hércules: o maior de todos os heróis - dicas de história · os doze trabalhos de hércules...

36

Upload: trandang

Post on 10-Nov-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Hércules: O maior de todos os Heróis _______________________________________ 02

O INÍCIO _______________________________________________________________ 06

1º Trabalho de Herculés – O Leão de Neméia _________________________________ 09

2º Trabalho de Herculés – Hidra de Lerna ____________________________________ 11

3º Trabalho de Herculés – Corça dos pés de Bronze ____________________________ 13

4º Trabalho de Herculés – Javali de Erimanto _________________________________ 15

5º Trabalho de Herculés – Estábulos de Áugias _______________________________ 17

6º Trabalho de Herculés – Aves do Lago Estinfalo _____________________________ 19

7º Trabalho de Herculés – Touro de Creta ____________________________________ 21

8º Trabalho de Herculés – Éguas de Diomedes ________________________________ 23

9º Trabalho de Herculés – Cinto de Hipólita __________________________________ 25

10º Trabalho de Herculés – Bois de Gerião ___________________________________ 27

11º Trabalho de Herculés – Pomos das Hespérides _____________________________ 29

12º Trabalho de Herculés – Cérbero _________________________________________ 32

Referências Bibliográficas _________________________________________________ 34

Hércules: O maior de todos os Heróis

É de se imaginar que Hércules seja o maior de todos os heróis da mitologia romana e,claro, Héracles segundo a mitologia grega. Foi um herói que desde a mais tenra infânciaprecisou lutar por sua sobrevivência. Filho de Júpiter (ou Zeus) com uma mortal Alcmena,que era esposa de Anfitrião.

Sempre sofreu com o ciúme de Juno (Hera, segundo a mitologia grega), deusa romana,esposa de Júpiter.

Enquanto ainda bebê, Juno enviou duas cobras para matar Hércules. Mas desde cedo, jámostrava que possuía incríveis poderes e matou as duas serpentes estranguladas.

Quando Euristeus assumiu o reinado de Micenas, por vontade de Júpiter (Zeus) e sob osdesígnios de Juno, impôs a Hércules perigosos trabalhos chamados de “Os doze trabalhosde Hércules”.

Ao finalizar os doze trabalhos, os deuses perdoaram Hércules, que voltou a ter uma vidafeliz. Entretanto, como em qualquer tragédia grega ou romana, seu futuro ainda lhereservaria surpresas.

Ao casar-se com Dejanira, sua segunda esposa, em uma de suas viagens, ao atravessar umrio, Dejanira recebeu ajuda do centauro Néssus. Entretanto, o centauro tentou raptá-la,mas Hércules o matou. Antes de morrer, Néssus solicitou a Dejanira que guardasse seusangue. Segundo ele, seu sangue ao ser despejado nas vestes de uma pessoa, teria opoder de manter seu amor para sempre.

Quando adulto, casou-se e teve trêsfilhos. Porém, por conta do ciúmedoentio de Juno, Hércules tomado deum feitiço desferido por Ate, deusa doengano, matou os três filhos achandoque eram terríveis dragões. Sua tristezafoi tamanha que foi expulso de suacidade e se exilou por vários anos.

Dejanira, arrependendo-se do ocorrido, enforcou-se. E, em meio a dores mortais, Hérculesdecidiu subir até o monte Eta e deitou-se no meio de uma pira funerária para serqueimado. Com o semblante sereno e certo de sua decisão, Hércules foi tomado pelo fogo.

Antes de morrer, Néssus solicitou aDejanira que guardasse seu sangue.Segundo ele, seu sangue ao serdespejado nas vestes de umapessoa, teria o poder de manter seuamor para sempre.

Em uma oportunidade em queDejanira se sentiu enciumada,resolveu utilizar-se do sangue docentauro e o despejou nas vestes deHércules. Assim que o herói vestiusua roupa, foi tomado por umaviolenta dor e por grandes feridas,pois a roupa enfeitiçada grudara emsua pele arrancando-a.

Os deuses ficaram perturbados como destino de Hércules. Mas Júpiter,seu pai, com o rosto sereno e jovial,informou a todos os deuses doOlimpo que apenas a parte mortal doherói iria perecer. Já o lado imortal,herdado por Júpiter, iria se sobrepore torná-lo imortal por completo.

Graças a todas as suas façanhas,trabalhos e batalhas conquistadasdurante toda a sua vida. Juno,mesmo contrariada, aceitou adecisão de seu marido e, ao final, sereconciliou com Hércules e deu-lhe amão de sua filha Hebe emcasamento.

Portanto, tudo o que o herói fez naTerra foi visto pelos deuses doOlimpo. Com isso, Júpiter decidiu odestino de Hércules após a morte deacordo com sua vida e suas atitudesna Terra.

O INÍCIO

Hércules foi obrigado por Euristeus a executar doze tarefas nada fáceis em troca doperdão dos deuses por ter matado, por engano, seus três filhos.Na verdade, os doze trabalhos tem uma simbologia muito especial. O caminhopercorrido pelo herói é o caminho que o conduzirá das trevas à luz.

O número doze possui várias simbologias. Segundo a mitologia greco-romana o 12sugere o universo em desenvolvimento, ou seja, a multiplicação dos quatro elementos(água, terra, ar e fogo) com suas respectivas fases sucessivas (evolução, culminação einvolução).

Segundo a teologia cristã, o doze é marcado por uma infinidade de significados. O 12pode ser identificado como sendo o número da conclusão do mundo: os 4 elementosmultiplicado pelo três da Santíssima Trindade. É também o número da Jerusalémceleste, do povo de Deus, da Igreja, das doze tribos de Israel, dos doze apóstolos.

O INÍCIO

O INÍCIO

O doze também representa os doze cavaleiros da Távola Redonda, os doze signos doZodíaco e, segundo o Tarô, a carta número doze representa o Enforcado (que significao fim de um ciclo involutivo).

Os doze trabalhos de Hércules (Héracles) podem ser divididos em duas partes: os seisprimeiros ocorreram no próprio Peloponeso e os outros seis ocorreram em diversaspartes do mundo antigo.

Portanto, é importante salientar que o doze está aqui simbolizado como sendo ocaminho rumo a iluminação, ou a imortalidade, ou ainda rumo ao perdão. Há váriasinterpretações e simbologias para esse fantástico mundo da mitologia grega eromana. Aproveite a leitura e viva junto com o nosso herói todos os sofrimentos,alegrias, experiências, e vitórias. Será uma emocionante viagem. Divirta-se e viajeconosco.

O INÍCIO

1º Trabalho de Herculés – O Leão de Neméia

Este enorme leão devastava e amedrontava a todos da região de Neméia. Hércules foiincumbido por Euristeus de derrotá-lo. Euristeus tinha quase certeza de que Hérculesnão conseguiria. Mas, o herói surpreendeu a todos e estrangulou o poderoso leãocom as próprias mãos, pois não dava para perfurar o indestrutível coro do monstro.

Hércules retirou a pele do leão e a utilizou como manto e proteção, tornando o heróitambém indestrutível.

O leão de Neméia possuía uns irmãos muito conhecidos como, Cérbero, Hidra deLerna, Quimera, Esfinge de Tebas, dentre outros.

1º Trabalho de Herculés – O Leão de Neméia

2º Trabalho de Herculés – Hidra de Lerna

Era um monstro de nove cabeças, cuja a nona era imortal. Cada vez que se cortava uma,nascia outras duas no lugar.

A Hidra habitava em um pântano próximo ao povo de Amione, na região de Argos.Hércules foi designado para matar o grande mostro. Como cada vez que se cortava umacabeça, outras duas cresciam no lugar, Hércules e seu servo, Iolaus, tiveram uma brilhanteideia.

À medida que Hércules cortava uma cabeça, no mesmo momento eles queimavam nolugar do corte, com isso, cauterizando e impedindo que outras cabeças nascessemnovamente.

A nona cabeça, como era imortal, foi enterrada sob um grande rochedo, não permitindoque o monstro amedrontasse os habitantes daquela região.

3 3º Trabalho de Herculés – Corça dos pés de Bronze

Esse trabalho foi um tanto quanto cansativo para o grande herói Hércules.

A corça dos pés de bronze era um animal que vivia no monte Cerinia, na Arcádia, possuíaum chifre de ouro e pés de bronze que o deixava extremamente veloz.

Hércules deveria levar o animal vivo até Euristeus. Por ser muito rápida, o herói perseguiua corça durante um ano inteiro até que conseguiu vencê-la no cansaço e levá-la viva paraEuristeus. O chifre de ouro e os pés de bronze são as marcas do sagrado, por isso nãopoderia ser morta.

O bronze isola o animal do mundo profano, mas seu peso o prende à terra (segundo amitologia, era um animal extremamente pesado). E por fim, o chifre de ouro representa asacralidade dos deuses.

3 4º Trabalho de Herculés – Javali de Erimanto

Na Arcádia, havia uma gigantesca e escura montanha chamada Erimanto. Nesta montanhahabitava um imenso javali.

Euristeus ordenou que Hércules trouxesse para ele o monstro vivo. Hércules, de imediato,saiu em busca do grande animal.

Ao chegar na montanha de Erimanto, o nosso herói deu um forte grito que estremeceu osolo e logo o monstro saiu de seu covil.

Com muita sagacidade, Hércules o atraiu até uma caverna coberta de neve, onde fez comque a fera se cansasse a ponto de pegá-lo e carregá-lo nas costas.

Ao apresentar o grande javali a Euristeus, o rei de Argos se amedrontou e logo aceitoumais um trabalho do grande herói.

3 5º Trabalho de Herculés – Estábulos de Áugias

Áugias era o rei da Élida e possuía um rebanho com mais de três mil cabeças de gado.Entretanto, não lavava seu estábulo a mais de trinta anos. Era uma sujeira quase impossívelde se limpar.

Com muita inteligência e força, Hércules desviou os cursos dos rios Alfeu e Peneu e, em umúnico dia, deixou o estábulo limpo como novo.

O estábulo representa o nosso inconsciente. O estrume a deformação de nossa mente.

A limpeza dos estábulos com a força dos rios representa a purificação da alma.

3 6º Trabalho de Herculés – Aves do Lago Estinfalo

Na Arcádia, havia uma grande, espessa e tenebrosa floresta, cujo lago de Estinfalolocalizava-se em sua borda. Nesta floresta, habitavam enormes aves antropófagas quecomiam tudo o que havia pela frente, inclusive os infelizes transeuntes que, ao passar poraquele local, tinham como destino a morte.

Como as aves dificilmente saíam de seus abrigos, Atená solicitou que Hefesto (deus dacriatividade) construísse castanholas de bronze para auxiliar Hércules nessa difícil missão.

Com as castanholas, o herói fez tanto barulho que todas as aves levantaram voo. Hércules,sem perder tempo, matou a todas com flechas envenenadas com o sangue da Hidra deLerna (animal que havia matado em um de seus trabalhos).

Com isso, nosso herói saiu mais uma vez vitorioso em mais uma empreitada rumo aoperdão dos deuses.

7º Trabalho de Herculés – Touro de Creta

Em Creta havia um magnífico touro criado por Posidon, surgido das espumas do mar. Estetouro deveria ser sacrificado por Minos, rei de Creta, porque o rei havia prometido ao deusPosidon que sacrificaria todas as coisas especiais que saíssem do mar. Entretanto, quandoMinos viu o esplêndido touro, não quis sacrificá-lo e colocou em seu lugar um outro animalde seu rebanho.

Furioso com a desobediência do rei, Posidon fez cair sobre o touro uma fúria incontrolável.O touro, que soltava fogo pelo nariz, destruiu toda a ilha de Creta.

Sabendo do acontecido, Euristeus, mais uma vez propôs uma difícil missão para Hércules:trazer o maravilhoso touro vivo para o odioso Euristeus. Hércules sem a ajuda de Minos esem tomar conhecimento da força do touro, logo o agarrou pelos chifres, o dominou e oconduziu até Euristeus, que de imediato ofereceu o animal à deusa Hera. Como Hera nãogostava de Hércules, negou a oferta e o soltou. O poderoso animal vagou pelo mundogrego chegando até a cidade de Maratona, onde foi capturado por Teseu e oferecido emsacrifício a Apolo.

3 8º Trabalho de Herculés – Éguas de Diomedes

Diomedes era o rei da Trácia, cruel e maldoso. Ele possuía quatro éguas que sealimentavam das pessoas que aportavam na costa da Trácia.

Euristeus ordenou que Hércules trouxesse as quatro éguas para Argos, cidade de Euristeus,para pôr fim a essa terrível prática.

Nosso herói precisou lutar com Diomedes para poder levar os animais. Hércules venceu aluta e jogou o rei para ser devorado por suas próprias éguas. Imediatamente após o rei serdevorado, os animais se acalmaram e não mais comeram ninguém.

Hércules conduziu as éguas para Euristeus, que as deixaram livres pelos campos deMicenas. Entretanto, tiveram o mesmo destino do rei da Trácia. As éguas foram devoradaspelos monstros habitantes do monte Olimpo. Segundo a mitologia, as éguas são símboloda perversidade do homem causadora da morte da alma.

3 9º Trabalho de Herculés – Cinto de Hipólita

Euristeus possuía uma filha chamada Admeta. Certo dia, Admeta pediu ao pai o cinto darainha das Amazonas. O pai, para não contrariar a filha, logo chamou Hércules e ordenouque trouxesse tal cinto.

Hipólita era a rainha das amazonas, nação de mulheres guerreiras que criavam apenas ascrianças do sexo feminino, já os meninos eram levados para as cidades próximas oumortos. Hércules seguiu viagem acompanhado de vários homens. Ao chegar na cidade dasamazonas, Hipólita, a rainha, o recebeu com grande satisfação e, após uma conversaamistosa, Hipólita entregou seu cinto de muito bom grado. Entretanto, Juno, achando quea tarefa estava muito fácil, mais uma vez entrou em cena e convenceu as amazonas queHércules estava sequestrando sua rainha. Imediatamente, as amazonas se armaram eatacaram o barco de Hércules e seus companheiros.

Após uma longa batalha, Hércules matou Hipólita (achando que ela havia armado umaemboscada para eles) e seguiu seu caminho com a missão cumprida.

10º Trabalho de Herculés – Bois de Gerião

Euristeus, não satisfeito com os trabalhos anteriores, ordenou que Hércules trouxesse osbois de Gerião. Gerião (neto de medusa) era o rei da ilha de Eritia (atual Espanha) – avermelha (porque se situava a oeste da Grécia e Roma, com isso os raios do sol poentetransformavam o céu e a terra em um vermelho vivo e radiante).

No caminho rumo a Eritia, Hércules, com sua força, dividiu uma montanha em dois eformou o conhecido Estreito de Gibraltar, que separa a Europa e a África pela Espanha. Aochegar no destino, se deparou com o Rei Gerião (monstro que possuía três cabeças e trêscorpos unidos a um único quadril). Mas, antes de raptar os bois, era necessário derrotarEurítion (guardião dos bois) e seu temido cão de três cabeças chamado Ortro. Hérculesmatou a todos e levou os bois até Euristeus.

A vitória de Hércules sobre o temido Gerião (monstro de três corpos) significa a vitória dohomem sobre a vaidade desmedida, a imoralidade e o poder absoluto nas mãos de umúnico ser.

11º Trabalho de Herculés – Pomos das Hespérides

Euristeus, ainda não satisfeito com os diversos trabalhos executados por Hércules, ordenouque pegasse as incríveis maçãs de ouro, ou os pomos de ouros vigiados pelas Hespérides,filhas de Héspero e seu grandioso dragão.

As maçãs foram um presente de casamento que Juno recebeu das deusas da terra. Narealidade, não eram maçãs de ouro, mas, laranjas oriundas da Espanha.

Os gregos não tinham muitas informações sobre este fruto, por isso o espanto e aadmiração pela cor dourada da laranja. Hércules não tinha a menor noção por ondecomeçar a procurar pelos famosos pomos dourados, e, ao chegar diante dos montes Atlas,na África, que se estende entre Marrocos, Argélia e Tunísia, teve uma brilhante ideia.Solicitar ajuda a Atlas, um dos titãs que se revoltaram contra os deuses.

Como punição pela revolta, foi obrigado a sustentar o céu por toda a eternidade. Portanto,o único que poderia encontrar seria o próprio Atlas. Com isso, Hércules sustentou o pesodo céu para que Atlas encontrasse e trouxesse as maçãs.

11º Trabalho de Herculés – Pomos das Hespérides

Em seu retorno, Atlas relutou em ocupar novamente seu posto, mas Hércules conseguiuconvencê-lo e concluiu mais um trabalho entregando os pomos de ouro para Euristeus.Sem saber o que fazer, devolveu a Hércules que, por sua vez, ofereceu a Atená ou Atenas.

A deusa da sabedoria recebeu o fruto e o devolveu para o jardim, de onde nunca deveriater saído. Os pomos ou a maçã de ouro aqui representado, tem como significado aimortalidade.

É o fruto dos deuses. Portanto, tão apreciado e desejado pelos seres humanos.

12º Trabalho de Herculés – Cérbero

Cérbero era o cão de três cabeças, calda de dragão guardião do mundo inferior, irmão docão que guardava os bois de Gerião.

A última tarefa de Hércules foi trazer Cérbero ao mundo superior. Hércules foi ao Hades (omundo dos mortos) e recebeu a autorização de Plutão para levar Cérbero. Mas, com umacondição: conseguir dominar e carregar Cérbero sem a utilização de armas.

Após muita luta, Hércules apresentou Cérbero a Euristeus e o levou de volta. Para essamissão, Hércules precisou da ajuda de Mercúrio (Hermes, segundo a mitologia grega. Era omensageiro dos deuses) e Minerva (Atena, na mitologia grega. Deusa da Sabedoria e dasArtes).

E, com essa proeza, libertou Teseu (grande admirador de Hércules) do mundo dos mortos.

Referências Bibliográficas

BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: História de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Agir, 2014.Endereço Eletrônico Mitologia Helênica:https://mitologiahelenica.wordpress.com/tag/euristeu/

BRANDÃO, Junito de Souza, Mitologia Grega. Vol I, II e III. Petrópolis: Vozes, 1987.BULFINCH, Thomas. O Livro de Ouro da Mitologia: História de deuses e heróis. Rio de Janeiro: Agir, 2014.