guerra arte - smabc.org.br04ec6893-4d04-4780-90ca... · nação a apoiar alguém como adolf hitler...

4
Sexta-feira 18 DE MARÇO DE 2016 Edição nº 3861 WWW.SMABC.ORG.BR EMPREGO E DEMOCRACIA PÁGINA 3 ATO É HOJE, A PARTIR DAS 16H, NO MASP ARTE SOBRE FOTO DE ADONIS GUERRA

Upload: vandung

Post on 17-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sexta-feira18 de março de 2016

edição nº 3861

www.Smabc.org.br

emprego e democracia

página 3

ato é hoje, a partir das 16h, no Masp

arte

sob

re fo

to d

e ado

nis

guer

ra

fotos: divulgação

Notas e Recados

Mais cidadania – 1Desde a última terça, quem recebe Bolsa Família não pre-cisará sacar todo o dinheiro de uma vez. Os beneficiários do programa poderão fazer uma conta poupança na Caixa.

Mais cidadania – 2Neste mês 400 mil famílias irão receber o benefício pela conta. Com essa mudança é possível pagar contas e fazer compras com cartão de débito ou crédito.

cPFOs cartórios já emitiram mais de 204 mil certidões de nas-cimento com o Cadastro de Pessoas Físicas, o CPF. A me-dida evita fraudes e problemas causados por nomes iguais.

Boas ideias – 1O governo federal vai premiar as iniciativas para combater o Aedes aegypti. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de abril no portal da Comunidade de Práticas, o CdP.

Boas ideias – 2Os três melhores relatos terão os materiais divulgados no portal da CdP e apresentarão sua experiência pessoalmente ao Ministério da Saúde.

HoJe, ÀS 20H

canal 8.1 Hd

www.smabc.org.br2 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 18 de março de 2016

Saiba mais

Comente este artigo. Envie um e-mail para [email protected] | Departamento de Formação

Colunas: Terças - Dieese | Quartas - Jurídico | Quintas - Saúde | Sextas - Formação

o desemprego e o conservadorismo

As crises econômicas historicamente resultam em crises políticas. O Império Romano, que existiu por mil anos, se divi-diu e pereceu após uma grande falência da capacidade de gerar riquezas para sustentar seu funcionamento.

Na poderosa Alemanha, a crise de 29, que começa nos Estados Unidos, leva a nação a apoiar alguém como Adolf Hitler e elegê-lo para chefe de Estado, e só depois ele se assume como ditador. A mesma crise levou os Estados Unidos a uma radicaliza-

ção da política que culminou no extermínio dos movimentos sociais.

Hoje, os conservadores crescem em todo o mundo, desde 2008 os países desenvolvidos não retomaram ainda seu ritmo de crescimento. Assim, a história se repete como uma farsa e, nas últimas elei-ções regionais da Alemanha, os partidos de direita foram os grandes vencedores. Nas eleições parlamentares da União Eu-ropeia idem, os países elegeram bancadas conservadoras e xenófobas (aversão a

pessoas de outras nacionalidades).O recado é esse, sem crescimento

econômico, sem geração de emprego, as forças políticas mais retrógradas ganham espaço entre as massas. As pessoas tendem a defenderem seus próprios interesses e ficam suscetíveis a soluções fáceis para a crise. Para manter e avançar as agendas de interesse dos trabalhadores é fundamental a mudança da política econômica e o Sin-dicato acredita que ajudar o Brasil começa por fortalecer a luta pelo emprego.

divulgação cnm-cut

metalúrgicoS do abc e vice-preSidentena toyota diScutem rede Sindical

O CSE na Toyota, em São Bernardo, se reuniu na semana passada com o vice-presidente no Brasil, Percival Do-nato Maiante, para discutir o processo de reconhecimento da rede sindical de metalúrgicos na montadora.

O encontro aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Metalúrgi-cos da CUT, a CNM-CUT.

De acordo com o diretor de Co-municação do Sindicato e secretário de Relações Internacionais da CNM-CUT, Valter Sanches, que acompanhou

a atividade, nesta primeira conversa a fábrica já se comprometeu a negociar o reconhecimento formal da rede sindical Toyota no País.

“Este é mais um canal de comuni-cação entre empresa e trabalhador. O próximo passo será construir a rede sindical internacional”, disse.

Sanches também acredita que o reco-nhecimento da rede é também um passo importante para, posteriormente, se construir o Contrato Coletivo Nacional de Trabalho, o CNTT, na montadora.

“O CCNT é a principal bandeira da CNM-CUT. Queremos igualar os di-reitos da classe trabalhadora com base nas melhores cláusulas econômicas e sociais”, afirmou.

O vice-presidente na montadora acres-centou que este é mais um instrumento para estabelecer parâmetros de deman-das dos trabalhadores e agora o desafio será dialogar com todas as plantas juntas, pois cada uma tem suas especi-ficidades.

Trabalhadores interessados em participar do cur-so de Redação Técnica, do convênio Sindicato-Senai, devem realizar a matrícula até a próxima quinta, dia 24, na Escola Livre para Formação Integral “Dona Lindu”, na Regional Diadema. O horário de atendimento é das 10h às 20h. Na Av. Encarnação, 290, próximo ao terminal de trólebus Piraporinha. Fone 4061-1048.

escola do sindicato prorroga inscrições para redação técnica até dia 24

Terça, 17h às 21h32 vagas – por ordem de chegadaInício das aulas: 5/4Término das aulas: 29/5

Sexta, das 8h às 12h e 13h às 17h32 vagas – por ordem de chegadaInício das aulas: 8/4Término das aulas: 10/6

redação técnica – vagas limitadas

assembleia aMa-aBC

A Associação dos Metalúrgicos Aposentados, a AMA-ABC, convoca os trabalhadores aposen-tados para assembleia extraordinária hoje, às 14h, no 3º andar da Sede do Sindicato. Em pauta, plano de saúde e assuntos gerais. Fone 4127-2588.

Agenda

plenária B.Grob

O Sindicato convoca todos os trabalhadores para plenária amanhã, às 9h, na Sede. Em pauta, assuntos internos. Rua João Basso, 231, Centro, São Bernardo.

agradecimento de Cipa na arteb

Os companheiros Inácio Coelho de Araújo, o Velhinho do Viagra; José de Ribamar, o Didi; Lindomar Barbosa Siqueira, o Piauí; e Sebastião Gomes de Lima, o Tião; agradecem o voto de confiança dos trabalhadores na fábrica.

adonis guerra

roberto parizotti

www.smabc.org.br 3Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 18 de março de 2016

ato em defeSa doS empregoSe da democracia é HoJe

A CUT convoca todos os trabalhadores para o ato em defesa dos empregos e da demo-cracia, que será realizado hoje, a partir das

16h, com concentração no vão livre do Masp, na Av. Paulista, em São Paulo. Serão realizados atos em todo o Brasil em defesa dos direitos trabalhistas e sociais.

“A nossa categoria é de luta, solidária, fraterna, que aprendeu na ditadura a resistir aos ataques que a direita e os empresários faziam. É uma categoria que está calejada na luta e vamos impedir a tenta-tiva de golpe”, afirmou o presidente do Sindicato, Rafael Marques.

De acordo com o presidente, as negociações e conquistas dos trabalhadores só são possíveis em um ambiente democrático. “Na ditadura não tinha representação, luta por benefícios, nada disso era possível. É nosso compromisso defender a demo-cracia, que foi conquistada com muita luta dos trabalhadores”, explicou.

“Não podemos ficar calados contra o discurso

incendiário de ódio e intolerância dessa ofensiva conservadora da elite, que quer passar por cima dos direitos da classe trabalhadora”, prosseguiu.

O presidente do Sindicato disse que é preciso unidade e organização para garantir um País onde todos tenham voz e vez. “Tenho absoluta certeza que os metalúrgicos do ABC vão honrar a camisa, arregaçar as mangas e ser destaque no ato em de-fesa da democracia, dos direitos dos trabalhadores, dos direitos coletivos e pela mudança na política econômica”, convocou Rafael.

“Não vamos permitir que ninguém coloque de joelhos a classe trabalhadora. Vamos resistir, lutar e vencer”, afirmou.

segurança Em reuniões com o secretário da Segurança

Pública de São Paulo, Alexandre de Moraes, o pre-sidente da CUT, Vagner Freitas, e representantes dos movimentos sociais deixaram claro o caráter pacífico dos atos e reivindicaram a garantia do di-

reito de todos de se manifestar e trabalhar. Freitas argumentou que a violência não interessa a nin-guém e não combina com a democracia.

aBCNa próxima semana, os metalúrgicos do ABC

organizam o ato na via Anchieta em defesa dos empregos. A mobilização vai consolidar a pauta pela retomada do desenvolvimento do País que será entregue a Lula, agora ministro chefe da Casa Civil.

“Os trabalhadores têm lado, experiência e or-ganização para lutar por um País cada vez melhor para todos os brasileiros. A resistência é nas ruas”, disse Rafael.

O ato será em defesa do emprego, da democra-cia, pela retomada do crescimento econômico do País, pelo Programa Nacional de Renovação da Frota, a correção da tabela do Imposto de Renda, a redução dos juros, contra a reforma da Previdência e a precarização do trabalho – Projeto de Lei da Câmara nº 30, antigo Projeto de Lei 4330.

Durante o Ato pela Legalidade Democrática, realizado na noite de quarta-feira, dia 16, no Teatro da Universidade Católica de São Paulo, o Tuca, em São Paulo, a CUT, juristas, intelectuais, escritores, movimentos sociais e artistas defenderam a demo-cracia brasileira.

O presidente da CUT, Vagner Freitas, ressaltou que não há avanços sem Estado democrático. “Em geral, golpes como esse que está sendo construido no nosso País é para ceifar o direito dos trabalhadores e escravizar os trabalhadores para o capitalismo”, disse.

A filósofa e professora da USP, Marilena Chauí, avaliou que existe um caldo de cultura perigoso, onde são forjadas ditaduras, tiranias e o cerceamento de liberdades conquistadas. Também analisou as mani-

festações do último domingo convocadas pela direita. “Estão à procura de um líder, um poder arbitrário

e tirânico, desde que garanta a ordem e a segurança contra a democracia. É uma perspectiva conservadora e reacionária, que não tem proposta ou programa. Não tem nada”, afirmou.

A professora também criticou parte do judiciário e da bancada conservadora que estão operando arbitrariamente. “Estão destruindo todos os direitos assegurados na Constituição de 1988”, explicou. “É o judiciário que opera ao arrepio da lei, contra a lei e a ideologia que aparece na forma do ódio, do ressenti-mento, da vingança e nas manifestações ocorridas”, concluiu.

“existe um caldo de cultura perigoso, onde são forjadas ditaduras e tiranias”

Presidente do Sindicato, Rafael

Marques, durante ato na Av. Paulista em 16 de dezembro

de 2015

www.smabc.org.br4 Tribuna Metalúrgica – Sexta-feira, 18 de março de 2016

Redação: Rua João Basso, 231 – Centro – São Bernardo – CEP: 09721-100 – Fone: 4128-4200 – Fax: 4127-3244 – Site: www.smabc.org.br – E-mail: [email protected]. Regional Diadema: Av. Encarnação, 290 – Piraporinha – Fone: 4061-1040 – CEP: 09960-010. Regional Ribeirão Pires: Rua Felipe Sabbag, 149 – Centro – Fone: 4823-6898 – CEP: 09400-130. Diretor Responsável: Wagner Santana. Coordenadora: Rossana Lana. Repórteres: Cinthia Fanin e Luciana Yamashita. Estagiária: Girrana Rodrigues. Arte e Editoração Eletrônica: Rogério Bregaida. CTP e Impressão: Simetal ABC Gráfica e Editora – Fone: 4341-5810. Os anúncios publicados na Tribuna Metalúrgica são de responsabilidade dos próprios anunciantes. O jornal não responde em nenhuma circunstância pela oferta e venda de produtos e serviços.

Publicação diária do Sindicatodos Metalúrgicos do ABC

SÃO BERNARDO

triBo de jahBanda comemora 30 anos de carreira apresentando músicas do último trabalho. Amanhã, às 21h, no Teatro Paulo Machado de Carvalho. Al. Conde de Porto Alegre, 840, Bairro Santa Maria. Ingressos de R$ 30 a R$ 60. Fone 4221-8347.

SÃO BERNARDO

SÃO CAETANO

ChiCo CésarNeste show o cantor apre-senta “Estado de Poesia”, título de seu mais recente trabalho. É o primeiro ál-bum autoral de Chico em oito anos. Amanhã, às 20h, no Teatro Santos Dumont. Av. Goiás, 1.111, Santa Paula. Ingressos de R$ 9 a R$ 30. Fone 4221-8347.

SÃO CAETANO

fotos: divulgação

Em 60 dias, Tite remontou o time do Corinthians, que co-meçou a temporada sem cinco titulares campeões brasileiros, e chegou à liderança do Grupo 8 da Libertadores.

O São Paulo tem a pior cam-panha da sua história na Li-bertadores. O time nunca tinha ficado sem vencer nos três primeiros jogos e precisará vencer os três próximos jogos para chegar às oitavas.

PAuLISTãO

Amanhã – 15hÁgua Santa x Botafogo

Distrital do Inamar

Amanhã – 16hCorinthians x Linense

Arena Corinthians

Domingo – 16hItuano x São Paulo

Itu

Domingo – 18h30Audax x Palmeiras

Osasco

Domingo – 18h30Ferroviária x São Bernardo

Araraquara

Domingo – 19h30Rio Claro x Santos

Rio Claro

Até o fechamento desta edição, as emissoras não divulgaram quais jogos serão transmitidos no final de semana.

Tribuna Esportivafotos: divulgação

ExCETO quANDO AlERTADO, TODOS OS EvENTOS REgiSTRADOS NESTA págiNA Têm ENTRADA gRATuiTA.DSR seM patrão

ENviE um EmAil pARA [email protected] COm TElEfONE pARA CONTATO

DivulguE NESTE ESpAçO vOCê iRá SE ApRESENTAR NO ABC?

thaeMe & thiaGoCantores sertanejos agitam festa com seus principais sucessos. Amanhã, às 21h, na Estância Alto da Serra. Rua Nevio Carlone, 3. Acesso pela SP-148, altu-ra do KM 33. Ingressos de R$ 40 a R$ 130. Fone 4101-5000.

SÃO BERNARDO

Lapada poétiCaLançamento do segundo livro de poemas do coletivo Tantas Letras, intitulado Afronta Fronteiras. Amanhã, às 16h, no Fer-radura Bar. Rua Professor Gieg, 15, Centro. Mais informações em https://goo.gl/lZ7c8x.

toCa pandeiroO companheiro Carlos, trabalhador na Fer-ramentaria da nova Forjaria, na Toyota, convida a categoria para apreciar o melhor do samba de raiz tocado pelo projeto Bar Doce Lar. Domingo, às 13h, na Chácara Dieters. Estrada José Moura, 60, Batistini. Ingressos a R$ 20. Fone 97219-6358.

RiBEiRÃO piRES

FestivaL de Bandas Covers Show comemora aniversário de 62 anos da cidade com apre-sentação dos grupos Ideologia (foto), que homenageia Cazu-za, e O Livro dos Dias, que se dedica a banda Legião Urbana. Amanhã, às 14h, e domingo, às 12h, na Praça Central. Rua Boa Vista, s/nº, ao lado da Vila do Doce. Fone 4828-9600.