histerectomia

4
histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, geralmente realizada por um ginecologista. É o procedimento cirúrgico ginecológico mais comumente executado. De acordo com o National Center for Health Statistics, de 617.000 hysterectomies realizados em 2004, 73% também envolveu a remoção cirúrgica do ovário. O colo uterino situa-se na parte inferior do útero, s ovários são os órgãos responsáveis pela produção de óvulos (e também hormonas), as trompas de Falópio têm função de transporte dos óvulos dos ovários até ao útero e este último, em caso de gravidez , providencia proteção e alimento ao bebé até ao nascimento. Tipos de Histerectomia A histerectomia pode ser de três tipos: • Histerectomia total ou completa remove o colo do útero, bem como o útero, sendo o tipo mais vulgar de histerectomia. • Histerectomia parcial remove a parte superior do útero e mantém o colo do útero. • Histerectomia radical remove o útero, colo do útero, parte superior da vagina e todos tecidos de suporte. Os ovários e as trompas de falópio poderão também ser removidos na histerectomia. Histerectomia total abdominal ou aberta Este tipo de procedimento mais tradicional inclui a remoção do útero e do seu colo através de uma incisão abdominal – a remoção dos ovários e trompas de Falópio pode ou não ocorrer. É o procedimento do género mais invasivo, mas também o mais comum. A histerectomia total abdominal é recomendada especialmente no caso de a paciente possuir fibromiomas grandes que não tenham respondido adequadamente à terapia de hormonas e cuja remoção vaginal não seja possível. Este método pode ainda ser preferencial em alguns tipos de cancer, infecções pélvicas, endometriose grave e cicatrizes de cirurgias pélvicas

Upload: adriano-paulino

Post on 24-Apr-2015

123 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: histerectomia

histerectomia é a remoção cirúrgica do útero, geralmente realizada por um ginecologista. É o procedimento cirúrgico ginecológico mais comumente executado.De acordo com o National Center for Health Statistics, de 617.000 hysterectomies realizados em 2004, 73% também envolveu a remoção cirúrgica do ovário.

O colo uterino situa-se na parte inferior do útero, s ovários são os órgãos responsáveis pela produção de óvulos (e também hormonas), as trompas de Falópio têm função de transporte dos óvulos dos ovários até ao útero e este último, em caso de gravidez, providencia proteção e alimento ao bebé até ao nascimento.

Tipos de HisterectomiaA histerectomia pode ser de três tipos:

• Histerectomia total ou completa remove o colo do útero, bem como o útero, sendo o tipo mais vulgar de histerectomia.

• Histerectomia parcial remove a parte superior do útero e mantém o colo do útero.

• Histerectomia radical remove o útero, colo do útero, parte superior da vagina e todos tecidos de suporte.Os ovários e as trompas de falópio poderão também ser removidos na histerectomia.

Histerectomia total abdominal ou abertaEste tipo de procedimento mais tradicional inclui a remoção do útero e do seu colo através de uma incisão abdominal – a remoção dos ovários e trompas de Falópio pode ou não ocorrer. É o procedimento do género mais invasivo, mas também o mais comum. A histerectomia total abdominal é recomendada especialmente no caso de a paciente possuir fibromiomas grandes que não tenham respondido adequadamente à terapia de hormonas e cuja remoção vaginal não seja possível. Este método pode ainda ser preferencial em alguns tipos de cancer, infecções pélvicas, endometriose grave e cicatrizes de cirurgias pélvicas antecedentes. Este procedimento cirúrgico é realizado sob anestesia ou local e requer internamento que pode variar entre três e seis dias. A recuperação é relativamente longa – pode chegar até às seis semanas – e a cirurgia deixa uma cicatriz visível no abdómen.

Um fibromioma é uma massa ou tumor no útero que não é canceroso. Os fibromiomas podem ser tão pequenos como uma ervilha ou tão grandes como uma bola de basquetebol. Geralmente são redondos e cor-de-rosa e podem crescer em qualquer local no interior ou na superfície exterior do útero.

Page 2: histerectomia

A endometriose acontece quando o tecido que reveste o interior do útero cresce em locais fora do útero. Normalmente, esse revestimento é descamado com a menstruação. Quando o seu útero sangra, esse mesmo tecido endometrial que está fora do seu útero, também sangra. Pequenos fragmentos desse revestimento flutuam e podem encontrar novos locais para se implantarem e crescerem. A endometriose pode ser encontrada nos seus ovários, nas trompas, na vagina ou no abdómen.

Histerectomia VaginalNeste procedimento cirúrgico, o útero e o colo uterino são retirados através de uma incisão profunda no interior da vagina. Este método é normalmente utilizado para o tratamento do prolapso uterino-vaginal, sendo também bastante boa escolha no tratamento do cancer do colo do útero em fase precoce ou o cancer do útero. De uma forma geral, este procedimento que pode ser realizado sob anestesia local ou geral, resulta num menor desconforto relativamente ao pós-operatório da histerectomia abdominal total, que incluem menor duração do internamento (entre um e três dias) e da recuperação geral (cerca de quatro semanas), bem como a ausência de cicatriz muito visível. Todavia, deve notar-se que a histerectomia vaginal não é indicada se existirem fibromiomas de dimensão grande.

Prolapso: Queda ou deslocamento de um órgão que sai de sua posição natural em consequência do relaxamento dos meios de fixação ou de outra causa qualquer: prolapso uterino.

Histerectomia vaginal assistida laparoscopicamenteEste procedimento é em tudo semelhante à histerectomia vaginal (útero e colo são retirados por uma incisão profunda na vagina), incluindo contudo a utilização de um laparoscópio inserido através de um corte feito no umbigo. O uso deste instrumento permite que a parte superior do abdómen seja examinada cuidadosamente durante a cirurgia. Também como a histerectomia vaginal, não se pode realizar se existirem fibromiomas grandes. A combinação de métodos requer mais tempo e perícia do que os procedimentos mais tradicionais de histerectomia abdominal ou vaginal.

Histerectomica supracervical laparoscópicaÉ uma nova opção cirúrgica que usa a laparoscopia para retirar o útero, deixando intato o colo uterino. Durante o processo, são feitas pequenas incisões no umbigo e abdómen e são introduzidos um laparoscópio e instrumentos de pequenas dimensões. Utilizando-os, o

Page 3: histerectomia

cirurgião consegue separar com sucesso o útero do colo do útero, retirando-o posteriormente por uma das incisões feitas inicialmente. Como esta técnica envolve menos cortes e consequentemente, menos manipulação de tecidos, serão sempre menores as chances de ocorrerem lesões graves nos órgãos próximos (como a bexiga). Este procedimento é menos invasivo do que a histerectomia aberta, e foi desenvolvido com o intuito de reduzir a dor, minimizar cicatrizes e diminuir o tempo de recuperação das doentes. O procedimento é normalmente realizado em regime de ambulatório sob anestesia local, sendo que o paciente poderá voltar para casa dentro de 24 horas e retomar as atividades normais passado menos de uma semana. Devemos ainda notar que a histerectomia supra cervical laparoscópica resguarda o colo do útero, o que pode ajudar a reduzir os riscos de incontinência, prolapso do pavimento pélvico, entre outras complicações.

CAIXA PARA HISTERECTOMIA

AF.BALFOUR VALVA 45x80mm HASTE NORMAL 1AFASTADOR FARABEUF 14cm 1ESPÁTULA REVERDIN ANGULADA 29cm 1ESPÁTULA RIBBON 40mmx33cm 3VALVA DE DOYEN 45x60mm 1VALVA DE DOYEN 45x120mm 1VALVA DE DOYEN 60x90mm 1ESPÉCULO DE COLLIN Nº 1 1ESPÉCULO DE COLLIN Nº 2 1PINÇA ALLIS 19cm 6PINÇA ALLIS 23cm 1PINÇA BACKHAUS 13cm 8PINÇA CHERON 25cm 1PINÇA COLLIN RETA 25cm 1PINÇA FAURE CURVA 20cm 2PINÇA KELLY RETA 16cm 8PINÇA KELLY CURVA 16cm 8PINÇA KOCHER RETA 14cm 6PINÇA KOCHER CURVA 14cm 2PINÇA MIxTER 23cm 4PINÇA MUSEUX RETA 24cm 1PINÇA POZZI RETA 25cm 1PINÇA R.OCHSNER RETA 20cm 2PINÇA R.OCHSNER CURVA 20cm 2PINÇA R.PEAN RETA 22cm 2PINÇA R.PEAN CURVA 22cm 2PINÇA DISSECÇÃO SERRILHA 12cm 1PINÇA DISSECÇÃO SERRILHA 14cm 1PINÇA DISSECÇÃO SERRILHA 18cm 1PINÇA DISSECÇÃO DENTE 12cm 1PINÇA DISSECÇÃO DENTE 14cm 1PINÇA DISSECÇÃO DENTE 18cm 1P.AGULHAS MAYO-HEGAR VIDIA 16cm 1P.AGULHAS MAYO-HEGAR VÍDEA 20cm 1TESOURA MAYO-STILLE RETA 17cm 1TESOURA MAYO-STILLE CURVA 17cm 1TESOURA METZENBAUM CURVA 18cm 1TESOURA METZENBAUM CURVA 20cm 1TESOURA METZENBAUM CURVA 23cm 1HISTEROMETRO DE COLLIN 1SACA FIBROMA DE DOYEN 1TENTACÂNULA 15cm 1