guia_setout12

48
SETEMBRO | OUTUBRO 2012

Upload: camara-municipal-de-setubal

Post on 25-Mar-2016

245 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Guia_SetOut12

SETEMBRO | OUTUBRO 2012

Page 2: Guia_SetOut12

A informação a divulgar no Setúbal – Guia de Eventos, publicação de periodicidade bimestral, deve ser enviada até ao dia 9 do mês anterior ao primeiro da edição respetiva, por e-mail ([email protected]). Essas informações e outras que não cheguem a tempo de ser publicadas podem ser divulgadas na página de internet www.mun-setubal.pt/guiaeventos caso venham acompanhadas de imagem. Reservamo-nos o direito de sele-cionar a informação a divulgar e a forma de o fazer e não nos responsabilizamos por alterações na programação.

Os pedidos de receção por correio do Guia de Eventos e/ou de outras publicações municipais devem ser feitos em www.mun-setubal.pt ou por contacto com a Divisão de Comunicação e Imagem pelo e-mail [email protected] ou telefone 265 541 500.

Setúbal – Guia de Eventosn.º 86Setembro | Outubro2012

Ficha Técnica

Propriedade Câmara Municipal de SetúbalDiretora Maria das Dores Meira, Presidente da CMSEdição DICI – Divisão de Comunicação e ImagemCoordenação Geral Sérgio MateusCoordenação de Redação João MonteiroRedação Hugo Martins, Manuel Cordeiro, Marco Silva, Susana ManteigasFotografia Mário Peneque, Gonçalo Pereira, Rita Pereira, Rui MindericoConselho Editorial Ana Bichinho, Carlos Anjos, João Monteiro, Marco Silva, Paulo Anjos, Rita Pereira, Sérgio MateusProjeto Gráfico António Cunha, Filipa Moura,Miguel Farropas, Raquel Lopes, Rita Pereira (coordenação)Paginação Rita PereiraRedação DICI – Câmara Municipal de Setúbal,Paços do Concelho, Praça de Bocage, 2901-866 SetúbalTelefone 265 541 500E-mail [email protected] 18 mil exemplaresISSN 1646-0464Capa e Contracapa Design de Rita Pereira – Pormenores dos edifícios do Fórum Municipal Luísa Todi e Casa da Cultura

Foto do Leitor“Convento Novo da Arrábida”, de António José Marques

aRRáBidaPatrimónio Mundial porque...

… a luz, a paisagem e os mistérios que en-cerra têm levado a sua beleza aos quatro cantos do mundo pela sétima arte. A Arrábi-da foi imortalizada em filmes como “007 Ao Serviço de Sua Majestade”, “A Casa dos Espí-ritos”, “As Viagens de Gulliver” e “Balada da Praia dos Cães”. O realizador Manoel de Oli-veira escolheu o branco convento francisca-no que pintalga a verdejante serra como ce-nário de “O Convento”, com interpretações de John Malkovich e Catherine Deneuve. A fotografia proporcionada pela Arrábida tem valorizado muitos outros filmes, séries e telenovelas, nacionais e estrangeiros, no pequeno e no grande ecrã.

Page 3: Guia_SetOut12

PROGRAMAmesada 4 resumocapa 6 fórum luísa todicontracapa 10 casa da cultura ver 11 exposiçõescompasso 14 música e dançafitas 16 cinemacenas 18 teatroletras 20 literaturanúmeros 20 ciênciapensar 21 encontrosagir 22 lazerjúnior 26 crianças e jovenssénior 27 idososem forma 28 desportoretrovisor 30 momentosprojetor 31 novembro e dezembrointervir 42 atividades fixas

ANÁLISEver 32 andreas stöckleincompasso 33 fernando marquesletras 34 manuel augusto araújofitas 35 marta pinho alves

RUBRICAbastidores 24 coro afina setúbalpessoa 36 joão pereira bastosrotas 37 bocageprazeres 38 taberna flamencacidade 39 golfinhosti 40 tecnologiasafazer 41 desportivamente em (re)formaespaços 46 contactos

SuM

áRI

O

Espaços de culturaO “Guia de Eventos”, publicação com especial enfoque na divulgação da ati-vidade cultural, conta a partir desta edi-ção com trabalho redobrado, agora que são inaugurados dois espaços abertos às artes, o modernizado Fórum Munici-pal Luísa Todi e a nova Casa da Cultura.

O Dia de Bocage e da Cidade, a 15 de setembro, é o da inauguração do reno-vado Fórum, um equipamento dotado de todas as condições técnicas para a realização dos mais exigentes e admi-ráveis espetáculos. As portas abrem na noite anterior para uma sessão especial de cinema oferecida aos funcionários municipais, mas é no feriado munici-pal, dia com muita e variada atividade, que a cidade recupera a “sua” sala de espetáculos.

O outro novo equipamento, a Casa da Cultura, é inaugurado no mês se-guinte, em outubro.

Estes dois meses são ainda pródigos em eventos. Além das Comemorações Bocagianas, com artes, lazer e despor-to, realiza-se mais uma edição do Fes-troia, de regresso ao Fórum Luísa Todi, entre 21 e 30 de setembro. Antes, no dia 8, os fãs do Festival Eurovisão da Canção têm a sua festa anual, no Audi-tório José Afonso. Mais muito mais há para ver e fazer.

Page 4: Guia_SetOut12

PRO

GRA

MA

MES

ad

a

O “Eurovision Live Concert” está de volta com o concerto anual, para gáu-dio dos amantes do Festival Eurovisão da Canção. O evento é a 8 de setem-bro, às nove da noite, no Auditório José Afonso, e traz Katrina Leskanich. Uma semana depois, a 15, feriado municipal, a cidade reavê a principal sala de espetáculos, o Fórum Munici-pal Luísa Todi, a inaugurar às nove e meia da noite.A reabertura do equipamento permite o regresso do Festroia à sua casa dile-ta, agora com condições de excelência para receber, entre os dias 21 e 30, a vigésima oitava edição deste festival de cinema, com perto de 180 filmes de quarenta países. A homenagem à filmografia da Croácia e um ciclo de thriller europeu são destaques.No final do mês, dia 30, é inaugura-da uma exposição original no Museu do Trabalho Michel Giacometti, “Há que ter lata – Nan muss sich nur trauen”. Patente até 4 de novembro, a mostra apresenta obras de Antje Weber a partir de latas de conserva de peixe.

S E T E M B RO

Page 5: Guia_SetOut12

PRO

GRA

MA

MES

ad

a

A cidade vai encher-se de ciclistas, talvez mais de mil, dia 7 de outubro, com o “2.º Setúbal Bike Tour”, pas-seio de cicloturismo com 15 quiló-metros, com início às nove e meia na Praça de Bocage.Por alguns destes caminhos, mas a pé, vai andar um grupo de pessoas interessadas em conhecer um pou-co mais sobre a “A 1.ª República e o Movimento Operário em Setúbal”, numa visita guiada pelo historiador Álvaro Arranja, promovida pelo Centro do Estudos Bocageanos no dia 13, às quatro, com encontro junto do Fórum Municipal Luísa Todi.Outros interesses estão presentes na “ObservaNatura”, nos dias 13 e 14 de outubro, na Herdade da Mourisca. A quarta edição desta feira é dedi-cada ao turismo ornitológico e tem como principal atrativo a observação de aves. O Museu de Arqueologia e Etnografia inaugura duas exposi-ções no dia 20, uma de retrospetiva do trabalho de ilustração arqueo-lógica de Jorge Costa, a outra uma mostra coletiva.

O U T U B RO

Page 6: Guia_SetOut12

6

PRO

GRA

MA

Ca

PaG

uia

| Set

embr

o • O

utub

ro 2

012

Tal como há 52 anos, aquando da inauguração do edifício do cineteatro, um renovado Fórum Municipal Luísa Todi abre agora as portas para um outro ciclo cultural, com projeção nacional, recebendo espetadores e visitantes num espaço moderno.

A aguardada reabertura acontece a 15 de setembro, Dia de Bocage e da Cidade, às 21h30, com uma cerimónia de inau-guração e recital com a soprano Elisabete Matos e o pianista Nuno Vieira de Almeida.

Na véspera, a Autarquia oferece aos funcionários muni-cipais a projeção do filme “Os Dez Mandamentos”, película exibida na estreia, em 1960, da sala de espetáculos, após a construção do edifício.

Maior exemplo da modernidade que, agora, dota as insta-lações é precisamente a sala de espetáculos, com 645 lugares – 409 distribuídos na plateia e 236 no balcão –, totalmente re-modelada e forrada a madeira para uma maior eficácia acústi-ca. O palco cresceu dez metros em profundidade e, na frente, há um fosso de orquestra com capacidade para 55 músicos.

Recorrendo a todos os recursos do novo espaço, João Pereira Bastos, diretor do Fórum Municipal e res-ponsável pela programação, deixa a promessa de um “aproveitamento máximo das ofertas artísticas de qua-lidade que Setúbal tenha para dar”.

As novidades do “Luísa Todi” não se ficam pela sala principal, tendo sido criado, no último piso, um espaço polivalente para espetáculos de menor di-mensão. Com lotação de 60 lugares na configura-ção de café-concerto e 132 em plateia, espreita, a poente, para a Arrábida. Uma janela abre-se, a sul, sobre o estuário do Sado e a península de Troia.

Um novo sistema de climatização, régie de som e luz, cabinas de tradução e um pequeno espaço lú-dico destinado a crianças são outras características do Fórum, cuja entrada principal se faz agora pelo alçado poente, local onde fica a bilheteira.

Uma exposição alusiva a todos os sítios onde a cantora lírica setubalense Luísa Todi atuou for-ra as paredes do foyer, espaço com uma área de cafetaria renovada, na localização antiga. Já as placas comemorativas do Festroia são reor-ganizadas cronologicamente e colocadas nas paredes dos acessos à plateia e ao balcão.

Vida nova para o Fórum

Page 7: Guia_SetOut12

7

PRO

GRA

MA

Ca

PaG

uia

| Set

embr

o • O

utub

ro 2

012

A 24 de julho de 1960, a inauguração do Cine Tea-tro Luísa Todi, edifício construído de raiz depois da de-

molição do Teatro D. Amélia, foi vivida pelos setubalenses de uma forma muito especial, coincidindo com as comemora-

ções do primeiro centenário da elevação de Setúbal a cidade. Do programa das comemorações, além da abertura da nova casa de

espetáculos, fizeram parte outros momentos que ficaram para a histó-ria – como as inaugurações do Museu da Cidade e da Fonte do Centená-rio” e a realização da feira-exposição de Sant’Iago – e que pela sua impor-tância tiveram direito a honras de Es-tado. O Presidente Américo Tomás e o cardeal Cerejeira, alguns ministros, o secretário nacional da Informação e o inspetor-geral dos Espetáculos foram algumas das mais altas individualida-des presentes em Setúbal.

No dia seguinte à inauguração, o jornal “O Setubalense” descrevia o am-biente da sala, de uma “rara elegância e distinção”, com tais figuras a ocuparem a tribuna enquanto toda a assistência “tributou uma calorosa saudação ao chefe de Estado”. Escutou-se o hino nacional, a Orquestra Sinfónica Nacional executou vários clássicos, João Villaret recitou Boca-ge e dois bailarinos apresentaram-se com “a sua grande classe coreográfica”.

Nessa noite de 25 de julho de 1960, às 21h00, no “ecrã gigantesco” do cineteatro, passavam “quatro horas de espetáculo inol-vidável”, como se lia no cartaz que anun-ciava a exibição do êxito mundial “Os Dez Mandamentos”, de Cecil B. DeMille.

Foi assim há 52 anos…

Page 8: Guia_SetOut12

8

PRO

GRA

MA

Ca

PaG

uia

| Set

embr

o • O

utub

ro 2

012

PRO

GRA

MA

Ca

Pa

As comemorações em torno do dia do nasci-mento de Bocage têm alcançado, ano após ano, contornos diversificados no que diz res-peito a iniciativas que integram o programa organizado pela Câmara Municipal e entida-des do concelho.

É o caso da regata de banheiras e outras embarcações insólitas que, no âmbito dos “Jogos do Sado”, vão navegar no Parque Ur-bano de Albarquel, a 15 de setembro, um Dia de Bocage e da Cidade recheado de ativida-des (programa na página ao lado), de que se destaca a inauguração do renovado Fórum Municipal Luísa Todi.

Antes do feriado municipal, outras inicia-tivas realizam-se no âmbito do programa comemorativo. A palestra “Bocage ‘quase esquecido’”, pelo Grupo de Setúbal Quase Esquecida, tem lugar a 8, às 15h00, no Museu Sebastião da Gama. Uma hora mais tarde, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, a Água Ardente, Produções Teatrais e o grupo PensarTeatro da Associação de Saúde Mental Dr. Fernando Ilharco estreiam a peça “Alma”.

A 9, durante a manhã, decorre na orla atlântica o XI Troféu Bocage – Concurso de Pesca Desportiva Cidade de Setúbal, prova organizada pelo Clube Companhia dos Ma-res e pela Federação Portuguesa de Pesca Desportiva de Alto Mar.

Duas sessões de cinema, no Mercado do Livramento, realizam-se nos dias 9 e 16, às 21h30. A primeira, dedicada à Arrábida, exibe curtas-metragens sobre a serra, realizadas por Marco Candeias, Alberto Pereira, João Amaral, Helena de Sousa Freitas e Filipe Gomes, além do filme promocional da candidatura a Patri-mónio Mundial da Humanidade. No dia 16, a sessão do “Cinema no Mercado” apresenta “Colónia Balnear Infantil de Setúbal” (1936), “Setúbal”, de Fernando Almeida (1956), e “A Cidade do Rio Azul”, de Teixeira da Fonseca

(1970), documentários restaurados recentemente ao abrigo de um pro-tocolo entre a Câmara Municipal e a Cinemateca Portuguesa.

A tertúlia “Eis Bocage… Con-versas de Botequim” regressa na 13.ª edição, no dia 14, às 21h00, na União Setuba-lense, numa iniciativa da Câmara Municipal em parceria com o jornal “Setúbal na Rede”.

Na sede da Junta de Freguesia de Santa Maria pode ser visita-da a exposição “Setú-bal”, entre os dias 14 e 21. A 16, às 18h00, “Há Jazz nos Jardins”, em Vanicelos, com a Jazz Class Dámsom. Noutro espaço ver-de da cidade, no lago do jardim da Algodeia, realiza-se o 4.º Encontro PTNau-ticModel 2012 nos dias 15 e 16.

A Mostra de Artes de Rua de Setúbal – Move.AR, com teatro e animação, contos tradicionais, es-tátuas vivas e música, integrando vários projetos do Teatro do Ele-fante, outros artistas e estruturas convidados, está no dia 22, das 10h00 às 24h00, no Casino Setuba-lense e no Centro Histórico.

“...E já um ator eu sou...”, oficina de teatro para crianças dos 6 aos 12 anos, pela Água Ardente, Produ-ções Teatrais, encerra o programa a 29, às 14h30, na Casa Bocage. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 965 823 899.

Cidade à luz do poeta

Page 9: Guia_SetOut12

9

PRO

GRA

MA

Ca

PaG

uia

| Set

embr

o • O

utub

ro 2

012

Dia 15 de setembro, SabDIA DE BOCAGE E DA CIDADE

Cerimónias de hastear da bandeirae deposição de flores na estátua Praça de Bocage | 09h00

Regata de Banheiras e InsólitosAs embarcações são construídas pelos participantes a partir das 08h30 e a regata começa às 11h30.Parque Urbano de Albarquel | manhã

Sessão solene evocativaHomenagem aos funcionários municipais aposentados e condecoração com a medalha de honra da cidade de personalidades e entidades do concelho. Inclui leitura de poemas de Bocage, pelo Teatro Animação de Setúbal,e atuação das tunas dos agrupamentos de escolas Luísa Todi e Ordem de Sant’Iago.Salão Nobre dos Paços do Concelho | 09h30

XX Open Nacional de Damas ClássicasPela Associação de Damas de Setúbal.Capricho Setubalense | 10h00 – 21h00

2.ª Taça Bocage/Torneio de AndebolOrganização da Junta de Freguesia de S. Julião.Pavilhão Antoine Velge | manhã

ConcertoPela Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense.Coreto da Avenida Luísa Todi | 16h00

“EcoBeats 2012”Evento multicultural do HumbleJungle.Parque Urbano de Albarquel | 16h00

XIV Concurso LiterárioManuel Maria Barbosa du BocageCerimónia de entrega de prémios do concursoda Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão,apoiado pela Câmara Municipal.Salão Nobre dos Paços do Concelho | 18h00

Inauguração do Fórum Municipal Luísa TodiCerimónia de inauguração, às 21h30, com as participações do Teatro do Elefante e da Jazz Class Dámsom e recital pela soprano Elisabete Matos, acompanhada pelo pianista Nuno Vieira de Almeida.

Page 10: Guia_SetOut12

10

PRO

GRA

MA

CO

NTR

aCa

PaG

uia

| Set

embr

o • O

utub

ro 2

012

Um espaço vivo, de debate e reflexão, com áreas para a criação artística e a juventude. Na Casa da Cultura há música, cinema, teatro, dança e fotogra-fia, valências integradas numa programação eclética para usufruto de setubalenses e visitantes, já a partir de outubro.

Instalado em pleno Centro Histórico, o equipa-mento recebe atividades regulares dinamizadas por associações da cidade, algumas delas com espaços próprios no edifício, onde funcionou o Círculo Cultu-ral de Setúbal, presente, certamente, na memória de muitos cidadãos.

O novo local de fruição e partilha cultural da cida-de, com centros de documentação, espaços para a música e para as artes, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração, é criado com o intuito de se afir-mar como um polo de concentração cultural, gera-dor de novas dinâmicas de animação urbana.

Uma galeria de exposições e o Café das Artes, que funcionará como café-concerto e espaço para colóquios, debates e encontros, são duas valências a instalar no piso térreo, com uma zona ao ar livre, designada “Pátio do Dimas”, e uma área para a Casa Municipal da Juventude.

O Centro de Documentação, Estudo e Promoção da Canção Popular Portuguesa, o Espaço das Artes e um auditório multiusos, denominado José Afonso, ficam instalados no primeiro andar.

Uma Escola de Música, com um estúdio de grava-ção e cinco salas, duas de ensaios e três para ensino, funcionam no segundo piso da Casa da Cultura, lo-cal também com um espaço de promoção da vida e obra de Bocage.

A Casa da Cultura, instalada num edifício histórico totalmente recuperado, dispõe de um elevador cen-tral que serve os três pisos do imóvel, epicentro da criação e programação cultural do concelho.

Cultura tem casa nova

Page 11: Guia_SetOut12

11

PRO

GRA

MA

VER

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

VER

PermanentePintura de Vítor GasparExposições “Figuras Típicas do Século XX”, na Avenida 5 de Outubro, 77, e O Alfaiate atra-vés dos tempos”, na Rua dos Almocreves, 8.Informações: 933 151 [email protected]

Até 8 de setembro“A Festa de Nossa Senhora do Rosáriode Troia – Fotografia a Dois Tempos”Imagens dos anos 50 de Américo Ribeiro e de 2010 e 2011 de José António Carvalho.Casa BocageTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00

Quotidiano enlatado

A alemã Antje Weber deu novos recheios a latas de conserva de peixe vazias. Se um elétrico de Lisboa, cidade onde a artista vive há um ano, cabe numa lata, porque não transformar outras tantas em jane-las verdes de bairro, rasgar-lhes sorrisos luminosos ou aninhar pequenos ovos? Citações poéticas e pensamentos sobre o quotidiano português vivenciado por An-tje Weber legendam as suas montagens artísticas, reinventando a utilização das latas de conserva que em Setúbal tiveram, num passado não muito longínquo, um papel económico e social preponderante na vida da população.

De 30 de setembro a 4 de novembro“Há que ter lata – Nan muss sich nur trauen”Obras de Antje Weber, produzidas com latas vazias de conserva de peixe, numa mostra integrada nas Jornadas Europeias do Patri-mónio 2012. Inauguração às 15h00.Museu do Trabalho Michel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00

Page 12: Guia_SetOut12

PRO

GRA

MA

VER

12

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Até 30 de setembroArtes plásticasMostra de trabalhos de alunos do projeto “De Mãos Dadas”.Academia de Ténis de Mesado Vitória Futebol ClubeDas 15h00 às 19h00

Até 13 de outubro“A magia das Cores”Pintura de Ana Maria Godinho.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00

Até 13 de outubro“Doze Moradas de Silêncio”e “Riacho de Prata”A primeira mostra é o primeiro de quatro núcle-os do projeto “Al Berto – Poeta de Sines, homem do mundo”, do Centro Cultural Emmerico Nunes. A segunda exibe ilustrações de Catarina Garcia para o livro “Riacho de Prata”, com texto de Paula Sá, numa parceria com a Galeria Trindade.Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00, às 12h30e das 14h00 às 17h30

Até 10 de setembro“Jorge Amado: centenário do nascimento”Exposição bibliográfica do escritor brasileiro, com imagens, documentos e livros.Biblioteca Municipal – Serviços CentraisSeg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Até 16 de setembro“Um Bom Amigo”Exposição dinamizada por Niels Fischer com tapeçarias de grandes dimensões inspiradas no universo poético e fantástico de Hans Christian Andersen, feitas por utentes de ins-tituições educativas e sociais. Museu do Trabalho Michel GiacomettiTer a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00

Até 20 de setembro“Ostras do Sado – Rosário de estóriase memórias”Fotografias de Américo Ribeiro sobre ostrei-cultura no Sado.Passo do OlivalTer a qui, das 17h00 às 24h00Sex e sab, das 12h00 às 15h00e das 18h00 às 24h00

Page 13: Guia_SetOut12

13

PRO

GRA

MA

VER

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Em setembro e outubro“9.ª Meia Maratona Fotográfica de Setúbal”Mostra dos vinte melhores trabalhos do con-curso do m@rço.28 com o tema “Zeca Afonso”.Biblioteca Municipal (até 12 de setembro)Bar Dejá Vu (de 17 de setembro a 14 de outubro)Hotel do Sado (de 17 de outubroa 18 de novembro)

De 14 de setembro a 10 de novembro “Para Alémda Raça”Desenho e pintura de João Mendão.Casa BocageTer a sex,das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00às 18h00

De 1 a 31 de outubro Banda desenhadaExposição de Carlos Silva.Casa da BaíaSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, dom e feriados, das 09h00 às 20h00

De 1 de outubro a 31 de dezembroMostra de artesanatoTrabalhos de munícipes da freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra.Biblioteca Municipal – Polo da GâmbiaSeg a sex, das 09h00 às 12h00e das 13h00 às 17h00Org.: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra

De 20 de outubro a 7 de dezembro“Crianças do Mundo e outras imagens”Pintura e desenho de Helena Moleiro.Inauguração às 16h00.Museu Sebastião da GamaTer a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00e das 14h00 às 19h00

De 20 de outubro a 13 de janeiro“Jorge Costa. Trinta Anos de Desenho Arqueológico” e “Ilustrar a Palavra”A primeira exposição é uma retrospetiva do trabalho de ilustração arqueológica de Jorge Costa, desenvolvido no MAEDS, nos últimos 30 anos. A segunda consiste numa coletiva de desenho, inspirada no livro de poesia “De Gante a Samotrácia. Poemas ocasionais”, de Joaquina Soares. Ambas inauguram às 16h30.Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de SetúbalTer a sab, das 09h00, às 12h30e das 14h00 às 17h30

Page 14: Guia_SetOut12

14

PRO

GRA

MA

CO

MPa

SSO

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

COMPaSSO

Dia 7 de setembro, SexOseasTributo a Caetano Veloso num concerto realiza-do no âmbito do programa municipal “Noites da Baía” e dedicado à música popular brasi-leira e à bossa nova. Duo que inclui voz, per-cussão e guitarra acústica e elétrica.Casa da Baía22h00Reservas: 265 545 010Preço: 7,5 €; 10 € (duplo); gratuito (-16 anos)Org.: CMS

Dia 14 de setembro, SexFadoAtuação de Vicente e José da Câmara, num serão do programa municipal “Noites da Baía”.Casa da Baía22h00Reservas: 265 545 010Preço: 7,5 €; 10 € (duplo); gratuito (-16 anos)Org.: CMS

Eurovisão em Setúbal

De ano para ano o “Eurovision Live Con-cert” tem conquistado mais adeptos com os espetáculos no Auditório José Afonso. É o único evento que transporta para Por-tugal o encanto do Festival Eurovisão da Canção, proporcionando o contacto com artistas que marcaram a história da maior festa europeia de música. Passam por Se-túbal artistas oriundos de uma dezena de países. A edição de 2012 conta ainda com a participação de nomes sonantes, como Katrina Leskanich, vocalista dos Katrina and the Waves, famosos nos anos 80 com temas como “Walking on Sunshine”, de 1985, e “Love Shine a Light”, com o qual ganharam a Eurovisão em 1997.

Dia 8 de setembro, Sab“Eurovision Live Concert”Espetáculo com artistas portugueses e es-trangeiros que participaram no Festival da Eurovisão.Auditório José Afonso21h00Org.: OGAE – Organização Geralde Apoio à EurovisãoApoio: CMS

Page 15: Guia_SetOut12

15

PRO

GRA

MA

CO

MPa

SSO

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Dia 22 de setembro, SabNoite de fadoSerão acompanhado pela guitarra portugue-sa e que inclui jantar.Academia da União Desportivae Recreativa das PontesImapark – Pontes21h00Informações: 265 706 425

Dia 27 de setembro, Qui“Dia da Dança”Exibição de danças de salão.Academia da União Desportivae Recreativa das Pontes21h00

Dia 29 de setembro, SabEm defesa da CulturaArtistas do concelho e do resto do País atu-am em nome da campanha que reivindica 1 por cento do Orçamento do Estado para o setor cultural no âmbito do “Manifesto em Defesa da Cultura”.Casino Setubalense22h00Entrada livreOrg.: Teatro do Elefante

Dia 1 de outubro, SegCoral Luísa TodiConcerto comemorativo do Dia Mundial da Música.Salão Nobre dos Paços do Concelho21h30

Dia 13 de outubro, Sab“Taça Cidade de Setúbal”Competição regional com as cinco danças la-tinas, samba, cha cha cha, rumba, jive e paso doble.Pavilhão Municipal João dos SantosDas 20h00 às 23h00Org.: Associação de Setúbalde Dança Desportiva

Dia 20 de outubro, Sab“Música Filarmónica e Coral 2012”Atuação do Grupo Coral da Escola Secundá-ria de Bocage.Salão Nobre dos Paços do Concelho21h30Entrada livreOrg.: CMS e GCESB

Dia 25 de outubro, QuiCoroAtuação do Coral Luísa Todi para assinalar o 51.º aniversário da fundação homónima.Coral Luísa TodiRua Carlos Ferreira, n.º 1521h30

Page 16: Guia_SetOut12

16

PRO

GRA

MA

FiT

aS

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Uma semana depois de inaugurado, o Fórum Municipal Luísa Todi recebe com todo o brilho, entre os dias 21 e 30 de setembro, o 28.º Festival Internacional de Cinema de Setúbal.

Atores, realizadores, argumentis-tas, produtores e jornalistas de todo o mundo voltam a marcar presença no certame cinematográfico, que, este ano, homenageia o cinema da Croácia, país com 27 filmes em cartaz neste Festroia e que leva para casa o Golfinho de Cristal.

A Croácia é um dos quarenta países representados no festival, que apresen-ta, durante dez dias, cerca de 180 filmes, sobretudo europeus.

Depois de “Histórias de Resistência” e de “O Amor e a Cozinha” nas duas últimas edições, o Festroia traz agora os melho-res filmes europeus em que as histórias de suspense se cruzam em ambientes de terror, psicológicos e policiais. “Thril-ler Europeu” é o ciclo temático com mais de uma dúzia de filmes não estreados em Portugal, alguns deles baseados em histórias verídicas dos quais fazem parte atores bem conhecidos como Klaus Ma-ria Brandauer, Sebastian Koch, Emma-nuelle Devos e Juan Diego Botto.

Como sempre acontece o cinema feito em Portugal no último ano tem igual destaque na programação, a qual integra, em competição, a Secção Ofi-cial com 14 filmes de países de pequena produção cinematográfica. Esta é, aliás, uma das características do Festroia, fes-tival especializado na exibição de filmes de países que produzem menos de trinta longas-metragens por ano, como Áus-tria, Bulgária, Estónia, Finlândia, Grécia, Holanda, Irlanda, Letónia, Noruega, Poló-nia, República Checa, Roménia e Suécia.

Bom filme a casa torna

Ainda em competição estão as sec-ções Primeiras Obras e O Homem e a Natureza, além da atribuição do Prémio Mário Ventura. Ciclos para públicos in-fantis e juvenis, antestreias e o melhor das escolas de cinema europeias pas-sam, igualmente, neste 28.º Festroia.

Dar a conhecer cinema de qualidade de todo o mundo, raramente exibido em Portugal, e apresentar as produções portuguesas aos convidados estrangei-ros que durante o festival visitam Setú-bal e a região são objetivos do Festroia.

Este é o caminho que a diretora do fes-tival, Fernanda Silva, membro da Acade-mia Europeia de Cinema e do Conselho de Administração da Confederação In-ternacional de Cinemas de Arte e Ensaio, continua a trilhar, um legado deixado pelo fundador do Festroia, Mário Ventura.

A saber…

Horários das sessões: 11h00, 15h00, 17h30, 21h30 e 24h00. No dia 21, as sessões são ape-nas às 21h30 e 24h00Salas: Fórum Municipal Luísa Todi e Cinema Charlot – Auditório MunicipalBilheteira: 4 € (bilhete simples); 3 € (descon-to cartão jovem e reformados); 20 € (série 10 bilhetes); 37,50 € (série 20)

Page 17: Guia_SetOut12

17

PRO

GRA

MA

FiT

aS

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

As produções norte-americanas não têm lugar numa mostra do género thriller, com a qualidade excecional de 14 longas-metragens de suspen-se provenientes de países europeus nunca antes vistas em Portugal.

O ciclo “Thriller Europeu” apresenta, por exemplo, “Présumé Coupable”, de Vincent Garenq, uma adaptação ao cinema da história verídica de Alain Marécaux, que, em 2001 se viu implicado no Caso Outreau, um escândalo de pedofilia que abalou a França. O caso foi considerado o maior erro do sistema judiciário francês, uma vez que, só em dezembro de 2005, Alain, interpretado por Philippe Torreton, conseguiu provar a inocência.

Durante dez dias, o público pode ver outros grandes filmes do géne-ro, como “Priest of Evil”, do finlandês Olli Saarela. Neste thriller policial, Peter Franzen, ator bem conhecido do público do Festroia, encarna o papel de um detetive honesto que, após perder a filha em circunstâncias trágicas, desenvolve a obsessão de encontrar e matar o assassino.

A mostra conta também com representantes de vários subgéneros de thriller. Do policial (como “The Gang of Oss”, do holandês André Van Duren) ao psicológico (“The good neighbour”, do alemão Stephan Rick), passando pelo terror (“Sennentuntschi”, do suíço Michael Steiner) e até pela comédia (“Jackpot”, do norueguês Magnus Martens).

De 21 a 30 de setembro28.º Festroia – Festival Internacional de Cinema de SetúbalA Croácia é a homenageada nesta edição, marcada pelo regresso ao re-novado Fórum Municipal Luísa Todi. Este ano, em que o ciclo temático é o “Thriller Europeu”, são exibidos cerca de 180 filmes de 40 países. Fórum Municipal Luísa Todi e Cinema Charlot Programa: www.festroia.ptOrg.: Festroia com o patrocínio CMS

Um susto de filmes

Page 18: Guia_SetOut12

PRO

GRA

MA

FiT

aS

• CEN

aS

18

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Dia 1 de setembro, Sab“1325”Apresentação de peça da Peripécia Teatro, companhia de Vila Real, com três avós que vivem num espaço habitado por roupa e memórias: roupas penduradas, memórias guardadas, roupas em fardos, memórias a monte, roupas coloridas, trágicas memórias. Iniciativa da “XIV Festa do Teatro”, do Teatro Estúdio Fontenova.Escola Secundária Sebastião da Gama22h00Preço: 7 €; 5 € (estudantes, -25 e +65 anos)

Dia 1 de setembro, Sab“(Re)cantos à Festa”Animação e partilha dos artistas da “XIV Festa do Teatro” com o público, numa iniciativa em que, entre dois dedos de conversa e a troca de ideias, se pode esperar por momentos im-previstos de arte.Passo do OlivalRua Arronches Junqueiro, n.º 7624h00Entrada livre

Em setembro e outubroExibições previstasFilmes em estreia, todas as quintas-feiras, como os dramas “As Neves de Kilimanjaro”, de Robert Guédiguian, e “Elena”, de Andrei Zvyagintsev, e o thriller “O Silêncio”, de Baran Bo Odar. Ainda o drama norueguês “Oslo, 31 de Agosto”, de Joachim Trier.Cinema Charlot – Auditório MunicipalSeg a sex, às 21h30Sab e dom, às 16h00 e às 21h30

De 4 a 9 de outubroFesta do Cinema FrancêsPela primeira vez, Setúbal recebe uma exten-são da Festa do Cinema Francês, com a exi-bição de seis filmes – da comédia ao drama, passando pelo documentário –, no âmbito do ciclo “Vivre Ensemble”. O certame, a rea-lizar simultaneamente em várias cidades do País, entre 4 de outubro e 9 de novembro, entra na 13.ª edição.Cinema Charlot – Auditório Municipal21h30Entrada livreOrg.: CMS, Alliance Française de Setúbale Institut Français au Portugal

FiTaS • CENaS

Page 19: Guia_SetOut12

PRO

GRA

MA

CEN

aS

19

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Dias 2 e 16 de setembro“A Encomendação das Almas”Peça da companhia Fatias de Cá, de Tomar, com encenação de Carlos Carvalheiro, a par-tir de João Aguiar, sobre a aliança de dois ho-mens para construir um pequeno universo onde subsistem os velhos ritos e as supersti-ções do passado.Convento da Arrábida16h16Reservas: 960 303 991Preço: 33,33 € (inclui jantar e deslocação)

De 3 a 6 de outubro15.º aniversário do Teatro do ElefanteConjunto de atividades a realizar no Casino Setubalense, o novo espaço do Teatro do Ele-fante, com destaque para a estreia, dia 4, às 21h30, de “Ulisses – edição revista e aumen-tada”, seguida da festa de aniversário, a partir das 23h00, com música ao vivo e DJ. O dia 6 é marcado pelo debate “O que é a criativida-de?”, às 16h00, e, a partir das 23h00, o palco e o microfone são de todos com “Open Mic”.Informações: 265 535 640 | 927 751 [email protected]

De 4 de outubro a 30 de novembro“Ulisses – edição revista e aumentada”A lenda do rei de Ítaca que deixou a sua ilha para resgatar Helena das mãos do governan-te de Troia, desafiando gregos e provocando uma guerra, é representada, pelo Teatro do Elefante, em torno de uma piscina de água. Sessões para o público em geral, para famí-lias e, sob marcação, para escolas.Casino SetubalenseInformações: 265 535 640 | 927 751 [email protected]

Dias 5, 6 e 7 de outubro“X Fórum Permanente de Teatro”O Grupo de Animação e Teatro Espelho Mági-co é anfitrião deste encontro que decorre pela primeira vez em Setúbal, com ações de forma-ção de atores, de técnicas de palco, de estéti-ca teatral e de animação, bem como fóruns de discussão. A iniciativa, de defesa e valorização do teatro, através da criação e organização de espaços e meios para formação, informação e análise, inclui ainda espetáculos como o musi-cal “Pinóquio”, pelo GATEM, dia 5, às 21h30, e o monólogo “Gradim à janela da Ausência”, pela Companhia Contacto, de Ovar, a 6.Escola Secundária Sebastião da GamaInformações: 965 051 [email protected].: Federação Portuguesa de Teatro,GATEM e CMS

CENaS

PRO

GRA

MA

CEN

aS

Page 20: Guia_SetOut12

PRO

GRA

MA

LET

RaS

PRO

GRA

MA

MER

OS

20

LETRaS • NÚMEROS

Dias 12 e 13 de setembro“Ribeirada”Bocage, por António Galrinho e Rui Lino, e diapo-rama com desenhos de Lima de Freitas, dia 12, 21h30, Passo do Olival, e 13, 22h00, La Bohème.

Dias 22 e 29 de setembroe 13 e 27 de outubroGrupos de LeituraNo Polo Sebastião da Gama da Biblioteca Mu-nicipal são discutidas, às 16h30, as obras “In-dignação”, de Philip Roth, a 22 de setembro, e “Estorvo”, de Chico Buarque, a 13 de outubro. Reuniões, às 15h00, nos Serviços Centrais, sobre “Juliana Condessa Stroganoff – Filha da marque-sa de Alorna”, de José Norton, a 29 de setembro, e “1Q84”, de Haruki Murakami, a 27 de outubro.

Dia 6 de outubro, Sab“Sucesso segundo Nelson Évora”Apresentação do livro de Margarida Ganço, com a participação musical de Mazgani.Biblioteca Municipal – Serviços Centrais16h00

Dia 13 de outubro, Sab“Tertúlia de Poesia”A iniciativa inclui leitura de poemas, mas também fado.Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de Setúbal16h00

Dia 19 de outubro, Sex“De Gante a Samotrácia. Poemas Ocasionais”Lançamento de livro de Joaquina Soares, com prefácio de Fernando Dacosta.Salão Nobre dos Paços do Concelho21h30

Dia 20 de outubro, Sab“Incesto Sentido”Apresentação do li-vro de Maria da Con-ceição Silva Freitas.Biblioteca Municipal – Serviços Centrais16h00

De 9 a 11 de outubroPrimeiros socorrosCurso europeu dirigido ao movimento asso-ciativo.Cruz Vermelha PortuguesaInscrições: 265 545 170Org.: CMS e Cruz Vermelha

Dia 10 de outubro, QuaCuidados paliativosConferência internacional.Escola Superior de Ciências Empresariais09h00Informações: www.ess.ips.ptOrg.: ESS/IPS

Dia 9 de outubro, TerEmpreendedorismoe desenvolvimento regional Workshop com casos de estudo que propõem soluções inovadoras e estratégias sustentáveis.Escola Superior de Ciências Empresariais09h00Informações: http://www.apdr.pt/evento_14/Org.: ESCE/IPS e Associação Portuguesapara o Desenvolvimento Regional

Page 21: Guia_SetOut12

21

PRO

GRA

MA

PEN

SaR

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

PENSaR

Jornadas promovem património

A memória da indústria conserveira está guardada no Museu do Trabalho Michel Gia-cometti, que promove uma Tarde Intercultu-ral intitulada “Conservar: conservas, marcas e memórias”, a 29 de setembro. A atividade pertence às Jornadas Europeias do Patrimó-nio, com o tema “O futuro da memória”. No mesmo dia, das 14h00 às 18h00, há visitas guiadas ao museu e, no seguinte, no mesmo horário e local, à exposição “Há que ter lata”. O programa inclui ainda, dia 29, às 16h00, na Casa Bocage, a palestra “A importância da fotografia de Américo Ribeiro no Futuro da Memória”, por Alberto Pereira.

Dia 29 de setembro, Sab“Conservar: conservas, marcas e memórias”Tarde Intercultural integrada nas Jornadas Eu-ropeias do Património 2012 inclui exposição fotográfica da produção das conservas Nero e mostras de latas antigas desta fábrica de Ma-tosinhos e da setubalense Santos Gamito. Um apontamento visual sobre a indústria conser-veira em Sesimbra e uma prova e degustação das conservas Nero completam a iniciativa.Museu do Trabalho Michel GiacomettiDas 15h00 às 18h00

Dias 22 de setembro e 13 de outubroPalestras de António Galrinho“Os primórdios da fotografia”, em setembro,e “Naturalismo e Realismo”, em outubro.Biblioteca Municipal – Serviços Centrais16h00

Dia 28 de setembro, Sex“Conversas Literárias”Sobre Al Berto, por José Mouro e Paulo Cor-reia, e Aquilino Ribeiro, por Celina Arroz, na apresentação do seu livro “Aquilino Ribeiro: Evolução do Homem Republicano”.Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de Setúbal21h30

A partir de 6 de outubro“Artes, Ofícios & Museus”Visitas guiadas a museus para partilha expe-rimental pelas várias técnicas artísticas e cria-ção de hábitos de fruição da arte.Org.: Club Setubalense

Dia 13 de outubro, Sab“A 1.ª República e o Movimento Operário em Setúbal”Visita guiada pela cidade com o historiador Álvaro Arranja, no âmbito dos “Passeios na História de Setúbal e de Bocage”. Ponto de encontro junto do Fórum Luísa Todi, às 16h00.Org.: Centro de Estudos Bocageanos

Dia 27 de outubro, Sab“Núcleo de Oralidade, Memóriae Esquecimento”Encontro sobre o Centro de Memórias e as Tar-des Interculturais do museu.Museu do Trabalho Michel GiacomettiDas 10h00 às 18h00Inscrições: 265 537 880Org.: MINOM e CMS

Page 22: Guia_SetOut12

22

PRO

GRA

MA

aG

iRG

uia

| Set

embr

o • O

utub

ro 2

012

aGiR

De 5 a 9 de setembro“Festival do Marisco”Certame gastronómico com stands de res-taurantes, contando com animação.Largo José AfonsoQua a sex, das 18h00 às 02h00Sab, das 12h00 às 02h00Dom, das 12h00 às 24h00Org.: CMS

De 7 a 9 de setembroFestas de Nossa Senhora da SaúdeFesta popular de cariz religioso, com atos litúrgicos, quermesse, animação e comes e bebes.Vila Fresca de AzeitãoOrg.: Sociedade Filarmónica Providência

Dia 14 de setembro, Sex“Amarsul Eco Fashion”Terceira edição de desfile de moda com pe-ças de vestuário produzidas integralmente a partir do reaproveitamento de resíduos.Palácio dos Duques de AveiroVila Nogueira de Azeitão21h30Entrada livreApoio: CMS e Junta de Freguesiade S. Lourenço

De 22 de setembro a 7 de outubro“Festival da Ostra”Quinzena gastronómica em restaurantes e, na Casa da Baía, com mostra e degustação.Org.: CMS

Dia 23 de setembro, Dom“La Dolce Vita”Desfile de moda com fatos feitos de açúcar.Mercado do Livramento21h30Org.: Filipe Blanquet e CMS

da vinha à mesa

O projeto municipal “Viva o Vinum” promo-ve atividades neste período com especial tónica na iniciação à prova de vinhos. Dois cursos específicos realizam-se a 1 de setem-bro e 27 de outubro, de manhã, na Casa da Baía, local que, na última data, recebe ain-da uma “Festa Báquica”, com degustação. Para melhor conhecer o que se bebe nada melhor do que participar numa vindima, na ação “Um Dia na Adiafa”, a 22 de setembro. Há ainda um passeio 4x4 rumo ao Torrão e a Alcácer, a 20 de outubro.

Em setembro e outubro“Viva o Vinum”Atividades diversas promovem o vinho da região demarcada da Península de Setúbal.Informações: 265 545 010Org.: CMS

Page 23: Guia_SetOut12

23

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2PR

OG

RAM

A a

GiR

Dia 6 de outubro, SabModaDesfile com trabalhos feitos durante o ano letivo.Inatel21h00Org.: Escola Internacional de CosturaMadame ModasApoio: CMS

Dias 13 e 14 de outubro“ObservaNatura”Observação de aves e passeios de barco, de charrete, todo o terreno, a pé e de ca-noa, além de iniciativas de educação am-biental.Herdade da MouriscaA partir das 10h00Entrada livreInformações: www.observanatura.com

Dia 18 de outubro, Qui“Roteiro para a Prevenção de Maus Tratos a Pessoas com Deficiência Intelectual e/ou Multideficiência”Ação de formação durante todo o dia.Centro de Cidadania AtivaInformações: 265 545 170/3Org.: CMS e Grupo Concelhiopara as Deficiências

De 20 de outubro a 15 de dezembro“Traço a Traço”Oitava edição de curso, dedicada à compre-ensão do desenho.Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de SetúbalInformações: 265 239 365

Dia 27 de outubro, Sab“A(c)to de escrita”Workshop de escrita criativa, por Rui Guerrei-ro, para maiores de 13 anos.Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de SetúbalInformações: 265 239 365

Dias 27 e 29 de setembroDia Mundial do TurismoA 27, receção e oferta de produtos regionais na Casa da Baía e, durante a manhã e tarde de dia 29, passeio cultural “Rota dos Três Caste-los”, com partida do mesmo espaço, às 10h30.Informações: 265 545 010

A partir de 27 de setembro“Mercado Agrobio”Todas as quintas-feiras, um novo mercado comercializa produtos de origem biológica.Jardim do QuebedoDas 14h00 às 18h00Org.: CMS e associação Agrobio

Dia 28 de setembro, Sex“FEPSET Sem Fronteiras”Certame com jogos tradicionais portugueses.Largo de JesusA partir das 10h00Org.: Fundação Escola Profissional de SetúbalApoio: CMS

Dia 6 de outubro, SabVacadaCampo Desportivo do Alto da Guerra Sport Clube 16h00

Page 24: Guia_SetOut12

Um a um, como conta-gotas humano, os elementos do Coro Afina Setúbal en-tram no Salão Nobre dos Paços do Con-celho para mais um ensaio do grupo, liderado desde maio por Nuno Batalha.

A hora de início dos ensaios é às cinco da tarde, às terças e quintas-feiras, mas a pontualidade é virtude usada com parcimónia pelos coralistas. A desculpa tem peso e é transversal a todos: são funcionários da Câmara Municipal e a disponibilidade é proporcionalmente inversa ao volume de trabalho.

O maestro, descontraído e jovial, aguar-da serenamente a formação de quórum. Sem número mínimo, Nuno Batalha não ensaia. “O objetivo é que cantem todos a uma voz, com uma ‘cor’ única. Se ensaiar com pequenas partes do grupo, será difícil que cantem todos em uníssono”, esclarece.

Alistados no coro amador da Autar-quia estão 32 funcionários e, reunido pelo menos metade do grupo, têm iní-cio os exercícios de aquecimento, da voz. “Não façam para aí sprints à maluca”, graceja o maestro.

Os coralistas presentes, desde auxi-liares a membros do Executivo, como a vereadora Carla Guerreiro, seguem as ordens de Nuno Batalha compassadas pelo piano de cauda, depois de explica-dos alguns objetivos da sessão.

“mi, Mi, MI, Mi, miiiiiii…” – As escalas em Mi começam a reverberar nas paredes e cor-redores dos Paços do Concelho e o aqueci-mento vocal prossegue, ironicamente, com nomes de refrigerantes, daqueles que se querem com muito gelo no copo.

“Coca-Cola”, “Pepsi” e “Ice Tea” são pa-lavras repetidas melodicamentre duran-

Coro em antecâmara

24

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2Ru

BRIC

A B

aST

idO

RES

Podem ser amadores, mas, desde que o trabalho o permita, cantam em grupo como um coro que são. O prazer da música é o que os une, tirando o facto de serem colegas de trabalho na Câmara Municipal de Setúbal. Aproxima-se a estreia com o novo maestro

Page 25: Guia_SetOut12

te alguns minutos. Correção. É “áaaaíce tii”, não “ice tea”. “Com o queixo bem caído para baixo, gente, a puxar pelos graves”, in-terrompe o maestro.

Aquecimento feito, ao ponto de se ligar o ar condicionado, o grupo avança para alguns dos temas a interpretar na inaugu-ração da Casa da Cultura, em outubro, al-tura em que o coro deverá apresentar-se com novo nome, ainda por definir.

Nuno Batalha bate com o diapasão na testa e, com o registo sonoro já no ouvi-do, avança para as vozes masculinas. “Só quero ouvir os homens”, indica, corrigindo, de seguida, a timidez da projeção vocal da primeira tentativa. “Senhores, a ideia é ouvi-los…”, emenda o maestro em tom firme, inspirado, talvez, na sua patente de primeiro-sargento de Música na Marinha.

Para cada tema reservam-se cerca de

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

25

RuBR

ICA

Ba

STid

ORE

S

vinte minutos de treino durante a hora e meia de duração do ensaio.

O reportório passa por gospel, temas portugueses, franceses, ingleses, espanhóis e em latim, num esforço em preservar a me-mória do início do coro, criado em 2010 pelo malogrado maestro Rui Serodio, e incutir, de caminho, novos estilos no grupo.

“Perdidamente”, carinhosamente tratada pelos coralistas como “Desperdidamente”, e “Os Índios da Meia-Praia” são duas canções que merecem mais cuidados. “Nunca vou decorar a letra dos ‘Índios’. É enorme!”, de-nuncia um lamento anónimo.

Com mais ou menos esforço, o prazer em cantar é permanente e transparece na ale-gria das faces amadoras, embora a exigên-cia esteja omnipresente. “Pode ser um pas-satempo, mas tem de ser bem feito”, garante o “primeiro-sargento” Nuno Batalha.

Page 26: Guia_SetOut12

26

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Dias 7 de setembro e 14 de outubro“Uma aventura na casa assombrada”Sessões de cinema, uma para maiores de 6 anos, mediante inscrição ([email protected]), dia 7 de setembro, às 15h00, a outra, a 14 de outubro, às 11h00, para todo o público. Iniciativas do ciclo “Criar Novos Públicos”, do programa municipal Curtas Sadinas.Cinema Charlot – Auditório Municipal

De 10 a 28 de setembroAteliers de verãoCrianças dos 3 aos 12 anos têm atividades muito variadas nas modalidades de manhã/tarde, dia inteiro e semana.Made in KidsParque Urbano de AlbarquelDas 09h00 às 18h00Inscrições: 934 904 330

Dias 22 de setembro e 13 de outubroAteliers para famílias Atividades diversas para pais e filhos.Made in KidsDas 11h30 às 13h30Inscrições: 934 904 330Preço: 1 € por participante

Em setembroTaekwondoInscrições para participação em atividades no âmbito de projeto de voluntariado, com coordenação de João Barroso, dirigidas a crianças dos 4 aos 12 anos.Centro MulticulturalInformações: [email protected].: Projeto Democracia das CriançasApoio: CMS

De 2 a 23 de setembro“34.os Jogos Juvenis”Atividades gratuitas de futebol, basquetebol, andebol e atletismo para crianças e jovens dos 5 aos 15 anos, na freguesia do Sado, no Pavilhão da UCRD Praiense e no Complexo Municipal de Atletismo.Inscrições: 915 698 [email protected].: União Cultural, Recreativae Desportiva Praiense

PRO

GRA

MA

NiO

R

JÚNiOR

Page 27: Guia_SetOut12

27

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Dia 16 de setembro, Dom“15.ª Festa do Idoso”Tarde de convívio para maiores de 60 anos.Cooperativa “Força de Todos”12h30Inscrições (3 a 14 de setembro): 265 706 124Org.: Junta de Freguesia de Gâmbia, Pontese Alto da Guerra

Em outubro“Mês do Idoso”A Câmara Municipal e as juntas de freguesia pro-movem atividades diversas de animação, infor-mação e convívio dirigidas à população idosa, mediante inscrição na autarquia respetiva.

Em outubroInglêsCurso gratuito para a população sénior, com aulas às segundas, quartas e sextas, das 09h45 às 11h15.Centro de Cidadania AtivaInformações: 265 545 170Org.: CMS

PRO

GRA

MA

NiO

RPR

OG

RAM

A S

ÉNiO

R

JÚNiOR • SÉNiOR

Dia 1 de outubro, Seg“Amor e sexualidade na Terceira Idade”Encontro com a presença da enfermeira Fá-tima Moitas.Biblioteca Municipal – Serviços Centrais15h00Org.: CMS

Dias 9, 17 e 23 de outubroe 13 e 27 de novembro“Cinema Sénior”Sessões proporcionam aos participantes ex-periência relacionada com as suas capacida-des, necessidades e preferências.Cinema Charlot – Auditório Municipal14h30Org.: CMS

Dia 14 de outubro, Dom“XVI Almoço dos Idosos da Freguesiado Sado”Iniciativa dirigida a reformados e a maiores de 65 anos do programa do XXVII aniversário da freguesia.Rancho Folclórico das Praias do Sado13h00Informações: 265 783 016Org.: Junta de Freguesia do Sado

Dia 29 de setembro, Sab“Noite do Pijama”Jantar, atividade noturna no jardim e pernoi-ta na ludoteca, com regresso a casa no dia seguinte, de manhã. Para crianças dos 3 aos 12 anos.Made in Kids19h00Inscrições: 934 904 330

A partir de outubro“O Cinema vai à Escola”Programa pensado para alunos do pré-esco-lar, 1.º ciclo e ensino secundário com seleção de filmes do acervo do Festroia, a exibir nos estabelecimentos de ensino ou no Cinema Charlot, mediante marcação.Inscrições: [email protected].: CMS e Festroia

Page 28: Guia_SetOut12

28

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Em setembro e outubro“Passeios Pedestres Municipais de Setúbal”Em setembro, “Outeiros de AlRascah”, dia 2, a partir do Parque de Merendas da Comenda, “Caminhos Romanos”, 8, pela Serra de S. Luís, “Nos Passos de Bocage”, 15, pela Baixa, “Em Terras de Alcube”, 23, na Serra de S. Francisco e Vale de Alcube, e “Quintas de Azeitão”, 30, pela Arrábida, todos às 10h00. Antes, a 29, há o “SALuar Baía de Prata e Ouro numa Noite de Erotismo Poético”, passeio noturno com início às 21h00. Em outubro, “O Desafio da Arrábida”, 7, pelo alto da serra, “Nos Caminhos de São Fi-lipe”, 14, na zona das serranias do Viso, “Setú-bal Monumental e Popular”, 21, pelo Troino, e “Vales da Arrábida”, 27, com passagens pelos vales de Picheleiros e de Alcube, às 10h00.Informações: 265 227 685 | www.sal.ptOrg.: SAL – Sistemas de Ar Livre

Dia 1 de setembro, Sab“Mens Sana in Corpore Sano”Terapias alternativas como chi kung, yoga kundalini, reflexologia, acupunctura, irido-logia, hipnoterapia, massagem ayurvética e taças tibetanas em ambiente tranquilo.Azeitão Bacalhôa ParqueEntrada livreOrg.: Associação Cívica Azeitão no CoraçãoApoio: Junta de Freguesia de S. Lourenço

desporto ativa sábados

Iniciativas desportivas para todas as idades são proporcionadas nas “Manhãs no Parque”, do programa municipal “Ativo dos 0 aos 100”, de estímulo da atividade física como fator de promoção de saúde e bem-estar, a partir das 10h00, no Parque Urbano de Albarquel. Em setembro, há “Big Manhã”, dia 15, com voom dance, extreme, percursos gímnicos e ras-treios cardiovasculares, seguindo-se fitness e artes marciais, a 22. Em outubro, decorrem atividades de fitness, nos dias 6, 13 (também de tarde) 20 e 27. Também no âmbito do “Ati-vo dos 0 aos 100”, a 29 de outubro, há uma aula aberta de ténis, das 15h00 às 18h00, nas Casas de Azeitão fase 1, e ateliers “Coração Saudável”, das 10h00 às 13h00, no Parque Ur-bano de Albarquel.

Em setembro e outubro“Ativo dos 0 aos 100”Atividades desportivas variadas.Org.: CMSApoio: ginásios de Setúbal

PRO

GRA

MA

EM

FO

RMa

EM FORMa

Page 29: Guia_SetOut12

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

29

A partir de 29 de setembroCrochet contra o stressInício de workshop.Club Setubalense

Dia 7 de outubro, Dom“2.º Setúbal Bike Tour”Passeio de cicloturismo, com início às 09h30 na Praça de Bocage, num percurso com 15 quilómetros pela cidade.Org.: CMS

Dia 13 de outubro, Sab“Vem Descobrir a nossa Terra”Gincana pedestre de sensibilização para a pre-servação do património natural e arquitetóni-co, com partida da Quinta do Alcube, às 09h30.Freguesia de S. SimãoInformações: 265 545 170/3Org.: CMS e Junta de Freguesia de S. Simão

Dias 27 e 28 de outubro“Campeonato Nacional de Equitaçãode Trabalho”Realização da sexta jornada. Centro Hípico do Convento de S. DomingosVila Nogueira de AzeitãoEntrada livreApoio: Junta de Freguesia de S. Lourenço

Dia 1 de setembro, Sab“Trail noturno”Passeio pedestre pela Arrábida, num percur-so com 15 quilómetros com concentração na escola de BTT em Vale de Barris.21h00Inscrições (13 €): www.lebresdosado.ptOrg.: Associação de AtletismoLebres do Sado

Dia 13 de setembro, QuiEsgrimaTorneio de apresentação e captação de no-vos atletas para a época 2012/13 com a pre-sença do mestre Miguel Machado.Club Setubalense19h00

Dias 15 e 16 de setembro“Street Basket 2012”Torneio de minibasquete 3x3, com equipas masculinas e femininas, a partir dos 6 anos.Parque Verde de VanicelosDas 09h00 às 18h00Informações: 966 393 [email protected].: Scalipus Clube de SetúbalApoio: CMS

Dia 29 de setembro, Sab“2.ª Taça Jogos do Sadoem Patinagem Artística” Prova aberta a atletas federados nas varian-tes de individuais livres encerra o programa municipal dos 10.os Jogos do Sado.Pavilhão Municipal das Manteigadas11h00Org.: Clube de Patinagem do Sado,Clube Naval Setubalense e CMS

PRO

GRA

MA

EM

FO

RMa

Page 30: Guia_SetOut12

30

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2PR

OG

RAM

A R

ETRO

ViS

OR

Feira de sucesso

Perto de 410 mil pessoas passaram pela Feira de Sant’Iago, valores que se mantêm estáveis em relação ao ano passado, as edições com mais público desde que o certame se realiza nas Manteigadas.

Este ano há a assinalar o maior número de visitantes num só dia, com 48.441 pessoas no fecho, 5 de agosto, noite em que José Cid lotou por completo o recinto. O músico ultra-passou as 47.980 pessoas do último dia da edição de 2011, quando os Homens da Luta passaram pelo Parque Sant’Iago.

Nos 16 dias da edição deste ano, o certa-me ofereceu espetáculos todas as noites, de entrada livre. Além de José Cid, subiram ao Palco Amarsul nomes como Vanessa da Mata, Boss AC, Aurea, Janita Salomé, David Fonseca e Carminho.

A Feira de Sant’Iago contou a história do Mercado do Livramento, equipamento munici-pal com 136 anos, tema desta edição, com um pavilhão decorado com uma réplica da facha-da principal do espaço de venda. Uma exposi-ção mostrou a evolução do mercado através dos marcos mais significativos.

Perto de duas centenas de feirantes marca-ram presença no recinto da feira com stands institucionais e do tecido empresarial, artesa-nato, tasquinhas e divertimentos.

Ateliers de Verão

ORGULHO. Juniores e seniores mostraram numa noite festa, no Parque Urbano de Albarquel, a 10 de agosto, o que aprenderam nos Ateliers de Verão promovidos pela Câmara Municipal de Setúbal, os quais, durante dois meses, registaram 750 participantes em meia centena de oficinas lúdicas e pedagógicas.

Page 31: Guia_SetOut12

31

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2PR

OG

RAM

A P

ROJE

TOR

Dia 3 de novembro, Sab“7.º Encontro de Dirigentes Associativos de Setúbal”Debate, reflexão e partilha de experiências num en-contro nacional dirigido a responsáveis autárquicos e dirigentes associativosCinema Charlot – Auditório MunicipalDas 18h30 às 22h30

Dia 10 de novembro, Sab25 anos do Museu de Trabalho Michel GiacomettiUma exposição, artesãos a trabalhar ao vivo, música e um apontamento audiovisual com testemunhos de pessoas integram o programa de celebração dos 25 anos do museu municipal.Museu de Trabalho Michel Giacometti

Dia 11 de novembro, DomDia Europeu do EnoturismoDinamização de um conjunto de atividades vínicas de celebração do Dia Europeu do Enoturismo, assi-nalado no segundo domingo de novembro. Casa da Baía

De 24 de novembro a 9 de dezembro“Festival do Salmonete”A iniciativa inclui, em restaurantes do concelho, ementas especiais, do tradicional ao mais elabora-do, e, na Casa da Baía, live cooking e mostra e de-gustação de pratos preparados para o efeito.

Dia 1 de dezembro, Sab“Manhã Ativa e Solidária”Atividade de marcha e corrida do projeto munici-pal “Ativo dos 0 aos 100”, num percurso com início e chegada no coreto da Avenida Luísa Todi e passa-gem pelo Parque Urbano de Albarquel.10h00

Dia 15 de dezembro, Sab“Natal com Todos”Tarde intercultural, de entrada livre, com lanche, música, teatro e uma festa de Natal com os utentes do Centro de Atividades Ocupacionais 1 da associa-ção APPACDM de Setúbal.Museu de Trabalho Michel GiacomettiDas 15h00 às 18h00

Page 32: Guia_SetOut12

32

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2A

LISE

VER

Desde o gesto ingénuo de mergulhar a mão na água para apropriar-se da imagem, ela é aumento habitável do mundo, o algo mais, perpendicular ao estado coagulado da matéria. O manejo da descolagem da branda imagem do objecto denso coloca no mundo espaço. Naquele ‘intervalo’ tem origem toda a perplexidade humana perante a realidade opaca.

Não acredito muito nas palavras, sabes? O corpo e a acção são menos equívocos, manuseiam a dúvida, interferem no concreto… é o tal gesto físico de que falas que causa o que dizes.

A ‘Razão’ inicia-se pela defesa e controlo sobre o impacto avassalador do exterior. Procura o poder sobre a pujança concreta através do conceito.

Ah, não acreditas nas palavras? Pois, as palavras, queres tu dizer, são… como assim: Um grande embrulho lustroso para um bombom de chocolate… mas o invólucro celebra o conteúdo, não? Desde que haja conteúdo, é genuíno e introduz a estética…

O espelho como máquina arcaica de imagem institui o facto de essa alguma vez “ter sido”. A fixação da imagem – mediante

A Tua Sombra Sobre A Minha Mão…

a linguagem, a poesia, o mito, mediante as artes plásticas e outras ‘máquinas’ – cria novos objectos concretos.

Bem, se vais por aí, ó palerma, vais criar cada vez mais ‘intervalos’… é verdade: acontece, e o verbo ‘reflectir’ tem a ambiguidade não por acaso… mas essas verdades só podem ser um acto fluido entre princípio e fim concretos.

A beleza está não no poema, não na imagem, não na palavra, mas na poesia do gesto isento, aceso pela imagem a soprar sobre o concreto.

Ora, estás a dar-me ‘Razão’ (sorriso aberto e com ironia terna), mas já estamos com entrelinhas… olha só como no teu véu vítreo, a sombra da tua cabeça cai sobre a minha mão…

Fonte concreta do sopro: “Corpo e Imagem”, J. A. Bragança de Miranda,Nova Vega Lda. 2012

Andreas StöckleinArtista plástico

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

Page 33: Guia_SetOut12

33

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

os pormenores e acompanhar visual-mente o desempenho dos seus artistas preferidos.

Na nossa Feira de Sant’Iago, tivemos este ano uma empresa de produção des-tes meios, tendo efetuado um trabalho no-tável, com uma difusão sonora arrepiante, tal a qualidade com que nos brindou.

Estive presente com a minha Banda de Tributo a Zeca Afonso, e este foi – de longe – o melhor som que nos “fizeram” até hoje; o nosso espetáculo de sexta--feira 3 de agosto foi muito valorizado pelo desempenho de todos aqueles ra-pazes, com uma atenção e sensibilidade a todos os requisitos da banda.

De resto, serei sem dúvida insuspeito, pois no domingo o espetáculo de en-cerramento esteve a cargo do José Cid, que, como sempre, nos ofereceu um autêntico show de humildade e compe-tência; após meia dúzia de músicas, este Senhor Entertainer parou para fazer pre-cisamente o elogio daquela equipa, pelo “som de estúdio” que a banda tinha (o chamado som de palco), e o “som de dis-co ou CD” que o público estava a receber.

Obrigado, Carlos, extensivo a todos os teus colegas.

Fernando Marques

Músico

“O som sem barreiras”Sempre que se proporciona um debate sobre questões metafísicas cuja prova não pode ser produzida, aquela que mais nos apaixona será sem dúvida a da origem da vida.

Muitas outras terão, ao longo dos sé-culos, despertado os espíritos sedentos de respostas, em todos os domínios humanos; a música também encerra os seus segredos, o fascínio do seu equilí-brio que, decerto, os antigos terão ten-tado entender.

Estima-se que a primeira manifesta-ção sonora que o Homem experimentou terá sido a produzida por um objeto que, quando percutido, emitiria um som. Esta sensação, após repetição (outra caracte-rística imprescindível na música), viria a constituir a base de todo o edifício sono-ro utilizado hoje na sua construção.

Mas estamos a falar, obviamente, das capacidades acústicas dos materiais que, com o decorrer dos anos, se revela-ram insuficientes para a difusão da mú-sica, quer seja em ambientes fechados ou em concertos ao ar livre.

Assim, tornou-se necessário a conce-ção de um sistema de difusão sonora, vulgarmente apelidado de PA (Public Adressing), que pode ter configura-ções modestas de algumas centenas de watts sonoros e luminosos, mas tam-bém pode atingir valores e dimensões astronómicas.

Estes sistemas, de tal maneira exi-gentes no plano técnico, carecem de especialistas na sua preparação e ma-nuseamento, estando hoje em dia ao nível das engenharias de ponta, sendo necessária uma licenciatura para assu-mir na perfeição aquelas funções.

Quem beneficia é o público, que tem sempre uma expectativa elevada rela-tivamente ao som que recebe (o cha-mado som de frente); ele quer estar “no meio” do acontecimento, ouvir todos

Page 34: Guia_SetOut12

34

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2A

LISE

LET

RaS

O brutamontes é o tempo que todos os dias nos faz mais velhos. Que nos apro-xima do limite da vida. A todos e a cada um de nós o brutamontes faz sentir a sua força irreversível, enquanto à nossa volta a sociedade se move, alterando hábitos, usos e costumes, métodos de trabalho. Uma vida mutante com velo-cidades diversas que podem vir a de-sembocar em alterações civilizacionais substanciais, a que temos de sobreviver.

O tema do romance é sobre esse pas-sar do tempo sobre as personagens e as cidades por onde vão gastando a sua vida. O declínio físico e psicológico que vão sofrendo enquanto balançam entre o endurecer a sua visão das pessoas e do mundo, tornarem-se indiferentes como processos de subsistir ou soçobrarem sem capacidade de recuperação.

Jennifer Egan utiliza um dispositivo narrativo experimentado. Parte de um grupo de personagens aparentemente solidamente ligadas que acabam por se separar, perdendo o contacto entre si, indo para lugares distantes, cumprindo vidas improváveis.

Outras pessoas vão surgindo para provocar o retomar dos elos perdidos. As transformações entretanto sofridas tornam alguns do grupo inicial quase desconhecidos entre si.

Toda a narrativa decorre num clima satírico, fortemente satírico, que paira sobre o romantismo nostálgico que as-salta as personagens. É a saga de uma geração que envelhece, que sente a ac-ção corrosiva do tempo, que tenta e vai sobrevivendo às transformações inexo-ráveis que o brutamontes provoca, se-jam persistentes ou efémeras.

Jennifer Egan consegue construir um

romance que, utilizando os mais diver-sos registos, da tragédia à farsa, das des-crições naturalistas ao uso do power-point, é inteligentemente hilariante e de um inabalável humanismo. Um livro surpreendente que acaba por nos colo-car perante a realidade de todos estar-mos a conviver com o brutamontes e de lutarmos contra a nossa autodestruição.

Manuel Augusto AraújoMembro do Conselho de Redação da “Vértice”

texto escrito com as regras anterioresao novo acordo ortográfico

A impiedosa passagem do tempo

A Visita do BrutamontesJennifer EganEditora: QuetzalTradução: Jorge Pereirinha PiresCapa: Rui RodriguesRevisão: Carlos Pinheiro1.ª edição portuguesa: abril 2012370 páginas

Page 35: Guia_SetOut12

35

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2A

LISE

FiT

aS

Em 1982, no festival de Cannes, Wim Wenders lançou o documentário com o significativo título “Quarto 666” (Chambre 666). Neste, Wenders pediu a cineastas de diferentes nacionalidades e distintas mo-dalidades de produção e sensibilidades estéticas para responder, individualmen-te, à questão “Qual o futuro do cinema?”. As entrevistas aconteceram num cenário minimalista construído num quarto de hotel: uma cadeira para o entrevistado e um televisor ligado em pano de fundo que pretendia simbolizar a omnipresença dos media eletrónicos que, naquele perí-odo, aparentavam ameaçar o cinema. O lugar do entrevistador era ocupado por uma câmara de 16 mm e um gravador de som; a pergunta estava escrita num papel.

A maioria considerou que o cinema, assim como a sua estética, linguagem e modos de organização específicos esta-vam em vias de se extinguir em virtude da emergência do vídeo analógico e das suas possibilidades de registo, edição e re-ceção. Esta era aliás a intuição de Wenders expressa no prólogo. No entanto, alguns demonstraram no seu discurso (como já o tinham feito nas suas práticas) como é que a nova tecnologia podia ser apro-priada, não para acabar com o cinema, mas para o renovar. De entre o leque de protagonistas que responderam à ques-tão, dois foram os primeiros a introduzir o recurso ao vídeo na sua filmografia:

Jean-Luc Godard, em 1975, com “Núme-ro Dois” (Numéro Deux), e Michelangelo Antonioni, em 1981, com “O Mistério de Oberwald” (Il Mistério de Oberwald).

Em 2008, a questão de “Quarto 666” foi novamente colocada, motivada pela ubi-quidade da tecnologia digital. Um cine-asta brasileiro, Gustavo Spolidoro, filmou “De Volta ao Quarto 666”. Desta vez, foi Wim Wenders o convidado para aparecer em frente da câmara – digital – e ao seu lado foi colocado um computador portá-til. A atitude de descrença do cineasta em relação à continuidade do cinema face às novas tecnologias fora ultrapassada.

Logo em 1989, em “Notas Sobre Moda e Cidades” (Aufzeichnungen Zu Kleidern und Städten), Wenders transformara uma reflexão sobre a indústria da moda en-comendada pelo Centre Pompidou num manifesto pessoal sobre a identidade do cinema permeabilizado pelas imagens eletrónicas. Num complexo mise en abyme elaborado por múltiplos ecrãs de vídeo de dimensões distintas, o autor aceitou a nova forma de registo como a mais adequada ao tema que pretendia retratar. Numa das cenas do documentário, confessou à câ-mara: de repente, nas turbulentas ruas de Tóquio, percebi que uma imagem válida desta cidade poderia ser eletrónica, e não apenas as minhas sagradas imagens de celulóide. Na sua linguagem própria, a câ-mara de vídeo captava adequadamente a cidade... Fiquei chocado. A linguagem das imagens não era já privilégio do cinema. Não seria então necessário reavaliar tudo? (2008 [1989], 49:25)

(Continua)

Marta Pinho AlvesProfessora de Guionismo, Cinema e Televisão

Depois da película, ainda o cinema

Page 36: Guia_SetOut12

36

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Mergulhar na arte

RuBR

ICA

PES

SOa

Na carreira, já longa, João Pereira Bastos sempre fez o que quis, “graças a nada de especial, a não ser a uma boa dose de sorte”, e agora abraça o quarto grande projeto da vida. É o novo diretor do Fó-rum Municipal Luísa Todi.

O antigo responsável pelo rumo do Te-atro Nacional de S. Carlos, da Antena 2 e do Festival de Música de Macau, projetos bem-sucedidos, tem fortes ambições para o renascido Fórum Municipal Luísa Todi.

Claro que qualquer futuro é constru-ído “com os pés bem assentes no chão”, com o diretor artístico e de produção consciente de que a cultura tem um preço, constrangida às “limitações do presente”.

Ainda assim, acalenta o sonho de conseguir criar uma companhia de ópe-ra na terra de Luísa Todi.

As artes, com ênfase especial na mú-sica lírica, desde sempre recolheram de João Pereira Bastos muita admiração. Com 8 anos, assistiu à primeira ópera e o interesse que se seguiu pela música, cinema ou artes plásticas e de palco “até nem foi resultado exclusivo do incentivo familiar, mas antes de qualquer coisa que faz parte da ‘fórmula química’” dele pró-prio enquanto indivíduo.

Esta alquimia traduz-se, por exemplo, num ávido discurso, pontuado de juve-nil êxtase, sobre cada fotograma de um determinado filme de John Ford ou das discografias de óperas ou musicais que guarda “não pela pancada de coleciona-dor”, mas porque simplesmente as ouve com regularidade.

Os musicais americanos são verda-deira “tara”, atingindo o pináculo da sa-tisfação com “Porgy and Bess” e “South Pacific”, este último, na versão cinemato-gráfica, reconhecidamente “piroso”, mas, ainda assim, “o preferido de sempre”.

A coloquialidade descomplexada e en-tusiasmante com que fala de cultura atrai até o interlocutor menos sensível às artes.

Pragmático, a mesma firmeza com que assume uma certeza é igual à que recorre para reconhecer um erro ou aceitar opinião adversa. “Não tenho, de modo algum, a mania de que sei tudo.” Apesar da intimidante velocidade com que debita factos culturais, denuncian-do, no mínimo, que sabe muito.

Como “ser de paixões” que é, nutre tam-bém um amor especial pelo mar, ao qual, “nem vai acreditar”, se entrega às profun-dezas em longos mergulhos em apneia.

Page 37: Guia_SetOut12

37

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

Pátrio Bocage

A 15 de setembro de 1765, Se-túbal ficou eternizada pelo nas-cimento de Manoel Maria de Barbosa l’Hedois du Bocage, po-eta desaparecido com apenas 40 anos, cuja vida e obra são conta-das na Casa Bocage.

O poeta passou os primeiros anos à beira do Sado, que tantas vezes cantou em sonetos de infor-túnio e de despedida ao partir, em 1786, para o Brasil, seguindo para a Índia. Não esqueceu as origens, tendo adotado o pseudónimo Elmano Sadino – cruzamento do seu primeiro nome com a palavra Sado – na academia literária Nova Arcádia. “Elmano” e “Sadino” foram também nomes de pescadores em idílios: “O pescador Elmano, o mal-fadado / Que em aziago instante a luz primeira / Viu lá nas praias, onde morre o Sado (…)”

Embora pouco se saiba da infância e da adolescência do poeta, é certo que, aos 14 anos, assentou praça no Regimento de Infantaria e, em setembro de 1783, integrou a Armada Real como guarda-marinha, não sem antes frequentar estudos supe-riores em Lisboa.

Depois de Brasil, Índia e Ma-cau, Bocage regressa a Lisboa, em 1790, enquanto Setúbal, ter-ra onde foi erigida uma estátua como reconhecimento da sua arte, só existe referência a uma breve excursão nesse mesmo ano, onde é referido ter encontra-do “numa casa certos trastes, que tinham sido de seus pais”.

RuBR

ICA

RO

TaS

CASA. Tudo sobre a vida e a obra do poeta está na Casa Bo-cage. Além do espaço museo-lógico municipal, os visitantes têm ao dispor um centro de documentação e uma bi-blioteca bocagiana. O edifício reabriu, com novas valências, em 2005, no bicentenário da morte do poeta.

SADO. “Eu me ausento de ti, meu pátrio Sado / Manda corrente deleitosa, amena, / Em cuja praia o nome de Filena / Mil vezes tenho es-crito e mil beijado”. A partir do Sado, Bocage rumou ao Oriente, com passagem pelo Brasil.

REGIMENTO. Foi no ainda conhecido por Quartel do 11 que Bocage fez a tropa. O edifício está a ser preparado para acolher a Escola de Ho-telaria e Turismo de Setúbal, edifício dotado de hotel e restaurante de aplicação.

ESTÁTUA. A 21 de de-zembro de 1871, seis anos depois de acordada a construção, é inaugurado o monumento ao poeta no local mais central da cidade, a Praça de Bocage. A estátua foi financiada com fundos vindos do Brasil, através de um movimento liderado por Manuel Maria Portela e António Feliciano de Casti-lho, por ocasião do primeiro centenário do nascimento de Bocage.

Page 38: Guia_SetOut12

38

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2Ru

BRIC

A P

RaZE

RES

notas soltas• Bolinhos de morcela com compota de maçã e arroz de presunto de Barrancos são especia-lidades a experimentar, tal como o “músico”, sobremesa de moscatel e frutos secos.

• Alvarez El Gato evoca “Luces de Bohemia”, obra literária espanhola clássica sobre Max Estrella, poeta cego retratado também na fachada da taberna, e uma rua de Madrid, com pinturas e espelhos deformantes.

• A carta de vinhos surge pintada em garra-fas… de vinho. A solução pode não ser a mais prática mas surpreende pela originalidade.

• Funciona de quinta a terça-feira, das 16h00 às 24h00, enquanto aos sábados o horário é alargado até às 02h00. As quartas-feiras são para descansar.

• Com capacidade para 38 pessoas, a reserva, pelos telefones 265 591 118 e 964 260 436, é essencial, sobretudo em noite de espetáculos.

Flamenco com gosto catalão

Pedaços das culturas catalã e andaluz conver-gem na Taberna Flamenca Alvarez El Gato. As tapas e os pratinhos, preparados num misto de sabor tradicional com apresentação mo-derna, aguçam o apetite na descoberta deste espaço, harmonizado pela música flamenca.

Os castiçais nas mesas de madeira, os anún-cios a corridas de touros e as garrafas antigas recriam o ambiente de uma taberna típica de flamenco. As portas abrem a meio da tarde e convidam à degustação de vários petiscos, como olivada com pão de tomate e pimentos pádron, acompanhados de cerveja de trigo branco, vinho tinto ou sangria.

A “experiência acidental”, nas palavras do proprietário, Jorge Llorella, começou há pou-co mais de três meses. Veio de Barcelona viver para Azeitão, com a companheira, Carla Ro-visco, arquiteta, e decidiram abrir a taberna. Contaram com a ajuda de amigos a preparar o espaço, pois o dinheiro não abundava.

Na cozinha, Jorge faz o que mais gosta. Criar. Entende a gastronomia como “uma for-ma de cultura”, para depois a partilhar com os clientes, que, regra geral, vêm à descoberta e repartem a degustação das iguarias catalãs.

As refeições, entre os 15 e os 40 euros, têm um acompanhamento especial nas noites de sába-do, com espetáculos de flamenco, a partir das 22h00, momentos multiculturais e de convívio com músicos locais e também de Espanha.

Page 39: Guia_SetOut12

39

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

A atualidade dos golfinhos residentes no Estuário do Sado revela-se mais riso-nha do que o passado recente dos sim-páticos vizinhos dos setubalenses.

A população atual do roaz-corvineiro sadino aumentou recentemente para os 28 indivíduos, com o advento de mais uma cria a rejuvenescer a envelhecida comunidade e as esperanças de que os golfinhos continuarão a alegrar as águas de Setúbal.

O “Todi”, o mais recente inquilino do Sado, avistado pela primeira vez em julho, foi o primeiro a ter batismo sufra-gado. Mais de 200 pessoas contribuíram com sugestões de títulos, tendo a Reser-va Natural do Estuário do Sado encon-trado, nessa lista, dois nomes a atribuir a futuras crias: “Ácala”, designação roma-na para Troia, e “Sapal”.

Esta iniciativa, criada com o objetivo de aproximar os humanos dos gentis Tursiops truncatus, resulta de um plano de salvaguarda estabelecido pelo Esta-do e vigente entre 2009 e 2013.

O olhar paternal com que o Homem

zela agora pelos golfinhos do estuário sadino nem sempre existiu ou, pelo me-nos, nem sempre foi documentado.

Os roazes-corvineiros foram identifi-cados pela primeira vez, cientificamente falando, em 1863 pelo zoólogo madei-rense José Vicente Barbosa du Bocage, primo do poeta setubalense.

Mais de um século depois surgem os primeiros dados científicos sobre a comunidade de golfinhos, estimando--se, entre 1976 e 1981, que a popula-ção rondaria as duas a três dezenas de indivíduos.

Em 1986 calculava-se que o grupo se cifrava nos quarenta, descendo, uma década depois, para trinta espécimes, sendo, em 2009, apenas 25.

A população envelhecida e o baixo índice de natalidade, típico da espécie, além das ameaças humanas presentes no estuário, amedrontam as perspetivas de futuro. O “Todi”, além de fazer subir as estatísticas, abre as portas da espe-rança para que os roazes continuem a sorrir a quem visita o estuário.

Os vizinhos do Sado

RuBR

ICA

Cid

ad

E

Variam entre os três e os quatro metros de comprimento, pesando até 500 quilos. Passeiam simpatia quase a 40 quilómetros por hora. São uma das três comunidades sedentárias da Europa. São os golfinhos do Sado

Page 40: Guia_SetOut12

40

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

NAVEGARProjeção de ideias

O “Projetor” é uma proposta da TMN, lançada em julho, destinada à divulga-ção de ideias inova-doras e empreendedoras. Mais do que isso, a plataforma, acessível no endereço de inter-net projetor.vamosla.pt, procura favorecer o contacto entre quem tenha uma ideia para um projeto e quem deseje aplicar os meios, sejam financeiros, humanos ou intelectuais, no desenvolvimento de um negócio, investi-mento ou iniciativa. Na descrição dos proje-tos, o visitante do sítio pode apoiar, partilhar, comentar e fazer “gosto” da ideia que acabou de conhecer.

ENGENHOCASControlo total

Todo o entretenimen-to de casa pode agora ser controlado por te-lemóvel. Desenhado para iPhone e iPad, o Beacon, da Griffin, transforma o smartphone da Apple num controlo remoto universal através de um discreto aparelho conversor de sinais. Pela app “Universal Control”, gratui-ta, controla-se, individualmente, cada apare-lho. Pode também gravar-se sequências de ordens, o que significa, por exemplo, mudar a televisão do serviço cabo para o leitor DVD, ajustando automaticamente o som, tudo apenas com o toque num botão. Custa 59,95 euros na Apple Store.

LUDOMuseu Spectrum

Em várias áreas, como no cinema e na músi-ca, os anos 80 deixa-ram saudades e, na tecnologia, o fenó-meno também está presente. O ZX Spectrum marcou uma geração que esteve especialmente ligada à descoberta dos computadores como objeto de entretenimento. O revivalismo está agora aí e na internet existem vários emuladores que fazem o regresso ao passado. No sítio http://zxspectrum.net joga-se online centenas de títu-los que abriram as portas da fantasia virtual aos que cresceram com jogos como Space Invaders e Pac-Man. Para os que nasceram depois, uma visita ao museu não faz mal a ninguém.

INSTALAÇÃOPDF em dieta

Os ficheiros PDF, tão usados na partilha de textos e imagens, podem agora ocupar menos espaço nos discos e periféricos de armazenamento de dados. O IRISCompressor (www.irislink.com) propõe taxas de compressão de cinco ou vin-te vezes, sem alterar resoluções, consoante se opte, respetivamente, pelas versões Start-up ou Pro. Isto significa que um documento PDF de texto com 47 MB fica com 1,79 MB e um de imagem com 957 KB passa a 161 KB. As ver-sões do programa, com um leque de opções extra bem distinto entre elas, custam 29 eu-ros, no caso da Start-up, e 69, no caso da Pro.

RuBR

ICA

Ti

TI

Page 41: Guia_SetOut12

41

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

A inércia não faz parte do vocabulário dos participantes no “Desportivamente em (Re)Forma”, programa impulsiona-do pela Câmara Municipal de Setúbal para a população sénior do concelho. Através da prática desportiva mantêm--se ativos, promovem o bem-estar físico e alimentam a alma em momentos de convívio e lazer.

Ginástica, hidroginástica e danças so-ciais são as três atividades regulares di-namizadas neste programa, a decorrer desde 2000 em mais de uma dezena de espaços, de acordo com a área de resi-dência dos participantes.

Fã da prática desportiva, Joaquina Chambinho, 59 anos, integra as ati-vidades há pelo menos dois anos. “É certamente uma mais-valia. Tira muitas pessoas da solidão e ajuda na prevenção da saúde, evitando, muitas vezes, o uso de medicação excessiva”, realça.

Para este ano, a munícipe elegeu no-vamente a ginástica e a hidroginástica como atividades a realizar no quotidia-no. “Já não me vejo sem isto”, reforça, fri-sando o caráter social da iniciativa. “Pro-porciona desporto a quem nunca teve oportunidade. Uma dádiva para quem o dinheiro não abunda.”

A melhoria do estilo de vida dos ido-sos e pensionistas pela atividade física e a prevenção de doenças são objetivos deste programa de estímulo de um quo-tidiano ativo e sem a solidão que tantas vezes acompanha este público-alvo.

O “Desportivamente em (Re)Forma” decorre de setembro a junho, culmi-nando num festival de encerramento em que os participantes, em média nove centenas por edição, mostram os conhecimentos adquiridos.

Em forma com prazer

RuBR

ICA

aFa

ZER

A partir de 17 de setembro“Desportivamente em (Re)Forma”Inscrições abertas para atividades de projeto que dinamiza aulas de ginástica, hidroginástica e danças sociais para pen-sionistas e idosos de Setúbal. Inscrições: 265 545 170Org.: CMS

Page 42: Guia_SetOut12

42

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2PR

OG

RAM

A iN

TERV

iR

LÍNGUAS

AlemãoInfo: 265 530 087 | 961 817 550 | 965 653 896

Várias línguas• Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450• Espaço Futuro Seguro AranguezInfo: 265 283 377

DESPORTO

Escola Municipal de Desporto de SetúbalNúcleos de Pentatlo, Natação e Atletismo.Info: 212 199 540 | 265 793 980

Centro Municipal de Marcha e CorridaAtividades no Complexo Municipal de Atletis-mo de Setúbal e na Avenida Luísa Todi.Info: 265 793 980 | 934 077 [email protected]

Centro Náutico Municipal de SetúbalAtividades enquadradas por técnicos do Clube de Canoagem de Setúbal para maiores de 10 anos.Parque urbano de AlbarquelInfo: 965 602 951

LITERATURA

Grupos de LeituraEspaço de discussão de obras literárias.Biblioteca Municipal– Serviços Centrais e Polo Sebastião da GamaInfo: 265 537 240

BEM-ESTAR

• IogaGrupo Musical e DesportivoUnião e ProgressoInfo: 210 873 097Instituto Português da JuventudeInfo: 265 521 200Parque Urbano de AlbarquelInfo: 934 904 330

Preparação para o nascimento, pilates na gravidez e massagem para bebés até 1 anoEscola para PaisInfo: 265 221 609 | 968 348 773

BiodanzaInfo: 919 193 246

DANÇA

Academia de Dança ContemporâneaInfo: 265 236 463

Academia de Danças e Artes de SetúbalPavilhão Municipal de AranguêsInfo: 916 905 279

Academia União Desportiva e Recreativa das PontesInfo: 917 585 686 | 914 310 969

Dança & CompanhiaInfo: 917 052 293 | 968 997 732

Club SetubalenseInfo: 962 588 875

Page 43: Guia_SetOut12

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

43

MOSTRAS

Feira de ColecionismoSegundo sábado do mês, das 08h00 às 13h00.Mercado 2 de Abril

Feira de Velharias de AzeitãoSegundo domingo do mês, das 07h00 às 17h00.Vila Nogueira de Azeitão– Praça da República

Mostr’ArteMostra, artes performativas, animações e workshops no último fim de semana do mês, das 10h00 às 20h00.Galeria Comercial Jumbo Setúbal

Mostra de Antiguidades e de VelhariasPrimeiro e terceiro sábados, das 09h00às 18h00.Avenida Luísa Todi

Venda de livrosObras usadas de alfarrabistas.Galeria Comercial Jumbo Setúbal

Encontro de motos e carros antigosSegundo domingo do mês, das 10h00 às 13h00.Largo José Afonso

TECNOLOGIAS

Internet para todosACM da Bela VistaInfo: 265 739 540

Tecnologias de Informação e ComunicaçãoCertificação de competências.Biblioteca Municipal – Serviços CentraisInfo: 265 537 240

Formações pedagógicas e científicasInstituto Politécnico de SetúbalInfo: 265 790 000

CIDADANIA

“Orientação na Procura de Emprego” e “Oficina de Alfabetização”. São aceites voluntários para a dina-mização de várias atividades.Centro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

Poemas do País da VidaProjeto cultural para conhecer e viver.Info: 265 591 592 | 933 246 119poemasdopaisdavida.wordpress.com

TEATRO

Escola de Artes PerformativasFormação pelo Teatro do Elefante, para maio-res de 12 anos.Casino SetubalenseInfo: 265 535 640

PRO

GRM

A iN

TERV

iR

Page 44: Guia_SetOut12

44

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

DámsomTécnicas vocais de jazz e bossa nova, formação musical, piano, órgão, bateria, acordeão, saxo-fone, baixo, guitarras clássica, elétrica e de fla-menco e violinos clássico e elétrico.Info: 265 732 781 | 968 063 818

Instituto Musical MozartGuitarra clássica e piano.Info: 265 522 957 | 919 315 606

Instituto Musical PatrícioAcordeão, guitarras clássica e elétrica, baixo, vio-lino, teclas, bateria e educação musical. Estúdio de gravação, oficina e aluguer de materiais.Info: 265 400 099

Sociedade FilarmónicaPerpétua AzeitonenseInstrumentos de sopro, guitarras clássica e elé-trica, violino, piano, bateria, teatro e bailado.Info: 212 181 364 | 932 181 364

Sociedade Musical Capricho SetubalenseInstrumentos de sopro e percussão.Info: 265 522 327

SENIORES

“Desportivamente em (Re)Forma”Ginástica, hidroginástica e danças sociais pro-movem bem-estar, saúde e qualidade de vida.Info: 265 545 170Org.: CMS

“Memórias, Identidades e Patrimónios”Visitas guiadas a monumentos e a locais de interesse.Info: 265 545 170Org.: CMS

MÚSICA

Academia de Música e Belas-Artes Luísa TodiPiano, viola dedilhada, violino, violoncelo, flauta transversal, saxofone e clarinete.Info: 265 522 563

Allegro – Atelier de Estudos ArtísticosPiano, violino, guitarras clássica e elétrica, flau-ta, bandolim e gaita de foles.Info: 919 859 524 | 966 472 478

Arena – Criatividades MusicaisBaixo, bateria, guitarras clássica e elétrica, piano, ór-gão, violino, instrumentos de sopro, canto, técnica vocal e criação e acompanhamento de bandas.Info: 910 556 609

Club SetubalenseGuitarra clássica.Info: 962 588 875

Coral Infantil de SetúbalInclui Coro Feminino TuttienCantus, a partir dos 16 anos.Info: [email protected]

Coral Luísa TodiCoral sénior e juvenil (dos 12 aos 16 anos) e Conservatório de Artes com cursos oficiais de música e cursos livres de música, teatro, pintu-ra e dança para todos os públicos.Info: 265 572 190 | 967 668 202

Coro Gospel de AzeitãoVozes tenores e baixosInfo: 960 157 475

Conservatório Regional de SetúbalTodos os cursos de instrumento do ensino ofi-cial de música.Info: 265 529 350

PRO

GRA

MA

iNTE

RViR

Page 45: Guia_SetOut12

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

45

CRIANÇAS

• LiteraturaAnimação da leitura “Contos de Encantar”, a partir de contos tradicionais portugueses e de Hans Christian Andersen, para crianças dos 3 aos 10 anos, oficina de escrita criativa “Baú de Histórias”, para alunos do 2.º ano do ensino bá-sico, e visita guiada “Biblioteca Viva”, para gru-pos organizados.Biblioteca Municipal – Serviços CentraisInfo: 265 537 240“À Volta dos Contos de Andersen”Animação para os 3.º e o 4.º anos do 1.º ciclo.Museu do Trabalho Michel GiacomettiInfo: 265 537 880

• AmbienteCampos de férias, oficinas e animaçãoAtividades para crianças e jovens.Parque Ambiental do AlambreInfo: 212 183 103 | 936 297 899

• Artes“Arte ao Sábado”Espaço Seguro Futuro AranguezInfo: 265 283 377

• DesportoEsgrimaClub SetubalenseInfo: 962 588 875

• MúsicaFormação musical e técnica vocal,a partir dos 6 anosCoral Infantil Luísa TodiInfo: 265 572 190 | 967 668 202Formação musical, técnica vocal, cantoe violino, a partir dos 6 anosCoral Infantil de SetúbalInfo: 265 534 953

ARTES

• Artes plásticasArte & ImaginaçãoInfo: 933 754 530

Atelier A GaragemInfo: 265 537 326

Atelier Antónia CalixtoInfo: 917 347 908

Atelier Espaço do PaiInfo: 939 841 119

Atelier Pólvora d’CruzInfo: 934 739 320

Atelier d’Artes EstúdioInfo: 966 788 209

Atelier de Artes Plásticas Rita MeloInfo: 914 337 854

• Artesanato, Pintura e DesenhoCentro de Cidadania AtivaInfo: 265 547 450

PRO

GRM

A iN

TERV

iR

Page 46: Guia_SetOut12

46

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2

MUSEUS (encerrados nos feriados)

Museu do Trabalho Michel GiacomettiLargo Defensores da RepúblicaTel.: 265 537 880E-mail: [email protected] a sex, das 09h30 às 18h00Sab e dom, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €; gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• A Indústria Conserveira (Da lota à lata)• Mundo Rural – Colecção Etnográfica Michel Giacometti e a Génese do Museu• Mercearia Liberdade – um património a salvaguardarServiços: Centro de documentação e serviço educativoExtensão: C.A.O. 1 da APPACDM de SetúbalRua Vale Cerejeiras, n.º 26 (Tel.: 265 235 646)

Museu de Setúbal/Convento de Jesus Galeria de Pintura QuinhentistaRua do Balneário Dr. Paula BorbaTel.: 265 537 890Ter a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 Preço: 1,15 €; gratuito: -16 anos | +65 anos | grupos escolaresExposições permanentes:• Retábulo de pintura da Igreja de Jesus da 1ª meta-de do séc. XVI, além de outras pinturas dos séculos XV, XVI e XVII, assim como peças de ourivesaria sacra.Serviços: Visitas guiadas, maletas pedagógi-cas, exposições itinerantes, serviço educativo e atendimento científico a investigadores e a estudantes.

Museu de Arqueologia e Etnografiado Distrito de SetúbalAvenida Luísa Todi, 162Tel.: 265 239 365E-mail: [email protected] a sab, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Exposições permanentes: • Etnografia e Arqueologia RegionalServiços: Visitas guiadas, centro de estudos ar-queológicos e biblioteca especializada.

RuBR

ICA

ESP

aÇO

S

Museu Sebastião da GamaRua de Lisboa, 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 399Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h00Sab, das 11h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00Preço: 1,15 €; gratuito: -16 anos | +65 anos |grupos escolaresExposição permanente:• Espólio bibliográfico e de artigos do poeta e ima-gens da história local e objetos de pastorícia e vinicultura.Serviços: Visitas guiadas, maleta pedagógica, ex-posição itinerante, animações, ateliers de verão.

Casa BocageRua Edmond Bartissol, 12Tel.: 265 229 255Preço: 1,15 €; gratuito: -16 anos | +65 anos |grupos escolaresTer a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Exposição permanente:• Peças de arte e livros do Museu de Setúbal/Convento de Jesus e documentos da Biblioteca Municipal retratam a figura e obra de Bocage.Serviços: Arquivo Fotográfico Américo Ribeiro e Centro de Documentação Bocagiano.

Casa do Corpo Santo/Museu do BarrocoRua do Corpo Santo, 7Tel.: 265 236 066Ter a sex, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Sab, das 14h00 às 18h00Preço: 1,15 €; gratuito: -16 anos | +65 anos | gru-pos escolaresDecoração em azulejos barrocos do primeiro terço de setecentos, do mestre P.M.P., tetos pin-tados setecentistas e talha dourada na Capela. Exposição permanente: Coleção de instrumen-tos de ciência náutica, doados por Ireneu Cruz.

Museu Oceanográfico Luís SaldanhaFortaleza de Santa Maria – Portinho da ArrábidaTel.: 212 189 791Ter a sex, das 10h00 às 16h00 | Sab, das 15h00 às 18h00Preço: 1,75 €

Page 47: Guia_SetOut12

47

Gui

a | S

etem

bro

• Out

ubro

201

2Ru

BRIC

A E

SPa

ÇOS

ARQUIVOS (dias úteis)

Arquivo Municipal de SetúbalPaços do Concelho, Praça de Bocage265 541 500 | [email protected] 09h00 às 16h00Serviços: Visitas guiadas, apoio à consulta pú-blica da documentação municipal, reserva de documentação para consulta em sala, serviço de fotocópias/digitalização e apoio externo na avaliação de documentação relevante.

Arquivo Distrital de SetúbalRua Prof. Borges de Macedo, Manteigadas265 709 900 | [email protected] 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30Serviços: Leitura e referência, pesquisa, trans-crição paleográfica, reprodução documental, emissão de certidões, visitas de estudo guia-das e venda de publicações.

BIBLIOTECA PÚBLICA MUNICIPALCatálogo: www.biblioteca-municipiosetubal.com

Serviços CentraisAv. Luísa Todi, 188 | Tel.: 265 537 240Seg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 13h00 às 19h00

Polo da Bela VistaAv. da Bela Vista, 10 | Tel.: 265 751 003Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo de S. JuliãoPraceta Ilha da Madeira | Tel.: 265 552 210Seg a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h30

Polo de Gâmbia, Pontes e Alto da GuerraEN 10 – Pontes | Tel.: 265 706 833Seg a sex, das 09h00 às 13h00e das 14h00 às 17h00

Polo Sebastião da GamaRua de Lisboa, n.º 11, Vila Nogueira de AzeitãoTel.: 212 188 398Ter a sex, das 09h00 às 12h30e das 14h00 às 17h00; sab, das 13h00 às 19h00

SALAS DE ESPETáCULOS

Fórum Municipal Luísa TodiAv. Luísa Todi, 61-67Tel.: 265 522 127

Cinema Charlot– Auditório MunicipalRua Dr. António Manuel GamitoTel.: 265 522 [email protected]

TURISMO

Casa da Baía de Setúbal – Centro de Promoção TurísticaAv. Luísa Todi, 468Tel.: 265 545 010 | 915 174 442E-mail: [email protected] a sex, das 09h00 às 19h00Sab, dom e feriados, das 09h00 às 20h00Dom, das 10h00 às 22h00

Posto Municipal de Turismo – AzeitãoRua José Augusto Coelho, 17 – Vila NogueiraTel.: 212 180 729Seg a sab, das 10h00 às 13h00e das 14h00 às 18h00Dom e feriados, das 10h00 às 13h00

Entidade Regional de Turismo– Lisboa e Vale do TejoTravessa Frei Gaspar, 10Tel.: 265 539 120 E-mail: [email protected] Sítio: www.turismolisboavaledotejo.ptSeg e sab, das 09h30 às 12h30e das 14h00 às 18h00Ter a sex, das 09h30 às 18h00

Espaço “Coisas de Setúbal”Paços do ConcelhoPraça do BocageSeg a sex, das 09h00 às 19h00Sab, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 18h00

Page 48: Guia_SetOut12