guia de estudos - e m 2017 - insgmacae.com.br · um filme, peças teatrais, exposições, shows,...

2
Aqui vão algumas dicas básicas para você não fazer feio na hora de pegar nos estudos e se sair bem nas avaliações. Bom Trabalho! ORGANIZE-SE Para isso você vai precisar: ROTINA MÁGICA: CADERNO DE ESTUDO: ATENÇÃO SEMPRE: APRENDA A SE CONHECER CONCENTRAÇÃO FOME ZERO XÔ, SONO SABER ESTUDAR FAZ A DIFERENÇA! Ter uma rotina diária é a chave para um bom desempenho. Separe um tempo para a lição de casa e para organizar o material do dia. Lembre-se de que estudar só antes das provas sobrecarrega e cansa. Você ainda corre o risco de não aprender nada e, de quebra, tirar notas baixas. Ter um caderno separado apenas para os estudos feitos em casa é bom para que você tenha organização. Com ele, identifique os exercícios que sabe resolver sozinho e os que não sabe. Anote as dúvidas e tire-as depois com o professor. Focar em seus objetivos é primordial. Não adianta ficar sonhando acordado (a), volte sua concentração para a matéria ou para o exercício que tem de resolver. Vale a pena dar uma pausa a cada hora de estudo. Cada um tem facilidades e dificuldades na hora de estudar. Não caia na onda de estudar ouvindo música só porque seus (suas) amigos (as) estudam assim e conseguem ter boas notas. Cada um tem um ritmo próprio e deve respeitá-lo. O conselho dos especialistas é manter o lugar de estudo sempre silencioso para não desviar sua atenção. Se o barulho não incomoda, fique à vontade. Caso contrário, feche a porta. Saco vazio não para em pé!” Para estudar também é preciso estar bem alimentado. Isso não significa que você precisa comer uma “feijoada” antes de abrir o livro. Prefira algo leve para garantir um bom desempenho durante os estudos. Evite dormir tarde para não ter sono durante as aulas. Se o sono estiver atormentando-o, descanse logo que chegar a casa, antes de começar a estudar. Quando o corpo e a mente estão cansados, é mais difícil aprender. Siga nossas redes: www.insgmacae.com.br Rua Monte Elíseo , Visconde de Araújo (22) 2791-9500 , s/nº Coordenação Pedagógica Júlio César Boldrini Ana Aparecida Couto V. Lopes Fabiana Aguiar Tel: 2791-9500 ramal: 9535 Serviço de Psicologia Camila Villela Faria Orientação Educacional SOE | Serviço de Orientação Educacional PROJETO HÁBITOS DE ESTUDOS Guia de Estudo Guia de Estudo

Upload: hoangquynh

Post on 19-Dec-2018

216 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aqui vão algumas dicas básicas para você não fazer feio na hora de pegar nos estudos e se sair bem nas avaliações. Bom Trabalho!

ORGANIZE-SE

Para isso você vai precisar:

ROTINA MÁGICA:

CADERNO DE ESTUDO:

ATENÇÃO SEMPRE:

APRENDA A SE CONHECER

CONCENTRAÇÃO

FOME ZERO

XÔ, SONO

SABER ESTUDAR FAZ A DIFERENÇA!

Ter uma rotina diária é a chave para um bom desempenho. Separe um tempo para a lição de casa e para organizar o material do dia. Lembre-se de que estudar só antes das provas sobrecarrega e cansa. Você ainda corre o risco de não aprender nada e, de quebra, tirar notas baixas.

Ter um caderno separado apenas para os estudos feitos em casa é bom para que você tenha organização. Com ele, identifique os exercícios que sabe resolver sozinho e os que não sabe. Anote as dúvidas e tire-as depois com o professor.

Focar em seus objetivos é primordial. Não adianta ficar sonhando acordado (a), volte sua concentração para a matéria ou para o exercício que tem de resolver. Vale a pena dar uma pausa a cada hora de estudo.

Cada um tem facilidades e dificuldades na hora de estudar. Não caia na onda de estudar ouvindo música só porque seus (suas) amigos (as) estudam assim e conseguem ter boas notas. Cada um tem um ritmo próprio e deve respeitá-lo.

O conselho dos especialistas é manter o lugar de estudo sempre silencioso para não desviar sua atenção. Se o barulho não incomoda, fique à vontade. Caso contrário, feche a porta.

“Saco vazio não para em pé!” Para estudar também é preciso estar bem alimentado. Isso não significa que você precisa comer uma “feijoada” antes de abrir o livro. Prefira algo leve para garantir um bom desempenho durante os estudos.

Evite dormir tarde para não ter sono durante as aulas. Se o sono estiver atormentando-o, descanse logo que chegar a casa, antes de começar a estudar. Quando o corpo e a mente estão cansados, é mais difícil aprender.

Siga nossas redes:

www.insgmacae.com.brRua Monte Elíseo , Visconde de Araújo

(22) 2791-9500

, s/nº

Coordenação Pedagógica Júlio César Boldrini

Ana Aparecida Couto V. LopesFabiana Aguiar

Tel: 2791-9500ramal: 9535

Serviço de Psicologia Camila Villela Faria

Orientação Educacional

SOE | Serviço de Orientação Educacional

PROJETO HÁBITOS DE ESTUDOS

Guia de EstudoGuia de Estudo

PORTUGUÊS

MATEMÁTICA

HISTÓRIA

GEOGRAFIA

FÍSICA

CIÊNCIAS

Faça leitura diária de jornal ou revista para desenvolver conhecimento e vocabulário. Consulte o dicionário toda vez que houver dúvida quanto à grafia e ao significado das palavras.

Faça vários exercícios, está aí o grande segredo, para que possa resolver os cálculos e as expressões sem dificuldades. Entenda as fórmulas em vez de decorá-las.

Leia o livro didático com atenção, sublinhe o que achar importante, faça anotações ao lado; Se ao término da leitura não se lembrar do que leu ou não estiver entendendo, leia novamente com atenção, caso permaneça com dúvidas busque o professor.

Leia sempre os conteúdos com antecedência. Fique sempre atento a mudanças que ocorrem no mundo. Utilize na internet aplicativos para consulta a mapas.

Leia com atenção os exemplos resolvidos. Eles são modelos para resolução dos problemas propostos. Ao resolver um problema, não priorize as fórmulas e sim a interpretação. Recolha os dados propostos, analise as perguntas e depois aplique os métodos de resolução que você aprendeu.

Relacione a matéria dada, sempre que possível, com os acontecimentos do dia a dia. Após a explicação da aula estude em casa.

ENSINO RELIGIOSO

QUÍMICA

BIOLOGIA

FILOSOFIA E SOCIOLOGIA

INGLÊS - ESPANHOL

Para enriquecer seu conhecimento procure livros que contenham assuntos estudados. Quando solicitado, traga orações, recortes de jornais e revistas, reportagens, fatos curiosos e textos para colaborar com a aula.

Busque na biblioteca outros livros de Química e revistas científicas para enriquecer e aprofundar seus conhecimentos. Reserve 30 minutos para rever, em casa, o conteúdo de química trabalhado na aula.

Leia os textos referentes ao assunto exposto durante a semana. Aconselha-se registrar o que é falado e escrito pelo professor. Elabore resumos do conteúdo entendido (de preferência com suas próprias palavras)

Mantenha uma prática diária de estudo, lembre-se: não existe uma matéria que tenha menos "importância". Todas levam a um conhecimento, no entanto, como depurar esse conhecimento é o que chamamos de atividade reflexiva.

Reforce o que aprendeu, ensinando alguém. Procure sempre associar o que você está aprendendo com algum conteúdo já estudado. Aproveite todas as oportunidades para ler, ouvir, falar ou escrever em inglês/espanhol, seja através de música, clips, filmes, desenhos, livros, internet, etc.

Fique atento às dicas de cada disciplina a seguir

Procure o SOE (Serviço de Orientação Educacional) para ajudá-lo a organizar seu cronograma de estudos.

O seu professor quer ler um texto:

Para uma boa interpretação devemos observar o seguinte:

com letra legível;

com ideias bem organizadas;

com respeito à norma culta;

com informações novas que despertem interesses.

ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto;

se encontrar palavras desconhecidas, pesquise no dicionário;

ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais;

voltar ao texto quantas vezes for preciso;

partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão;

verificar, com atenção o enunciado de cada questão;

quando duas alternativas lhe parecerem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa;

procure estabelecer quais foram as opiniões expostas pelo autor, definindo o tema e a mensagem;

o autor defende ideias e você deve percebê-las.

Ler, escrever e interpretartextos são tarefas diárias para qualquer aluno, portanto,é preciso ser bom nisso.

Ao escrever uma redação evite:

Aprenda como fazer os principais textos exigidos pelos professores:

ser repetitivo;

utilizar o senso comum;

desvios gramaticais;

letra pequena demais;

conteúdo confuso.

Resumo: ao resumir o texto, você vai expor, em poucas palavras, o que o autor expressou de uma forma mais extensa.

Resenha: é um texto em forma de síntese, que expressa a opinião do autor sobre um determinado texto ou fato cultural. Pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows, etc.

Fichamento: pode ser pensado como uma forma de investigação que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. Para isso, é necessário utilizar fichas que facilitam a documentação e preparam a execução do trabalho.

Síntese: é preciso lembrar que um texto sintético não é apenas uma repetição "com menos palavras" de um outro texto, mas é uma exposição de sua essência. Portanto, a realização de uma síntese pressupõe também uma capacidade de análise, organização e reflexão do texto todo.