guia de solução trakcare - intersystems · 2.2.4 registro de solicitação e resultado e...

68
Guia de Solução TrakCare

Upload: hoangtruc

Post on 03-Dec-2018

219 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Guia de Solução TrakCare

Tabela de Conteúdos

Visão Geral 11.0 Parametrização do TrakCare 3 1.1 Atendimento Básico TrakCare 3 1.2 Gestão de Saúde Comunitária TrakCare 3 1.3 Policlínica TrakCare 6 1.4 Emergência TrakCare 72.0 Módulos TrakCare 9 2.1 Componentes Principais do TrakCare 9 2.1.1 Registro Eletrônico de Pacientes (EPR) 9 2.1.2 Índice Geral de Pacientes (MPI) 10 2.1.3 Módulos de Saúde 10 2.2 Fundação CIS (Sistema de Informações Clínicas) TrakCare 2.2.1 Resumo Clínico 2.2.2 Áreas de Trabalho e Listas de Trabalho do Atendente 2.2.3 Documentação do Atendimento 2.2.4 Registro de Solicitação e Resultado e Comunicações 2.2.5 Observações e Gráficos 2.3 Fundação PAS (Sistema de Administração de Pacientes) TrakCare 2.3.1 Gestão Hospitalar 2.3.2 Gestão Ambulatorial 2.3.3 Gestão de Registros Médicos 2.3.4 Lista de Espera e Gestão de Retorno 2.4 Módulos Departamentais e Adicionais do TrakCare 2.4.1 Gestão de Saúde Comunitária 2.4.2 Policlínica 2.4.3 Gestão de Emergência 2.4.4 Gestão de Salas de Cirurgia 2.4.5 Maternidade 2.4.6 Área de Trabalho Departamental e de Radiologia 2.4.7 Prescrição 2.4.8 Farmácia 2.4.9 Faturamento de Pacientes 2.4.10 Suporte Ativo a Decisões 2.4.11 Conectividade 2.4.12 Laboratório (LAB) 3.0 Ferramentas de Gestão do Sistema TrakCare 4.0 Arquitetura e Tecnologia do Sistema TrakCare 4.1 Recursos Técnicos do TrakCare 4.2 Arquitetura de Aplicativo 4.3 Ambientes de Sistema Operacional 4.4 Modelo Lógico 4.4.1 Nível de Dados 4.4.2 Nível de Aplicativo 4.4.3 Nível de Web /Nível de Arquivo e Impressão 4.4.4 Nível de Clientes 4.4.5 Padrões e Protocolos 4.5 Configurações de Arquitetura do Sistema 4.5.1 Configuração de Servidor Único 4.5.2 Configuração de Múltiplos Níveis 4.5.3 Escalabilidade e Alta Disponibilidade 4.5.4 Arquitetura de Clientes 4.6 Outros Requisitos de Arquitetura 4.6.1 Produção 4.6.2 Teste do Sistema 4.6.3 Treinamento 4.7 Periféricos Adicionais Suportados 4.7.1 Tablet PCs 4.7.2 Scanners 4.7.3 Leitores de Código de Barra

1333679991010121313151617181922232425262626273133343537394141435354555555565757585859596061626363636363636363

Visão Geral

Hoje, nas organizações líderes de saúde em 25 países, o InterSystems TrakCare™ está permitindo que a visão de saúde conectada se torne uma realidade. Ele está tornando prestação de serviços de saúde mais eficaz e efi-ciente, melhorando a segurança e resultados, mantendo os custos sob controle ao eliminar testes duplicados e outras redundâncias, acelerando o faturamento e maximizando a utilização de leitos. O TrakCare é um sistema conectado de informação da saúde baseado em Web que fornece módulos clínicos e administrativos unificados inter-operáveis com legado e aplicações futuras. Com um Registro Eletrônico do Paci-ente (EPR) este software oferece melhoras exponenciais no atendimento de todos os pacientes e na produtividade de todos os profisisonais da saúde.

O TrakCare é utilizado em diversos ambientes, incluin-do atendimento básico, cuidados comunitários, departamentos emergência, e práticas multi-disciplinares de policlínicas. Qualquer módulo do TrakCare pode ser rapidamente implan-tado para resolver problemas

imediatos e urgentes adotado como uma carteira unifi-cada para servir necessidades mais expansivas. Os módulos do TrakCare são pré-configurados com rotinas automatizadas de instalação e incluem o suporte à instalação, configuração, e documentação de treinamento, que pode ser implantado em etapas. Para doutores e enfermeiros, trabalhar com o TrakCare significa menos tempo gasto na busca por infor-mações e mais tempo passado com pacientes. Diferente-mente de produtos semelhantes, o TrakCare pode ser facilmente ajustado às suas necessidades de informação e preferências de fluxo de trabalho sem mudanças de código.

O que separa o TrakCare de outros sistemas líderes de informação da saúde (HIS) é fato de o TrakCare permite que os usuários rapidamente desfrutem dos benefícios em um Registro Eletrônico de Pacientes (EPR). Nossa abordagem exclusiva é uma combinação do ambi-ente unificado de informações, banco de dados avançado

e tecnologia de integração do TrakCare, em uma equipe especialista em implantação. Nossa metodologia de imple-mentação é uma avanço em comparação com os sistemas alternativos de informação de saúde baseados em “arrancar e substituir”, que podem levar anos para ativar um EPR, se realmente o conseguirem.

Os benefícios de um EPR surgem no estágio inicial da implementação do TrakCare. Cada módulo do TrakCare possui em seu núcleo um Registro Eletrônico de Pacien-tes compartilhado e um Índice Geral de Pacientes (MPI) em um único banco de dados. O EPR captura o escopo de informações clínicas e administrativas sobre um paciente e é totalmente configurável para servir às preferências individuais de médicos e administradores. O MPI é um recurso central para a identificação de pacientes e pode ser executado como um produto só em uma organização ou implantado como parte de um sistema maior estadual ou nacional. Devido às capacidades avançadas de integração incorporadas ao TrakCare, seu EPR e MPI podem ser facil-mente conectados a aplicativos e dados legados. Portanto, tão logo um ou mais módulos do TrakCare sejam implan-tados, você começa a usufruir dos benefícios de um EPR – com acesso imediato a todas as informações necessárias para melhorar o atendimento aos pacientes.

Na InterSystems, nós compreendemos seu desejo por um sistema de informação da saúde que funcione à sua maneira.

O que separa o TrakCare de outros sistemas líderes de informação da saúde é o fato de que o TrakCare permite que os usuários rapidamente desfrutem dos benefícios de um EPR..

O TrakCare é um HIS Rico em Funções que Lidera o Mercado em Inter-Operabilidade e Flexibilidade

1

Um Ambiente Unificado de Informações

Grande parte do poder do TrakCare deriva do fato de que todos os seus módulos compartilham o mesmo modelo de dados, foco no paciente e um banco de dados único de alto desempenho, o InterSystems Caché®. Deste modo, os módulos do TrakCare não requerem integração um com o outro, economizando tempo e custos. Devido à sua construção como um sistema unificado, os modelos do TrakCare requerem apenas um login para usuários e os dados registrados uma única vez são imediatamente dis-ponibilizados em todos os sistemas. Além disso, os siste-mas de informação da saúde construídos sobre o Caché são conhecidos por seu alto desempenho e escalabilidade. O ambiente unificado de informação proporciona diversos benefícios: compartilhamento simplificado de informações, implantação mais rápida, custos mais baixos e manutenção facilitada. Além disso, a rápida plataforma de integração InterSystems Ensemble® incorporada ao TrakCare garante a inter-operabilidade dos módulos do TrakCare com outros aplicativos.. Diferente de muitos sistemas de informação da saúde que evoluíram para se tornar compatíveis com Web, o TrakCare foi projetado como uma solução baseada em Web que permite o acesso seguro às informações dos pacientes, independente da localização do profissional da saúde. Por ser baseado em Web, o TrakCare também ofe-rece o benefício da redução do custo - de hardware para estações clientes enquanto minimiza despesas adminis-trativas e de TI associadas a atualizações de software em um ambiente tradicional de cliente/servidor.

O TrakCare Funciona à Sua Maneira

O TrakCare foi construído para satisfazer as necessi-dades do mercado internacional. Por exemplo, o sistema TrakCare fornece suporte a múltiplos idiomas e moedas e os usuários podem prontamente personalizar os layouts para suportar o texto de idioma local.

A rigidez da maior parte das soluções HIS requer que os profissionais da saúde modifiquem seus processos de trabalho para se adaptar ao sistema ou suportem projetos de implantação lentos e dispen-diosos com softwares. O trabalhoso processo de criar especificações que detal-hem as fases do projeto é frequentemente responsável por atrasar as implantações de HIS. Se tudo não for per-feitamente definido, ou quando mudam as especificações, a modificação destes sistemas é frustrante e difícil. Na InterSystems, nós compreendemos seu desejo por um sistema de informação da saúde que funciona à sua maneira. Com o TrakCare, os usuários podem estar rapidamente prontos para o trabalho, com poderosas ferramentas para a personalização de seus sistemas como e quando eles de-sejarem, proporcionando uma solução protegida contra a obsolescência, que pode rapidamente abordar as mudan-ças nas políticas de tecnologia, administração e políticas de saúde sem registros caros e lentos. Dois exemplos são o Gestor de Fluxo de Trabalho e o Editor de Layout. O Gestor de Fluxo de Trabalho facilita o fluxo de proces-sos de negócios de modo automatizado. Ele estabelece uma sequência desejada para tarefas a serem realizadas dependendo das condições e funções requeridas pelo usuário, assim como processos secundários tais como tarefas de impressão, alertas e mensagens. O Editor de Layout integrado permite que os usuários configurem todas as telas para que se ajustem não apenas à função realizada, mas também às necessidades dos indivíduos e grupos realizando essas funções. Os menus, guiados por fluxos de trabalho, podem ser definidos para um usuário individual ou para grupos de usuários. Cada módulo inclui uma variedade de ícones e cores facilmente identificáveis para destacar as condições dos pacientes. Todos os ícones podem ser interativos e, quando selecio-nados, podem ser links para informações mais detalha-das, para fornecer instantaneamente uma visão geral do paciente.

2

O FastTrak to EPR do TrakCare Comparado a HIS Tradicionais

Avanço do TrakCare HIS Tradicional

A abordagem do TrackCare para EPR:• Construção de um único arquivo com módulos que operam em um sistema único• Começar com o EPR desde o primeiro módulo• Plug and play com dados/sistemas existentes• Protegido contra obsolescência para novos aplicativos, dados e normas

A Eterna Busca do EPR: • Arrancar e substituir• Módulos HIS para a interface um com o outro• Construção de camadas externas para a integração a inter- face como dados/sistemas existentes

A flexibilidade sem igual do TrakCare o torna a escolha ideal em diversos ambientes de atendimento. O TrakCare é comprovado na demanda de atendimentos básicos e a InterSystems utilizou suas funções principais e expandiu o produto para servir as necessidades específicas dos múltiplos ambientes de atendimento. O TrakCare oferece configurações e funções avança-das específicas para ambientes de atendimento como atendimento comunitário, departamento de emergência e práticas multidisciplinares de policlínicas (incluindo clínicos gerais). Os Módulos Fundação CIS e Fundação PAS do TrakCare são configurados conforme os requisitos únicos do ambiente de atendimento e são acompanhados por um módulo que fornece funções adicionais especí-ficas para o ambiente de atendimento. Independente da implantação do TrakCare em um ou diversos ambientes de atendimento, o sistema fornece uma solução comple-tamente unificada que é prontamente conectada a outros sistemas.

Ambientes de Atendimento do TrakCare

Seção 1: Ambientes de Atendimento do TrakCare

1.1 Atendimento Básico TrakCare

O TrakCare é comprovado mesmo nos maiores e mais complexos ambientes com múltiplas unidadesde aten-dimento básico. Os Módulos Fundação, Fundação PAS, e Departamentais & Adicionais do TrakCare fornecem ricas funções no ambiente de atendimento básico. Os módulos unificados são construídos no Registro Eletrônico de Paci-entes. Consulte as seções 2.2, 2.3, e 2.4 para mais informa-ções detalhadas.

1.2 Gestão de Saúde Comunitária TrakCare

Os clientes tratados na comunidade podem ter um atendimento da mesma qualidade que receberiam em um hospital. A configuração Gestão de Saúde Comunitária do TrakCare possibilita isso ao fornecer aos profissio-nais móveis da saúde todas as informações normalmente disponíveis de seus próprios consultórios. A pequena área de ocupação, a facilidade de uso e a baixa necessidade de manutenção do TrakCare o tornam uma escolha atraente para unidades comunitárias que fre-quentemente possuem suporte de TI mínimo.

O histórico médico, os alertas, as informações de encamin-hamento e consultas de um cli-ente podem ser visualizados, consultas podem ser marcadas e novos planos de atendimento podem ser criados a partir da casa do cliente ao invés do hospital. A configuração de Gestão

de Saúde Comunitária auxilia o escopo de atendimento ao fornecer ferramentas para a coordenação e gestão do planejamento e atividades diárias da equipe e outros recursos. Os detalhes administrativos e clínicos do cliente podem ser registrados. A solução de Gestão de Saúde Comunitária inclui é con-struído no EPR e permite a captura, exibição e análise de informações do centradas no cliente, facilitando um mel-hor atendimento. Ela é totalmente unificada com todos os módulos do TrakCare e suporta todos os envolvidos na gestão e prestação de serviços ao cliente além do atendi-mento hospitalar.

As funções da Gestão de Saúde Comunitária incluem:

Registro: permite que os usuários criem um novo registro de cliente ou busquem um cliente existente já registrado no TrakCare.

Alertas de Clientes: permite que os profissionais da saúde Adicionem alertas e alergias e visualizem aqueles previamente Registrados. É fornecida a na- tureza e severidade das reações alérgicas, notificando o usuário sobre o risco potencial ao cliente. A severi- dade da reação pode ser codificada em cores para for- necer uma indicação visual das sensitividades alérgicas.

Os Alertas de Clientes registram detalhes como:

Alertas administrativos (por ex., risco financeiro)

Alertas médicos (por ex., diabético ou epilético)

Outros alertas (por ex., “Cuidado: o cliente

possui um cão grande.”)

O acesso dos usuários aos detalhes dos alertas pode ser restringido por controles de segurança.

A Gestão de Saúde Comuni- tária é totalmente unificada com todos os módulos do TrakCare e suporta todos os envolvidos na gestão e for- necimento de serviços ao cliente além do atendimento hospitalar.

O Diário de Clientes oferece uma visualização de consultas e atividades, permitindo que os profissionais da saúde agendem e visualizem ativi- dades planejadas a partir da perspectiva do cliente.

3

• Análises: utiliza a ferramenta de Questionário do TrakCare (formulário definido pelo usuário), per- mitindo que o profissional da saúde defina o conteúdo da análise e crie modelos. As análises podem ser basea- das em medições por meio de um algoritmo que calcula uma pontuação. O compartilhamento eletrônico de informações de análises é fornecido sob controles de se- gurança e um histórico completo de alterações é mantido.

• Gestão de Encaminhamento: registra detalhes de episódios e clientes, fundamentais para uma gestão eficaz da saúde comunitária. O TrakCare oferece suporte à criação e gestão de encaminhamentos de clientes (incluindo encaminhamentos eletrônicos a partir de fontes externas), assegurando que sejam Completa- mente documentadas e ativadas.

A gestão de encaminhamento inclui:

Registro de encaminhamentos

Análises de encaminhamentos

Resultados de encaminhamentos

• Gestão de Consulta: permite que os profissionais da saúde agendem consultas para clientes nas clínicas ou em casa. O sistema pode ser utilizado para o agenda- mento de recursos múltiplos (por ex., equipe ou equipa mentos) para um serviço. A Gestão de Consulta oferece suporte a um número ilimitado de departamentos ou locais de serviço.

A Gestão de Consulta inclui a capacidade para:

Marcar consultas múltiplas e individuais

Anexar intervenções múltiplas e individuais a uma consulta

Registrar uma chegada

Agendar um retorno

Re-agendar uma consulta

Alterar detalhes de consultas

Cancelar uma consulta

Imprimir cartas ao cliente ou encaminhador

• Ligação Família/Atendente: permite que os membros da família de um cliente sejam registrados ou adicio-- nados ao banco de dados da comunidade. Esta função auxilia, entre outras coisas, na gestão de comunicação e consultas de famílias.

• Diário de Profissionais da Saúde: oferece uma lista de consultas de clientes em um dado dia. É possível admi- nistrar encaminhamentos novos e internos a partir do diário pessoal. Ele fornece uma lista de todos os clientes com episódios abertos e assegura que os clientes ativos sejam regularmente revisados.

• Diário de Clientes: oferece uma visualização de con- sultas e atividades, permitindo que os profissionais da saúde agendem e visualizem atividades planejadas a partir da perspectiva do cliente.

Exemplo: Diário de Clientes

4

Exemplo: Plano de Atendimento ao Cliente – Análise e Atendimento a Diabéticos

Exemplo: Revisão de Solicitações como Resultado da Seleção do Plano de Atendimento

Planejamento de Atendimento: oferece suporte ao planejamento de atendimento personalizado. Um plano de atendimento pode ser atribuído a um cliente com base em uma análise. Intervenções derivadas como re- sultados do planejamento são combinadas e agendadas no diário do médico. Quaisquer conflitos de consulta gerados nesse processo são destacados e são fornecidas as funções para a resolução destes. É possível gerar modelos de Planejamento de Atendimento.

Rastreamento de Registro de Clientes: oferece a localização e gestão de registros de clientes, incluindo registros médicos, gráficos odontológicos e psiquiátri- cos, reduzindo significativamente o tempo levado na re- alização de tais tarefas. Qualquer registro ligado a um clientepode ser rastreado. O sistema mantém um histórico de todas as movimentações para análises posteriores.

Contato de Questionamento: permite que os profis- sionais da saúde registrem, emitam e monitorem o estado de questionamentos feitos por um cliente ou ou- tra pessoa. Detalhes, incluindo nome de quem ques-- tionou, detalhes do contato e do cliente relacionado à pergunta, podem ser registrados e emitios aos clínicos pertinentes para providências subsequentes.

• Criação e Gestão de Eventos: permite que os usuários criem Eventos e os administre a partir do diário do profissional da saúde. Ele pode ser utilizado, por exemplo, na gestão de seminários de promoção da saúde, reuniões e funções. Os usuários convidam indivíduos para participarem em um evento, e os RSVPs podem ser rastreados. Os eventos podem ser criados por cliente sou clínicos. O sistema pode alertar os clíni- cos sobre eventos futuros nos quais devem se apresen- tar perante um grupo.

5

• Queixas e Elogios: permite o registro e fornecimento deretorno, tanto positivo como negativo, de modo formal e estruturado. Pode ser utilizado para a revisão de acordos de serviço com agências contratadas.

• Notificação a Clínicos Gerais: automaticamente noti- fica os clínicos gerais sobre o envolvimento do cliente com uma agência, se desejado. Esta notificação pode ser enviada via fax ou e-mail, ou impressa.

• Etiquetas e Formulários: produz uma variedade de documentos impressos, incluindo etiquetas de clientes e formulários de cadastro.

Aparelhos Móveis (Acesso no Ponto de Atendimento): resolve os desafios do registro de informações no ponto de atendimento. Ele aplica a última tecnologia para o fornecimento de gráficos rápidos, acessíveis, precisos e computadorizados na casa ou cabeceira do cliente. O recurso de Aparelhos Móveis elimina o processo de registro em papel para transcrição posterior.

1.3 Policlínica TrakCare

Independente de se o paciente possui uma condição menos grave como uma gripe comum ou sofre de uma condição crônica como diabete, uma policlínica é um prestador completo de serviços de saúde. Uma policlínica geralmente inclui amplo escopo de prestadores de saúde e clínicas auxiliares, com serviços prestados por clínicos gerais, enfermeiros e clínicos relacionados como fisiotera-peutas e podólogos. Diferente de clínicas ambulatórias tradicionais localizadas em unidades de atendimento ter-ciárias, as policlínicas costumam ser autônomas e prestam uma ampla variedade de serviços. Estes serviços variam da administração de condições médicas agudas e crônicas à educação da saúde, imunização infantil, exames, vacina-ções, serviços de raios-X e laboratório e procedimentos cirúrgicos simples.

A configuração Policlínica do TrakCare facilita o agenda-mento eficiente de profissionais da saúde e localizações de clínicas. A coordenação e gestão do planejamento e atividades diárias pode ser baseada em um ambiente de agendamento centralizado ou descentralizado. A pequena área de ocupação, a facilidade de uso e a baixa necessi-dade de manutenção do TrakCare o tornam uma escolha atraente para unidades policlínicas que frequentemente possuem suporte de TI mínimo.

A função Policlínica é totalmente unificada com todos os módulos do TrakCare. Esta unificação significa que infor-mações relacionadas à pré-análise, atendimentos clínicos, atendimentos de emergência, internações passadas e serviços prestados como parte destes eventos, podem ser visualizadas no EPR do paciente. Para qualquer atendi-mento clínico, os detalhes demográficos do paciente são ligados a seus processos clínicos e de faturamento, o que permite uma gestão clínica e financeira em tempo real dos casos dos pacientes.

As funções policlínicas são derivadas do módulo de Gestão Ambulatorial do TrakCare e são incrementadas por meio do fornecimento de funções específicas adicionais ao ambiente de atendimento.

As funções policlínicas incluem:

Gestão Ambulatorial do TrakCare: Consulte a seção 2.3.2 para mais detalhes.

Alta de Cliente: produz um resumo de alta ao final do atendimento a um cliente e sua alta.

Gestão de Retorno: combina o agendamento de con- sultas e listas de retorno para facilitar o planejamento do atendimento e análises por um período mais longo de tempo, para a administração de coisas como vacina- ções de crianças, atendimento preventivo e análises anuais. O usuário pode definir as agendas de consulta (incluindo solicitações) em intervalos regulares ou irregulares com flexibilidade para a geração da próxima consulta de pacientes ou colocação do paciente em uma lista definida de retornos. Só serão realizadas consultas quando solicitado e após a confirmação do paciente, minimizando a quantidade de ausências para consultas e assegurando a máxima utilização dos recur- sos clínicos.

• Consulta SOAP: permite que os prestadores de atendi- mento criem e documentem consultas clínicas para pacientes com base em uma estrutura padrão por meio de informações Subjetivas, Objetivas, Análise e de Plane- jamento (SOAP). Categorias pré-definidas de consultas auxiliam na condução das informações e das funções disponíveis ao prestador de atendimento, incluindo itens de observação, questionários (formulários defini- dos pelo usuário), solicitações de medicamentos, gestão de retornos, informações clínicas e de pacientes, assim como resumos clínicos. Durante a fase de planejamento da consulta, são apresentadas aos usuários listas de solicitações relevantes, com base no tipo de consulta a ser completada ou o diagnóstico registrado.

A metodologia SOAP para consultas também permite o prestador de atendimento:

Agrupar visitas por tipo

Copiar consultas e solicitações de uma visita à outra

Marcar uma consulta como significativa

Registrar um diagnóstico por meio do SNOMED, ICD, ou convenções específicas do local

Mapear descobertas objetivas e exibi-las em todas as consultas documentadas com a visita ativa exibida em fonte padrão e observações de visitas anteriores em itálico para fácil identificação

Buscar uma consulta específica

6

Atendimento Imediato: permite que os prestadores de atendimento administrem pacientes que chegam à policlínica sem consulta.

Ele permite o usuário:

Triar o paciente

Prestar atendimento ao paciente sem precisar agendar uma consulta, caso o paciente não necessite passar por um clínico geral

Encaminhar o paciente a uma consulta clínica no dia ou em uma data futura

Automaticamente encaminhar um paciente para uma consulta com um prestador atendimento/clíni- co disponível para atendimento imediato

Rastreamento de Pacientes e Gestão de Filas: forne cem aos recepcionistas e prestadores de atendimento uma visão geral da localização de pacientes de policlíni- cas com relação à suas visitas.

Eles podem determinar se:

O paciente chegou e está na sala de espera.

O paciente está com o prestador de atendimento.

O paciente partiu da policlínica.

O paciente está com outro prestador de atendi mento.

O paciente terá uma longa espera na fila.

Lista de trabalho: exibe as clínicas e consultas diárias ou semanais para os prestadores de atendimento da policlínica. Grande parte das funções requeridas para a gestão diária de clínicas e consultas está disponível a partir da lista de trabalho, incluindo a atualização do estado de uma consulta, alteração de campos de con- sultas para uma sessão clínica ou atualização de deta- lhes de consulta e detalhes do paciente. Os usuários podem também definir suas preferências clínicas. As preferências clínicas permitem que os usuários definam uma lista de clínicas regularmente acessadas que devem ser administradas.

7

Ligação Família/Atendente: permite que os membros da família de um cliente sejam registrados ou adiciona dos ao banco de dados de policlínicas. Esta função auxilia, entre outras coisas, na gestão de comunicação e consultas de famílias.

Análises: utiliza a ferramenta de Questionário do TrakCare (formulário definido pelo usuário), per- mitindo que o profissional da saúde defina o conteúdo da análise e crie modelos. As análises podem ser basea- das em medições por meio de um algoritmo que calcula uma pontuação. O compartilhamento eletrônico de informações de análises é fornecido sob controles de segurança e um histórico completo de alterações é mantido.

Planejamento de Atendimento: oferece suporte ao planejamento de atendimento personalizado. Um plano de atendimento pode ser atribuído a um cliente com base em uma análise. Intervenções derivadas como re- sultados do planejamento são combinadas e agendadas no diário do médico. Quaisquer conflitos de consulta gerados nesse processo são destacados e são forneci- das as funções para a resolução destes. É possível gerar modelos de Planejamento de Atendimento.

1.4 Emergência TrakCare

A configuração de Emergência do TrakCare facilita a classificação e o tratamento dos pacientes e é destinada a realizar o cadastro, a movimentação e a captura de inter-venções de atendimento durante consultas de emergência. No ambiente de emergência, informações prontamente acessíveis são fundamentais, mas elas devem ser clara-mente visíveis e não confusas. E mais importante, as informações devem ser atualizadas de maneira dinâmica conforme ocorrem os eventos, permitindo que os clínicos realizem análises rápidas e acuradas. O TrakCare oferece suporte a um ambiente ocupado com o uso hábil de cores e ícones para alertas sem distrações. Todos os usuários têm acesso aos dados em tempo real, de modo que a co-ordenação e a gestão eficiente do progresso do paciente, salas de emergência, recursos e equipe são possíveis para equipes clínicas e não-clínicas.

A função de Emergência é totalmente unificada com todos os módulos do TrakCare, de modo que as informa-ções relacionadas à pré-análise, atendimentos clínicos, atendimentos de emergência, internações passadas e serviços prestados como parte destes eventos, podem ser visualizadas no EPR do paciente. A configuração inclui um módulo de Emergência com funções específicas para o ambiente de atendimento.

As funções da Gestão de Emergência incluem:

Registro: permite que os usuários criem um novo registro de cliente ou busquem um cliente existente já registrado no TrakCare.

8

Gestão de Incidentes: fornece ao departamento de Emergência a capacidade para a preparação e aceitação de um número pré-definido de pacientes não identi- ficados de incidentes graves, como acidentes de veícu- los automotores ou desastres naturais.

Classificação: permite que os profissionais da saúde separem pacientes de urgência crítica de casos menos urgentes para assegurar que o atendimento seja fornecido da maneira mais eficiente e eficaz, de acordo com protocolos autorizados. O recurso de Classificação permite que o usuário registre os detalhes de classifi cação de um paciente, incluindo data, hora e categoria de classificação. Estes dados determinarão a prioridade de emergência de cada paciente. Uma cor específica é atribuída a cada paciente com base na categoria de classificação.

Pacientes de Emergência Frequentes: assegura que os pacientes com consultas de emergência excessivas sejam automaticamente destacados para a equipe como “pessoa em risco” potencial. O estado de risco é indicado por meio de mensagens de aviso na exibição de um ícone de alerta e é também fornecido um recurso de busca.

Clínico: é utilizado para criar um registro de todos os profissionais da saúde que participaram ativamente na prestação de atendimento para um paciente. Um histó- rico das atividades de profissionais de saúde é mantido.

Planta: exibe geograficamente as salas de espera, cubículos e salas de operação disponíveis no departa- mento de Emergência. O usuário pode prontamente ver onde os pacientes estão além de informações seleciona- das da planta. É possível mover um paciente de um local (leito ou cubículo) a outro (incluindo salas de espera) no departamento de Emergência por meio da função de arrastar e soltar.

Visualização múltipla: é utilizada para a busca por internações de emergência em um período de tempo para uma localização ou tipo de localização.

Movimento: registra a movimentação de um paciente de um departamento de Emergência a uma localização temporária, como o departamento de Radiologia. A utilização de cores em Plantas e Listas de Trabalho fornece um sinal visual caso o paciente esteja tempo rariamente ausente do leito ou cubículo designado.

Solicitações de Leito: é utilizado caso um paciente de emergência necessite internação em alguma ala. A solicitação é registrada e transmitida ao administra dor de leitos. O encaminhamento de uma ala e leito pelo administrador de leitos:

Notificará o departamento de Emergência de que o paciente pode ser preparado para encaminhamento.

Alertará a equipe da ala sobre uma transferência/ internação de paciente em emergência.

Coletará os dados disponíveis do paciente e elimi- nará a necessidade de novo registro de informações.

Solicitações de Quadros: facilita a requisição e rastreamento de quadros em papel de pacientes. Estes documentos podem incluir os registros médicos, gráfi- cos odontológicos e psiquiátricos e radiologias dos pa- cientes. As solicitações para registros podem ser ativadas automaticamente ou manualmente.

Solicitação de Centro de Operações: é utilizado caso um paciente em emergência requeira um procedimento cirúrgico. A solicitação é registrada no módulo do Centro de Operações do TrakCare diretamente a partir do departamento de Emergência.

Alta: permite que os detalhes de alta de um pacientes sejam registrados A designação da data e hora de uma alta automaticamente removerá o paciente da Planta de Emergência e da lista de pacientes.

Cartas: é um recurso para a produção de correspondências para o paciente. O formulário das cartas é definido pela organização, entretanto a InterSystems pode for- necer um conjunto inicial de modelos. Um histórico de correspondências está disponível, documentando a data e hora de criação e quaisquer reimpressões realizadas. É possível visualizar os docu- mentos enviados.

“Escaneamento” de Documentos: permite que os usuários associem um documento “escaneado” com o registro de um paciente. Por exemplo, uma ima- gem de contusão resultante de um acidente pode ser escaneada e designada para um episódio de emergê- ncia específico.

Etiquetas e Formulários: produz uma variedade de documentos impressos, incluindo etiquetas de clientes e formulários de cadastro.

Registro Eletrônico de Pacientes: captura o escopo de informações clínicas e administrativas sobre o pacie- nte. Ele contém dados demográficos, histórico médico, internações anteriores, cirurgias anteriores e infor- mações do histórico de obstetrícia do paciente. O EPR oferece uma exibição de todas as informações coletadas e pode incluir solicitações e resultados dos departa- mentos de laboratório e radiologia, prescrições médicas ou um resumo de alta para um episódio específico ou para episódios relacionados. Para mais detalhes sobre o último item, consulte a Seção 2.2 (Fundação CIS TrakCare).

O EPR oferece uma exibição de todas as informações coletadas e pode incluir solicitações e resultados dos departa- mentos de laboratório e radiologia, prescrições médicas ou um resumo de alta para um episódio específico ou para episó- dios ligados.

9

2.1 Componentes Principais do TrakCare

Central a todos os módulos do TrakCare é o Registro Eletrônico de Pacientes (EPR). O Índice Geral de Pacien-tes (MPI) é subjacente ao EPR e ambos são fornecidos tão logo o TrakCare é implantado, seja para fins clínicos, administrativos ou departamentais.

2.1.1 Registro Eletrônicos de Pacientes (EPR)

O EPR integrado do TrakCare é destinado a capturar o escopo de informações clínicas e administrativas sobre um paciente. O registro contém dados demográficos, histórico médico, internações anteriores, cirurgias anteri-ores e informações do histórico de obstetrícia do paciente. O histórico médico inclui alergias, doenças, e o histórico familiar e social. As informações do paciente podem ser capturadas a partir de sistemas de legado por meio do Módulo de Conectividade do TrakCare, que utiliza a plata-forma de integração Ensemble. As informações também podem ser obtidas diretamente a partir de qualquer outro módulo do TrakCare. O tipo de dado disponível depen-derá das fontes de dados conectadas, mas podem incluir solicitações e resultados para laboratório, radiologia, prescrição ou geração de um resumo de alta para um episódio específico ou para episódios relacionados. Para acessar o EPR, um paciente é localizado por um identificador, nome único ou por meio de uma lista opcional de favoritos frequentemente vistos por um clínico. O EPR oferece uma exibição de todas as informa-ções disponíveis do paciente.

O EPR inclui:

Alergias e Alertas: permite que os profissionais da saúde visualizem alergias e alertas registrados e ainda adicionem novos. Além de notificar os clínicos de riscos potenciais ao paciente, também estão disponíveis as informações sobre a natureza e severidade das reações alérgicas. A severidade pode ser codificada em cores para fornecer uma indicação visual das sensitividades alérgicas.

Histórico de Resumos Clínicos: permite que o clínico visualize resumos clínicos anteriores (incluindo alta) gerados para um paciente. Pode ser visualizado em formato tabular ou de texto.

Registro de Diagnósticos: permite a inclusão de múlti- plos diagnósticos e seus estados para cada episódio de paciente, incluindo diagnósticos de internação, final, de suspeita e de alta. Os diagnósticos podem ser feitos com base na Classificação Internacional de Doenças e Pro- cedimentos (CID) da OMS ou um sistema semelhante de codificação.

Seção 2: Módulos TrakCare Lista de Episódios e Linha Cronológica: exibe grafica-

mente o EPR do paciente. Permite também que os pro- fissionais da saúde selecionem um ou mais episódios para visualizar os dados do paciente no formado dos quatros definidos do EPR.

Histórico de Solicitações e Resultados: apresenta o histórico de solicitações e resultados de procedimentos diagnósticos e investigativos. Os resultados são imedi- atamente disponibilizados a partir de qualquer módulo do TrakCare e podem também ser enviados ao EPR a partir de sistemas legados de departamentos por meio do Módulo de Conectividade do TrakCare, que utiliza a rápida plataforma integração Ensemble. Isto fornece aos profissionais da saúde acesso aos resultados do EPR. Os resultados podem ser exibidos em formato singular ou cumulativo e são apresentados com indica- dores clínicos, incluindo resultados anômalos, ordens de referência e estados críticos, quando aplicável. Os realces e ícones do sistema funcionam como alertas para resultados novos e anômalos.

Exemplo: Ícones do EPR

Solicitação de imagem

Resultados de imagem disponíveis

Solicitação de laboratório

Resultado de laboratório disponível

Resultado de laboratório com atraso

Resultado anômalo

Resultado anômalo – lido

Resultado anômalo – não lido

Resultado normal – não lido

Notas Clínicas /do Paciente: permitem que o clínico registre e visualize as condições do paciente. As ferra- mentas de registro de dados incluem a visualização das modificações em notas e registros de texto codificado, facilitando o rápido registro de frases e comentários padrão.

Histórico de Pacientes: permite que os profissionais da saúde visualizem, alterem ou adicionem o histórico médico social e familiar do paciente.

10

2.1.2 Índice Geral de Pacientes (MPI)

O MPI do TrakCare possibilita que as unidades de saúde registrem informações abrangentes sobre um paciente. O MPI é subjacente ao EPR dos pacientes. As funções do MPI são disponibilizadas independentemente, mas são também parte integral de cada módulo do TrakCare (por ex., quando um paciente é internado no hospital, as funções de Busca e Registro do MPI podem ser incluí-das como parte do fluxo de trabalho para os processos de internação). O MPI pode ser executado de maneira independente em uma organização ou ser parte de um sistema maior estadual ou nacional. Nesta situação, um paciente pode ter um identificador local assim como um identificador estadual ou nacional. O sistema do TrakCare permite que o identificador seja designado pelo provedor apropriado. Um identificador único do hospital diferen-cia da paciente. O formato deste identificador é definível pela organização e pode ser puramente numérico ou uma combinação de caracteres alfa-numéricos. O identificador da organização pode ser automaticamente designado ao paciente ou registrado manualmente durante o cadastro.

O MPI normalmente inclui:

Campos para o registro dos detalhes sócio-demográfi- cos, incluindo campos obrigatórios definidos pelo usuário (por ex., cargo do paciente, sobrenome, primeiro nome, sexo, data de nascimento, endereço, idioma falado e naturalidade)

Links para outras telas para registro ou visualização:

Outros detalhes de endereço (por ex., endereços an teriores, endereço postal e endereço de correspon- dência)

Detalhes de contato (por ex., parente próximo, parente mais próximo ou fiador)

Alertas (por ex., médicos, administrativos e clínicos)

Detalhes de réplica (por ex., nomes, sexo e data de nascimento)

Detalhes do clínico geral

Histórico de doutores da família

Outros links (por ex., família ou mãe/filho)

Detalhes de balanço, tais como quem atualizou o registro, alterações feitas no registro e quem visualizou o registro

2.1.3 Módulos de Saúde

O TrakCare oferece um amplo conjunto de módulos de saúde que auxiliam no correto funcionamento das unidades de saúde. Como padrão, o sistema é centrado no paciente, administrando os aspectos clínicos e adminis-trativos do atendimento por meio do EPR. O EPR e o MPI subjacente são integrais a cada módulo do TrakCare e todos os módulos são construídos no mesmo banco de dados de alto desempenho do Caché.

Exemplo: Ícones do EPR

11

Os módulos do TrakCare incluem:

Fundação CIS TrakCare (Sistema de Informações Clínicas)

Fundação PAS TrakCare (Sistema de Administração de Pacientes)

Além da Fundação CIS e Fundação PAS, o TrakCare oferece ambientes de atendimento e módulos departamentais e adicionais, incluindo:

Gestão de Saúde Comunitária TrakCare

Policlínica TrakCare

Gestão de Emergência TrakCare

Gestão de Centro de Operações TrakCare

Maternidade TrakCare

Área de Trabalho Departamental e de Radiologia TrakCare

Prescrição TrakCare

Farmácia TrakCare

Faturamento de Pacientes TrakCare

Suporte Ativo a Decisões TrakCare

Conectividade TrakCare

Laboratório TrakCare (LAB)

Módulos do TrakCare

O TrakCare oferece suporte a todo o escopo de atendimento, fornecendo as informações certas ao profissional de saúde certo na hora certa.

12

O TrakCare Oferece Suporte ao Escopo de Atendimento

2.2 Fundação CIS (Sistema de Informações Clínicas) TrakCare

Considere os problemas que surgem quando um paci-ente idoso e confuso se apresenta para o tratamento e não consegue lembrar as experiências médicas anteriores. Imagine se o médico puder acessar imediatamente o histórico completo desse paciente a partir de uma única tela. Os diagnósticos e o tratamento podem ser realizados de maneira muito mais rápida e precisa. E é isso o que a Fundação CIS do TrakCare oferece. Todas as funções do TrakCare são construídas no Regis-tro Eletrônico de Pacientes (EPR) e permitem a captura, exibição e análise de informações do paciente, facilitando um melhor atendimento. A Fundação CIS do TrakCare oferece as funções principais necessárias para a gestão clínica de pacientes. A Fundação CIS do TrakCare permite que profissionais da saúde autorizados revejam e documentem o atendi-mento. Procedimentos diagnósticos, tratamentos, regis-tros de consultas e observações são registradas no EPR do paciente. Os dados podem ser registrados, exibidos e acessados por meio do amplo escopo de opções de docu-mentação e exibição fornecido pelo TrakCare. As solicitações eletrônicas e a gestão de resultados são recursos chave da Fundação CIS do TrakCare.A Fundação CIS do TrakCare pode ser implantada como um único produto integrado a sistemas existentes ou em paralelo com um ou mais módulos do TrakCare. Após a instalação com outros módulos do TrakCare, a Fundação CIS se torna totalmente unificada.

Funções da Fundação CIS

Todas as funções clínicas começam com a Fundação CIS do TrakCare e incluem:

EPR e MPI (consulte as seções 2.1.1 e 2.1.2, respectiva- mente, para detalhes)

Resumo Clínico

Áreas de Trabalho do Prestador de Atendimento e Listas de Trabalho

Documentação de Atendimento

Registro Solicitação e Resultados e Comunicações

Observações e Gráficos

A Fundação CIS oferece as funções principais necessárias para a gestão clínica de pacientes.

13

O TrakCare Oferece Suporte ao Escopo de Atendimento

2.2.1 Resumo Clínico

Resumo Clínico: fornece um resumo da atividade clínica e administrativa quando um paciente recebe alta ou é transferido a outro serviço. É usado na comunica- ção com clínicos de consulta e outros prestadores de aten-imento envolvidos no tratamento do paciente.

O Resumo Clínico inclui os seguintes recursos:

Formato e Conteúdo Configurável: pode ser projetado (por meio das ferramentas de relatório) para uma série de configurações clínicas. As informações de pacientes fornecidas no relatório podem incluir dados já dis- poníveis no registro existente do paciente, tais como diagnóstico principal, outras condições e complicações, procedimentos, medicamentos, parecer clínico e planos de gestão. É possível também adicionar textos estru- turados. Os dados selecionados para inclusão no resumo podem ser marcados como clinicamente significativos se desejado.

Tipos Múltiplos de Documentos: oferece suporte a diferentes tipos de resumos, incluindo alta de internos, transferências de internos ou idosos ou altas de enfermagem.

Resumos de Múltiplos Episódios: podem ser produ- zidos para um ou mais episódios, incluindo episódios sem alta, alta estatística e re-internações estatísticas. Os episódios podem também ser identificados como não requerentes de resumo.

Distribuição Automatizadas: oferecem suporte à transferência eletrônica, impressão e envio por e-mail aos destinatários selecionados pelo usuário. A lista de distribuição pode incluir profissionais da saúde ou orga- nizações externas.

Recursos de Segurança: asseguram que apenas usuários autorizados possam alterar o Resumo Clínico. Há flexibilidade para reter resumos de alta/transferên- cia/clínicos criados anteriormente e produzir novas versões, que podem ser atualizados.

2.2.2 Áreas de Trabalho do Clínico e Listas de Trabalho

Área de Trabalho do Clínico

A Área de Trabalho do Clínico TrakCare fornece funções para a localização, visualização e gestão de detalhes do paciente assim como para a gestão de quadros eletrônicos do progresso do paciente. Isso permite que os profis-sionais de saúde autorizados documentem o atendimento e registrem solicitações de tratamento e investigação diretamente no EPR do paciente.

Intervenções derivadas como resultados do plane-jamento são combinadas e agendadas no diário do clínico. É possível criar modelos de Planejamento de Atendimento.

14

A Área de Trabalho do Clínico inclui as seguintes funções:

Listas de Trabalho: permitem que os profissionais da saúde definam e criem listas de pacientes ou episódios frequentemente acessados para consulta rápida. As lis- tas de Trabalho disponíveis incluem pacientes e episó- dios favoritos, assim como solicitações e resultados.

Processos Clínicos: permite que os clínicos definam as tarefas necessárias para o atendimento a um paciente com um diagnóstico em particular ou motivo de encaminhamento.

Consultas de Pacientes e Análises: fornecem uma maneira ágil para que clínicos documentem rapidam- ente todos os aspectos do processo de consulta, inclu- indo registro de diagnósticos e planejamento.

Planos de Atendimento: oferecem suporte ao planeja- mento de atendimento personalizado. As intervenções derivadas como resultados do planejamento são com- binadas e agendadas no diário do clínico. É possível criar Modelos de Planejamento de Atendimento.

Área de Trabalho dos Enfermeiros

A Área de Trabalho dos Enfermeiros do TrakCare permite que os enfermeiros rastreiem e administrem seu trabalho diário, melhorando a eficiência e o atendimento. A Área de Trabalho dos Enfermeiros define claramente as intervenções e tarefas de enfermagem diárias.

A Área de Trabalho dos Enfermeiros inclui as seguintes:

Rastreio de Trabalho: possibilita que os enfermeiros construam listas de trabalho para pacientes de acordo com vários critérios de seleção tais como especialidade, prestador de atendimento, tipo de paciente, localização do paciente, solicitações e resultados, e prioridade.

Administração de Medicamentos: torna visíveis na Área de Trabalho dos Enfermeiros os medicamentos e fluidos solicitados para um paciente. A área de trabalho exibe tudo o que deve ser administrado ao paciente e fornece um processo ágil para a documentação da administração desses medicamentos.

Observações: permitem o registro de observações clínicas de um paciente em todos os episódios do aten- dimento. O TrakCare permite que os clínicos registrem as medições do paciente tais como peso, frequência cardíaca e pressão sanguínea diretamente no EPR.

Coleta de Espécimes: permite a visualização e coleta de espécimes conforme requerido para exames de laboratório.

Percursos Clínicos: permite que os clínicos definam as tarefas necessárias para o atendimento a um paciente com um diagnóstico em particular ou motivo de encaminhamento.

Planos de Atendimento: oferecem suporte ao planeja- mento de atendimento personalizado. As intervenções derivadas como resultados do planejamento são combinadas e agendadas no diário do clínico. É possível criar Modelos de Planejamento de Atendimento.

Exemplo: Área de Trabalho do Clínico

Escaneamento e Associação de Imagens: permite que documentos e arquivos de imagem sejam direta- mente ligados ao episódio de atendimento de um paci- ente ou itens de solicitação selecionados.

Listas de Trabalho

Lista de Pacientes e Episódios Favoritos: permite que os profissionais da saúde adicionem pacientes fre- quentemente acessados ou episódios de pacientes específicos frequentemente acessados a uma lista definida para consulta rápida.

Lista de Pacientes do Prestador de Atendimento: permite que os clínicos construam listas de pacien- tes atuais de acordo com suas especificações, baseadas em vários critérios de seleção, tais como especialidade, prestador de atendimento, tipo de paciente e localiza- ção do paciente.

Listas de Trabalho de Solicitações e Resultados: fornecem dados de laboratório, radiologia e medica- mentos ao ponto de atendimento. As listas de solicita- ções fornecem a fundação para o registro e comunica- ção de informações sobre exames, resultados e trata- mentos para cada paciente. A lista de resultados per- mite que o clínico acesse os resultados do paciente online e revise as solicitações de acordo com padrões especificados e critérios selecionados. É possível definir e salvar os padrões e as preferências específicas de um clínico.

Lista de Tarefas: permite que os prestadores de atendimento definam manualmente tarefas de itens não solicitados que devem ser realizadas. Estas tarefas podem ser designadas ao prestador de atendimento conectado ou outros prestadores de atendimento. As tarefas podem ser referentes a um paciente específico ou a atividades não relacionadas à pacientes.

15

2.2.3 Documentação de Atendimento

Consulta SOAP: é um processo que permite que os prestadores de atendimento criem e documentem consultas clínicas para pacientes com base em uma estrutura padrão por meio de informações Subjetivas, Objetivas, Análise e de Planejamento (SOAP). Catego- rias pré-definidas de consultas auxiliam na condução das informações e das funções disponíveis ao prestador de atendimento, incluindo itens de observação, questionários (formulários definidos pelo usuário), solicitações de medicamentos, gestão de retornos, informações clínicas e de pacientes, assim como resu- mos clínicos. É possível realizar a análise de diagnósti- cos na consulta SOAP, que podem também ativar uma lista de solicitações relevantes para seleção fácil.

Histórico de Pacientes: para a visualização ou acréscimos a um histórico existente (por ex., médico, familiar e social)

Descobertas Subjetivas: registro de queixas e qualifi- cadores adicionais

Descobertas Objetivas: registro de observações e questionários

Análise: registro de diagnósticos e notas clínicas

Plano: Geração de solicitações

16

Processos Clínicos: permite que os clínicos definam as tarefas necessárias para o atendimento a um paciente com um diagnóstico de internação em particular ou motivo de encaminhamento. O processo clínico guia o clínico, durante a fase de atendimento, por meio de pro- tocolos padrões locais. Solicitações e exames de rotina são automaticamente registrados no plano de atendi- mento do paciente. O clínico pode acompanhar o progresso do atendimento ao visualizar o processo clínico designado e é possível realizar ajustes no plano, se necessário. Os Processos Clínicos são desenvolvidos e administrados pela organização e são úteis na definição de padrões de atendimento.

Planos de Atendimento: oferecem suporte ao plane- jamento de atendimento personalizado. As interven- ções derivadas como resultados do planejamento são combinadas e agendadas no diário do clínico. O sistema permite a criação de Modelos de Planejamento de Aten- dimento. Um plano de atendimento pode ser designado a um paciente com base em uma análise. Os Planos de Atendimento também incluem a integração automática de intervenções necessárias conforme determinado na formulação do plano de atendimento.

Notas Clínicas: permitem que o clínico crie notas de as classifiquem de acordo com o tipo (por ex., Notas do Centro, Notas de Dieta e Notas de Progresso). As categorias são definíveis no local. É possível configu- rar e pesquisar a exibição de Notas Clínicas no EPR.

Registro Flexível de Dados: há opções disponíveis para diferentes tipos de documentação de atendi- mento, incluindo anotação em imagens, registro de dados codificados, registro de “texto enlatado”, registro de texto livre, gravação de voz, escaneamento e arma- zenamento de documentos e registro de dados numéri- cos por meio de campos manuais ou calculados.

Exemplo: Consulta SOAP

2.2.4 Registro de Solicitação e Resultado e Comunicações

O TrakCare facilita uma abordagem proativa ao aten-dimento por meio da abrangente função de Solicitação e Resultado. As ferramentas e visualizações de Registro de Solicitação e Resultado são a base para o registro e comunicação de informações sobre decisões de solicita-ções, exames, resultados e atendimento de modo eficiente e eficaz. A função de Solicitação e Resultado do TrakCare oferece dados online e em tem-po real do paciente a qualquer instante do processo de aten-dimento. Com o TrakCare, os clínicos não ficam ligados a papéis para prestar atendi-mento e avaliar resultados.

O Registro de Solicitação e Resultado e Comunicações incluem:

Histórico de Solicitação e Resultado do EPR: apresenta o histórico de solicitações e resultados de procedimentos diagnósticos e de investigação.

Registro de Solicitações: captura informações clínicas relevantes enquanto minimiza a necessidade de um registro manual De dados. O Registro de Solicitações pode exibir informações padrão para cada solicitação específica.

Solicitações Favoritas: são itens frequentemente solicitados para seleção rápida durante o processo de registro de solicitações. A lista de solicitações favoritas pode ser definida em níveis de região, organização, localização, grupo ou indivíduo

A função de Solicitação e Resultado do TrakCare oferece dados online e em tempo real do paciente a qualquer instante do processo de atendimento. Com o TrakCare, os clínicos não ficam ligados a papéis para prestar atendimento e avaliar resultados.

17

Perguntas de Solicitações: podem ser definidas para exibição em diversos pontos no fluxo de trabalho do registro de solicitações, assegurando que informações clínicas relevantes sejam sempre coletadas. As respos tas às perguntas podem preenchidas automaticamente com base em respostas anteriores ou exibir resultados interessantes de patologias. Limites de validade estão disponíveis para perguntas já respondidas para auxiliar a assegurar que informações atualizadas sejam -fornecidas.

Conjuntos de Solicitações: possibilita que os profis- sionais da saúde rapidamente ordenem um grupo de itens, ao invés da seleção individual.Um exemplo disto é um conjunto padrão de solicitações para um paciente com dores no peito.Este conjunto pode incluir diversos exames de sangue, um ECG, um ECG destacado e um raio-X do tórax.

Alertas de Registro de Solicitações: são ativados por combinações de evento, incluindo:

Avisos de alergia

Avisos de solicitação duplicada

Avisos de restrição de idade/sexo

Marcações adicionais podem ser definidas pela organização

Restrições de Segurança de Solicitações: restringem a habilidade do usuário para solicitar itens e visualizar solicitações e resultados com base na designação de segurança de grupo. Uma função de trilha de auditoria está disponível em todas as partes do processo de solicitação.

Registro de Resultado: é efetuado no TrakCare por várias maneiras. Por exemplo, o TrakCare pode receber os resultados eletronicamente a partir dos sistemas de partamentais ou externos via HL7 ou diretamente a partir de qualquer módulo do TrakCare. Os resultados podem incluir dados capturados em um questionário (formulário definido pelo usuário), documentos ditados ou transcritos, observações e dados atômicos tais como resultados de laboratório.

Os resultados podem incluir dados capturados em um questionário (formulário definido pelo usuário), documentos ditados ou transcritos, observações e dados atômicos tais como resultados de laboratório.

Exibição de Resultados: inclui indicadores clínicos tais como resultados anômalos, ordens de referência e esta dos críticos, se disponível. São fornecidos alertas indicando resultados anômalos e novos por meio de destaques e ícones do sistema. Os resultados não lidos são claramente indicados e a trilha de auditoria inclui o leitor e todos que visualizaram o resultado. Os resulta- dos podem ser exibidos em formato singular ou cumu- lativo e podem também ser definidos para exibição em gráfico.

2.2.5 Observações e Gráficos

Esta função permite o registro das observações clínicas de um paciente em todo o episódio do atendimento. O TrakCare permite que os clínicos registrem medições de pacientes tais como peso, frequência cardíaca e pressão sanguínea direto no EPR. As medições podem ser esquematizadas para exibir alterações no decorrer de um período e podem ser impressas, se solicitado. Os resultados anômalos podem ser destacados após sair das séries de referência determinadas pela organização. A observações podem ser definidas para se ajustarem aos requisitos clínicos do local ou de outros usuário e podem ser acessado a partir do EPR ou da lista de trabalho dos enfermeiros ou outros fluxos de trabalho. É possível adi-cionar comentários a qualquer observação. Estão disponíveis funções gráficas pré-definidas e even-tuais. É possível definir gráficos interativos, permitindo que clínicos e enfermeiros registrem valores diretamente no gráfico. Os gráficos podem ser incorporados a um quadro do TrakCare EPR ou acessado a partir de um link. São suportadas ordens de referência, codificação por cores, valores ligados, dicas de ferramentas e esquema-tização de variáveis em múltiplos eixos.

Exemplo: Quadro de Observação de Sinais Vitais

18

2.3 Fundação PAS (Sistema de Administração de Pacientes) TrakCare

A Fundação PAS do TrakCare automatiza o fluxo de trab-alho associado populações hospitalares (internações), am-bulatoriais e de emergência para assegurar a satisfação de necessidades administrativas das organizações de saúde institucionais e comunitárias. Utilizado extensivamente em países onde milhares de pacientes são administrados e faturados diariamente, a Fundação PAS é construído para lidar com grupos pequenos e grandes de pacientes. A Fundação PAS inclui módulos ambulatoriais e hos-pitalares além de capacidades extensivas para a lista de espera, retorno, gestão de registros médicos e codificação. Cada módulo ajuda a satisfazer os requisitos únicos do registro e gestão de populações

Exemplo: Quadro de Observação de Sinais Vitais

específicas de pacientes. A fundação PAS também inclui funções específicas às necessidades de administração de pacientes de maternidades e centros de cirurgia. A equipe de administração tem acesso às ferramentas para a captura de dados, coordenação e administração de encontros com pacientes no escopo de atendimento de maneira inteligente, eficiente e automatizada. A Fundação PAS do TrakCare pode ser implantada como um produto único integrado com sistemas existentes ou em paralelo a um ou mais módulos do TrakCare. Após a instalação com outros módulos do TrakCare, a Fundação PAS é totalmente unificada. Esta unificação significa que informações relacionadas à pré-análise, consultas clínicas e de emergência, internações passadas e serviços presta-dos como parte destes eventos estão disponíveis para visualização no EPR do paciente.

19

Fundação PAS do TrakCare

Funções da Fundação PAS

Todas as funções de administração de pacientes do TrakCare começam com a Fundação PAS do TrakCare e incluem:

EPR e MPI (consulte as seções 2.1.1 e 2.1.2, respectivamente, para detalhes)

Gestão Hospitalar

Gestão Ambulatorial

Gestão de Registros Médicos:

Solicitação e Rastreamento de Registros

Codificação e Agrupamento

Lista de Espera e Gestão de Retorno

2.3.1 Gestão Hospitalar

Imagine uma unidade onde o histórico médico completo de um paciente esteja instantaneamente disponível, atualizado e visível na tela a partir do momento da identificação do paciente. O quão fácil se tornaria a gestão hospitalar? O módulo de Gestão Hospitalar (IPM) do TrakCare é uma ferramenta abrangente que opera em qualquer ambiente, de uma organização única a corporações grandes e complexas, com múltiplos locais. Ele oferece as funções necessárias para a gestão de populações e eventos hospitalares. O IPM, quando instalado com outros módulos do TrakCare, é totalmente unificado, de modo que as infor-mações relacionadas à pré-análise, consultas clínicas e de emergência, internações passadas e serviços presta-dos como parte destes eventos estão disponíveis para visualização no EPR do paciente. Além disso, os registros médicos de pacientes podem ser automaticamente ou manualmente solicitados e rastreados de acordo com as movimentações do paciente. Onde aplicável, o módulo IPM também oferece um processo automático de fatura-mento para pacientes que receberam serviços faturados.

20

As funções do IPM incluem:

Cadastro: permite que o usuário crie um novo registro de paciente ou busque um paciente já existente registrado no TrakCare.

Agendamentos/Pré-Internação: permite que detalhes de agendamento de um paciente já registrado no TrakCare sejam registrados diretamente ou selecionados a partir de uma lista de espera.

Notas de internação e método de internação (isto é, direto, de uma lista de espera, estatística e transfe- rência).

Pesquisa de Pacientes

Licença: inclui licenças de pacientes temporárias e contratuais.

Movimentação: registra a movimentação de pacientes na organização de saúde.

Condição: inclui a condição, progresso e estado de visitante do paciente.

Alta

Resumos Clínicos e de Alta

Cartas: inclui um histórico de correspondências.

Listas de Alas: destaca pacientes atuais, internações pendentes, pacientes em localizações temporárias, casos comuns e atípicos.

Etiquetas de Pacientes/Formulários de Cadastro: podem ser produzidos para se ajustar a uma variedade de necessidades de documentação impressa.

Plantas: oferecem uma representação gráfica da ala, incluindo uma visualização real da atividade de leitos da área. A atividade hospitalar é fornecida por meio de cores e ícones como descrições dos estados atuais.

Exemplo: Planta

Busca de Leitos

Solicitação de Leitos

As Plantas oferecem uma representação gráfica da ala, incluindo uma visualização real da atividade de leitos da área. A atividade hospitalar é fornecida por meio de cores e ícones como descrições dos

Gestão de Leitos: fornecem aos administradores de leitos uma visualização completa de todos os leitos, seus estados atuais e atividades prospectivas para o auxílio ao planejamento (incluindo internos atuais e aqueles a serem internados). Listas de alas, estados, ocupação, plantas, solicitações de leitos, buscas de leitos e relatórios fornecem ao administrador de leitos uma visualização total para a visualização e designação de leitos.

O Módulo de Gestão de Leitos é uma ferramenta que auxilia organizações individuais a aperfeiçoar a disponibi-lidade de leitos e recursos integralmente ao fornecer uma visualização abrangente e global dos estados dos leitos. Ele aborda questões de comunicação específicas à gestão e designação de leitos ao fornecer acesso online em tempo real aos indicadores constantemente modificados.

O módulo de Gestão de Leitos inclui:

Leitos disponíveis e indisponíveis

Ocupação atual do leito

Agendamentos de leitos e pacientes

Tempo de disponibilidade do leito (projetado e real)

Localização de leitos disponíveis para internações de emergência, incluindo serviços específicos como pediatria, cardiologia e atendimento intensivo

Proposta de transferência de pacientes de uma especialidade a outra

Transferência de pacientes de um leito a outro

Designação de pacientes e horas de liberação de estado de leitos

Fechamento e reabertura de cubículos, leitos, salas e até mesmo alas

Marcação/reserva de leito como pendente para um paciente individual

Monitoramento de movimentações de pacientes para localizações temporárias (por ex., raio-X)

Monitoramento de pacientes em licença e data de retorno

Casos típicos e atípicos, e números de pacientes agendados para cada ala

Registros de agendamentos e listas de espera21

Exemplo: Página Inicial dos Gestores de Leito – Lista de Resumo da Ala

O sistema simplifica a gestão de leitos. A equipe auto-rizada pode exibir todos os leitos disponíveis, ocupados ou agendados para uma única ala, departamento (espe-cialidade) ou para toda a organização. Uma lista de ala exibe colunas codificadas por meio de cores, que corresponde aos vários quadros de tempo que indicam datas de alta estimadas. O número de pacientes por quadro de tempo aparece em cada coluna. São tam-bém exibidos casos típicos e atípicos e números agenda-dos de pacientes para cada ala. A partir da tela de Gestão de Leitos, a equipe pode administrar todas as funções, incluindo a abertura e fe-chamento de alas/salas e leitos, buscar leitos disponíveis e revisar registros de agendamentos e listas de espera. O módulo de Gestão de Leitos também facilita a movi-mentação de pacientes do departamento de Emergência para leitos disponíveis em alas. Para o caso de gestão de desastres, o sistema imediata-mente identificará vagas de leitos em vagas relacionadas à demanda do departamento de Emergência, permitindo que o departamento tenha máximo acesso aos leitos. Este módulo pode também operar como uma ferramenta de gestão para a combinação de leitos abertos e dis-poníveis, para refletir os níveis de equipes de enfermagem por ala.

Ícones

Saúde Mental: permite o registro de detalhes de pacientes específicos e necessários para a completude de registros de dados de saúde mental.

Aparelhos Móveis (Acesso no Ponto de Atendimento): resolve o desafio do registro de informações no ponto de atendimento.

O TrakCare utiliza uma variedade de ícones interativos e estáticos para fornecer alertas visuais ou orientações para a identificação instantânea de informações pertinentes de pacientes.

22

2.3.2 Gestão Ambulatorial

Imagine ter que prestar atendimento a mais de 1.000 pa-cientes por dia em um único ambulatório. Ou imagine ter que prestar atendimento em um ambiente no qual 80% dos pacientes se apresenta sem consulta. Ciente de que os usuários enfrentam demandas tão extremas, a Gestão Ambulatorial (OPM) do TrakCare é destinada e lidar de maneira eficiente com pacientes enquanto fornece fluxos de trabalho flexíveis. O OPM, como todos os outros módulos do TrakCare, é construído com o Registro Eletrônico de Pacientes (EPR) em seu centro, permitindo a captura, exibição e análise de informações dos pacientes para facilitar um melhor atendimento. O módulo OPM pode ser utilizado em qualquer ambi-ente, de unidades ambulatoriais tradicionais associadas a hospitais públicos ou privados a grandes corporações de diversas unidades. O módulo OPM assegura a coordena-ção, agendamento e gestão eficientes dos profissionais da saúde e localizações ambulatoriais. Atividades e planeja-mentos diários têm suporte para ambientes de agenda-mento centralizado ou descentralizado. O OPM TrakCare, quando instalado com outros módu-los do TrakCare, é totalmente unificado, de modo que as informações relacionada à pré-análise, consultas clínicas e de emergência, internações passadas, e serviços prestados como parte desses eventos estão disponíveis para visual-ização no EPR do paciente. Para cada consulta clínica, os dados demográficos e internação do paciente e processos clínicos e de faturamento são ligados, facilitando a gestão em tempo real do atendimento.

As funções do OPM incluem:

Cadastro: permite que o usuário crie um novo registro de paciente ou busque um paciente já existente regi- strado no TrakCare. O fluxo de trabalho de cadastros permite que os usuários criem rapidamente um episódio espontaneamente caso este ainda não exista no sistema.

Encaminhamentos: permite que os usuários do OPM criem e visualizem detalhes de episódios e encamin- hamentos para o paciente. As consultas do paciente são subsequentemente anexadas a este episódio e encamin- hamento. É possível também anexar consultas a episó- dios hospitalares e de emergência.

Multi-Encaminhamento: permite que o usuário busque episódios/encaminhamentos ambulatoriais em um dado período de tempo, o por doutor, hospital ou estado de internação. As consultas podem ser facil- mente agendadas para aqueles na lista.

Preferências: permite que os usuários personalizem a exibição de clínicas frequentemente acessadas.

Lista de Trabalho: exibe as clínicas e consultas diárias ou semanais para qualquer prestador de atendimento por meio de preferências definidas. Muitas das funções solicitadas para a gestão diária de clínicas e consultas estão disponíveis a partir da lista de trabalho como, por exemplo, a “atualização” de um estado de consulta, alte- ração de espaços disponíveis de consulta para uma sessão clínica ou atualização de detalhes de pacientes, consultas e episódios.

Gestão de Consulta: facilita o agendamento de consultas de pacientes.

O usuário pode:

Agendar consultas únicas, múltiplas ou de retorno

Visualizar detalhes de consultas

Registrar e atualizar estados de consultas (por ex., chegou ou não compareceu)

Registrar e atualizar resultados de consultas (por ex., re-agendado ou transferido para outro hospital)

Re-agendar consultas

Cancelar consultas

Notificar os prestadores de serviço relevantes sobre a necessidade de serviços de transporte ou intérprete

Registrar a confirmação de comparecimento do paciente

Over Bookings: permite que os clínicos tenham consultas adicionais, planejadas ou não. Os usuários podem ter permissão para realizar overbooking con- forme solicitado.

Lista de Trabalho de Atendimento Imediato e Área de Trabalho de Prestador de Atendimento Ambulatorial: facilitam a gestão de pacientes ambulatoriais de “aten- dimento imediato”, isto é, pacientes sem hora marcada. Uma opção para simplesmente registrar o atendimento ou para realizar uma classificação de pacientes para a análise da urgência e prioridade da visita e subse- quente necessidade de um prestador de atendimento. Tanto a Lista de Trabalho como a Área de Trabalho ajudam a acelerar o cadastro de grandes números de pacientes e assegurar o agendamento rápido de consultas ambulatoriais de modo que grandes fluxos de pacientes podem ser efetivamente administrados no departamento.

A Gestão de Registros Médicos permite que os re-gistros médicos sejam automaticamente solicitados para a preparação do atendimento a um paciente em uma clínica em particular.

23

Transferência em Massa: permite que o usuário selecione um número de consultas para um agenda- mento revise estas consultas desloque-as a outra clínica ou sessão. Alternativamente, uma série de consultas para uma dada agenda pode ser selecionada e auto- maticamente transferida às próximas consultas dis- poníveis a partir de uma única ação.

Gestão de Agenda: fornece uma estrutura para a cria- ção e gestão de agendas clínicas. As variáveis da agenda incluem a dimensão de tempos de consultas, níveis de fluxo, sobreposição de consultas, períodos indis- poníveis, serviços oferecidos e sessões irregulares.

Calendário de Agenda: exibe um calendário para um prestador de atendimento/clínico selecionado, exi- bindo o trabalho para um dado mês. O calendário pode ser configurado para exibir informações resumidas ou em detalhes.

Gestão Flexível de Sessões: oferece detalhes de clínicos ambulatoriais, tais como disponibilidade de consultas, serviços oferecidos ou níveis de fluxo a serem controlados diariamente e em nível de sessão, permitindo máxima flexibilidade.

Transferência e Cópia de Agenda: permite que “modelos de agenda” sejam copiados de um prestador de atendimento ou recurso para outro de modo a reduzir o tempo de configuração. O modelo de agenda

e todas as consultas futuras anexadas à agenda podem ser facilmente transferidos de um prestador de atendimento ou recurso a outro.

Variação: registra o motivo para alterações nos horários previstos de início e fim de uma clínica.

Resumos Clínicos: podem ser gerados e automatica- mente enviados a prestadores de atendimento desi- gnados.

Gestão de Registros Médicos: permite que os regis- tros médicos sejam automaticamente solicitados para a preparação do atendimento a um paciente em uma clínica em particular.

Cartas: produzem correspondências destinadas ao paciente ou clínico geral, incluindo cartas de consulta, notificação de consultas remarcadas, cartas de cance- lamento e cartas de notificação de listas de espera. Um histórico de correspondência é disponibilizado, docu- mentando a data e hora de criação e quaisquer reim- pressões. É possível visualizar documentos enviados.

Etiquetas e Formulários: produzem uma variedade de documentos impressos, incluindo etiquetas de pacien- tes e formulários de cadastro.

A Transferência em Massa permite que o usuário selecione um número de consultas para um agenda- men to e se desloque por estas consultas ao transfe-rilas a outra clínica ou sessão.

2.3.3 Gestão de Registros Médicos

A Gestão de Registros Médicos (MRM) do TrakCare inclui os módulos de Solicitações e Rastreamento e de Codificação e Agrupamento para satisfazer requisitos específicos da gestão de registros médicos e designação de classificações clínicas de episódios de atendimento. O módulo opera em todo o escopo dos ambientes de saúde, de unidades únicas a corporações de múltiplas unidades. Quando instalado com outros módulos do TrakCare, o MRM é totalmente unificado. Esta unificação significa que as informações relacionadas à pré-análise, consultas clínicas e de emergência, internações passadas, e serviços prestados como parte desses eventos estão disponíveis para visualização no EPR do paciente para auxiliar os envolvidos no rastreamento dos registros médicos e clas-sificações clínicas. O MRM reduz significativamente o tempo necessário para a realização de tarefas importantes de gestão. Cada registro é definido por um tipo de documento e número de volume. Não há limite quanto ao número de registros que podem ser ligados a um paciente. Os episódios podem ser designados a tipos de documentos ou volumes espe-cíficos. O sistema rastreará registros a partir do departamento de registros médicos e de locais externos. Ele manterá um histórico de todas as movimentações para análises posteriores.

As funções de Solicitações e Rastreamento de Registros Médicos incluem:

Tipos de Registros Médicos: permitem a criação de diferentes tipos de registros médicos, incluindo registros médicos principais, de saúde comunitária, de raio-X, odontológicos e microfilme, para citar alguns exemplos.

Criação de Lotes de Notas de Caso: é uma função específica para unidades que precisam criar e des- pachar novos tipos de notas de caso em um lote.

Solicitações Pendentes de Registros Médicos: exibe todas as solicitações pendentes de registros médicos para uma organização ou campus com múltiplas unidades. Esta função permite que o usuário do registro médico reconheça o recebimento, movimento e cancele solicitações de registros médicos. Indicadores visuais como cores ajudam a priorizar o acionamento de solici- tações de acordo com seu nível de importância.

Solicitação em Massa: facilita a solicitação de um número qualquer de registros médicos e volumes em uma única ação. Os detalhes da solicitação em massa podem ser registrados manualmente ou com um apa relho de escaneamento.

Solicitação de Registro Automática: permite que registros médicos sejam automaticamente solicitados para consultas hospitalares, ambulatoriais e de emergência.

24

Rastreamento de Registro Médico Único: permite que o usuário crie, atualize e movimente registros médicos para um único paciente. É possível rastrear registros para localizações temporárias e tornar um registro inativo.

Movimentação em Massa: facilita a movimentação de múltiplos registros médicos e volumes para muitos pa- cientes em uma única ação. Os detalhes da movimenta- ção podem ser registrados manualmente ou por meio de um aparelho de escaneamento.

O Sistema de Codificação oferece a captura de códigos de diagnósticos e procedimentos designados a cada episó-dio hospitalar. O sistema pode acomodar diversas versões da Classificação Internacional de Doenças e Procedimen-tos (ICD) da OMS. Com interface de um software externo de agrupamento, o TrakCare pode também registrar o Grupo Relacionado de Diagnóstico (DRG) para o episódio.

As funções do Sistema de Codificação incluem:

Codificação

Busca de Codificação

Codificação Automática

Copiar Codificação

Edições de Codificação

Cadastro de Câncer

Recursos Adicionais:

Código de Barras/Escaneamento: é uma ferramenta para a movimentação ou solicitação de registros médicos no sistema. Permite o processamento rápido de solicitações e movimentações de registros médicos em um departamento de registros médicos atarefado.

Registro de Microfilme (Único e em Massa): permite que a organização registre o número e posição das in- formações pertencentes ao registro de microfilme de um paciente. Este pode ser registrado individualmente para um paciente ou em massa.

Agrupamento de Lote: pode ser realizado para desig- nar automaticamente um DRG a um episódio ou número de episódios de acordo com um dado período de tempo.

Nota: Estas opções necessitam da disponibilidade de aplica-tivos externos e/ou aparelhos de hardware.

2.3.4 Lista de Espera e Gestão de Retorno

Um dos maiores desafios dos profissionais da saúde em muitas partes do mundo é a tarefa de administrar a lista de espera de internações pendentes e/ou consultas ambulatoriais, identificando aqueles que requerem múlti-plos retornos em intervalos pré-definidos. A gestão de consultas hospitalares e ambulatoriais para maximizar a produção e minimizar os cancelamentos é outro desafio. A Lista de Espera e Gestão de Retorno do TrakCare captur-am dinamicamente dados clínicos e administrativos antes da consulta do paciente, passando o controle das listas de espera e retorno às mãos do prestador de serviço. O termo “lista de espera” é geralmente associado a uni-dades públicas para pacientes que necessitam de procedi-mentos cirúrgicos ou consultas ambulatoriais, enquanto “retorno” é associado a consultas ambulatoriais (por ex., eventos anuais de exames ou consultas gerais de retorno agendadas com mais de seis semanas de antecedência). O módulo de Lista de Espera é totalmente unificado com os módulos Hospitalar e Ambulatorial do TrakCare.

As funções da Lista de Espera e Gestão de Retorno incluem:

Cadastro: permite que o usuário crie um novo regis- tro de pacientes ou busque um paciente já registrado no TrakCare.

Gestão de Encaminhamento: permite que o usuário crie e visualize os detalhes de encaminhamento do paciente. A lista de espera de um paciente ou registro de retorno para qualquer agente é subsequente associado ao encaminhamento.

Agendamentos/Pré-Internação: oferece a capacidade de registro aos detalhes de internação prospectiva de um paciente, incluindo data prevista e localização de internação, criando um link direto à lista de espera. Esta ferramenta interage com os cálculos da lista de espera e facilita o rápido processamento do paciente no dia de internação. Alternativamente, um usuário com a autorização apropriada pode cancelar uma pré-internação.

Agendamentos de Pré-Internação: oferecem a habili- dade de realizar uma consulta para um trabalho de acompanhamento pré-cirúrgico ou uma consulta para análise clínica antes da internação. Este agendamento é ligado ao registro da lista de espera.

Lista de Espera e Gestão de Retornos: permite que os usuários:

Designem um paciente uma ou múltiplas listas de espera

Registrem a prioridade clínica da solicitação

Realizem consultas clínicas de pré-análise

Visualizem detalhes de consultas

Registrem e atualizem estados de lista de espera (isto é, iniciado, agendado, admitido ou cancelado)

Registrem e atualizem resultados de lista de espera

Realizem transferências de uma lista de espera para outra

Façam ligações entre listas de espera

Cancelem listas de espera

Registrem confirmações de consulta

25

Pesquisa: permite que o usuário solicite informações de uma lista de espera ou de retorno para qualquer paciente de acordo com critérios específicos, tais como total de dias em espera, prioridade e estado da lista de espera. A lista resultante de combinações permite que o usuário realize a administração apropriada de regis- tros. Por exemplo, correspondências em massa podem ser enviadas para todos os pacientes (e seus clínicos gerais) para informar sobre uma pré-internação pendente.

Transferências: permitem que o usuário transfira re- gistros únicos ou múltiplos de listas de espera a um outro prestador de atendimento, especialidade ou organização.

Suspensão: é utilizada quando um procedimento ou internação é adiado por um período de tempo por razão médica ou outra razão. Uma suspensão pode ser ligada aos tempos de de espera cálculados da lista de espera.

Remover/Reintegrar: permite que os usuários remo- vam ou reintegrem uma lista de espera dependendo de seu s[...]

Variação: registra detalhes de variações em uma lista de espera e razões para a variação, incluindo suspen- são, cancelamento, reintegração, transferência ou prioridade.

Histórico de Lista de Espera: fornece uma visua- lização consolidada das alterações associadas à lista de espera, estado, criação e exclusão de revisões, transfe- rências, cancelamentos e completudes.

Dias na Lista: indica o tempo em que um paciente esteve na lista aguardando um serviço específico. Os “dias na lista” correspondem a um valor calculado que pode ser personalizado de acordo com requisitos legais e locais.

Cartas: um recurso para a produção de correspondên- cias com pacientes. O formato das cartas é definido pela organização, a InterSystems pode fornecer um conjun- to inicial de modelos. Um histórico de correspondên- cias é disponibilizado, documentando a data e hora e criação e quaisquer reimpressões realizadas. É possível visualizar os documentos enviados.

2.4 Módulos Departamentais e Adicionais do TrakCare

Além do Registro Eletrônico de Pacientes, Índice Geral de Pacientes, Fundação CIS e Fundação PAS, é disponibi-lizada uma série de módulos departamentais e adicionais do TrakCare. Alguns destes podem ser implantados como módulos únicos e todos estão disponíveis como adicionais opcionais ao núcleo do TrakCare. Todos compartilham a mesma arquitetura de informação unificada do TrakCare.

26

Módulos Departamentais e Adicionais do TrakCare

2.4.1 Gestão de Saúde Comunitária

O módulo de Comunidade do TrakCare assegura que os clientes tratados na comunidade recebam a mesma quali-dade profissional de atendimento que receberiam em uma internação em um hospital ao fornecer aos profissionais da saúde o acesso a todas as informações normalmente disponíveis a eles a partir de seus próprios escritórios. O histórico médico, alertas, informações de encamin-hamento e análises de um cliente podem ser visualizados, consultas podem ser agendadas e novos planos de aten-dimento podem ser criados a partir da casa do cliente ao invés do hospital. Consulte a seção 1.2 para mais detalhes sobre a função de Comunidade.

2.4.2 Policlínica

O módulo de Policlínica do TrakCare facilita o agenda-mento eficiente de profissionais da saúde e localizações clínicas auxiliares. A coordenação e gestão do planejamen-to e atividades diárias podem ser baseados em um ambi-ente de agendamento centralizado ou descentralizado. A função Policlínica é totalmente unificada com todos os módulos do TrakCare. Esta unificação significa informa-ções relacionadas à pré-análise, atendimentos clínicos e de emergência, internações passadas e serviços presta-dos como parte destes eventos, podem ser visualizadas no EPR do paciente. Para qualquer atendimento clínico, os detalhes demográficos do paciente são ligados a seus processos clínicos e de faturamento, o que permite uma gestão clínica e financeira em tempo real dos casos dos pacientes. Consulte a seção 1.3 para mais detalhes sobre a função Policlínica.

2.4.3 Gestão de Emergência

O módulo de Gestão de Emergência do TrakCare administra a classificação e tratamento de pacientes e é destinado a realizar o cadastro, movimentação e captura de intervenções de atendimento durante consultas de emergência. Como todos os outros módulos do TrakCare, a Gestão de Emergência é construída com o EPR em seu núcleo. Quando instalado com outros módulos do TrakCare, a Gestão de Emergência é totalmente unificada de modo que as informações relacionadas à pré-análise, atendimentos clínicos e de emergência, internações pas-sadas e serviços prestados como parte destes eventos, podem ser visualizadas no EPR do paciente. Consulte a seção 1.4 para detalhes sobre a função de Emergência.

27

2.4.4 Gestão do Centro Cirúrgico

Seu trabalho não seria mais fácil se você soubesse a localização de pacientes do centro cirúrgico entre o pré-operatório e pós-operatório? Ou que tal ter a capacidade de automaticamente designar as preferências do cirurgião para uma operação específica, incluindo assistência à equipe, solicitação de itens e até mesmo música preferida, simplesmente ao digitar o nome do cirurgião em um agendamento cirúrgico? A Gestão do Centro de Operações do TrakCare facilita a coordenação e gestão eficiente de salas de operação com um uso inteligente de cores e ícones para alertas, se necessário. O fluxo de trabalho é agilizado e o registro de dados é minimizado por meio de funções como preferên-cias cirúrgicas, permitindo que solicitações e intervenções sejam automaticamente realizadas. O módulo de Gestão do Centro Cirúrgico do TrakCare oferece uma ferramenta abrangente que possibilita a coordenação e gestão eficiente de centros, recursos e equipe clínica. Há suporte ao planejamento e atividades diárias baseadas em um ambiente centralizado ou descen-tralizado e as informações são atualizadas dinamicamente conforme ocorrem os eventos. Este módulo pode ser utilizado como uma unidade cirúrgica única, em hospitais públicos e privados e grandes corporações de múltiplas unidades.

As funções da Gestão do Centro de Cirúrgico incluem:

Cadastro: permite que o usuário crie um novo registro de paciente ou busque um paciente existente já regis- trado no TrakCare.

Pesquisa do Centro: permite que o usuário faça pesquisas gerais do centro cirúrgico por procedimento, cirurgião, anestesista, recurso, localização e paciente.

Agendamento de Centro: permite que um usuário solicite ou agende uma vaga no centro cirúrgico para um paciente, especificando o centro de cirúrgico requerido e/ou cirurgião. Com a autoridade apropriada, os agendamentos podem ser feitos fora de uma agenda em caso de emergência. As solicitações/agendamentos de centros cirúrgicos podem ser geradas a partir dos módulos de Emergência, Lista de Espera e Hospitalar do TrakCare.

Agendamento de Equipamento e Manutenção: permite que o equipamento necessário para uma operação seja registrado, monitorado e administrado, permitindo a colocação de equipamentos específicos em uma agenda específica.

Gestão de Agendamento: facilita o agendamento de um centro cirúrgico para um paciente.

O usuário pode:

Solicitar ou agendar consultas no centro cirúrgico

Visualizar detalhes de solicitações ou agendamentos

Registrar/atualizar estados de agendamento (por ex., chegou ou completado)

Transferir agendamentos (único ou em massa)

Cancelar agendamentos

Agenda: exibe uma visualização de calendário para prestadores de atendimento e centros cirúrgicos asso ciados, exibindo seus trabalhos em um dado dia.

Gestão de Agenda: possibilita a gestão de salas de centros cirúrgicos, incluindo a gestão de designações de centros cirúrgicos e definição de sessões irregulares. As agendas e os diários podem ser rapidamente alterados se necessário.

Calendário de Agenda: exibe uma visão de calendário pra um centro cirúrgico selecionado, exibindo a utiliza ção em um dado mês. O calendário pode ser configu rado para exibir informações resumidas ou em detalhes.

Transferência e Cópia de Agenda: permite que agen das existentes de centros cirúrgicos sejam utilizadas como modelo para novas agendas. As agendas podem ser copiadas para reduzir o tempo de configuração e o modelo de agenda, com todas as consultas futuras anexadas, pode ser facilmente transferido.

Troca de Centro de Operações: permite que o usuário troque uma sessão de um cirurgião, completa com pacientes agendados, para outro centro de modo fácil e eficiente. Este é um método eficaz para a gestão de sessões excedentes.

Atividade do Prestador de Atendimento: possibilita que o usuário busque horas disponíveis para sessões. As vagas podem ser designadas ou oferecidas a um cirur gião e/ou anestesista que solicite horas adicionais de operação.

Variância: registra os detalhes de ajustes a horários de início e fim de agendas, incluindo razões para alterações.

28

Lista de Trabalho: exibe agendamentos associados a um centro de operações, cirurgião e/ou anestesista específico. Ela fornece ao usuário as horas estimadas de início e fim de procedimentos e permite o ressequencia mento de procedimentos conforme necessário. Orien- tações visuais referentes ao progresso do paciente e do procedimento são fornecidas na forma de ícones. Muitas das funções que possibilitam a gestão diária do centro e dos agendamentos estão disponíveis a partir da Lista de Trabalho (por ex., atualização e alteração de estados de agendamento ou atualização de informações do paciente ou detalhes de episódios).

Preferências Cirúrgicas: são utilizadas para designar itens para utilização durante a cirurgia. As preferências incluem equipamentos especiais, designação de equipe e solicitação de itens. As preferências podem ser ajustadas para cirurgiões e anestesistas individuais e para recuperações. Para cada fase pré-operatória, as preferências fornecem uma lista de itens frequen- temente necessários para o procedimento. Os itens especificados em uma preferência cirúrgica podem incluir suprimentos cobráveis tais como equipamentos com componentes alugados (por ex., implantes ou itens caros que devem ser encomendados com antecedência).

Solicitações: são utilizadas para o registro de interven- ções ou outras solicitações eletrônicas para um pacien- te. As solicitações incluídas em uma preferência cirúrgica são automaticamente registradas no preparo para revisão e edição, se necessário. As solicitações são visualizáveis no EPR do paciente.

Gestão de Próteses: informa o usuário sobre os estado de próteses solicitadas. Captura detalhes sobre o tipo de aparelho solicitado e o fornecedor. O estado é indicado por meio de uma série de ícones facilmente identificáveis.

Movimentações: é uma ferramenta utilizada para registrar as movimentações de saída e entrada do paciente no centro de operações.

Faturamento: permite que quaisquer procedimentos realizados e/ou serviços prestados como parte do evento cirúrgico sejam capturados para o processo de faturamento (consulte a seção 2.4.9 para mais detalhes sobre o Faturamento de Pacientes do TrakCare).

Transferência em Massa: permite que usuário sele cione um número de agendamentos para um dado cen- tro se desloque por estes, transferindo os agendame- ntos a outro centro cirúrgico ou cirurgião.

Ícones do Centro cirúrgico: oferecem um alerta visual ou orientação que ajuda os usuários a encontrar informações pertinentes sobre um paciente ou sobre o progresso deste nas etapas da cirurgia.

Exemplo: Ícones do Centro cirúrgico

A sessão está progredindo além das estimativas

Sessão em progresso

A sessão está progredindo aquém das estimativas

Um agendamento foi adicionado a esta seção nas últimas 24 horas

Um agendamento para esta seção foi cancelado nas últimas 24 horas

Equipe adicional solicitada para este procedimento

O paciente possui um agendamento no centro cirúrgico hoje

O paciente está no centro cirúrgico

O paciente está na sala de operação

O paciente está pronto para deixar a sala de recuperação

Paciente retornando à ala

Próteses solicitadas pelo fornecedor

Próteses recebidas pelo fornecedor

29

Exemplo: Preferência de Procedimentos

Área de Trabalho de Preferências do Centro Cirúrgico: permite que um usuário modifique rapidamente os itens de uma preferência cirúrgica e aplique alterações a todas as preferências para um único cirurgião ou a todas as preferên- cias, independente do cirurgião ou anestesista.

Detalhes de Anestésico e Operação: permite que o profissional da saúde registre detalhes sobre os anestésicos dados e procedimentos realizados. É pos sível registrar o resultado dos anestésicos e da operação. Ambas as telas podem ser visualizadas por meio do EPR.

Exemplo: Área de Trabalho de Preferências do Centro Cirúrgico

30

Exemplo: Preferência de Anestésico

Exemplo: Preferências de Anestésicos– Itens Utilizados

2.4.5 Maternidade

Antes de dar à luz um novo bebê, uma mulher terá tido em média nove consultas pré-natais. Após o parto, ela terá múltiplas interações comunitárias que podem incluir suporte à alta, clínica pediátrica e serviços de vacinação. Com tantas ocasiões de atendimento, é importante que o prestador de atendimento que a atende tenha acesso a um sistema de informações que capture dinamicamente os dados administrativos e clínicos durante os períodos pré-natal, intra-parto e pós-natal da gravidez. O módulo Maternidade do TrakCare faz exatamente isso. A Maternidade TrakCare é construída no EPR. Ela for-nece um histórico obstétrico completo de clientes, incluindo o planejamento e progresso do atendimento para a mãe e para a criança. A Maternidade TrakCare fornece à equipe administra-tiva as ferramentas para a captura de dados, coordena e administra os encontros com mãe e criança no escopo de atendimento de modo inteligentemente eficiente e automatizado. A Maternidade é unificada com os outros módulos do TrakCare, assegurando que dados clínicos de pré-analises, consultas clínicas e de emergência, interna-ções passadas (obstétricas e outras) e serviços estejam disponíveis online em tempo real.

As funções da Maternidade incluem:

Eventos da Gravidez: oferecem uma visualização consolidada e concisa de detalhes passados e atuais e informações chave para a gestão de riscos.

Histórico de Gravidezes Anteriores: facilita a captura do histórico obstétrico passado. Os dados capturados podem incluir procedimentos de inseminação artificial e complicações pré-natais anteriores e atuais.

Cadastro: permite a criação de um novo registro de paciente e a capacidade de busca por um paciente existente já registrado no TrakCare.

Internações: permitem que a mãe e a criança sejam internadas no hospital. Detalhes obstétricos seletivos podem ser exibidos na Faixa do Paciente para qualquer cliente da maternidade, tornando o estado do paciente imediatamente reconhecível em qualquer lugar da unidade.

31

A Maternidade TrakCare fornece à equipe adminis-trativa as ferramentas para a captura de dados, coor-dena e administra os encontros com mãe e criança no escopo de atendimento de modo inteligente-mente eficiente e automatizado. Considerando que os módulos do TrakCare são unificados, os dados de pré-análises, consultas clínicas e de emergências, internações passadas

Os detalhes obstétricos que podem exibidos na faixa incluem:

Data Estimada do Parto (DEP)

Gestação atual

Paridade

Grávida

Cadastro Automatizado de Recém Nascidos e Fluxos de Trabalho de Internação: incluem capacidade para:

Ativar automaticamente os fluxos de trabalho para Internação e Cadastro de Recém-Nascidos após a atualização dos detalhes clínicos da criança

Preencher automaticamente os dados na tela de cadastro da criança com base nas informações da mãe ou da tela de parto

Trabalho de Parto/Parto: facilita o registro de deta- lhes, do parto, clínicos da criança e de placenta para partos únicos ou múltiplos. Oferece um histórico completo dos quatro estágios do trabalho de parto. Para cada criança, os detalhes de parto capturados incluem pontuações Apgar, peso e altura da criança, reanimação necessária e anomalias. Informações adicio- nais, como a equipe presente no parto e detalhes do períneo, podem ser documentadas. Após o parto, detalhes da duração de cada etapa do trabalho de parto são automaticamente calculados e exibidos. Um núme- ro de validações, tais como peso da criança e gestação, são também disponíveis. Os detalhes do parto são ligados ao EPR do TrakCare.

A ligação Mãe/Criança é uma ligação bidirecional entre a mãe e a criança.

32

Exemplo: Preferências de Anestésicos– Itens Utilizados

Ligação Mãe/ Criança: oferece uma ligação bidirecional entre a mãe e a criança. Ela fornece uma lista de crianças associa das à mãe e asse gura que os detalhes maternos apareçam no registro da criança.

Alta: permite o registro de detalhes da alta, incluindo destino e encaminhamento para atendimento posterior. Um processo de alta flexível específico de obstetrícia é fornecido, de modo que a mãe e a criança podem receber alta de maneira independente ou sequencial.

Pesquisa Obstétrica: fornece aos usuários uma ferra- menta de Pesquisa de Dados Obstétricos online. O usuário pode selecionar critérios de pesquisa tais como morbidade neonatal, método de parto, resultado do parto e complicações pós-parto.

Ícones de Maternidade: fornecem um alerta visual ou orientação para a pronta identificação de informações pertinentes relacionadas ao paciente, solicitações e pro- gresso da mãe nas etapas do trabalho de parto. Uma série ícones interativos e estáticos é disponibilizada.

A Pesquisa Obstétrica fornece aos usuários uma ferramenta de Pesquisa de Dados Obsté- tricos online. O usuário pode selecionar critérios de pesquisa tais como morbidade neonatal, método de parto, resultado do parto e complicações pós-parto.

Exemplo: Ícones de Gravidez

Indução de trabalho de parto

Aumento do trabalho de parto

Parto realizado

Paciente amamentando

Natimorto

Exemplos incluem:

Complicações da gravidez atual

Complicações de gravidezes passadas

Parto realizado

33

2.4.6 Área de Trabalho Departamental e de Radiologia

A Área de Trabalho Departamental e de Radiologia do TrakCare agiliza os processos de trabalho dos departa-mentos de imagens médicas. São fornecidas a colocação fácil e eficiente de solicitações, autorização de solicita-ções, e agendamento de consultas, e todos os detalhes dos procedimentos podem ser acessados durante o registro e transcrição dos resultados. O módulo também pode ser utilizado para oferecer suporte a outros departamentos, incluindo fisioterapia e cardiologia. Os fluxos de trabalhos flexíveis associados à captura de dados pré e pós-exame, a transcrição e a verificação unifi-cada de resultados são combinados para oferecer funções abrangentes que refletem a maneira na qual os serviços de imagem são prestados. Os profissionais da saúde autorizados têm acesso ao EPR do paciente, no qual é pos-sível revisar o tratamento atual e o histórico do paciente, incluindo detalhes anteriores de solicitações e resulta-dos. É possível documentar o atendimento e registrar os resultados diretamente no EPR. Os resultados podem ser enviados eletronicamente, impressos, ou enviados via e-mail ou fax ao destinatário.

As funções da Área de Trabalho Departamental e de Radio-logia incluem:

Gestão de Consulta: permite que a equipe autorizada agende uma consulta, inclua o paciente em uma lista de espera ou realize um procedimento imediatamente após a aprovação de uma solicitação. O sistema oferece a ca- pacidade de exibição de espaços de tempo disponível por departamento ou de recursos, tornando o agenda mento simples e eficiente.

Administrador de Trabalho Departamental: oferece uma lista de trabalho priorizada de pacientes e solicita- ções, exibindo as informações clínicas e administrativas essenciais para uma gestão eficiente de trabalho. Está disponível em visualizações padrão, diária e de divisão de tela.

TrakCare Radiology and Departmental Workbench streamlines all the work processes of medical imag-ing departments, allowing easy and efficient order placement, order authorization, and appointment scheduling.

Autorização de Solicitação: permite que a equipe au- torizada revise, autorize ou rejeite solicitações. A equipe autorizada por atualizar ou modificar as alte- rações de solicitações ou informações de procedimento.

Detalhes Radiológicos Pré e Pós-Exame: permitem que a equipe autorizada registre informações sobre os procedimentos completados, incluindo suprimentos utilizados, notas de processamento, equipe auxiliar e parâmetros técnicos do exame.

Registro de Resultados (Ditado, Transcrição e Verificação): permite que os resultados das investiga- ções sejam registrados, documentados e verificados por equipes autorizadas. Os métodos de texto suporta- dos incluem registro direto de texto, registro de texto em lote, ditado digital com transcrição subsequente e registro simplificado por meio de questionários (formu- lários definidos pelo usuário). Os fluxos de trabalho são otimizados para processamento único ou em lotes. Uma área de trabalho de resultados dedicada é fornecida para facilitar a gestão eficiente do trabalho.

Visualização do EPR: oferece acesso ao Registro Ele trônico de Pacientes. Questionários completos (formu- lários definidos pelo usuário) são disponibilizados para a revisão e podem ser definidos no episódio de atendi- mento de um paciente ou em um item de solicitação.

Visualização de Imagens: diretamente disponível a partir da área de trabalho ou por meio do EPR, através de um link relativo ao contexto ao Sistema de Arquiva- mento de Imagens e Comunicações (PACS).

Escaneamento de Documentos e Imagens: além de anexação no registro do paciente em todo o episódio de atendimento como registro das observações clínicas do paciente. As observações podem ser definidas para se ajustar aos requisitos clínicos do local ou usuário e podem ser acessadas a partir do EPR, listas de trabalho ou outros fluxos de trabalho funcionais.

2.4.7 Prescrição

A aceitação de prescrições eletrônicas por clínicos é fundamental para a obtenção de benefícios como a eliminação de prescrições desnecessárias e interações perigosas de medicamentos. O módulo de Prescrição do TrakCare foi projetado com isto em mente e fortalece as principais funções do TrakCare, com base em uma síntese de dados de pacientes e capacidades de suporte a decisões para facilitar práticas de prescrição seguras e eficientes. O módulo de Prescrição se unifica com os fluxos de trabalho de aviamento e medicamentos do TrakCare, aumentando a eficiência do processo de prescrição para prestadores de atendimento, minimizando eventos adversos de medica-mentos. A adição de Prescrição às funções clínicas principais do TrakCare fornece aos profissionais da saúde a segurança de um sistema de revisão clínica, incluindo verificações de meditação e alertas de paciente gerando e fornecendo planos de gestão de medicamentos. Diagnósticos previa-mente registrados, alertas e históricos de medicamentos estão disponíveis e podem ser consultados nos fluxos de trabalho de prescrição.

As funções de prescrição incluem:

Perfil de Solicitação do EPR: exibe solicitações de medicamentos em uma série de formatos para o auxílio à interpretação rápida. Por exemplo, os medicamentos “atuais” podem ser separados de medicamentos “interrompidos” ou “completos”.

Perfil de Medicamentos do EPR: permitem que os profissionais da saúde visualizem as medicações atuais de um paciente após a internação.

Prescrição de Genéricos ou Marcas: fornece opções flexíveis de prescrições. As informações clínicas necessárias para aviamento são facilmente registradas e as informações padrões podem ser configuradas em cada item de medicação no sistema.

Prescrições Favoritas: são itens frequentemente so- licitados exibidos para seleção rápida durante o pro- cesso de solicitação. É possível definir listas de favoritos para a organização, local, grupo ou usuário individual.

Prioridade: pode ser designada para uma solicitação permitindo que os medicamentos sejam identificados como Urgente, PRN, STAT, Alta, ou Paciente. As priori- dades são processadas desse modo no TrakCare.

Perguntas: podem ser definidas para exibição em diversos pontos no fluxo de trabalho de registro de solicitação, assegurando a coleta de informações clínicas relevantes. As respostas a estas perguntas podem sobrepor registros anteriores ou exibir resul- tados patológicos relevantes para facilitar a tomada de decisões. É possível ajustar prazos máximos para per- guntas já respondidas para assegurar que o fornecime- nto de informações atualizadas.

Conjuntos de Solicitações: permitem que os médicos rapidamente solicitem grupos de itens normalmente prescritos em conjunta, ao invés de selecionar cada item individualmente.

Prescrições Múltiplas: permite que os clínicos soli- citem, em uma única sessão, prescrições com frequência e duração variáveis.

Exemplo: EPR – Resumo de Medicamentos

34

35

Alertas e Exames: são incluídos no processo de pre- scrição. Quando TrakCare é integrado a um banco de da dos externos de drogas farmacêuticas, a potencia desses exames é aumentada.

Os alertas e exames incluem:

Alertas de Alergia: mostram quando a atual medicação prescrita cria uma reação alérgica. O histórico de alergia do paciente pode ser visual izado, exibindo a severidade e natureza da reação registrada. Quando uma reação severa anterior for registrada, uma sobreposição obrigatória pode ser configurada como parte do processo de prescrição.

As alergias a medicamentos podem ser configuradas para fornecer os seguintes alertas:

Solicitação da mesma marca

Solicitação de item que inclui o ingrediente ativo da alergia

Solicitação de item do mesmo grupo genérico

Solicitação de item do mesmo grupo alergênico (por ex., penicilina)

Solicitação de item de grupo alergênico que possa causar uma reação de sensibilidade cruzada (por ex., cefalosporina)

Alertas de Exame Duplicado: são disponibilizados em uma série de níveis incluindo:

Alertas de Duplicação Terapêutica

Duplicação de Ingredientes

Alertas de Duplicação de Itens de Solicitação

Alertas de Interação: mostrando quando medi- camentos atualmente prescritos interagem. O exame de interação pode continuar por um perío- do determinado após a interrupção de um medica- mento com base na configuração em nível de medicamento genérico. É possível marcar a severi- dade da interação por prioridade e cor de exibição.

Alertas de Validação de Quantidade de Dose: permitem que o usuário veja quando a quantidade prescrita de medicamentos ultrapassa a Quantidade Base Máxima por dia ou Quantidade Base Máxime por sessão de solicitação.

Verificação de Informação de Medicamentos: permite que os usuários visualizem detalhes sobre o medicamento prescrito. Os dados podem ser exibidos como uma mensagem de registro de solicitação ou por meio de links a monógrafos de medicamentos externos on-line ou off-line.

Verificação de Substituição Terapêutica: permite que os medicamentos sejam marcados como substi- tutos equivalentes. O TrakCare aconselha os clínicos sobre alternativas viáveis ao medicamento prescrito e auxilia na gestão de formulários.

Cálculo de Dose e IMC: são facilmente acessadas durante o processo de prescrição. Um link para a fórmula de Área de Superfície Corporal (ASC) é dis- ponibiliza da para a seleção, se necessário. O Índice de Massa Cor poral (IMC) pode ser atualizado a partir da tela de dosagem e preencherá automaticamente os quatros de EPR relevantes.

Restrições de Segurança: são um recurso padrão do TrakCare. As restrições de segurança de grupo limitam a capacidade do usuário de solicitar itens e visualizar solicitações. Uma trilha de auditoria é disponibilizada para todas as fases do processo de prescrição.

2.4.8 Farmácia

O módulo de Farmácia do TrakCare oferece suporte às atividades de aviamento de um departamento de farmácia de uma organização. Ele administra o aviamento seguro de prescrições e o aviamento ambulatorial diretamente a parir de solicitações de medicamentos ou do estoque da ala. Ferramentas adicionais são disponibilizadas para oferecer suporte a atividades clínico-farmacêuticas como revisão de medicamentos, aconselhamento de pacientes e educação.

As funções da Farmácia incluem:

Prescrições Eletrônicas: recebidas diretamente no sistema de aviamento

Aviamento Completo de Prescrição

Aviamento de Dose Unitária

Processo de Aviamento Configurável

Enfileiramento de Solicitações de Medicamentos: com verificação, aviamento e reconciliação de doses

Limpar Exibição: para listas de pacientes priorizados com informações clínicas atuais

Alertas de Pacientes

36

Exemplo: Alertas de Pacientes

Fabricação de Medicamentos: registra o processo de fabricação e a formula de itens de prescrição. A quanti- dade da fabricação é especificada e a quantidade utilizada é automaticamente deduzida do estoque após o início do processo. O produto é também adicionado ao inventário na conclusão do processo de fabricação.

Lista de Trabalho de Aviamento de Farmácia: inclui os seguintes recursos:

Busca de Prescrições

Lista de Trabalho Priorizada: exibe prescrições classificadas de acordo com a prioridade desig- nada de registro de solicitações. A codificação por cores é também disponibilizada para auxiliar na identificação de prescrições urgentes.

Fila de Farmácia: facilita a gestão do trabalho ao classificar as prescrições de acordo com o estado. As filas definidas incluem Pendente, Aceito, Embala- do, Coletado, Rejeitado, Pronto para Retorno, Completado e Verificado.

Registro Único: incluindo notas de terapia

Revisão e Ativação

Acesso: a todas as informações de pacientes e resultados relevantes

Embalagem de Código de Barras: utiliza o código de barras na prescrição e na embalagem do medi camento para a localização e embalagem rápida de itens de prescrição; os níveis do estoque são automaticamente reduzidos e as datas de validade são verificadas.

Interação de Medicamentos e Mensagens de Alergia: são exibidas na área de trabalho.

Área de Trabalho de Formulários: fornece uma maneira simples e flexível para a gestão e manutenção dos formulários. Os medicamentos podem ser designa- dos como formulários ou não-formulários e os privilé- gios de prescrição podem ser restritos com base no grupo de segurança do usuário.

Exemplo: Filas de Farmácia

37

Exemplo: Área de Trabalho do Formulário

Recursos de Segurança: asseguram que apenas usuários autorizados podem modificar os relatórios de revisão de medicamentos. É possível reter relatórios de revisão de medicamentos já criados e produzir uma nova versão que pode ser atualizada.

Acesso à Informação de Medicamentos de Pacientes: disponível no EPR. É também possível utilizar a função de Sumário Clínico do TrakCare para criar e comparti- lhar de maneira segura resumos de medicamentos espe- cíficos de pacientes fora da organização.

2.4.9 Faturamento de Pacientes

O faturamento pode ser extremamente complexo. As regras variam notavelmente em diferentes unidades, esta-dos e países. Os requisitos de faturamento diferem de pa-ciente para paciente dependendo da cobertura de seguros, incluindo falta de cobertura de seguros ou requisitos de faturamento de organizações de saúde diferenciados para não-nativos. O Faturamento de Pacientes do TrakCare é um modo eminentemente flexível. Utilizado em todo o mundo, ele é destinado a lidar com as situações mais de-safiadores de faturamento. Ele automatiza o processo de faturamento, produz faturamentos sob demanda e reduz o tempo necessário para a alta de um paciente. O módulo de Faturamento de Pacientes do TrakCare permite que a equipe coordene e administre contas para diferentes tipos de pacientes, incluindo internos (por dia, taxa por serviço ou Casemix), pacientes de um mesmo dia, pacientes de ambulatório e emergência e diversos serviços tais como centro, paramédicos, comunidade, radiologia e odontologia. É possível definir regras de modo que as contas podem ser geradas de acordo com um pagante único por episó-dio, múltiplos pagantes por episódio, acordos de paga-mento, contratos e moedas.

Ele também permite que o faturamento seja controlado a partir de um ponto central ou de ambientes descen-tralizados. Para configurações corporativas, isso significa a eliminação da captura de dados duplicados data e um completo faturamento e histórico completo de pacientes, independente dos locais visitados. Para organizações de saúde que precisam fornecer consentimentos financeiros informados em nome do paci-ente, o TrakCare oferece uma ferramenta de estimativa de custo. As estimativas de custo podem ser derivadas e cal-culadas antes da prestação de serviço ou após a chegada e podem ser armazenados para recuperação, revisão, comparação e atualização.

As funções principais do Faturamento de Pacientes incluem:

Contas de Pacientes/Pagadores (Total e Intercalar): exibe todas as informações relacionadas a contas e realiza transações relacionadas ao paciente (por ex., co-pagamento, excessos, recibos, depósitos, contas, saldo pendente, ajustes, descontos, impostos e comentários de contas) com base no acordo de paga- mento associado à conta.

Acordo de Pagamento: define todos os níveis do con- trato ao combinar o pagador, plano, tarifa, contrato (itens a serem incluídos ou excluídos) e método de cobrança para cada pagador. Com base no acordo de pagamento e contrato, são geradas as cobranças do paciente/pagador.

Cobranças: são geradas (automaticamente e/ou manu- almente) por meio de atividades administrativas e clínicas que resultam em solicitação para um paciente. A cobrança associada a uma solicitação é baseada nos acordos de pagamento do pagador.

38

Os tipos de cobrança incluem:

Padrão: Com base no consumo ou utilização

Incremental: Com base no tempo. Por exemplo, serviços intensivos ou do centro de operações podem embargar uma taxa base inicial mais uma cobrança incremental dependendo da duração do uso

Ad hoc: Permite que um usuário com um grupo válido de segurança sobreponha/modifique o contrato de um paciente para um episódio especí fico de atendimento

Episódico: Cobranças efetuadas por episódio

Taxas Variáveis de Sala: O TrakCare permite que diferentes cobranças de sala (se aplicável) sejam efetuadas com base no tipo de sala ocupada pelo paciente. Além disso, é possível aplicar cobranças para um número de dias em decréscimo (por ex., uma taxa mais alta para os primeiros x dias, seguida por uma taxa mais baixa quanto mais o paciente permanece no hospital).

Cancelamento de faturas

É possível acrescentar comentários a uma fatura específica

Colocação de faturas em espera

Registro do histórico de impressão de faturas

Ajustes: permitem que múltiplas variações sejam feitas na conta de um pagador e de um paciente. Os ajustes também podem ser utilizados na transferência de saltos pendentes entre contas de pagadores e pacientes.

Os ajustes incluem:

Capacidade de ajustar a fatura

Registro de motivos de ajuste

Registro de histórico de ajustes

Designação no nível de fatura ou serviço/solicitação

Registro de Recibos: inclui as seguintes capacidades:

Geração e impressão de recibos

Recebimento individual ou em lotes (isto é, múltip las faturas para um pagador)

Pagamentos fracionados (se necessário, em nível de item)

Registro de detalhes de recebimento e método de pagamento

Cancelamento de recibos de usuários com acesso apropriado de segurança

Unificado a outros módulos do TrakCare, o Fatura-mento de Pacientes do TrakCare permite que o faturamento seja controlado a partir de um ponto central ou de ambientes descentralizados. É pos-sível definir regras de modo que as contas podem ser geradas de acordo com um pagante único por episódio, múltiplos pagantes por episódio, acordos de pagamento, contratos e moedas.

Aplicação de Faturas: inclui as seguintes capacidades: Criação de faturas únicas ou em lotes

Projetos de fatura e faturas pro forma, permitindo a revisão, modificação e finalização da conta antes da impressão

Exibição da porção do paciente e/ou pagador na fatura. Múltiplos pagadores podem ser associados a um episódio, permitindo que a conta do paciente seja apropriada entre pagadores nomeados (por ex., uma seguradora e um paciente)

Vencimento de saldos pendentes a partir da data de fatura

Coleta e designação de pagamentos administrados em nível de fatura ou de serviço/solicitação

Conta intercalar, geralmente associada à longa permanência hospitalar, possibilita que as faturas sejam aplicadas antes da alta, permitindo o reem bolso em uma base incremental.

Registro de Depósitos: captura as informações relacionas aos depósi- tos recebidos de um paciente e/ou pagador e depósitos a serem designados a faturas selecionadas. Permite também retornos de depósitos, se necessário.

Registro de Informações: inclui as seguintes capacidades:

Registro de notas de referência e comentários de faturas

Adição de notas e comentários para inclusão na fatura

Transmissões de EDI: incluem as seguintes capacidades:

Criação, gestão e auditoria de faturas enviadas eletronicamente a pagadores selecionados

Envio de faturas a pagadores em particular (conforme definido na referência/tabelas de código) por meio de um extrato EDI, ao invés de impressas como faturas em papel

Gestão de Devedores: oferece a capacidade de busca por faturas pendentes por pagador, validade e valor pendente.

Cartas: função que oferece a capacidade de produção de correspondências como cartas de “devedores em atraso” para envio aos pacientes. A forma das cartas é definida pela organização, porém a InterSystems pode fornecer um conjunto inicial de modelos. Um histórico de correspondência é disponibilizado, documentando a data e hora de criação e reimpressões realizadas. É possível visualizar documentos já enviados.

Ícones: são fáceis de ler no Faturamento de Pacientes do TrakCare e incluem:

Paciente com valor pendente

Conta de devedor em espera

Consulta faturada

As estimativas de custo podem ser derivadas e cal- culadas antes da prestação de serviços ou após a chegada e podem ser armazenadas para recupe ração, revisão, comparação e atualização.

2.4.10 Suporte Ativo a Decisões

O Suporte Ativo a Decisões do TrakCare pode ser empregado para aumentar a segurança dos paciente e aumentar a eficiência do trabalho para os prestadores de saúde. A Área de Trabalho de Suporte a Decisões permite que os usuários estabeleçam regras específicas do local que fornecem as informações desejadas, como identifica-ção de fatores de risco críticos para pacientes, de modo a auxiliar clínicos na tomada de decisões. Esta função é uma adição às mensagens de suporte a decisões do TrakCare, tais como a interação a verificação dupla. Este módulo oferece a função exclusiva de criação de regras definidas pelo usuário que guiam ações de suporte a decisões. As ações podem ser tão diversas como mensa-gens de pop-up a usuários, avisando que a solicitação que estão prestes a fazer é inapropriada para o paciente, envio de e-mail ao laboratório ou ainda a mudança de estado de uma solicitação para “Em espera” ou de uma lista de espera para “Cancelada”. As regras para a determinação de quando uma “ação” de suporte a decisões deve ser ativada podem ser estabelecidas por meio de terapia convencio-nal e da condição do paciente (por ex., emissão de um alerta caso Varfarina seja solicitada para um paciente com apenas três dias no pós-operatório). Projetado com telas simplificadas, o Suporte Ativo a Decisões do TrakCare assegura que as informações desejadas sejam prontamente e claramente disponíveis, evitando um acúmulo de alertas múltiplos e confusos.

A função de Suporte Ativo a Decisões inclui:

Regras: no nível mais simples, coletam dois ou mais dados elementos e constroem um calculador pronto que pode ser consultado diretamente cada vez que uma condição de suporte a decisões deve ser avaliada. Isto reduz dramaticamente os tempos de resposta.

Eventos: são os gatilhos do TrakCare na adição, atua- lização ou remoção de dados em qualquer tabela do banco de dados. Quando ocorre um evento, o Suporte Ativo a Decisões verificará se certos dados estão presentes. Deste modo, os prestadores de atendimento podem se basear nas regras para analisar rapidamente se um evento deve ativar uma ação de suporte a decisões.

Além do suporte a decisões para interações de medicamentos e verificação duplicada do TrakCare, o módulo de Suporte Ativo a Decisões cria regras definidas pelo usuário que guiam as ações de suporte a decisões.

39

40

Um evento simples pode ser:

Caso um paciente esteja marcado como “possui comportamento violento”, uma ação é ativada.

Um evento complexo, contendo condições múltiplas, pode ser:

O paciente recebeu uma prescrição de Atenolol, E a data de prescrição está nos últimos dois dias, E o paciente possui um diagnóstico ativo de “bloqueio cardíaco”, uma ação é ativada.

Ações: são o que acontece caso as condições de um evento ocorram. Por esta razão, a tela de ações oferece um amplo escopo de opções.

Os tipos de ação incluem:

Alertas: Uma mensagem pop-up que pode ser configurada para exibir:

Uma mensagem de erro que impede o usuário de prosseguir

Uma mensagem de aviso que oferece ao usuário uma escolha de prosseguir ou abortar (opções “OK” e “Cancelar”)

Uma mensagem informativa oferecendo acon selhamento somente para leitura que não afetarão o fluxo de trabalho desejado (botão único de reconhecimento ”OK”)

Por exemplo, ao solicitar um medicamento, uma men-sagem listando medicamentos alternativos disponíveis é apresentada para consideração.

Mensagens: podem ser destinadas a usuários, grupos ou prestadores de atendimento designados. O conteúdo da mensagem pode ser fixo ou dinâmico, permitindo a adição de variáveis.

As mensagens podem ter a forma de:

E-mail

Mensagens do TrakCare

Alertas de Pager

Serviços de Mensagens (SMS) por e-mail/ gateway de SMS

Domínio de Ação: permite a manipulação direta de campos de bancos de dados.

Por exemplo, o estado de solicitação pode ser alterado para uma solicitação em particular de “Verificado” para “Em espera”.

Compensação de Ações: permite que as “ações” do TrakCare (por ex., mensagens) sejam compensadas por um intervalo de tempo definido pelo usuário para for- necer um meio de escalar e chamar a atenção para tarefas pendentes e auxiliar na gestão de risco. As mensagens podem ser enviadas a diferentes usuários no decorrer de um período de tempo, exceto se um processo de escalação de suporte a decisões.

Pesquisas: permite que regras sejam visualizadas e cruzadamente referenciados, possibilitando que os usuários rapidamente busquem dados e examinem tendências. Por meio das regras, é possível criar pesqui- sas como as seguintes:

Referenciar cruzadamente o diagnóstico clínico de um paciente com exame de laboratório solicitado

Referenciar cruzadamente o diagnóstico clínico de um paciente com o código postal de um paciente

O total para cada grupo é exibido, com os usuários tendo a capacidade de interrogar mais os resultados para exibição — por exemplo, uma lista a partir da qual é possível acessar o Registro Eletrônico do Paciente.

2.4.11 Conectividade

A rápida plataforma de integração do Ensemble incor-porada ao TrakCare assegura a inter-operabilidade dos módulos do TrakCare com outros aplicativos por meio do módulo de Conectividade do TrakCare. O Ensemble ofer-ece suporte a muitas tecnologias de integração e sistemas de mensagens. A Conectividade do TrakCare possibilita a rápida conectividade entre HIS, CIS, PAS externos e/ou outros sistemas de informação e o TrakCare. O módulo de Conectividade permite que o TrakCare se interco-necte com outros sistemas, sejam legados ou externos, tais como bancos de dados de identidade nacionais. As opções de Conectividade incluem o abrangente recurso de mensagens HL7. O TrakCare também inclui o recurso nativo de se conectar a sistemas externos de transmissão de contextos em uma URL definível. Consulte a seção 4.0 para detalhes adicionais sobre a conectividade.

2.4.12 Laboratório (LAB)

Quando está viajando fora do país, uma pessoa acaba doente e vai a um ambulatório para um exame de sangue. O sangue é coletado, enviado a um laboratório e testado. Por meio do TrakCare LAB, tão logo o teste é concluído, os resultados são disponibilizados com um alerta que é enviado para notificar o médico, destacando quaisquer descobertas anômalas. Se necessário, os resultados podem também ser seguramente disponibilizados para consultas posteriores pelo doutor da cidade do paciente ou até mesmo um especialista do outro lado do mundo.

41

O TrakCare LAB satisfaz todas as necessidades operacionais dos modernos laboratórios de patologia. Ele é especifica-mente projetado para agilizar as diversas atividades dos laboratórios nas áreas de:

Contas a receber

Banco de sangue

Bioquímica clínica

Hematologia

Histologia/citologia

Imunologia/sorologia

Microbiologia

Flebotomia

Registro de espécimes e solicitações

Trabalho enviado

O TrakCare LAB oferece uma solução abrangente para as necessidades de gestão de dados de qualquer laboratório por meio de:

Telas de registro de dados personalizáveis

Envio automático de resultados por fax, incluindo histórico do paciente e condição médica, a doutores destinatários

Agendamento de relatórios

Impressão confidencial de relatórios

Acesso remoto ao sistema

Integração com o Microsoft Word

Exportação de informações para outros sistemas

Gestão de pacientes

Pacientes e fluxo de dados definidos

Pré-registro de espécimes e listas de carregamento de aparelhos online, facilitando melhorias no tempo de resposta

Capacidade ilimitada para detalhes de histórico clínico e comentários

Escaneamento de imagens

O TrakCare LAB satisfaz todas as necessidades operacionais dos modernos laboratórios de patologia e é especi- ficamente projetado para agilizar suas diversas tividades.

42

Mais de 100 das últimas e mais comuns interfaces de analisa-dores, oferecendo recursos uni e bidirecionais com leitor de código de barras e conexões diretas de interface TCP/IP por meio de ser-vidores terminais instrumentais dedicados, utilizando protocolos ASTM ou específicos do fornece-dor/analisador. O TrakCare LAB oferece suporte às necessidades dos profissionais de laboratório para o processa-mento e análise dos resultados. Ele também fornece aos prestado-res de atendimento acesso a esses resultados em formatos compreen-síveis. Os clínicos podem utilizar aparelhos móveis para acessar e revisar resultados.

Exemplos de módulos do TrakCare LAB que abordam requisitos depar-tamentais específicos incluem:

Daybook: oferece o controle departamental do registro de espécimes, possibilitando a recuperação automática para inclusão em relatórios. Os usuários podem designar espécimes, procedimentos e colorações, e imprimir etiquetas de espécimes para slides, blocos e cassetes, em modo de lote ou ad hoc. Os usuários podem criar telas personalizadas consistentes com o fluxo de trabalho de seu departamento.

Planilhas: incorporam múltiplos testes com tempos de resposta definidos. Um módulo dedicado de plani- lhas permite que os usuários registrem resultados em uma tela que reflete o layout da planilha impressa, melhorando significativamente o tempo de registro de resultado para testes manuais quando a interconexão não está disponível.

Relatórios: permitem que os modelos de relatórios sejam definidos pelo usuário e sejam personalizados para se ajustar aos tipos e formados de relatório do la- boratório. O TrakCare LAB incluem um número sig- nificativo de relatórios que satisfazem os requisitos até mesmo dos mais complexos laboratórios. Além disso, a tecnologia subjacente do TrakCare é totalmente com- patível com o ODBC, permitindo que os usuários utili- zem ferramentas de relatório externas para a criação de relatórios personalizados em uma base ad hoc.

Reivindicações Eletrônicas: criam arquivos eletrônicos de reivindicações adaptados para exporta- ção a sistemas externos de contabilidade.

Controle de Qualidade: incorpora um módulo total mente unificado de controle de qualidade para análises manuais e instrumentos interconectados, incluindo recursos gráficos Levy-Jennings e Youden Plot, assim como comparações de controle de qualidade inter e intra-laboratório.

Interfaces: fornecem interfaces de analisadores uni- e bidirecionais, incluindo leitores de códigos de barra. Para outros requisitos de interconexão, o TrakCare LAB utiliza os formatos PIT, HL7 e/ou UN/EDIFACT. O TrakCare LAB também foi configurado para se inter conectar com sistemas externos por meio de formatos proprietários específicos do cliente.

Armazenamento de Espécimes: inclui um módulo dedicado de armazenamento de espécimes no TrakCare LAB. A configuração de localizações de armazenamento, incluindo edificações, refrigeradores e contêineres individuais de armazenamento, podem ser inteiramente configurada pelos usuários, assegurando a identificação e recuperação acurada de amostras armazenadas para testes posteriores.

Seção 3: Ferramentas de Gestão do Sistema TrakCare Na InterSystems, nós compreendemos que os usuários desejam que seus sistemas de informação de saúde re-flitam a maneira que eles operam. Para fornecer uma flexi-bilidade sem paralelo ao satisfazer as necessidades únicas de geografias e clientes específicos, o TrakCare vem com uma série de ferramentas poderosas que permitem que os clientes configurem o sistema que cerca seus fluxos de trabalho específicos e administrem o acesso aos módulos e dados.

As ferramentas disponíveis incluem:

Gestor de Menu

Gestor de Fluxo de Trabalho

Editor de Layout

Editor de Colunas

Suporte a Idiomas

Segurança

Texto de Ajuda Definido pelo Usuário

Questionários

Ícones e Perfis de Ícones

Plantas

Desenvolvimento Personalizado

Escritor de Relatórios Personalizados e Recursos de Impressão

O TrakCare oferece flexibilidade sem paralelo por meio de suas poderosas ferramentas de configuração.

Gestor de Menu: permite que menus sejam definidos para um usuário individual, um grupo de usuários ou todo um departamento. Cada menu possui uma página inicial definida, que é geralmente uma apresentação dos dados do paciente mais apropriados para o usuário. Esta pode ser uma lista de pacientes para uma ala de sejada, uma plana exibindo a localização desejada de um paciente, uma lista de clínicas para uma ou mais consultas de ambulatório agendadas par o dia, uma lista de centros específica de uma local ização para um dia ou uma lista de coleção de amostras para um cole- tor de patologias. Estes são confi- guráveis de acordo com o grupo de segurança do usuário.

A página inicial permite que o usuário identifique um paciente ao selecioná-lo a partir de uma lista ou realizando uma busca, e realize a função desejada. O menu principal consiste nas opções de menu mais utilizadas que o usuário necessite em um dia. Estes menus no menu principal podem ser específicos para módulos (por ex., Farmácia, Emergência e Clínico) ou podem cruzar módulos conforme necessário (por ex., Cadastro). O TrakCare distribui um conjunto padrão de menus principais, porém cada local pode personalizá-los como desejado. Cada menu do TrakCare pode iniciar um fluxo de trabalho definido ou fornecer uma lista de opções de fluxo de trabalho por seleção.

Cada item de menu do TrakCare inicia um fluxo de trabalho. O menu principal consiste de opções mais utilizadas.

43

44

Exemplo de Página Inicial: Planta - Emergência

Exemplo de Página Inicial: Planta - Ala

45

Exemplo de Página Inicial: Planta - Ala

Gestor de Fluxo de Trabalho: facilita a automatização de processos empresariais, assegurando a consistência e eficiência das atividades empreendidas. O TrakCare é fornecido com um conjunto estabelecido de fluxos de trabalho para todos os processos corporativos frequen- temente utilizados no escopo de prestação de serviços

de saúde. O Gestor de Fluxo de Trabalho do TrakCare permite que o usuário modifique ou crie novos fluxos de trabalho para satisfazer necessidades em alteração. Novas tarefas podem ser adicionadas, a sequencia na qual as etapas do fluxo de trabalho são realizadas pode ser alterada e os processos secundários, tais como trabalhos de impressão, alertas e mensagens, podem ser

incorporados. Há suporte a fluxos de trabalho correspon-dentes ao contexto. O Gestor de Fluxo de Trabalho é uma ferramenta intuitiva que cria orientações personalizadas passo a passo para processos e tarefas necessários para que cada membro da equipe assegure uma qualidade consistente em toda a unidade.

O TrakCare é fornecido com um conjunto estabelecido de fluxos de trabalho para todos os processos corporativos frequentemente utilizados no escopo de prestação de serviços de saúde.

Exemplo: Cenário de Emergência

1. O paciente se apresenta no departamento de Emergência.

2. O paciente preenche um formulário de internação:

O recepcionista busca o paciente no banco de dados para determinar se houve internações anteriores.

O recepcionista atualiza os dados demográficos do paciente.

O recepcionista registra detalhes do parente mais próximo.

O recepcionista registra outros detalhes de endereço.

O recepcionista completa os detalhes de internação.

Condição: Caso a internação seja um acidente de trânsito, o recepcionista registra os detalhes do acidente de trânsito.

O recepcionista inicia o processo novamente para o próximo paciente.

Para automatizar o cenário anterior do departamento de Emergência, a seguinte tela destaca o fluxo de trabalho sugerido para cada etapa individual do processo:

Exemplo: Configuração de Fluxo de Trabalho

Editor de Layout: é fornecido no TrakCare com um conjunto estabelecido de telas configuradas para oferecer suporte aos processos empresariais frequent emente utilizados no escopo de prestação de serviços de saúde. Para satisfazer necessidades em alteração, o Editor de Layout é uma ferramenta totalmente unificada que permite que a equipe personalize configurações de tela e funções após a implantação do aplicativo. O Editor de Layout é uma das ferramentas chave que tornam o TrakCare altamente intuitivo para os usuários. Ele oferece diversas opções de personalização, tais como a capacidade de designar valores e campos obrigatórios para acelerar o processo de entrada ou definir configu rações de tela para uma série de plataformas de visual ização (por ex., tablet PCs ou grandes telas de plasma).

As funções incluem:

Mover um campo

Remover um campo

Adicionar um campo

Tornar um campo “Obrigatório”

Tornar um campo “Exibição Apenas”

Designar propriedades de campo (por ex., dica de ferramenta, atalho ou valor padrão)

Mudar nomes de campos

Adicionar hyperlinks

Configurar sequência de campos

Adicionar texto e cores de tela

Editor de Colunas: permite que as características de qualquer lista sejam definidas quando exibidas em uma tela.

As funções incluem:

Selecionar colunas para aparecerem em uma lista

Definir largura da coluna e detalhes de texto

Configurar a sequencia para a exibição de uma coluna

Definir colunas pelas quais a lista pode ser ordenada

Configura sequência padrão para registros exibidos

Selecionar número de linhas por página

Definir lista como imprimível

Unir colunas

TrakCare foi construído com uma interface de usuário altamente configurável. Os módulos TrakCare possuem um editor embutido que permite que os usuários tenham telas adaptadas não só para a função a ser executada, mas tam- bém às necessidades do indivíduo ou dos grupos que executam essas funções.

46

47

Suporte a Idiomas: inclui o recurso de tradução para assegurar a implantação bem-sucedida no idioma nativo dos usuários. Possibilita a pronta tradução de todas as telas, legendas, mensagens e mensagens de erro para fornecer a interface de usuário em outros idiomas. As traduções podem ser efetuadas em todo o sistema ou podem ser limitadas a uma tela especí- fica. Uma preferência de idioma pode ser designada para cada usuário de modo que ao entrar, o sistema au- tomaticamente é configurado para seu idioma de preferência. Em hospitais da Indonésia, por exemplo, o TrakCare pode exibir um conjunto de resultados para um doutor em indonésio ou inglês, dependendo da preferência. Há suporte a formatos de dois idiomas, Unicode e formados de calendário (além do gregoriano).

São também aceitos os formatos de dois idiomas para nomes, conforme mostrado à direita.

Exemplo: Duplo Idioma- Tradução em inglês

com legendas em dinamarquês(inclui registro de dados e traduções de tela)

Exemplo: Duplo Idioma – Tradução em alemão com legendas em inglês

(includes registro de dados e traduções de tela)

Exemplo: Lista de Pacientes – Tradução do Título da Coluna

48

Exemplo: Detalhes do Paciente Traduzidos

Exemplo: Faixas de Pacientes

Detalhes de Segurança: localizados na seção 4.1 (Recursos Técnicos do TrakCare).

Texto de Ajuda Definido pelo Usuário: inclui um recurso contextual de ajuda online em níveis de função e campo. Ao pressionar a tecla F2, é exibida ajuda para a função sendo executada.

As organizações são encorajados a refinar a documen-tação de Ajuda para que inclua detalhes das práticas de trabalho da unidade. De modo similar, ao mover o cursor sobre itens de dados a serem registrados pelo usuário, um campo de dica pode ser exibido.

49

Exemplo: Tela de Ajuda Definida pelo Usuário Típica

Questionários: são formulários definidos pelo usuário (por ex., análises, questionários e formulários) criados para a captura de dados de modo estruturado ou semiestruturado. Os questionários podem ser cria- dos e designados de acordo com as necessidades locais. Entretanto, o TrakCare é fornecido com um conjunto de amostras que podem ganhar acréscimos conforme necessário. Os questionários podem ser selecionados diretamente a partir do EPR ou incorporados em um fluxo de trabalho para assegurar que os dados sejam coletados na hora e local mais apropriados. Os Ques- tionários do TrakCare incluem a capacidade de “aninhar” as perguntas no formulário de modo que a ne- cessidade de resposta de uma pergunta seja condiciona- da à resposta da pergunta anterior. Na verdade, pergun- tas condicionadas permanecem escondidas a menos que devam ser completadas.

Os processos empresariais que frequentemente utilizam os Questionários incluem registro, administração de solicitação, resultados, diagnósticos, percursos clínicos e análise de pacientes. Os Questionários do TrakCare enfrentam o desafio de obtenção de consenso sobre quais informações que devem ser coletadas e quando em uma equipe multidisci-plinar de saúde.

O TrakCare possui um recurso de ajuda contextual online nos níveis de função e campo, que a organiza-ção pode refinar para incluir detalhes das práticas de trabalho na unidade.

50

Exemplo: Questionário no EPR

Exemplo: Questionário – Consentimento para Tratamento

Exemplo: Questionário – Lista de Verificação do Pré-Operatório

Os questionários são formulários definidos pelo usuário que fornecem uma ferramenta de análise e coleta de informações intuitiva que pode ser definida por um local para se ajustar a requisitos empresariais individuais, sejam eles organizacio-nais, departamentais, especialidade ou usuários individuais.

51

Ícones: são imagens utilizados em todo o TrakCare para informar ou evocar um comando. Eles fornecer um alerta visual ou orientação para auxiliar os usuários na identificação de informações pertinentes. Exemplos incluem alertas e alergias, o estado de uma solicitação ou o progresso de um paciente nas diversas etapas do atendimento (pré-operatório, pós-operatório, recupera- ção). Os ícones podem ser estáticos ou interativos (liga dos a outras telas do TrakCare) para fornecer infor- mações adicionais e permitir a atualização de detalhes. As dicas de ferramentas fornecem informações sobre o significado do ícone. Os Perfis de Ícones unem ícones individuais para a formação de um grupo que pode subsequentemente ser exibido em faixas de pacientes, listas de trabalhos e plantas (por ex., um perfil de estado Clínico ou Administrativo). Os Perfis de Ícones podem ser definidos no local.

Exemplo: Perfil de Ícone Exibido em uma Planta

Plantas: são visualizações gráficas das salas de espera, cubículos, alas e salas de procedimento disponíveis em uma unidade. Um usuário pode rapidamente ver onde os pacientes estão localizados, além de informações selecio-nadas de pacientes.

Classificação necessária

Medicamente ajustado

Data de retorno de licença excedida

Paciente em licença

Data estimada de alta excedida

Resultados anômalos

Consentimento recusado pelo paciente

Aniversário

Paciente requer assistência com refeições

Paciente requer assistência com menu

Exemplo: Ícones

Exemplo: Perfil de Ícone Exibido na Lista de Trabalho do Prestador de Atendimento

52

Exemplo: Perfil de Ícone Exibido em uma Faixa de Paciente

Desenvolvimento Personalizado: inclui Funções Definidas pelo Usuário (FDU) e Script Personalizados (SP). as FDUs permitem a adição de codificação especí- fica do local sem alterações no banco de dados principal do TrakCare. Exemplos incluem etiquetas de impressão, formatos de códigos de barra e geração de números internos não-padrão. Os SP incluem alterações especí- ficas do local em funções da tela, tais como tornar certos campos condicionalmente obrigatórios ou alterar o aplicativo que abrirá um documento.

Escritor de Relatórios Personalizados e Recursos de Impressão: oferecem relatórios perso- nalizados que podem ser definidos e produzidos por meio de ferramentas de relatórios externos. A impressão destes relatórios pode ser definida para permitir a produção ou impressão sob demanda em uma impressora de rede. Além disso, é possível criar relatórios em um arquivo Adobe PDF ou RTF que pode ser enviado por e-mail.

53

Seção 4: Arquitetura e Tecnologia do Sistema TrakCare Diferente de outros sistemas, o TrakCare foi construído como uma solução conectada que oferece inter-operabili-dade sem paralelo com outros sistemas. Esta arquitetura permite que o TrakCare sirva como EPR enquanto a nova função é implantada no decorrer do tempo. Grande parte do poder do TrakCare deriva do fato de que todos os seus módulos compartilham o mesmo modelo de dados, foco no paciente e um banco de dados único de alto desempenho, o InterSystems Caché. Deste modo, os módulos do TrakCare não necessitam da integra-ção um com o outro, economizando tempo e gastos. Além disso, os sistemas de informação da saúde construídos no Caché são conhecidos por seu alto desempenho e escalabilidade. Este ambiente unificado de informação proporciona diversos benefícios: compartilhamento simplificado de informações, implantação mais rápida, custos mais baixos e manutenção facilitada. Além disso, a rápida plataforma de integração do InterSystems Ensemble incorporada ao TrakCare garante a inter-operabilidade dos módulos do TrakCare com outros aplicativos.

O TrakCare utiliza o navegador do cliente e requer baixa quantidade de banda bandwidth e energia na área de trabalho. A utilização do navegador possibilita que o sistema seja utilizado com todas as funções em conexões de baixa velocidade sem a necessidade de tecnologias caras, destinadas a poucos clientes. Isto oferece um acesso generalizado, porém seguro via internet para informações apropriadas onde e quando necessário. Considerando que o Ensemble é incorporado ao TrakCare, este permite que as organizações rapidamente construam e implantem novas soluções que alavanquem as funções de aplicativos existentes, orquestrem novos processos empresariais e integrem dados de toda uma unidade, prestadores de serviços terceirizados e serviços de saúde comunitária.

O TrakCare se Conecta via internet a Outros Sistemas

54

4.1 Recursos Técnicos do TrakCare

O TrakCare oferece suporte a uma série de recursos técnicos que o diferenciam de muitos sistemas concorren-tes, incluindo:

Computação Móvel: oferece recursos que diferem substancialmente em capacidade e flexibilidade. Os recursos do aplicativo nas diversas plataformas serão diretamente relacionados aos recursos do aparelho.

O TrakCare foi desenvolvido para utilizar tecnologia de última geração, com poucas ou nenhuma modificação necessária ao software. Em outras palavras, ele pode ser acessado a partir de qualquer aparelho que execute o Internet Explorer versão 6.0 ou superior. Em ambientes críticos, isto permite que computadores tipo laptop e tablet conectados em redes sem-fio sejam utilizados para fornecer informações dos pacientes direto da cabeceira. Quando a equipe trabalha fora do hospital, como em um ambiente comunitário, o TrakCare oferece acesso remoto às informações do paciente.

Segurança: permite que a organização estabeleça seus níveis desejados de segurança, departamentos e papéis no sistema e determinem quais funções e telas devem ser protegidas e em que nível de segurança. O TrakCare também fornece segurança completa de dados, ligados a nomes de usuário e senhas que restringem o acesso ao banco de dados.

O TrakCare permite que a segurança de entrada seja unificada com a autenticação de entrada do Windows, por meio da identificação de segurança do Windows. Isto reduz o tempo necessário para que os usuários acessem o aplicativo e a necessidade de múltiplas entradas no Windows e no TrakCare.

Os recursos específicos de segurança disponíveis incluem os seguintes:

Acesso ao TrakCare com proteção por nome de usuário e senha.

Restrições podem ser colocadas a ações que um usuário pode realizar.

É possível solicitar que os usuários modifiquem suas senhas regularmente.

Acesso aos fluxos de trabalho do TrakCare restrito pelo papel designado ao usuário (além da proteção por senha).

O TrakCare possui recursos de segurança adicionais para manter a confidencialidade Dos dados ao associar os registros de pacientes com doutores executando o tratamento em base “deve saber”. Somente o doutor executando o tratamento, ou outros doutores autorizados pelo doutor executando o tratamento, pode acessar tais registros.

Registro: fornece aos usuários recursos abrangentes para a manipulação de dados de modo rápido e fácil. Considerando que as organizações são ambientes dinâmicos, as necessidades de informação de clínicos variam consideravelmente. O TrakCare oferece suporte a este requisito com os seguintes recursos:

Cada módulo do TrakCare vem com uma série de relatórios padrão para fins operacionais, admi- nistrativos e estatísticos. Os usuários podem contro- lar os critérios de seleção e classificação desses relatórios. Os relatórios também podem ser modifi- cados pela organização.

Os relatórios podem ser visualizados na tela, impressos ou importados para outros produtos de automação de escritório, incluindo Microsoft Excel e Word e sistemas de e-mail. O TrakCare pode fornecer uma interconexão contínua entre seu banco de dados e estes produtos e fornecem uma interface a todos os pacotes de área de trabalho da Microsoft e é compatíveis com sistemas abertos

A organização pode desenvolver seus relatórios ad hoc por meio de ferramentas de relatório compatíveis com o ODBC.

O TrakCare Business Intelligence (BI) incorpora ca- pacidades de inteligência corporativa em tempo real para uma tomada de decisões mais informada.

O TrakCare BI oferece acesso em tempo real à informação da gestão por meio de relatórios, gráfi- cos e painéis. Com base na tecnologia de business intelligence incorporada do InterSystems DeepSee™, o TrakCare BI inclui modelos de dados pré-definidos e indicadores chave de desempenho para dados clínicos e administrativos em todo o sistema TrakCare.

O TrakCare também pode ser ligado às ferramen- tas de business inteligence existentes da organiza- ção, permitindo que os usuários realizem pesquisas ad hoc no banco de dados do TrakCare.

Auditoria: inclui os seguintes recursos:

Trilhas de Auditoria: mantêm um registro de todas as alterações efetuadas no registro de um paciente, incluindo data, hora de alteração, usuário realizando a alteração e detalhes da alteração.

Os recursos incluem:

Configurável Detalhes de alterações no banco de dados Carimbo de hora e data

Marca de Auditoria: mantém um registro de qualquer usuário que tenha acessado o registro do paciente mesmo que nenhuma mudança tenha sido efetuada.

Os recursos incluem:

Configurável Detalhe de quem visualiza o registro dos pacientes Carimbo de hora e data

Auditoria de Tabelas de Código: mantém um registro de todas as alterações efetuadas nos registros de tabelas de código, incluindo data, hora de alteração, usuário realizando a alteração e detalhes da alteração.

Violações de Segurança: mantém um registro das tentativas de violação da segurança.

4.2 Arquitetura de Aplicativo

As implantações do TrakCare são criadas com a filosofia em que se deve utilizar a ferramenta certa para o trabalho certo. As soluções são construídas com base em uma Estrutura de Componentes única, permitindo o rápido desenvolvimento em Web, velocidade extraordinária de processamento de transações e alta escalabilidade com mínimos requisitos de manutenção, resultando em um aplicativo de EPR de alto desempenho e flexibilidade. O modelo de componentes do TrakCare possibilita o rápido desenvolvimento do aplicativo, uma interface de usuário con-sistente, um modelo consistente e inerente para a personaliza-ção do sistema e a reutilização considerável dos componentes do sistema. O TrakCare pode ser rapidamente e facilmente personal-izado para os requisitos de uma organização sem os custos, atraso, complexidade ou risco decorrentes de desenvolvi-mentos personalizados. O sistema pode ser opcionalmente personalizado em alguns ou todos os módulos por meio de fluxos de trabalho e visualizações configuráveis de dados para melhor servir as diferentes necessidades em organizações e grupos e mesmo entre indivíduos. O TrakCare oferece suporte a um escopo de configurações seguras de múltiplas organizações. As soluções podem ser configuradas para satisfazer requisitos específicos.

Modelos típicos de configurações incluem:

Múltiplas instâncias do aplicativo em um único servidor

Um único banco de dados com múltiplos hospitais em uma configuração de múltiplos hospitais

Uma configuração de múltiplas organizações com bancos de dados independentes e um único sumário EPR

Uma configuração central de EPR para múltiplas organiza- ções com replicação eficaz do EPR com o EPR do paciente

55

4.3 Ambientes de Sistema Operacional

O TrakCare é certificado para operar em uma série de ambientes de sistemas operacionais, incluindo, sem limitação a, Microsoft Windows 2000, XP Pro, Server 2003 para x86-32, Microsoft Windows Vista para x86-32, Microsoft Windows Server 2003 para x86-64e uma série de outros sistemas operacionais, tais como OS X, HP-UX, OpenVMS, Tru64, AIX, Red Hat, Solaris, e SUSE Linux. O TrakCare pode operar em um ambiente de plataformas mixas.

4.4 Modelo Lógico

O TrakCare é logicamente projetado como um sistema de múltiplas camadas. Os componentes das diferentes camadas são responsáveis por diferentes tabelas e podem ser logica-mente agrupados com base no tipo de trabalho realizado. Estas camadas podem ser fisicamente configurados em um ou mais servidores para fornecer escalabilidade e resistência.

Os quatro camadas lógicas são:

Camada de Dados

Camada de Aplicativo

Camada Web/Camada de Arquivo e Impressão

Camada de Clientes

56

O TrakCare é um Sistema de Múltiplas Camadas

4.4.1 Camada de Dados

O Camada de Dados é composto de um banco de dados contendo dados de transação e esquemas de banco de dados do TrakCare. Geralmente, um servidor de banco de dados primário e um secundário estão ativos integralmente. O servidor de banco de dados primário é utilizado para transações back-end.

O segundo banco de dados (sombra) é uma imagem espelhada do banco de dados primário, que é mantido atualizado ao copiar diários de transação do banco de dados primário e executando os diários no banco de dados sombra. O banco de dados sombra é idealmente localizado em uma localização externa e é utilizado para recuperação rápida no caso de falha do centro de dados ou outro desastre. As Camadas de Aplicativo e de Dados Se comunicam por meio de configurações de TCP/IP padrão.

Centros de DadosCamada de Dados

Banco de Dados do TrakCare Banco de Dados Sombra do TrakCare

Camada de Aplicativo

Nível de Web/Nível de Arquivo e Impressão

1-n Servidores Aplicativos

1-n Servidores Web1-n Servidores de Arquivos 1-n Servidores de Impressão

Camada de Clientes

n Navegadoresn Impressora

57

4.4.2 Camada de Aplicativo

A camada de Aplicativo é a locomotiva do aplicativo do TrakCare, contendo programas e dados do TrakCare. É responsável por gerar dinamicamente páginas na Web do TrakCare em resposta a solicitações de clientes. Um ou mais servidores da camada Web se conectam ao Nível de Aplicativo por meio de um gateway na Web. O servidor de aplicativo constrói uma representação em HTML dos dados, que são passados de volta para o servidor Web por meio do gateway.

Os serviços de aplicativos podem estar localizados em servidores separados da Camada de Dados, assegurando que caso eles contenham dados estáticos altamente utilizados, o servidor banco de dados será apenas acessado quando dados dinâmicos de transação forem necessários. Quando o Servidor de Aplicativos precisa acessar um servi-dor remoto de dados, um protocolo é utilizado para acessar o banco de dados remoto e os dados da memória do servidor de aplicativos de modo que solicitações de dados futuras relacio-nadas possam ser efetuadas sem recursos de rede

4.4.3 Camada Web/Camada de Arquivo e Impressão

A Camada Web/Camada de Arquivo e Impressão são geral-mente unificados à infraestrutura existente. O TrakCare utiliza o Modelo de Registro do TrakCare, que oferece suporte a modelos de impressão centralizados (sistema) e distribuídos (visualização do cliente). O Serviço de Impressão do TrakCare (SIT) oferece suporte a um modelo enfileirado centralizado para a gestão de impressões e envios de fax e e-mail gerados pelo sistema. Serviços múltiplos de impressão podem ser executados simultaneamente, com cada instância ciente do número total de processos de impressão atualmente sendo executados para o controle efetivos de custos de licenciamento. Ferramentas de registro compatíveis como o ODBC podem ser utilizadas para gerar HTML ou HTML dinâmico ou exibir resultados por meio de um visualizador de ActiveX. O me-canismo de visualização oferece flexibilidade para a impressão em uma impressora localmente definida e a função de expor-tação de relatórios em diversos formatos. A Camada Web serve as páginas na Web do aplicativo do TrakCare – criadas dinamicamente pela Camada de Aplicativo – para PCs de clientes e retorna as transações de clientes para a Camada de Aplicativo. O TrakCare utiliza a tecnologia de Páginas de Servidor do InterSystems Caché (CSP), que permite a construção e implan-tação de aplicativos em Web de alto desempenho e escalabi-lidade. O CSP possibilita que páginas na Web sejam geradas em tempo de execução no servidor do aplicativo, permitindo que conteúdos (HTML, XML, folhas de estilo, imagens e outros tipos) sejam dinamicamente servidos. O cliente se conecta ao servidor Web por meio de um navegador com o protocolo HTTP padrão. O cliente HTTP (o navegador) solicita uma página do Nível de Web por meio do HTTP. O servidor Web reconhece isto como uma solicita-ção de CSP e a encaminha para o Nível de Aplicativo através de uma interface rápida de programação de aplicativos do servidor. No Servidor CSP a Camada de Aplicativo processa a solicitação e retorna uma página ao Nível de Web, que, por sua vez, envia-a ao navegador. O CSP administra as comunicações entre a camada Web e a Camada de Aplicativo e evoca códigos de aplicativo que geram a página. O CSP oferece suporte a HTML, XML, WML e outras lingua-gens adicionais de Web. O CSP utiliza uma tecnologia dinâmica de páginas de servidor com base no Modelo de Objeto de Documento

Camada de Dados

Banco de Dados Sombra

Camada de Aplicativo

4.4.4 Camada de Clientes

A Camada de Clientes é a única parte do sistema do TrakCare com a qual os usuários finais interagem diretamente. Esta camada pode ser qualquer dispositivo leve e de baixa manutenção que suporte Microsoft Internet Explorer 6.0 ou superior. Ela fornece um única interface entre o usuário e os componentes do TrakCare, incluindo Fundação CIS, Fundação PAS, módulos departamentais e adicionais, administração do sistema, visualização de relatórios e aplicações fora do TrakCare.

Além do código do servidor que é executado na Camada de Aplicativo, codificações, geralmente o JavaScript, são executa-das no navegador do cliente, geralmente para oferecer suporte a funções avançadas, tais como validação e re-formatação de dados ou evocação do código do servidor. Os controles de ActiveX e Java também são utilizados para executar mini-apli-cativos do servidor, para a visualização de imagens complexas e relatórios padrão e modificar layouts de pagina do TrakCare. O uso dos recursos pode ser limitado a usuários ou grupos de usuários específicos e pode estar sujeito a restrições de licença.

4.4.5 Normas e Protocolos

A solução do TrakCare utiliza as últimas normas e proto-colos para possibilitar a conectividade e inter-operabilidade com outros sistemas. O TrakCare oferece suporte às seguintes tecnologias e normas chave, entre outras:

O TrakCare se Conecta a Outros Sistemas

58

Camada Web

Servidor Web

Gateway CSP

59

4.5 Configurações de Arquitetura do Sistema

O projeto inovador do TrakCare, que utiliza níveis lógicos, resulta em uma flexibilidade considerável para a personaliza-ção de uma solução de acordo com os requisitos geográficos e tecnológicos de uma organização. As soluções de múltiplas camadas e servidores têm a vantagem de fornecer desempe- nho notável, alta escalabilidade, análise em tempo real de dados e confiabilidade robusta. Uma solução pode ser pro-jetada para acomodar centenas de milhares de usuários, em um único ou em muitos locais. Uma configuração em nível de registro pode ser estendida para oferecer suporte a usuários adicionais conforme cresce a utilização do TrakCare em uma organização, sem a necessidade de reconstrução ou novo projeto desde o início.

4.5.1 Configuração de Servidor Único

Na configuração mais simples, um único servidor é utilizado para todos os níveis lógicos. A opção de configuração de entrada é designada à implan-tação em um único local ou para uma implantação limitada do TrakCare. Ainda que a configuração de servidor único não forneça imediatamente a infraestrutura necessária para oferecer suporte ao crescimento futuro, é possível adicionar servidores adicionais conforme mudarem as necessidades. Um ambiente de alta disponibilidade é possível por meio da adição de hardwares adicionais. Por exemplo, uma configura-ção aglomerada ou de múltiplos níveis demandaria ao menos um servidor adicional.

Data Server

Configuração de Servidor Único do TrakCare

Nível de Cliente

60

4.5.2 Configuração de Múltiplos Níveis

A configuração de múltiplos níveis e servidores utiliza co-municações distribuídas de bancos de dados para possibilitar uma maior capacidade e redundância no sistema, permitindo que muito mais clientes se conectem ao sistema por meio do uso de múltiplos servidões de aplicativos. Para locais que requeiram alta capacidade a disponibilidade, é recomendável que o Aplicativo TrakCare e os Níveis de Banco de Dados sejam distribuídos em múltiplos servidores. A camada Web deve ser um nível separado. Além disso, os serviços de relatório podem estar em servidores separados dependendo dos requisitos de relatório. Na configuração mais simples de múltiplos níveis, dois ou mais sistemas, operando como servidores da Camada de Aplicativo, são colocados entre a Camada de Dados central e os servidores da Camada Web. Nesta configuração, a Camada de

Aplicação serve aos processos de hospedagem que realizam o trabalho do cliente, descarregando o conteúdo da CPU do servidor de banco de dados. Este tipo de configuração é melhor escalado para aplicações em Web applications como o TrakCare, que oferece um nível significativo de acesso à leitura de dados . Configurações mais complexas, com múltiplos servidores de dados assim como dados armazenados em má-quinas de servidores de aplicativos, são também possíveis. Os locais geralmente utilizam configurações de múltiplos níveis para o escalamento assim como o fornecimento de alta disponibilidade, com servidores de aplicação servindo como sistemas auxiliares. Para a alta disponibilidade de nível de entrada, somente é necessário um sistema duplicado com as mesmas especifica-ções do servidor de banco de dados. Os servidores de bancos de dados sombra e de failover têm dimensões similares.

Configuração de Múltiplas Camadas do TrakCare

Camadas de Dados

Camada de Aplicativo

Camada Web/Camada de Arquivo e Impressão

Camada de Clientes

61

4.5.3 Escalabilidade e Alta Disponibilidade

Uma arquitetura de múltiplas camadas permite que os compo-nentes do sistema sejam distribuídos em dois ou mais centros de dados conectados por meio de conexões de rede de alta capacidade. A arquitetura não se altera significativamente com o au-mento da utilização, ainda que a capacidade dos componentes possa ser aumentada conforme locais e módulos adicionais são incluídos na rede online. Aceitação, teste de sistema e ambientes de treinamento ficam localizados em seus próprios servidores.

Uma arquitetura de sistema de múltiplos níveis e servidores é caracterizada por:

Servidores individuais para o banco de dados e servidores de aplicativos

“Clustering” de alta disponibilidade dos servidores de bancos de dados

Servidores redundantes de Web, arquivos e impressões

Tolerância a desastres por meio de centros de dados geograficamente separados e espelhamento remoto

Rede privada de gigabits entre os servidores

Uso de armazenamento SAN para todos os requisitos de disco (exceto sistema operacional e inicialização do sistema, se necessário)

A arquitetura é projetada para crescer por meio da adição de:

Servidores de aplicativos

Servidores Web

Incrementos escalados de hardware (por ex., memória, CPUs)

Os Sistemas Unix são preferenciais para servidores de banco de dados e aplicativo para instalações maiores. Entretanto, os Servidores do Microsoft Windows podem ser usados em configurações de múltiplos níveis. A seguinte tabela compara a configuração de servidor único e a configuração de camadas múltiplas.

Tabela: Comparação de Diferentes Opções

Custos de Hardware

Eficiência do Hardware

Escalabilidade

Opção UmConfiguração de Servidor Único

Custos de inicialização de hardware mais baixos

Hardware redundante raramente usado se alta disponibilidade é empregada

Limitado, e requer significativainatividade para a atualização para um ambiente de múltiplas camadas

Opção DoisConfiguração de Múltiplas Camadas

Custos de inicialização de hardware mais altosTodos os servidores [múltiplos] de aplicativos para alta disponibilidade são totalmente utilizados

Sem interrupção de serviços e hardwares de servidores adicionais podem ser dinamicamente colocados online

62

4.5.4 Arquitetura de Clientes

Os sistemas operacionais de clientes suportados e as configurações mínimas de hardware de PCs a serem utilizados como estações de trabalho de clientes para a instalação do TrakCare pelo cliente e para o sistema operacional são:

1 GHz 32-bit (x86) 256MB 10GB 1,024 x 768

2 GHz 32-bit (x86) 512MB 20GB 1,024 x 768

2 GHz 32-bit (x86) 1GB 40GB15GB o

1,024 x 768Vista requiresDirectX 9 graphics128MB memory

O principal aplicativo de navegador utilizado na solução do TrakCare é o Internet Explorer 6.0 ou superior.Os componentes mínimos requeridos par uma estação de trabalho típica para clientes do TrakCare incluem:

Java Runtime Environment (JRE) 80MB

Java Advanced Imaging (JAI) d 5MB

SVG Viewer 5MB

Adobe Acrobat Reader 60MB

Mínimo

Recomendado

Sistema Operacional do Cliente

Windows XP Professional SP2 com Internet Explorer 6.0 ou 7.0

Windows XP Professional SP3 com Internet Explorer 7.0

Vista Business SP1 com Internet Explorer 7.0

Processador Memória Mínima

HD Mínimo

incluindo

de espaço livre

Resolução de Tela

Aplicativo Objetivo Requisitos de Disco Rígido

Necessário para o Visualizador de Imagens do TrakCare para a visualização de imagens e anotações

Necessário para o Visualizador de Imagens do TrakCare para a visualização de imagens e anotações.

Utilizado para quadros e gráficos.

Utilizado para a verificação de PDFs tais comoResumos Clínicos e relatórios salvos.

63

A InterSystems certifica estes ambientes para a solução do TrakCare. Os componentes adicionais de software necessários para a manutenção ou configuração do aplicativo incluem:

Visual Basic para a manutenção da tabela de códigos

Instalação de cliente do Ensemble e controles de ActiveX para a edição de layouts

Apesar do TrakCare não requerer o Microsoft Word, para a integração de recursos do Word, este deve estar disponível no PC do cliente além do ODBC. Os usuários que desejarem desenvolver ou manter outros sistemas de relatório do ODBC devem ter um designer de relatório e uma unidade do Ensemble ODBC.

4.6 Outros Requisitos de Arquitetura

Diversos ambientes devem ser mantidos como parte de toda a infraestrutura do sistema de informação da saúde. Espera-se que haja diversas instâncias do TrakCare nos servidores que oferecem suporte a diferentes versões do sistema TrakCare.

4.6.1 Produção

O sistema de produção é utilizado para as atividades ao vivo do sistema.

4.6.2 Teste do Sistema

Um ambiente para que os revendedores realizem testes iniciais de garantia de qualidade. Este ambiente também pode ser utilizado para:

Teste de desempenho e estresse

Investigação do efeito de componentes de infraestrutura alternativos ou emergentes no desempenho ou disponibili- dade do aplicativo

Outros testes (por ex., inicialização, encerramento, backup e recuperação)

4.6.3 Treinamento

Em geral, o TrakCare utilizado para o treinamento é uma cópia da versão lançada (com todas as funções), mas novas versões podem ser utilizadas caso o treinamento seja ne-cessário para um novo lançamento. Durante as sessões plane-jadas de treinamento, o banco de dados pode ser atualizado antes do início. O ambiente de treinamento é frequentemente usado para testes de aceitação dos últimos lançamentos antes de sua implantação no sistema de produção. É ideal que os hardwares de servidor para testes de aceitação sejam equipamentos de pré-produção. Em grandes instalações, pode ser necessário manter uma réplica dos sistemas de produção com o objetivo de testes de aceitação contínuos. Contudo, isto é raro. Os requisitos de disco podem ser ajustados para se adaptar à expectativa do nível de teste de aceitação.

4.7 Periféricos Adicionais Suportados

A solução do TrakCare solution possui capacidade de supor-tar um amplo conjunto de periféricos, incluindo tablet PCs, aparelhos móveis, scanners e leitores de código de barra.

4.7.1 Tablet PCs

O TrakCare oferece suporte à utilização de aparelhos sem fio do tipo tablet para a implantação; estes oferecem o funciona-mento completo do ambiente de área de trabalho.

4.7.2 Scanners

Scanners compatíveis com o TWAIN podem ser conectados ao aplicativo do TrakCare. A interface é apenas limitada pela unidade do TWAIN; entretanto, o cliente deve possui uma unidade TWAIN associada. A interface é chamada por meio de um controle ActiveX no navegador.

4.7.3 Leitores de Código de Barra

A solução oferece suporte à busca e seleção rápida e livre de erros por meio do uso de leitores de código de barra. As utilizações típicas incluem espécimes de laboratório e registros médicos.

64

Work with InterSystems. Not separate systems.

InterSystems do Brasil

Praça Prof. José Lannes, 40

10° andar – Brooklin Novo

São Paulo/SP – 04571-100

Tel.: 011 3014-7000

Fax: 011 3014-7001

InterSystems.com.br/TrackCare

InterSystems Caché e InterSystems Ensemble são marcas registradas da InterSystems Corporation. InterSystems HealthShare é uma marca registrada da InterSystems Corporation. Outros nomes de produtos são marcas registradas de seus respectivos vendedores. Copyright ® 2009 InterSystems Corporation. Todos os direitos reservados. 10-09