histori musica portuguesa- programa de curso josé maria pedrosa cardoso

3
HISTÓRIA DA MÚSICA PORTUGUESA Prof. Doutor José Maria Pedrosa Cardoso OBJECTIVOS. Chamar a atenção para a densidade da Música como objecto de estudo e não apenas como objecto de consumo. Dar a conhecer aos alunos a pluralidade de níveis de abordagem do fenómeno música dentro dos hábitos sócio-culturais portugueses, reconhecendo a existência e possível inter-acção de várias músicas patrimoniais. Possibilitar aos alunos o acesso à grande arte de música produzida em Portugal, na escuta e visualização de composições e compositores. Ajudar a discernir e valorizar devidamente a presença da música junto de outras expressões artísticas que fazem a realidade histórica do nosso povo, tais como a Literatura, o Teatro, o Cinema, as Artes plásticas e Decorativas. Proporcionar aos alunos instrumentos de abordagem e de aprofundamento de conhecimentos da música histórica produzida em Portugal ao longo dos tempos. METODOLOGIA Conhecendo as vantagens de uma metodologia orientada para a organização de aulas teóricas e práticas, no sentido de diversificar e aprofundar as unidades de programa, julgo viável a complementaridade de duas aulas agrupadas em torno da mesma matéria. A primeira, mais da iniciativa do docente, com a comunicação e explicação de dados programáticos. A segunda, voltada para uma permuta de ideias, e para uma confirmação e aprofundamento dos conhecimentos dados na aula anterior. Haverá todo o interesse em organizar uma visita de estudo, relacionada com a matéria.

Upload: mariacabrita

Post on 21-Oct-2015

5 views

Category:

Documents


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Histori Musica Portuguesa- Programa de Curso José Maria Pedrosa Cardoso

HISTÓRIA DA MÚSICA PORTUGUESA

Prof. Doutor José Maria Pedrosa Cardoso

OBJECTIVOS.

Chamar a atenção para a densidade da Música como objecto de estudo e não apenas como objecto de consumo.Dar a conhecer aos alunos a pluralidade de níveis de abordagem do fenómeno música dentro dos hábitos sócio-culturais portugueses, reconhecendo a existência e possível inter-acção de várias músicas patrimoniais.Possibilitar aos alunos o acesso à grande arte de música produzida em Portugal, na escuta e visualização de composições e compositores.Ajudar a discernir e valorizar devidamente a presença da música junto de outras expressões artísticas que fazem a realidade histórica do nosso povo, tais como a Literatura, o Teatro, o Cinema, as Artes plásticas e Decorativas.Proporcionar aos alunos instrumentos de abordagem e de aprofundamento de conhecimentos da música histórica produzida em Portugal ao longo dos tempos.

METODOLOGIAConhecendo as vantagens de uma metodologia orientada para a organização de aulas teóricas e práticas, no sentido de diversificar e aprofundar as unidades de programa, julgo viável a complementaridade de duas aulas agrupadas em torno da mesma matéria. A primeira, mais da iniciativa do docente, com a comunicação e explicação de dados programáticos. A segunda, voltada para uma permuta de ideias, e para uma confirmação e aprofundamento dos conhecimentos dados na aula anterior. Haverá todo o interesse em organizar uma visita de estudo, relacionada com a matéria.

AVALIAÇÃO.Preferindo o sistema de avaliação contínua, aceitarei a dualidade de avaliação prevista nas normas do sistema de Bolonha, a saber avaliação contínua e avaliação final, a definir nas primeiras aulas mediante declaração assinada por cada aluno.

PROGRAMA1. Introdução: Música portuguesa, música em Portugal. Música e músicas. O nosso programa.2. Antes da nacionalidade: uma tradição musical dependente da Grécia, de Roma e da Palestina. Sobrevivências musicais.3. Idade Média: Um estilo de cantochão. O trovadorismo galego-português. 4. Renascimento e Maneirismo: a afirmação da música polifónica, onde e como. 5. Escolas polifónicas I: a música de Coimbra e Évora6. Escolas polifónicas II: a música de Vila Viçosa, Lisboa, etc. 7. O Barroco I: Da emergência da música barroca em Portugal na música concertante, cantatas profanas, vilancicos, etc. D. João V e o italianismo musical na música sacra.

Page 2: Histori Musica Portuguesa- Programa de Curso José Maria Pedrosa Cardoso

8. O Barroco II: A emergência da ópera em Portugal. Música instrumental barroca. 9. O Clássico: a questão do classicismo musical. A influência de D. José na ópera. A grande música religiosa. 10. O Romântico. A possibilidade de um romantismo musical português. Bomtempo, o Conservatório, a música no Liberalismo. 11. Outras músicas: Os casos da modinha e do fado. 12. O contemporâneo I: Do nacionalismo ao modernismo em Portugal. Os inovadores. O Estado Novo. 13. O contemporâneo II: movimentos, linguagens musicais e representantes da vanguarda musical em Portugal.

BIBLIOGRAFIA GERAL CASTELO-BRANCO, Salwa El-Shawan (coord.), Portugal e o Mundo: o

Encontro de Culturas na Música. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1997. BRANCO, João de Freitas - História da Música Portuguesa. 3º ed.

actualizada. Lisboa: Europa-América, 1995. BRITO, Manuel Carlos de - CYMBRON, Luísa - História da Música

Portuguesa. - Lisboa: Universidade Aberta, 1992. CRUZ, Maria Antonieta de Lima - História da Música Portuguesa.

Lisboa: Editorial Dois Continentes, 1955 NERY, Rui Vieira - CASTRO, Paulo Ferreira de - História da Música:

Sínteses da Cultura Portuguesa. - Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991

VASCONCELLOS, Joaquim de - Os musicos portugueses: biographia-bibliographia. Porto: Imprensa portugueza, 1870, 2 vols.

VIEIRA, Ernesto - Diccionario biographico de musicos portuguezes: historia e bibliographia da musica em Portugal. Lisboa: Mattos Moreira & Pinheiro, 1900, 2 vols.

http://www.mic.pt/port/apresentacao.html (Centro de Informação da Música Portuguesa)

http://webserver.cm-lisboa.pt/fonoteca/links2.htm (Fonoteca Municipal de Lisboa)

http://www.lopes-graca.com/ (Sítio do Ministério da Cultura) http://www.meloteca.com/historia_da_musica.htm (Sítio privado, mas

muito útil)