há duas teorias fundamentais voltadas à conceituação da posse

Upload: lipesc

Post on 06-Jul-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/18/2019 Há Duas Teorias Fundamentais Voltadas à Conceituação Da Posse

    1/1

    Há duas teorias fundamentais vo ltadas à conceituação da posse

    -Teoria subjetiva (clássica): foi desenvolvida por Savigny, para esta teoria a posse decorreda c onjugação d e d ois e lementos b ásicos, primeiro é o “corpus”, e d epois o “ animus”.“Corpus” é o poder físico sobre a coisa, trata-se do elemento material da posse, já o“animus” representa o elemento s ubjetivo, o e lemento é tico, representando a vo ntade d opossuidor de ter a coisa como sua, para esta teoria a vontade de possuir para si originariaa posse jurídica, então uma distinção entre posse e detenção, na detenção o possuidornão se comporta e m relação a coisa co m ânimo de d ono, assim para a teoria su bjetivaaquele q ue detém a co isa e m nome a lheio não é p ossuidor, como por exemplo, o locatário,o comodatário, o depositário, entre outros.

    - Teoria objetiva: difundida por Ihering, segundo essa doutrina, o elemento objetivo, ouseja, o p oder de fato s obre a c oisa é o que caracteriza a p osse. A posse é e ntão aexteriorização d e u m direito s obre o bem, que importa n a s ua u tilização e conômica, aindaque exercida e m nome de o utrem.

    O nosso Novo Código Civil, artigo 1.196, adotou a teoria objetiva. De acordo com a teoriaobjetiva pode haver a bipartição da posse, a co-existência da posse direta e da posseindireta so bre o mesmo bem, em situações com o a do usufruto, do comodato e da locação,entre outros. E, desse modo o possuidor indireto também pode reclamar em juízo aproteção possessória.