hgp#39

4
HGP N OTÍCIAS! Abril-Maio / 2009 São Paulo Edição 39 Publicação de todos os colaboradores do Hospital Geral de Pedreira - Associação Congregação de Santa Catarina Destaque do mês: Conheça Alexandre e seu espírito aventureiro PÁGINA 4 PÁGINA 3 Conquistamos o PNGS! Vem aí o I Seminário de Sustentabilidade PÁGINA 3 “De Bem com Você” está de cara nova. Agora é “Fazendo Arte” PÁGINA 2 FOTOS: ARQUIVO PESSOAL

Upload: marcelo-de-menezes

Post on 28-Dec-2014

241 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Hgp#39

HGP NOTÍCIAS!Abril-Maio / 2009 São Paulo Edição 39

Publicação de todos os colaboradores do Hospital Geral de Pedreira - Associação Congregação de Santa Catarina

Destaque do mês:

Conheça Alexandre e seu espírito aventureiroPÁGINA 4

PÁGINA 3

Conquistamos o PNGS!

Vem aí o I Seminário de SustentabilidadePÁGINA 3

“De Bem com Você” está de cara nova. Agora é “Fazendo Arte”

PÁGINA 2

FOTO

S: AR

QUIV

O PE

SSOA

L

Page 2: Hgp#39

2 HGP NOTÍCIAS!

No dia 11 de junho comemoramos o Dia de Corpus Christi, festa na qual os católicos lembram que eucaristia é presença real de Cristo no pão e no vinho.

Essa festa tem origem em vários “milagres eucarísti-cos” espalhados pelo mundo, mas principalmente no milagre de Lanciano, Itália, quando a hóstia se transforma em carne e o vinho em sangue nas mãos do sacerdote. E esses encontram-se conservados ainda hoje.

Milagres como esses acontecem para atestar a presença real de Cristo quando da transubstanciação (a matéria continua o pão e o vinho, mas a substância torna-se Corpo de Cristo) e também para reafi rmar nossa fé de que realmente é Cristo que comungamos e a Ele nos unimos quando participamos da Eucaristia.

Pe. Lírio Perez

“No telefone” ou “ao telefone”?“Estar no telefone” ou “estar ao telefone”: qual a forma correta? Na

verdade, não há consenso em relação a isso.Por surpreendente que possa ser, um gramático tido como conser-

vador, Napoleão Mendes de Almeida, defende a tese de que o correto é “estar no telefone”, exatamente a forma consagrada no dia-a-dia no Bra-sil. Argumenta ele que seria galicismo, francesismo, dizer “ao telefone”.

Napoleão, de certa forma, é uma voz mais ou menos isolada. A maio-ria dos autores afi rma que a preposição exigida é a preposição “a”, pois esta indica proximidade. É o que ocorre em exemplos como os seguintes:ria dos autores afi rma que a preposição exigida é a preposição “a”, pois esta indica proximidade. É o que ocorre em exemplos como os seguintes:ria dos autores afi rma que a preposição exigida é a preposição “a”, pois esta

Falou ao telefone Sentou-se à mesaA construção “estar ao telefone” causa menos polêmica do que “estar no

telefone”. Ainda que o uso cotidiano seja inegavelmente “estar no telefone”.Fonte: www.tvcultura.com.br

D

P S

Diretora Geral: Irmã Nilza

Diretor Executivo: Cid Pinheiro de Oliveira

Diretora Assistente: Harumi Okamoto Babá

Diretora de Desenvolvimento e Apoio: Patrícia de Toledo

Diretor Técnico: Dr. Hésio Vicente Juliano

Diretor Assistencial: Lucy Bernardo de Oliveira

HGP NOTÍCIAS!O HGP Notícias é uma publicação do Hospital Geral de Pedreira (HGP) – Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)R. João Francisco de Moura, 251 - Vila Campo Grande - São Paulo (SP) - CEP: 04455.170 - Tel: (11) [email protected]

Realização:Setor de Comunicação do HGP ([email protected])Jornalista Responsável e Fotos:Josefa Araújo (MTb: 42.470/SP)Arte: Marcelo RodriguesEditoração:Ergon Art (11) 2676-3211Tiragem:1300 exemplares

C

O programa “De Bem com Você” está de cara nova. Este ano o foco será a arte e as ofi cinas ocorrerão uma vez por mês, com duas horas de duração cada uma.

O projeto que foi implantado em 2008 é desenvolvido pelas equipes de Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social do Ambu-latório de Especialidades Jardim dos Prados (AMEJP), com apoio do Recursos Humanos (RH), responsável pela divulgação e inscrição e a Medicina Ocu-pacional do HGP.

Este ano o trabalho será desenvolvido com aproximadamente 30 colabora-dores por grupo, no AMEJP e no HGP.

Conforme a gerente de RH, Maria do Socorro Couto, o principal objetivo das ofi cinas é proporcionar aos colaboradores um espaço lúdico para a auto-expressão. “Isso favorecerá o desenvolvimento da criatividade, bem como con-tribuirá para o aumento da assertividade nas relações interpessoais e melhora o desempenho profi ssional de cada um”, justifi ca.

I Semana de Aleitamento Materno A I Semana de Aleitamento Materno do HGP reuniu uma programação

diversifi cada. O evento que aconteceu entre os dias 11 e 14 de maio, contou com a participação de diversos especialistas renomados e teve como objetivo sensibilizar os profi ssionais da saúde e ambiente hospitalar para o aleitamento materno e aquisição do Título Hospital Amigo da Criança, que é concedido pela UNICEF e Organização Mundial de Saúde (OMS) aos hospitais que in-centivam ao aleitamento materno.

Na mesma semana, os profi ssionais da enfermagem foram homenageados com uma programação especial, durante a IX Samana da Enfermagem.

“De Bem com Você” tem novidades em 2009

Projeto é desenvolvido por profi ssionais da Fonoaudiologia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social do AMEJP

Festa de Corpus Christi

Page 3: Hgp#39

HGP NOTÍCIAS! 3

M C

O dia 13 de maio fi cará registrado na história do Hospital Geral de Pedreira (HGP), isso porque ele marcou um resultado muito esperado por todos da instituição: a conquista do Prêmio Nacional da Gestão em Saúde (PNGS), na Categoria Hospitalar, Prêmio Prata, o que veio comprovar o comprometimento de todos na busca pelo alcance da nossa visão que é “Ser reconhecido como melhor hospital público do Brasil até 2010”. reconhecido como melhor hospital público do Brasil até 2010”.

“A conquista do prêmio é o reconhecimento pelo trabalho realizado por todos os colaboradores, e acreditar que ser o melhor hospital público do Brasil até 2010 não é um sonho, é uma grande realidade. E acima de tudo acreditar que é possível assistir a saúde da população carente de forma hu-mana, digna e com excelência”, opina a diretora assistente do HGP, Harumi Okamoto Babá.

A premiação é dividida em quatro categorias: Hospitais, Laboratórios de patologia clínica e anatomia patológica, Clínicas de especialidades médicas, Clínicas de imagem e Atendimento Domiciliar. O PNGS é classifi cado em dois níveis: Prêmio Prata e Troféu Ouro. Nenhum hospital recebeu o Troféu Ouro no ciclo de premiação 2008-2009.

HGP conquista o Prêmio Nacional da Gestão em Saúde

QI Seminário de Sustentabilidade recebe inscrições

O HGP promove no dia 18 de junho, o I Se-minário de Sustentabilidade. O evento é um refi -namento de uma prática de gestão que vem sendo realizada desde 2007. “Nessa época estávamos fo-cados apenas em fomentar a consciência ecológica

e agora nossos esforços estão direcionados para os princípios da Sustentabilida-de, ou seja, ecologicamente correto, economicamente viável, socialmente justo e culturalmente aceito”, explica Silvia Viviani, engenheira de Gestão Integrada do HGP. A inscrição custa R$ 20,00 e as vagas são limitadas.

COMO PARTICIPAROs interessados em participar devem solicitar, até o dia 10 de junho, a

fi cha de inscrição através do e-mail [email protected] e enviar o comprovante de depósito até o dia 15 de junho. Mais informações pelo telefone 5613-5900, ramal: 4916.

E M

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DO PNGS: Compreensão dos requisitos para a excelência do desempenho; Identifi cação de forma sistemática dos pontos fortes e oportunidades para melhoria; Integração das necessidades de todas as partes interessadas no seu sucesso; Promoção da cooperação interna entre os setores, os processos e as pessoas Promoção da cooperação interna entre os setores, os processos e as pessoas da força de trabalho; Comparação com os referenciais de excelência; e Divulgação e reconhecimento do nome de sua organização, quando premiada.

HGP na BandO HGP é um dos protagonistas do programa E 24, que estreou em abril,

na TV Bandeirantes. O E 24 conta o dia-a-dia de um hospital, do trabalho dos médicos às experiências dos pacientes por meio da narração de histórias reais.

As gravações começaram em fevereiro, e devem ocorrer até julho deste ano. Além do HGP, outros dois hospitais participam do programa, são eles, Conjunto Hospitalar do Mandaqui e o Instituto de Cardilogia Dante Pazza-nese, o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel (SAMU). Os episódios são transmitidos às terças, às 23h30, com repise aos domingos às 8h30. A ideia do programa é documentar todo o processo, desde quando o paciente chega ao hospital até o momento da alta.

Desde a sua primeira produção, há cinco anos, na Argentina, o E24 já foi produzido em outros três países: Espanha, Chile e França.

O PNGS:O PNGS tem como objetivo estimular as organizações da área da saúde a avaliar e buscar melhorias contínuas de seus sistemas de gestão, reconhecendo aquelas instituições, que se destacam pela utiliza-ção de práticas de gestão e que apresentem resultados superiores de desempenho.O CQH (Compromisso com a Qualidade Hospitalar) é o criador e administrador do PNGS, um programa mantido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. É um programa de adesão voluntária, que estimula a participação e a auto-programa mantido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo. É um programa de adesão voluntária, que estimula a participação e a auto-programa mantido pela Associação Paulista de Medicina e pelo Conselho Regional de Medicina do

avaliação. A iniciativa incentiva a mudança de atitudes e de comportamentos; o trabalho coletivo, principalmente o de grupos multidisciplinares, no aprimoramento dos processos de atendimento. O PNGS é fundamentado em oito princípios que são:1. Liderança 2. Estratégias e Planos 3. Clientes 4. Sociedade 5. Informações e Conhecimento 6. Pessoas 7. Processos 8. Resultados

HGP conquistou o Prêmio Prata, na categoria Hospitalar

Page 4: Hgp#39

4 HGP NOTÍCIAS!

D MVoando nas alturas

P

E C

V R

Mande sua receita para o HGP Notícias!E-mail: [email protected]

Instalado no prédio acima da plataforma da Estação da Luz, o Museu da Língua Portuguesa permite que seus visitantes façam uma viagem pelo mundo das palavras por meio de recursos audiovisuais.

Além de exposições temporárias, o local conta com uma tela de 106 metros com projeções simultâneas de fi lmes que mostram a Língua Portuguesa no coti-diano de seus usuários. Aos sábados a visitação ao museu é gratuita.

Há também totens com palavras cruzadas so-bre as infl uências das lín-guas e dos povos que con-tribuíram para formar o português falado no Brasil. Outro destaque da progra-mação é a linha do tempo, onde o visitante pode co-nhecer melhor a história da Língua Portuguesa e a sala com jogo eletrônico interativo que além do vi-

sitante brincar com a criação de palavras, conhece também a origem e o signifi -cado das mesmas. A programação completa pode ser conferida no site do museu: www.museudalinguaportuguesa.com.br.

SERVIÇO:Praça da Luz, s/nº - Centro - São Paulo - SP CEP: 01120-010. Telefone:(11)

3326-0775 - E-mail:[email protected]. Horário: Bilhe-teria - Terça a domingo, das 10h às 17h. Ingresso: R$ 4,00 (quatro reais). Es-tudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Professores da rede pública com holerite e carteira de identidade são isentos do pagamento do ingresso. Crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 são isentos do pagamento do ingresso.

Empadão de palmito especial RECHEIO:

2 colheres de sopa de azeite; 2 dentes de alho; 1 cebola; 1 vidro de palmito; 50

g de azeitonas verdes; 1 tomate sem pele; 1 tablete de caldo de sua prefe-rência; 1/2 xícara de água; 1/2 xícara de leite, 2 colheres de sopa de fari-nha de trigo; salsinha; 1/2 copo de

requeijão e 50 g de queijo ralado.MASSA:

500 g de farinha de trigo, 250 g de gordura vegetal hidrogenada, 2 colheres de sopa de queijo ralado opcional, sal a gosto, 1/2 xícara de guaraná e gema para pincelar. RECHEIO: Refogue no azeite o alho a cebola o palmito o tomate e as azeitonas pi-cados. Misture a água o caldo e deixe uns cinco minutos, misture o leite, deixe ferver e misture a farinha de uma vez Mexa rapidamente até soltar da panela retire do fogo e misture a salsinha.MASSA: Misture a farinha, a gordura, o sal, o queijo e aos poucos o guaraná. Amasse bem até não grudar nas mãos Forre o fundo e lateral de uma forma. Distribua o recheio já frio o requei-jão e o queijo ralado. Cubra com o restante da massa pincele a gema e leve para assar em forno quente até dourar mais ou menos 30 minutos.

A curiosidade para desvendar a magia do voo foi o ponta-pé inicial para que Cesar Alexandre Nucitelli, mais conhecido como Alexandre, ini-ciasse desde cedo, a prática do voo de asa delta. Ainda na linha dos esportes radicais, ele também tem como hobby a prática de mergulho livre e bike.

Os “primeiros passos” para iniciar a modalidade, como ele mesmo descreve, ocorreram quando ele aos dezessete anos, hoje, o esporte faz parte dos seus momentos de lazer, e lugares como Atibaia, Santo Anto-nio do Pinhal, Bom Jesus do Pirapora são destinos certos para praticar do seu esporte favorito.

Para Alexandre, a prática da asa delta é uma maneira de vencer os limites. “Temos que vencer os nossos medos, pois eles são a nossa segu-rança”, afi rma.

Trabalhando no AMEJP desde sua inauguração, Alexandre iniciou sua carreira no HGP há quase dez anos, quando começou como auxiliar de farmácia. “No início eu fi quei ‘perdido’ com a quantidade de remé-dios e nomes que tinha que decorar. Cheguei a pensar que não

IZUMOREORHEMPSANE

PWESPAÇOZENVDDGHJ

SNAVIXZZLKJCGIDCO

IOTUTIREWQÇAKSHES

CSSFOCJKLÇZNCIBNI

IAI

WRDDERFVIGHYTD

LRCBIRRFVCDCDTXRS

OAINAEUJMKIOETSOM

KDKUYEREWQASDRGDJ

OITCOMUNICACAOKEO

MOAVÇEKJHGFDAPPEW

LLLHGFDPATYUTEPSD

ZOERGBNHYUJKSUOTF

VGRTGBNMJUILITEUU

QIERTYUIOPÇLCAHDI

FANRAUDIOLOGOEROC

ATSINOICPECERLÇSA

MNBOACNETUNAMFDSM

FFDSAHJKLTYUEEWSR

AERFHYUIKOPDLGGGA

CLNUTRICIONISPASF

Vamos localizar no caça-palavras dez setores que encontramos no HGP.

RECHEIO:2 colheres de sopa de azeite; 2 dentes de

alho; 1 cebola; 1 vidro de palmito; 50

MASSA:

Grande galeria e Palavras Cruzadas

Museu da Língua Portuguesa. Um ótimo passeio para a família

LUCI

ANO

BOGA

DO/A

I

dios e nomes que tinha que decorar. Cheguei a pensar que não conseguiria, mas foi diferente, com o tempo fui decorando. Isso é muito legal, pois aqui nós temos a possibilidade de colocar em prática tudo que aprendemos”, opina Alexandre ao comprar o seu dia-a-dia na instituição com os conhecimentos que vem adquirindo na gradu-ação no curso de administração hospitalar que concluirá ainda neste semestre. Quando questionado sobre o futuro ele é objetivo. “Quero colocar em prática tudo que

aprendi”, fi naliza.