guião entrevista adolescente

4
Guião de Entrevista com Adolescentes Autores: Manuela Fleming; Paula Pinto de Freitas 1. Principais objectivos da Entrevista /das Entrevistas iniciais Fazer uma avaliação global da situação, identif o/os problemas existentes e tentar compreendê-l partir da qualidade da relação que se estabelec o médico e o adolescente e entre o médico o adolescente e a família. A avaliação diagnostica é feita a partir da aná dados da observação e informação recolhida no decurso das entrevistas e pretende avançar hipó nomeadamente hipóteses psicopatológicas, que tenham em conta o funcionamento intrapsíquico d adolescente apreendido através dos seus comportamentos manifestos e da dinâmica relacio 2. Procedimentos nas primeiras entrevistas: Com quem falar primeiro? Com o adolescente ou com adolescente e pais ou só com os pais. Nos adolescentes mais velhos a norma será fala primeiro com o adolescente, já no início da adolescência, o mais comum será optar-se por i

Upload: diana-mota

Post on 21-Jul-2015

92 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guio de Entrevista com Adolescentes Autores: Manuela Fleming; Paula Pinto de Freitas 1. Principais objectivos da Entrevista /das Entrevistas iniciais Fazer uma avaliao global da situao, identificar o/os problemas existentes e tentar compreend-los a partir da qualidade da relao que se estabelece entre o mdico e o adolescente e entre o mdico o adolescente e a famlia. A avaliao diagnostica feita a partir da anlise dos dados da observao e informao recolhida no decurso das entrevistas e pretende avanar hipteses, nomeadamente hipteses psicopatolgicas, que tenham em conta o funcionamento intrapsquico do adolescente apreendido atravs dos seus comportamentos manifestos e da dinmica relacional. 2. Procedimentos nas primeiras entrevistas: Com quem falar primeiro? Com o adolescente ou com adolescente e pais ou s com os pais. Nos adolescentes mais velhos a norma ser falar primeiro com o adolescente, j no incio da adolescncia, o mais comum ser optar-se por iniciar

a entrevista com adolescente e pais. Como norma, tambm evitamos falar a ss com os pais. Mas o clnico ter de avaliar a situao e decidir em funo dos dados de que dispe (Quem faz o pedido de consulta? Qual o motivo da consulta? Idade e nvel desenvolvimental do adolescente) 3. Guio de Entrevista 1. Identificao a) Nome em iniciais b)Filiao c) Estado Civil d)Enquadramento Familiar: vive com 2. Motivo de Consulta3.

Histria Actual: Queixas e/ou Sintomas Actuais do Paciente a) Incio b) Contexto. Factores precipitantes: individuais - doena, desgosto; contexto perda de familiar, doena, life-events c) As queixas actuais surgem como uma ruptura em relao ao funcionamento anterior do adolescente ou como uma continuidade ? Identificao do Problema Principal.

4.

O Problema insere-se no seguinte domnio: a) Sade mental / Psicopatologia b)Sade Fsica / Doena orgnica c) Perturbao do Desenvolvimento psicolgico d)Problemas familiares / sociais 5. Antecedentes Pessoais (Histria de Vida) a) nascimento e infncia (experincias de separao na 1 infncia) b)vida escolar c) relao com familiares e pares d)doenas, internamentos 6. Antecedentes Familiares a) Doenas na famlia (psicopatologia, outra) b)Histria de vida da famlia (casamento, separaes, mudanas, acontecimentos marcantes) 7. Como lidaram com o problema at agora (o prprio, a famlia) 8. Que explicaes encontra o paciente para o seu problema (teoria pessoal) 9. Como pensa o paciente que poder ser ajudado no futuro10.

Proceder ao Diagnstico Familiar com base na grelha fornecida aos alunos:

a) Sistema familiar funcional b)Sistema familiar disfuncional11.

Identificar no caso estudado Factores de Risco e de Proteco de Sade Mental