história de baal

4
BAAL: Vamos falar sobre BAAL, muitos tem certas duvidas sobre esse assunto, afinal BAAL é um nome ou um titulo? Primeiro vamos ver o significado dessa palavra: O SIGNIFICADO DE BAAL: Segundo o WIKIPEDIA Baal tem o seguinte significado: Baal (em hebraico ל ל ל לל) é uma palavra semítica que significa Senhor, Lorde, Marido ou Dono (Dom). Baal é representado em grego como Belos e em latim como Belus. Esta palavra em hebraico é cognata de outra em acádio, Bel, com o mesmo significado. A forma feminina de Baal é Baalath, o masculino plural é Baalin, e Balaoth no feminino plural. Esta palavra não tinha conotação exclusivamente religiosa, podendo ser empregada em relações pai e filhos (por exemplo) não sendo obrigatória uma separação hierárquica. Então vemos que BAAL não é um nome, mas um titulo, BAAL significa literalmente SENHOR como é descrito acima, Baal era um titulo de deuses locais da fertilidade. BAAL UM DEUS CANANEU!

Upload: pedro-anibal-da-silva

Post on 01-Feb-2016

261 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: História de BAAL

BAAL:

Vamos falar sobre BAAL, muitos tem certas duvidas sobre esse assunto, afinal BAAL é um nome ou um titulo? Primeiro vamos ver o significado dessa palavra:

O SIGNIFICADO DE BAAL:

Segundo o WIKIPEDIA Baal tem o seguinte significado: Baal (em hebraico ל ע� é uma palavra (ב�semítica que significa Senhor, Lorde, Marido ou Dono (Dom). Baal é representado em grego como Belos e em latim como Belus. Esta palavra em hebraico é cognata de outra em acádio, Bel, com o mesmo significado. A forma feminina de Baal é Baalath, o masculino plural é Baalin, e Balaoth no feminino plural. Esta palavra não tinha conotação exclusivamente religiosa, podendo ser empregada em relações pai e filhos (por exemplo) não sendo obrigatória uma separação hierárquica.

Então vemos que BAAL não é um nome, mas um titulo, BAAL significa literalmente SENHOR como é descrito acima, Baal era um titulo de deuses locais da fertilidade.

BAAL UM DEUS CANANEU!

Agora vamos fala de uma divindade Cananeia que era considerado BAAL (SENHOR) pelos Cananeus, essa divindade se chamava HADAD (ADAD).

Sobre essa divindade (hadad) o site ENCICLOPEDIA NOVO MUNDO (NEW WORLD ENCYCLOPEDIA ) diz::"Hadad (em hebraico: הדד בעל ; ugarítico Haddu ) foi uma tempestade

Page 2: História de BAAL

noroeste importante semita e deus da fertilidade, idêntico ao acadiano tempo deus adad . Hadad é muitas vezes chamado simplesmente de Baal(Senhor) e é frequentemente comparado com o Baal bíblico, mas este título é usado também para outros deuses. Como o deus da chuva, trovão e da fertilidade, Hadad está também relacionado com o babilônico mardulk , a asnatolian tempestade-deus Teshub, o egípcio deus set, o grego deus Zeus, e o deus romano Júpiter.

Em Cananéia mitologia, Hadad foi um dos filhos (ou os netos) de EL. Ele subiu para a cabeça do panteão matando o mar-deus YAM, tanto quanto o babilônico MARDUK ornou-se rei dos deuses, matando TIAMAT. Ele foi então desafiado e vencer por MOT, o deus da morte, mas foi salvo e ressuscitado através da intervenção de sua irmã-amante ANAT, pondo fim a uma terrível seca.

Como o controlador de tempestades e portador da chuva, Hadad foi ao mesmo tempo amado e temido por seu povo, e sua propiciação foi pensado para garantir o retorno da vida que dá água para a terra. Na Bíblia, ele foi um dos muitos "ídolos" considerados inimigos da divindade hebraica YAHWEH e foi o específico "Baal" a oposição do profeta ELIAS, que provou que era o Deus de Israel, em vez de Baal-Hadad, que poderia pôr fim à seca que tinham assolado a terra.

Nos comprimidos mitológicas encontradas em ugarit de Baal, o deus hd(teoricamente vocalizado como Haddu ) ocorre com frequência, geralmente normalizados como Hadade, em traduções e textos acadêmicos. Nestes textos, Hadad, normalmente, recebe o título b'l (teoricamente vocalizado como Ba'l ), que significa "Senhor". Outros títulos incluem dar-lhe "lyn ('Aliyan), que significa "Altíssimo", e "Cloud Rider". Ba'l é geralmente normalizado para Ba´l ou Baal em traduções e discussões.

Nos textos cananeus, Baal-Hadad é o Senhor do céu que governa a chuva e, assim, a germinação das plantas. Ele é o protetor da vida e crescimento para o povo agrícolas da região. A ausência ou morte temporária de Baal provoca períodos de seca, fome, morte e caos.

Hadad é chamado de filho do deus dagom e também o filho de EL. Desde El é chamado pai de todos os deuses, ele pode, assim, ser avô de Hadad. Baal-Hadad é o próprio pai de três deusas, chamado Pidray ("Iluminado"), Tallay ("Rainy"), e Arṣay ("terra"), sem mãe chamada. A mãe pode ser "ATHTART, também chamado de "Athtart nome-de-Ba'l. A "Virgem" deusa ANAT " nesses textos é a irmã de Baal, o salvador, e amante.

HADAD E A BIBLIA!

Na Bíblia, Hadad não aparece como uma divindade específica, mas "Baal" e "os ídolos" aparecem com frequência como rivais à divindade hebraica YAHWEH. Uma vez que o termo Baal era um título, bem como um nome (tanto quanto "O Senhor" era tanto um título e um

Page 3: História de BAAL

nome alternativo para Yahweh) nem sempre é fácil reconhecer que "Baal" é referenciado no texto bíblico. Divindades como "Baal-Peor" aparentemente se referem a um deus adorado em Peor, enquanto Baal-Melqart é o fenicio Melqart divindade. Em muitos casos, no entanto, o bíblico "Baal" parece ser idêntico ao Hadad, o ugarítico de baal.

CONCLUSÃO:

1-a palavra BAAL não é um nome, mas um titulo que se referia a divindades.

2-BAAL significa SENHOR.

3-o BAAL das escrituras provavelmente era HADAD(ADAD),essa divindade(hadad) se assemelha muito com o baal(senhor) mencionado nas escrituras.