hamlet - resumo

2
William Shakespeare nasceu na Inglaterra, em 1564, e é considerado um dos maiores nomes da literatura universal. Produziu 36 peças, 154 sonetos e dois poemas narrativos, que foram traduzidos para diversos idiomas em todo o mundo. William Shakespeare conseguiu como poucos transitar entre gêneros literários tão diferentes, como a comédia, a tragédia e os sonetos. Em geral, foi no teatro que ele deu vida às suas surpreendentes histórias, criando personagens de grande complexidade e discutindo assuntos intrínsecos a qualquer tempo e sociedade. Hamlet é uma das peças mais importantes da obra de Shakespeare, tendo sido traduzida para diversos idiomas e representada em quase todo o mundo. Resumo da obra Hamlet O rei Hamlet dominara após umas batalhas com Fortimbras, parte do território da Noruega que até então pertencia ao monarca Norueguês. O rei Hamlet falece logo após as conquistas que supostamente teria sido por causa de uma picada de Cascavel, e tempos depois o seu irmão, assume o trono do castelo de Elsinor. Sua mãe, Gertrudes, apressa-se em casar com Cláudio que era irmão do rei Hamlet. O príncipe fica indignado com essa situação e decide tomar uma posição. O fantasma do rei Hamlet assola o castelo e os guardas que decidem contar ao príncipe que decide juntamente com os guardas ficar esperando pelo fantasma do pai. O fantasma do rei aparece e conta ao príncipe que não tinha sido morto por veneno de cobra e sim por um veneno que seu irmão tinha colocado em seu ouvido. De todas as formas o fantasma do príncipe pede ao príncipe que vingue sua morte, e o filho promete ao pai a sua vingança. Hamlet finge ter enlouquecido, mas o rei não se deixa enganar e coloca oficiais para vigiar o príncipe até descobrirem a verdade. Cláudio tenta matar o príncipe Hamlet de várias formas, falha em todas. Hamlet mata Polônio, que é conselheiro de Cláudio e pai de Ofélia, esta é a mulher que o príncipe ama. Hamlet faz uma peça com cenas que se parece com a morte de seu pai, incitando que já sabe de tudo que aconteceu verdadeiramente. Cláudio indignado com a morte de Polônio, decide mandar o príncipe Hamlet para a Inglaterra. O rei escreve uma carta ao rei da Inglaterra pedindo que este matasse o príncipe assim que ele chegasse na Inglaterra. Hamlet descobre o plano e

Upload: fernanda-percant

Post on 13-Feb-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Resumo da obra Hamlet

TRANSCRIPT

Page 1: Hamlet - Resumo

William Shakespeare nasceu na Inglaterra, em 1564, e é considerado um dos maiores nomes da literatura universal. Produziu 36 peças, 154 sonetos e dois poemas narrativos, que foram traduzidos para diversos idiomas em todo o mundo. William Shakespeare conseguiu como poucos transitar entre gêneros literários tão diferentes, como a comédia, a tragédia e os sonetos. Em geral, foi no teatro que ele deu vida às suas surpreendentes histórias, criando personagens de grande complexidade e discutindo assuntos intrínsecos a qualquer tempo e sociedade. Hamlet é uma das peças mais importantes da obra de Shakespeare, tendo sido traduzida para diversos idiomas e representada em quase todo o mundo.

Resumo da obra Hamlet

O rei Hamlet dominara após umas batalhas com Fortimbras, parte do território da Noruega que até então pertencia ao monarca Norueguês. O rei Hamlet falece logo após as conquistas que supostamente teria sido por causa de uma picada de Cascavel, e tempos depois o seu irmão, assume o trono do castelo de Elsinor. Sua mãe, Gertrudes, apressa-se em casar com Cláudio que era irmão do rei Hamlet. O príncipe fica indignado com essa situação e decide tomar uma posição.

O fantasma do rei Hamlet assola o castelo e os guardas que decidem contar ao príncipe que decide juntamente com os guardas ficar esperando pelo fantasma do pai. O fantasma do rei aparece e conta ao príncipe que não tinha sido morto por veneno de cobra e sim por um veneno que seu irmão tinha colocado em seu ouvido. De todas as formas o fantasma do príncipe pede ao príncipe que vingue sua morte, e o filho promete ao pai a sua vingança. Hamlet finge ter enlouquecido, mas o rei não se deixa enganar e coloca oficiais para vigiar o príncipe até descobrirem a verdade. Cláudio tenta matar o príncipe Hamlet de várias formas, falha em todas. Hamlet mata Polônio, que é conselheiro de Cláudio e pai de Ofélia, esta é a mulher que o príncipe ama. Hamlet faz uma peça com cenas que se parece com a morte de seu pai, incitando que já sabe de tudo que aconteceu verdadeiramente.

Cláudio indignado com a morte de Polônio, decide mandar o príncipe Hamlet para a Inglaterra. O rei escreve uma carta ao rei da Inglaterra pedindo que este matasse o príncipe assim que ele chegasse na Inglaterra. Hamlet descobre o plano e decide alterá-lo. No terceiro dia de viagem, o barco foi atacado por uns navios de piratas. Hamlet ofereceu dez mil coroas para que eles o levassem de volta. A morte de Polônio leva Ofélia à loucura, esta teria morrido ao tentar subir a um ramo para pendurar grinaldas de flores. O ramo partiu-se, e Ofélia morreu afogada. Laertes, que é filho de Polônio e irmão de Ofélia fica revoltado e este fica com desejo de vingança, Laertes invade o castelo, Cláudio diz a Laertes que o culpado é Hamlet e deve matá-lo em um duelo de esgrima. Os dois vão ao enterro de Ofélia e acabam brigando e são separados com muitas dificuldades pelos assistentes. Hamlet aceita o desafio e não sabe que Laertes envenenara o florete e Cláudio tinha botado veneno no vinho que era destinado à Hamlet.

Durante o combate Hamlet é ferido pela espada envenenada, em uma reviravolta as espadas são trocadas, com a troca da espada Hamlet fere Laertes, a rainha Gertrudes sem saber bebe o vinho que foi preparado para Hamlet, a rainha morre e Laertes já morrendo também fala a Hamlet que sua mãe morreu envenenada e que ele também iria morrer pois a espada estaria com um veneno mortal, Hamlet já sabendo que iria morrer, lança-se contra o rei e o golpeia com a mesma espada. Hamlet em seus últimos minutos de vida fala ao seu amigo Horácio que quem iria subir ao trono seria o jovem Fortimbras, e logo em seguida morre. Fortimbras assume o trono e faz o velório de Hamlet digno de um rei, com marcha fúnebre e salva de artilharia.