6555250 evangelico temas teatrais

Upload: elfa-negra

Post on 09-Apr-2018

233 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    1/33

    TEATRO EVANGLICO

    RETIRADO DO SITE

    Mais Jesus net

    http://maisjesus.net/home.php

    Todo o material aqui disposto foi retirado do site mencionado, ao qual so devidos todos oscrditos.

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    2/33

    ARREBATAMENTO

    Essa uma pea sobre o dia do arrebatamento. muito interessante que pessoas realmente dem o mximona expresso do seu personagem, se no a pea no ter efeito.

    1 ATO - Cena n 1

    Cena: Entrada de JESUS; julgamento dos fieis e a entrega do galardo.

    Som: Som de trombeta no incio e vitria no decorrer. NARRADOR :=:E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presena fugiu a terra e o cu, e nose achou lugar para eles.E vi os mortos, grandes e pequenos que estavam diante do trono, e abriram-se os livros. E abriu-se outro livro,que o livro da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suasobras.E aquele que no foi achado escrito no livro da vida foi lanado no lago de fogo! ANJO :=:Eis que chegado o dia. Temei a DEUS e dai-lhe a glria, porque vinda a hora do Seu juzo. Adorai aqueleque fez o cu, a terra, o mar e as fontes das guas. JESUS :=:Eu Sou o alfa e o mega, o princpio e o fim, o primeiro e o derradeiro.Bem aventurado aqueles que lavam suas vestes no sangue do Cordeiro, para que tenham direito a rvore davida e possam entrar na cidade pelas portas. chegada a hora! ANJO :=:(com o livro se ajoelha perante JESUS)Digno s de tomar o livro e de abrir seus selos, porque fostes morto e com Teu sangue, comprastes para DEUShomens de todas as tribos, lnguas, povos e naes.

    Som: Calmo. JESUS :=:(abre o livro e chama o primeiro)Meu servo... SERVO FIEL 1 :=:Aleluias, glria a DEUS! Senhor, eis aqui as minhas obras JESUS :=:Servo bom e fiel, em ti muito me alegro, pois sempre fostes obediente aos Meus mandamentos.Quando mandei que orasse pelo teu irmo, assim fizeste. Em teu corao encontrei morada. Receba, pois, teugalardo e entrai na cidade pelas portas. SERVO FIEL 1 :=:Glria a DEUS! Aleluia! JESUS :=:(procura no livro e chama outra)Minha serva... SERVA FIEL 1 :=:Senhor, como s maravilhoso, glria a DEUS. JESUS obrigada pelo Teu sacrifcio na cruz do calvrio, para quehoje eu pudesse estar aqui. Aleluia!Eis aqui as minhas obras. JESUS :=:Serva boa e fiel. Verdadeiramente se converteu a Mim, pois aprendeu a perdoar teu irmo, a amar teu prximoe nas mnimas coisas Me fostes fiel e obediente.Tomai a tua coroa e entrai na cidade pelas portas. SERVA FIEL 1 :=:Louvado seja DEUS... JESUS :=:(torna a olhar no livro e chama o prximo)

    Meu servo... SERVO FIEL 2 :=:Senhor, obrigado pela honra que me concedeu de Te servir, de estar sempre na Tua presena, mesmo eu no

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    3/33

    sendo merecedor, fostes o meu refgio e fortaleza e o meu socorro em todas as horas da minha vida. JESUS :=:Servo bom e fiel. Em teu corao encontrei a humildade, a compaixo e o amor verdadeiro. Foi perseverante,mesmo no meio de muitas lutas e provaes sempre me glorificaste, e buscou a Minha presena. Nomurmurou, fostes fiel at o fim e agora conquistou o direito da rvore da vida. Tomai a tua coroa e entrai nacidade pelas portas. SERVO FIEL 2 :=:(sai glorificando)

    2 ATO - Cena n 1

    Cena: Juzo e condenao aos infiis.

    Iluminao: Branca em JESUS; vermelha nos infiis. Som: Triunfante da parte do Narrador at JESUS.

    NARRADOR :=:E ouvi uma grande voz do cu, que dizia:Eis aqui o tabernculo de DEUS com os homens, pois com eles habitars, e eles sero o seu povo, e o mesmoDEUS estar com eles e ser o seu DEUS.DEUS limpar de seus olhos toda lgrima, no haver mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor, porquej as primeiras coisas so passadas.Mas quanto aos tmidos e aos incrdulos, aos abominveis e aos homicidas, aos fornicadores e aos feiticeiros,aos idlatras e todos os mentirosos, sua parte ser no lago que arde com fogo e enxofre, o que a segundamorte. JESUS :=:(fecha o livro)PAI, est cumprido!

    Som: Tenebroso, medo, angstia. SERVO INFIEL :=:No! Senhor, e eu? SERVA INFIEL :=:No! Senhor, me esqueceu?

    (... h grande choro...)

    SERVA INFIEL :=:Senhor, tenha misericrdia... (choro) SERVO INFIEL :=:Senhor, no me deixe... JESUS :=:Digo-vos que no sei de onde vs sois. Apartai-vos de Mim, vs todos que praticam iniqidades. SERVA INFIEL :=:Mas Senhor, sou Tua serva, tudo que me mandou fazer eu fiz. Alimentei os que tinham fome, vesti os queestavam nus, visitei os presos como manda a tua palavra, e at falei de Ti para outras pessoas. Oh! Senhor,no pode me deixar! JESUS :=:Hipcrita! Pois diz que fez tudo quanto ordenei. Em ti no encontrei um corao voltado a Mim, mas fostesrebelde. O principal mandamento no cumpriu, que amar. No amou ao prximo, no perdoou ao teu irmo,tudo o que fez, fez na aparncia e no no corao. Aparte-se de mim!

    SERVO INFIEL :=:JESUS! Por favor, no me deixe... me leve, pois no conhecia a Tua palavra, por isso no Te servi. Me perdoaagora, quero Te servir. JESUS :=:Quanto a ti, te chamei por vrias vezes, lhe dei vrias chances de se converter dos teus maus caminhos, pormnunca quis me servir, entregando teu corao a Mim.Vrias vezes te livrei e te ajudei, mas nada quis comigo, nem sequer me agradeceu. Agora clama misericrdia?As portas j se fecharam e vs ficaram de fora. INFIIS :=:Nooooooo!!! JESUS :=:Ficaro com o diabo e seus anjos, onde haver pranto e ranger de dentes, sem descanso.

    3 ATO - Cena n 1

    Cena: Mensagem final, o grande triunfo!

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    4/33

    Iluminao: Branca em JESUS Som: Suave (de fundo)

    (os infiis clama, choram e brigam entre si. Eles saem quando o diabo se levanta e ri)(o diabo os agarram e os levam para fora)

    JESUS :=:

    E eis que cedo venho e o Meu galardo est comigo para dar a cada um segundo as suas obras. Bemaventurado aquele que vigia e guarda suas vestes, para que no ande n e no se vejam as suas vergonhas.

    NARRADOR :=:Aleluias! Pois j o Senhor DEUS, todo poderoso, reina!

    Personagens *JESUS

    *Narrador

    *Anjos que falam = 2

    *Anjos que acompanham = 2

    *Servos fieis = 2

    *Serva fiel*O infiel

    *A infiel

    *Diabo

    *Demnios = 2

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    5/33

    O Morto-VivoComentrios do co-editor: (A pea abaixo uma comdia, visando atingir principalmente os jovens. Foiadaptada do texto original que se encontra no livro: "Em Cena - Peas Evanglicas para Teatro" (existemoutras peas nele...). Embora seu estilo seja descontrado, vi pessoas serem salvas ao fazer o papel do Mdico.Certa vez, ao fazer o apelo ao final da pea, dentre as que vieram frente veio uma senhora. Ao orar por elasenti seu corao quebrantado e disse: "Estou fazendo o que o doutor disse. Estou tomando o remdio JESUS".Foi a melhor resposta a pergunta: Porque fazer esta pea?)

    1 ATO - Cena n 1

    Cena: Consulta mdica.

    Cenrio: Consultrio Mdico. MDICO :=: meu velho, eu no tenho boas notcias para voc no. AMADEU :=:(se arrumando; colocando a camisa; se abotoando)Fale logo doutor. No precisa esconder nada de mim. Eu j estou preparado para o pior. Para ser franco, eu jescolhi a cor do meu caixo. MDICO :=:E para ser franco, a coisa pro seu lado est esquisita. Note bem, o teu corao j no bate mais (s apanha), asua pulsao cessou pro completo. Cientificamente voc est morto, entendeu? Mortinho da silva, alis, eu nemsei o que voc est fazendo em p. Lugar de gente morta no cemitrio e deitada. AMADEU :=: que eu sou teimoso... Mas doutor, vamos deixar de piadas, fale srio, afinal o que que eu tenho? MDICO :=:Ora Amadeu, ento voc acha que um mdico de minha categoria que j participou de congressos na Holanda,tem tempo de ficar brincando. Se eu disse que voc est morto, eu estou falando srio.

    AMADEU :=:Mas como? Que conversa mais besta doutor! MDICO :=:Est bem. Voc que provas no mesmo? Pra voc no dizer que eu estou mentindo, coloque a mo nocorao. AMADEU :=:(coloca a mo, para sentir as batidas) MDICO :=:Sente alguma coisa? Alguma possvel batida? AMADEU :=:Sinto no doutor. Meu Deus, o que ser isso? MDICO :=:Agora tente sentir o pulso. AMADEU :=:(tentando sentir a sua pulsao) MDICO :=:Sente alguma coisa? AMADEU :=:Nadinha... (faz cara de assustado) MDICO :=: como eu disse meu caro, o senhor est morto e eu estou lhe informando, apenas isso, o senhor est morto eno sabia. Cabe a mim como mdico, dar-lhe a notcia. AMADEU :=:Mas como assim doutor? MDICO :=:Lembra daquele remdio que eu venho te receitando h tempos, e voc insiste em no quer-lo? Ele a nicasoluo. AMADEU :=:No doutor, aquele remdio eu no quero! MDICO :=:Ento no posso fazer mais nada por voc, voc est morto. AMADEU :=:Mas doutor, pensa bem, o que que eu digo l em casa? Ningum vai acreditar em mim. Imagina s, eu chego

    em casa, reno a famlia e digo: Pessoal, eu estou morto. Ora doutor... MDICO :=:Fique calmo Amadeu, eu j pensei nisso tambm. E por causa disso que eu estou assinando o seu atestado

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    6/33

    de bito (assina o atestado e entrega para o paciente). Aqui est. Agora v para casa e comunique suafamlia, e no se esquea de convidar os amigos para o enterro, t?! AMADEU :=:(desolado) T bom... Mas doutor, o senhor tem certeza de tudo o que est me dizendo? Eu t morto mesmo? MDICO :=:... da Silva, meu amigo, voc em p ai deve ser teimosia, mas logo se acostuma, a ser mais fcil. propsito, deixe-me fazer-lhe uma pergunta. O senhor pretende ser enterrado amanh ou depois? AMADEU :=:

    No sei, mas eu no vou me esquecer de avisar o senhor, pode ficar sossegado. (sai triste, demorando prachegar na porta)

    1 ATO - Cena n 2

    Cena: Amadeu desolado

    Iluminao: Apaga-se a luz do consultrio. Apenas um foco de luz acompanha o Amadeucaminhando cabisbaixo.

    Som: Marcha Fnebre. AMADEU :=:(falando sozinho) No possvel, eu no posso estar morto, estou em p, estou falando, o que aconteceucomigo?(Amadeu para, junto com a msica - 1 parada) (Pausa...)

    Som: Recomea a Marcha Fnebre. AMADEU :=:(falando sozinho) Mas eu estou aqui com o atestado de bito! E no ouvi meu corao! O que vou dizer emcasa? Tenho que contar a eles...(Amadeu caminha cabisbaixo at a 2 parada)

    2 ATO - Cena n 1

    Cena: Amadeu d a notcia aos familiares.

    Cenrio: Sala da casa do Amadeu. Iluminao: As luzes se acendem.

    (Amadeu caminha para a sala, onde encontra sua mulher) AMADEU :=:Oi... MULHER :=:Cruz credo Amadeu, mas que cara de defunto essa? AMADEU :=:U! Voc j sabe? Quem te contou? Aposto que foi a Dona Maria Gorda, nossa vizinha. MULHER :=:Ningum me contou nada! Mas vamos l meu velho, conte o que aconteceu, porque que voc est com essacara?

    AMADEU :=:Eu falo, mas quero todos reunidos aqui na sala, vamos fazer uma reunio familiar para que eu d a notcia deuma vez s, sem ficar repetindo toda hora. MULHER :=:Ora Amadeu, deixe de fazer velrio e conte logo, voc nunca foi de reunir a famlia. AMADEU :=:Zenaide... chama logo os nossos filhos, por favor, respeite os mortos. MULHER :=:Mortos? T bom. (chamando os filhos) Lucinh... Carlinhoooos. Venham aqui que o papai quer falar comvocs. LCIA :=:(gritando de fora do palco) Agora no! Tenho que estudar! CARLOS :=:(gritando de fora do palco) Mais tarde! Estou vendo MTV! MULHER :=:, vou ter que mudar de ttica. (grita) O almoo est na mesa! LCIA :=:(entra correndo) Ai que fome! Onde est? Cad a comida? CARLOS :=:(entra correndo) At que enfim o almoo... meu prato... ?

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    7/33

    MULHER :=:Seu pai quer falar com vocs. LCIA :=:Oi pai, o que voc tiver que me contar, conta logo porque eu preciso estudar, preciso aproveitar para estudarenquanto estou viva. CARLOS :=:Fala ai, meu coroa, qual o lance? MULHER :=:

    Muito bem Amadeu, j estamos todos aqui. Qual a notcia? AMADEU :=:Bem, o negcio o seguinte... (pausa) Bem, o negcio o seguinte... (sem saber como entrar no assunto)Bem, acho que vocs no vo acreditar, mas eu... mas eu... MULHER, LCIA e CARLOS (em coro) :=:Fala logo! AMADEU :=:Calma, eu vou falar!... que eu estou morto! Isso mesmo, eu morri! Mulher, LCIA e CARLOS (em coro) :=:(do uma boa gargalhada) AMADEU :=:Escutem aqui, seus vampiros, suas hienas que comem carnia e do risada. Eu no disse nenhuma piada, euestou falando srio... eu sabia que ningum iria acreditar em mim. CARLOS :=:Essa foi boa pai, conta outra, depois eu quero contar a ltima que eu ouvi l na escola. LCIA :=:

    Acho que vou voltar para os meus cadernos. Posso ir? AMADEU :=:Est bem seus patetas, vocs pensam que eu estou brincando, no mesmo? Ento leiam isto. (entrega oatestado de bito para a mulher) MULHER :=:(lendo o atestado) Sr, Amadeu Pereira, casado, brasileiro... causa da morte, parada cardaca.Meu Deus, ento verdade! (exclama caindo sentada na poltrona) AMADEU :=:Viram s como eu no estava brincando! O papai aqui est mais morto que a mmia do Egito. Venha c minhafilha, sinta as batidas do meu corao. LCIA :=:(colocando o ouvido no peito do pai) Meu Deus! No est batendo. (assusta-se).Me, o pai est morto mesmo! AMADEU :=:Agora voc, Carlinhos esperteza, sente o meu pulso, afinal, voc est fazendo cursinho de medicina. CARLOS :=:(com dificuldade em achar o pulso) mesmo incrvel! Est mais parado que o ataque do Corinthias. AMADEU :=:(triunfante) Ento seus Toms... acreditam agora? Vocs no vo chorar? Se vocs gostam de mim, tem quechorar. Chorem, vamos! LCIA e CARLOS :=:(se abraam e choram artificialmente s para agradar ao pai. Amadeu percebe e desaprova) MULHER :=:Mas como isso Amadeu? Como que voc est morto, se voc est vivo? quero dizer... Ah! Eu no querodizer mais nada... que confuso! AMADEU :=:O mdico falou que de teimosia, mas depois que eu me acostumar, a coisa fica bem mais fcil. LCIA :=:Mdico? quero dizer que o senhor foi ao mdico e no nos contou nada? AMADEU :=:Claro! E quem voc acha que assinou o atestado de bito? O Orlando aougueiro? E como que eu iria ficarsabendo que estou morto? CARLOS :=:O senhor pro acaso pagou a consulta pai?

    AMADEU :=:Claro que paguei, acha que eu sou algum caloteiro? CARLOS :=:Ento me desculpe, mas o senhor muito burro. Onde j se viu um morto pagar a consulta? AMADEU :=:(caindo em si) Sabe que voc tem razo! Alm de defunto-vivo, eu sou um morto-burro. MULHER :=:Mas como que voc fica discutindo com seu pai numa hora dessas. Respeite o seu pai, afinal ele umdefunto. Respeite a memria dele... quero dizer... eu no quero dizer nada porque minha mente est todaembaralhada. LCIA :=:Me, eu acho melhor a gente telefonar para o mdico e confirmar, e tambm pra perguntar se para fazer oenterro ou no. MULHER :=: mesmo, eu vou ligar. AMADEU :=:

    Isso mesmo, e depois j pode ligar para a funerria e encomendar o meu caixo. (cantarolando) "Quando eumorrer, me enterre na Lapinha". MULHER :=:

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    8/33

    (com o telefone na mo) Pare com isso Amadeu, pare de cantar essa msica, voc quer deixar a gente maisnervosa ainda? (disca um nmero) MDICO (s a voz) :=:(atendendo ao telefone) Clnica do doutor Ado Steinburg Hesendorg de Nictolis, bom dia! MULHER :=:Al, doutor Ado? Tudo bem? Aqui a dona Zenaide, mulher do Amadeu, que morreu mas no morreu, querodizer, aquele que o senhor diz que morreu mas est vivo... o senhor entende n? MDICO (s a voz) :=:

    Perfeitamente dona Zenaide. Olha, a senhora pode ficar sossegada, seu marido j era! Pode encomendar o seuvestido de luto e mande-o deitar j. Ah... e no esquea de me convidar para o enterro. MULHER :=:Mas doutor, como que pode? Ele est morto mas continua vivo. MDICO (s a voz) :=:Eu no posso fazer nada, dona Zenaide. O corao dele no est batendo, a pulsao parou entende? Ele estclinicamente morto, e lugar de morto a senhora sabe onde , no mesmo? Este mundo dos vivos. MULHER :=:(desolada) Est bem doutor, obrigada. Olha, o enterro ser amanh. (desliga o telefone) CARLOS :=:Ento me, o que o mdico falou? MULHER :=:(chorando) verdade, seu pai est morto. AMADEU :=:(triunfante, outra vez) No falei? Eu no sou "cara" de mentir no, quando eu falo que t morto porque tmorto mesmo. E tem outra, eu sou o nico defunto que vai assistir ao prprio velrio. Carlinhos, vai buscar o

    meu terno no alfaiate, aquele que eu mandei cerzir. Eu quero ser enterrado com ele.

    3 ATO - Cena n 1

    Cena: Velrio.

    Cenrio: Velrio (caixo, flores, troca de roupa)(Enquanto a sala preparada para o velrio, uma pessoa levanta-se na platia com foco iluminando-a ecomea a ler um jornal.) ATOR NA PLATIA :=:(lendo...) Vejam s isso, o Amadeu morreu. Convidamos os amigos e familiares ao enterro de Amadeu Pereira,a se realizar na rua Cova Rasa, sem nmero, cemitrio do Adeus, bairro dos que no voltam. Incrvel! Eu falei

    com ele ontem, justo agora que ele me devia uma grana! Eh, nessa eu acho que dancei, a morte no esperapor ningum mesmo. Vou dar uma passadinha mais tarde, pobre Amadeu. (senta-se novamente aps o foconela se apagar)

    Iluminao: As luzes se acendem. AMADEU :=:Ento, como estou? MULHER :=:Digno de um defunto!(os convidados comeam a chegar, do o tradicional "psames" mulher, e se dirigem ao caixo) MARIA GORDA :=:(olhando para o defunto) Coitado, este sim era um homem bom. AMADEU :=:Apoiado! Alm de homem, eu era bom. No sei o que era melhor, ser mais bom, ou mais homem.

    SR. ANSELMO :=:! Mas os bons sempre se vo mesmo... pobre Amadeu. AMADEU :=:No o seu caso, velho "unha de fome". Vai ficar mofando a vida toda aqui na terra. SILVIA :=:Pobrezinho, quisera fosse eu. OSWALDO :=:E ai cara, que furada hein?! J que voc bateu as botas, d pra me emprestar o carro pra sair com umas gatas? AMADEU :=:Nem morto! OSWALDO :=:Iiiiii, o cara, a! T legal, t legal... SR. CLEMENTE :=:Amadeu, amigo velho. Lembra-se de nossas farras? E agora? Quem vai farrear comigo? AMADEU :=:(choramingando) Calma, Clemente, assim voc me mata de tristeza.

    SR. CLEMENTE :=:Mas voc j est morto Amadeu! AMADEU :=:Eu sei imbecil, fora de expresso.

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    9/33

    MDICO :=:(chega ao enterro, aproxima-se do caixo) Como est Amadeu? Est melhor? AMADEU :=:Mais ou menos! Doutor, eu estive pensando, estou morto no estou? Depois do meu velrio, eu vou ter queentrar aqui neste caixo para ser enterrado, no ? E quando a tampa deste caixo se fechar, o que vaiacontecer comigo? MDICO :=:Bem Amadeu, teu futuro no vai ser muito bom no!

    AMADEU :=:Como assim doutor? MDICO :=:Amadeu, eu j lhe falei do nico remdio que pode reverter esta situao, mas voc no quer me ouvir. AMADEU :=:Doutor, eu j estou cansado de experimentar isso, experimentar aquilo. Pra mim, isto no funciona. Estesremdios nunca me ajudaram em nada, eu estou cansado dessa situao, eu preciso de uma resoluo. MDICO :=:Eu entendo Amadeu, o problema que voc est desiludido por ter passado sua vida inteira tomando osremdios errados, mas este diferente, ele pode te ajudar. AMADEU :=:Como o senhor me garante que esse remdio vai resolver o meu problema? MDICO :=:Amadeu, sinta o meu corao (Amadeu pe a mo no corao do doutor), hoje ele bate, mas um dia j esteveto morto quanto o seu. Foi quando eu tive a oportunidade de conhecer este remdio, e decidir tom-lo, e por isso que hoje eu estou aqui, falando pra voc. Quer mais prova do que isto?

    AMADEU :=:No! O senhor me convenceu, afinal onde est o remdio? Aquele tal de "Complexo J", no ? MDICO :=:! O "Complexo J". Pera que eu vou pegar no carro. (o mdico sai) SR. ANSELMO :=:(enquanto cheirava as flores do caixo) Atchim! Atchim!... (continua espirrando descontroladamente) MULHER :=:Rpido, acudam! O velho est tendo uma crise! OSWALDO e CARLOS :=:(seguram o Sr. Anselmo) MARIA GORDA :=:Eu o vi saindo! LCIA :=:Vamos l levar o homem, se no ele morre tambm!

    (todos saem, ficando apenas o Amadeu. Ento, o mdico retorna com uma caixa de remdio enerme) AMADEU :=:(assustado) Que remdio enorme! MDICO :=:Mas este o nico que vai resolver o seu problema. Calma, vamos ler a bula.

    "COMPLEXO J"Contra indicaes: Nenhuma.Posologia: Dose nica, seguida de confisso de JESUS CRISTO como nico Senhor de sua vida.Efeitos: Alegria, paz, mansido, domnio prprio.

    AMADEU :=:Puxa doutor, isso mesmo que eu preciso. (Amadeu toma o remdio) MDICO :=:Agora repita comigo.(agora, o Amadeu repete tudo o que o doutor falar, at que se oua o seu corao batendo) EU, AMADEU...CONFESSO QUE SOU PECADOR...

    PEO PERDO E ENTREGO TODA A MINHA VIDA...EM TUAS MOS, JESUS CRISTO...TU S O NICO SENHOR E SALVADOR DE MINHA VIDA.(comea-se a escutar o corao batendo) MDICO :=:O que voc est sentindo? AMADEU :=:No sei explicar, mas alguma coisa diferente que eu nunca havia sentido. MDICO :=:, eu tambm no soube descrever quando isto ocorreu comigo, eu me senti seguro. AMADEU :=: isso! Eu me sinto seguro. como se eu tivesse feito algo certo. MDICO :=:Voc fez a coisa certa. Lembra dos outros remdios que voc tomou? AMADEU :=:Ah, no quero nem me lembrar

    MDICO :=:Pois , este um remdio muito especial, curou seu esprito, salvou sua alma. AMADEU :=:

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    10/33

    Curou meu esprito? MDICO :=:Isso mesmo! Outros remdios ajudaram o seu corpo, mas nunca curaram seu esprito AMADEU :=:Entendo (pausa). E a minha famlia? MDICO :=:Eles nunca foram ao meu consultrio. Nunca tive a oportunidade de receitar o "Complexo J" para eles. AMADEU :=:

    Ento eles tambm esto mortos? MDICO :=:Sim! E no sabem disso. AMADEU :=:Tem remdio ainda na caixa? MDICO :=:Tem sim Amadeu. Tem remdio pra todo mundo, pra todo o mundo mesmo! Leva tambm pra sua famlia. AMADEU :=:Certo doutor, muito obrigado! MDICO :=:Nos veremos em breve!(o som do corao diminui)(o mdico sai por um lado e a mulher do Amadeu entre pelo outro lado)

    4 ATO - Cena n 1

    Cena: Amadeu vivo, anuncia o remdio.

    MULHER :=:Amadeu! Soube que voc est vivinho da Silva. Fiquei feliz, mas sabe daquele pequeno emprstimo do mspassado? Voc j tem o dinheiro? AMADEU :=:Nem morto! Brincadeirinha... Voc j ouviu falar do "Complexo J"?(ambos caminham para a sada ainda conversando) MULHER :=:Que remdio enorme! AMADEU :=:Mas o nico que realmente funciona...

    Personagens *Amadeu*Mdico

    *Mulher (do Amadeu)

    *Lcia

    *Carlos

    *Ator na platia

    *Maria Gorda

    *Sr. Anselmo

    *Silvia

    *Oswaldo

    *Sr. Clemente

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    11/33

    Dr. Pega-pegaEste drama uma pantomima, portanto os atores devem exagerar nos gestos e nas expresses faciais,provocando o riso da platia. Somente a enfermeira fala, os outros apenas usam a expresso corporal.A caracterizao do mdico e da enfermeira pode valorizar a apresentao. O mdico poderia usar um enormeestetoscpio e imensa palheta no bolso de um guarda-p, e a enfermeira grandes culos, caneta, etc.

    NARRADOR :=:Esto dizendo que vem vindo um mdico ai que cura qualquer doena. Ser que verdade?

    1 ATO - Cena n 1

    ENFERMEIRA :=:(entra correndo e anuncia para a platia como se anunciasse um nmero circense)Eu sou a ajudante do melhor mdico do mundo. O mdico que resolve qualquer problema. O Dr. Pega-pega! DR. PEGA-PEGA :=:(entra com muita pose, procurando examinar at a enfermeira) ENFERMEIRA :=:Que entre o Sr. Gripado! SR. GRIPADO :=:(entra espirrando e assoando escandalosamente sobre a enfermeira e sobre o mdico, que se esquivam a todocusto) DR. PEGA-PEGA :=:(aproxima-se e toca no Sr. Gripado para examin-lo, ento comea tambm a espirrar e assoar,escandalosamente) SR. GRIPADO :=:(vai embora insatisfeito ainda doente, e o Dr. Pega-pega fica espirrando incontrolavelmente) ENFERMEIRA :=:Desculpem! Desta vez no deu muito certo, mas agora o famoso Dr. Pega-pega vai sarar o prximo doente.

    Sr. Tic-Nervoso, entre por favor.

    1 ATO - Cena n 2

    SR. TIC-NERVOSO :=:(entra mal conseguindo olhar para frente, com um tic-nervoso no rosto, que fica a critrio dos atores) DR. PEGA-PEGA :=:(aproxima-se espirrando e assoando, para examinar o Sr. Tic-Nervoso, mas quando encosta no doente, ficatambm com o tic-nervoso, alm de espirrar) SR. TIC-NERVOSO :=:(vai embora insatisfeito, ainda doente) DR. PEGA-PEGA :=:(fica espirrando e com tic-nervoso sem parar) ENFERMEIRA :=:

    Parece que desta vez ainda no funcionou bem. Porm, agora vocs vo ver, o Dr. Pega-pega, vai sarar oprximo doente.Sr. Sarnento, pode entrar.

    1 ATO - Cena n 3

    SR. SARNENTO :=:(entra se coando desesperadamente) DR. PEGA-PEGA :=:(aproxima-se espirrando, e com tic-nervoso para examinar o Sr. Sarnento, mas quando encosta no doente, ficatambm se coando, alm de estar com o tic-nervoso e espirrar) SR. SARNENTO :=:(vai embora insatisfeito, ainda doente) DR. PEGA-PEGA :=:

    (fica espirrando, com tic-nervoso e coando-se terrivelmente) ENFERMEIRA :=:Oh! Dr, Pega-pega, e agora? Veja como o Sr. est. Que faremos? Vou buscar ajuda...

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    12/33

    2 ATO - Cena n 1

    (A enfermeira sai para buscar ajuda e o Dr. Pega-pega fica em terrvel crise; espirrando, assoando-se, com otic-nervoso e se coando)(A enfermeira volta com o Evangelista) EVANGELISTA :=:

    (olha para o Dr. Pega-pega, como se analisasse o caso, abre a Bblia e mostra; aponta para a Bblia e para ocu, e sempre com mmica convida o Dr. Pega-pega e a Enfermeira para orar) DR. PEGA-PEGA :=:(fica curado, olha para si mesmo e comea a se alegrar, abraa o Evangelista e comea a saltar feliz) ENFERMEIRA :=:(surpresa com o resultado, sai e vai buscar os doentes) DOENTES :=:(vem, cada um com seu sintoma) EVANGELISTA :=:(olha para os doentes, abre a Bblia e mostra; aponta para a Bblia e para o cu, e sempre com mmicaconvida-os para orar) DOENTES :=:(oram, e todos olham para si e uns para os outros e ficam alegres quando percebem que esto curados)

    2 ATO - Cena n 2

    (um dos integrantes d um passo frente e faz a aplicao) s vezes tentamos ajudar algum em seus problemas, contando apenas com nossas prprias foras, e alm deno conseguirmos ajudar a pessoa, ficamos tambm contagiados com o problema alheio.Outras vezes temos algum de nosso meio, como um amigo, com problemas e andando com ele corremos orisco de nos contaminarmos com os problemas dele.Isso acontece porque no somos to fortes nem to invencveis quanto imaginamos. Alm de esquecer que sh uma pessoa que pode nos ajudar, e ajudar a qualquer outro que queira ajuda. Essa pessoa JESUS.(pode-se complementar com a ministrao de uma palavra a critrio do grupo)

    Personagens *Dr. Pega-pega

    *Enfermeira

    *Gripado

    *Tic-Nervoso

    *Sarnento

    *Evangelista

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    13/33

    Eu no sou cachorro no

    Este drama uma pantomima, portanto os atores devem exagerar nos gestos e nas expresses faciais,provocando o riso da platia. Este drama ideal para ser apresentado em colgios religiosos, onde os alunosconvivem com a religio mas nem sempre conhecem realmente a Deus.

    NARRADOR :=:Ei, vem vindo ai um grupo de quatro pessoas que esto perdidos.(Os atores vo entrando um por um, e o narrador apresentando-os).Eles nem sabem onde esto. Vamos prestar ateno para ver se eles se acham.(Os atores entram, olhando para todos os lados, dando encontres e perguntando: Onde estamos? Ondeestamos?)

    1 ATO - Cena n 1 JOS EU ACHO :=:(chama os outros, abraa-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmm canil! TOINHA IMPRESSIONADA :=:(se espanta e diz:) Se estamos em um canil, esto somos cachorros!(TODOS COMEAM A LATIR E A AGIR COMO CACHORROS, FAZENDO GRANDE ALGAZARRA.) JOO VIVO :=:(para de agir como cachorro, olha os outros dois, balana a cabea e os chama)(Jos Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada d mais trabalho. Os dois a fazem parar, e Joo Vivodiz:)S porque estamos em um canil, no quer dizer que somos cachorros!(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos comeam de novo a perguntar: Onde estamos? Onde estamos?)

    1 ATO - Cena n 2

    JOS EU ACHO :=:(chama os outros, abraa-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmm galinheiro! TOINHA IMPRESSIONADA :=:(se espanta e diz:) Se estamos em um galinheiro, ento somos galinhas!(TODOS COMEAM A CACAREJAR, A CISCAR E AGIR COMO GALINHAS.) JOO VIVO :=:(para de agir como galinha, olha os outros dois, balana a cabea e os chama)(Jos Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada d mais trabalho. Os dois a fazem parar, e Joo Vivodiz:)S porque estamos em um galinheiro, no quer dizer que somos galinhas!(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos comeam de novo a perguntar: Onde estamos? Onde estamos?)

    1 ATO - Cena n 3

    JOS EU ACHO :=:(chama os outros, abraa-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmm aeroporto! TOINHA IMPRESSIONADA :=:(se espanta e diz:) Se estamos em um aeroporto, ento somos avies!(TODOS ABREM OS BRAOS E COMEAM A CORRER E A FAZER BARULHO DE AVIO.) JOO VIVO :=:(para de agir como avio, olha os outros dois, balana a cabea e os chama)(Jos Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada d mais trabalho. Os dois a fazem parar, e Joo Vivodiz:)S porque estamos em um aeroporto, no quer dizer que somos avies!(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos comeam de novo a perguntar: Onde estamos? Onde estamos?)

    1 ATO - Cena n 4

    JOS EU ACHO :=:

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    14/33

    (chama os outros, abraa-os e diz:) Eu acho que estamos em ummmmmaaaaa Igreja! TOINHA IMPRESSIONADA :=:(se espanta e diz:) Se estamos em uma Igreja, ento somos amigos de Jesus!(TODOS ASSUMEM A POSIO DE ORAO, E PROCURAM PARECER SANTOS.) JOO VIVO :=:(para de agir como Santo, olha os outros dois, balana a cabea e os chama)(Jos Eu Acho logo atende, mas Toinha Impressionada d mais trabalho. Os dois a fazem parar, e Joo Vivodiz:)

    S porque estamos em uma Igreja, no quer dizer que somos Santos e amigos de Jesus!(Os outros fazem: Ahhhhh! E todos comeam a perguntar a Joo Vivo como ser um verdadeiro amigo deJesus.)

    2 ATO - Cena n 1

    JOO VIVO :=:(Pega a Bblia, apresenta aos outros 3 e diz:) neste livro que aprendemos como ser amigos de Jesus.(aproxima-se da platia e finaliza:)O Senhor Jesus nos ensinou que se fizermos tudo o que Ele nos manda, somos Seus amigos. E o preo daamizade do Senhor Jesus, a obedincia a Sua palavra. No h necessidade de vir a igreja se no houverobedincia, pois a simples presena na igreja no mostrar seu amor Jesus. (Joo 15:14)

    2 ATO - Cena n 2

    NARRADOR :=:Em Joo 15:14-15 diz o seguinte:"Vs sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. J no vos chamo servos, porque o servo no sabe oque faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer."

    Essa palavra do Senhor JESUS nos faz entender o quo bom servir a JESUS, pois de nada proveitoso servirsem recompensa, mas servindo a JESUS a recompensa est no fato de receber a amizade do filho do DEUSvivo.Para entender melhor essa amizade, ilustro da seguinte forma:

    Imagine voc amigo do filho do Presidente de Repblica Americana, que atualmente o homem mais poderosodo mundo, e seu filho compartilhando contigo o conhecimento que seu Pai lhe dera, sem falar no fato de andarcom um jovem to rico e poderoso que tem do melhor que essa terra pode oferecer. Mas para voc deleitar detal condio, necessrio que esteja sujeito a vontade do filho deste homem.Semelhantemente ser amigo de JESUS, mas sendo amigos de JESUS no seremos apenas amigos do filho dohomem mais poderoso da terra, e sim do Senhor maioral do Universo e de toda a existncia. No somenteteremos do melhor desta terra, mas do melhor da criao de DEUS.

    E como podemos cumprir o que JESUS deseja?Em Romanos 13:8-10, o apstolo Paulo nos ensina:"A ningum devais coisa alguma, seno o amor recproco; pois quem ama ao prximo tem cumprido a lei. Comefeito: No adulterars; no matars; no furtars; no cobiars; e se h algum outro mandamento, tudonesta palavra se resume: Amars ao teu prximo como a ti mesmo. O amor no faz mal ao prximo. De modoque o amor o cumprimento da lei."

    Somente devo amar a DEUS de sobremaneira, e amar a meu irmo como eu me amo. Deste modo cumpro todaa lei e sou amigo de JESUS CRISTO e herdeiro dos sonhos de DEUS.

    Personagens *Jos Eu Acho

    *Joo Vivo

    *Toinha Impressionada

    *Maria Vai Com As Outras

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    15/33

    A vitriaHistria da crucificao de Jesus Cristo, a alegria de satans e seus anjos com a morte de Jesus, mas a vitriado Senhor que ressuscita, vai ao inferno, tira o domnio de satans e liberta os cativos deixando o diabo e seusanjos envergonhados e derrotados.

    1 ATO - Cena n 1

    Cena: Pilatos com Jesus e a multido

    Iluminao: Branca em Jesus e amarela em Pilatos e a multido Som: Suave, de fundo

    PILATOS :=:O que vocs preferem, que eu solte a Jesus, chamado Cristo ou a Barrabs? MULTIDO :=:Barrabs, Barrabs, Barrabs... (num nico tom) PILATOS :=:Mas o que eu vou fazer com esse Jesus, chamado Cristo ento? MULTIDO :=:Crucificai-o, Crucificai-o, Crucificai-o... (num nico tom) PILATOS :=:No entendo... que mal Ele fez?... Estou inocente do sangue deste justo. Lavo as minhas mos, farei com que asentena seja de vocs, faam o que bem entenderem. Crucificai Jesus e libertai da priso a Barrabs.

    Iluminao: As luzes amarelas se apagam, fica a luz branca, caracterizando o olhar de Jesus, seapagando em seguida.

    JESUS :=:(olha para a platia com olhar de compaixo, e logo abaixa a cabea)

    1 ATO - Cena n 2

    Cena: Satans sozinho. Depois a presena do Anjo Mal

    Iluminao: Vermelha ao centro no ator Som: Suspense (de fundo)

    SATANS :=:At que enfim chegou o grande dia da minha vitria. Consegui que o meu plano de matar o Filho de Deus dessecerto e dentre e pouco terei o domnio absoluto desse mundo.Nunca pensei que seria to fcil assim mat-Lo. (gargalhadas) ANJO MAL :=:Mestre... SATANS :=:O que foi? Espero que seja algo importante... ANJO MAL :=:Ser que a morte de Jesus importante pro Senhor? (risos) SATANS :=:Maravilhoso... j est na hora de eu contemplar Jesus morrendo. Vejam s, nem mesmo Deus pode livr-Lo eagora contar os minutos do meu triunfo. (risos)

    Iluminao: Apaga-se a luz vermelha

    1 ATO - Cena n 3

    Cena: O caminho para a crucificao

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    16/33

    Iluminao: Luz branca acompanhando Jesus no Seu trajeto Som: Suspense, de fundo

    (Jesus vem da entrada do cenrio carregando uma cruz nos ombros, e sendo aoitado pelo carrasco. Algumasmulheres choram, seguindo aps Ele. Pessoas assistem tudo ao redor) MARIA 1 :=:O que foi que meu Jesus fez pra que viesse a ser maltratado assim?... (chorosa)

    MARIA 2 :=:Eles no tem o direito de fazer isso com Ele. MARIA 3 :=:Jesus, Jesus, ns te amamos... Deixem o Mestre em paz. (grito) CARRASCO :=:Cale a boca mulher. (empurra Maria 3, que cai entre as outras Maria's) JESUS :=:(somente observa com olhar calmo e cansado) MARIAS 1, 2 e 3 :=:(choram desconsoladas)

    Iluminao: Continua a luz branca acesa em Jesus 1 ATO - Cena n 4

    Cena: A crucificao

    Iluminao: Luz branca em Jesus; Amarela nas 3 Maria's Som: Som calmo

    CARRASCO :=:Por que voc no fala nada? Voc no o filho de Deus? (olhando para Jesus com olhar desentendido) JESUS :=:(apenas observa com semblante triste) CARRASCO :=:(coloca a cruz no centro inferior do palco, simula pregar Jesus nela, mo e ps, e sai de cena) LADRO 1 :=:Veja s... Tu no disse que o Filho de Deus? Ento... livra-Te dessa cruz e salva ns tambm... Tu no tem

    poder pra isso? (debochado) LADRO 2 :=:Cale-se seu hipcrita. (olhando para o Ladro 1)Mestre, lembra-Te de mim quando entrares no Teu Reino. (olhando compadecidamente pra Jesus) JESUS :=:Hoje mesmo estars Comigo no paraso, Meu filho. (olhando com compaixo para o Ladro 2) MARIAS 1, 2 e 3 :=:Meu Jesus, nosso Senhor, nosso Senhor... (num nico tom, choramingando a ltima frase)

    Iluminao: Apaga-se as luzes amarelas deixando uma nica luz branca centralizando Jesus JESUS :=:Pai, porque Me desamparaste?(olhando pro alto, em seguida pro pblico, suspirando e abaixando a cabea rapidamente)

    Iluminao: Apaga-se a luz branca Som: Tenebroso. Troves (pode-se ser feitos com lminas de ferro batidas no microfone)

    1 ATO - Cena n 5

    Cena: O desespero

    Iluminao: Luz branca no guarda Som: Som calmo

    GUARDA :=:

    Verdadeiramente este era o Filho de Deus... (aflito, corre de um lado para o outro)

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    17/33

    Iluminao: Apaga-se a luz branca. Acende-se outra luz, vermelha em Satans Som: Somente a msica tenebrosa

    SATANS :=:Consegui... (gargalhadas) O Filho de Deus agora est morto... meu triunfo est completo... (risos)No adianta Deus mandar trevas, tempestades ou terremotos sobre a terra, pois o domnio est em minhasmos, eu venci... (anda para o centro superior do palco, para com os braos erguidos)

    2 ATO - Cena n 1

    Cena: A comemorao temporria de Satans

    Iluminao: Luzes vermelhas por todos os lados frisando Satans e seus anjos. Som: Tenebroso no incio e bem agitado

    (Almas acorrentadas esto no canto da cena) SATANS :=:Isso mesmo meus anjos, comemorem, festejem a minha vitria... (gargalhadas) Jesus est morto...(esbraveja) ANJO MAL :=:Viva a Satans... morra Jesus... Mestre das trevas domine na terra... (juntos em coro) ACORRENTADOS :=:(choram e se deprimem num grande desespero) ANJO MAL :=:Mestre?... mestre... SATANS :=:O que ? ANJO MAL :=:Veja mestre ali no fundo, o que aquela luz?

    Iluminao: Luz branca em Jesus e seus anjos Som: Som de vitria na entrada de Jesus

    SATANS :=:

    No pode ser... (espantado) eu no acredito, impossvel... ANJO MAL :=:Mestre, estou sem foras, algo est detendo-me... (assustado) SATANS :=: Ele, mas Ele est morto... o que veio fazer aqui??? (apavorado) JESUS :=:(aproximando com seus anjos detendo os anjos do mal, chega perto de Satans)Satans, o que voc comemora Satans? Pensou mesmo que me venceria? SATANS :=:O que voc faz aqui? Voc morreu, a morte te levou daqui... (assustado, olha para a cruz e a v vazia)

    Iluminao: Surge uma luz branca, iluminando as 3 cruzes, na qual a de Jesus est vazia JESUS :=:Voc est enganado diabo, pois Eu venci a morte e seus aguilhes, e agora estou aqui para derrotar voc e sua

    alegria. Voc no ter mais o domnio da morte e em breve ser lanado no lago de fogo e enxofre, junto comseus anjos e aqueles que no acreditarem em Mim e nas Minhas palavras... SATANS :=:Por favor Jesus, isso no... no... no... (apavorado) JESUS :=:Me d as chaves da morte e do inferno. SATANS :=:(se encolhe todo, pega uma chave e entrega a Jesus, escondendo o seu rosto, permanecendo assim at Jesus irembora) JESUS :=:Meu Pai quem criou os cus e a terra me deu todo poder, e um dia voltarei para buscar os Meus remidos e todomal ser aniquilado. (erguendo a chave, anda at as almas acorrentadas e as liberta) ALMAS :=:S o Senhor Jesus Deus. (em coro)

    Iluminao: Apagam-se as luzes vermelhas e amarelas, ficando a branca em Jesus no centro dopalco

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    18/33

    2 ATO - Cena n 2

    Cena: O chamado de JESUS

    Iluminao: Mesma anterior, luz branca em Jesus no centro do palco Som: Suave, de fundo

    JESUS :=:No turbem o vosso corao, Eu venci a morte e o mundo e vs tambm se crerem nas Minhas palavrasvencero e reinaro Comigo na eternidade.Vinde a mim, todos os cansados e oprimidos e Eu vos aliviarei.Eu Sou o caminho, a verdade e a vida, ningum vem ao Pai a no ser por Mim.

    Iluminao: Acendem-se todas as luzes da Igreja. FINALIZAO: Todos os atores se concentram no palco e cumprimentam o pblico cantando a

    msica, "Recebi um novo corao do Pai", ou outra escolhida pelo grupo ou lder.

    Personagens *Jesus Cristo (Principal)*Pilatos

    *Satans

    *Carrasco

    *Anjos de Luz (dois ou mais participantes)

    *Anjos do Mal (dois ou mais participantes)

    *Maria 1, 2 e 3

    *Ladro 1 e 2

    *Guarda

    *Almas acorrentadas (quantas disponveis)

    *Multido (pessoas que estiverem sem papel ou mesmo as fora de cena)

    Idumentrias Vestes da poca

    Materiais *Iluminao

    *Sons diversos

    *Trs cruzes de madeira

    *Vestes da poca

    *Correntes

    *Uma chave grande

    *Um aoite

    *Uma lana

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    19/33

    TestemunhosBom lembrar que no deve se seguir a risca o roteiro, estejam a vontade para as adaptaes, a pessoa pode irapenas livremente no centro e j o suficiente.[ Adaptado por Eduardo PG ]No primeiro ato, os personagens devem sempre expressar-se em tons tristes, e a partir do segundo ato, ostons devem ser autoritrios, mostrando a tranformao de Cristo.

    Ato n 1

    Iluminao: Luzes amarelas AIDTICO :=:(vai at o centro do palco de cadeiras de rodas e levanta-se).

    "Mulher! Olha esse menino, s brinca de boneca, preciso dar um jeito nele, parece maricas!"Mas nunca se importaram com o que se passava dentro de mim. Gostava de brincar de bonecas, sim! Fazer oqu? Era criana! Eu fazia o que sentia vontade, sempre me acertei mais com as meninas, os meninos erambrutos, violentos e s queriam jogar; eu era diferentes deles... e eu no me sentia culpado por isso, s que foise tornando cada vez mais forte, e eu fui perdendo o controle. (Senta-se mesa).

    Iluminao: Luzes vermelhas EX-PROSTITUTA :=:(sai do palco e refere-se a algum da platia)"E a gato? Algum programa para esta noite? Satisfao garantida!"Repeti essas frases milhares de vezes, acho que at muito mais, embora nem fossem um gato como ele(aponta para quem se insinuo). s vezes apareciam uns sujos e bbados. Tudo bem era minha profisso, tinhaque dar prazer a quem quer que fosse. No que eu gostasse do que fazia, mas j era costume, como muitosprofessores que quiseram ser cantores, mas continuavam a ser professores por anos e anos; ou ainda comomuitos mdicos que sempre sonharam em ser dubls, mas continuam a ser mdico, como advogados que

    queriam ser locutores ou locutores que queriam ser advogados, a verdade que ficam anos trabalhando no queno gostam. Eu era mais uma acomodada no hbito da profisso. (Senta-se)

    Iluminao: Luzes azuis CRISTO :=:(caminhando entre as mesas, cantarolando de forma debochada)"Se as guas do mar desta vida quiserem te afogar, segura na mo de Deus e vai. Segura na mo de Deus..."No conseguia enxergar verdade nisso, estava longe demais. Cresci ouvindo essa cano, mas eu me sentiacompletamente alienado, um peixe fora d'gua, e pior que me sentia culpado, no podia ser assim, mas era,fazer o qu? Eu at queria sentir-me integrado, mas no dava, eu at gostava do pessoal, mas me acertavamais com a galera do barulho, tinha minha turma certa, s vezes at rolava uma erva, mas ningum podia ficarsabendo... e no Domingo eu estava l... "Segura na mo de Deus..." (Senta-se)

    Iluminao: Luzes verdes EX-ALCOLATRA :=:(Cambaleando)"Homem pra ser muito homem tem que beber sem parar, falar mais alto em casa..."Meu primeiro porre foi quando eu era criana, no que eu tivesse bebido muito, mas o suficiente para umacriana de 8 anos de idade. Meu pai queria mostrar para os amigos que eu j era homem. Se grau de machezase mede pela quantia que se empina, eu j fui muito macho, agora no sou mais, mas j fui."Martini, Vodka, Run, Vermut..." misturava tudo, perdi tudo...Tinha quem dizia que era doena, tinha quem dizia que era pura sem-vergonhice, a verdade que eu jamanhecia bbado...."Vermut, Run, Vodka, Martini..."

    BARMAN :=:T... voc j disse isso.

    EX-ALCOLATRA :=:T, mas que agora eu disse de trs pra frente.

    BARMAN :=:Ah! Bom.

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    20/33

    Iluminao: Luzes amarelas AIDTICO :=:(levanta-se)"Nossa, como ele delicado! Sensvel"Com 16 anos conheci um rapaz; no podendo fazer nada, resolvi no ligar para o que os outros diziam einvestir nessa relao. Quando ele percebeu que eu gostava dele, comeou a evitar-me, mas eu ligava para ele,mandava cartas, cartes, at que comeamos a nos encontrar, escondidos, claro. Ficamos juntos por um ano,

    depois ele comeou a bater em mim. Passava as noites em festas e eu em casa chorando... estava sofrendomuito, resolvi deix-lo e voltei para a casa de meus pais, que a essa altura no estavam nem a. Papai strabalhava e mame s tomava ch e telefonava, e eu fiquei dois anos s assistindo televiso. Tinha uma nicaamiga e ela me convenceu a fazer o teste HIV. Tinha medo, mas fiz. Deu positivo.(Apaga-se a luz e volta para a mesa.)

    Iluminao: Luzes vermelhas EX-PROSTITUTA :=:(do balco)"No, por favor, eu no quero, no faa isso..."Meu padrasto foi um animal. Eu tinha 12 anos, ia fazer o qu agora? (Pausa... na boca do palco.) Ei, gato,alguma programa pra esta noite? Satisfao garantida.

    BARMAN :=:Voc j disse isso?

    EX-PROSTITUTA :=:Ai, desculpe! que por tantos anos repeti essa mesma frase. a fora do hbito!Com 12 anos fui para rua, no podia mais encarar meu padrasto... sentia-me sozinha no mundo. Comecei atrabalhar com minha famosa frase, e assim tentava diminuir minha solido.

    Iluminao: Luzes azuis CRISTO :=:(segredando escandalosamente)"Mas como que pode. O Anderson, logo ele, filho de pastor, isso no podia acontecer..."Eu sou uma pessoa normal, como qualquer outra, tambm peco, ningum pode sentir o que os outros queremque a gente sinta. Eu fui a muitas festas, s vezes perdia o controle, excedia-me na bebida, o baseado era cadavez mais freqente, chegava sempre de madrugado, olhos vermelhos, dormia na escola, as notas caindo, masarrasava com a mulherada. A danceteria era pequena pra mim, e o pessoal da igreja apavorado, mas oproblema era quando eu ficava sozinho em meu quarto...

    Iluminao: Luzes verdes EX-ALCOLATRA :=:(junto a primeira fileira)"Tem um trocado pra me dar? Tenho que comprar leite para os meus filhos. (Para outro) Ei moo, tem 50centavos pra me dar? Eu preciso de uns trocados..."J passei por cada situao que nem bom lembrar, isso sem falar das que realmente eu no me lembraria,nem que eu quisesse. Cansei de vomitar pelas esquinas, fazer xixi por todos os cantos, fiquei pelas sarjetaschorando minha m sorte, meu crebro j no funcionava para mais nada, s lembrava de cenas do meu paibatendo na minha me, meus olhos viam tudo duplicado, isso sem falar nas dores de estmago, sentia prximoo meu fim, isso com 28 anos de idade.

    Ato n 2

    ADAPTAO ( EVANGELIARTE ): A partir deste momento eles iro dar o testemunho da converso, seria interessante focos de luzes

    brancas, e at mesmo que estejam j de roupas trocadas para que haja uma mudana fsica tambm.Por exemplo, a ex-prostituta, poderia comear com meia cala, mini-saia, etc, e depois usar uma saiabem social com blazer , coisa deste tipo.

    Iluminao: Luzes brancas at o final da pea AIDTICO :=:H quem ache que AIDS um castigo de Deus, mas eu no vejo mais assim. Falo no a vejo mais assim,porque antes eu via, mas quem conhece um pouquinho a Deus, sabe que Ele nos ama demais para nos castigarassim. Um dia ele disse: "Isto certo e isto errado, se escolheres o errado, no vivers". Regras so regras.Sei que Deus me ama como ningum e ele no queria que hoje eu fosse um aidtico esperando pela morte,

    mas quebrei uma regra imposta. No castigo, justia de Deus. Sei que bem logo estarei com ele num novocorpo sem dor e sem doenas.

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    21/33

    EX-PROSTITUTA :=:Sabe o que eu fico pensando? Por que no h prostitutas na igreja? (Levanta-se) As prostitutas so tocarentes e nem imaginam que so amadas por Deus. (Pausa...)Ei gato...!

    BARMAN :=:Ah! No, de novo?

    EX-PROSTITUTA :=:Ai desculpe, mas tente compreender.O preconceito impede que olhemos com carinho para elas, so completamente marginalizadas, so amadas,mas elas no sabem disso, porque no h ningum que lhes fale deste Amor.Minha vida mudou completamente, o meu corpo que me alimentava e alimentava aos outros, no tinha valornenhum, agora o templo do Esprito Santo, sinto-me pura, purificada pelo sangue do Justo. Por que outrasno podem sentir o que sinto?

    CRISTO :=:Hoje continuo gostando de rock, para mim no h msica mais alegre do que esta. No sei como passei tantosanos numa igreja, cego, sem ver o que agora vejo. Ainda bem que Cristo mostrou-me a real antes, seno seriabem pior. Glria a Deus por ter mudado isso. Dois dos meus antigos companheiros esto tocando comigo eoutros, infelizmente, continuam freqentando os clubes da cidade. (Vai saindo) Ah! E hoje quando chego aomeu quarto durmo em paz, plena paz.

    EX-ALCOLATRA :=:

    Foi difcil, muito difcil, at que vi a mo de Deus, na mo de um homem. Na verdade Deus no possui outrasmos seno as humanas para demonstrar todo seu amor.Resolvi estender minha mo, a nica mo estendida em minha vida. Foi um processo difcil: tremia, vomitava,sangrava, tinha convulses, precisava desintoxicar-me, e a mo esteve sempre comigo. Cristo dava-meesperana para continuar, acreditar que minha vida no precisava ser aquela misria que vinha sendo.Que mais mos estejam disposio para demonstrar o amor de Deus.

    (Todos congelam, cada um em sua mesa. O barman prepara uma bebida, vai at a boca do palco, iluminadopor um foco de luz branca.)

    BARMAN :=:Que sabor voc quer? (Pausa...) para sua vida?

    Personagens *Ex-prostituta - convertida, 24

    *Aidtico - muito magro, 23*Cristo - muito alegre, 19

    *Ex-alcolatra - mais maduro, 32

    *Barman

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    22/33

    Corao FedorentoEsta uma mmica destinada as crianas. Conta a estria de um garotinho que vivia muito triste, pois seucorao era fedorento, e de uma menininha feliz, porque tem seu corao cheiroso. Pode ser usada ao ar livre.Sua trilha sonora pode ser do estilo "Charlie Chaplim" no cinema mudo.

    Cena n 1

    No meio da praa, um garotinho est muito triste. Em seu peito pode-se ver um corao negro.Ao contrrio do Garoto, chega uma menina muito feliz que comea a brincar perto. Ela vem chupando umenorme pirulito, sorridente.

    A menina joga amarelinha, corre de um lado para outro enquanto o garoto a observa triste, choramingando edesanimado. Aps algum tempo a menina percebe o garoto e se aproxima. Ela v que ele est triste e tentaanima-lo oferecendo seu pirulito para ele. Mas isso no faz com que ele fique animado.

    Ento a menina pega o pirulito de volta e convida-o para brincar. O garoto aceita feliz, desfaz a tristeza dorosto e sorri A menina deixa o pirulito no cho e brinca com o garoto de amarelinha. Primeiro joga a menina.Mas quando chega a vez do garoto, este desamina, "murcha", faz bico e volta a chorar.

    A menina no entende chega perto do garoto e pede para que ele "fique feliz. Vamos brincar!". O garoto sorrinovamente e eles voltam a brincar. Menina para a esquerda, garoto para a direita. A menina parece apanharuma bola enorme e joga para o garoto. O garoto vibra, consegue agarrar a bola e devolve o arremesso para amenina. Ela corre pega a bola e devolve, jogando-a. Novamente o garoto apanha a bola, mas desta vez elapara, olha a bola em suas mos, coloca no cho, desfaz o sorriso, "murcha" de novo e volta ao centro triste echoramingando.

    A menina no entende. Corre para o garoto e pergunta gesticulando "O que houve? O que h com voc?".O garoto triste aponta para o seu corao. Faz sinal de que cheira mal. A menina acena "Cheira mal?". O garotoconcorda.Ela cheira o corao do garoto, faz cara de desagrado ", realmente, cheira mal!". O garoto se mostra maistriste ainda.

    A menina gesticula ento dizendo que ia orar a Deus para que ele ficasse feliz. O garoto anima-se e observa amenina dobrar seus joelhos e "pedir a papai do cu" alegrar ser amiguinho. O garoto fica feliz, mas poucodepois dela se levantar ele novamente "murcha".

    A menina diz ento que ele quem precisa orar. E ento os dois juntos dobram seus joelhos e oram. Agora ogaroto se levanta feliz, inverte o seu corao de feltro colado em seu peito que passa a ser alvo como a neve.

    Os dois se abraam e saem correndo, ambos sorridentes para brincar!

    Personagens *Mmico 1 (Menino)*Mmico 2 (menina)

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    23/33

    Espelhos Mgicos[ Deve ser usado como narrao inicial ]Um homem rico, porm pobre de corao, que depois de perder tudo o que tinha, logo a famlia o abandonou,5 anos depois vira mendigo onde todos passam por ele e mesmo pedindo ajuda no lhe do ajuda, sendoespancado e humilhado pelos vndalos at que em um certo domingo a tarde...

    Cena n 1

    As 6 pessoas (homens de negcio; o hipcrita e as 4 pessoas apressadas) trafegam pela calada sem dar muitaateno para o mendigo.

    Msica: QUEM - Faixa 02 Tempo de durao: A partir de 00:38 01:33 seg. (diminuindo o volume lentamente na parte final)

    (No cho, de lado ao centro do palco com a mo levantada pedindo ajuda as 6 pessoas no palco.)

    MENDIGO :=:Uma esmola pelo amor de Deus!

    (Depois de 10 segundos, o padre para e fala:) PADRE :=:No posso te ajudar, estou atrasado para missa! (sai rapidamente de cena)

    (Mais 10 segundos...) HOMEM DE NEGCIO :=:Estou atrasado! (fala andando olhando para o relgio)

    HOMEM HIPCRITA :=:Que pena meu irmo, estou atrasado para o culto na volta eu passo aqui! (sai sorridente, anda normal com abblia nas mos)

    NARRADOR :=:E cai a noite...

    (Dois garotos vo no palco e o espanca por 5 segundos e fogem dando risadas.Um foco de luz branda no mendigo, e ele levantando-se lentamente, escorado na parede...Depois que estiver encostado na parede, fica de joelhos.)

    Msica: ESPELHOS MGICOS - Faixa 08 MENDIGO :=:Oh, Deus amado, eu me arrependo do que fiz, eu acredito em Ti, Senhor! (falando isso no introduo da

    musica, depois que comea a tocar)

    O rapaz de branco aparece e lhe da a mo. (focando-o com luz branca)

    DICA: O grupo agradece ao publico colocando a musica:

    Msica: NAVES IMPERIAIS - Faixa 04

    Personagens *1 Mendigo

    *1 Padre

    *1 Homem de negcios

    *1 Um homem rico (hipcrita)

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    24/33

    *1 Um jovem crente de branco

    *4 Pessoas andam pelo palco como se estivessem com pressa

    *2 Moleques que o espancam

    Idumentrias *cobertor ou estopa

    *pode ser um lenol

    *camisa e calca social e gravata

    *roupa de marca e com bblia

    *roupa branca

    *roupas normais

    Materiais CD do Grupo: Oficina G3

    Ttulo: Acstico

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    25/33

    A Mo Estendida (Lucas10.25.37)

    Cena n 1

    Cenrio: Numa praa qualquer

    MENINO :=:Algum pode me ajudar?T com fome. Fui abandonado pelos meus pais...Moo tem um trocado para me dar?Tio me paga um Lanche? Algum me ajude...

    Minha barriga di, sinto-me fraco, no agento mais caminhar...Tia me d um trocado? Eu t com fome.Ai, quem me dera se eu tivesse um pedao de po para comer.(O menino dirige-se para o banco deita-se encolhido com a mo no estmago).

    (Entra um alcolatra com um mao de cigarros e uma garrafa de bibida na mo.) ALCOLATRA :=:(alegre) O dia t bonito... O dia t bonito... pra passear com todo mundo... com os amigos, com a famlia...com a mulher e os filhos... (emudece).Famlia... Cad a minha famlia... meus amigos... todos me abandonaram... eu tentei... mas no consegui.Tudo por causa disso... (indignado, mostra a bebida e o cigarro). Desta maldita bebida, dessa droga de cigarro.Eu no agento mais essa situao. Eu no agento... quero ajuda, mas no consigo... no tenho foras. Quesituao...(O alcolatra d um gole na garrafa e senta-se no canto do banco).

    (Entra um viciado em drogas esfaqueado.) VICIADO :=:(cambaleando) Meu Deus me ajuda... Olha s o meu estado... Bem que minha me me disse. Meu filho noande com essas companhias, eles no te edificam em nada... seus amigos esto na igreja meu filho... No andepor este caminho... E o meu pastor? Quantos conselhos ele me dava e eu no quis dar ouvidos... As noites queele deve ter passado, orando pela minha alma, e eu troquei os seus sbios conselhos pelas drogas. Agora estoumorrendo... Estou morrendo...

    JESUS (OFF) :=:E ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote, e vendo-o, passou de longe (entra o sacerdote).

    MENINO :=:Moo. O senhor poderia me dar uma ajuda?

    SACERDOTE :=:No posso...

    MENINO :=:

    Ei, me ajuda, eu estou com fome...

    SACERDOTE :=:No menino, eu no tenho tempo para te ajudar. (sai)

    JESUS (OFF) :=:De igual modo tambm um levita, chegando a aquele lugar, e vendo-o passou de longe.

    ALCOLATRA :=:(aproximando) Meu senhor... boa noite... com sua licena eu...

    LEVITA :=:Desculpe, eu no...

    ALCOLATRA :=:Por favor... s uma ajuda.

    LEVITA :=:No posso...

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    26/33

    VICIADO :=:Me ajude pelo amor de Deus... Estou morrendo...

    LEVITA :=:J disse que no posso ajudar vocs, eu no tenho tempo. Me deixem em paz.

    JESUS (OFF) :=:

    Mas um samaritano que ia de viagem...

    BOM SAMARITANO :=:(entra e v a cena desdado e no acreditando no que est vendo. Passa por eles seguindo at a frente.Olhando para o cu ele ajoelha-se e clama ao Senhor com grande tristeza.)Meu Deus, quanta misria... quanta desgraa... at quando Senhor? At quando continuar esta situao?Pessoas se matando, a droga proliferando cada vez mais. Oh! Senhor, quanta amargura est o meu corao...As naes vivem em guerra. Adultos e crianas morrem de fome e do descaso... Pela ambio... pai contrafilho, filho contra pai... At quando Senhor? At quando?Os dias vo se passando e a iniqidade vai aumentando, esfriando cada vez mais o amor de muitos. Quando iracabar a situao degradante... Quando...? Ajuda-nos meu Deus... Apressa-te em ajudar-nos...

    JESUS (OFF) :=:Filho, levantai os vossos olhos e vede as terras, que j esto brancas para a ceifa. E o que a ceifa recebegalardo... A seara realmente grande, mas poucos os ceifeiros. Rogai, pois ao Senhor da seara que mande oceifeiros para a sua seara. Sai depressa pelas ruas e bairros da cidade, e traze aqui os pobres, e aleijados,

    mancos e cegos.Aquele que cr em Mim tem a vida eterna. Eu Sou o po da vida. Se algum tem sede, venha a Mim e beba. EuSou o bom pastor... que cr em Mim, ainda que esteja morto viver,... Em verdade vos digo, se algumguardar a Minha palavra, nunca ver a morte. No temas filho Meu... segue-Me tu... E apascenta as minhasovelhas.

    MSICA:(O samaritano dirige-se para o alcolatra e abraa-o, com carinho ao viciado passa o blsamo, a criaoreparte um pedao de po. medida que a msica vai tocando, o samaritano pe o menino sobre os ombrosdepois o viciado ajudado pelo alcolatra, os quatros caminham para frente. A luz vai apagando junto com afinalizao da msica.)

    Texto inspirado por Jesus Cristo, escrito por Bruno Soares, Caieiras 29 de Junho de 2.001

    Personagens *JESUS (off)

    *Menino

    *Alcolatra

    *Viciado

    *Sacerdote

    *Levita

    *Samaritano

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    27/33

    No toque

    Cena n 1

    Uma cadeira est no meio da praa com um cartaz pendurado nela dizendo: "NO TOQUE".

    O Mmico curioso que por acaso passava pelo local percebe a cadeira e se aproxima. Rodando em torno dacadeira ele tenta entender o que h de errado com ela. Sem chegar a concluso alguma, o curioso passa afrente da cadeira e olha para a esquerda e para a direita, observando se ningum aparece.

    Vendo que "a barra estava limpa", o curioso pega o cartaz (disfarando e cheio de confiana) e o joga no cho,desprezando-o. Enquanto olhava para o cartaz no cho, o curioso sem perceber apoia-se na cadeira.

    Aps achar graa do cartaz cado no cho, o mmico percebe ao tentar ir embora, que sua mo ficou colada nacadeira (a mo e a cadeira permanecem imveis, embora o curioso esforce-se em descol-la). Neste instante,

    outro mmico, o amigo, passa pela frente da cadeira com o curioso colado. Imediatamente o curioso disfara,acenando para o amigo que ento continua seu passeio. Aps o amigo se afastar o curioso comea a ficarimpaciente. Ele coloca a outra mo no acento da cadeira para tentar descolar a primeira. Ento percebe quesua segunda mo fica colada tambm. Faz fora, levanta a cadeira, sacode, e imediatamente disfara quandopercebe que o amigo se aproxima novamente. O curioso sorri sem graa e finge estar fazendo exerccios (coma cadeira).

    O amigo acha estranho, mas depois olha para a platia e elogia o curioso. Faz sinal de aprovao e continuaseu passeio. To logo o amigo se distancia, o curioso recomea a tentar se descolar. Ele est realmentenervoso agora. Joga a cadeira para um lado, joga para o outro, coloca o p no acento para se apoiar, mas o pescorrega e ele acaba sentando na cadeira, totalmente colado agora.

    Enquanto o curioso se sacode, o amigo se aproxima, estranhando a situao. Desta vez o curioso no perceba aaproximao do amigo, e no disfara. O amigo comea a perceber o que est acontecendo. Encontra o cartazcado no cho e entende a situao.

    Mostra o cartaz "NO TOQUE" para a platia fazendo cara de quem diz: "agora estou entendendo...".

    O amigo ento se prope a ajudar o curioso. Ele explica que vai orar a Deus para que Ele o descole da cadeira.O curioso que continua com uma cara de revoltado com a situao, no faz muita f na eficincia da orao doamigo que mesmo assim no desiste. Dobra os joelhos e ora com um rosto que demonstra sinceridade,simplicidade e f.

    Enquanto isso o curioso que estava olhando a orao com cara de revoltado, descola-se completamente.

    Surpreso, o curioso se levanta com o rosto alegre e festeja com seu amigo. O amigo ento pega o cartaz eentrega para o curioso que aceita de boa vontade o mesmo. O curioso coloca ento o cartaz de volta nacadeira.

    O amigo concorda com o curioso, mas aps o cartaz "NO TOQUE" que esta colocado na cadeira, ele apanha-o e vira o cartaz que agora diz: "PECADO".

    Personagens *Mmico 1 (Curioso)

    *Mmico 2 (Amigo)

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    28/33

    O bom tesouro

    Pode ser usado como Narrao ]O homem de hoje em dia est to mergulhado no seu prprio eu, a tantas coisas o homem tem dado valornesta vida que esquece de dar valor quele que lhe deu a prpria vida, s por amor. E na maioria das vezes preciso que ele passe por uma situao que lhe provoque uma mudana de 180 graus, para que entenda quea cobia pela luxria, fama ou por qualquer outro motivo que encha seu corao de orgulho e pobreza, pobrezaem todos os sentidos. No espere que acontea algo em sua vida para dizer a Deus que ele importante paravoc. Pois o Criador est de braos abertos para te receber e s depende de voc para a concretizao desseencontro e a descoberta do Bom Tesouro: Jesus.

    Cena n 1

    Cenrio: Sala de visitas

    MARILU :=:Meu bem, caviar brasileiro? Voc acha que isso presta? ROBERVAL :=:

    Eu acho que... MARILU :=:Voc no acha nada. No... vou querer o importado. ROBERVAL :=:Mas... meu bem. MARILU :=:Nada de me contrariar, heim. ROBERVAL :=:Est bem meu docinho de coco, mas... MARILU :=:Docinho de coco!? Que horrvel... para Roberval. ROBERVAL :=:Meu amor, voc sempre foi to romntica. MARILU :=:Sai daqui Roberval... que grude. ROBERVAL :=:

    Isso amor. MARILU :=:T, t, Roberval. ROBERVAL :=:Meu docinho de... MARILU :=:Roberval, da prxima vez que voc me chamar assim eu... ROBERVAL :=:Desculpe florzinha, mas, oua-me. MARILU :=:Fale. O que quer? ROBERVAL :=:Bem que venho fazendo um levantamento dos nossos bens e... MARILU :=:Hum... ROBERVAL :=:Parece que... MARILU :=:Fale logo, seu pamonha. ROBERVAL :=:Calma minha filha. MARILU :=:Ahhh... ROBERVAL :=: que estamos falidos. MARILU :=:Falidos!? Ai! Acho que estou morrendo. ROBERVAL :=:No faa isso minha jia. MARILU :=:Minha jia!? Minhas jias, eu preciso ver isso de perto... imagina se um retardado como voc, vai saber fazercontas. Traga todas as contas aqui. ROBERVAL :=:

    Meu amor, mas eu j conferir tudo. MARILU :=:Agora!

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    29/33

    ROBERVAL :=:Est bem eu j vou. MARILU :=:Eu acabo com esse palerma.(batem na porta) MARILU :=:Onde esto os empregados? Eu abro a porta mas desconto do salrio de todos eles. CRIST :=:

    Bom dia! MARILU :=:Pssimo dia! O que ? ROBERVAL :=:Aqui minha flor. CRIST :=:Senhora eu queria lhe falar sobre... MARILU :=:Moa, depois voc me liga, manda um e-mail, mas agora no d! CRIST :=:S irei levar alguns minutinhos, senhora. MARILU :=:Bye, bye querida (bate a porta). Esses crentes... sim, vamos l... a propsito onde esto os serviais? ROBERVAL :=:Foram embora. MARILU :=:

    Foram embora!? Que ousadia, por que eles fizeram isso? ROBERVAL :=:Estavam com o salrio atrasado. MARILU :=:Ah! Por isso eles vo embora. Quantos meses? ROBERVAL :=:Cinco meses. MARILU :=:S cinco!? Esse povo reclama de barriga cheia. Deixa eu ver como voc me levou a bancarrota. ROBERVAL :=:Eu no tive culpa, h tempo que os negcios no vo bem. MARILU :=:(olhando as contas) Machado Alcntara Saio, pobre? Jamais! Vamos fazer alguma coisa. ROBERVAL :=:Fazer o que? MARILU :=:(pensa um pouco) Um emprstimo. Vamos tomar um emprstimo. ROBERVAL :=:Mas, que... MARILU :=:s vezes voc fala demais Roberval... cala a boca e vamos no banco. ROBERVAL :=:...

    Cena n 2

    Cenrio: Banco

    MARILU E SUSIE :=:Ah! (se cumprimentam) SUSIE :=:

    Vamos... sentem-se. MARILU :=:Ol, Susie. Tudo bom? SUSIE :=:Tudo bom querida. Dr. Roberval, como vai? ROBERVAL :=:Vou bem. MARILU :=:Quanto tempo um!? SUSIE :=:Realmente, faz o que... uns dois anos que agente no se v. MARILU :=:, e como vai o marido? SUSIE :=:Voc no soube? MARILU :=:

    O que? SUSIE :=:Ele morreu .

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    30/33

    MARILU :=:O Almeidinha, mas ele era to jovem. SUSIE :=:Jovem o que Marilu? Uma pessoa com 56 anos, problema de corao, diabetes e outras doenas que no deutempo dos mdicos identificarem. J estava na hora dele partir. MARILU :=:Eu sinto muito. SUSIE :=:

    No sinta no. ROBERVAL :=:No? Por que? SUSIE :=:Por que s assim eu fiquei com a fortuna daquele velho ranzinza e chato. MARILU :=:Sempre esperta SUSIE :=:Sim, mas o que os trouxeram aqui? MARILU :=:Na verdade Susie, o assunto que me trouxe aqui um pouco delicado. SUSIE :=:Tudo bem, dependendo de mim pode contar comigo. ROBERVAL :=:Ns sabemos. MARILU :=:

    Bem, resumindo tudo, a anta do meu marido nos colocou na pior e precisamos de um emprstimo. ROBERVAL :=:No foi bem assim... MARILU :=:Fique calado Roberval. E a Susie? SUSIE :=:Seria um prazer ajudar, mas... MARILU :=:Precisamos de uma boa quantia, quanto podemos retirar? SUSIE :=:Bom, Marilu. O Dr. Roberval tem um saldo negativo com o nosso banco e um valor bem alto. MARILU :=:Ah! Ento eu vou em outro banco em que eu tambm confie. SUSIE :=:Na verdade no s aqui no banco, no, mas vocs esto sem crdito em todas as financeiras. No tenhocomo ajud-los. ROBERVAL :=:Foi tudo pelo bem da empresa, acredite. MARILU :=:Mas, Susie, como que pode isso? SUSIE :=:Isso s seu marido pode lhe responder. MARILU :=:Susie, por tudo que eu j fiz por voc. SUSIE :=:Marilu isso no pessoal, profissional. MARILU :=:Profissional? Voc uma ingrata, espero que seja demitida. SUSIE :=:Seguranas, por favor tirem-na daqui. ROBERVAL :=:No precisa de seguranas, ns conhecemos o caminho. MARILU :=:

    (esperneando) Depois de anos puxando o nosso saco agora ns colocam para fora. (sendo levada)(Ao sair do banco Marilu recebe um folheto de um evangelista e o amassa sem ao menos ler) MARILU :=:Se eu fosse um mulher violenta, dava uns bons tapas na Susie. ROBERVAL :=:Mas meu amor ela no era sua amiga desde a infncia. MARILU :=:Amiga o qu... eu tinha que aturar aquela perua, porque ela era casada com um amigo do meu pai. ROBERVAL :=:Ah! Entendi benzinho. MARILU :=:O qu? No fale comigo, no me toque, nem olhe pra mim, estou com raiva de voc, t!? ROBERVAL :=:T! MARILU :=:Seu banana, olha uma cartomante! Vamos ver o nosso futuro.

    ROBERVAL :=:Mezinha... MARILU :=:

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    31/33

    O que ? ROBERVAL :=: que eu no acredito nisso de adivinhao. MARILU :=:Problema seu, vamos logo.

    Cena n 3

    Cenrio: Tenda da Cartomante

    MARILU :=:Bom dia! MORGANA :=:Bom dia! Eu sou Morgana, o que desejam? MARILU :=:Nos viemos aqui porque... MORGANA :=:J sei desejam saber do futuro. ROBERVAL :=:timo. Voc consegue no ? MORGANA :=:Est duvidando do meu poder?

    MARILU :=:Jamais que isso aqui (apontando para Roberval) fala muita besteira. V se no atrapalha. MORGANA :=:Ento vo querer meus servios. MARILU :=:Vamos sim pode comear. MORGANA :=:Tudo bem, mas o pagamento adiantado. ROBERVAL :=:Ha! Ha! Ha! MARILU :=:Mas no temos dinheiro, estamos falidos. MORGANA :=:Logo eu vi... sua urea est preta. ROBERVAL :=:Ah! Claro. MORGANA :=:Mas infelizmente... (aponta para a sada) MARILU :=:O relgio do Roberval, de ouro pode ficar com ele. ROBERVAL :=:Mas... meu relgio!? MARILU :=:Cale a boca e fique quieto. Pode comear agora. MORGANA :=:Irei consultar a bola de cristal. Concentrem-se... preciso de energia positiva... hum... estou vendo.... ROBERVAL :=:Est vendo o que? MARILU :=:(cutucando Roberval) Fique quieto. MORGANA :=:Silncio... eu vejo... eu vejo... MARILU :=:

    Eu acho que tambm estou vendo ROBERVAL :=:Por qu que s eu no vejo nada? MORGANA :=:Perdi a concentrao. MARILU :=:Tudo bem tenta de novo. MORGANA :=:Ai ter que pagar outra consulta. MARILU :=:Est bem eu pago. ROBERVAL :=:Marilu, chega. Voc no v que essa mulher uma farsante. Vamos sair daqui. (puxando a mulher para fora.Passam em frente a um igreja evanglica, um obreiro os convida para entrarem mas eles recusam) MARILU :=:E agora Roberval? O que ser de ns, dos nosso filhos?

    ROBERVAL :=:Marilu, no temos filhos. MARILU :=:

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    32/33

    Eu aqui preocupada com o nosso futuro e voc a se prendendo a esses detalhes. Voc deveria est emexcurso pelo Afeganisto, passando uns dias em Cabul ou Kandahar. ROBERVAL :=:Por voc eu ia minha flor. MARILU :=:I? Com uma bandeira dos EUA enrolada em voc, no ? ROBERVAL :=:Mas a eles iriam me matar.

    MARILU :=:Mentira!?

    Cena n 4

    Cenrio: Bar

    MARILU :=:A nossa vida esta acabada sem dinheiro, nada de amigos, festas, no seremos ningum. ROBERVAL :=:A culpa minha, eu me detesto, sou um perdedor. MARILU :=:Ainda bem que voc sabe. DONO DO BAR :=:

    Vo querer alguma coisa. MARILU :=:No... ah, vocs tem Winsk 12 anos? DONO DO BAR :=:Winsk? 12 anos? Voc pensa que est aonde? MARILU :=:No fim do poo. ROBERVAL :=:Eu no sabia que aqui era o fim do poo. MARILU :=:A essa altura dos fatos eu nem vou mandar voc calar a boca. DONO DO BAR :=:Tem pinga, querem? CRIST :=:Boa tarde, que eu estava passando ali e vi que era a senhora que estava aqui e vir falar com voc. MARILU :=:Eu te conheo? Seu rosto no me estranho. CRIST :=:Eu sou a moa que fui na sua casa hoje pela manh. MARILU :=:Ah! Aquela moa que eu bati a porta na sua cara. CRIST :=:, sou eu mesmo. MARILU :=:No ficou zangada comigo, ficou? CRIST :=:No, apenas gostaria de lhe falar o que no pude lhe falar pela manh. MARILU :=:Pode falar. CRIST :=:O que eu quero dizer a vocs simples, existe algum que conhece os teus problemas, est em todo tempocom vocs e jamais, em tempo algum ir lhes abandonar. o Deus que te deu a vida pra vocs e que hoje estde braos abertos para o receber, sem cobrar nada em troca, muito pelo contrrio, deseja lhes abenoar com

    vida, sade, prosperidade e outras coisas mais. MARILU :=:Tai, eu quero conhecer esse Deus de que vocs tanto falam. ROBERVAL :=:E o que precisamos fazer para conhec-lo? CRIST :=:Basta somente cr em seus coraes e receb-lo. MARILU E ROBERVAL :=:Ns queremos receb-lo. ROBERVAL :=:, e fortalecidos nele vamos recomear. MARILU :=:Eu te amo, meu docinho de coco. DONO DO BAR :=:Vo querer alguma coisa? MARILU, ROBERVAL E CRIST :=:

    NO!!!

    (Marilu e Roberval se abraam)

  • 8/7/2019 6555250 Evangelico Temas Teatrais

    33/33

    (I Timteo 4:4-5) Pois todas as coisas criadas por Deus so boas, e nada deve ser rejeitado se recebido com aes de graas; porque pela palavra de Deus e pela orao so santificadas.

    Personagens *Marilu

    *Roberval

    *Susie

    *Morgana

    *Crist

    *Dono do Bar

    *Segurana 1

    *Segurana 2

    *Cristo 1

    *Cristo 2