gt-fende ecossistema federado para oferta, distribuição ...• oportunizar o desenvolvimento de...

1
Descrição O GT-FENDE tem como objetivo projetar, desenvolver e implantar um ecossistema para oferta, distribuição e execução de funções virtualizadas de rede (p.ex., firewall e NATs). Objetiva-se que tais funções sejam criadas e utilizadas tanto por instituições parceiras (pertencentes à federação CAFe) como pelos Pontos de Presença (PoPs) da RNP. Nesse contexto, as ilhas Fibre (para funções de rede tradicionais), FUTEBOL (para funções relacionadas a redes sem fio) e o IDC (para execução remota) apresentam-se como infraestruturas/testbeds adequados para instituições que pretendam utilizar NFV. O ecossistema a ser desenvolvido poderá ser utilizado mesmo em casos onde a infraestrutura da instituição interessada seja desacoplada dos serviços oferecidos pela RNP, bastando para isso que seja seguido um conjunto de recomendações de NFV fornecidas como um dos resultados desse projeto. O ecossistema proposto também possibilitará o gerenciamento do ambiente virtualizado, incluindo a tarefa de gerenciar Service Chains sofisticadas, onde diversas funções são criadas e implantadas em conjunto para atender um determinado serviço de rede. Por fim, o objetivo mais amplo é permitir que desenvolvedores, operadores de rede e pesquisadores na área de redes de computadores possam criar, oferecer e distribuir funções virtualizadas por meio de um ecossistema pertencente à RNP, similar aos serviços de rede. Benefícios Agilidade na implantação de funções e serviços de rede nos PoPs Redução de custos operacionais (OPEX) e de capital (CAPEX) com a não dependência de equipamentos dedicados (middleboxes) Facilidade na criação e distribuição de novas funções de rede Escalabilidade vertical/horizontal nos serviços oferecidos Oportunizar o desenvolvimento de funções de rede disruptivas e distribuição de aplicações encontrados em plataformas de dispositivos móveis baseados em iOS e Android. GT-FENDE Ecossistema federado para oferta, distribuiçãoe execução de funções virtualizadas de rede EQUIPE Coordenador-geral Carlos Raniery Paula dos Santos Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Coordenador-adjunto Alberto Egon Schaeffer-Filho Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) COLABORADORES • Lisandro Zambenedetti Granville Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) • Elias Procópio Duarte Júnior Universidade Federal do Paraná (UFPR) PARCEIROS • Universidade de Aveiro, Portugal • Ghent University – iMinds, Belgium • Universidade Federal do Paraná, Brasil SITE eco-fende.org.br CONTATO [email protected] Visão geral do ecossistema para funções de rede.

Upload: others

Post on 20-May-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: GT-FENDE Ecossistema federado para oferta, distribuição ...• Oportunizar o desenvolvimento de funções de rede disruptivas • e distribuição de aplicações encontrados em

DescriçãoO GT-FENDE tem como objetivo projetar, desenvolver e implantar umecossistema para oferta, distribuição e execução de funçõesvirtualizadas de rede (p.ex., firewall e NATs). Objetiva-se que taisfunções sejam criadas e utilizadas tanto por instituições parceiras(pertencentes à federação CAFe) como pelos Pontos de Presença(PoPs) da RNP. Nesse contexto, as ilhas Fibre (para funções derede tradicionais), FUTEBOL (para funções relacionadas a redes semfio) e o IDC (para execução remota) apresentam-se comoinfraestruturas/testbeds adequados para instituições que pretendamutilizar NFV.

O ecossistema a ser desenvolvido poderá ser utilizado mesmo emcasos onde a infraestrutura da instituição interessada sejadesacoplada dos serviços oferecidos pela RNP, bastando para isso queseja seguido um conjunto de recomendações de NFV fornecidas comoum dos resultados desse projeto.

O ecossistema proposto também possibilitará o gerenciamento doambiente virtualizado, incluindo a tarefa de gerenciar Service Chainssofisticadas, onde diversas funções são criadas e implantadas emconjunto para atender um determinado serviço de rede.

Por fim, o objetivo mais amplo é permitir que desenvolvedores,operadores de rede e pesquisadores na área de redes decomputadores possam criar, oferecer e distribuir funções virtualizadaspor meio de um ecossistema pertencente à RNP, similar aos serviçosde rede.

Benefícios• Agilidade na implantação de funções e serviços de rede nos PoPs

• Redução de custos operacionais (OPEX) e de capital (CAPEX) com anão dependência de equipamentos dedicados (middleboxes)

• Facilidade na criação e distribuição de novas funções de rede

• Escalabilidade vertical/horizontal nos serviços oferecidos

• Oportunizar o desenvolvimento de funções de rede disruptivas

• e distribuição de aplicações encontrados em plataformas dedispositivos móveis baseados em iOS e Android.

GT-FENDEEcossistema federado para oferta, distribuic ̧a ̃o e execuc ̧a ̃o de func ̧o ̃es virtualizadas de rede

EQUIPECoordenador-geralCarlos Raniery Paula dos SantosUniversidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Coordenador-adjuntoAlberto Egon Schaeffer-FilhoUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

COLABORADORES• Lisandro Zambenedetti GranvilleUniversidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)• Elias Procópio Duarte JúniorUniversidade Federal do Paraná (UFPR)

PARCEIROS• Universidade de Aveiro, Portugal• Ghent University – iMinds, Belgium• Universidade Federal do Paraná, Brasil

SITEeco-fende.org.br

[email protected]

Visão geral do ecossistema para funções de rede.