wikipédia.com• www.pegue.com

Page 30: História e Cultura das Artes

o Esperamos ter feito um bom trabalho e que tenham entendido alguns conceitos. Que tenham percebido e que tenham gostado.

FIM

Page 31: História e Cultura das Artes

• Niké desapertando a Sandália

Page 32: História e Cultura das Artes

• Frisos do templo decorados com cenas das batalhas entre Gregos e Persas

Page 33: História e Cultura das Artes

• Luta dos Deuses contra Gigantes

Page 34: História e Cultura das Artes

Enquadramento do templo Niké no Propileus

Page 35: História e Cultura das Artes

• Atena Paterno

Page 36: História e Cultura das Artes

• Tomada de Tróia

Page 37: História e Cultura das Artes

• Luta dos Gregos contra as Amazonas

Page 38: História e Cultura das Artes

Luta dos Centauros contra os Lápitas

Page 39: História e Cultura das Artes

Deusa Athena Pallas

Page 40: História e Cultura das Artes

Acrópole