h o m e o2010

17
Homeopatia – Grupo de estudo 1a Sessão Apresentação do curso e do programa. A individualidade como centro da homeopatia. 2a Sessão Raízes Históricas e vida do Dr. Hahnemann. 3asessão Conceito de Saúde e Doença. A Força vital. 4sessão Os quatro Pilares e Anamnese homepática. 5asessão Classificação e hierarquização dos sintomas. Sintomas Mentais, Gerais e Particulares.

Upload: abdul-jussub

Post on 07-Jul-2015

1.052 views

Category:

Education


1 download

DESCRIPTION

Como escolher o medicamento homeopático, aniversário do fundador.

TRANSCRIPT

Page 1: H O M E O2010

Homeopatia – Grupo de estudo

1a Sessão Apresentação do curso e do programa.

A individualidade como centro da homeopatia.

2a Sessão Raízes Históricas e vida do Dr. Hahnemann.

3asessão Conceito de Saúde e Doença. A Força vital.

4sessão Os quatro Pilares e Anamnese homepática.

5asessão Classificação e hierarquização dos sintomas.

Sintomas Mentais, Gerais e Particulares.

Page 2: H O M E O2010

1 – O que é a Homeopatia ?A INDIVIDUALIDADE NA ABORDAGEM HOMEOPÁTICA

O Dr. Hahnemann descobriu um método terapêutico baseado na lei da semalhança – toda a substância capaz de produzir em doses ponderais, tóxicas, fisiológicas no indivíduo são e sensível, um quadro mórbido subjectivo ou lesional será capaz na sua dose mínina curar um individuo com um quadro mórbido semelhante, exceptuando a lesão irreviersível.

Todas as experiências do Sr. Hahnemann foram feitas nos homens e mulheres voluntários e sãos, nunca em doentes ou animais.

O homem é visto como um ser dotado de uma força vital, responsável por mantê-lo saudável e em harmonia consigo e o meio envolvente. Quando esta força vital não é suficiente para restabelecer o equilibrio provocado por uma nova sitiuação, gera sinais de desequilibrio – queixas do paciente.

Homeopatia é um sistema de medicina seguro e eficaz que usa ingredientes naturais potencializados para ajudar o corpo a curar-se e a levantar as defesas, tem sido utizado sucessivamente pelo mundo todo há mais de 200 anos.

A homeopatia é um sistema holístico de medicina, que observa a saúde como o equilíbrio entre a mente e o corpo do todo da pessoa. Reconhece que os sintomas e queixas são sinal da desarmonia do paciente e este é que necessita tratamento, não a doença. A prescrição focaliza a causa e não a redução de sintomas. Por este motivo o medicamento tem de ser individualizado, sendo desaconselhada a auto-medicação ou a prescrição por alguém sem ser especialista.

Quais as maleitas que não podem ser tratadas pela Homeopatia ?

É sempre uma ferramenta nos casos “incuráveis”, os limites da homeopatia são:

grandes alterações estruturaisbaixa vitalidade do pacientemanter o causa próximaQuando a cura não é possível, melhora-se a qualidade de vida e dor do paciente. Nos dias de hoje assistimos a experimentação consentida em casos ditos irrecuperáveis com resultados a considerar. Entre os profissionais estamos entusiasmados com o resultado dos colegas que conseguiram revitalizar pessoas hospitalizadas, em coma e o medicamento foi dado com consentimento dos familiares e médicos. Houve casos de insucesso, normalização de valores bioquímicos e ... alguns acordaram.

Page 3: H O M E O2010

Capitulo 2 - Os homeopáticos são seguros ? Como actuam ?

A ciência material ainda não encontrou explicação para o funcionamento da cura em homeopatia, sendo quase provadas as linhas que defendem o comportamento energético a nível sub-atómico e os buracos brancos da geometria espacial da memória da água.

Sim, a dose é sub-clínica (potencializada), não têm aditivos de químicos ou colorantes, não têm reacções adversas. Não têm efeitos secundários (alopáticos) e não causam danos estruturais. Podem ser dados às crianças e grávidas. Só são inócuos com aconselhamento profissional. Caso esteja a auto-medicar-se tenha em atenção:

não tente tratar uma situação crónica

Para uma situação aguda recorra a 12 – 15 – 30 CH e consulte o mais rápido possível o seu homeopata antes de repetir a dose ou se não obteve resultado imediato. A homeopatia resulta o homeopata é que por vezes não. O medicamento homeopático é então seguro.

O medicamento homeopático actua optimizando a função imunitária do paciente. Devido à sua natureza mais subtil que a energia miasmática activa absorve-a, actua no nível da causa da doença (mental) quando prescrita na potência igual ou superior a 30 CH

Pensando numa queixa de saúde do passado vamos observar:

.

1) A região do corpo que é afectada, a localização

2) A forma como essa queixa faz-nos sentir, a sensação

3) A forma dessa queixa ficar melhor ou pior, as modalidades

Com estes três dados podemos então proceder à individualização

Page 4: H O M E O2010

Capítulo 3 – Como se escolhe o medicamento homeopático ?

- pormenor da queixa e peculiaridades da pessoa.

- não o nome da patologia, mas os factores de agravamento e melhora (modalidades), causal, constituição mental e física.

- investiga cada ponto para imagem do caso

dois tipos de sintomas:

- comuns à patologia (patognomónicos, ex: ardor esofágico na gastrite);

- incomuns (ex: ardor que melhora pelo calor) ajudam individualizar e eleger um medicamento.

A consulta de análise de vitalidade deveria de abarcar este dois aspectos. O homepata não trata doenças, individualiza pessoas .

Page 5: H O M E O2010

Exemplo: Menopausa

A menopausa assinalada pela cessação da menstruação, ocorre nas mulheres de 45 a 55 anos. Não deve ser considerada uma patologia, mas um facto da vida física e emocional ao qual certas mulheres adaptam-se melhor do que outras.

Os sintomas são resultado da diminuição de produção de hormonas e incluem afrontamentos, secura vaginal, dores, tonturas, anorexia, abatimento, arrepios e palpitações. Agrava ou despoleta alterações no metabolismo do Cálcio podendo levar à osteoporose.

Psique: chorosa, irritabilidade, ansiedade, nervosismo, depressão e insónia.

Evitar: café, chá, álcool, alimentos picantes.

Aconselhado: comer pouco várias vezes ao dia, roupa interior de algodão, vestuário leve, exercício moderado. Os banhos ou duches de água fria reduzem os afrontamentos. A loção de calêndula pode ser empregue para a secura vaginal, bem como um gel lubrificante durante o coito.

Ter especial atenção se o período regressar após ausência de 6 meses.

É necessária muita atenção nesta terceira etapa da vida da paciente de modo a manter a sua personalidade, lado afectivo e social intactos.

Page 6: H O M E O2010
Page 7: H O M E O2010

Lachesis

Loquaz, troca de assunto muito rapidamente

Com amor próprio em excesso. Ciumentas.

Tem apetite sexual intenso.

Cefaleia pulsátil, daquelas que martelam.

Não tolera nada que pressione a garganta, nem lenço ou colar.

As ondas de calor sobem para a cabeça, rosto vermelho, acompanhadas de muito suor e sensação de sufoco, tem de destapar-se.

Page 8: H O M E O2010
Page 9: H O M E O2010

Sepia

Não gosta de ser tocada

Mulheres mais magras, cansaço crónico e vítimas de irritação persistente.

Mulheres que não gostam de ser tocadas, manifestando pouca libidio.

Sentem dores lombares e fraqueza ao caminhar.

Ondas de calor e de suor acompanhadas de fraqueza e vertigem.

Page 10: H O M E O2010
Page 11: H O M E O2010

Phosphorus

(Imagem pedagógica)

Medo de tempestade

Sem energia, ressentem-se de fadiga intensa e tem medos, do escuro, de tempestade, de algo que vai acontecer (um evento ou conflito).

São indiferentes às pessoas amadas mas gostam de companhia, do toque, de massagem e de ajuda. Sentem-se mal sozinhas.

Mulheres que sofrem com diarreias recorrentes e sangramentos, de gengiva, nariz, hemorróidas e de petéquias (manchas vermelhas ou púrpureas na pele, decorrentes de pequenas hemorragias intradérmicas).

As ondas de calor e sudorese são fortes. O suor pode ter cheiro acre. Suam nas palmas das mãos, plantas dos pés, nas escápulas, ou no estômago.

Page 12: H O M E O2010
Page 13: H O M E O2010

Aurum

Tentativa de suicidio

Desanimadas, tristes ou angustiadas, que escondem-se na solidão, imaginando ter perdido a afeição dos amigos.

Vêem dificuldade em tudo e, geralmente, sofrem de melancolia.

Manifestam tendências autodestrutivas. Reumático ou sente que o sangue ferve nas veias.

As ondas de calor não são acompanhadas de sudorese. O sangue flui para a cabeça. Pode ter sonhos assustadores.

Page 14: H O M E O2010
Page 15: H O M E O2010

Pulsatilla

Procura companhia para chorar

Tímidas e emotivas, tendência a guardar mágoas, que sofrem de mau humor silencioso.

Mulheres que riem ou choram com facilidade.

Sofrem de dores reumáticas que melhoram com caminhadas ao ar livre. Sentem que a atividade aeróbica ao ar livre atenua o sofrimento físico e mental.

Têm tendência a manifestar sintomas apenas em um dos lados do corpo, por exemplo, mãos e pés frios e vermelhos do lado direito e quentes do lado esquerdo.

Podem experimentar ondas de calor e sudoreses também apenas de um lado do corpo.

Page 16: H O M E O2010

Workshop prático

Sistema Digestivo Sistema Respiratório Sistema Circulatório Sistema Reprodutor Sistema Osteo-Articular Sistema Linfático e Imunitário Sentidos Pele

Page 17: H O M E O2010

Parabéns ao Dr. Hahnemann

10 de Abril de 1755fundador da homeopatia

ainda vivo no nosso coração