guia cães e gatos 2015

16
INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015 GUIA DE COMPRAS PATROCINADOR

Upload: ventus-design-conteudo-e-comunicacao

Post on 22-Jul-2016

222 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado

30 de maio de 2015

GUIA DE COMPRAS

PATROCINADOR

Page 2: Guia Cães e Gatos 2015
Page 3: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

EDITORIAL

Nossos amigos de quatro patas

E les latem, miam, pedem colo, atenção, comida e muito mais. Algumas vezes, pode ser até que nos incomodem um pouco. Mas, na maior parte do

tempo, tudo que eles fazem é nos oferecer uma com-panhia agradável e momentos de pura diversão. Sim. Estamos falando de cães e gatos, que cada vez mais estão presentes nos lares brasileiros.

De acordo com dados da Euromonitor, apurados pela Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Ani-mais de Estimação (Abinpet), o Brasil é o quarto país do mundo no número de animais de estimação. Entretanto, quando se trata apenas de cães e gatos, o Brasil fica na segunda posição, atrás apenas dos Estados Unidos.

Por esse motivo, nesta edição do Guia Cães & Gatos, trazemos reportagens sobre comportamento, saúde e algumas curiosidades do universo de caninos e felinos. Você saberá, por exemplo, da importância da higie-ne bucal de seu bichinho, de ONGs e Associações que lutam pelo bem-estar dos animais abandonados e de cursos profissionalizantes para quem deseja ingressar no mercado pet. Além disso, desvendamos alguns mi-tos que cercam a rotina de nossos companheiros.

Gostou? Então chame o seu amigo de quatro patas para junto de você e confira o que há de melhor para ele nas próximas páginas. Boa leitura!

Confira nossos próximos produtos:

Para mais informações consulte seu contato comercial ou envie e-mail para [email protected]

EXPEDIENTE:Encartado em ZERO HORA, com distribuição em Porto Alegre, Grande Porto Alegre e Vale dos Sinos. Produzido por Diretoria Comercial.Planejamento de produto: Letícia [email protected] de planejamento: Luana MarquesJornalistas colaboradores: Leonardo Fister – RMT 16.853/RSProjeto gráfico colaborador:Renan Sampaio – RMT 17.092/RS

FOTOS CAPA E PÁGINA 3: PIXABAY.COM

Guia Delivery 2° Edição | Publicação 23/06

Roteiro Vinho | Publicação 26/06

Casa, Decoração e Construção 2° Edição | Publicação 24/06

3PATROCINADOR

Page 4: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

HOTEL PARA CÃES

U m local onde as pessoas podem confiar os seus animais de estima-ção a profissionais qualificados,

com serviços diferenciados, encontrando o que há de melhor no mercado pet e re-cebendo “carinho além da imaginação”; essa é a Pet Dreams. Em funcionamento desde 2005, a empresa nasceu do sonho da veterinária Cláudia Baur de empreen-der no ramo. Com o passar do tempo, a pequena loja ganhou destaque, conquis-tou clientela e percebeu que era preciso expandir. Foi aí que entrou em ação Carlos Cobas, engenheiro de formação e marido de Cláudia.

– Quando eu me associei a minha es-posa, já tinha um objetivo bem claro: fazer da Pet Dreams não apenas uma grande loja, mas sim uma grande empresa – afir-ma Cobas.

Prestes a completar 10 anos, a Pet Dre-ams investe para crescer. A empresa está inaugurando um novo estabelecimento no bairro Bela Vista, que contará com loja, con-sultório veterinário e espaço para banho e tosa. A Pet Dreams ainda planeja abrir mais três lojas e um hospital veterinário em Por-to Alegre. Contudo, a grande novidade fica por conta de um hotel para cães que tam-bém deve ser inaugurado em breve.

– Será o maior e melhor hotel para cães do Brasil. O terreno possui dois hectares, enquanto a área específica do hotel é de 750 m². Contamos com 224 acomodações individuais para os cães, todos os aparta-

Bem-estar, cuidado e dedicação aos pets

mentos sem teto e com portas de vidro para que os animais não se sintam isola-dos. Além disso, dispomos uma ampla área de lazer com playground, pista de agiliti e outras atrações para que os pets possam se divertir e se sentir à vontade, quase como em casa – destaca Cláudia Baur.

Localizado na Vila de Itapuã, município de Viamão, há 57 km de Porto Alegre, o hotel ainda terá ambiente totalmente cli-matizado com vários equipamentos de ar-condicionado e sistema de reaprovei-tamento da água da chuva. O local tam-bém contará com atendimento veterinário e espaço de banho e tosa. Esses serviços serão estendidos aos moradores de Ita-puã. Os donos que estiverem interessados em hospedar seus cães, também poderão contar com um serviço especial de reco-lhimento do “filhote” no aeroporto ou no local que o proprietário indicar.

– Desfrute das suas férias que nós da Pet Dreams cuidamos de seu pet - enfatiza Cobas.

– O hotel é um projeto único e fantás-tico que demandou um alto investimento e temos a convicção de que o sucesso será muito grande. – finaliza Cláudia.

Hoje, a Pet Dreams é referência nos serviços de estética, saúde e atendimento veterinário a animais de estimação, com o mais alto nível profissional e humano. O objetivo da empresa é se transformar no maior grupo empresarial do Sul do país nos próximos 10 anos.

Prestes a completar 10 anos de atuação, a Pet Dreams inova na

construção do maior e melhor hotel para cães

do Brasil

PIXABAY.COM

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO PET DREAMS

4PATROCINADOR

Page 5: Guia Cães e Gatos 2015
Page 6: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

SPA PARA CÃES

O s serviços de spa deixaram de ser um privilégio dos seres humanos. Atualmente, é cada

vez mais comum que os animais de estimação também desfrutem desse atendimento. Com os proprietários in-vestindo alto no conforto e bem-estar de seus pets, alguns estabelecimentos aproveitam para fornecer produtos di-ferenciados aos bichinhos. A Luxury Pet Spa & Boutique é um exemplo, pois há nove meses inaugurou um ambiente acolhedor, sofisticado e aconchegante para cães.

– Nosso Spa é um espaço Zen, onde o pet desfruta de ótimos mo-mentos. Dispomos de massoterapia, musicoterapia e ofurô. As sessões de

ofurô são realizadas com sais de banho próprios para o pet e pétalas de rosas. Tudo isso em um ambiente climatiza-do, tranquilo, com luz baixa e músicas que acalmam gradativamente – explica Alexandra Turella, proprietária do Spa.

Alexandra explica que os benefícios do banho de ofurô começam pela ma-deira utilizada na confecção. O Cedro Rosa possui propriedades medicinais e em contato com a água morna possi-bilita um banho tranquilizante, exalan-do um agradável aroma. Ela também reforça que algumas pesquisas já mos-tram que as massagens nos animais podem fazer os mesmos efeitos que faz aos humanos.

– O toque em determinados pon-

Exclusividade para os pets

tos do corpo dos cães pode ajudar no tratamento de vários problemas, tais como ansiedade, estresse, hipe-ratividade e agressividade. Mais do que isso, o ato da massagem também pode ajudar a identificar algumas ou-tras anormalidades como: inchaços, alterações na pele ou pelo, nódulos, áreas sensíveis ao toque, entre outras – destaca Alexandra.

Ela ainda conta que a procura dos clientes pelos serviços de Spa é alta.

Além disso, o retorno dos proprietá-rios com relação a esse tratamento VIP para os cães é muito positiva.

– Eles adoram devido ao relaxa-mento do bichinho de estimação e também aos benefícios que esses tratamentos proporcionam. Hoje a preocupação com os animais vai muito além de vacinas e alimenta-ção. Ela também envolve o bem-es-tar e a qualidade de vida – finaliza Alexandra.

Estabelecimentos oferecem banho

de ofurô e massagem aos

animais

ALEXANDRA TURELLA, DIVULGAÇÃO

6PATROCINADOR

Page 7: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

Mitos e verdades sobre cães e gatos

VOCÊ SABIA?

C ães e gatos só enxergam em preto e branco. Gatos transmitem asma. Cachorros

sabem quando o dono está triste ou deprimido. Com certeza, você já deve ter ouvido essas e outras histórias com relação a animais de estimação. Entretanto, algumas não passam de especulações. Para desvendar de vez alguns mitos, separamos curiosidades que cercam nossos companheiros de quatro patas. Confira o que é verdadeiro o que é falso.

Cães e gatos e só enxergam em preto e branco Por muito tempo, acreditou-se que eles só enxergavam em preto e branco, porém, depois de diversas pesquisas, foi constatado que cães e gatos podem distinguir algumas cores, como azul, cinza e amarelo.

Cães e gatos enxergam no escuro Os animais enxergam muito bem no escuro devido a uma pigmentação existente no fundo dos olhos que reflete e amplifica a luminosidade.

Cães sabem quando o dono está triste e deprimido Estudos comprovam que os cachorros conseguem identificar mudanças na expressão, no tom de voz e na atitude de seus donos. Sendo assim, eles sabem distinguir quando seus donos estão felizes ou tristes.

Gatos transmitem asma O gato leva essa fama sem merecer. A asma é uma doença alérgica e portanto não é transmitida por nenhum ser vivo, seja vírus, bactéria ou gato. Mas, como a alergia é disparada por um fator externo, o pelo do gato ou mesmo de outros animais pode ser irritante.

Cães podem acasalar mesmo depois de castrados Machos são atraídos pelo cheiro que a fêmea libera durante o período do cio. Ele pode chegar a cruzar com ela normalmente, porém não haverá fecundação.

Gatos são interesseiros e traiçoeiros Talvez o maior mito que envolve o mundo dos bichanos, propagado especialmente por pessoas que nunca conviveram com gatos. Geralmente, eles se apegam mais a uma pessoa da casa e são muito companheiros. Por serem territorialistas, são sim apegados à casa, mas se adaptam facilmente a outro ambiente, ou seja, eles ficam na residência por gostar dos donos.

MITOMITO

MITOMITO

VERDADE

VERDADE

VERDADE

Nariz gelado significa que o animal está saudável e nariz quente que está com febre O fato de o nariz estar gelado ou quente não é nenhum indicativo de que o animal está saudável ou doente. Para saber se o animal apresenta um quadro febril, deve-se fazer uso de um termômetro por via retal.

7PATROCINADOR

Page 8: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

GATARIA

O s brasileiros estão mudando sua preferência na hora de adquirir um animal de estimação. Embo-

ra o número de cães ainda seja maior nas residências, a preferência pelos gatos está aumentando cada vez mais. Segundo da-dos da Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), a população de felinos cresceu o dobro em relação aos caninos nos últi-mos anos. Além disso, a Abinpet estima que nos próximos sete anos, o número de bichanos se iguale ao de cachorros.

– As pessoas estão optando por ga-tos porque eles se adequam melhor a vida em apartamentos menores (o que é uma tendência nas grandes cidades). As características de longevidade, boa saú-de e comportamento mais independente

também contribuem de maneira signifi-cativa para o crescimento da preferência, uma vez que a vida moderna faz com que todos os membros da família passem menos tempo em casa – afirma Marione Pinheiro, presidenta da Gespet.

Vale lembrar também que na hora de adotar ou comprar um gato, o mais im-portante é levar conta que eles não dife-renciam tanto de temperamento e porte quanto os cães.

– De modo geral os gatos domésticos, ou sem raça definida, são muito tranquilos, de fácil manuseio e longevos, principal-mente quando recebem cuidados e cari-nho desde cedo. Entre os felinos de raça pura, normalmente os de pelo curto são mais brincalhões e agitados, enquanto os de pelo longo são mais tranquilos e seden-

Os bichanos ganham terreno

tários, porém exigem mais cuidados com a pelagem e saúde – destaca Marione.

Além disso, as despesas com alimen-tação, estética, assessórios e, até mesmo, veterinários, são mais baixas em compa-ração aos cães. Ainda assim, os donos não medem esforços para proporcionar mi-mos e bem-estar para os felinos. Acom-panhando essa tendência, as pet shops investem cada vez mais em produtos e atendimentos exclusivos para os bicha-nos. Marione também chama a atenção é

para o fato de que, embora ainda haja um certo preconceito, o mito de que os gatos não se apegam aos donos e não dão cari-nho está caindo.

– Hoje sabemos que quanto mais próximos dos seres humanos os gatos crescem, mais afetivos ficam. É comum in-clusive os proprietários relatarem e com-pararem a comportamentos antes vistos como sendo exclusivos dos cães, tipo: se-guir pela casa, controlar horários e chamar para a brincadeiras – finaliza Marione.

Comportamento mais independente

contribui para o crescimento da população

de gatos

PIXABAY.COM

8PATROCINADOR

Page 9: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

Cuide deles no invernoBEM AQUECIDOS

PIXABAY.COM

Filhotes e idosos são os que

precisam de maior atenção na estação mais fria

do ano

M eu pet é coberto de pelos, logo, está naturalmente pro-tegido do frio. Certo? Errado!

Com a chegada do inverno, os animais de estimação precisam de alguns cuida-dos especiais. Nessa estação, é comum os dias começarem mais frios, com as temperaturas subindo a tarde e cain-do novamente a noite. Essa variação térmica também é um grande problema para cães e gatos, em especial filhotes e animais mais velhos. Portanto, confira algumas dicas para manter nossos ami-gos de quatro patas bem aquecidos:

• Procure colocar roupas quentes em filhotes e animais idosos de pelo curto.

• Evite banhos em dias muito frios e, se possível, diminua também a sua frequência. Se optar por realizá-los em casa, use água morna e seque bem o seu pet.

• Opte por deixar a pelagem do animal mais comprida e adie a tosa para depois do inverno.

• Mantenha as vacinas em dia, pois a imunidade de cães e gatos fica mais baixa nesta época do ano.

• É importante não aumentar a quantidade ração de seu pet, pois eles adotam hábitos mais sedentários no inverno. Nesse caso, uma dose maior de comida pode fazer com que o animal ganhe peso.

• Durante o inverno, a frequência dos passeios e caminhadas diárias as quais o pet já está acostumado não deve ser alterada.

• Para cães, use caminhas com isolante para evitar que o colchão fique em contato com o chão frio. Uma dica é colocar um estrado embaixo.

• Quanto aos gatos, opte pelas camas tipo iglu, porque eles gostam de se esconder

• Embora sintam mais frio, os gatos têm maior senso de preservação, saindo em busca de fontes de calor e se entocando em locais protegidos. Já os cães são menos independentes e precisam da ajuda dos donos para suportar o clima.

9PATROCINADOR

Page 10: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

No mercado há 10 anos, a

empresa oferece produtos de

qualidade e busca da excelência na

prestação dos seus serviços

DISTRIBUIÇÃO

N o mercado desde 2005, a Distribuidora Zanella ofere-ce uma ampla linha de pro-

dutos para pets, que variam entre ração animal, petiscos, acessórios e brinquedos. Com um trabalho em grande parte do Rio Grande do Sul, a empresa conta com uma equipe qua-lificada para atender com confiança e qualidade, tornando-se referência no trabalho realizado junto aos clientes. Para falar um pouco mais sobre a atuação e os objetivos da empresa, entrevistamos Marcelo Zanella, dire-

tor da distribuidora. Confira.

A Distribuidora Zanella atua no mercado há 10 anos. Como foi o início dessa história?

Iniciamos a empresa em 2005, num mercado com outro cenário. Surgimos com intuito de vender ra-ção de qualidade para os clientes no interior do estado. Com o tempo, percebemos a expansão do mercado pet e a carência de fornecedores de produtos com melhor qualidade. As-sim, iniciamos uma busca constante.

Fornecendo qualidade para o mercado pet

Como funciona o trabalho de-senvolvido pela empresa?

Trabalhamos com toda a equipe sendo empresa, incluindo vende-dores e entregadores (com entrega própria). Isto nos permite ter maior envolvimento e garantia do serviço prestado junto aos parceiros. O ob-jetivo é se tornar, com excelência, o principal distribuidor de produtos para o mercado pet, desenvolvendo e inovando em parcerias com as me-lhores empresas de nutrição animal, visando a plena satisfação dos nos-sos clientes e colaboradores.

Como é a relação da empresa com os seus clientes?

Buscamos sempre estar próximos de clientes, parceiros e amigos. Todos os colaboradores envolvidos no pro-cessos são funcionários da empresa, tornando o envolvimento da Zanella com nossos parceiros sempre muito

próximo. Visamos sempre aprimorar nossos processos, por isso a maior crítica sempre é a nossa.

Qual o balanço que você faz dos 10 anos de atuação da Distri-buidora Zanella?

A Distribuidora Zanella oferece produtos de referência no mercado pet e vem se consolidando com arti-gos de alta qualidade, tornando-se re-ferência no mercado. Contamos com parceiros de marcas expressivas e con-solidadas no mercado, como: Kelco, Alcon, Perigot, Dalpet e Animal Planet.

Quais os objetivos para os pró-ximos anos?

O objetivo da empresa é a busca da excelência na prestação dos seus serviços bem como dos produtos dis-tribuídos, resultando na profissionali-zação do mercado pet. Com certeza é o caminho que desejamos seguir.

10

CONTEÚDO PUBLICITÁRIO ZANELLA

PATROCINADOR

Page 11: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

Mãos que ajudamANIMAIS DE RUA

S e por um lado, o número de animais domésticos no Brasil é espantoso, por outro, o país

ainda sofre com a grande quantidade de bichos abandonados. Segundo um levantamento recente da Organização Mundial da Saúde, só no Brasil são 30 milhões de animais em situação de abandono, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Na tentativa de reverter essa triste realidade, diversas ONGs e Associações atuam para dimi-nuir o sofrimento dos bichinhos e pro-videnciar um novo lar para eles.

Uma dessas associações é a Duas Mãos Quatro Patas, que desde 2003 atua em prol dos animais de rua.

– Nossos objetivos são a divulga-ção de animais para adoção em nosso site e o encaminhamento para castra-ção de baixo custo dos cães e gatos que vivem nas ruas ou que tenham sido adotados – afirma Rejane Velho Ferreira, voluntária e Presidente da Duas Mãos Quatro Patas.

A associação não possui uma sede e, por esse motivo, não recolhe e não tem onde abrigar animais por denún-cia ou solicitação. A principal dificul-

dade enfrentada não só pela Duas Mãos Quatro Patas, mas por diversas entidades de proteção aos animais, é a falta de recursos financeiros e de in-fraestrutura. O grupo não conta com apoio ou patrocínio do governo ou de empresas.

– É do bolso de cada um de nós que saem os recursos para castrações, custeio de outras despesas veteriná-rias, ração, etc. Para captar recursos financeiros fazemos brechós, ações entre amigos, pedidos de doação para campanhas específicas e participamos de eventos onde seja permitida a co-mercialização de produtos com a nos-sa marca – enfatiza Rejane.

Rejane também ressalta que os animais abandonados são um proble-ma social, cuja solução passa pelo en-volvimento de todos. Para ela, a reali-dade só vai mudar quando as pessoas se derem conta de que cada um é o “alguém” que pode fazer a diferença pelos bichinhos.

– Ter pena não faz mudar a reali-dade de abandono e maus tratos, o que faz diferença é ter atitude – fina-liza Rejane.

Site: www.duasmaosquatropatas.com.brE-mail: [email protected]: 51 – 98084432

ONGs e Associações como

a Duas Mãos Quatro Patas

atuam em prol do bem-estar de animais

abandonados

Para saber mais:

PIXABAY.COM

11PATROCINADOR

Page 12: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

A ssim como nós, os animais também precisam de cuidados

dentários, contudo, essa necessidade odontológica ainda é muito desconsiderada por alguns donos. Vale destacar que o tártaro e outras doenças periodontais afetam 85% dos cães com cinco anos de idade, enquanto os gatos estão mais sujeitos a Lesão de Reabsorção Odontoclática Felina (LROF), mais conhecida como cárie. Portanto, menosprezar a saúde bucal dos pets pode render problemas para eles no futuro. Para falar um pouco mais desse assunto e oferecer dicas para você cuidar do sorriso de seu mascote, o Guia Cães & Gatos entrevistou a Dra. Vívam Nunes Pignone, médica veterinária e especialista em odontologia dos animais. Confira o bate-papo.

Sorriso mais saudávelODONTOLOGIA VETERINÁRIA

A prevenção inicia observando

as bocas dos pets. Desde

filhotes, devemos iniciar o condicionamento

para higiene bucal

A higiene bucal ainda recebe pouca atenção dos donos de cães e gatos?

Infelizmente sim. Muitas vezes por achar que o mau hálito dos animais é normal, por falta de orientação do mé-dico veterinário e porque ainda existe medo de anestesiar seus bichinhos. Alguns estabelecimentos introduziram no serviço de banho e tosa a higiene oral, porém, vale ressaltar, que essa es-covação deve ser diária, após a última refeição à noite. Por outro lado, a seg-mentação da medicina veterinária fez com que as especialidades ganhassem um nicho importantíssimo no merca-

12PATROCINADOR

Page 13: Guia Cães e Gatos 2015

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

do pet, onde inclui-se a odontologia veterinária de pequenos animais. Des-sa forma, a procura por serviço espe-cializado tem aumentando.

Como os donos podem ajudar na prevenção dessas doenças?

A prevenção inicia observando as bocas dos pets. Desde filhotes, deve-mos iniciar o condicionamento para higiene bucal, observar se todos os dentinhos de leite irão cair até os sete meses, se ele está com dificuldade para se alimentar, ou passou a não comer ração seca e quer apenas alimento pas-toso. Vale destacar que o mau hálito é o maior sinalizador de que há algum problema e precisa ser tratado.

Quais as doenças bucais que mais afetam os pets?

As doenças bucais em pets são se-melhantes as que afetam os humanos.Apesar da cárie ser muito frequente em pessoas, é rara em animais, sendo mais comum a doença periodontal (gengi-vite e tártaro), pois, com três anos de idade, 85% dos animais já apresen-tam algum grau de comprometimento periodontal. Outro problema são os dentes de leite persistentes, também conhecidos como “boca de tubarão”. A partir de oito meses de idade, todo e qualquer dente de leite que não caiu passa a ser considerado dente retido, com indicação de extração. As fraturas dentárias também são comuns e ge-ralmente decorrem de traumas como: briga entre cães, acidentes automo-bilísticos, queda e desgaste dentário decorrente de vício de roer. Entretan-to, existem outras afecções orais que podem atingir cães e gatos como: os tumores orais, fraturas de mandíbula e maxila, fenda palatina, lesão de reab-sorção dentária dos felinos e complexo gengivoestomatite ou estomatite cau-dal. Doenças autoimune também po-dem cursar com manifestações orais, como lupus e pênfigo.

Como funcionam os tratamentos odontológicos para os bichinhos?

Os procedimentos odontológicos seguem os mesmos princípios daque-les realizados em humanos. A grande diferença é a necessidade de anestesia geral para todas as intervenções, sob

monitorização do início ao término do procedimento. Os tratamentos odon-tológicos são realizados pelo médico veterinário especialista após consulta prévia, a qual tem grande importância, pois é feito o diagnóstico e planeja-mento cirúrgico junto com o proprie-tário. A partir desta avaliação, exames de sangue, de imagem e a avaliação cardíaca são necessários para subme-ter um paciente à anestesia com total segurança. Outro ponto fundamental é trabalhar com veterinários anestesistas especializados. Com os pacientes anes-tesiados, procede-se um exame clínico mais completo, seguido de radiogra-fias intra-orais, de toda a cavidade oral, para logo iniciar-se o procedimento necessário, desde a profilaxia dentária (remoção do “tártaro”) até procedi-mentos mais longos.

O número de profissionais espe-cializados em odontologia dos pets ainda é baixo?

Sim, muito baixo. Atualmente, no Rio Grande do Sul existem apenas cinco pro-fissionais com título de especialista em Odontologia Veterinária. Aqui no estado, apenas uma universidade dispõe da dis-ciplina na grade curricular (ULBRA). Mes-mo assim, mais cursos para aprofundar o conhecimento são necessários, assim como pós-graduação na área, com du-ração de dois anos, existente apenas em São Paulo. A Odontologia consiste numa área de grande investimento inicial com equipamentos, tanto cirúrgicos como de imagem. Muitos com necessidade de im-portação dos EUA ou Europa, o que torna os procedimentos mais onerosos que em humanos, somado a necessidade de mais um profissional anestesista.

Inicialmente, realizar a escovação apenas levantando os lábios, sem abrir toda a boca;

Cobrir os olhos do animal, para ele não ver a escova. Muitos animais têm medo, pois não sabem o que vai acontecer.

Usar pasta de dente que seja agradável para seu cão. Faça um teste deixando-o lambê-la, sem escovinha ou dedeira.

Nos gatinhos, apreenda toda a cabeça com uma mão (não dominante), e com a outra promova a escovação.

Caso seu animalzinho já esteja com doença periodontal instalada, gengivite e tártaro, procure um profissional especializado para tratar a infecção e dor, para depois iniciar a prevenção.

E o mais importante, dê sempre recompensa após a escovação. Petisco, carinho e passeio são ótimas opções.

*Agradecimento as clínicas veterinárias Petlab e Doutor Bicho que cederam o espaço para fotografia

FOTOS WAGNER CEZAR, DIVULGAÇÃO

Segredos para conseguir higienizar a boca do seu pet:

Embora ainda receba pouca

atenção, Víviam destaca que

a procura por serviços

odontológicos para pets tem

crescido

13PATROCINADOR

Page 14: Guia Cães e Gatos 2015

CURSOS PROFISSIONALIZANTES

INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015

C om uma população de 106 mi-lhões de animais de estimação, não é de se estranhar que o Bra-

sil seja o segundo maior mercado pet do mundo, atrás somente dos Estados Unidos. Segundo dados da Associa-ção Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet), o setor movimentou R$ 16 bilhões em 2014, alta de 8,2% em comparação ao ano anterior. Os números são mais um indício da chamada “humanização” dos bichos de estimação, isto é, os donos estão cada vez mais exigentes quando o assunto é o bem-estar de seu mascote. Por esse motivo, quanto mais preparado estiver o profissional de uma Pet Shop, melhor.

Pensando nisto, em 2008 foi criado o CPEA – Centro Profissionalizante do Segmento Pet, que forma profissio-nais para trabalhar como tosadores, atendentes, auxiliares de veterinários e gestores. O CPEA é uma escola voltada exclusivamente para o mercado Pet.

– A escola trabalha com cursos de estética animal em todos os níveis profissionais (básico, tosador e este-ticista). O curso completo de esteti-cista, por exemplo, tem carga horária de 200 horas, entre aulas práticas e teóricas, com dois meses de duração. Aqui, o aluno é direcionado ao merca-

Formando profissionais para o mercado pet

do de trabalho e também estará apto para montar o seu pet shop – afirma Tiago Schröder, Diretor do CPEA.

Atualmente a escola oferece seus cursos nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Novo Hamburgo e Caxias do Sul. A instituição também atua em Santa Catarina, nas cidades de Floria-nópolis, Joinville e Blumenau. Além das aulas teóricas, o aluno realiza um estágio curricular de 160 horas em clínicas e hospitais veterinários conve-niados ao CPEA.

– Mais de 6 mil alunos já se forma-ram em nossos cursos. Muitos deles acabam montando seu próprio pet shop ou ingressando no mercado de trabalho como profissionais de estética animal, atendentes de Pet Shop ou auxi-liares de veterinários – ressalta Schröder

Nos últimos três anos, a escola teve um aumento de 40% no número de alunos, sendo os cursos de banho e tosa e auxiliar veterinário os mais procurados. O perfil das pessoas que procuram os cursos é bem variado.

– Temos jovens estudantes, enfer-meiros, biólogos, advogados, aposen-tados, pessoas em busca de emprego ou que desejam cuidar de seus ani-mais em casa. Embora eclético, todos tem algo em comum, o amor pelos animais – finaliza Schöder.

Com escolas em cidades do Rio

Grande do Sul e Santa Catarina,

o CPEA já formou mais de 6 mil alunos

em seus cursos voltados para o

mercado pet

DIVULGAÇÃO

14PATROCINADOR

Page 15: Guia Cães e Gatos 2015

ENTRE AS PERNAS

É um sinal de que o cachorro está

com medo

BALANÇANDOPode significar que o cão está agressivo ou

animado

RABO

ESTICADOQuando o cão

demonstra estado de alerta

ou ataque

Corpo com as pernas dianteiras

esticadas e o traseiro levantado

significa ansiedade

As pernas levemente

dobradas e o corpo para frente podem

indicar um ataque

A barriga para cima

representamsubmissão ou

vontade de fazer as pazes

CORPOcães

Corpo arcado e pelos eriçados

representa agressividade

Quando esfrega seu corpo ao dono, significa que está

marcando território e/ou querendo

atenção

Ao rolar de barriga para

cima, demostra afetuosidade e

submissão

CORPOgatos

ORELHAScães e gatos

EM PÉ PARA FRENTE

Representam um sinal de alerta ou atenção ao dono

ABAIXADASSignificam estado de

tranquilidade e bem-estar

FONTE: GAZETA DO POVO

LINGUAGEM CORPORAL

O s animais de estimação, assim como o ser humano, também podem se comu-

nicar com movimentos, gestos e atitudes. Por meio da linguagem corporal, podemos descobrir se o animal está irritado, em alerta, com medo ou faceiro com a nossa presença. Saber o que significa cada mensagem é essencial para a boa convivência com os bichanos. Você sabia que para cães e gatos ficar de barriga para cima ao deitar-se no chão é um sinal de submissão ao dono? Conheça essa e outras posi-ções mais comuns destes bichinhos:

Eu me remexomuito!INFORME COMERCIAL Porto Alegre sábado 30 de maio de 2015 15

PATROCINADOR

Page 16: Guia Cães e Gatos 2015