grupo da melhor idade participa de gravação do programa ... · frequentam o projeto de plantas...

24
Aproximadamente 30 idosos do grupo da Melhor Idade da Se- cretaria de Promoção e Desenvol- vimento Social de Paulínia, que frequentam o projeto de Plantas Medicinais do Centro Pluridisci- plinar de Pesquisas Químicas, Bio- lógicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, em Betel, participaram de uma gravação para o programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. Durante a entrevista os integrantes do Grupo explicaram que acompanham o processo do plantio, desde a germinação das se- mentes até o momento da colheita. Página 2 Grupo da Melhor Idade participa de gravação do programa Globo Repórter sobre plantas medicinais Paulínia realiza 536 testes no Dia Mundial de Combate a AIDS Página 5 Alunos da Creche Neusa Pereira Caron I realizam passeio no Parque Ecológico de Paulínia Página 20

Upload: vulien

Post on 08-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Aproximadamente 30 idosos do grupo da Melhor Idade da Se-cretaria de Promoção e Desenvol-vimento Social de Paulínia, que frequentam o projeto de Plantas Medicinais do Centro Pluridisci-plinar de Pesquisas Químicas, Bio-lógicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, em Betel, participaram de uma gravação para o programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão. Durante a entrevista os integrantes do Grupo explicaram que acompanham o processo do plantio, desde a germinação das se-mentes até o momento da colheita.

Página 2

Grupo da Melhor Idade participa de gravação do programa Globo Repórter sobre plantas medicinais

Paulínia realiza 536 testes no Dia Mundial de Combate a AIDS

Página 5

Alunos da Creche Neusa Pereira Caron I realizam passeio no Parque Ecológico de Paulínia

Página 20

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia2 Paulínia, 7 de dezembro de 2011

EXPEDIENTE: A publicação do Semanário Oficial do Município de Paulínia obedece à Lei Nº 1.753 de 09/11/93, que cria a Imprensa Oficial do Município de Paulínia. Este Semanário veicula atos oficiais do Município, e outros atos de interesse do Executivo e da Câmara Municipal. Sua produção está sob a responsabilidade do Gabinete do Prefeito (Serviço de Expediente e Secretaria de Gover-no - Departamento de Comunicação Social), Secretaria de Planejamento e Coordenação (Serviço de Informática) e Secretaria dos Negócios Jurídicos. Tiragem desta edição: 26.000 exemplares.

O grupo da Melhor Idade, co-ordenado pela Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social, que participa do projeto de Plantas Medicinais do Cen-tro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp, em Betel, participou, na manhã desta terça-feira (dia 29), de uma gravação para o programa Globo Repórter, da Rede Globo de Televisão.Aproximadamente, 30 idosos fo-ram entrevistados pela repórter, Isabela Assunção, sobre o traba-lho que os integrantes realizam no CPQBA. O programa sobre Fitoterapia deverá ir ao ar em me-ados de 2012.Durante a entrevista, os inte-grantes do Grupo explicaram que acompanham o processo do plantio, desde a germinação das sementes até o momento da co-lheita.A doutora e engenheira agrôno-ma, Glyn Mara Figueira, coorde-nadora do Projeto de Plantas Me-dicinais do CPQBA, comentou a importância da divulgação do trabalho realizado. “É imprescin-dível valorizar o conhecimento popular, pois é nele que é funda-mentada a eficácia da ciência no uso das pesquisas, portanto os relatos do nosso grupo têm um grande valor”.Desde a implantação do projeto em 1990, passaram aproximada-mente 200 idosos em encontros com a natureza, ligados direta-mente às plantas medicinais, com o objetivo de promover interação e conhecimento sobre o benefício que elas podem oferecer. A equi-pe de Paulínia é dividida em dois grupos de aproximadamente 25 pessoas, que duas vezes ao mês, passam quatro horas, exercitan-

Grupo da Melhor Idade de Paulínia participa de gravação sobre plantas medicinais

do a prática do cultivo de plantas medicinais.A secretária da Seprodes, explicou que “o projeto é de suma importância para o bem estar dos partici-pantes, pois além de exer-cer uma atividade física, eles buscam na memória momentos que viveram no início de suas vidas. Mui-tos cultivam as plantas nos quintais de suas casas para curar as enfermidades dos seus familiares”.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 3

A Prefeitura de Paulínia está preparando um Natal inesquecí-vel! Muitas novidades e surpre-sas estão previstas para a festa mais importante do ano. A pro-gramação do Natal 2011 come-ça no próximo sábado, dia 10 de dezembro, a partir das 18h30, no Parque Zeca Malavazzi, com a chegada do Papai Noel.

Descobrir como o principal per-sonagem do Natal chegará para as festividades de final de ano é uma tradição em Paulínia. Para a festa ser ainda melhor, acontecerá o sorteio de dez bicicletas.

O Parque Zeca Malavazzi será centro das atrações de Natal. É lá que as crianças poderão se en-cantar com a árvore de Natal de 25 metros de altura, a ‘Casinha do Papai Noel’ e a ‘Vila do Papai Noel’, inédita na cidade. “A Vila irá reportar uma mini cidade com casa, igreja, indústria e Correios. O cenário está maravilhoso”, ex-plica o secretário de Turismo e Eventos.

Além disso, o Parque será o lo-cal de exposição do 1º Concurso de Presépios, onde 17 artesãos de Paulínia confeccionaram a cena do nascimento de Jesus de uma maneira diferente. O julgamento acontecerá dia 14 de dezembro e a premiação no dia 23. Serão dis-tribuídos R$ 12 mil reais entre os três primeiros colocados.

As compras de Natal também poderão ser feitas no Parque Zeca Malavazzi, uma feira de artesa-natos, com a comercialização dos mais diversos produtos, está sen-do preparada. O público também terá uma praça de alimentação com a venda de comidas e bebi-das que irão agradar a todos. O horário de funcionamento será: segunda a quinta-feira, das 19 às 22 horas. Sextas, das 19 às 23 ho-ras e sábados e domingos, das 14 às 23 horas.

Diariamente, o Parque Zeca

Natal dos sonhos em Paulínia!

Cidade investe em decoração e atrações para toda a família

Malavazzi terá inúmeras atra-ções, como shows de mágica, música, marionetes, oficinas de guirlanda e às 21 horas, um show de luzes e músicas com a sincro-nia dos espaços iluminados: ala-meda, lagoa, Vila do Papai Noel e Árvore de Natal. “Tenho certeza de que todos irão se emocionar. Pensamos em atrações para que toda a família estivesse unida, ce-lebrando o nascimento de Jesus”, disse o prefeito de Paulínia.

A decoração natalina será outro atrativo para a população. Diver-sos bairros da cidade entrarão no clima do natal com árvores de 10 metros de altura. Esses enfeites poderão ser conferidos nos bair-ros Parque da Represa, Cooperlo-tes/Bom Retiro, Jardim Planalto, São José, Betel e Praça do Rota-ry/Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus.

Todas as atrações de Natal em Paulínia são gratuitas e abertas a população.

Programação completa na pági-na 24.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia4 Paulínia, 7 de dezembro de 2011

O Carnaval 2012 de Paulínia terá uma novidade que irá abri-lhantar ainda mais uma das fes-tividades mais requisitadas da região. Na noite do dia 30 de novembro, no Auditório Carlos Tontolli, do Paço Municipal, foi conhecida a primeira Corte Mi-rim do município. O evento foi realizado pela Administração Municipal, por meio da Secreta-ria de Turismo e Eventos.

“Estamos trabalhando e tra-zendo novidades para o Carnaval de Paulínia, para que esta festa continue sendo uma das maiores atrações do Estado de São Pau-lo”, disse o secretário de Turismo e Eventos.

Sete candidatas a rainha e três a rei momo mirins foram julgados nos quesitos dança, beleza, ritmo, simpatia e espírito carnavalesco pelos jurados: Mizael Marcelly, colunista e diretor do Jornal Cor-reio Paulinense, Nina Güth, pro-fessora de Balé Clássico e Daniel Cássio, coreógrafo e professor.

Depois das apresentações in-dividuais e coletivas, Roberto Moraes Santiago, de 8 anos, do bairro Cooperlotes, encantou os jurados com sua ginga e venceu na categoria rei momo infantil.

Já na categoria rainha mirim, as irmãs do Jardim Ouro Negro, to-maram conta da passarela e mos-traram muito ginga e samba no pé. Gabrielly Vitória Moutinho Grance, de 8 anos, foi a primeira princesa e Julia Vanessa Mouti-nho de Amorin, 10 anos, levou a coroa da primeira rainha mirim do carnaval de Paulínia.

A Rainha do Carnaval 2011, Graziela Juliana Moutinho, 26 anos, mãe das vencedoras diz es-tar muito feliz com vitória das fi-lhas. “Passou um filme na minha cabeça, a sensação é única, ver minhas filhas trilhando o mesmo caminho que o meu”.

Vale salientar que todos os can-didatos receberam um mimo da Secretaria de Turismo e Eventos.

Já a Corte 2012 será escolhida no dia 14 de janeiro, no Pavilhão de Eventos do Parque Brasil 500, onde as crianças eleitas, também, serão coroadas.

A Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, inova no desfile de blocos do Carnaval 2012. Dia 21, no Hall do Paço Munici-pal, os blocos carnavalescos “H Lera”, “Os Incardidos”, “Estrela Azul”, “Invasores”, “Beeiro o Bloco”, “Acta” e “Os Primos” fizeram uma do-ação de brinquedos que será encaminhada ao projeto “Natal Solidário”, realizado pela Mu-nicipalidade.

Cada bloco carnavalesco que concorre ao título de 2012 deveria doar 100 brinquedos, sendo 50 bolas e 50 bonecas, valendo dois pontos para a so-matória dos quesitos (evolu-ção, empolgação, criatividade, conjunto e fantasia) do desfile.

Todos os blocos cumpriram a tarefa e somaram dois pon-tos, com exceção, dos blocos

Corte Mirim será uma das atrações da festa em 2012Novidades no Carnaval

Blocos do Carnaval 2012 doam brinquedos em prol do Natal Solidário

“Acta” e “Os primos” que entre-garam apenas 50 brinquedos an-gariando um ponto.

O secretário de Turismo e Eventos ficou satisfeito com o resultado da ação, que arrecadou 626 itens, entre bolas e bonecas. “Foi a primeira vez que realiza-mos uma ação com os blocos,

desta maneira, eles retribuem o apoio que a Administração Municipal destina a eles para participarem do desfile”.

Vale lembrar que o desfile dos blocos carnavalescos acon-tecerá no dia 18 de fevereiro de 2012, no Sambódromo, Parque Brasil 500.

A primeira Corte Mirim é composta por Vanessa Moutinho de Amorin, Roberto Morais Santiago e Gabrielly Vitória Moutinho Grance

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 5

O CTA de Paulínia está à disposição da população para acompanhamento, não só dos pacientes portadores do HIV, como também das doenças sexualmente transmissíveis e hepatites virais.

De acordo com a secretária de Saúde, o Centro é uma referência na prestação dos serviços que oferece gratuitamente. “Há três meses o Ministério da Saúde certificou o ambulatório como um Centro de Testagem e Aconselhamento, isso se deve ao empenho dessa equipe que leva à população, além de informações, o diagnóstico precoce e o tratamento, cumprindo o papel da saúde pública”, destacou.

Todas as pessoas que procuram o CTA são acolhidas e orientadas conforme a patologia. Os pacientes que precisam

de atendimento médico são encaminhados aos profissionais como infectologista, ginecologista, urologista, entre outros.

Os portadores do HIV também fazem a coleta dos exames específicos e recebem toda medicação fornecida pelo Ministério de Saúde, o conhecido “coquetel antiaids”.

Já para as doenças oportunistas desses portadores do HIV/AIDS, como a meningite e tuberculose, a Secretaria de Saúde oferece todos os remédios necessários. A rede municipal também está preparada para os atendimentos de DST (doenças sexualmente transmissíveis). No CTA, os pacientes encontram ainda grupos de ajuda mútua, atendimento psicoterápico individual ou em casais.

Segundo Marta Aguirre Brant de Carvalho, psicóloga e coordenadora do CTA e do Programa Municipal de DST/

AIDS e Hepatites Virais, o Centro é responsável também por todas as campanhas preventivas de Paulínia. “Este ano fizemos uma grande ação em parceria com a Secretaria de Educação, oferecendo palestras e testes aos alunos de escolas estaduais e municipais a partir do 8º ano, focando na prevenção da AIDS e das DST’s. Realizamos mais de 1.070 exames com esses jovens”, disse.

Atualmente, Paulínia tem 211 pacientes em atendimento dos portadores de HIV/AIDS no Centro de Testagem e Aconselhamento. Em 2011, o CTA já distribuiu mais de 100 mil preservativos masculinos.

Para o prefeito de Paulínia todo esse trabalho da Administração Municipal “visa minimizar os impactos das doenças e garantir a qualidade de vida dos pacientes com HIV/AIDS e DST’s”, concluiu.

Serviços para população

A Prefeitura de Paulínia rea-lizou no dia 1º de dezembro, di-versas atividades em prol do Dia Mundial de Combate a AIDS. O Paço Municipal recebeu duas apresentações teatrais sobre o tema, além da coleta de sangue para testes de HIV em todos os servidores municipais interes-sados. A realização da atividade foi uma parceria da Secretaria de Saúde e da Secretaria de Recur-sos Humanos.

“Hoje o mundo todo se volta para a conscientização das me-didas do combate a AIDS que é uma realidade no nosso coti-diano, e nós estamos dando essa contribuição com ações que vi-sam combater o preconceito e prevenir a doença”, declarou a secretária de Recursos Humanos.

A Sala de Imprensa foi palco da apresentação “Dr. Talk Show”, uma produção da Associação dos Produtores de Artistas de Paulí-nia. A peça traz orientações sobre a transmissão de DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) e HIV com muito humor e intera-tividade.

Além disso, todos os servidores municipais usaram bottons com o desenho do laço vermelho que simboliza a luta contra a AIDS. Eles receberam também folders com orientações preventivas a transmissão do vírus.

A ação fechou a campanha “Fi-que Sabendo” realizada pelo CTA (Centro de Testagem e Aconse-lhamento) em parceria com o Mi-nistério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.

Durante toda a semana que ce-lebrou o Dia Mundial de Comba-te a AIDS foram realizados em Paulínia 391 testes convencionais e 145 testes rápidos de diagnós-ticos.

Paulínia realiza atividades no Dia Mundial de Combate a AIDS

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia6 Paulínia, 7 de dezembro de 2011

AToS Do PoDER EXECuTIVo

SECRETARIA DE EDuCAção

EDITAL DE AVISo DE ABERTuRA E REGuLAMENTo Do PRoCESSo SELETIVo PARA CoNCESSão DE BoLSA EDuCAção Nº 001/2012, DE ACoRDo CoM A LEI MuNICIPAL Nº 3.077 DE 03/05/2010, REGuLAMENTADA PELo DECRETo Nº 5961 DE 12/07/2010

A PREFEITuRA MuNICIPAL DE PAuLÍNIA, Estado de São Paulo, através da Secre-taria de Educação, no uso de suas atribuições e em consonância com a legislação mu-nicipal, torna pública a abertura e regulamento do Processo Seletivo para CoNCES-São DE BoLSA EDuCAção/2012 – Ensino Superior (Bacharelado, Licenciatura e Tecnólogo) e Ensino Médio (Técnico).

1. DoS BENEFÍCIoS E DoS REQuISIToS

1.1. No exercício de 2012 serão concedidas 750 (setecentos e cinqüenta) Bolsas Educação, conforme segue:

1.1.1. ENSINo SuPERIoR – BACHARELADo E LICENCIATuRA: 300 (tre-zentas) bolsas, sendo 90 (noventa) parciais e 210 (duzentos e dez) integrais;

1.1.2. ENSINo SuPERIoR – TECNÓLoGo: 400 (quatrocentas) bolsas, sen-do 120 (cento e vinte) parciais e 280 (duzentos e oitenta) integrais;

1.1.3. ENSINo MÉDIo – TÉCNICo: 50 (cinquenta) bolsas no valor integral da mensalidade.

1.1.4. Em conformidade com o Parágrafo Único do art. 10 da Lei Municipal nº 3.077/2010, do número de vagas estabelecidas, serão destinados 5% (cinco por cen-to) aos candidatos portadores de necessidades especiais, devidamente comprovadas, que atenderem cumulativamente os requisitos estabelecidos.

1.2. São modalidades da Bolsa Educação:

1.2.1. BENEFÍCIo INTEGRAL é a modalidade de Bolsa Educação no valor de 100% (cem por cento) do valor da mensalidade da instituição de ensino, sendo desti-nado ao candidato que cumprir cumulativamente:

a) não possuir diploma de curso do nível da Bolsa Educação solicitada e/ou de nível superior;b) ter renda familiar inferior ou igual a 06 (seis) salários mínimos;c) ter cursado todos os anos do ensino médio, no caso de bolsas de ensino superior e; do ensino fundamental, no caso de bolsa de ensino técnico, em escola da rede pública ou em instituições privadas na condição de bolsista integral (devidamente comprova-da);

1.2.2. BENEFÍCIo PARCIAL é a modalidade de Bolsa Educação no valor de até 30% (trinta por cento) do valor da mensalidade da instituição de ensino, sendo destina-do aos candidatos:

a) a todos os candidatos não atendidos pelo Benefício Integral, inclusive, aque-les cuja renda familiar seja superior a 06(seis) salários mínimos;

b) a todos os candidatos não atendidos pelo Benefício Integral, inclusive, aque-les que tenham cursado o ensino médio em estabelecimento de ensino privado. 1.2. SÃO REQUISITOS PARA A INSCRIÇÃO NA BOLSA EDUCAÇÃO:

1.3.1. Estar registrado no Cartão Social;

1.3.2. Não receber auxílio de qualquer fonte, para o custeio de sua mensalidade;

1.3.3. Ser residente no Município de Paulínia há, pelo menos, 10 (dez) anos comprova-damente ininterruptos, em período imediatamente anterior ao ato de inscrição;

1.3.4. Não ter sido atendido anteriormente por programas de Bolsa de Estudo, Crédito Educativo e Bolsa Educação da Prefeitura Municipal de Paulínia, independente de ter concluído ou não o curso;

1.3.5. Estar devidamente matriculado e frequentando curso Superior ou Técnico em Instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação).

2. DAS PRÉ-INSCRIçÕES / INSCRIçÕES

2.1. PERÍoDo DE PRÉ-INSCRIção: de 16 a 31 de Janeiro de 2012, sem prorroga-ção, exclusivamente através do sítio oficial da Prefeitura Municipal de Paulínia (http://www.paulinia.sp.gov.br).

Calendário: Ano 2012

FERIADoS NACIoNAIS: (Leis Federais nºs 662/49, 6.802/80 e 10.607/02)

1º de janeiro (domingo) - Confraternização Universal21 de abril (sábado) - Tiradentes1º de maio (terça-feira) - Dia do Trabalho07 de setembro (sexta-feira) - Independência do Bra-sil12 de outubro (sexta-feira) – Padroeira do Brasil “Nos-sa Senhora Aparecida”02 de novembro (sexta-feira) - Finados15 de novembro (quinta-feira) - Proclamação da Re-pública 25 de dezembro (terça-feira) – Natal

FERIADoS MuNICIPAIS – (Lei Municipal nº 2.631 de 11/07/03)

28 de fevereiro (terça-feira) DIA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DE PAULÍNIA - aniversá-rio do município.06 de Abril - SEXTA-FEIRA SANTA (data móvel)07 de junho – (quinta-feira) - CORPUS CHRISTI (data móvel)15 de junho – (sexta-feira) - PADROEIRO DE PAULÍNIA “Sagrado Coração de Jesus” (sempre comemorado no 8º dia após Corpus Christi)09 de julho - (segunda-feira) - FERIADO CIVIL– Dia do Soldado Constitucionalista

PoNToS FACuLTATIVoS:

20 de fevereiro - (segunda-feira) de Carnaval 21 de fevereiro - (terça-feira) de Carnaval22 de fevereiro - (quarta-feira) de Cinzas

observação: As datas consideradas como pontos facultativos são de exclusivo critério da administração (as mencionadas fo-ram decretadas em 2011), podendo, no entanto serem alteradas, suprimidas e/ou acrescentadas atendendo fa-tos supervenientes.Excluem-se das disposições dos decretos de pontos fa-cultativos, os serviços considerados essenciais à popu-lação (Saúde, Educação, Transporte e Segurança Pú-blica).

Paulínia, 11 de novembro de 2011.

LuCILA RoDRIGuES ALVES PAVANSecretária Municipal da Chefia

do Gabinete do Prefeito

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 7

2.2. Ao preencher o requerimento da Bolsa Educação pela internet será informado o dia e o horário para o candidato comparecer ao Paço Municipal, sito à Av. Prefeito José Lozano de Araújo nº 1551, Parque Brasil 500, Paulínia/SP, apresentando a documen-tação exigida, e, assim, efetivar sua inscrição confirmando sua intenção de concorrer à Bolsa Educação/2012.

2.3. Serão aceitas inscrições por procuração com poderes específicos para tal, com firma reconhecida, desde que acompanhada de cópia autenticada do documento de identidade do procurador, que assumirá a responsabilidade pelas informações presta-das no ato da inscrição.

2.4. No ato da inscrição, se houver alteração dos dados inseridos no cadastro social/PAS, o candidato deverá apresentar a documentação relativa às alterações de dados dentro de envelope pardo e entregá-lo no dia e horário agendados através da internet.

2.5. Os documentos utilizados para efetivação da inscrição não serão devolvidos em hipótese alguma, pois farão parte integrante do processo seletivo.

o PERÍoDo DE PRÉ-INSCRIçÕES Não SERÁ PRoRRoGADo.

Os critérios para obtenção da Bolsa Educação estão à disposição do candidato no site oficial da Prefeitura Municipal de Paulínia (www.paulinia.sp.gov.br) e no semanário oficial do município.

I M P o R T A N T E: É de inteira e exclusiva responsabilidade do candidato a entrega, no ato da ins-crição, de todos os documentos exigidos no Edital, não cabendo ao servidor res-ponsável pelo recebimento a incumbência de conferência imediata, visto que tal atribuição cabe à Comissão. Assim, uma eventual constatação pela Comissão, de entrega incompleta de documentos que venha a implicar em desclassificação, será de inteira responsabilidade do candidato.

DoCuMENTAção NECESSÁRIA:

- DoCuMENTAção Do CANDIDATo (Todos os originais devem acompanhar a en-trega dos xerox para serem conferidos no recebimento).

- Fotocópia (xerox) do contrato assinado com a Instituição;- Fotocópia (xerox) do comprovante de matrícula do curso referente ao ano de 2012 (boleto com nome, valor e autenticação mecânica);- Fotocópia (xerox) do histórico escolar do Ensino Fundamental;- Fotocópia (xerox) do histórico escolar do Ensino Médio.

- DoCuMENTAção Do CANDIDATo E DE ToDoS oS MEMBRoS DA FAMILIA:

IMPoRTANTE: São considerados membros do grupo familiar, em relação ao candida-to: pai ou padrasto, mãe ou madrasta, ou responsáveis, irmãos, avós, filhos, esposo (a), companheiro (a), demais pessoas que estejam sob guarda legal (anexar fotocópia – Xerox do documento da guarda), ou demais pessoas que morem na mesma resi-dência.

- Fotocópia (xerox) do RG, CPF ou Carteira de Motorista (CNH);

- Fotocópia (xerox) da certidão de casamento, se legalmente casado e/ou a declaração de União Estável, caso não seja legalmente casado (anexo), ou em caso de separação e/ou divórcio apresentar certidão de casamento averbada;

- Fotocópia (xerox) da certidão de nascimento;

- Fotocópia (xerox) da certidão de óbito, no caso de falecimento de um dos cônjuges ou dos pais;

- Fotocópia (xerox) da Carteira Profissional (página da foto, página da qualificação civil, página dos 02 (dois) últimos contratos de trabalho e página seguinte a esta);

- Fotocópia (xerox) dos holerites de pagamento e/ou documento emitido pelo INSS em caso de aposentado, pensionista ou auxílio doença, dos meses de novembro e dezembro de 2011 e janeiro de 2012. Não serão aceitos extratos bancários como com-provante;

- Fotocópia (xerox) da declaração completa do Imposto de Renda (ano calendário 2010-exercício 2011);

- SE ESTAGIÁRIo - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) do Contrato de Estágio ou Declaração da Empresa, em papel tim-brado e assinatura do responsável, constando a data de contratação e o valor mensal recebido;

- SE PRoFISSIoNAL LIBERAL - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) do pró-labore;

- Declaração do contador em papel timbrado e com firma reconhecida em cartório, constando o valor recebido mensalmente nos meses de novembro e dezembro de 2011 e janeiro de 2012;

- Inscrição Municipal atualizada e Certidão negativa/positiva de propriedade de imó-veis;

- SE PRESTADoR DE SERVIço ou SEM REGISTRo EM CARTEIRA - Autônomo (exemplo: pedreiro, pintor, faxineiro, vendedora, eletricista e outros):

APRESENTAR:

- Declaração com firma reconhecida em cartório contendo 3 (três) testemunhas que atestem que é verdadeira a informação prestada e o valor recebido mensalmente (ane-xo).

- Reconhecer firma do declarante e de, pelo menos, 1 (uma) das testemunhas;

- SE SÓCIo ou PRoPRIETÁRIo DE EMPRESA - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) do contrato social; - Fotocópia (xerox) da declaração de Imposto de Renda (Pessoa Jurídica) ano calen-dário 2012 exercício 2011;

- Declaração Cadastral da Empresa na Prefeitura – DECA; - Declaração do Contador (Pró Labore dos meses de novembro e dezembro de 2011 de janeiro de 2012);

- Certidão negativa/positiva dos bens imóveis registrados no CNPJ da empresa;

- Declaração do contador em papel timbrado e com firma reconhecida em cartório, constando o valor recebido mensalmente de janeiro a dezembro de 2011 pela empresa (Participação nos Lucros).

- Se inativa, trazer documentos que comprovem a inatividade.

- o CANDIDATo QuE TRABALHA - APRESENTAR:

- Declaração da Empresa em papel timbrado e assinado pelo responsável, informando se oferece ou não ajuda de custo nos estudos dos funcionários (anexo).

- SE TIVER ALGuM FINANCIAMENTo ou PAGAR ALuGuEL - APRESENTAR:

- Cópia do contrato e do último recibo (Janeiro/2012)

- SE o CANDIDATo ou ALGuM MEMBRo DA FAMÍLIA RECEBER ALuGuEL - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) do último contrato de aluguel e do último recibo (Janeiro/2012), se casado, mesmo sendo no nome da esposa ou companheira, e se solteiro, mesmo sendo no nome do pai ou da mãe, deverá apresentar contrato e recibo;

- PENSão ALIMENTÍCIA - APRESENTAR:

- Se o candidato ou algum membro da família receber pensão alimentícia, juntardocumento que determine o valor, bem como um recibo de pagamento do último mês (Janeiro/2012).

- Se não recebe, preencher declaração de ausência de pensão alimentícia.

- CANDIDAToS PoRTADoRES DE NECESSIDADES ESPECIAIS

- As pessoas portadoras de necessidades especiais deverão comprovar, no ato da inscrição, através de fotocópia (xerox) de documento do INSS, a espécie e o grau da deficiência com expressa referência ao número do CID.

oBS: o CANDIDATo SERÁ DESCLASSIFICADo SE ENTREGAR DoCuMENToS CoNTRADITÓRIoS ou FALSoS , PoDENDo AINDA SoFRER PENALIDADE Ju-DICIAL.

CoMPRoVANTE DE RESIDÊNCIA

Comprovante de residência dos últimos 10 anos, sendo um para cada ano de 2002 – 2003 – 2004

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de PaulíniaPaulínia, 7 de dezembro de 20118

– 2005 – 2006 – 2007 – 2008 – 2009 – 2010 – 2011, além do comprovante de residên-cia atual (Janeiro/2012).

a) SE RESIDÊNCIA PRÓPRIA - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) das capas dos carnês de IPTU ou documento de financiamento da casa própria (um documento para cada ano em nome do candidato, ou de seus pais ou cônjuge).

- Caso o imóvel não esteja no nome dos membros da família, trazer fotocópia (xerox) do contrato de compra e venda, juntando fotocópia (xerox) das capas dos carnês de IPTU e fotocópia (xerox) da conta de energia elétrica do período exigido (sendo uma para cada ano).

oBS.: SE IMÓVEL FINANCIADo - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) do recibo de pagamento da parcela de financiamento de janeiro de 2012;

b) SE RESIDÊNCIA ALuGADA CoM CoNTRATo - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) do(s) contrato(s) com firma reconhecida, juntando os recibos de aluguel, sendo pelo menos 1 (um) de cada ano (dos últimos 10 anos);

- Pelo menos 05 (cinco) documentos de correspondência em nome do candidato, dos pais ou cônjuge (tais como conta de energia, conta telefônica, carnê de loja, corres-pondência bancária e outros), de anos alternados, sendo obrigatoriamente um de Janeiro de 2002.

c) SE RESIDÊNCIA CEDIDA - APRESENTAR:

- Declaração do proprietário, com firma reconhecida em cartório, constando período de moradia;

- Pelo menos 05 (cinco) documentos de correspondência em nome do candidato, pais ou cônjuge (tais como conta de energia, conta telefônica, carnê de loja, correspondên-cia bancária e outros), de anos alternados, sendo obrigatoriamente um de Janeiro de 2002.

d) SE RESIDÊNCIA ALuGADA SEM CoNTRATo - APRESENTAR:

- Declaração do proprietário do imóvel, com firma reconhecida em cartório, constando o período de locação;

- Pelo menos 05 (cinco) documentos de correspondência em nome do candidato, pais ou cônjuge (tais como conta de energia, conta telefônica, carnê de loja, correspondên-cia bancária e outros), de anos alternados, sendo obrigatoriamente um de Janeiro de 2002.

e) SE RESIDÊNCIA RuRAL - APRESENTAR:

- Fotocópia (xerox) da capa do ITR dos últimos 10 (dez) anos, (um comprovante para cada ano, sendo obrigatoriamente um de janeiro/2002) em nome do candidato, dos pais ou cônjuge;

f) SE IMÓVEL RuRAL ARRENDADo ou CEDIDo - APRESENTAR:

- Declaração do proprietário constando tempo de moradia com firma reconhecida em cartório;

- Fotocópia da capa do ITR do tempo declarado (uma declaração para cada ano);

- Pelo menos 05 (cinco) documentos de correspondência em nome do candidato, pais ou cônjuge (tais como conta de energia, conta telefônica, carnê de loja, correspondên-cia bancária e outros) de anos alternados, sendo obrigatoriamente um de Janeiro de 2002.

g) ouTRoS IMÓVEIS Do GRuPo FAMILIAR: APRESENTAR:

- Comprovante de endereço de todos os imóveis de todos os membros do grupo familiar (capa carnê IPTU ou conta de energia elétrica).

ESCLARECER A SITUAÇÃO DE TODOS OS IMÓVEIS:

CASAS - se estão alugadas e valor dos aluguéis;TERRENOS - esclarecer se tem construção;CHÁCARAS - se tem construção e se aluga. Valor do aluguelIMÓVEIS COMERCIAIS – se alugados, valor dos aluguéis

h) ouTRAS SITuAçÕES - APRESENTAR:

- Comprovação da situação vivenciada;

- Pelo menos 05 (cinco) documentos de correspondência em nome do candidato, pais ou cônjuge (tais como conta de energia, conta telefônica, carnê de loja, correspondên-cia bancária e outros) de anos alternados, sendo obrigatoriamente um de Janeiro de 2002.

Os anexos serão disponibilizados através do sítio oficial da Prefeitura Municipal de Paulínia: http://www.paulinia.sp.gov.br.

3. DoS CRITÉRIoS oBJETIVoS DE ANÁLISE SÓCIo-ECoNÔMICA E DoS RELA-TIVoS Ao DESEMPATE ENTRE CANDIDAToS

3.1. Bolsa integral

3.2. Bolsa Parcial

Aos candidatos com renda familiar inferior a 6 salários mínimos e que não foram con-templados.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 9

3.3. Com base nos elementos acima, a Comissão Especial atribuirá a cada can-didato os pontos auferidos. A maior quan-tidade de pontos compreende uma maior carência sócio-econômica.3.4. Na hipótese de empate, serão con-siderados sucessivamente os critérios elencados acima. A persistir este, a me-nor renda per capita será considerada. Se ainda assim houver empate, será realiza-do sorteio público entre os candidatos.

4. DA DESCLASSIFICAção

4.1. Será considerado desclassificado o candidato que:

4.1.1. Deixar de entregar toda a docu-mentação exigida no ato da inscrição (independente do momento que for cons-tatado);4.1.2. Apresentar informações ou docu-mentos falsos ou com rasuras.

5. DoS RECuRSoS

5.1. Serão admitidos recursos contra as decisões da Comissão Especial da Bolsa Educação, no prazo máximo de 05 (cin-co) dias úteis contados da data da comu-nicação.

5.2. Os recursos interpostos fora do prazo citado no item acima não serão conheci-dos pela Comissão Especial de Bolsa Educação;

5.3. Após o julgamento de eventuais re-cursos, a classificação dos beneficiários será submetida à homologação do Che-fe do Poder Executivo e posteriormente publicada no Semanário Oficial do Muni-cípio;

5.4. O não atendimento a qualquer dos requisitos de admissibilidade constantes do art. 12 do Decreto nº 5961 de 12 de julho de 2010, que Regulamenta a Lei 3077/2010 importará no não conhecimen-to do recurso pela Comissão Especial da Bolsa Educação.

6. DA DIVuLGAção DoS CoNTEM-PLADoS

6.1 O resultado do processo seletivo será publicado no semanário Oficial de Pau-línia e divulgado através do site http://www.paulinia.sp.gov.br.

7. DA CoNVoCAção

7.1 O candidato contemplado com a Bol-sa Educação será convocado através de Semanário Oficial do Município de Paulí-nia e notificado via carta registrada, de-vendo obrigatoriamente apresentar:7.1.1. Fotocópia (xerox) e original do comprovante de residência (atualizado);7.1.2. Fotocópia (xerox) e original do comprovante de matrícula paga;7.1.3. Fotocópia (xerox) e original dos comprovantes das mensalidades (pagas ou não), a partir do mês de janeiro de 2012;7.1.4. O candidato, após a convoca-ção, deverá comparecer à sede da Prefei-tura Municipal de Paulínia, no prazo má-ximo de 05 (cinco) dias úteis, contados a

partir da data da publicação.7.1.5. O candidato que deixar de comparecer no prazo previsto perderá automaticamente o benefício, sendo con-vocado o candidato seguinte na ordem de classificação.7.1.6. É obrigação do candidato man-ter a Comissão Especial da Bolsa Educa-ção informada quanto a possíveis atua-lizações de seu endereço de residência, correspondência e números de telefone.

8. DAS DISPoSIçÕES FINAIS

8.1. Os candidatos devem informar adequadamente se o seu pedido da Bol-sa Educação se refere a curso técnico ou superior (licenciatura, graduação ou tecnólogo), em qual instituição de ensino está matriculado, e a qual semestre ou ano se refere seu pedido de inscrição;

8.2. Todos os casos, problemas e questões que surgirem e que não tenham sido expressamente previstos no presen-te Edital serão resolvidos pela Comissão Especial da Bolsa Educação;

8.3. A inexatidão das informações ou a constatação, mesmo posterior de irregularidade em documentos implicará na perda do benefício;

8.4. O bolsista poderá ter durante todo o curso, apenas 02(duas) dependên-cias em vigência;

8.5. Os benefícios da Bolsa Educa-ção serão mantidos desde que o bolsista continue residindo no município;

8.6. Caso o candidato seja con-templado com quaisquer descontos na Instituição de Ensino no ato da inscrição, a Prefeitura absorverá o valor correspon-dente e pagará a diferença para adimple-mento das mensalidades;

8.7. A Prefeitura não pagará juros de prestações anteriores do candidato quando contemplado;

8.8. O bolsista poderá fazer 01 (uma) única transferência de curso, des-de que o mesmo seja semelhante na gra-de curricular e tenha a mesma duração;

8.9. O bolsista poderá trancar ma-trícula por 01 (um) período letivo no de-correr do curso, desde que autorizado pela Comissão Especial da Bolsa Educa-ção, caso a Comissão não seja informada com antecedência, o candidato perderá o benefício;

8.10. Quando necessário, a Comis-são Especial de Bolsa Educação poderá promover as diligências necessárias à comprovação dos dados alusivos ao can-didato.

8.11. As informações contidas neste Edital baseiam-se na Lei 3.077, de 03 de maio de 2010, regulamentada pelo De-creto nº 5961 de 12 de julho de 2010.

8.12. É de inteira e exclusiva respon-sabilidade do candidato a entrega, no ato da inscrição, de todos os documentos exi-gidos no presente Edital, não cabendo ao servidor responsável pelo recebimento a incumbência de conferência imediata,

visto que tal atribuição cabe à Comissão em fase posterior. Assim, uma eventual constatação pela Comissão de entrega incompleta de documentos, que venha a implicar em desclassificação, será de in-teira responsabilidade do candidato.

Paulínia, 01 de dezembro de 2011.

Maria Estela Sigrist BetiniSecretária de Educação

Regina Angélica de S. AlmeidaDiretora Administrativa D.B.E.

SECRETARIA DE RECuRSoS HuMANoS

PoRTARIA N.º 361/2011 REVoREVoGA NoMEAção DE SERVIDo-RA ESTATuTÁRIA PARA FuNção DE CoNFIANçA DA SECRETARIA MuNI-CIPAL DE SAÚDE. O cidadão JoSÉ PAVAN JÚNIoR, Pre-feito do Município de Paulínia, usando das atribuições legais de seu cargo, pela presente,

R E S o L V E:

I – Revogar a nomeação constante da Portaria nº 144/2008 – item 01, que de-signou a servidora estatutária VANUZA MILANEZ, para exercer função de con-fiança de Assistente Administrativo do Al-moxarifado – Nível II, junto ao HMP.

II – A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. CuMPRA-SE. REGISTRE-SE. PuBLI-QuE-SE.

Paulínia, 1º de dezembro de 2011

JoSÉ PAVAN JÚNIoRPrefeito Municipal

Lavrada no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Publicada na Secretaria Municipal da Chefia do Gabinete do Prefeito na data supra.

PoRTARIA Nº 362/2011

EXoNERA oCuPANTE DE CARGo DE PRoVIMENTo EM CoMISSão

O cidadão JoSÉ PAVAN JÚNIoR, Pre-feito do Município de Paulínia, usando das atribuições legais de seu cargo, pela presente,

R E S o L V E:

I – Exonerar WELLIToN BoTELHo DA SILVA do cargo de provimento em co-missão de Assessor Nível Básico – Por-tador de Deficiência, símbolo CCD.1, para o qual foi nomeado pela Portaria nº 235/2010.

II - A presente Portaria entrará em vigor na data de sua publicação. CuMPRA-SE. REGISTRE-SE. PuBLI-QuE-SE.

Paulínia, 1º de dezembro de 2011

JoSÉ PAVAN JÚNIoRPrefeito Municipal

Lavrada no Departamento de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Re-cursos Humanos e publicada na Secre-taria Municipal da Chefia do Gabinete do Prefeito na data supra.

SECRETARIA DoS NEGÓCIoS JuRÍDICoS

PoRTARIA Nº 32/2011.

“AuToRIZA A uTILIZAção DE uMA AREA PARA CoMERCIA-LIZAção DE GENERoS ALI-MENTÍCIoS E BEBIDAS No PARQuE ZECA MALAVAZZI, A ASSoCIAção DE ASSIS-TENCIA Ao MENoR FoNTE DE AGuA VIVA, PARA REALI-ZAção Do NATAL DE PAu-LÍNIA 2011 A REALIZAR-SE NoS DIAS 10 DE DEZEMBRo DE 2011 A 01 DE JANEIRo DE 2012”.

O Sr. JOSÉ PAVAN JUNIOR, Prefeito do Município de Paulínia, usando das atribuições do seu cargo e à vista do dis-posto no § 4º. do Artigo 124 da Lei Or-gânica do Município de Paulínia e dos elementos constantes do protocolado nº. 21.245/2011.

RESoLVE:

Artigo 1º - Autorizar a utilização de uma área para comercialização de gêneros alimentícios e bebidas do Parque Zeca Malavazzi a ASSoCIAção DE ASSIS-TENCIA Ao MENoR FoNTE DE AGuA VIVA, CNPJ: 57.519.654/0001-43 nos dias 10 de dezembro de 2011 a 01 de ja-neiro de 2012, para exploração direta ou indiretamente, ficando sob a responsabili-dade da autorizada manter a ordem, con-servação e proceder ao ressarcimento de qualquer dano que porventura venha a ocorrer no próprio municipal em virtude da realização do evento.

Artigo 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

CuMPRA-SE. REGISTRE-SE PuBLIQuE-SE

Palácio 28 de Fevereiro, em 10 de no-vembro de 2011.

JoSE PAVAN JuNIoRPrefeito Municipal

Lavrada no Departamento de Consultoria Geral da Secretaria Municipal de Negó-cios Jurídicos e publicada no Gabinete do Prefeito na data supra.

PoRTARIA Nº 33/2011.

“AuToRIZA A uTILIZAção DE uMA AREA PARA CoMERCIA-LIZAção DE GENERoS ALI-MENTÍCIoS E BEBIDAS No PARQuE ZECA MALAVAZZI, A ASSoCIAção EDuCACIo-NAL CuLTuRAL CAPoEIRA

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de PaulíniaPaulínia, 7 de dezembro de 201110

RAINHA Do ENGENHo, PARA REALIZAção Do NATAL DE PAuLÍNIA 2011 A REALIZAR-SE NoS DIAS 10 DE DEZEM-BRo DE 2011 A 01 DE JANEIRo DE 2012”.

O Sr. JOSÉ PAVAN JUNIOR, Prefeito do Município de Paulínia, usando das atribuições do seu cargo e à vista do dis-posto no § 4º. do Artigo 124 da Lei Or-gânica do Município de Paulínia e dos elementos constantes do protocolado nº. 20.081/2011.

RESoLVE:

Artigo 1º - Autorizar a utilização de uma área para comercialização de gêneros alimentícios e bebidas do Parque Zeca Malavazzi a ASSoCIAção EDuCACIo-NAL CuLTuRAL CAPoEIRA RAINHA Do ENGENHo, CNPJ: 08.145.114/0001-31 nos dias 10 de dezembro de 2011 a 01 de janeiro de 2012, para exploração direta ou indiretamente, ficando sob a responsabilidade da autorizada manter a ordem, conservação e proceder ao res-sarcimento de qualquer dano que porven-tura venha a ocorrer no próprio municipal em virtude da realização do evento.

Artigo 2º - Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publicação.

CuMPRA-SE. REGISTRE-SE PuBLIQuE-SE

Palácio 28 de Fevereiro, em 10 de no-vembro de 2011.

JoSE PAVAN JuNIoRPrefeito Municipal

Lavrada no Departamento de Consultoria Geral da Secretaria Municipal de Negó-cios Jurídicos e publicada no Gabinete do Prefeito na data supra.

PRoToCoLADo Nº 15.150/2011.

objeto: “Contratação de empresa para prestação de serviço de manutenção preventiva e corretiva de aparelhos de ar condicionado”Pregão Eletrônico nº 60/2011 – Edital nº 111/2011

NoTIFICAção DE APLICAção DE AD-VERTÊNCIAo Município de Paulínia, Estado de São Paulo, através do SECRETÁRIo DE NEGÓCIoS JuRÍDICoS, nos termos do disposto no edital de licitação acima citado NoTIFICA a empresa KARINA APARE-CIDA CARRENHo – ME (INTERCLIMA), inscrita no CNPJ nº 11.389.354/0001-96, com sede na Rua Olegário Machado 11-55, bairro Vila Souto, cidade de Bauru, Estado de São Paulo, CEP 17051-050, na pessoa de seu representante legal, a APLICAção DE ADVERTÊNCIA pela inexecução contratual, nos termos das Leis 8.666/93 e 10.520/02, junto ao Pregão Eletrônico nº 60/2011 – Edital de Licitação nº 111/2011 – Contrato nº 293/2011, devendo a empresa cumprir a obrigação contratual e executar os serviços nos termos das especifica-ções do Edital imediatamente, sob pena das sanções seguintes previstas no Edital e Contrato.

Comunicamos que Vossa Senhoria poderá ter vistas dos autos por si ou por procurador legalmente constituído e apre-sentar, querendo, seus esclarecimentos no prazo de 05 (cinco) dias úteis.

Paulínia/SP, 23 de novembro de 2011.

LEoNARDo E. C. BALLoNESECRETÁRIO DOS

NEGÓCIOS JURÍDICOS

SECRETARIA DE SAÚDE

EDITAL Nº 404 DE 2011. 01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 11.498/2011 Data de Protocolo: 07/06/2011No. CEVS: 353650501-863-000340-1-0 Data de Vencimento: / / Razão Social: GALVÃO ENGENHARIA-OBRA GASOLINA CNPJ/CPF: 001.340.937/0027-08(001)Endereço: AV. JOÃO ARANHA,941 REPLAN JARDIM PLANALTO Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: EDILSON PUDO TOR-RES CPF: 103.319.628-29 Resp. Técnico: CPF: CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTAMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE,

Defere a alteração do responsável legal de GALVÃO ENGENHARIA- OBRA GASOLINA, conforme protocolado.

PAULINIA, quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 405 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 19.560/2011 Data de Protocolo: 05/10/2011No. CEVS: 353650501-863-000340-1-0 Data de Vencimento: / / Razão Social: GALVÃO ENGENHARIA-OBRA GASOLINA CNPJ/CPF: 001.340.937/0027-08(001)Endereço: AV. JOÃO ARANHA,941 REPLAN JARDIM PLANALTO Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: EDILSON PUDO TOR-RES CPF: 103.319.628-29 Resp. Técnico: CPF: CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF:

A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE,

Defere a baixa de responsabilidade téc-nica de Leonardo da Vinci Ribeiro Siquei-ra., CRM nº 67.737., de GALVÃO EN-GENHARIA-OBRA GASOLINAconforme protocolado.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 407 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 21.793/2011 Data de Protocolo: 08/11/2011No. CEVS: 353650501-863-000339-1-0 Data de Vencimento: / / Razão Social: GALVÃO ENGENHARIA OBRA DIESEL CNPJ/CPF: 001.340.937/0027-08( )Endereço: RODOVIA SP 332 KM 32,S/N REPLAN JARDIM PLANALTO Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: JOSÉ PAULO FARIA DE OLIVEIRA CPF: 019.767.338-47 Resp. Técnico: CPF: . . - CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere a baixa de responsabiidade técni-ca de Fernando Di Montede Francesco., CRM nº 19624/2003., conforme protoco-lado.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 408 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 18.957/2011 Data de Protocolo: 28/09/2011No. CEVS: 353650501-561-000752-2-1 Data de Vencimento: / / Razão Social: ANTONIO DONIZETE MARINHO CNPJ/CPF: 038.876.118/02 - ( )Endereço: RUA JOSÉ GATTI,490 MONTE ALEGRE IV Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: ANTONIO DONIZETE MARINHO CPF: 038.876.118-02 Resp. Técnico: CPF: . . - CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere o cadastro para atividades ser-viços ambulantes em alimentação à ANTONIO DONIZETE MARINHO., pois está de acordo com a portaria CVS 04 de 21/03/2011.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 409 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 20.014/2011 Data de Protocolo: 11/10/2011No. CEVS: 353650501-477-000059-1-6 Data de Vencimento: / / Razão Social: ARAUJO & LANSONI LTDA.-ME CNPJ/CPF: 007.738.047/0002-87( )Endereço: RUA DIVINO SALVA-DOR,350 NOVA PAULINIA Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: JURAIDES FERNANDES DE ARAÚJO LANSONI CPF: 258.586.928-85 Resp. Técnico: SERGIO DOMINGUES CPF: 294.378.428-17 CBO: Conselho Prof: N/A No. Inscr.: SENAC UF: SP A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere a renovação da licença de fun-cionamento para atividades de comércio varejista de artigos de ótica à ARAUJO & LANSONI LTDA.-ME., pois está de acor-do com a portaria CVS 04 de 21/03/2011.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 411 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 12.928/2011 Data de Protocolo: 04/07/2011No. CEVS: 353650501-561-000772-2-4 Data de Vencimento: / / Razão Social: ILZA MARIA DA SILVA MALTA CNPJ/CPF: 024.871.568/21 - ( )Endereço: RUA ISAURA AMBRÓZIO GONÇALVES,490 PARQUE ALVORADA BETEL Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: ILZA MARIA DA SILVA MALTA CPF: 024.871.568-21 Resp. Técnico: CPF: . . - CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere o cadastro para atividades servi-ços ambulantes em alimentação à ILZA MARIA DA SILVA MALTA., pois está de acordo com a portaria CVS 04 de 21/03/2011.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 11

EDITAL Nº 412 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 20.985/2011 Data de Protocolo: 25/10/2011No. CEVS: 353650501-960-000030-2-6 Data de Vencimento: / / Razão Social: ROSELI MARQUES DA SILVA CNPJ/CPF: 049.097.288/80 - ( )Endereço: RUA DIVINO SALVA-DOR,312 NOVA PAULÍNIA Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: ROSELI MARQUES DA SILVA CPF: 049.097.288-80 Resp. Técnico: CPF: . . - CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere o cancelamento da licença de fun-cionamento e desativação do 353650501-960-000030-2-6., de ROSELI MARQUES DA SILVA., conforme protocolado.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 413 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 21.545/2011 Data de Protocolo: 04/11/2011No. CEVS: 353650501-863-000262-1-2 Data de Vencimento: / / Razão Social: BANN QUÍMICA LTDA CNPJ/CPF: 061.067.930/0003-19( )Endereço: RODOVIA ROBERTO MO-REIRA KM 3,S/N QUILOMBO Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: DWIGHT KAVEN BANN CPF: 256.072.138-46 Resp. Técnico: MÁRIO FERNANDO DE OLIVEIRA ROCHA CPF: 024.629.718-23 CBO: 06162 Conselho Prof: CRM No. Inscr.: 47776 UF: SP A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere a alteração do responsável legal da BANN QUÍMICA LTDA., conforme pro-tocolado.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 414 DE 2011. 01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 21.659/2011 Data de Protocolo: 07/11/2011

No. CEVS: 353650501-477-000077-1-4 Data de Vencimento: / / Razão Social: COMPANHIA BRASILEI-RA DE DISTRIBUIÇÃO CNPJ/CPF: 047.508.411/1552-73( )Endereço: AV. JOSÉ PAULINO,2600 JARDIM AMÉRICA Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: CAIO RAAY MATTAR CPF: 034.118.768-24Resp. Técnico: ANDRÉ LUIS SANTOS BARROSO CPF: 594.691.704-82 CBO: 06710 Conselho Prof: CRF No. Inscr.: 22.910 UF: SP

A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere a alteração do responsável legal e renovação da licença de funcionamento para atividade de comércio varejista de produtos farmacêuticos sem manipu-lação de fórmulas à COMPANHIA BRA-SILEIRA DE DISTRIBUIÇÃO., pois está de acordo com a portaria CVS 04 de 21/03/2011.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 415 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO No. Protocolo: 21.759/2011 Data de Protocolo: 08/11/2011No. CEVS: 353650501-931-000030-2-6 Data de Vencimento: / / Razão Social: CENTRO DE TREINA-MENTO BRASIL LTDA CNPJ/CPF: 007.740.486/0001-43( )Endereço: AV. JOSÉ PAULINO,4817 SALA 01 PARQUE DA FIGUEIRA Município: PAULINIA CEP: 13140-843 UF: SPResp. Legal: CAIO CESAR FERREIRA GOMES CPF: 152.987.858-67 Resp. Técnico: CPF: . . - CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere o cadastro para atividades de condicionamento físico ao CENTRO DE TREINAMENTO BRASIL LTDA., pois está de acordo com a portaria CVS 04 de 21/03/2011.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

EDITAL Nº 416 DE 2011.

01.Comunicado de DEFERIMENTO

No. Protocolo: 21.955/2011

Data de Protocolo: 10/11/2011No. CEVS: 353650501-477-000024-1-0 Data de Vencimento: / / Razão Social: DROGAL FARMACÊU-TICA LTDA. CNPJ/CPF: 054.375.647/0058-62( )Endereço: AV. JOSÉ PAULINO,1010 CENTRO Município: PAULINIA CEP: 13140-000 UF: SPResp. Legal: RICARDO DELFINI CAN-ÇADO CPF: 107.130.118-74 Resp. Técnico: CPF: . . - CBO: Conselho Prof: No. Inscr.: UF: A Diretora do DEPARTMENTO DE VIGI-LÂNCIA EM SAÚDE, Defere a baixa de responsabilidade técni-ca de Claudia Alkmin Rodrigues., CRF nº 38.527., da DROGAL FARMACÊUTICA LTDA. coforme protocolado.

PAULINIA, quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Drª Eunice Retroz BernardesDIRETORA DO DEPARTAMENTO

DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SECRETARIA DE FINANçAS E ADMINISTRAção-EXTRAToS

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 541/2011

PRoToCoLADo: 12.636/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: FINO SABOR INDÚS-TRIA E COMÉRCIO LTDAoBJETo: FORNECIMENTO PARCELA-DO DE CAFÉ.VALoR DA CoNTRATAção: R$ 152.700,00 (cento e cinqüenta e dois mil e setecentos reais).DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 08/11/2011PRAZo: 12 (doze) meses a contar do dia imediatamente posterior da data do rece-bimento da Autorização de Fornecimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 145/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 542/2011

PRoToCoLADo: 1.409/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: BON’S BONÉS – IN-DÚSTRIA E COMÉRCIO DE CONFEC-ÇÕES LTDAoBJETo: CONTRATAÇÃO DE EMPRE-SA PARA CONFECÇÃO DE UNIFOR-MES E CAMISETAS. (lote 01) VALoR DA CoNTRATAção: R$ 24.949,60 (vinte e quatro mil novecentos e quarenta e nove reais e sessenta cen-tavos).DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 08/11/2011

PRAZo: 60 (sessenta) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forneci-mento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 143/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 543/2011

PRoToCoLADo: 1.409/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: G8 COMÉRCIO DE EQUIPAMENTOS, SERVIÇOS E RE-PRESENTAÇÕES LTDA – EPP.oBJETo: CONTRATAÇÃO DE EMPRE-SA PARA CONFECÇÃO DE UNIFOR-MES E CAMISETAS. (lote 04) VALoR DA CoNTRATAção: R$ 8.491,00 (oito mil quatrocentos e noventa e um reais).DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 08/11/2011PRAZo: 60 (sessenta) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forneci-mento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 143/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 544/2011

PRoToCoLADo: 20.407/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: BIG BANG PRODU-ÇÕES ARTÍSTICAS LTDA - MEoBJETo: CONTRATAÇÃO DE EMPRE-SA/CONSORCIO PARA LOCAÇÃO DE BANDA NATALINA DE PAPAIS NOÉIS ELETRÔNICOS COM SISTEMA DE ES-PETÁCULO PROGRAMÁVEL. VALoR DA CoNTRATAção: R$ 76.705,00 (setenta e seis mil setecentos e cinco reais).DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 16/11/2011PRAZo: 60 (sessenta) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forneci-mento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 070/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 545/2011

PRoToCoLADo: 20.402/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: PORTO BELO PROMO-ÇÕES LTDA - EPPoBJETo: CONTRATAÇÃO DE EMPRE-SA/CONSORCIO PARA LOCAÇÃO DE SERVIÇOS DE SOM E ILUMINAÇÃO PARA O EVENTO DO NATAL 2011. VALoR DA CoNTRATAção: R$ 77.500,00 (setenta e sete mil e quinhen-tos reais).

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de PaulíniaPaulínia, 7 de dezembro de 201112

DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 16/11/2011PRAZo: 60 (sessenta) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forneci-mento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 069/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 546/2011

PRoToCoLADo: 17.776/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: J PREPAROS ALIMEN-TÍCOS LTDAoBJETo: CONTRATAÇÃO DE EMPRE-SA/CONSORCIO PARA FORNECIMEN-TO DE REFEIÇÕES PARA O EVENTO DO NATAL 2011. VALoR DA CoNTRATAção: R$ 60.821,35 (sessenta mil oitocentos e vin-te e um reais e trinta e cinco centavos).DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 60 (sessenta) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forneci-mento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 071/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 547/2011

PRoToCoLADo: 1.941/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: STARKEY DO BRASIL LTDAoBJETo: FORNECIMENTO DE APA-RELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA (itens: 04 e 05)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 9.900,00 (nove mil e novecentos reais).DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 12 (doze) meses a contar do dia imediatamente posterior da data do rece-bimento da Autorização de Fornecimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 153/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 548/2011

PRoToCoLADo: 1.941/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: GN RESOUND PRODU-TOS MÉDICOS LTDAoBJETo: FORNECIMENTO DE APA-RELHOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA (itens: 01, 02, 03 e 06)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 38.360,00 (trinta e oito mil trezentos e sessenta reais)

DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 12 (doze) meses a contar do dia imediatamente posterior da data do rece-bimento da Autorização de Fornecimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 153/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 549/2011

PRoToCoLADo: 16.972/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: COMERCIAL JOÃO AFONSO LTDAoBJETo: AQUISIÇÃO DE CESTAS DE NATAL (lote 02)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 500.112,36 (quinhentos mil cento e doze reais e trinta e seis centavos)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 60 (sessenta) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forneci-mento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 66/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 550/2011

PRoToCoLADo: 17.923/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: COMERCIAL JOÃO AFONSO LTDAoBJETo: FORNECIMENTO PARCE-LADO DE GENÊROS ALIMENTÍCIOS (itens: 01 e 06)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 4.825,00 (quatro mil oitocentos e vinte e cinco reais)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 120 (cento e vinte) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forne-cimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 65/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 551/2011

PRoToCoLADo: 17.923/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: NUTRICIONALE CO-MÉRCIO DE ALIMENTOS LTDAoBJETo: FORNECIMENTO PARCE-LADO DE GENÊROS ALIMENTÍCIOS (itens: 03 e 05)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 471,60 (quatrocentos e setenta e um reais e ses-senta centavos)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011

PRAZo: 120 (cento e vinte) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forne-cimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 65/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 552/2011

PRoToCoLADo: 17.923/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: JJ ANTONIOLI & CIA LTDAoBJETo: FORNECIMENTO PARCE-LADO DE GENÊROS ALIMENTÍCIOS (itens: 02, 04, 07, 08 e 09)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 44.330,40 (quarenta e quatro mil trezen-tos e trinta reais e quarenta centavos)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 120 (cento e vinte) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do recebimento da Autorização de Forne-cimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO PRESENCIAL Nº 65/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 553/2011

PRoToCoLADo: 1.933/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: TECNO4 PRODUTOS HOSPITALARES LTDA - EPPoBJETo: FORNECIMENTO PARCELA-DO DE ANTISSÉPTICOS, SABONETES E DOSADORES (itens: 01, 02 e 04)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 163.707,00 (cento e sessenta e três mil setecentos e sete reais)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 12 (doze) meses a contar do dia imediatamente posterior da data do rece-bimento da Autorização de Fornecimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 148/2011

SECRETARIA DE FINANçAS E ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 554/2011

PRoToCoLADo: 1.933/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: COMERCIAL CENTER VALLE LTDAoBJETo: FORNECIMENTO PARCELA-DO DE ANTISSÉPTICOS, SABONETES E DOSADORES (itens: 03 e 05)VALoR DA CoNTRATAção: R$ 40.941,60 (quarenta mil, novecentos e quarenta e um reais e sessenta centavos)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 12 (doze) meses a contar do dia

imediatamente posterior da data do rece-bimento da Autorização de Fornecimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 148/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE CoNTRATo SoB Nº 555/2011

PRoToCoLADo: 16.056/2011CoNTRATANTE: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIACoNTRATADA: MARCIA DE FÁTIMA BRAGANTE ORTOPEDIA - MEoBJETo: AQUISIÇÃO DE PROTÉSE ORTOPÉDICAVALoR DA CoNTRATAção: R$ 13.700,00 (treze mil e setecentos reais)DATA DA FoRMALIZAção Do CoN-TRATo: 17/11/2011PRAZo: 90 (noventa) dias a contar do dia imediatamente posterior da data do rece-bimento da Autorização de Fornecimento/Ordem de Serviço.MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 137/2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE DISPENSA DE LICITAção

PRoToCoLADo: 18.936/2011LoCATÁRIA: PREFEITURA MUNI-CIPAL DE PAULÍNIALoCADoRES : JOÃO APARECIDO LONGO E ELAINE APARECIDA RODRIGUES.

EXTRATo DE PARECER:

“Desta feita, considerando-se o exposto, em especial as justificativas apresenta-das pelo ilustre Diretora, entendo, s.m.j., que a presente locação poderá ser efe-tuada com dispensa de procedimento li-citatório, nos termos do artigo 24, inciso X, da Lei de Licitações, pelo valor de R$ 9.100,00 (nove mil e cem reais).”

RATIFICAção PREFEIToRAL:

RATIFICO o parecer da SNJ e AUTORI-ZO a locação do imóvel situado na Rua Pedro de Oliveira, 93, - Bairro Jardim América – Paulínia/SP, de propriedade dos Srs. João Aparecido Longo e Elaine Aparecida Rodrigues, pelo valor mensal de R$ 9.100,00 (nove mil e cem reais), pelo prazo de 12 (doze) meses, com base no artigo 24, X da Lei de Licitações e Contratos.

José Pavan JuniorPrefeito Municipal

EXTRATo DE CoNTRATo DE LoCAção DE IMÓVEL SoB Nº 13/2011

PRoToCoLADo: 18.936/2011LoCATÁRIA: Municipalidade de Paulí-nia.LoCADoRES: JOÃO APARECIDO LONGO E ELAINE APARECIDA RODRI-GUES.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 13

oBJETo: Locação do imóvel situado na Rua Pedro de Oliveira, 93, Jardim Améri-ca - Paulínia/SP. VALoR: R$ 9.100,00 (nove mil e cem re-ais), mensais. DATA Do CoNTRATo: 17 de novembro de 2011.PERÍoDo: 12 (doze) meses, a contar de 19 de novembro de 2011.MoDALIDADE: Contrato com dispensa do procedimento licitatório nos termos do artigo 24, inciso X, da Lei 8.666/93.

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo Do TERMo DE PRoRRoGAção Do CoNTRATo Nº 09/2009.LoCAção DE IMÓVELPRoToCoLADo: nº 18.560/2009.LoCATÁRIA: Municipalidade de Paulí-nia.LoCADoRES: MOACIR BACAN E EDNA ROVERE BACAN, representados por HERMES ADMINISTRAÇÃO DE BENS IMÓVEIS S/C LTDA.oBJETo: Locação do imóvel localizado na Rua Amanã, 423 – Jardim Planalto - Paulínia/SP. VALoR: R$ 7.026,73 (sete mil e vinte e seis reais e setenta e três centavos), mensais.DATA Do INSTRuMENTo DE PRoR-RoGAção: 22/11/2011PERÍoDo: 12 (doze) meses, a contar de 03 de dezembro de 2011.

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE RESCISão Ao CoNTRATo Nº 06/2006 DE LoCAção DE IMÓVEL

PRoToCoLADo: nº 6.531/2006LoCATÁRIA: Municipalidade de Paulí-nia.LoCADoRES: ANTÔNIO CARLOS DA MATTA E LAÉRCIO DA MATTA JÚ-NIOR, representados por D’ BERNARDI EMPREENDIMENTOS IMOBILIÁRIOS LTDA.oBJETo: Rescisão ao Contrato nº 06/2006 de Locação do imóvel situado na Rua Divino Salvador, 82 –Nova Paulínia – Paulínia/SP, de propriedade de Antônio Carlos da Matta e Laércio da Matta Jú-nior.DATA DA ASSINATuRA: 23 de novem-bro de 2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE RESCISãoDo CoNTRATo Nº 09/2006DE LoCAção DE IMÓVEL

PRoToCoLADo: nº 2.433/2006LoCATÁRIA: Municipalidade de Paulí-nia.LoCADoR: JOSÉ VERGÍLIO VEDO-VELLO representado por Paulínia Imó-veis Ltda.oBJETo: Rescisão do Contrato nº 09/2006 de Locação do imóvel situado na Rua Salvador Lombardi Neto, 66, Nova

Paulínia – Paulínia/SP, de propriedade de José Vergílio Vedovello.DATA DA ASSINATuRA: 17 de novem-bro de 2011

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

EXTRATo DE PRoRRoGAçãoE ADITAMENToAo CoNTRATo SoB Nº 349/2010

PRoToCoLADo: nº 5.180/2010.CoNTRATANTE: MUNICIPALIDADE DE PAULÍNIA.CoNTRATADA: COMERCIAL HORTI-FRUTIGRANJEIRO ITAÚBA LTDA.oBJETo: PRORROGAÇÃO E ADITA-MENTO AO CONTRATO Nº 349/2010 DE FORNECIMENTO PARCELADO DE HORTIFRUTIGRANJEIROS.DATA DA ELABoRAção Do TERMo DE PRoRRoGAção: 04/11/2011.PRAZo DA PRoRRoGAção: O pra-zo da presente prorrogação é de 55 (cinqüenta e cinco) dias, a contar de 06/11/2011 ou até o término do saldo con-tratual.VALoR Do ADITAMENTo: O valor do presente aditamento é de R$ 43.943,00 (quarenta e três mil novecentos e quaren-ta e três reais).MoDALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO Nº 47/2010.

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

ERRATA Ao EXTRATo DECoNTRATo Nº 540/2011

PRoToCoLADo nº 4.721/2011No Extrato de Contrato sob nº 540/2011, publicado semanário Oficial do Município de Paulínia Ano XVIII – Edição 932 de 30 de Novembro de 2011 – página 15.

oNDE SE LÊ:

VALoR DA CoNTRATAção: R$ 105.824,43 (cento e cinco mil oitocentos e vinte e quatro reais e quarenta e três centavos)

LEIA–SE:

VALoR DA CoNTRATAção: R$ 43.688,65 (quarenta e três mil seiscen-tos e oitenta e oito reais e sessenta e cinco centavos)

SECRETARIA DE FINANçASE ADMINISTRAção

Departamento de Editais e Contratos

SECRETARIA DE FINANçAS E ADMINISTRAção-LICITAçÕES

PREGão PRESENCIAL Nº. 68/2011.

PROTOCOLADO ADMINISTRATIVO Nº. 20.348/2011 R.C.Nº. 2.546/2011 – SECRETARIA MU-NICIPAL DE TURISMO E EVENTOS.OBJETO: “CONTRATAÇÃO DE EMPRE-SA/ CONSÓRCIO PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE SEGURANÇA DE-SARMADA PARA AS FESTIVIDADES

DO NATAL 2011”.HOMOLOGO E ADJUDICO a presente licitação em favor da empresa:1ªCNPJ: 05.097.975/0001-01 – PORTAL P SERVIÇO DE VIGILÂNCIA LTDA EPP.Valor Total da Licitação: R$ 325.248,00.Paulínia, 29 de novembro de 2011.

JoSÉ PAVAN JuNIoRPREFEITO MUNICIPAL

PREGão PRESENCIAL Nº 74/2011

PROTOCOLADO ADMINISTRATIVO Nº. 18.588/2011R.C.Nº. 2.690/2011 – SECRETARIA MU-NICIPAL DE TURISMO E EVENTOS.OBJETO: “CONTRATAÇÃO DE EM-PRESA/CONSÓRCIO DE EMPRESAS PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENTRETENIMENTO E LOCAÇÃO DE EQUIPAMENTOS”HOMOLOGO E ADJUDICO a presente licitação em favor da empresa:1ªCNPJ: 13.213.960/0001-81 Razão Social: ZAZÁ LOCAÇÕES E EVENTOS LTDA-EPP Valor Total da Contratação: R$ 73.500,00Paulínia, 30 de novembro de 2011.

JoSÉ PAVAN JuNIoRPREFEITO MUNICIPAL

PREGão PRESENCIAL nº. 75/2011.

Protocolado Administrativo nº. 20.877/2011. R.C. nº. 2.621/2011 – Secretaria de Turis-mo e EventosObjeto: “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA LOCAÇÃO DE MESAS E CADEI-RAS PARA O EVENTO NATAL 2011”HOMOLOGO E ADJUDICO a presente licitação em favor da empresa:1ª CNPJ nº.: 05.845.829/0001-09 – LOJA DAS FESTAS LE GARÇON LTDA-MEItem 01: Valor diário da locação por mesa: R$ 1,76Valor diário da locação por cadeira: R$ 0,95Valor Total da Licitação: R$ 31.970,00 Paulínia, 30 de Novembro de 2011

JoSÉ PAVAN JuNIoRPREFEITO MUNICIPAL

SECRETARIA DE SAuDE

EDITAL DE AuDIÊNCIA PÚBLICA

A Secretaria Municipal de Saúde comunica que realizará Audiência Pública para fins de apresentação dos relatórios financeiros da Saúde, relativos ao período de JuLHo à SETEMBRo de 2.011.

Data: 15 de Dezembro de 2.011Horário: 15:00 horasLocal: Câmara Municipal de Paulí-nia – Plenarinho

CoNSELHo MuNICIPAL DE SAÚDE

CoNVoCAção

A Secretaria Municipal de Saúde convoca todos os Conselheiros Municipais de Saúde e a popu-lação para a XXIV Reunião Ordi-nária do Conselho Municipal de Saúde.

Data: 14/12/2011 (4ª feira)Horário: 18:00 horasLocal: Sala de Imprensa – Paço MunicipalAv. Prefeito José Lozano Araújo, nº 1551Bairro Parque Brasil 500

EDITAL DE PuBLICAção

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 187/2011Objeto: “CONTRATAÇÃO DE EMPRESA/PESSOA FÍSICA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES OFTALMOLÓGICOS”.CREDENCIAMENTO NO SÍTIO DA CAI-XA ATÉ: 03/JANEIRO/2012 às 16h00min.RECEBIMENTO DAS PROPOSTAS ATÉ: 04/JANEIRO/2012 às 09h.INÍCIO DA DISPUTA DA ETAPA DE LAN-CES: 04/JANEIRO/2012 às 10h00min.TÉRMINO DA DISPUTA DA ETAPA DE LANCES: 04/JANEIRO/2012 às 10h30min.Obtenção do Edital gratuito através do sítio: www.paulinia.sp.gov.br/editais.aspx ou www.caixa.gov.br.Paulínia, 02 de dezembro de 2011.

MAYKo MuRAoKAPregoeiro

SEDDEMA

Relação dos protocolados referentes ao corte e derrubada de árvores no município, conforme Parágrafo Único, art.47, Lei 2.094, de 18 de Junho de 1.987.

Paulínia, 07 de dezembro de 2011

JoSÉ CERoNDiretor de Desenvolvimento do Meio Ambiente

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de PaulíniaPaulínia, 7 de dezembro de 201114

PAuLIPREV

SECRETARIA DE EDuCAçãoDEPARTAMENTo DE BoLSA EDuCAção

INFoRMATIVo uRGENTE – BoLSA EDuCAção / 2012

A Pré-inscrição será aberta ex-clusivamente através do site da Prefeitura Municipal de Paulí-nia – www.paulinia.sp.gov.br – de 16 a 31 de janeiro de 2012.

Não HAVERÁ PRoRRoGA-ção Do PERÍoDo DE PRÉ-INSCRIção

É obrigatório estar cadastrado no Programa de Ação Social (PAS) para realizar a pré-ins-crição.Faça seu cadastro com ante-cedência, pois não será pos-sível se cadastrar no PAS no ato da pré-inscrição da Bolsa Educação.No mês de dezembro de 2011 estamos divulgando o Edital de Abertura das Inscrições com todas as informações neces-sárias.

Comissão Especial daBolsa Educação

DEPARTAMENTo DE BoLSA EDuCAção

RENoVAção BoLSA EDuCAção

Srs. Bolsistas,

Você que já recebe o benefício Bolsa Educação, deverá compa-recer à Secretaria de Educação no período de 1º a 09/12/2011 no horário comercial para Renova-ção da Bolsa Educação para 2.012. O bolsista que não renovar seu benefício terá o pagamento da mensalidade suspenso.

Documentos necessários para Renovação:

Original e cópia do comprovante de endereço (CPFL,Telefone e outros...) atualizado e no nome do bolsista.

obs: A Renovação deverá ser feita pelo próprio bolsista, caso este seja menor de 18 anos, deverá comparecer acompanhado do res-ponsável.

Regina Angélica de Souza Almeida

Diretora Administrativa do D.B.E

Aliete Ramos Teodoro BuenoDiretora Financeira do D.B.E

Profª Maria Estela Sigrist BetiniSecretária de Educação

SECRETARIA DE PRoMoção E DESENVoLVIMENTo SoCIAL

Prefeitura alerta para recadastramento do Bolsa Família

Os beneficiários do Programa Bolsa Família que estão há mais de dois anos sem atualizar os seus dados, têm até o dia 16 de dezembro para atualizar o cadastro. Quem não se recadastrar terá seu beneficio bloqueado em janeiro de 2012.

A atualização é necessária para averiguação de cadastro e renda das famílias e deverá ser feita na Central do Cadastro Único/Bolsa Família, na Rua Divino Salvador nº 42, Bairro Nova Paulínia, das 8 às 12 e das 13 às 17 horas.

Documentos necessários para o Recadastramento

- Cartão do Bolsa Família- Comprovante de Endereço (Preferencialmente conta de luz);- RG, CPF, Titulo de Eleitor, Certidão de Nascimento e/ou Ca-samento de todos os moradores da residência;- Carteira de trabalho (de todos maiores de 18 anos, acom-panhado de contracheque/holerite dos que tenham a carteira assinada);- Declaração escolar das crianças e adolescentes (00 a 17 anos).

SECRETARIA MuNICIPAL DE PRoMoção E DESENVoLVIMENTo SoCIAL

INSTITuTo DE PREVIDÊNCIA DoS FuNCIoNÁRIoS PÚBLICoS Do MuNICÍPIo DE PAuLÍNIA-PAuLIPREV

APoSENTADoRIA PoR TEMPo DE CoNTRIBuIção – ART. 6º da E.C. 41/2003.

PoRTARIA Nº 64 DE 07/12/2011.

A Diretoria Executiva do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia – Paulí-nia Previ, no uso das atribuições conferidas, da Lei Com-plementar nº 18, de 09/10/2001, publicada no Semanário Oficial do Município de Paulínia, de 19/10/2001, e tendo em vista o que consta do processo nº 0055/2011, re-solve:

Conceder aposentadoria por tempo de contribuição, Art. 6º da EC 41/2003, proventos com base na remuneração atual, correspondente a 100%, a servidora pública muni-cipal Srª. IVONE PASSARELLI SILVEIRA, matrícula nº 2055, ocupante do cargo de Escrituraria, do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Paulínia, com funda-mento no artigo 18, item III, letra “a”, § 1º e artigo 20 da Lei Complementar 18/2001.Assim sendo, a aposentadoria aqui concedida fica na forma acima discriminada;

Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publica-ção.

Paulínia, SP 07 de DEZEMBRO de 2011.

JuLIANo MERKESDiretor de Previdência e Atuária

INSTITuTo DE PREVIDÊNCIA DoS FuNCIoNÁRIoS PÚBLICoS Do MuNICÍPIo DE PAuLÍNIA-PAuLIPREV

APoSENTADoRIA PoR TEMPo DE CoNTRIBuIção – ART. 6º da E.C. 41/2003.

PoRTARIA Nº 65 DE 07/12/2011.

A Diretoria Executiva do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia – Paulí-nia Previ, no uso das atribuições conferidas, da Lei Com-plementar nº 18, de 09/10/2001, publicada no Semanário Oficial do Município de Paulínia, de 19/10/2001, e tendo em vista o que consta do processo nº 0057/2011, re-solve:

Conceder aposentadoria por tempo de contribuição, Art. 6º da EC 41/2003, proventos com base na remuneração atual, correspondente a 100%, ao servidor público mu-nicipal Sr. JAIR CARLOS MARTINS, matrícula nº 3047, ocupante do cargo de Motorista, do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Paulínia, com fundamento no artigo 18, item III, letra “a”, § 1º e artigo 20 da Lei Com-plementar 18/2001.Assim sendo, a aposentadoria aqui concedida fica na forma acima discriminada;

Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publica-ção.

Paulínia, SP 07 de DEZEMBRO de 2011.

JuLIANo MERKESDiretor de Previdência e Atuária

INSTITuTo DE PREVIDÊNCIA DoS FuNCIoNÁRIoS PuBLICoS Do MuNICÍPIo DE PAuLÍNIA -PAuLIPREV

APoSENTADoRIA PoR INVALIDEZ (INTEGRAL)

PoRTARIA Nº 66 DE 07/12/2011.

A Diretoria Executiva do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia – Paulí-nia Previ, no uso das atribuições conferidas, da Lei Com-plementar nº 18, de 09/10/2001, publicada no Semanário Oficial do Município de Paulínia, de 19/10/2001, e tendo em vista o que consta do processo nº 0059/2011, re-solve:

Conceder aposentadoria por invalidez (Integral), com os proventos calculados com base na média das remune-rações, correspondente a 100,00%, a servidora públi-ca municipal Srª SANDRA REGINA PADOVANI SILVA, matrícula nº 4748, ocupante do cargo de Servente, do quadro de pessoal da Prefeitura Municipal de Paulínia, com fundamento no artigo 18, inciso I, § 1º, 2º da Lei Complementar 18/2001 e art. 40, § 1º, I, da Constituição Federal.Desta forma, a aposentadoria aqui concedida fica na for-ma acima discriminada.

Esta Portaria entrará em vigor na data de sua publica-ção.

Paulínia, SP 07 de DEZEMBRO de 2011.

JuLIANo MERKESDiretor de Previdência e Atuária

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 15

Instituto de Previdência dos Funcioná-rios Públicos do Município de Paulínia

PAuLIPREV

PoLÍTICA ANuAL DE INVESTIMENToS 2012

TERMo DE RESPoNSABILIDADE

No presente documento encontram-se as diretrizes para guiar o processo de inves-timentos do Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos do Município de Paulínia (PAULIPREV).

A elaboração desta Política de Investi-mentos visa além de atender as exigên-cias legais de acordo com a Resolução do CMN n° 3.922/2010, propiciar um ins-trumento de orientação e controle para os procedimentos envolvendo os investi-mentos do PAULIPREV.

Essa política de investimentos se baseia em dados e informações fornecidos pelo Instituto, não sendo sua consultoria res-ponsabilizada pelos dados e informações utilizados.

Sua elaboração foi feita por um profissio-nal certificado pela ANBID – CPA-10.

Ao longo do documento, utilizam-se pre-visões de cenários projetados pelo mer-cado, segundo o Relatório Focus do Ban-co Central. Todos os cenários utilizados são de responsabilidade do PAULIPREV.

1. INTRoDução

Consoante o artigo 4º da Resolução 3.922, de 25 de novembro de 2010, ema-nada do Conselho Monetário Nacional, é dever dos responsáveis pela gestão do RPPS, antes do exercício a que se referir a definição da política anual de aplicação dos recursos. Nela, devem ser acima de tudo contemplados, o modelo de gestão a ser adotada, a estratégia de alocação dos recursos entre os diversos segmentos de aplicação e as respectivas carteiras de investimento, os parâmetros de renta-bilidade perseguidos, além dos limites utilizados para investimentos em títulos e valores mobiliários de emissão ou coo-brigação de uma mesma pessoa jurídica.No âmbito da citada Resolução são con-siderados recursos, as disponibilidades oriundas das receitas correntes e de capital, os demais ingressos auferidos pelo RPPS, as aplicações financeiras, os títulos e valores mobiliários, os ativos vinculados por lei e demais bens, direitos e ativos com finalidade previdenciária do RPPS.Já o artigo 5º, reza que para que possa vigorar, a mencionada política deve ser previamente aprovada pelo órgão supe-rior competente.Portanto, esta Política de Investimentos descreve, em linhas gerais, a filosofia e as práticas que norteiam a gestão dos ati-vos do PauliPrev e tem como pilar básico a legislação a ela aplicada.

2. oBJETIVoS

O principal objetivo da Política de Inves-timentos do PauliPrev é o de ilustrar, em

linhas gerais, as diretrizes relativas à gestão de suas finanças, de forma que ao atingir e superar a meta atuarial definida para o seu equilíbrio econômico e finan-ceiro ao longo do tempo, possa garantir o efetivo pagamento dos seus segurados e pensionistas.Procura-se através deste documento assegurar o claro entendimento não só dos gestores, segurados e pensionistas, como também dos provedores externos de serviços, além dos órgãos regulado-res, dos objetivos e restrições quanto aos investimentos do Instituto.Objetiva-se também com a Política de Investimentos, observados os fatores de liquidez, segurança, rentabilidade e trans-parência, o estabelecimento de critérios objetivos e racionais na avaliação das classes de ativos, dos gestores externos e custodiantes de carteiras de títulos pú-blicos e de fundos de investimento, além das estratégias empregadas de modo a diversificar a carteira, como forma de re-dução dos riscos.Portanto, por meio deste instrumento definem-se os critérios, procedimentos e limites estabelecidos para a aplicação dos ativos financeiros, levando-se em consideração:

(a) As normas legais que regula-mentam os RPPS;(b) Os objetivos do PauliPrev con-sonante as obrigações futuras apontadas no cálculo atuarial;(c) o perfil de investimento de mé-dio e longo prazo e o apetite por risco;(d) as perspectivas econômicas para os próximos anos.

3. Meta Atuarial

Os investimentos financeiros do Pauli-Prev serão realizados em 2012 de forma a se obter retorno igual, ou se possível superior, à variação do INPC (Índice Na-cional de Preços ao Consumidor), divul-gado mensalmente pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), acrescido de uma taxa de juros de 6% a.a. (seis por cento ao ano).Conforme os cálculos atuariais vigentes, esta é a meta definida.

4. Estrutura organizacional

A estrutura organizacional do PAULI-PREV compreende os seguintes órgãos para tomada de decisões de investimen-to:

* Conselho de Administração;

* Diretoria Executiva.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO O Conselho de Administração é o órgão de deliberação e orientação superior do PAULIPREV, ao qual incumbe fixar a polí-tica e diretrizes de investimentos a serem observadas.

É constituído por 9 (nove) membros ti-tulares e respectivos suplentes, sendo 5 (cinco) designados pelo Chefe do Poder Executivo, 2 (dois) pelos funcionários ati-vos ,1 (um) pelos funcionários inativos e 1 (um) pelo Poder Legislativo.

Ao conselho de Administração compete:

a. aprovar e alterar o Regimento do próprio Conselho de Administração;

b. estabelecer a estrutura técnico-administrativo do PAULIPREV, podendo, se necessário, contratar entidades inde-pendentes legalmente habilitadas;

c. aprovar a política e diretrizes de investimentos do PAULIPREV;

d. participar, acompanhar e ava-liar sistematicamente a gestão econômi-ca e financeira dos recursos;

e. autorizar o pagamento anteci-pado de gratificação natalina;

f. estabelecer normas gerais de contabilidade e atuária, de modo a ga-rantir o equilíbrio financeiro e atuarial do Instituto;

g. autorizar a aceitação de doa-ções

h. determinar a realização de ins-peções e auditorias;

i. acompanhar e apreciar, atra-vés de relatórios gerenciais por ele defini-dos, a execução dos planos, programas e orçamentos previdenciários;

j. autorizar a contratação de au-ditores independentes;

k. apreciar e aprovar a prestação de contas anual a ser remetida ao Tribu-nal de Contas do Estado, podendo, se for necessário, contratar auditoria externa;

l. autorizar a contratação de instituição financeira para a gestão dos recursos garantidores das reservas téc-nicas, das exigibilidades relativas aos programas presidencial e de investimen-tos dos fundos dos referidos programas, custódia dos títulos e valores mobiliários, bem como a gestão previdenciária rela-tivamente à concessão, manutenção e cancelamento do benefícios de aposen-tadoria e pensão.

m. autorizar a Diretoria Executiva do PAULIPREV a adquirir, alienar, hipo-tecar ou gravar com quaisquer ônus re-ais os bens imóveis do PAULIPREV, bem como prestar quaisquer outras garantias;

n. apreciar recursos dos atos in-terpostos da Diretoria Executiva.

DIRETORIA EXECUTIVA

A Diretoria Executiva é órgão superior de administração do PAULIPREV. É com-posta por um Diretor Presidente, por um Diretor de Previdência e Atuária e de um Diretor Administrativo-Financeiro, nomea-dos pelo chefe do Poder Executivo. Para ser componente da Diretoria Executiva é obrigatório possuir a Certificação Profis-sional AMBIMA – Série 10 (CPA – 10).

À diretoria executiva compete:

a. cumprir e fazer cumprir as deli-berações do Conselho de Administração e a Legislação Municipal;

b. submeter ao Conselho de Ad-ministração a política e diretrizes de In-vestimentos das reservas garantidoras de benefícios do PAULIPREV;

c. decidir sobre os investimentos das reservas garantidoras de benefícios do PAULIPREV, observada a política e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração;

d. submeter as contas do PAULI-PREV para deliberação do Conselho de Administração, acompanhadas dos pa-receres do Conselho Fiscal, do Atuário e da Auditoria Independente, quando for o caso;

e. julgar recursos interpostos dos atos dos prepostos os dos segurados do regime de previdência de que trata a Lei Municipal;

f. submeter ao Conselho de Ad-ministração e ao Conselho Fiscal, ba-lanços, balancetes, relatórios semestrais da posição de investimentos, bem como quaisquer outras informações e demais elementos de que necessitarem no exer-cício das respectivas funções;

g. decidir sobre a celebração de acordos, convênios e contratos em todas as suas modalidades, inclusive a presta-ção de serviços por terceiros, observadas às diretrizes deliberadas pelo Conselho de Administração.

5. obrigações dos Gestores do RPPS

Conforme o artigo 3º da Portaria nº 519 editada pelo Ministério da Previdência Social em 24/08/2011, os responsáveis pela gestão dos recursos do RPPS, além das obrigações previstas em Resolução do CMN (Conselho Monetário Nacional) dispondo sobre as aplicações dos recur-sos dos RPPS, devem observar as se-guintes:

I - quando as aplicações de parte ou da totalidade dos recursos do PauliPrev não forem realizadas pelos responsáveis pela sua gestão e sim por intermédio de enti-dade autorizada e credenciada para tal, realizar processo seletivo e submetê-lo à instância superior de deliberação, ten-do como critérios, no mínimo, a solidez patrimonial da entidade, a compatibilida-de desta com o volume de recursos e a experiência positiva no exercício da ati-vidade de administração de recursos de terceiros;II - exigir da entidade autorizada e cre-denciada, mediante contrato, no mínimo mensalmente, relatório detalhado conten-do informações sobre a rentabilidade e risco das aplicações;III - realizar avaliação do desempenho das aplicações efetuadas por entidade autorizada e credenciada, no mínimo se-mestralmente, adotando de imediato, me-didas cabíveis no caso da constatação de performance insatisfatória;IV - zelar pela promoção de elevados pa-drões éticos na condução das operações relativas às aplicações dos recursos ope-rados pelo RPPS, bem como pela eficiên-cia dos procedimentos técnicos , opera-cionais e de controle das aplicações;

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de PaulíniaPaulínia, 7 de dezembro de 201116

V - elaborar relatórios detalhados , no mí-nimo, trimestralmente, sobre a rentabili-dade, os riscos das diversas modalidades de operações realizadas nas aplicações dos recursos do RPPS e a aderência à politica anual de investimentos e suas re-visões e submetê-los às instâncias supe-riores de deliberação e controle;VI - assegurar-se do desempenho posi-tivo de qualquer entidade que mantiver relação de prestação de serviço e ou consultoria ao RPPS nas operações de aplicação dos recursos do RPPS;VII - condicionar, mediante termo especí-fico, o pagamento de taxa de performan-ce na aplicação dos recursos do RPPS em cotas de fundos de investimento, ou por meio de carteiras administradas , ao atendimento, além da regulamentação emanada de órgãos competentes, espe-cialmente da Comissão de Valores Mo-biliários-CVM, no mínimo, dos seguintes critérios:

a) que o pagamento tenha perio-dicidade mínima semestral ou que seja feito no resgate da aplicação;b) que o resultado da aplicação da carteira ou do fundo de investimento supere a valorização do índice de refe-rência;c) que a cobrança seja feita so-mente depois da dedução das despesas decorrentes da aplicação dos recursos, inclusive da taxa de administração; ed) que o parâmetro de referência seja compatível com a política de investi-mento do fundo e com os títulos que efe-tivamente o componha. VIII - disponibilizar aos seus segurados e pensionistas as informações contidas na política anual de investimentos e suas re-visões, no prazo de trinta dias, contados da data de sua aprovação.Ainda sobre a taxa de desempenho, o ar-tigo 4º veda o seu pagamento quando o resultado do valor da aplicação for inferior ao seu valor nominal inicial ou ao valor na data da última cobrança.O artigo 5º reza que a documentação comprobatória do cumprimento das obri-gações de que trata a Portaria e a Reso-lução do CMN dispondo sobre as apli-cações dos recursos dos RPPS deverá permanecer à disposição dos órgãos de supervisão competentes.

5.1 Seleção de Ativos e Produ-tos de Investimento

São da competência dos gestores do PauliPrev a seleção, acompanhamento e avaliação do desempenho de ativos e produtos financeiros que integrarão a carteira do Instituto. O acompanhamento deverá ser feito jun-tamente com a Consultoria Financeira, elaborando relatórios trimestrais.

6. Estrutura da Gestão dos Ativos

6.1 Modelo de Gestão

Conforme o Art.15, § 1º, I da Resolução 3.922/2010 a gestão das aplicações dos RPPS poderá ser própria, por entidade autorizada e credenciada ou mista.Em atendimento a essa norma, a gestão dos recursos financeiros do PauliPrev será MISTA, admitindo-se a gestão da carteira de títulos públicos de emissão do Tesouro Nacional por entidade autorizada

e credenciada para esse fim. Nesta ocor-rência a instituição selecionada deverá apresentar baixo risco de crédito ou boa qualidade de gestão e de ambiente de controle de investimento.Caracteriza-se como gestão própria dos recursos, quando as aplicações são rea-lizadas diretamente pelo órgão ou entida-de gestora do RPPS.

6.2 Contratação de Consultoria

No credenciamento e avaliação de agen-tes financeiros, bem como na seleção, acompanhamento e avaliação do desem-penho de ativos e de produtos de inves-timento, os gestores do PauliPrev, serão auxiliados por consultoria de valores mo-biliários especialmente contratada para esta finalidade, que elaborará relatórios trimestrais para avaliação do desempe-nho da carteira e dos veículos de inves-timentos do Instituto.A mencionada consultoria deverá ser re-gistrada na Comissão de Valores Mobili-ários (CVM) e autorizada pelo Conselho Regional de Economia (CORECON) para o exercício da atividade.

6.3 Administradores de Fundos de Investimento

De acordo com a Resolução 3.922 do CMN, a única classe de ativos passível de aquisição direta pelos RPPS é a repre-sentada pelos títulos públicos de emissão do Tesouro Nacional, registrados no Sis-tema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC). Além dos depósitos de poupan-ça em instituições financeiras de baixo risco de crédito, a alternativa possível de investimento dos RPPS é através de fundos de investimen-to de diferentes classes de ativos, rendi-mentos e riscos.

Ao selecionar os administradores, ges-tores e consequentemente os fundos de investimento adequados aos RPPS, o PauliPrev estará tendo acesso a produtos que possibilitam a diversificação dos seus recursos financeiros, através de estrutu-ras competentes na análise e seleção de ativos e produtos de renda fixa e variável, na avaliação dos riscos de crédito e de mercado envolvidos e na construção de cenários macroeconômicos. Não há limite para a quantidade de administradores e gestores a serem selecionados. Conforme a Instrução CVM nº 409 de 18/08/2004, a administração de fundo de investimento compreende o conjunto de serviços relacionados direta ou indireta-mente ao funcionamento e à manutenção do fundo, que podem ser prestados pelo próprio administrador ou por terceiros por ele contratados por escrito, em nome do fundo.Além do serviço obrigatório de auditoria independente, o administrador poderá contratar, em nome do fundo, os seguin-tes serviços, com a exclusão de quais-quer outros não listados:

a) a gestão da carteira do fundo;b) a consultoria de investimentos;c) as atividades de tesouraria, de controle e processamento dos títulos e valores mobiliários;d) a distribuição de cotas;e) a escrituração da emissão e resgate de cotas;f) a custódia de títulos e valores

mobiliários e demais ativos financeiros; eg) a classificação de risco por agência especializada constituída no país.

Os contratos firmados referentes aos serviços previstos nos itens a, c, e, bem como o g deverão conter cláusula que es-tipule a responsabilidade solidária entre o administrador do fundo e os terceiros contratados pelo fundo, por eventuais prejuízos causados aos cotistas em virtu-de das condutas contrárias à lei, ao regu-lamento e aos atos normativos expedidos pela CVM.

Independentemente da responsabilidade solidária acima referida, o administrador responde por prejuízos decorrentes de atos e omissões próprios a que der cau-sa, sempre que agir de forma contrária à lei, ao regulamento do fundo e aos atos normativos expedidos pela CVM.

Caso o administrador não seja credencia-do pela CVM como prestador de serviço de custódia de valores mobiliários, o fun-do deve contratar instituição credenciada para esta atividade. 6.4 Gestores de Fundos de In-vestimento

Gestão da carteira de fundo de investi-mento é a gestão profissional, conforme estabelecido no seu regulamento, dos títulos e valores mobiliários dela integran-tes, desempenhada por pessoa natural ou jurídica credenciada como adminis-tradora de carteira de valores mobiliários pela CVM, tendo o gestor poderes para negociar, em nome do fundo de investi-mento, os referidos títulos e valores mo-biliários. Na avaliação periódica de gestores de fundos de investimento, além do desem-penho dos produtos geridos, serão tam-bém consideradas:

a) a transparência no processo de gestão dos produtos;b) a existência de estrutura de gestão segregada de outras áreas da ins-tituição com atividades conflitantes (chi-nese wall);c) a consistência na atividade de gestão de produtos de investimento, de acordo com o regulamento definido para cada produto;d) e o rating da instituição gestora, dos fundos de investimento por ela geri-dos, dos ativos que os compõe e de seus emissores, quando for o caso.

Compete aos gestores selecionados en-viar em tempo hábil ao PauliPrev, a do-cumentação atualizada relativa ao regula-mento e ao perfil dos produtos escolhidos para investimento e das movimentações realizadas pelo Instituto.

Deverão também informar ao PauliPrev, por escrito, a ocorrência de qualquer alteração significativa na filosofia de in-vestimento, a perda de um ou mais fun-cionários chave na gestão dos recursos, mudanças na estrutura societária da insti-tuição gestora, enfim qualquer evento ou fato que possa impactar na qualidade da gestão ou na integridade dos investimen-tos realizados pelo Instituto.

6.4.1 Seleção e Avaliação de Gesto-

res de Fundos de Investimento

O processo de seleção dos gestores de fundos de investimento poderá ser feito em quatro fases, sendo uma de pré-qua-lificação, uma quantitativa e duas qualita-tivas. A seguir descreve-se brevemente esse processo:

1. A fase de pré-qualificação en-volve a definição do agrupamento de fun-dos por nível de risco e a pré-qualificação dos fundos a serem analisados com crité-rios definidos pelo Instituto.

2. A fase Qualitativa I destina-se à análise dos ativos da carteira dos fundos e se estes estão enquadrados de acordo com a legislação vigente.

3. A Fase Qualitativa II consistirá na análise de critérios como a solidez pa-trimonial, o volume de recursos adminis-trados, experiência do gestor responsável pelos fundos, etc. Os gestores dos fundos considerados satisfatórios nas duas eta-pas qualitativas serão submetidos a essa análise quantitativa.

4. A fase Quantitativa destina-se a análise das cotas dos fundos, envol-vendo questões tipo escolha do período de análise dos fundos, definição dos in-dicadores utilizados para a análise de de-sempenho, volatilidade, captação líquida, dentre outras. O objetivo principal é clas-sificar os fundos em categorias de risco e eleger os melhores fundos em cada categoria, com base nos indicadores ade-quados.

Concluído o processo, o patrimônio será distribuído em proporções equivalentes aos melhores fundos de investimentos classificados através dos critérios acima descritos, observando processos distin-tos para Renda Fixa e Renda Variável. Não serão admitidas aplicações financei-ras que acumulem mais de 25% (vinte e cinco por cento) dos recursos financeiros disponíveis do PAULIPREV numa mesma instituição financeira, em grupo de institui-ções direta ou indiretamente controladas, ou em grupo de instituições coligadas. Desconsidera-se este percentual para o volume de custódia e de controladoria de títulos de emissão do Tesouro Nacional ou do Banco Central do Brasil adquiridos pelo PAULIPREV.

O Instituto acompanhará o desempenho dos gestores escolhidos monitorando a aderência dos resultados alcançados pela carteira de investimentos gerida, em termos de rentabilidade e exposição aos riscos.Os processos para a avaliação serão di-ferenciados para os segmentos de ren-da fixa e renda variável, em função das diferenças de volatilidades observadas entre esses segmentos e dos veículos de investimento. A análise de desempenho dos gestores deverá ser efetuada a cada 01 (um) ano. Avaliações extraordinárias poderão ser efetuadas a qualquer tempo, sempre que ocorram eventos que pos-sam comprometer o patrimônio do fundo.As avaliações de desempenho fornece-rão indicações quanto à conveniência sobre a permanência em determinado in-vestimento ou a continuação do contrato, quando for o caso, com o gestor avaliado.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 17

6.5 Agente Custodiante

Relativamente à custódia de títulos e va-lores mobiliários, reza a Resolução 3.922 do CMN, artigo 17, que salvo para as aplicações realizadas por meio de fundos de investimento, a atividade de agente custodiante é responsável pelos fluxos de pagamentos e recebimentos relativos às operações realizadas no âmbito dos segmentos de renda fixa e variável deve ser exercida por pessoas jurídicas regis-tradas na CVM.

O PauliPrev poderá contratar instituição financeira capacitada como agente cus-todiante e na sua avaliação anual será levada em consideração:

a) a qualidade do atendimento;b) a qualidade dos serviços pres-tados;c) a sua diligência na resolução de problemas e atendimento a deman-das;d) a sua competitividade quanto às taxas cobradas;e) e a sua regularidade no envio e a fidelidade das informações prestadas nos relatórios.

6. Estratégia de Alocação dos Recursos

A estratégia de alocação dos recursos do RPPS contempla os segmentos de apli-cação apresentados abaixo, bem como as classes de ativos apresentadas na Ta-bela 1, conforme reza a Resolução 3.922 do CMN. 7.1 Segmentos de Aplicação

Os recursos do PauliPrev, conforme a legislação em vigor serão alocados nos seguintes segmentos:a) renda fixa;b) renda variável;c) imóveis. 7.1.1 Segmento de Renda Fixa

Neste segmento, os recursos do RPPS serão aplicados em carteira própria de tí-tulos de emissão do Tesouro Nacional, em operações compromissadas com lastro exclusivamente nesses títulos do Tesouro Nacional, em caderneta de poupança ou em fundos de investimento. É admitida a aplicação em fundos de investimento em cotas de fundos de investimento, desde que seja possível identificar e demonstrar que os respectivos fundos mantenham as composições, limites e garantias exigidas para os fundos de investimento que trata a legislação.

Os tipos de fundos de investimento inse-ridos neste segmento e que podem rece-ber recursos dos RPPS são:

1) Fundos de Investimento 100% Títulos Públicos: constituídos sob a forma de condomínio aberto, têm a sua carteira formada exclusivamente por títulos emiti-dos pelo Tesouro Nacional. Os principais títulos emitidos e negociados no mercado atualmente são a Nota do Tesouro Nacio-nal-série B (NTN-B) e a Letra Financeira do Tesouro (LFT).2) Fundos de Investimento de Renda Fixa: são fundos abertos cujas carteiras são compostas por títulos de renda fixa públicos ou privados. Os limi-

tes de aplicação são mais generosos em relação aos fundos que possuem na sua composição títulos com baixo risco de crédito e mais restritivos onde o risco de crédito for maior.

3) Fundos de Investimento em Direitos Creditórios: também conhecido como FDIC’s, têm a sua carteira com-posta por títulos ou operações de crédito originadas nos setores financeiro, comer-cial, industrial, imobiliário, de hipotecas, de arrendamento mercantil e de serviços. Podem ser constituídos sob a forma de condomínio aberto ou fechado. Se for aberto, o resgate de cotas será conforme o estabelecido no regulamento e se for fechado, o resgate de cotas será só no encerramento do fundo ou de cada série ou classe de cota. Há a possibilidade de amortização de cotas e de liquidação an-tecipada do fundo. É um produto destina-do ao investidor de longo prazo.Os índices de referência a serem utiliza-dos pelos fundos do segmento de Renda Fixa são: os índices de preços IPCA ou INPC, acrescido de cupom de juros, os índices IMA ou IDkA e o CDI, conforme o perfil do fundo. Na tabela 1 são apresentados os limites legais de diversificação. 7.1.2 Segmento de Renda Variável

No segmento de renda variável, os recur-sos dos RPPS serão aplicados em fun-dos de investimento em ações, fundos de investimento multimercados, fundos de investimento em participações e fundos de investimento imobiliário. É admitida a aplicação em fundos de investimento em cotas de fundos de investimento, desde que seja possível identificar e demonstrar que os respectivos fundos mantenham as composições, limites e garantias exigidas para os fundos de investimento que trata a legislação.Os tipos de fundos de investimento inse-ridos neste segmento e que podem rece-ber recursos dos RPPS são:

1) Fundos de Investimento em Ações: constituídos sob a forma de con-domínio aberto, são compostos por ações ou índices de ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo (BOVESPA). Por serem mais voláteis, esses fundos exi-gem habilidades específicas dos gestores quer na escolha das ações que integrarão suas carteiras, como na escolha do mo-mento mais adequado de compra-las ou vende-las. Podem ser referenciados nos índices Ibovespa, IBrX ou IBrX-50.2) Fundos Multimercado: consti-tuídos sob a forma de condomínio aber-to, são fundos com diferentes perfis que podem atuar nos mercados de câmbio, commodities, ações, taxa de juros, índi-ces de preços, etc. Ou seja, procuram obter retorno atuando em diferentes mercados e assumindo riscos maiores ou menores conforme a estratégia do gestor e as con-dições dos mercados. Na sua maioria, adotam o CDI como referencial.3) Fundos de Investimento em Participações: constituídos sob a forma de condomínio fechado, destinam parte significativa dos seus recursos para a aquisição de ações, debêntures, bônus de subscrição ou outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações. São caracterizados, principal-

mente, pela participação ativa na administração das empresas em que investem, seja ela de capital aberto ou fechado. São referenciados em índice de ações ou em índice de inflação acrescido de um cupom juros.

4) Fundos de Investimento Imobiliário: têm como objetivo aplicar seus recursos em ativos que tenham base imobiliária. Ou seja, no desenvolvimento de empreendi-mentos imobiliários, em imóveis prontos, em direitos a eles relativos, em ações do segmento imobiliário, etc. Podem ser referenciados no Índice BM&FBovespa-IMOB, por exemplo. Para que possam captar recursos dos RPPS, devem ter as suas cotas negociadas em bolsa de valores.Na tabela 1 são apresentados os limites legais de diversificação.

7.1.3 Segmento Imóveis

O PAULIPREV não investirá neste segmento.

7.1.4 Vedações

De acordo com a Resolução 3.922 do CMN é vedado aos RPPS: a) aplicar recursos na aquisição de cotas de fundo de investimento cuja atua-ção em mercados de derivativo gere exposição superior a uma vez o respectivo patri-mônio líquido;b) aplicar recursos na aquisição de cotas de fundo de investimento cujas cartei-ras contenham títulos que ente federativo figure como devedor ou preste fiança, aval, aceite ou coobrigação sob qualquer outra forma;c) aplicar recursos na aquisição de cotas de fundo de investimento em direitos creditórios não padronizados;d) praticar operações denominadas day-trade, assim consideradas aquelas ini-ciadas e encerradas no mesmo dia, independentemente de o regime próprio possuir estoque ou posição anterior do mesmo ativo, quando se tratar de negociações de títu-los públicos federias realizadas diretamente pelo RPPS e;e) atuar em modalidades operacionais ou negociar com duplicatas, títulos de crédito ou outros ativos que não os previstos na Resolução 3.922.

7.2. Alocação- objetivo

Para o exercício de 2011, foi feita a análise da carteira de investimentos do PauliPrev, por consultoria contratada e então definida uma Alocação-Objetivo para ser executada pelo Instituto até o fim do ano referência. Para o exercício de 2012 está mantida a mesma Alocação-Objetivo, que poderá ser alterada se as condições vigentes no mercado assim exigirem.Na Tabela 1 a seguir, além dos limites legais são apresentados os limites ideais com base na Alocação-Objetivo.

7.3 Limites Legais e Ideais de Aplicação

7.3.1 Limites de Aplicação por Segmento e Classe de Ativo A tabela 1 apresenta os limites de aplicação por segmento e por classe de ativo, auto-rizados pela Resolução 3.922 do CMN.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de PaulíniaPaulínia, 7 de dezembro de 201118

7.3.2 Limites de Aplicação

Segmento de Renda Fixa

a) excetuando-se os títulos públi-cos de emissão do Tesouro Nacional e os depósitos de poupança, os regulamentos dos fundos selecionados pelo RPPS para aplicação deverão determinar que o limite máximo de concentração em uma mes-ma pessoa jurídica, de sua controlada, de entidade por ela direta ou indiretamente controlada e de coligada ou quaisquer ou-tras sociedades sob controle comum seja de 20% (vinte por cento).b) os regulamentos dos fundos de investimento em direitos creditórios, constituídos sob a forma de condomínio aberto ou fechado que forem seleciona-dos pelo RPPS para aplicação deverão determinar que o limite máximo de con-centração em uma mesma pessoa jurídi-ca, de sua controlada, de entidade por ela direta ou indiretamente controlada e de coligada ou quaisquer outras sociedades sob controle comum seja de 20% (vinte por cento).c) as aplicações feitas pelo RPPS em cotas de fundos de investimento em direitos creditórios constituídos sob a for-ma de condomínio aberto ou fechado ou ainda em cotas de fundos de investimento classificados como renda fixa, referencia-dos em indicadores de desempenho de renda fixa que contenham a denomina-ção “crédito privado”, não excederá 15% (quinze por cento) do total das aplicações do Instituto.

Segmento de Renda Variável

As aplicações previstas neste segmento estão limitadas a 20% (vinte por cento) em fundos de ações e 5% (cinco por cen-to) em fundos multimercados, conside-rando-se a totalidade das aplicações do RPPS e os limites de concentração por emissor conforme regulamentação edita-da pela CVM.

Limites Gerais

a) as aplicações em cotas de um mesmo fundo de investimento ou fundo de investimento em cotas de fundos de investimento apresentados nas classes III e IV do segmento de renda fixa na Tabe-la 1, bem como na classe I do segmento de renda variável da mesma tabela, não podem exceder 20% (vinte por cento) das aplicações dos recursos do RPPS.b) O total das aplicações dos re-cursos do RPPS em um mesmo fundo de investimento deverá representar, no máximo, 25% (vinte e cinco por cento) do patrimônio líquido do fundo. Este limite é facultativo nos 120 (cento e vinte) dias subsequentes à data de início das ativida-des do fundo.

7. Precificação e Marcação dos Ativos

Na existência de carteira própria de tí-tulos de emissão do Tesouro Nacional, compete ao responsável pela gestão do PauliPrev, observar as informações divulgadas, diariamente, por entidades reconhecidamente idôneas pela sua transparência e elevado padrão técnico na difusão de preços e taxas dos títulos. A finalidade é a de utilização como refe-rência em negociações no mercado fi-nanceiro, antes do efetivo fechamento da operação e para a marcação a mercado dos mencionados títulos. Caso a gestão da mencionada carteira seja feita por en-

tidade autorizada e credenciada, deve a gestão do Instituto impor que a marcação a mercado dos referidos títulos seja efe-tuada pelo gestor.Em relação aos fundos de investimento, por serem geridos externamente, cabe primariamente aos seus gestores obser-var os critérios de precificação dos ativos respeitando as normas pré-estabelecidas pelo mercado e pela legislação vigente.De forma geral, o PauliPrev estabeleceu o critério de marcação a mercado dos ati-vos, não importando o veículo de inves-timento.

8. Classificação e Controle dos Riscos de Gestão

Qualquer que seja o modelo de gestão, os riscos a que está sujeita estão classifi-cados abaixo e é preocupação constante do PauliPrev o seu continuado monitora-mento.

a) Risco de Mercado

É o risco a que todas as modalidades de aplicações financeiras estão sujeitas. De-riva da incerteza quanto ao resultado de um investimento dadas as oscilações nas taxas e preços, em decorrência das mu-danças nas condições de mercado.Para o seu controle, são apuradas as volatilidades das diferentes classes de ativos a que a carteira do PauliPrev está exposta. Com base neste critério, podem ser mo-nitorados, além dos fatores de risco com maior impacto na carteira, os valores fi-nanceiros envolvidos.Cabe também destacar a importância do monitoramento da correlação entre dife-rentes mercados, como forma de anteci-par os impactos na carteira do Instituto.Para otimizar os resultados obtidos pela gestão da carteira de ativos podem ser geradas fronteiras eficientes, onde serão evidenciados os retornos possíveis dados determinados graus de risco. Através do Índice de Sharp, pode tam-bém ser avaliado o retorno da carteira frente ao fator risco.

b) Risco de Crédito

É o risco conhecido como institucional ou de contraparte. É quando há a possibili-dade de que o emissor ou garantidor de determinado ativo, não honre as condi-ções e prazos pactuados e contratados com o investidor.Para avaliar o risco de crédito a que o PauliPrev estará sujeito nos investimen-tos que realizar, fundamentará as suas decisões em avaliações de crédito (ratin-gs) elaboradas pelas seguintes agências:

a) Fitch Ratings;b) Moody’s Investor;c) Austin Rating;d) Standard & Poor’s;e) SR Rating.

Na hipótese de que determinado inves-timento realizado pelo PauliPrev exija classificação de risco de crédito, será considerado aquele que tenha baixo ris-co conforme os padrões de avaliação das agências acima.

c) Risco de Liquidez

É o risco associado à existência de com-pradores e vendedores de determinado ativo ao longo do tempo. Em mercados de baixa liquidez, para que haja a possi-bilidade de negociação de determinado

ativo pode ser necessário abrir mão do preço pretendido.Para mitigar este risco, o PauliPrev mantém percentual adequado de seus recursos financeiros em ativos de liquidez imediata, tendo em vista os seus compromissos no curto e médio prazo.

9. Cenário Econômico para o Exercício de 2012

Embora a conjuntura econômico-financeira internacional adicione um significativo grau de incerteza nas expectativas dos agentes de mercado, o cenário predominante, cap-tado através do Relatório Focus, do Banco Central indica redução na taxa de juros básica, inflação controlada dentro dos limites da meta da Instituição, taxa de câmbio relativamente estável e boa taxa de crescimento do PIB.Tal contexto, se confirmado pode também significar recuperação no valor das ações negociadas na Bovespa.

Fonte: Relatório Focus – Expectativas de Mercado – Séries Históricas (04/11/2011) - http://www4.bcb.gov.br/?FOCUSERIES

10. Disposições Gerais

a) A Política de Investimentos terá vigência de um ano, a contar do primeiro dia do mês de janeiro de 2012.b) A Política de Investimentos e suas eventuais revisões serão disponibilizadas para a consulta dos interessados, no prazo máximo de 30 dias a contar da data de sua aprovação pelo Conselho de Administração do PauliPrev, através do seu site na Inter-net, do Diário Oficial do Município, além de outros canais de comunicação.

c) Reuniões extraordinárias do Conselho de Administração serão realizadas, sempre que as condições vigentes no mercado financeiro e de capitais ou mudanças no arcabouço legal impuserem alterações na Política de Investimentos do PauliPrev.

d) Integra a Política de Investimentos do PauliPrev, cópia da Ata da reunião de sua aprovação, devidamente assinada pelos participantes.

12. Demonstrativo da Política de Investimentos. (ANEXo I)

Paulínia-SP, 29 de Novembro de 2011.

JETHER ALTAFINIPresidente Conselho ADM

JoSÉ MARIA DE SouZAConselheiro Administrativo

MÁRCIo APARECIDo PEREIRAConselheiro Administrativo

SHIGNEMITu MIYASHIRoConselheiro Administrativo

IDu ALBINo RIBEIRoConselheiro Administrativo

IRIA oNIRA DA SILVAConselheira Administrativa

MARIA HELENA FuRLAN DA SILVAConselheira Administrativa

SELMA CRISTINA RoCHA BEDoTTIConselheira Administrativa

CIRENE CLAuDIA DoS SANToSConselheira Administrativa

MARIA ERMELINDA APARECIDA VIEIRADiretora Presidente

RoBERTA HELENA PAVLu ZARPELoN

Diretora Administrativa Financeira

JuLIANo MERKESDiretor de Previdência e Atuária

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 19

AToS Do PoDER LEGISLATIVo

EXTRATo DE ADITAMENTo CoNTRATuAL

ADITAMENTo Ao CoNTRATo Nº 013/2011.CoNTRATANTE: Câmara Municipal de Paulínia.CoNTRATADo: Rocha Comércio e Construções Ltda. – ME.oBJETo: Prorrogação da vigência do contrato para elaboração de projetos bá-sico e executivo para obra de ampliação do prédio da Câmara Municipal de Pau-línia.VIGÊNCIA: 30 diasASSINATuRA: 01/11/2011.MoDALIDADE DE LICITAção: Convite nº 008/2011.

MARCoS RoBERTo DE BERNARDEPRESIDENTE

EXTRATo DE ADITAMENTo CoNTRATuAL

ADITAMENTo Ao CoNTRATo Nº 019/2007.CoNTRATANTE: Câmara Municipal de Paulínia.CoNTRATADo: D.F. Perozzo – ME.oBJETo: Prorrogação da vigência do contrato de empresa especializada para prestação de serviços mensais de ma-nutenção preventiva e corretiva das ins-talações elétricas e outras correlatas do prédio da Câmara Municipal de Paulínia.VIGÊNCIA: 12 mesesVALoR: R$ 87.476,54ASSINATuRA: 01/11/2011.MoDALIDADE DE LICITAção: Convite nº 012/2007.

MARCoS RoBERTo DE BERNARDEPRESIDENTE

uTILIDADE PÚBLICA

DoCuMENToS ACHADoS/PERDIDoS - PERMANÊNCIA DE 60 DIAS CoRRIDoSDocumentos entregues na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos - EBCT Agên-

cia Central - Paulínia - Avenida José Paulino nº 1515 - Tarifa R$ 3,70Horário para retirada: 09:00 às 17:00 hs. (2ª a 6ª - feiras)

AJ. DE MECÂNICO DIESEL: Com expe-riência.

ALINHADOR/BALANCEADOR: Com ex-periência.

ATENDENTE: Escolaridade Ensino Fun-damental Incompleto/ Irá trabalhar com Fast Food/ Período Noturno. EDUCADOR SOCIAL: Com experiência/ Escolaridade Ensino Médio Completo. ENGENHEIRO MECÂNICO: Escolarida-de Superior Completo/ Possuir CNH B.

ESTAGIÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA: Escolaridade cursando Superior em Edu-cação Física.

ESTAGIÁRIO TÉCNICO NUTRIÇÃO: Es-colaridade cursando Técnico Nutrição.

INSTALADOR DE EQUIPAMENTO DE SEGURANÇA: Experiência em instala-ção de alarme, cerca elétrica e câmara de segurança/ Ensino Médio Completo.

MANICURE: Com experiência. MANUTENÇÃO PREDIAL: Com experi-ência.

MECÂNICO DE MANUTENÇÃO: Com experiência/ Ensino Médio Completo.

MECÂNICO DE MOTOS: Com experiên-cia.

OPERADOR CALL CENTER: Escolarida-de: Ensino Médio Incompleto.

PSICÓLOGO: Com experiência em Re-crutamento e Seleção, Treinamento/ Com CRP.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia20 Paulínia, 7 de dezembro de 2011

PREFEITuRA MuNICIPAL DE PAuLÍNIASECRETARIA MuNICIPAL DE EDuCAção

ERRATA

A Secretaria Municipal de Educação publicação nesta edição do Semanário Oficial do Município de Paulínia, a ERRATA na Súmula dos seguintes Editais:

PRoFESSoR PIII - Semanário publicado em 23/11/2011 página 23 nos itens: A.2 – onde se lê _____/_____/_____ a 31/10/10; leia-se 31/10/11B.1.1 – onde se lê 0,5 pontos cada, leia-se 5,0 pontos cada.

PRoFESSoR PI - Semanário publicado em 23/11/2011 página 21 no item;C.1 – Tabela de Pontos, onde se lê dia com intercorrência menor ou igual a 50% - 0,2 pontos; leia-se: dia com intercorrência maior que 50% - 0,2 pontos.

PRoFESSoR PI - EMEI - Semanário publicado em 16/11/2011 página 23 no item:C.1 - Tabela de Pontos, onde se lê dia com intercorrência menor ou igual a 50% - 0,2 pontos; leia-se: dia com intercorrência maior que 50% - 0,2 pontos.

Prefeitura Municipal de PaulíniaSecretaria Municipal de Educação

Departamento Administrativo

Os alunos do maternal da Cre-che Neusa Aparecida Pereira Caron I aproveitaram o sábado de sol, de 26 de novembro, para um passeio ao Parque Ecológico ‘Armando Müller’. A visita fez parte do trabalho realizado du-rante o ano letivo onde as crian-ças aprenderam sobre os animais.

Cerca de 30 alunos das turmas Arca dos Bichos, Girafa e Ele-fantinho participaram da ativi-dade onde puderam ver de perto os animais que foram temas das aulas.

“Durante o ano trabalhamos com desenhos, filmes e levamos

Parque Ecológico tem visita especial de alunos da Educação Infantil

para a escola cachorro, gato, pe-riquito para que eles pudessem observar as características dos animais. O passeio no Parque Ecológico finalizou esse trabalho que encantou as crianças,” afir-ma a professora Patrícia Teodoro Andrade, idealizadora do projeto, ao lado de Elaine Mari Moreno Martins.

Além de ser uma ação peda-gógica, a visita foi também uma integração entre pais, alunos e a escola. Os familiares das crianças participaram do passeio que ter-minou em um grande piquenique.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 21

A partir de 2012, os alunos da Escola Municipal Ensino Fundamental – EMEF - “Pro-fessora Flora Aparecida Toledo Lima”, no Jardim Monte Ale-gre I, terão aulas no prédio da Escola Estadual “Núcleo Habi-tacional José Paulino Noguei-ra”.

A alteração das unidades se deve ao fato do prédio da EMEF pertencer ao Governo do Estado de São Paulo, que re-quisitou a Secretaria de Educa-ção de Paulínia o espaço. Isso porque atualmente a Escola do

Mudança de unidade

Alunos da EMEF Flora passam a ter aulas na Escola do Núcleo

Núcleo, que é de propriedade da Prefeitura, já não comporta o número de alunos do ensino médio, atendidos pelo órgão estadual.

A mudança atende também a uma reivindicação dos pais dos alunos de ensino fundamental, que reclamavam que o espaço da EMEF é íngreme e possui muitas escadas. O Governo do Estado comprometeu-se em fa-zer uma reforma na Escola do bairro José Paulino Nogueira antes de devolvê-la a Adminis-tração Municipal, em 2012.

A Secretaria de Esportes e Re-creação (SER) de Paulínia em parceria com o Programa Paulí-nia Legal premiou os vencedo-res da prova “Festival de Teatro” da 21ª Gincana 2011. O evento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal (dia 29), com a pre-sença dos premiados, presidentes das equipes, autoridades locais e convidados.

O alcoolismo foi o tema que norteou os trabalhos das equipes, apresentado em diferentes aspec-tos. Segundo o diretor de Recre-ação, o assunto foi proposto pelo Programa Paulínia Legal, que desenvolve um trabalho de pre-venção e conscientização no uso do álcool e drogas com criança e adolescentes da cidade.

A equipe Ktoto venceu com melhor peça e em outras cinco categorias. Os demais premia-dos foram os Invasores na cate-goria figurino e maquiagem; so-noplastia para Douglas Moreira do Ktoto; atriz revelação Luana

21ª Gincana 2011 realiza premiação do Festival de Teatro

Santos dos Invasores; atriz e ator coadjuvante Jailza Keise e Iberê Silva do Ktoto; melhor atriz Ma-ria Rosa Moreira, dos Invasores; melhor ator Marcos Oliveira do Ktoto e direção Jailza Keise do Ktoto.

Na ocasião, o Programa Paulí-nia Legal premiou as equipes que participaram da 21ª Gincana de 2011. O primeiro lugar, a equipe Incardidos recebeu uma bicicleta, em segundo lugar, a equipe Kto-to, um Netbook e terceiro Invaso-res uma máquina fotográfica.

O secretário da pasta comentou “que parceria como esta, agrega valores aos projetos da SER e es-timula conscientização do tema tão intrínseco na sociedade em geral”.

Depois da premiação, os alunos do Departamento de Teatro da Se-cretaria de Cultura apresentaram a peça a “História é uma Istória” e “O homem é o único animal que ri”, de Millor Fernandes.

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia22 Paulínia, 7 de dezembro de 2011

A Comissão Interna de Prevenção de Aci-dentes (CIPA) do Paço, formada pelas Secre-tarias da Segurança, de Obras, da Saúde e da Educação da Prefeitura de Paulínia, realizou de 21 a 25 de novembro a 13ª SIPAT - Se-mana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Este ano, a Comissão da SIPAT buscou te-mas que viessem ao encontro dos interesses e a necessidades dos servidores municipais, quando aproximadamente 900 funcionários participaram dos encontros.

Antecedendo a SIPAT 2011, um grupo de mímicos esteve em alguns locais, como Bar-racão, Hospital e Paço Municipal anunciando a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho.

Na abertura, dia 21, o evento começou com a palestra do médico, Wanderley Pires, sobre o tema: Inteligência, Sabedoria a Felicidade - como encontrar um pouco de paz e ser bem sucedido nesse mundo maluco em que vive-mos. “As CIPAS estão de parabéns pela bri-lhante realização do evento”, disse o diretor do DEESMT.

Durante toda a semana, aconteceram diver-sas palestras e teatros e dia 25, a SIPAT foi encerrada com a palestra do Desembargador de Justiça, Luiz Carlos de Godoi, com o tema: Assédio Moral e a responsabilidade das Che-fias.

Para o coordenador da SIPAT, Edilson Abreu, que também é presidente da CIPA do Paço Municipal, “houve um ganho enor-me para os funcionários que vieram, pois, ali tiveram a oportunidade de rever alguns con-ceitos que não recebem a devida importância, dado o corre-corre do dia a dia, puderam dar risada e interagir com os demais colegas da Prefeitura”.

Segundo a secretária de Recursos Humanos, é muito importante para a segurança e saúde ocupacional dos servidores a parceria das CI-PAS e do DEESMT-SRH na busca constante pelo aprimoramento do ambiente e da saúde ocupacional. “A Administração tem firmado apoio para a realização de eventos que como a SIPAT, proporciona conhecimento ao fun-cionalismo”.

Mais de 900 servidores municipais participam da 13ª SIPAT 2011

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia Paulínia, 7 de dezembro de 2011 23

Semanário Oficial do Município de PaulíniaSemanário Oficial do Município de Paulínia24 Paulínia, 7 de dezembro de 2011