guerra solidariedade na mercedes - smabc.org.brfc11c133-5a38-4c54-95d5... · dido de tite e fechou...

4
ADONIS GUERRA SOLIDARIEDADE NA MERCEDES PÁGINA 3 Presidente do Sindicato, Rafael Marques, conversou com os trabalhadores na montadora sobre as possibilidades de retirada de direitos com o avanço da pauta conservadora no País. Quarta-feira 30 DE MARÇO DE 2016 Edição nº 3866 WWW.SMABC.ORG.BR

Upload: dinhmien

Post on 10-Dec-2018

212 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

adonis guerra

Solidariedadena MercedeS

Página 3

Presidente do Sindicato, Rafael Marques, conversou

com os trabalhadores na montadora sobre as

possibilidades de retirada de direitos com o avanço da

pauta conservadora no País.

Quarta-feira30 de Março de 2016

edição nº 3866

www.SMabc.org.br

HoJe, ÀS 22H

canal 8.1 Hd

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 30 de março de 2016

fotos: divulgação

Notas e Recados

Máfia da Merenda – 1A Polícia Federal cumpriu sete mandados de prisão e 11 de busca e apreensão na ope-ração que apura fraudes nos contratos para fornecimento de merenda em São Paulo.

Máfia da Merenda – 2Entre os presos está Leonel Júlio, ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo. O atual presidente da ALESP, Fernando Capez (PSDB) também é inves-tigado.

ensino de qualidade

O governo federal criou mais de 105 mil vagas para especia-lização de professores da rede pública. A proposta é valorizar a carreira dos professores e me-lhorar a educação.

É verdade

A partir de 1° de abril, a conta de luz virá com a bandeira verde, ou seja, a geração de energia es-tará mais barata, graças ao bom índice de chuvas.

vacinados

As vacinas contra a gripe serão enviadas para todos os estados do País a partir do dia 1° de abril. A proposta é que a mobilização contra a doença aconteça no dia 30.

170 Mil foraM deMitidoS Pela PetrobraS deSde início da lava Jato

A operação Lava Jato atingiu diretamente os trabalhadores na Petrobras e em empresas prestadoras de serviços. A estatal e suas subsidiárias demi-tiram 169,7 mil pessoas desde o início das investigações, há pouco mais de dois anos.

Os números têm base em dados apresentados ao Conse-lho de Administração da Petro-bras e da pesquisa nos relatórios publicados pela empresa nos últimos 12 anos.

“Os trabalhadores e as empre-sas não podem pagar por erros de executivos envolvidos em corrupção”, alertou o secretá-rio-geral do Sindicato, Wagner Santana, o Wagnão.

“Vale, como exemplo, a Volks por conta do chamado ‘Dieselgate’. É preciso punir quem for comprovadamente culpado sem prejudicar 500 mil companheiros que estão nas fábricas da Volks em todo mundo,” prosseguiu.

O caso investiga a instalação de dispositivos de manipulação

adonis guerra

de emissões de poluentes em automóveis com motores 3.0.

Wagnão também lembrou outra operação investigada pela Polícia Federal, a Zelotes, que apura irregularidades na aprovação de medidas provi-sórias de desoneração fiscal. “Se houve de fato irregularidade na aprovação dessas medidas, os responsáveis devem ser pu-

nidos, mas essa operação não pode ser mais uma responsável por travar a produção e desem-pregar milhares de pessoas”, analisou Wagnão.

Em 2014 começaram os cortes na Petrobras, último ano da gestão Graça Foster, quando 74,3 mil perderam o emprego, e se intensificaram sob coman-

do de Aldemir Bendine, que cortou 95,4 mil até fevereiro deste ano.

Acordo de leniênciaNo final do ano passado, o

governo federal editou medida para acordos de leniência, que possibilitam que empresas investigadas possam continuar prestando serviços às estatais.

fotos: adonis guerra

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 30 de março de 2016

rafael alerta trabalHadoreS na MercedeS Sobre riScoS de retirada de direitoS

Em conversas no chão de fábrica com os trabalhadores na Mercedes, em São Ber-nardo, o presidente do Sindicato, Rafael

Marques, discutiu o momento atual e os assuntos internos dos companheiros na montadora.

“Foi muito importante a ida à Mercedes para falar sobre o cenário e ouvir as preocupações em relação ao futuro da empresa e a queda na produção. Ouvi também reclamações sobre a pressões das chefias e tomaremos providências”, afirmou.

Rafael conversou com os trabalhadores na pré-montagem, montagem de caminhões, de ônibus e revisão final na última quinta-feira, dia 24.

De acordo com o coordenador do CSE, Ângelo Máximo de Oliveira Pinho, o Max, o diálogo é essencial para a organização na base. “O Sindicato está preocupado, mais do que tudo, com a situação dos empregos na categoria e no Brasil. Por isso, é necessário conversar sobre a conjuntura política

e econômica, que afeta diretamente os empregos.”O presidente discutiu a pauta dos metalúrgicos

do ABC em defesa dos empregos, pela retomada da economia, o Programa Nacional de Renova-ção da Frota, a correção da tabela do Imposto de Renda, a redução dos juros, contra a reforma da Previdência, contra a precarização do trabalho e pela mudança na política econômica.

Também falou sobre os riscos de retirada de direitos dos trabalhadores. “Existe um avanço da pauta conservadora capitaneada pelos patrões, mercado financeiro e imprensa comercial no Brasil. É preciso muita união e solidariedade neste momento para defender os empregos, salários e o ambiente democrático”, afirmou.

“Temos que fazer a barreira contra essa frente que quer a terceirização total, as reformas traba-lhista e previdenciária e projetos que representam retrocessos e ameaças graves aos direitos dos trabalhadores”, prosseguiu.

O presidente explicou que a onda conservadora está se espalhando pelo mundo e citou os exemplos do México, Argentina e Itália. “Se a retomada do crescimento for preparada pela pauta de interesses do setor empresarial, será uma agenda totalmente contra os trabalhadores e que rasgará a CLT”, destacou.

A peregrinação pelas fábricas na base teve início no dia 22. Novas mobilizações serão realizadas nas fábricas da base em defesa dos empregos, salários e conquistas.

Levantamento feito pelo Departamento In-tersindical de Assessoria Parlamentar, o DIAP, mostra que são 55 ameaças aos direitos em tramitação no Congresso Nacional. Confira em http://goo.gl/ LYC6vU. “É essa pauta reacionária que teremos de enfrentar em defesa dos direi-tos conquistados pelos trabalhadores na luta”, concluiu.

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Quarta-feira, 30 de março de 2016

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Luciana Yamashita e Olga Defavari. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

fotos: adonis guerra

Tribuna Esportivafotos: divulgação

O Corinthians atendeu o pe-dido de Tite e fechou a compra do atacante Lucca (foto) com o Cruzeiro e o Criciúma. O Timão deve desembolsar 4,5 milhões e passou a ser dono de 60% do jogador.

Empolgado com a indicação de Gabigol para a Seleção, Dorival Jr disse que o próximo convocado santista para repre-sentar o Brasil pode ser Victor Ferraz (foto).

Depois de golear o Palmeiras por 4X1, o Água Santa se pre-para para enfrentar o Ituano. Será o segundo jogo do time com o comando do técnico Márcio Bittencour.

O meia Michael Bastos, de fora dos jogos do São Paulo desde o dia 13 devido a uma lesão na coxa, voltou a treinar e deve ser escalado para o jogo contra o Linense.

PAuLISTA

Hoje – 15hÁgua Santa X ItuanoDistrital do Inamar

Hoje – 19h30Linense X São PauloSão José do Rio Preto

Hoje – 21h45Corinthians X Ponte Preta

Arena Corinthians

Sindicato diScute deSenvolviMento do ParQue tecnológico de São bernardo

No primeiro evento oficial do Parque Tecnológico de São Bernardo, o vice-pre-sidente do Sindicato e representante do Conselho de Administração do Parque, Aroaldo Oliveira da Silva, destacou a importância da articulação entre traba-lhadores, universidades, poder público e empresários para o desenvolvimento da região.

“A diversidade de pessoas e insti-tuições representadas no encontro é essencial, já que o desafio é exatamente o diálogo entre todos para consolidar o conhecimento e construir mais valor agregado no ABC”, defendeu. “É uma grande oportunidade para traçar os rumos da inovação, pesquisa e diversifi-cação da economia”, continuou.

O workshop “Intercâmbios e for-mação de competências técnicas para

a constituição e desenvolvimento do Parque Tecnológico de São Bernardo” foi realizado no dia 3, no Paço Municipal.

O secretário de Coordenação de Po-líticas Europeias de Desenvolvimento, Escola, Formação Profissional, Univer-sidade, Pesquisa e Trabalho do governo da região de Emilia Romagna, Patrízio Bianchi, falou sobre a experiência de parques tecnológicos na Itália.

“Temos espaços para pesquisa, formação de pessoas e ambiente para desenvolver a inovação em torno das universidades. O desafio agora é transformar todos em um único grande parque”, explicou.

O professor esteve no ABC e parti-cipou de uma série de encontros para discutir a integração entre a educação profissional e as demandas do mercado

de trabalho. Também assinou uma de-claração com o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, para cooperação e desen-volvimento.

De acordo com Aroaldo, o objetivo é consolidar a experiência da região para ampliar a sua competitividade. “Conhe-cemos outros parques para criar um centro de desenvolvimento com geração de empregos, maiores salários e qualifi-cação profissional, além de atrair novas iniciativas interessadas em um ambiente favorável de inovação”, concluiu.

O Parque Tecnológico terá cinco eixos estratégicos de atuação, sendo eles setor automotivo, ferramentaria, indústria de defesa, design e petróleo e gás. A sede provisória do escritório fica no antigo colégio Salete, no Centro.

Durante o 5° Encontro das Metalúrgicas do ABC – Mulhe-res pelo Brasil, as trabalhadoras que trouxeram seus filhos, tive-ram a opção de deixá-los em um espaço de lazer equipado com brinquedos, enquanto partici-pavam dos debates.

A creche foi montada no Espaço Celso Daniel e entre as atividades disponíveis estavam cama elástica e ambiente para desenhar e colorir.

Compareceram cerca de 20 crianças que se divertiram e fica-ram aos cuidados de monitores. Confira mais fotos em facebook/smabc.

Filhos de Metalúrgicas do ABC se divertem em creche durante 5° Encontro