guerra fria 1945- 1991. apÓs a segunda guerra mundial... uma política global bipolar, ou seja,...

29
GUERRA FRIA 1945- 1991

Upload: internet

Post on 17-Apr-2015

106 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

GUERRA FRIA

1945- 1991

Page 2: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL...

Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências): EUA e URSS. Formadas por ideais distintos, ambos os pólos de poder tinham como principal meta a difusão de seus sistemas políticos e culturais no resto do mundo.

Page 3: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):
Page 4: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Os EUA defendiam a política capitalista, argumentando ser ela a representação da democracia, da liberdade e da liberdade individual. Em contrapartida a URSS enfatizava o socialismo como resposta ao domínio burguês e solução dos problemas sociais.

Page 5: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

divisão da Alemanha em 4 zonas de influência, cada uma chefiada pelos vencedores: Estados Unidos, França, Reino Unido e União Soviética. Berlim, a capital da Alemanha nazista, também foi dividida, mesmo estando totalmente em território de influência soviética. Então a comunicação entre o trecho ocidental da cidade fragmentada e as outras zonas era feita por pontes aéreas e terrestres.

Page 6: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

1949,as zonas americana, francesa e inglesa se unificaram, fundando a República Federativa da Alemanha, ou Alemanha Ocidental, cuja capital era Bonn. Da zona soviética, nasceu a República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental, com capital Berlim, a porção oriental.

Page 7: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

AJUDA ECONÔMICA

CAPITALISTAS:

Plano Marshall. Era uma série de empréstimos a baixos juros e investimentos públicos, para facilitar o fim da crise na Europa Ocidental e repelir a ameaça do socialismo entre a população descontente.

SOCIALISTAS

COMECON (Conselho para Assistência Econômica Mútua). Este conselho tinha como meta a recuperação dos países orientais, também para mostrar como vitrine as benfeitorias que o socialismo fazia ao povo.

Page 8: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

CORRIDA ARMAMENTISTA

Page 9: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

AJUDA MILITAR

CAPITALISTAS OTAN (Organização

do Tratado do Atlântico Norte), uma aliança militar, com o objetivo de proteção internacional em caso de um suposto ataque dos paises do leste Europeu.

SOCUIALISTAS A URSS firmou entre

ela e seus aliados o pacto de Varsóvia (1955) para unir forças militares da Europa Oriental.

Page 10: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Corrida Espacial

No ano de 1957, os russos lançaram Sputnik

Em novembro do mesmo ano, os russos lançaram Sputnik II e, dentro da nave foi a bordo o primeiro ser vivo a sair do planeta: uma cadela laika, de nome Kudriavka

em 1961 os soviéticos conseguiram lançar Vostok I, que era tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo

Page 11: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):
Page 12: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

GUERRA DA CORÉIA

O primeiro grande confronto militar entre ideologias ocidentais capitalistas e orientais socialistas veio no sudoeste asiático, na década de 1950

Page 13: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Joseph Macarthy nos anos 50, culminou na criação de um comitê de investigação de atividades anticomunistas.

Page 14: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

em 1961 os soviéticos conseguiram lançar Vostok I, que era tripulada por Yuri Gagarin, o primeiro ser humano a ir ao espaço e voltar são e salvo

Page 15: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Os Estados Unidos, por outro lado, conseguiram enviar a missão Apollo 8 no Natal de 1968, que era tripulada, a uma órbita lunar.

A missão Apollo 11 conseguiu realizar com sucesso a missão, e Neil Armstrong e Edwin Aldrin se tornaram os primeiros humanos a caminhar em outro corpo celeste.

Page 16: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

A Coexistência Pacífica (1953 - 1962)

significaria os esforços de ambos os lados em evitar o conflito militar, havendo apenas confronto ideológico e tecnológico (corrida espacial).

Page 17: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Crises da Guerra Fria (1956 - 1962)

Revolução Húngara (1956) Buscavam a independência política da Hungria, mas foram reprimidos

violentamente pelos soviéticos e pela própria polícia de estado húngara. O resultado, ao contrário, foi a instauração de um governo pró-soviético ainda mais opressor e ditatorial.

Page 18: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Guerra de Suez (1956)

O rei do Egito, pró-europeu, foi derrubado por Gamal Abdel Nasser em 1953, que procurou instalar uma política nacionalista.

Nasser teria declarado as intenções de nacionalizar o Canal de Suez, que era controlado majoritariamente por franceses e ingleses. França, o Reino Unido e Israel decidiram formar uma aliança, declararam guerra ao Egito a União Soviética era favorável a retirada porque queria estreitar laços com os árabes, e se aliou rapidamente à Síria e Egito.

Page 19: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Crise dos Mísseis (1962) Cuba sofreu uma revolução

em 1959, que retirou o pró-americano Fulgêncio Batista do poder, e instaurou a ditadura de Fidel Castro, socialista. A instauração de um regime socialista preocupou a Casa Branca e, em 1961 os Estados Unidos chegaram a ordenar uma invasão à ilha, mas a operação foi um fracasso.

Em 1962, a União Soviética foi flagrada construindo 40 silos nucleares em Cuba.

Page 20: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Em 28 de Outubro, Kennedy foi obrigado a ceder os pedidos, e concordou em retirar os mísseis da Turquia e não atacar Cuba. Assim, Nikita Khrushchev retirou seus mísseis nucleares da ilha cubana.

Page 21: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

A Distensão (1962 - 1979)

Pratica da diplomacia

Os EUA e a URSS decidiram, então, realizar acordos para evitar uma catástrofe mundial. Nesta época, vários tratados foram assinados entre os dois lados.

Page 22: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

A Distensão, apesar de garantir o não-confronto militar, acirrou a rivalidade política e ideológica, culminando em algumas revoltas sociais e apoios a revoltas e revoluções na Europa e no Terceiro Mundo.

Guerra do Vietnã (1957 - 1973)

Page 23: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

PRIMAVERA DE PRAGA

1968, a Tchecoslováquia ,PRIMAVERA DE PRAGA,local onde as movimentos populares tomavam corpo. Temendo a liberdade política da Tchecoslováquia, Brezhnev, líder da URSS, ordenou a invasão de Praga e a repressão do movimento popular. ,

Page 24: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

O Reconhecimento Chinês

China não admitia se submeter aos soviéticos Mao Tse-Tung, presidente da China socialista,aproximou-se

de Washington. Com a aproximação entre Pequim e Washington outros países

ocidentais tomaram a mesma decisão, e a China pôde entrar para ONU, como participante e como membro permanente do Conselho de Segurança da ONU.

Page 25: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

A "Segunda" Guerra Fria (1979-1985) Em 1979, a União Soviética invade o

Afeganistão, e instaura o governo de Brabak Karmal, que era a favor das políticas de Moscou.

grande resistência, principalmente da parte dos mujahideen das montanhas afegãs. Eles eram abastecidos por outros países, como China, Arábia Saudita, Paquistão e o próprio Estado Unidos. Dez anos depois, os soviéticos tiveram que abandonar o país. Esta vitória dos mujahideen possibilitou depois a formação do grupo Taleban, que aproveitou a desordem no país para instaurar seu governo autoritário.

Page 26: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

A era Gorbachev - o fim da Guerra Fria (1985-1991)

A dinâmica de reformas na URSS e a aproximação diplomática com o mundo ocidental.

Perestroika: série de medidas de reforma econômicas

Glasnost: a "liberdade de

expressão" à imprensa soviética e a transparência do governo

Page 27: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

O ano de 1989 viu as primeiras eleições livres no mundo socialista Assim, os regimes comunistas, país após país, começaram a cair. A Polônia e a Hungria negociaram eleições livres (com destaque para a vitória do partido Solidariedade na Polônia), e a Tchecoslováquia, a Bulgária, a Romênia e a Alemanha Oriental tiveram revoltas em massa, que pediam o fim do regime socialista. O ponto culminante foi a queda do Muro de Berlim em 9 de Novembro de 1989, que pôs fim à Cortina de Ferro e, para alguns historiadores, à Guerra Fria em si.

Page 28: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Alemães do lado oriental e ocidental em pé no Muro de Berlim em frente ao Portão de Brandeburgo, no dia 10 de novembro de 1989. O momento simbolizou o começo do fim da Guerra Fria na Europa

Page 29: GUERRA FRIA 1945- 1991. APÓS A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL... Uma política global bipolar, ou seja, centrada em dois grandes pólos (denominadas na época superpotências):

Finalmente, no dia 31 de Dezembro de 1991, Gorbachev anunciava o fim da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas.